INSS: saiba quando netos têm direito à pensão por morte de avós

    O benefício é pago em casos específicos, desde que alguns requisitos sejam cumpridos
    Uma das principais dúvidas entre os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é sobre quais familiares têm direito à pensão após a morte de um aposentado. Embora fiquem de fora dessa lista nas regras gerais, os netos podem ser incluídos como herdeiros do benefício previdenciário em algumas situações específicas.


    os netos podem ser incluídos como herdeiros do benefício previdenciário em algumas situações específicas — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

    As pensões somente são concedidas para dependentes do aposentado falecido. De acordo com o INSS, entram nessa categoria cônjuge, companheiro e filhos de até 21 anos ou com deficiência. Caso nenhum desses laços familiares existam, o direito passa para os pais ou irmãos com até 21 anos, com a comprovação de dependência econômica.

    Mesmo sem serem considerados dependentes, os netos, no entanto, podem ter direito se os avós forem nomeados judicialmente como detentores de sua guarda. Nesse caso, a pensão por morte será paga até 21 anos do herdeiro.

    A advogada Laura Brito, especialista em Direito de Família e Sucessões, explica que, caso a guarda não tenha sido oficializada, os netos podem utilizar outras provas de dependência econômica.

    – A primeira maneira de comprovar a dependência é quando os avós possuem a guarda legal dos netos, ou seja, quando ficou provado que os pais não estavam cuidando da criança e, por isso, a guarda foi transferida para os avós. Caso essa guarda não tenha sido oficializada, os netos precisam demonstrar que os avós agiam como responsáveis diretos, o que inclui pagar todas as despesas e, preferencialmente, viverem juntos. Vale lembrar que apresentar apenas uma conta paga não é suficiente, pois esses casos são exceções. – esclarece.

    A pensão por morte também é paga para netos maiores de 21 anos com deficiência, desde que sejam considerados impossibilitados de exercer atividade remunerada por perícia médica. Nesses casos, os comprovantes de dependência financeira também são exigidos.

    Segundo a advogada Juliana Teixeira, especialista em direito previdenciário do escritório João Tancredo, enfatiza que o INSS avalia as datas de emissão das provas.

    – O neto com deficiência também precisa comprovar a dependência econômica. Isso porque a existência de uma deficiência não pressupõe uma incapacidade para o trabalho. Além disso, o herdeiro precisa comprovar a deficiência existe antes do falecimento dos avós e da maioridade – afirma.

    Quando o neto não tem direito?

    De acordo com o INSS, os netos não têm direito de receber pensão de avós que são pensionistas ou Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

    “No caso do pensionista, ele já usufruiu do benefício. E no caso do beneficiário do BPC, esse benefício assistencial, por lei, não gera direito ao 13º salário nem à pensão por morte”, diz o órgão.

    O dependente ou herdeiro pode solicitar a pensão por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e do site ou aplicativo Meu INSS. Após fazer o login, o usuário deve digitar o serviço “pensão por morte” na barra de pesquisa e preencher as informações solicitadas.

    O familiar pode tirar dúvidas com a assistente virtual Helô. Basta clicar na opção que fica no canto inferior direito.

    Macajuba Acontece

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas

    Unesco divulgou relatório, em julho deste ano, no qual chama a atenção para os possíveis prejuízos na concentração dos estudantes e chega a sugerir que os celulares sejam banidos das escolas.

    Aluna de escola pública usa o celular — Foto: Reprodução/TV Globo

    O Ministério da Educação (MEC) está finalizando os preparativos para divulgar, em outubro, um projeto de lei com o objetivo de proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil.

    Segundo a pasta, a iniciativa vai dar segurança jurídica para estados e municípios que já vinham discutindo a proibição.

    A data de divulgação não foi confirmada.

    Em julho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou relatório no qual sugere que os celulares sejam banidos das escolas. Segundo a Unesco, restrições já são adotadas na França, nos EUA, na Finlândia, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Holanda, no Canadá, na Suíça e no México.

    Restrições aumentam no Brasil

    As restrições vêm se intensificando nos últimos anos no Brasil, sejam por iniciativa das próprias escolas ou por regulamentações municipais ou estaduais.

    Segundo a pesquisa TIC Educação 2023, lançada no início de agosto pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o uso de celular já é proibido em 28% das escolas urbanas e rurais do Brasil. Além disso, 6 em cada 10 escolas adotam algum tipo de regra, como determinar horários e locais específicos em que o aparelho pode ser acessado.

    Ainda segundo o levantamento da TIC Educação, entre as instituições que atendem apenas alunos mais novos, a parcela das que proíbem a utilização do celular passou de 32% (em 2020) para 43% (em 2023).

    Considerando as instituições que oferecem também os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem subiu de 10% para 21% nesse período. Já nos colégios com ensino médio, o controle parece ser menor: apenas 8% baniram o uso do aparelho.

    Escolas devem banir celular para crianças?

    Debate sobre a proibição

    O relatório mais recente da Unesco sobre o tema faz uma leitura crítica da tecnologia nas salas de aula e afirma que seu uso não pode ser “soberano”.

    A entidade chama a atenção para os possíveis prejuízos na concentração dos estudantes e chega a sugerir que os celulares sejam banidos das escolas. De acordo com a agência da ONU, menos de um em cada quatro países do mundo adotou políticas de restrição para os smartphones nas escolas.

    Outro estudo, feito pela Universidade de Stavanger, na Noruega, em 2012, diz que apenas “scrollar” um site, em vez de virar a página de um livro físico, atrapalha a memória e prejudica a interpretação.

    E a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que esse excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação, problemas no sono e atrasos no desenvolvimento cognitivo.

    Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, o celular tem estado presente e intermediado as relações e vivências de crianças e adolescentes, e isso não pode continuar acontecendo, especialmente no ambiente escolar.

    É preciso colocar um limite firme e rigoroso, para que o aluno possa ter seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado garantidos, além de preservar a convivência social e desenvolvimento emocional. E é importante que esses protocolos sejam determinados pelos estados e municípios, inclusive, para dar suporte aos gestores escolares.

    Celulares X escolas pelo mundo

    • França – Na França, o uso de celular durante o período de aulas, inclusive nos intervalos, é proibido desde 2018 para estudantes de até 15 anos. O programa ainda enfrenta desafios, já que muitos alunos se recusam a entrar os celulares, mas permanece ativo.
    • Países Baixos (Holanda) – Celulares, tablets, relógios inteligentes e outros equipamentos eletrônicos estão banidos das escolas da Holanda desde 1º de janeiro deste ano. O uso dos equipamentos só é permitido se tiver relação com a aula. A proibição é resultado de um acordo entre Ministério da Educação local, escolas e entidades do setor.
    • China – Desde 2021, o Ministério da Educação chinês proibiu os alunos de levarem smartphones para a escola. Os pais dos alunos que querem levar os aparelhos devem preencher um formulário de solicitação, mas o estudante ainda deve entregar o aparelho para os professores durante o horário das aulas.
    • Finlândia – Referência em ensino, a Finlândia também discute medidas contra celulares nas escolas. No início do ano letivo atual no país, muitas cidades grandes implementaram a proibição de uso de aparelhos eletrônicos. Nacionalmente, o governo federal prepara uma lei para limitar o uso dos celulares no período escolar.

    G1

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Lula e Fufuca recebem medalhistas paralímpicos do Brasil

    O presidente Lula e o ministro do Esporte, André Fufuca, receberam na tarde desta terça-feira, (17/9), no Palácio do Planalto, os representantes da delegação que representou o Brasil na disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris. Foi um encontro para celebrar o desempenho dos atletas que fizeram a melhor participação da nossa história em jogos paralímpicos. Este é o segundo encontro com atletas para celebrar as conquistas desportivas do Brasil. O primeiro, no final de agosto, reuniu medalhistas olímpicos também em Brasília.

    Nos jogos da França, o time paralímpico brasileiro subiu 89 vezes ao pódio. Foram 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Pela primeira vez, ficamos entre os cinco países que lideraram o quadro de medalhas, um feito inédito e de enorme significado, que reforça a importância do investimento no paradesporto feito pelo governo brasileiro, através do Ministério do Esporte.

    Em Paris, não apenas superamos nosso próprio recorde, que era de 72 pódios, mas também consolidamos o Brasil entre as maiores potências paralímpicas do mundo.
    Nas palavras do ministro André Fufuca, “além das medalhas, nossos atletas quebraram seis recordes mundiais e oito paralímpicos, em modalidades como atletismo, natação e halterofilismo. Esses feitos mostram o talento extraordinário de nossos competidores e reforçam a importância de continuar investindo em programas que promovam o desenvolvimento de nossos atletas”.

    O evento acontece poucos dias depois do ministro Fufuca completar um ano à frente do Ministério do Esporte. Ele vem colecionando um saldo bastante positivo na pasta, que inclui, além do excelente desempenho dos atletas olímpicos e paralímpicos, o reajuste do Programa Bolsa Atleta; o impulso ao Futebol Feminino, com a realização da Copa do Mundo FIFA aqui no Brasil, em 2027; a ampliação da infraestrutura esportiva em todas as regiões do país, com a construção de 240 Centros Esportivos Comunitários e o lançamento de programas para a inclusão, das pessoas com deficiência, por meio do esporte.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Décimo terceiro salário do Bolsa Família em 2024: veja o calendário

    Excelentes notícias para as famílias beneficiárias do Bolsa Família: o governo confirmou o pagamento do décimo terceiro salário em 2024! Essa medida traz um alívio financeiro adicional para aqueles que dependem deste importante auxílio. A seguir, você encontrará todas as informações necessárias sobre o cronograma de pagamentos, elegibilidade, valores e como consultar e receber o benefício.

    Cronograma de Pagamentos

    O décimo terceiro salário do Bolsa Família será pago em agosto de 2024, e a responsabilidade pela execução do pagamento será da Caixa Econômica Federal. O cronograma de pagamentos foi estabelecido com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, e a transferência dos recursos necessários para o banco ocorreu no dia 30 de julho. Essa organização visa garantir que o processo seja realizado de forma ordenada e eficiente, evitando atrasos.

    Calendário Detalhado do 13º Salário do Bolsa Família:

    • Dígito final do NIS 1: 19 de agosto
    • Dígito final do NIS 2: 20 de agosto
    • Dígito final do NIS 3: 21 de agosto
    • Dígito final do NIS 4: 22 de agosto
    • Dígito final do NIS 5: 23 de agosto
    • Dígito final do NIS 6: 26 de agosto
    • Dígito final do NIS 7: 27 de agosto
    • Dígito final do NIS 8: 28 de agosto
    • Dígito final do NIS 9: 29 de agosto
    • Dígito final do NIS 0: 30 de agosto

    Para beneficiários cujo pagamento regular é agendado para as segundas-feiras, o depósito do 13º salário será realizado no sábado anterior à data prevista no calendário.

    Elegibilidade e Valor do Benefício

    De acordo com a Secretaria de Assistência Social do estado de Pernambuco, para ter direito ao décimo terceiro salário do Bolsa Família em 2024, as famílias devem ter recebido o benefício regular por pelo menos seis meses durante o ano de 2023, seja de forma contínua ou intercalada.

    O valor adicional a ser depositado é de R$ 150,00 por beneficiário. Esse montante será creditado na mesma conta bancária onde o benefício regular é depositado, facilitando o acesso aos recursos.

    Consulta e Recebimento do Benefício

    Para verificar se você tem direito ao 13º salário do Bolsa Família, é recomendado acompanhar as atualizações nas redes sociais oficiais do governo. Embora um site específico tenha sido utilizado em anos anteriores para consulta, ainda não há confirmação se essa plataforma estará disponível em 2024.

    Outra opção é utilizar o aplicativo Caixa Tem, onde os beneficiários podem visualizar o extrato de pagamento e verificar se o valor adicional de R$ 150,00 está disponível no saldo.

    Para receber o 13º salário, os beneficiários devem comparecer aos locais habituais de saque, como agências da Caixa Econômica Federal, postos de atendimento bancário, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, conforme as datas estabelecidas no calendário.

    Impacto Positivo para as Famílias

    O pagamento do 13º salário do Bolsa Família representa um alívio significativo para as famílias de baixa renda, ajudando a enfrentar despesas extras ao longo do ano. Esse benefício adicional contribui para melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior estabilidade financeira.

    O governo reconhece a importância do Bolsa Família como um programa crucial de assistência social e está comprometido em fortalecer e aprimorar suas iniciativas para beneficiar as famílias mais vulneráveis.

    Acompanhamento Contínuo

    É essencial que os beneficiários se mantenham atentos às atualizações e comunicados oficiais sobre o 13º salário do Bolsa Família em 2024. As redes sociais oficiais e os canais de comunicação do governo são as fontes mais confiáveis para obter as informações mais recentes e eventuais alterações no processo de pagamento.

    Fique atento e aproveite essa oportunidade para planejar melhor suas finanças e atender às necessidades da sua família. O décimo terceiro salário do Bolsa Família em Pernambuco é um passo importante na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, proporcionando condições dignas de vida para todos.

    Portal do Ancorador 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Nordeste desponta como região promissora na produção de energia limpa no Brasil

    Potencial da região para produção de energia, principalmente a micro e minigeração distribuída através do sol, será debatida em agosto em fórum especializado

    O Nordeste brasileiro tem se consolidado como um polo estratégico para a produção de energia limpa, em especial para a geração distribuída (GD). A região desempenhou um papel importante para que a modalidade no Brasil esteja próxima de atingir a marca histórica de 30 GW de potência instalada nos próximos dias em 2024.

    Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil alcançou dois novos recordes na geração de energia solar em junho. Nos dias 28 e 29 de junho, foram registradas as marcas de 9.598 MW e 9.760 MW, respectivamente, no subsistema Nordeste. A maior dessas marcas correspondeu a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento.

    Ao todo, segundo o ONS, foram registrados oito recordes na geração solar somente em 2024, sendo seis deles no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), em janeiro e março. Em GD, o Nordeste hoje é responsável sozinho por 5,8GW de potência instalada, sendo Pernambuco o terceiro estado que mais contribui segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Informações da agência também revelam que atualmente existem 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas no Brasil, com outras 2.641.323 unidades de geração solar na modalidade de GD. Isso totaliza uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 43,6 GW, aproximadamente 18,7% do total do país, colocando a energia solar como a segunda maior fonte de energia do Brasil em termos de potência instalada.

    A Bahia também anunciou recentemente a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina, um passo significativo que contribuirá para o mercado de armazenamento de energia, uma das principais oportunidades para o país nos próximos anos. Esse tema, inclusive, será um dos destaques do Fórum GD Nordeste.

    25ª edição do Fórum GD Nordeste

    Nos dias 07 e 08 de agosto de 2024, o Centro de Eventos Recife, em Recife–PE, sediará a 25ª edição do Fórum GD Nordeste. O evento trará uma programação rica e diversificada, abordando temas essenciais para o setor, como armazenamento de energia, operação e manutenção de parques solares em GD, linhas de financiamento e o potencial da região para a geração de energia limpa através da micro e minigeração.

    “O Fórum GD Região Nordeste pela primeira vez chega a cidade de Recife, aonde nós inclusive realizamos em 2019 o maior evento de geração distribuída do país. Nós estamos voltando agora com as possibilidades de trazer novos investimentos, de colocar o estado e a região do Nordeste como protagonista” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do Fórum.

    O evento, segundo especialistas, se mostra como uma oportunidade inovadora para profissionais e entusiastas do setor se atualizarem sobre as tendências e inovações que estão moldando o futuro da energia no Brasil.

    “Ter grandes eventos destes dentro do Nordeste e aqui essencialmente no estado de Pernambuco, no qual eu estou presidente da associação pernambucana e agora assumi também a posição de presidente da nacional, nos deixa muito satisfeitos em saber que é um evento sério, um evento com respaldo, com qualidade, um evento focado em agregar valor. Então isso dá muita tranquilidade inclusive de a gente estar apoiando diretamente o evento” ressalta Rudinei Miranda, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis, uma das apoiadoras do evento.

    Com a participação de especialistas, empresários e representantes do governo, o evento promete ser um marco na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e as oportunidades de crescimento para a geração distribuída de energia da região.

    Para conhecer toda a programação do Fórum GD Nordeste, assim como realizar a inscrição, basta acessar o site oficial do evento.

    Serviço:
    O que: 25ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Nordeste (Fórum GD Nordeste).
    Onde: Centro de Eventos Recife, em Recife – Pernambuco.
    Quando: 07 e 08 de agosto, das 8h às 18h.
    Imprensa: Stephanie Romero (65) 99974-7094

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Petrobras anuncia aumento de preço da gasolina e do gás de cozinha

    A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) um aumento nos preços da gasolina e do gás de cozinha para as distribuidoras, válido a partir desta terça-feira (9). O diesel não teve reajuste.

    O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,20, chegando a R$ 3,01.
    O litro do gás de cozinha de 13kg vai subir R$ 3,10, passando a R$ 34,70.

    O aumento da gasolina é de 7,11%. Segundo cálculo da Warren Investimentos, a variação deve refletir em uma alta de 2,50% na bomba para o consumidor e já ter impacto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial do país), em julho.

    O último reajuste da gasolina feito pela Petrobras havia sido em outubro de 2023, com uma redução de R$ 0,12 (para R$ 2,81 o litro).

    Neto Ferreiro

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    VÍDEO: Enquanto Brasil era eliminado da Copa América, Neymar

    Eliminado na Copa América pelo Uruguai nos pênaltis após um empate sem gols, a Seleção Brasileira irritou seu torcedor na noite deste sábado (6), com mais uma derrota doída e a percepção de que o país não dá as cartas no futebol nem mesmo em seu próprio continente. Mas, ao menos para Neymar Jr., principal jogador do país, fora do torneio após mais uma lesão, a noite foi de um pouco de diversão.

    Isso porque ele estava no show do pagodeiro Thiaguinho, que também foi na noite deste sábado, mas em São Paulo.

    O jogador estava num camarote de um espaço de shows localizado na Zona Oeste da capital paulista e parecia pouco preocupado com o que acontecia com seus companheiros de Seleção. Uma imagem que contrasta com a das duas primeiras rodadas da Copa América, onde o atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, ao menos aparentou estar interessado nos rumos do time, do qual ele ainda tem muita influência interna entre os jogadores, mas que cada vez menos vezes você vê no campo de jogo.

    Em seus stories, o atacante até postou imagens de que estava vendo o jogo no celular, mas é bem difícil acreditar que ele estava prestando atenção na partida, com o som alto, o pagode rolando solto e muitos “parças” para bajular ele.

    Em campo e sem Neymar (mais uma vez), o time de Dorival Júnior foi pífio e nem com um jogador a mais por quase meia hora, conseguiu incomodar a seleção do país vizinho, comandada pelo argentino Marcelo Bielsa, que segurou o 0x0 até o fim do jogo e venceu nos pênaltis por 4 a 2, após os brasileiros Éder Militão e Douglas Luiz errarem suas cobranças.

    Uma Seleção estéril, uma torcida cada vez mais desanimada e uma era sem títulos cada vez maior assolam o time pentacampeão do mundo. Mas ao menos o “Menino Ney” (32 anos!), aproveitou bem seu pagode no sabadão.

    Diário Central Do Mundo 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jogos de azar, apostas online e carros elétricos – esses itens estão na lista do imposto seletivo – já armas de fogo não serão taxadas

    Por Alex Ferreira Borralho 

    Os deputados federais que são responsáveis pela regulamentação da reforma tributária incluíram jogos de azar, apostas online e carros elétricos na lista do Imposto Seletivo (IS), este que ficou conhecido como o Imposto do Pecado.

    Esse imposto foi criado com o objetivo de desestimular aqueles comportamentos que são tidos como prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e já tinha como objetivo tributar alguns tipos de veículos (exceção de caminhões), bebidas alcoólicas e açucaradas, cigarros e minérios.

    Especificamente em relação a jogos de azar, todos os tipos sofrerão a incidência do novo imposto, ou seja, tanto físicos como os virtuais.

    No que concerne a taxação de caminhões, entenderam que como o Brasil é um país essencialmente rodoviário, não tinha sentido cobrar imposto em uma nação em que 85% de sua mercadoria é transportadas por tais veículos.

    Já quanto as armas, prevaleceu a vontade dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro de excluir a tributação.

    Fontes: Deputados Federais Moses Rodrigues, Reginaldo Lopes, Joaquim Passarinho e Hildo Rocha.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em meio ao caos no Rio Grande Do Sul, alguns ainda pensam em exposição midiática e em levar vantagens

    Por Alex Ferreira Borralho

    Sem maiores delongas, viram David (campeão do BBB24) fazendo uma live no município de Canoas no Rio Grande do Sul?

    Souberam da Janja Lula (primeira-dama do Brasil) rivalizando com o Whindersson Nunes (influenciador), para saber quem tinha salvo o cavalo apelidado nas redes sociais de “Caramelo”, que estava ilhado em cima do telhado de uma casa? Acompanharam a entrevista de Lula (presidente do país), registrando que foi dormir “inquieto” pensando no cavalo em cima da casa? Tomaram conhecimento de que alguns prefeitos implementaram decretos de calamidade pública em cidades gaúchas, mesmo estas não sendo atingidas pelas enchentes, passando todos a serem investigados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul?

    Até a data e o horário de finalização desse artigo (10.05.2024, às 16h), 116 pessoas haviam morrido, 143 seguiam desaparecidas, 756 estavam feridas, 69 mil estavam em abrigos montados para socorrer vítimas que
    não tem para onde ir, 439 municípios tinham sido atingidos (dos 497 que existem), 163 mil pontos estavam sem energia, 385 mil imóveis não tinham água e o Rio Grande do Sul era tomado por forte frente fria e pela volta das chuvas, não servindo tal tragédia para evitar atos desprezíveis, indignos e infames de algumas pessoas que tiram proveito de tudo isso para conseguir maior exposição midiática, além de vantagens patrimoniais, sexuais, administrativas e políticas. É repugnante e nojento!
    Há de se exigir o mínimo de respeito pela dor do próximo e não atos que evidenciam desumanidade.
    Tragédias não devem constituir oportunidades para uma pessoa se dar bem. Dever ser um momento de demonstração de solidariedade, empatia, respeito ao ser humano, com união de esforços em prol do bem de todos.
    Como conviver com saques a casas e lojas alagadas? Como aceitar que abusos sexuais sejam praticados contra crianças em abrigos improvisados? Como digerir que no meio de tanto sofrimento, tentem tirar proveito político já pensando nas próximas eleições? O que pensar de multas sendo aplicadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), para motoristas de caminhão que transportavam donativos para ajuda humanitária emergencial no Rio Grande do Sul (não foi fake news)? Que país é esse? Que tipo de gente faz isso?

    Existe sem dúvida alguma, uma predominância de ausência de caráter e de atos ultrajantes que visam tirar proveito desta catástrofe.
    A tragédia por que passa o povo gaúcho exige comoção e união de bons propósitos, com esforços voltados para salvar vidas, acolher e abrigar as pessoas e os animais, devendo o Estado se fazer presente de forma sensível, simplificada e prática para socorrer os atingidos (vítimas), isso através da articulação entre os três poderes da República.
    Nesse momento, é imensa a responsabilidade social que temos diante de todos nós e tem que prevalecer o que de melhor possuímos em nossa alma.
    Mas não precisamos de holofotes? Sim, precisamos daqueles necessários para iluminar os ambientes que não possuem iluminação. Precisamos de solidariedade? Sim, mas sem partidarismos! E a autopromoção de nossos valores, também deve ser esquecida? Não, mas deve ser apenas a necessária para irrigar a luz que deve brotar de nossos corações em benefício de prestar ajuda a quem precisa.
    Que Deus através de seu imenso cobertor, possa aquecer o coração dos nossos irmãos Gaúchos, além de nos dar sabedoria para dissipar a lama, a dor, a aflição, o medo e o sofrimento de nossos semelhantes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Especialista alertou há dez anos sobre os eventos climáticos externos no Rio Grande do Sul – nada foi feito e cidades inteiras terão que mudar de lugar

    Por Alex Ferreira Borralho
    intensificação dos fenômenos extremos que atualmente acompanhamos no Rio Grande do Sul, foi previamente divulgada pelo climatologista Francisco Eliseu Aquino, que propalou várias vezes a combinação de fatores que poderia resultar na destruição ora vivenciada.

    Francisco é Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sendo um professor que pesquisa mudanças climáticas globais e eventos extremos há três décadas, somando 17 expedições ao continente antártico no currículo.

    “Grosso modo, o RS inteiro tende a sofrer consequências de inundações, chuvas intensas, estiagem, granizo e vendaval. Todos os eventos meteorológicos monitorados nos últimos anos, sejam ciclones, frentes frias, tempestades severas, inundações, granizo, ondas de calor, estiagem, eles já ocorriam no RS. Porém, com a mudança climática, ganharam intensidade e frequência. A partir de 2016, observamos um maior número de eventos extremos. E há uma aceleração nos últimos cinco anos”, destacou o professor.

    O mencionado climatologista registra ainda que “Temos um caminho longo, mas ele precisa ser trilhado logo. Vou dar um exemplo: aqui, tínhamos ótimas pontes, bem construídas, sólidas. Mas a mudança do clima aumentou a vazão dos rios, ampliou os eventos extremos, e hoje essa infraestrutura não está suportando a sequência dos acontecimentos. Portanto, teremos que fazer pontes mais reforçadas, mais altas, remodelar traçados específicos. Vamos precisar repensar sua situação geográfica. Qual a capacidade de recuperação de uma cidade que, pela terceira vez, está completamente inundada em menos de um ano.”

    Já o ecólogo e doutor em Ciências Marcelo Dutra da Silva, no ano de 2022 já havia advertido sobre o despreparo do Rio Grande do Sul para catástrofes climáticas vindouras. “Não adianta querer reconstruir tudo o que foi destruído nesse evento de agora tentando fazer como era antes. Isso já não dá mais. Cidades inteiras vão ter que mudar de lugar”, ressaltou Marcelo.

    Fontes: Francisco Eliseu Aquino e Marcelo Dutra da Silva.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.