Por Alex Ferreira Borralho
intensificação dos fenômenos extremos que atualmente acompanhamos no Rio Grande do Sul, foi previamente divulgada pelo climatologista Francisco Eliseu Aquino, que propalou várias vezes a combinação de fatores que poderia resultar na destruição ora vivenciada.

Francisco é Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sendo um professor que pesquisa mudanças climáticas globais e eventos extremos há três décadas, somando 17 expedições ao continente antártico no currículo.

“Grosso modo, o RS inteiro tende a sofrer consequências de inundações, chuvas intensas, estiagem, granizo e vendaval. Todos os eventos meteorológicos monitorados nos últimos anos, sejam ciclones, frentes frias, tempestades severas, inundações, granizo, ondas de calor, estiagem, eles já ocorriam no RS. Porém, com a mudança climática, ganharam intensidade e frequência. A partir de 2016, observamos um maior número de eventos extremos. E há uma aceleração nos últimos cinco anos”, destacou o professor.

O mencionado climatologista registra ainda que “Temos um caminho longo, mas ele precisa ser trilhado logo. Vou dar um exemplo: aqui, tínhamos ótimas pontes, bem construídas, sólidas. Mas a mudança do clima aumentou a vazão dos rios, ampliou os eventos extremos, e hoje essa infraestrutura não está suportando a sequência dos acontecimentos. Portanto, teremos que fazer pontes mais reforçadas, mais altas, remodelar traçados específicos. Vamos precisar repensar sua situação geográfica. Qual a capacidade de recuperação de uma cidade que, pela terceira vez, está completamente inundada em menos de um ano.”

Já o ecólogo e doutor em Ciências Marcelo Dutra da Silva, no ano de 2022 já havia advertido sobre o despreparo do Rio Grande do Sul para catástrofes climáticas vindouras. “Não adianta querer reconstruir tudo o que foi destruído nesse evento de agora tentando fazer como era antes. Isso já não dá mais. Cidades inteiras vão ter que mudar de lugar”, ressaltou Marcelo.

Fontes: Francisco Eliseu Aquino e Marcelo Dutra da Silva.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Prefeito Rigo Teles entregou uma moderna escola no povoado Ipiranga, zona rural de Barra do ...
A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa da China do ...
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão também fez um balanço do seu mandato na Casa e ...
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.