Infectado pelo novo coronavírus, prefeito foi votar na eleição da Famem

    O prefeito de Arari, Rui Filho, que uma semana antes estava apoiando a chapa de Erlânio Xavier, comunicou a amigos e lideranças políticas que não poderia comparecer ao evento da eleição da Famem, realizado ontem, quinta-feira (14) na sede da entidade.

    Ainda no mesmo dia ele esteve com o deputado federal Josimar do Maranhãozinho para confirmar que iria votar no candidato Fábio Gentil, que foi apoiado pelo parlamentar.

    E para a surpresa de muitos que sabiam o estado de infecção do prefeito, eis que Rui Filho foi até a sede da Famem e ainda votou em separado, mas o voto foi impugnado e teve que deixar imediatamente o local.

    Para a maioria dos colegas prefeitos, o gesto de Rui Filho foi de extrema irresponsabilidade, colocando em risco a saúde dos que ali estiveram presentes. Na verdade, um crime contra a saúde pública e, por isso, merece punição.

    Rui Filho não só abraçou como apertou as mãos de diversos colegas e líderes políticos e pode ter transmitido o vírus da covid-19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Modernização do estádio de Peri Mirim foi viabilizada com emenda do deputado Hildo Rocha

    Legado importante da gestão do ex-prefeito Geraldo Amorim, a modernização, reforma e ampliação do estádio de futebol de Peri Mirim, empreendimento que foi entregue no final do mês passado, é mais uma conquista histórica alcançada graças ao apoio do deputado federal Hildo Rocha.

    Os recursos financeiros aplicados na obra foram viabilizados pelo parlamentar, por meio de emenda de sua autoria. “Peri Mirim muito lhe agradece, deputado Hildo Rocha, pelo seu trabalho, pelo seu empenho, pela sua vontade, pelo seu desejo de ajudar o município. Peri Mirim está de parabéns. Muito obrigado, deputado, pelo estádio de futebol que você nos ajudou a modernizar e que agora está em ótimas condições para proporcionar momentos de alegria para os desportistas e para a população da nossa cidade”, enfatizou Geraldo Amorim. Satisfação e dever cumprido O deputado Hildo Rocha parabenizou o ex-prefeito pela conclusão da obra, agradeceu e manifestou satisfação por também ter contribuído para a realização de uma obra que era muito desejada pelos desportistas de Peri Mirim. “Fiquei muito feliz com a conclusão dessa obra que foi entregue ainda na gestão do meu amigo Geraldo Amorim e também por ter contribuído para que a obra fosse realizada. Graças a Deus, conseguimos atender essa importante demanda da população. Agora os atletas de futebol de Peri Mirim tem à disposição uma praça esportiva espetacular”, afirmou Hildo Rocha.

    Veja:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Drª Cleide leva Mais Renda para quatro cidades

    Desde o dia 04 de janeiro, o programa MAIS RENDA da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou a primeira etapa do projeto nas cidades de Paraibano (04/01-13/01); Passagem Franca (20/01-29/01); Colinas (01/02-10/02) e Matões (22/02-03/03).

    Nesta etapa o programa está ofertando cursos de capacitação e treinamento nas atividades de cabeleireiro e manicure, qualificando pessoas ao mercado de trabalho ou para abrirem seus próprios negócios.

    Estas cidades foram beneficiadas graças ao trabalho da Deputada Estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) em parceria com o Secretário de Estado, Márcio Honaiser.

    “Uma pessoa qualificado tem mais possibilidade para conseguir trabalho ou se empregar.  Junto com o Secretário Márcio Honaiser, vamos ampliar este programa para mais municípios, ajudando centenas de maranhenses a construírem uma vida melhor a partir de suas habilidades e capacidades. ” Disse, entusiasmada, Dra. Cleide.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enquanto Safadão doa 10 cilindros de oxigênio, Gusttavo Lima fará doação de 150 para Manaus

    O cantor Wesley Safadão se pronunciou após o humorista Whindersson Nunes anunciar em seu Twitter que estaria doando cilindros de oxigênio para os pacientes hospitalizados com covid-19 em Manaus. O forrozeiro anunciou que doaria 10 cilindros de oxigênio em suas redes sociais.

    Internautas foram a loucura e elogiaram a atitude de Safadão. Porém, o embaixador Gusttavo Lima surpreendeu a todos quando divulgou no Twitter que doaria 150 cilindros de oxigênio para Manaus e que estava estudando a logística para que os equipamentos chegasse até o próximo sábado (16).

    A atitude do embaixador causou alvoroço nas redes sociais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Chegam em São Luís pacientes com covid-19 vindos de Manaus

    Desembarcaram no final da noite de hoje (14) no aeroporto de São Luís os pacientes portadores do covid-19 que foram transferidos de Manaus.

    Cerca de quarenta leitos foram disponibilizadas no Hospital Universitário de São Luís. O estado do Amazonas está oficialmente em colapso na Saúde. São Luís já possui mais de 70% dos leitos ocupados por pacientes locais com covid-19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bancada do Cidadania no Senado apoia convocação extraordinária para debater estado de calamidade e auxílio emergencial

    A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), autora de um projeto que amplia por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial (PL 2825/2020), manifestou apoio por meio das redes sociais ao requerimento apresentado pelo Senador Alessandro Vieira pedindo interrupção do recesso parlamentar.

    “Apoio total ao requerimento apresentado pelo meu colega Senador Alessandro Vieira para que o Congresso Nacional interrompa o recesso para discutir pautas urgentes e necessárias para o país. O ano de 2021 começou com os mesmos problemas de 2020 e precisamos continuar os esforços no combate à pandemia”, afirmou a senadora.
    O pedido apresentado pelo vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), de convocação de sessão legislativa extraordinária do Congresso Nacional este mês está ganhando apoio e adesão dos parlamentares, e conta com o apoio integral da bancada do partido na Casa. A intenção é debater a prorrogação do estado de calamidade pública e do auxílio emergencial e o processo de vacinação no País. O senador está colhendo assinaturas para que o requerimento possa ser protocolado junto à Mesa.

    Para Alessandro Vieira, o Congresso precisa se posicionar para garantir condições de enfrentamento à crise e proteção social mínima à parcela da população que se encontra mais vulnerável. Ele lembra que a crise decorrente da Covid-19 não parece estar próxima do fim.

    “Não podemos aceitar o fim formal do estado de calamidade se a calamidade continua. Não podemos nos abster sobre um tema fundamental como a imunização da população”, afirma o senador no requerimento.

    Cerca de 65 milhões de brasileiros deixam de receber o auxílio emergencial. Deste total, 14 milhões são brasileiros sem nenhuma outra fonte de renda e que estarão abandonados à própria sorte com o fim do benefício.

    O estado de calamidade pública, decretado em março, terminou em 31 de dezembro e o fim da vigência dificulta a destinação de recursos para políticas de assistência social e ações emergenciais na saúde e no setor produtivo. O recesso parlamentar do fim do ano vai de 23 de dezembro a 1° de fevereiro, mas a Constituição traz a possibilidade de convocação extraordinária, pela maioria dos membros das duas Casas legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Yglésio solicita medidas de contenção do coronavírus na rede hoteleira de São Luís

    Após divulgação de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) em parceria com o Observatório do Turismo da cidade de São Luís, que é vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a qual informou que houve crescimento na ocupação de hotéis na capital, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de indicação protocolada nesta quinta-feira (14), solicitou ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, bem como ao titular da SETUR, Saulo Santos, a promoção de ações de contenção contra a covid-19 nesses estabelecimentos.

    Segundo a pesquisa, é apontado um crescimento percentual de 83% entre 30 de dezembro de 2020 até 02 de janeiro deste ano, dado que coincide com a elevação no número de casos que vem acontecendo tanto no âmbito nacional quanto estadual. Isso, segundo especialistas, ocorreu em função das comemorações do Natal e ano novo.

    Segundo o deputado, o cenário ainda pede medidas de proteção contra a covid-19, ainda mais em ambientes de grande circulação ou permanência de pessoas.

    “A rede hoteleira teve crescimento em termos de ocupação, principalmente por conta das festividades de ano novo e deve aumentar, agora, por conta das férias escolares. Por isso, por conta dessa grande circulação de pessoas na rede hoteleira, solicitamos que as autoridades competentes tomem as atitudes necessárias para que o coronavírus seja contido e que não cause a infecção de mais pessoas”, disse o deputado.

    Covid-19 no Maranhão

    Em todo o Estado, a covid-19 infecta uma média de 151,5 pessoas por dia, nas últimas duas semanas. No total, 202.574 pessoas já foram infectadas no Estado e desse total, mais de 4,5 mil pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença e mais de 6 mil ainda tratam a covid-19 em casa ou internadas nas enfermarias ou nos leitos de UTI. Por outro lado, quase 192 mil pessoas já foram recuperadas.

    No Brasil, mais de 8,2 milhões de pessoas já foram infectadas pela covid-19 e desse total, mais de 205 mil pessoas faleceram com a doença e cerca de 713 mil pessoas ainda estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde em todo o país.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Incêndio é registrado na Vale em São Luís

    Um incêndio foi registrado na noite de ontem (14) na Vale do Rio Doce em São Luís. De acordo com informações, um carregador de minério de ferro ficou em chamas e deixou os funcionários que estavam no turno da noite preocupados. 

    As chamas tomaram proporções grandes. E por pouco o sobrepeso não causou maiores prejuízos a mineradora. O fogo foi controlado duas horas depois, ninguém ficou ferido, apenas danos materiais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Erlânio Xavier é reeleito presidente da FAMEM

    Com 112 votos, o atual presidente da FAMEM, Erlânio Xavier, foi reeleito para o biênio 2021-2022 e continuará no comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Dos 217 prefeitos, apenas 4 ficaram sem votar.

    Aguardem mais informações…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Defensorias do Estado e da União recomendam ao Governo do Estado o adiamento do Enem

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio dos Núcleos Cível e de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), e a Defensoria Pública da União (DPU/MA) encaminharam, nesta quinta-feira (14), recomendação ao Governo do Estado solicitando o adiamento das provas do Enem em todo o Estado. O certame está marcado para os próximos dias 17 e 24 de janeiro e é a principal forma de acesso ao ensino superior em todo o país.

    A atuação conjunta tem o objetivo de evitar aglomerações e a consequente disseminação do vírus para estudantes e profissionais empenhados na aplicação da prova, além de diminuir a desigualdade de condições entre alunos das redes pública e particular de ensino, garantindo a todos o direito à educação e o acesso aos níveis mais elevados de ensino.

    Na recomendação, os defensores públicos estaduais Joaquim Gonzaga Neto, Kamila Barbosa e Silva Damasceno, e o defensor público federal Yuri Costa, que atua na área de Direitos Humanos da DPU, ressaltam que a aplicação das provas do Enem está marcada para os dois próximos domingos, em um período em que o estado está vivenciando o chamado 2º pico de contaminações.

    “Mesmo sendo um exame de responsabilidade federal, é o Governo do Estado que presta grande parte do apoio logístico para execução das provas, portanto acreditamos que ele tem a autonomia de adiar as provas. Entendemos, também, que numa balança, entre educação e saúde, a saúde é um bem maior na proteção do povo maranhense”, frisou Joaquim Neto, destacando que alguns estados, dentre eles o Amazonas, conseguiram, mesmo que temporariamente, a não realização das provas.

    As instituições relatam que o Boletim Epidemiológico divulgado na última quarta-feira (13), indica que há 202.574 casos até então confirmados de COVID-19, com taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 de 68,54% nos municípios que compõe a Grande Ilha e de 71, 88 % em Imperatriz.

    A recomendação, solicita, dentre outros dispositivos legais, a observância do Decreto Nº 36.203, de 30 de setembro de 2020, no qual fica vedada qualquer aglomeração de pessoas em local público ou privado, em face da realização de eventos, encontros, reuniões e similares etc., que ultrapasse o quantitativo máximo de 150 pessoas por evento.

    Ainda expôs que o Governo do Estado elaborou o Plano de Contingência, assim como também vem adotando, durante os derradeiros meses, medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, em especial os decorrentes do Coronavírus.

    As Defensorias foram enfáticas em informar que, se necessário, serão tomadas medidas judiciais para assegurar o cumprimento da presente recomendação e o respeito aos direitos da população mais vulnerável. A resposta à recomendação deverá ser enviada às instituições no prazo de 24 horas, informando as medidas implementadas ou as razões para o não acolhimento do recomendado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.