Assembleia homenageará Alcione com a Medalha Manuel Beckman

Foi aprovado, na sessão desta quinta-feira (21), os Projetos de Resolução Legislativa 004 e 019/19, que dispõem, respectivamente, sobre a entrega da Medalha Manuel Beckman à cantora Alcione Nazareth e, “in memoriam”, aos ex-deputados Jean Carvalho, Valdir Jorge e João Silva.

O deputado Ciro Neto (PP) é o autor da comenda aos ex-deputados, que foram vítimas de acidente aéreo no dia 25 de março de 1996, quando se deslocavam para o município de Imperatriz para participar das sessões plenárias da Assembleia Itinerante.

Alcione

A homenagem à cantora Alcione Nazareth, que também é compositora e instrumentista, foi proposta pelo deputado Wendell Lages (PNM). “Alcione Nazareth é, sem dúvida, uma das maiores artistas maranhenses, sendo grande incentivadora e divulgadora da cultura de sua terra em todo o mundo. Portanto, nada mais justo do que esta Casa prestar homenagem a ela, que engrandece a cultura do nosso Estado”, disse Wendell Lages, acrescentando ainda que, em sua galeria de troféus, Alcione  tem títulos e honrarias que poucos artistas conseguiram obter ao longo de suas carreiras.

Ligada ao Carnaval, foi uma das fundadoras da Escola de Samba Mirim Mangueira do Amanhã, da qual é presidente de honra. Já ganhou 25 Discos de Ouro, 7 de Platina, sendo dois de Platina Duplo, 3 DVDs de Ouro e 1 DVD de Platino.

Biografia

Alcione Dias Nazareth, denominada carinhosamente de “Marrom” e “Rainha do Samba”, nasceu em São Luís do Maranhão no dia 21 de novembro de 1947. É a quarta de nove filhos do casal João Carlos e Felipa. Por influência do pai, policial e integrante da banda de sua corporação, viu-se desde muito cedo inserida dentro de um ambiente musical. Foi também o pai quem lhe ensinou a tocar diversos instrumentos de sopro, como trompete e clarinete.

Desde os 9 anos, já tocava em festas de amigos e familiares. Sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai, quando precisou substituir o crooner da orquestra que estava rouco. Na ocasião, cantou as canções “Pombinha Branca” e o fado “Ai, Mouraria”.

Aos 18 anos, formou-se professora primária na Escola do Curso Normal. Lecionou por apenas dois anos, quando foi demitida porque estava ensinado seus alunos a tocar trompete e essa atitude acabou desagradando a direção da escola. Após a demissão, passou a dedicar-se exclusivamente à música. Conseguiu, então, uma vaga em um sorteio e passou a apresentar-se na TV do Maranhão. Além de cantar na TV, também se apresentava em bares e boates de várias cidades.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967. Com a ajuda de seu amigo Everaldo, começou a cantar em boates de bares daquela cidade. Por meio de programas de calouros, foi chamada para fazer apresentações. Venceu as duas primeiras eliminatórias do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti. Nessa mesma época, conseguiu fazer um teste de voz na TV Excelsior e passou com boa colocação. Assinou, então, seu primeiro contrato profissional, apresentando-se no programa Sendas do Sucesso. Após seis meses, realizou uma turnê de quatro meses pela América Latina.

Logo em seguida, recebeu uma proposta de turnê pela Itália e mudou-se para a Europa, residindo por lá durante dois anos. Já se apresentou nos mais prestigiosos palcos do Brasil e do mundo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Serviços diários da Prefeitura levam ações de melhoria de infraestrutura a diversos bairros

Serviços estão sendo feitos diariamente pela gestão do prefeito Edivaldo em diversas avenidas e vias da capital e visam proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de visa à população

Prefeitura realiza serviços de melhoria da iluminação pública com colocação de postes em avenidas da capital

Manutenção asfáltica, serviço de limpeza de galerias, terraplanagem e melhorias na iluminação pública. Essas são algumas ações que são realizadas diariamente pela Prefeitura de São Luís para melhorar a infraestrutura de diversos bairros da capital, garantindo melhor trafegabilidade nas vias urbanas e a qualidade de vida da população. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Nesta quarta-feira (20) equipes estiveram na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em trecho da Cohama sentido bairro do Angelim, realizando a manutenção do pavimento asfáltico – serviço que tem por objetivo a melhoria da mobilidade urbana para a passagem de veículos e transporte público e o deslocamento de moradores da região. Avenidas como Alexandre Moura, no Centro; Africanos; Avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco; Avenida dos Holandeses; Avenida Joaquim Mochel e Contorno Leste, no Cohatrac; assim como a Avenida Nina Rodrigues, na Penísula; entre outros locais, também estão sendo beneficiados com a recuperação asfáltica.

“Sob orientação do prefeito Edivaldo, seguimos intensificando as ações de drenagem nesse período de chuvas visando o melhor escoamento das águas pluviais. Estamos também aumentando as frentes de manutenção asfáltica, a fim de garantir a mobilidade do sistema viário e o bem-estar do cidadão”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

ILUMINAÇÃO E DRENAGEM

Novas luminárias estão sendo instaladas em 24 pontos luminosos da Avenida Este 103, da Cidade Operária, oferecendo mais segurança aos moradores do bairro. A Avenida Guajajaras, uma das mais movimentadas da capital, está recebendo a expansão de iluminação com a implantação de postes com luminárias. Já a Avenida dos Holandeses, outra via de grande fluxo, recebeu a substituição de um poste que foi danificado por consequência de um abalroamento.

Para assegurar melhor escoamento das águas pluviais, a Semosp segue executando serviços de limpeza e desobstrução de galerias e recuperação de bueiros. Na Avenida Nina Rodrigues, situada na Ponta d’Areia (Península), equipes municipais realizaram a limpeza manual de galerias e passagem molhada. Na estrada do Mato Grosso, zona rural, e na Rua do Fio, em Pedrinhas, equipes estão executando a recuperação da rede de drenagem que foi danificada por ação das fortes chuvas na cidade.

Serviços de terraplanagem também estão sendo executados conforme as condições climáticas sejam favoráveis para que as equipes executem o trabalho. A Estrada do Porto Grande está recendo a melhoria e outros locais como as vias da Cidade Operária, estão no cronograma para receberem o benefício.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Wellington aciona Ministério Público para obrigar Prefeitura de Paço do Lumiar a cumprir legislação

Na última terça-feira (19), o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) acionou o Ministério Público solicitando que sejam adotadas providências para obrigar a Prefeitura de Paço do Lumiar a cumprir a Lei 11.738/2008 (piso salarial) e o Estatuto Municipal do Magistério, assegurando, assim, o cumprimento dos direitos dos professores.

A ação do deputado Wellington resulta de solicitações e denúncias formuladas pelos professores da Rede Municipal de Ensino.

“Estamos encaminhando todas as informações e meios de provas que recebemos dos professores de Paço do Lumiar. Entre as solicitações, há a imediata revogação das realizadas de maneira ilegal e arbitrária pela Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Além disto, a  efetivação da devida e justa equiparação salarial, seja pela via da dobra no salário dos profissionais que cumprem jornada de 40 horas semanais, seja por meio da redução desta jornada para 30 horas semanais, conforme processo iniciado em 2018 pela referida gestão municipal. O nosso compromisso é com os professores”, disse Wellington.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deputado Antônio Pereira anuncia obras em Davinópolis

O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou, nesta quinta-feira (21), que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), construirá quatro quilômetros de asfalto e uma pista de caminhada, na cidade de Davinópolis, na Região Tocantina.

O anúncio foi feito depois que o parlamentar participou, em São Luís, de reunião com o secretário de Estado da Sinfra,  Clayton Noleto, acompanhado do prefeito do município de Davinópolis, Raimundo “Coquinho”, vereadores e secretários municipais.

Na ocasião, o secretário Clayton Noleto garantiu que mandará uma equipe a Davinópolis, na próxima semana, para levantar detalhes das obras de construção de 4 km de asfalto e da  pista de caminhada (de 2 km), da saída da cidade até a Vila Santa Lúcia.

Reconhecimento 

Em nome da população de Davinópolis, Antônio Pereira agradeceu o empenho do secretário Clayton Noleto, que atendeu prontamente o pedido das obras, pleiteadas também pelo prefeito Raimundo “Coquinho” e pelos vereadores.

Já o prefeito Raimundo “Coquinho”, vereadores e secretários municipais destacaram o empenho do deputado Antônio Pereira, que sempre esteve com as portas do seu gabinete abertas para recebê-los e atender os pleitos da população de Davinópolis.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

MP determina que Emserh cesse imediatamente o transbordamento de tanques e fossas no Hospital de Coroatá

O Ministério Público do Maranhão ajuizou Ação Civil Pública, em 12 de março, contra o Estado do Maranhão e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), devido à poluição ambiental provocada pelo Hospital Macrorregional de Coroatá. Pertencente ao Estado, o hospital é administrado pela empresa. A manifestação foi proposta pelo promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho.

De acordo com a apuração da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Coroatá, a unidade despeja diariamente dejetos sanitários e resíduos na área onde está situado o prédio hospitalar, pondo em risco a saúde dos pacientes e dos moradores do entorno do hospital.

Como medida liminar, o MPMA requer que o Estado do Maranhão e a Emserh cessem imediatamente o transbordamento dos tanques, fossas e sumidouros existentes no Hospital Macrorregional de Coroatá e, consequentemente, impeçam o despejo de dejetos sanitários e resíduos de material hospitalar em vias públicas.

Também foi pedido que o Estado e a empresa concluam o sistema de coleta, tratamento e disposição final de efluentes para o Hospital Macrorregional de Coroatá, atendendo o que preconiza a Resolução nº 358 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A implantação do novo sistema de coleta, tratamento e disposição final de efluentes deve ser iniciada no prazo de 120 dias, a contar do deferimento da liminar, e finalizada dentro do período de 365 dias.

No período da investigação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente descobriu existir uma Estação compacta de Tratamento de Esgoto (ETE) não finalizada, composta com decantadores.

Informações indicam que o despejo irregular de dejetos ocorre desde 2015. Com a ausência da ETE, são utilizadas fossas para receber os resíduos, o que é inadequado, já que, com o acúmulo de resíduos, o volume acaba transbordando. Muitas vezes o vazamento do esgoto atinge o Rio Itapecuru.

“A poluição causada ao meio ambiente decorrente do transbordamento dos tanques sépticos e sumidouros ocorre em razão dos implicados não terem finalizado, no hospital, um sistema adequado para receber, tratar e destinar corretamente os efluentes, poluindo e contaminando o solo e muito provavelmente o lençol freático da região”, afirmou, na ação, o promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deputada Dra.Thaiza pede apoio da segurança pública para elucidação de assassinato

Na sessão plenária desta quarta-feira (20), a deputada Dra.Thaiza Hortegal (PP) repercutiu o assassinato cruel e bárbaro do professor Algenir Ferreira, ocorrido terça-feira (19). O caso chocou a Baixada Maranhense e está sob investigação da Delegacia Regional de Pinheiro. Em seu discurso, a parlamentar anunciou Moção de Pesar e pediu apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública para a elucidação do crime.

“Venho aqui pedir ao secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, que dê um suporte para a Delegacia de Pinheiro, em nome do delegado Oseas, que está à frente desse caso, para que seja desvendado o mais rápido possível. Foi um crime bárbaro, com requinte de crueldade. Chocou toda a região, não só a cidade de Pinheiro, pois o professor tinha um legado nas áreas da cultura e educação, e não só naquela cidade, mas por várias outras da Baixada, onde era conhecido. Uma pessoa que deixou um legado muito importante e que, de forma trágica, inesperada, precoce, teve a vida brutalmente, covardemente, cruelmente tirada,” relatou a deputada.

Professor de escola de Pinheiro foi assassinado com perfurações às margens da MA-006

A parlamentar destacou a trajetória de Algenir, “que fez parte do grupo político do prefeito Luciano Genésio há 20 anos”. O episódio é considerado pela deputada Thaiza como crime de ódio, morte motivada por preconceitos, como homofobia. Por isso, ela pediu, além da dedicação dos investigadores, polícias militar e civil, que a segurança pública intensifique o trabalho na região por causa de outros assassinatos em Pinheiro, que têm tirado a vida dos jovens.

“A cidade está de luto por esse crime tão bárbaro e que vem se repetindo em Pinheiro. É o terceiro caso no município. E o que mais nos preocupa é que, também, em pleno século XXI, vemos aumentar os crimes de ódio, como homofobia. Em Pinheiro, quase todo o dia, um jovem é assassinado e isso tem nos preocupado, tirado a paz naquele município e a população tem vivido amedrontada com tanta violência. Precisamos nos unir com os demais órgãos policiais e judiciais para tentar reverter essa situação e dá uma resposta a esses e outros crimes à sociedade”, finalizou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tragédia: duas crianças e um jovem morrem durante naufrágio no Maranhão

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Zé Inácio solicita cópia de acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara

O deputado Zé Inácio encaminhou na manhã desta quarta-feira (20) à mesa diretora da Assembleia um pedido para que a casa solicite ao Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação uma cópia do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado por representantes do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA) e documentos referentes ao acordo assinado no último dia 18 de março.


O documento trata do uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara pelos EUA.

Uma tentativa de acordo para uso da Base de Alcântara já havia sido feita em 2000, mas não foi aprovado pelo Congresso Nacional. Vários pontos do documento foram questionados, entre eles um que permitia aos americanos transitarem com material pela área sem passar por inspeção do exército brasileiro.

De acordo com Zé Inácio “por se tratar de um acordo de interesse dos brasileiros e como o Centro de Lançamento fica em Alcântara, aqui no Maranhão, temos a responsabilidade de estudar o assunto e acompanhar os interesses dos Alcantarenses e de todos os maranhenses”.

Uma das preocupações que o acordo traz é a possibilidade de uma expansão do Centro de Lançamento, o que poderia desabrigar cerca de 2700 famílias quilombolas da região.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.