PF deflagra Operação Encadeamento em combate ao plantio ilícito de maconha em Grajaú/MA

    Duas pessoas foram presas em flagrante e foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão

    São Luís/MA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/12), a Operação Encadeamento, com o objetivo cessar as atividades ilícitas de cultivo de entorpecentes em Grajaú/MA. Duas pessoas foram presas em flagrante e uma arma de fogo e munições foram apreendidas.

    Foram identificados cerca de 89 mil pés de maconha durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, os quais foram incinerados após os registros necessários.

    No local, os policiais encontraram, ainda, uma estrutura montada para garantir a proteção e irrigação da plantação, além de pessoas encarregadas da segurança e gerenciamento da atividade.

    A operação conta com a participação do Centro Tático Aéreo – CTA, da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jaqueline Huley jornalista vítima de uma briga política no Maranhão

    Equivocadamente considerada como estando ocupando o cargo de Secretária de Comunicação de forma irregular por prática de nepotismo, a profissional da imprensa terá que deixar o posto. A decisão absurda foi tomada pelo poderoso ministro do STF, Alexandre de Moraes.

    Hulye tem 33 anos que Trabalha na Assembleia Legislativa, sempre ocupando cargo em comissão e nunca foi incomodada ou perseguida da forma como vem sendo agora. Tudo pelo fato de ser a sogra do sobrinho do governador Carlos Brandão.

    Não existe amparo legal na decisão do ministro Xandão que tomou tal medida para atingir  o governador sem observar a lei.

    A jornalista já passou por várias ações do MPMA que não viu nepotismo nem mesmo quando a mãe dela, a deputada Helena Huley foi eleita deputada e exerceu o cargo por vários anos.

    Ocorre que Jacqueline havia sido nomeada muitos antes da mãe ser deputada. O ministro deve reparar o tamanho do absurdo e corrigir o erro, antes que seja denunciado pelo MP, Fenaj, Câmara Federal, Senado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeituras de Bacabeira e Santa Rita antecipam pagamento do 13º salário e movimentam economia local

    As prefeituras de Bacabeira e Santa Rita deram um importante passo para fomentar a economia local ao anteciparem o pagamento do 13º salário aos servidores públicos municipais. A medida, realizada na terça-feira, 10 de dezembro, dez dias antes do prazo limite de pagamento, representa uma injeção de mais de R$ 4 milhões nas duas cidades, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também o comércio e os serviços locais.

    Em Bacabeira, a prefeita Fernanda Gonçalo destacou que a antecipação faz parte de uma política de valorização dos servidores e compromisso com a gestão responsável das finanças públicas. “Além de garantir tranquilidade financeira aos nossos servidores, essa antecipação contribui para o aquecimento do comércio, especialmente neste período de festas de fim de ano”, afirmou.

    Já em Santa Rita, o prefeito Hilton Gonçalo reforçou o impacto positivo da medida na economia local. “Essa iniciativa promove um ciclo virtuoso. Com o dinheiro em mãos, os servidores podem planejar melhor suas compras, enquanto comerciantes e empreendedores da cidade se beneficiam com o aumento do movimento e das vendas”, explicou.

    A antecipação do 13º salário chega em um momento estratégico, com o comércio se preparando para as compras de Natal. A iniciativa fortalece a economia das duas cidades, gerando renda e aquecendo as vendas nos setores de alimentos, vestuário e serviços.

    A ação demonstra como a boa gestão fiscal pode beneficiar diretamente a população, unindo responsabilidade administrativa e impacto social. Servidores, empresários e moradores comemoram a medida, que reforça a confiança na administração pública de Bacabeira e Santa Rita.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no Maranhão

    Operação Fractal interrompe atividades clandestinas com uso de drones e geotecnologia; máquinas foram destruídas e uma pessoa foi presa em flagrante.

    A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta terça-feira (11/12) a Operação Fractal, com objetivo de fazer cessar atividades ilícitas de garimpo nos municípios de Centro do Guilherme/MA e Centro Novo do Maranhão/MA.

    A região fica ao norte da terra indígena Alto Turiaçu e tem sofrido com o crescimento de garimpos ilegais. As ações se concentram nas áreas conhecidas como garimpo do Cedral, garimpo do Monte Árido e Garimpo do Pica Pau.

    Durante a operação, estão sendo inutilizados máquinas, motores e petrechos utilizados para a extração ilegal de ouro e para a prática de outros crimes ambientais. Diversas máquinas estavam escondidas em meio à vegetação, mas foram localizadas pelos agentes, com auxílio de drones de longo alcance e de geotecnologia, com imagens de altíssima resolução.

    A medida tem amparo legal no Decreto Federal n. 6.514/2008, que autoriza a destruição/inutilização de instrumentos utilizados na prática de infrações ao meio ambiente, evitando-se, assim, o uso e aproveitamento indevido do material e a exposição do meio ambiente a riscos significativos.

    Nos pontos de lavras clandestinas foram localizadas armas de fogo, munições e um pessoa foi presa em flagrante delito pela prática de crime ambiental.

    A operação conta com a participação do Coordenação do Comando de Aviação Operacional e do grupo de Bombas e Explosivos, ambos da Polícia Federal, e com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Justiça determina bloqueio de contas do Município de Coroatá por irregularidades

    Em decisão proferida pela juíza Anelise Nogueira Reginato, da 1ª Vara de Coroatá, o Tribunal de Justiça do Maranhão determinou o bloqueio de R$ 5,1 milhões das contas públicas do município. A medida foi tomada para garantir o pagamento de salários atrasados de servidores e evitar o comprometimento das finanças públicas no final da gestão municipal.

    A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público do Maranhão, que apontou demissões sem justificativa, descumprimento de decisões judiciais e atrasos nos salários de servidores, incluindo aposentados. Além disso, o município teria dificultado a transição de governo e celebrado contratos milionários próximos ao término do mandato, levantando suspeitas de irregularidades.

    A magistrada destacou que a coleta de lixo e outros serviços essenciais estão comprometidos, apesar de decisões judiciais prévias exigindo melhorias. Vídeos e reportagens locais reforçaram as denúncias de descaso administrativo.

    Com a decisão, o Banco do Brasil foi notificado a realizar o bloqueio total das contas do município por 48 horas para efetivar a penhora eletrônica. A medida visa resguardar recursos públicos e assegurar o pagamento de obrigações prioritárias. A gestão municipal tem 30 dias úteis para apresentar defesa.

    Leia a decisão do Tribunal de Justiça

    Por Blog CTA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Wellington propõe emenda ao orçamento 2025 para garantir nomeações e novos concursos

    O deputado estadual Wellington do Curso apresentou uma emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 que prevê a realização de novos concursos públicos e a nomeação de candidatos remanescentes e sub judice da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A iniciativa busca fortalecer áreas estratégicas do serviço público, como a segurança. 

    De acordo com o deputado Wellington, a emenda assegura recursos para a convocação de candidatos que aguardam nomeação nos concursos anteriores, reforçando o compromisso com a ampliação do efetivo e a melhoria dos serviços prestados à população.

    “Nosso objetivo é atender às necessidades mais urgentes do estado, especialmente na área de segurança pública, que é uma das maiores preocupações da nossa população. Essa emenda não só abre novas oportunidades para quem busca ingressar no serviço público, mas também reconhece o direito dos que aguardam nomeação. Por isso, apresentei emenda para garantir as nomeações dos candidatos remanescentes, subjudice e, ainda, realização de outros certames”, disse o deputado Wellington.

    VAGAS PROPOSTAS NA EMENDA:

    – 2.000 vagas para Polícia Militar, incluindo a nomeação de remanescentes e sub judice;

    – 1.000 vagas para Bombeiro Militar;

    – ⁠150 vagas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP);

    – 100 vagas para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Suspeito de abusar sexualmente de vizinha menor de idade é preso pela Polícia Civil, em Arari

    Em uma ação realizada na manhã desta terça-feira(10), a Polícia Civil do Maranhão conseguiu cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 46 anos, investigado por praticar um crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 11 anos de idade, na cidade de Arari, região da Baixada Maranhense.

    De acordo com as investigações da Delegacia de Polícia da cidade, aproveitando-se da proximidade com a família, por ser um vizinho, o autor consumava os abusos sexuais na casa da vítima nos momentos de ausência da avó da criança. O crime foi descoberto após a vítima revelar os abusos para uma professora.

    De posse do mandado de prisão, uma equipe da Polícia Civil, com apoio da Guarda Municipal conseguiu localizar e prender o investigado. Após os procedimentos cabíveis, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Viana, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Eleições 2024: Rigo Teles é diplomado prefeito reeleito em Barra do Corda

    A solenidade de diplomação dos eleitos em Barra do Corda ocorreu nesta terça-feira, 10 de dezembro, no Salão do Júri do Fórum Desembargador Augusto Galba Maranhão Falcão. O evento que contou com a presença de autoridades, como a deputada Abigail, promotor eleitoral Dr Guaracy Martins Figueiredo, familiares e amigos dos diplomados marca o encerramento do processo eleitoral e a oficialização dos resultados das eleições de 6 de outubro.

    Durante a cerimônia, o juiz eleitoral João Vinícius Aguiar dos Santos destacou a tranquilidade que caracterizou toda a campanha, mencionando que não houve propagação de fake news, o que contribuiu para o bom andamento do processo. “Foi um período de serenidade e respeito à democracia, o que é essencial para que os cidadãos possam exercer seus direitos de forma plena e justa”, afirmou o juiz.

    Em seu discurso, o prefeito reeleito Rigo Teles expressou sua gratidão ao povo de Barra do Corda pela confiança renovada em seu trabalho. Ele lembrou que cada eleição traz uma emoção única e, apesar de já ter vencido em sete pleitos anteriores como deputado estadual, essa vitória tem um significado especial, somando agora oito eleições vitoriosas.

    “Quero agradecer mais uma vez ao povo que me reconduziu a este novo mandato, à minha família, em especial minha esposa, deputada Abigail, ao vice-prefeito eleito João Pedro e a todos que têm apoiado o nosso trabalho. Seguirei trabalhando incansavelmente pelos próximos quatro anos para tornar nossa cidade ainda melhor”, declarou o prefeito.

    Além de Rigo Teles e João Pedro, foram diplomados os vereadores eleitos: Gustavo Miranda, Monique Sampaio, Pedro da Melancia, Aurean Barbalho, Thiago Campos, Cananéia Ribeiro, Júnior do Ailton, Rubem França, Eteldo Sampaio, Dona Branca, Ramon Júnior, Kassi Pompeu, Odeane Sá, Rivelino do Alim, Rafael Villi, Alcioneis Nunes e Fátima Arruda. Os primeiros suplentes de cada coligação também receberam seus diplomas durante a cerimônia.

    A diplomação consolida o compromisso dos eleitos em trabalhar pelo desenvolvimento de Barra do Corda nos próximos quatro anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Justiça manda Prefeitura de Imperatriz exonerar servidores por nepotismo

    A Justiça do Maranhão, por meio da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz, decidiu que a atual administração municipal de Imperatriz deve afastar “inúmeras contratações precárias” que envolvem parentes de até terceiro grau de vereadores, do vice-prefeito e do prefeito Assis Ramos. A determinação abrange diversos órgãos que compõem a máquina pública local.

    Segundo a juíza Ana Lucrécia, da 2ª Vara da Fazenda Pública, a prefeitura foi informada sobre as irregularidades, mas não adotou providências para corrigir a situação e manteve as nomeações.

    Dentre os pontos destacados na decisão, está o fato de que os parentes dos vereadores Francisco Messias e Fidelis Uchôa não serão afetados pelo afastamento por nepotismo. Isso ocorre porque ambos são suplentes e não ocupam mais seus cargos no momento em que a decisão entra em vigor.

    A sogra do vice-prefeito Alcemir Costa também permanecerá na função, pois foi admitida na prefeitura antes do casamento da filha com ele.

    Por outro lado, a esposa de Alcemir Costa, que ocupa um cargo no Hospital Municipal de Imperatriz desde setembro de 2023, três meses antes de se casar com ele, está sujeita à decisão. Na época, o vice-prefeito acumulava a função de secretário municipal de Saúde.

    A cunhada do prefeito Assis Ramos também deve ser afastada do cargo que ocupa desde 2017 como superintendente de Regulação na Auditoria da Secretaria de Saúde. Ela é esposa de Ítalo Elmo Ramos, irmão do prefeito, que também foi nomeado secretário de Infraestrutura por um período, mas pediu desligamento da função.

    Além disso, os dois filhos da vereadora Terezinha Soares, que ocupam funções na Secretaria da Mulher e no Gabinete do Prefeito, também devem ser afastados. O irmão do vereador Pimentel, lotado na Secretaria de Regularização Fundiária como assessor de Administração Pública, está igualmente incluído na decisão.

    A multa por descumprimento é estipulada em R$ 5 mil por dia para cada servidor que desobedecer à determinação judicial.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com dez e-books na Amazon, Val Carvalho faz lançamento em São Luís

    Com dez obras no formato digital (e-books) disponíveis na plataforma Amazon.com.br e mais alguns livros publicados pela editora Filos, a escritora Val Carvalho se prepara para fazer o primeiro lançamento de parte de sua obra em São Luís. Em novembro ela esteve participando da 17ª Feira de Livro de São Luís, mantendo contato com escritores. Agora em dezembro, Val Carvalho autografa e apresenta seu trabalho em formato físico na Galeria Trapiche (Praça Pedro II – Centro), nesta terça-feira,dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas.

    Residente em Cantanhede, interior do Maranhão, a escritora desde a infância se pronunciou para a literatura, escrevendo poemas apresentados em datas festivas da escola onde estudava. Sua estreia como escritora se deu concretamente aos 28 anos.
    Amante dos livros e da leitura, escrever sempre foi a grande paixão de Val Carvalho. Sua preferência pelas histórias de intrigas policiais se pronunciou desde a mais terna idade, quando gestou seus primeiros textos sem ainda a intenção de publicá-los.
    ‘Tudo por dinheiro’, ‘Quarto avermelhado’ , ‘Amor Proibido’, ‘A Mercenária Perfeita’, ‘Quarto Vermelho’ , ‘’Noite Sangrente: O Legado dos Vampiros’, ‘Sob a Proteção do Guarda Costa’, ‘Sede de Sangue’ e ‘Passado Sombrio’ são alguns dos títulos da escritora Val Carvalho disponível na Amazon.com.br.
    De acordo com avaliação dos leitores da plataforma, a literatura de Val Carvalho está classificada, em sua maioria, na categoria quatro estrelas. Sem ser alavancada por marketing, divulgando apenas em eventos literários no interior do Maranhão, a escritora de Cantanhede tem conquistados leitores no mundo. ‘Sob a Proteção do Guarda-Costas’ é até o momento a obra mais acessada pelos leitores internautas.
    ‘Tudo por Dinheiro’, disponibilizado gratuitamente para kindle, desde 2023 na plataforma, conta a história de duas irmãs que em nada se assemelham. Rebeca é movida pela ambição. Nascida no morro, complexo do Alemão, sonha encontrar um homem rico que possa cobri-la de joias e lhe proporcione uma vida de rainha. Raquel, a irmã mais velha, é amável e querida por todos. Seu sonho é encontrar um grande amor e terminar a faculdade de Direito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.