Crescem as chances de Flávio Dino ser o candidato a presidente com apoio do PT

Coube ao líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), defender hoje (13) que, em caso do impedimento de Lula, o partido não lance candidato. O PT vem namorando o nome do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que anda flertando com a ideia de ser o candidato.

Farias não descarta a possibilidade de Lula ser condenado em segunda instância, o que o impediria de sair candidato em 2018. E acredita que a força eleitoral de Lula pode ajudar a eleger um nome do campo da esquerda.

A ex-presidente Dilma Rousseff é a principal incentivadora do nome de Flávio Dino caso Lula tenha o nome vetado pela Justiça Eleitoral. O ex-presidente nacional do PT, Rui Falcão, inclusive, é o autor do convite para que o governador maranhense seja o vice de Lula se tudo der certo.

Aqui no Maranhão, pessoas mais próximas ao governador não admitem nem sonhar com Flávio Dino disputando a presidência da República por motivos óbvios. O secretário Marcio Saraiva Barroso é o principal por ter receio de que seu projeto de ganhar uma vaga de deputado federal vá por água abaixo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dois institutos apontam desaprovação em 53% do governo Flávio Dino

Membros do PP do Maranhão contrataram o Instituto de Pesquisa Guimarães, com sede em São Paulo, para fazer levantamento em nosso estado. A consulta mostrou que, se a eleição fosse hoje, Roseana Sarney seria a futura governadora. Mas o pior para o governo comunista foi a reprovação dos maranhenses em 53%.

A pesquisa, diga-se de passagem, foi contratada por aliados de Flávio Dino. Então, para quem propala por aí que vencerá a eleição no primeiro turno e que é aprovado por mais de 60% da população, os números da Guimarães assustam e servem como sinal amarelo ao Palácio dos Leões.

Recentemente, o Instituto Escutec também apontou que Roseana lidera a corrida sucessória estadual e que o governo de Flávio Dino tem 53% de reprovação.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

A Dissonância Cognitiva Dinista

Por *Enésio Matos

O termo dissonância cognitiva significa uma expressão da ciência administrativa consistente na investidura de pessoas certas nos cargos e/ou funções erradas.

Analisando-se a composição do Secretariado Estadual, constata-se a existência de um governo dissonante cognitivamente. Senão vejamos:

A Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão é dirigida por um advogado incipiente, não se está a avaliar a competência jurídica do secretário em questão, contudo sua capacidade administrativa para conduzir uma pasta de tanta relevância para os maranhenses. Corroborando com essa assertiva – ao analisar a quantidade de escândalos de lá oriundos – e sempre a mesma justificativa – contratos remanescentes da desastrosa administração anterior, ou seja, argumentos que não convencem mais ninguém.

A capacidade do gestor, bom, esse quesito parece que ninguém avalia. Ocorre que a falta de experiência e de traquejo são latentes. Nem as terceirizações criminosas implantadas por Ricardo Murad, ele conseguiu extirpar da administração da saúde.

Paro por aqui para não ser redundante.

E a Educação?

O Secretário dessa pasta, comenta-se ser um bom gestor, todavia os indicadores educacionais do Maranhão apontam em outra direção. É mais um advogado, dizem, de notável saber jurídico. É um educador? Não sei. Comenta-se ser professor de cursos jurídicos. Nesse caso, creio que falta algo a mais para a ocupação de pasta tão significativa.

E a transparência?

Essa Secretaria, também comandada por um advogado, vemos que ainda não se demostrou para que foi criada. Falam que foi somente com o

objetivo de perseguir adversários políticos. Como os resultados, ao que tudo indica, ainda não aconteceram – trata-se de mais uma secretaria dissonante.

E a tal Secretaria de Articulação Política, comandada por um cidadão com nome de rato, diga-se Márcio Jerry – outro fiasco administrativo. E esse rapaz – também pelos resultados demonstrados – denota incompetência sem precedentes na história do Maranhão, isto é, outro desastre retumbante.

A Secretaria dos Esportes também merece um adendo neste texto.

O Ginásio Costa Rodrigues continua entregue às cobras. Os times maranhenses – sem patrocínio nem incentivos estatais. Parece que o Márcio Jardim está totalmente perdido no comando da referida pasta.

A Segurança Pública é outro fiasco dessa administração. O Jeferson Portela, em que pese ser delegado de carreira, está mais perdido que cego em tiroteio.

Vou ficar por aqui.

No próximo ensaio, analisarei as demais pastas.

Creio que o governador Flávio Dino precisa ser melhor orientado, senão o revés político é algo inevitável.

*Professor Especialista em Administração Escolar e Direito Público.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Escutec: 53,7% desaprovam governo Flávio Dino

De O Estado

O instituto Escutec avaliou que mais da metade dos eleitores maranhenses desaprova o governo Flávio Dino (PCdoB). Os dados contrapõem recente pesquisa divulgada pelo Palácio dos Leões, dando conta de “aprovação recorde” da gestão comunista.

De acordo com o levantamento divulgado ontem pelo Escutec, a administração Dino só conta na verdade com o apoio de 41,8% dos entrevistados. De outro lado, 53,7% disseram desaprovar a gestão.

Quando detalhados os números, tem-se que, dos que desaprovam, 24,8% consideram o governo “ruim” e outros 29% “péssimo”.

Na outra ponta, apenas 4,2% o consideram “ótimo”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Para contrapor resultado da Escutec, governo divulga pesquisa enganosa

Foi só o blog divulgar ontem que pesquisa Escutec (reveja aqui) encerrada na sexta-feira mostra que se a eleição fosse hoje teríamos segundo turno para governador, com desvantagem para Flávio Dino, o Palácio dos Leões fez o Jornal Pequeno divulgar uma pesquisa hoje informando que o governo tem aprovação de 58% da população. A pesquisa Escutec ouviu 2.000 pessoas e passou por 80 cidades.

A pesquisa supostamente feita pelo Exata, saiu das trevas do JP como passe de mágica, informando que começou dia 14 e encerrou no dia 17, sábado. Então, daria tempo para ser divulgada no domingo, data de maior tiragem do matutino. A invenção só foi divulgada ontem nos blogs amilhados do governo e hoje no JP impresso.

Para chegar aos 58% de aprovação, a pesquisa deve ter ouvido funcionários que exercem cargo em comissão do governo ou servidores das prefeituras comandadas pelo PCdoB no Maranhão.

Na pesquisa Escutec a situação do governador e nem de seus candidatos a senador é nada animadora.  O blog teve acessos aos números, mas não divulgará por conta de um contrato entre o contratante e a contratada para não informação pública dos resultados.

Mas avançam acordos para que os números sejam de conhecimento da população por todo o dia de hoje.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Resultado de pesquisa faz Palácio dos Leões tremer e empurra Flávio Dino pra campanha

O Instituto Escutec realizou pesquisa encerrada na sexta-feira, dia 16 deste, ouvindo 2.000 pessoas, espalhadas em 80 cidades. O blog teve acesso aos números, mas não vai divulgar em função do contrato de não publicação dos resultados entre a contratada e o contratante. Mas desde sábado que o susto tomou conta do Palácio dos Leões, fazendo com que o governador Flávio Dino intensifique as visitas ao interior, antecipe as recuperações de ruas e avenidas na capital e estude um aumento salarial para o funcionalismo público.

Não é seguro afirmar que o governador tenha tido acesso aos números na sexta-feira, mas a expectativa era grande pelo conhecimento dos resultados. Apesar do uso máquina, Flávio Dino não tem situação de vantagem. Se a eleição para governador fosse hoje, o segundo turno estaria garantido entre ele e sua principal adversária, Roseana Sarney.

O Palácio dos Leões imprimiu ritmo para reverter o quadro desfavorável e só no dia de ontem, plena-segunda feira, Flávio Dino participou de inaugurações e anúncios de novas obras em três cidades, Tufilândia, Pedreiras e Peritoró.

E já determinou para a construtora contratada para tapa buracos (Mais Asfalto) em São Luís e nas regiões do interior onde permanece em desvantagem. Na capital ele ficou em segundo lugar, mas ficou à frente em Imperatriz, como margem pequena em relação a Roseana.

A situação do grupo de Flávio Dino é tão incomoda que se a eleição fosse hoje para senador, nenhum dos seus aliados seria eleito.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Governador do Maranhão tem medo de encarar presidente Temer

O governador do Maranhão não comparece a nenhuma reunião de governadores com o presidente Michel Temer. E não tem como argumentar que faz oposição ao chefe da nação, pois os governadores do PT e PSB (partidos contra Temer) estão sempre quando chamados para tratar de interesses de seus estados.

 

Ontem, em mais um encontro com o presidente da República, 18 governadores, ministros, presidente de bancos públicos, trataram de assuntos importantes, como  liberação de créditos junto ao BNDES e refinanciamento das dívidas.

Em lugar do governador, lá estava seu vice, Carlos Brandão, pelo simples fato de Flávio Dino não entender de relações suprapartidárias ou convivência com os contrários.

O que está em jogo neste momento são os interesses do país e do Maranhão e dos demais estados.  Vejam abaixo a relação dos governadores do PT e PSB que estavam na reunião:

  • Rodrigo Rollemberg (PSB), governador do Distrito Federal;
  • Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais;
  • Camilo Santana (PT), governador do Ceará;
  • Wellington Dias (PT), governador do Piauí;
  • Tião Viana (PT), governador do Acre;

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Curioso, governo Dino quer saber sobre os sigilos do escândalo da Saúde no Maranhão

A Operação Rêmora, desdobramento da Operação Sermão aos Peixes, que apontou desvios de R$ 18 milhões na Saúde do Estado, continua e ontem já ouviu vários funcionário do IDAC, instituto acusado como operador do ilícito. Mesmo sob segredo de Justiça, o governador Flávio Dino pediu acesso ao inquérito da Polícia Federal para obter informações sobre as irregularidades. Com qual propósito? Quais os receios?

O governo já desfez unilateralmente  o contrato com o instituto que mantinha a gestão na área de recursos humanos de seis hospitais. Mas, ao que parece, Flavio Dino anda abalado com o que possa lhe surpreender com as investigações. Por isso, que acompanhá-las.

O pedido foi feito à juíza federal Cláudia Giusti (1ª Vara da Justiça Federal do Maranhão), mas o processo tramita sob sigilo. Então, dificilmente o governo poderá acompanhar os segredos que estão sendo descobertos. Ou melhor: as bandalheiras promovidas na Saúde.

As investigações abalaram tanto o governo, ao ponto do secretário de Saúde, Carlos Lula, se adiantar e afirmar que nenhum funcionário da sua pasta tem envolvimento no caso. E até o super-secretário Saraiva Barroso já garantiu que Lula continua firme no cargo. Por acaso ele anda balançando?

O estado de Saúde do Maranhão é grave e se tornou  mais agudo agora com as investigações federais que não irão cessar tão cedo. Sinal de que ainda existem muitos escândalos que serão estourados no atual e nos governo passados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

E agora Flávio Dino? STJ pode mandar afastar mandatos de governadores

Consultados pelo jornal Folha de São Paulo, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não descartaram a possibilidade da suspensão dos mandatos de todos os governadores  que serão investigados na Operação Lava Jato, inclusive o governador do Maranhão, Flávio Dino.
Flávio Dino é alvo de pedido de abertura de inquérito

O maranhense foi citado pelo ex-executivo da Odebrecht , José de Carvalho Filho,  de ter recebido R$ 200 mil em propina na eleição de 2010. Dino nega as acusações.

O STJ vai pedir diligências para a Polícia Federal, assim como pode ocorrer afastamento do cargo e até prisões se forem comprovadas as denúncias.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Bomba! Advogado de Flávio Dino e assessor de Nicolau Dino são presos pela Polícia Federal

A Polícia Federal, em Brasília, cumpriu as prisões do procurador da República, Ângelo Villela, assessor direto do sub-procurador Geral da República e procurador do Tribunal Superior Eleitoral, Nicolau Dino, bem como de Willer Tomaz, advogado do governador Flávio Dino, na capital federal. Os dois estão envolvidos com o dinheiro da JBS.

Willer Tomaz (à esquerda) e Ângelo Villela foram fotografados clandestinamente por Joesley Batista, na casa do advogado, numa das reuniões secretas – Joesley Batista

Villela foi apontado pelos delatores de repassar informações que interessavam ao grupo JBS. Ele, que é lotado na Procuradoria Geral da República, passou documentos sigilosos para o dono da empresa, Joesle Batista.

As investigações mostraram que o procurador foi cooptado por uma figura que transita com desenvoltura entre magistrados da capital federal. Trata-se do advogado brasiliense Willer Tomaz, que advoga as causas de Flávio Dino em Brasília.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Sete idosos morrem em São Luís no asilo mantido pelo Governo do Maranhão

Em postagem publicada hoje por Jorge Aragão sobre matéria veiculada pela TV Mirante é abordado a morte de sete idosos somente neste ano de 2017 no Solar do Outono, que vive momentos de total abandono, conforme constatado por fiscalização do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros.

Confira a postagem abaixo:

A triste realidade do Solar do Outono no Governo Flávio Dino

por Jorge Aragão

A edição do JMTV 2ª Edição da TV Mirante de terça-feira (09), mostrou a triste realidade do único lar permanente para idosos mantido pelo Governo Flávio Dino, o Solar do Outono.

No asilo público mantido pelo Governo Flávio Dino, os idosos precisam pagar pelos próprios remédios e conviver com o abandono do prédio. Pelo menos foi o que ficou constatado em uma fiscalização realizada pelo Ministério Público do Maranhão.

Além de todos os problemas encontrados, o Ministério Público também quer explicações para a morte de sete idosos somente neste ano de 2017.

“A princípio a informação era que quatro idosos tinham falecidos só no mês de março, mas na realidade foram sete neste ano. Além disso, está constatado que 90% dos medicamentos para o tratamento dos idosos são financiados por eles mesmo, essa é uma situação gravíssima”, disse o promotor de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim.

O Corpo de Bombeiros, que também participou da vistoria, informou que encontrou extintores vencidos e instalações elétricas expostas, o que é um perigo para os idosos que moram no Solar do Outono.

O Ministério Público assegurou que se em 30 dias o Governo Flávio Dino não resolver essas irregularidades, irá pedir a interdição do local.

Vale destacar que no Governo Roseana Sarney o Solar do Outono recebeu uma reforma que inclusive ampliou a capacidade do local, de 30 para 40 idosos. Entretanto, no Governo Flávio Dino a realidade, triste por sinal, é bem diferente e beira o abandono.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Caos na Educação do Maranhão: Escola digna de Flávio Dino não tem merenda escolar

O governador do Maranhão gasta milhões com propagandas nas emissoras de Rádios e TVs para anunciar que seu programa Escola Digna é uma revolução na Educação. mas esqueceu de informar que em boa parte das unidades estudantis a merenda escola não chega e, por isso, os alunos estão denunciando e cobrando a aplicação devida do dinheiro. Confira no vídeo abaixo: 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.