Mais uma vez é confirmada a retenção de vacinas por parte de Flávio Dino

    Em entrevista a uma emissora de Teresina, o presidente Jair Bolsonaro voltou a denunciar o governador do Maranhão por retenção de vacinas e de fazer campanha com os imunizantes.

    Hoje, dia 04, quarta-feira, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, cobrou o envio ao município dos lotes da vacina Pfizer que estão com o governo do estado desde sábado, dia 31 de julho.

    Os imunizantes foram repassados e a prefeitura da capital já retoma, a partir de amanhã, dia 05, (quinta-feira), a vacinação de adolescentes de 13 anos, nos oito pontos da cidade.

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Holandinha se filia ao PSD e espera conquistar apoio de prefeitos aliados ou não ao governo Dino

    Após assinar a ficha de filiação ao PSD, com a presença da cúpula nacional do partido, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, disse que tem consciência da luta que travará contra o poder da máquina do Estado e que, daqui pra frente, vai estadualizar seu nome em todos os cantos do Maranhão.

    Neste sentido, Holanda tem o que mostrar, uma gestão positiva que deixou a capital bem avançada. A estratégia no PSD é buscar o apoio das lideranças que estão insatisfeitas com o governo de Flávio Dino, como vários prefeitos de grandes cidades, deputados estaduais, federais, vereadores, além de empresários.

    Embora tenha estado com Dino recentemente e ter dido a ele que irá apoiá-lo para o Senado Federal, o nome do governador não foi citado por Holanda até agora em Brasília. Isto indica que o ex-prefeito não fará campanha aberta ao Senado Federal.

    Em todas as últimas pesquisas, o nome dele sempre aparece entre os primeiros mais citados, como a recente da Econométrica. Holadinha deve começar a agenda pela região Sul do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tribunal de Contas emite Recomendação para municípios ajustarem portais da transparência

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) publicou na edição de hoje, 03, de seu Diário Oficial Eletrônico (DOE), Recomendação para que vários municípios maranhenses realizem ajustes em seus portais da transparência de forma a que venham a cumprir integralmente o que dispõe a legislação relativa à divulgação de informações sobre a gestão pública.

    Foto Reprodução

    Procedimentos de acompanhamento e fiscalização executados pelos auditores que integram os Núcleos de Fiscalização do TCE maranhense identificaram um número significativo de entes municipais, dos poderes Executivo e Legislativo, que descumprem normas regulatórias dos portais da transparência.

    Os entes que apresentaram falhas quanto à divulgação adequada das informações gerenciais nos portais da transparência foram avaliados com índice de transparência C, o segundo mais baixo na escala de avaliação dos portais criada pelo órgão de controle externo.

    O índices mais baixo é o C-. Os entes que recebem essa avaliação podem sofrer Representação do órgão de controle externo, procedimento que estabelece medidas ainda mais rigorosas que as previstas na Recomendação.

    A principal inconsistência verificada pelos técnicos do TCE nos portais da transparência dos entes que são objeto da Recomendação foi a dificuldade de acesso a informações, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão

    Essa grave falha compromete a possibilidade de exercício efetivo do controle social, um dos focos primordiais das ações do TCE maranhense, uma vez que os cidadãos não possuem amplo e claro acesso às informações decorrentes da atuação dos gestores públicos responsáveis por esses entes.

    A Recomendação do TCE abrange os seguintes municípios: Água Doce do Maranhão, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Capinzal do Norte, Carutapera, Coroatá, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Graça Aranha, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Lago Verde, Monção, Olho D’água das Cunhãs, Paulo Ramos, Santa Luzia, Santa Quitéria do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto e Sucupira do Riachão.

    De acordo com a Recomendação, os municípios têm o prazo de trinta dias para a correção, em seus portais da transparência, das falhas que envolvem o amplo acesso, o conteúdo e a clareza expositiva das informações.

    Os municípios que continuarem a apresentar falhas em seus portais da transparência após esse prazo estarão sujeitos às sanções previstas na Instrução Normativa TCE Nº 59/2020.

    Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, a Recomendação é fundamental para que haja a correção dos portais da transparência, o que favorece tanto a atuação do TCE maranhense como órgão fiscalizador quanto permite aos cidadãos acompanharem em detalhes como estão sendo utilizados os recursos públicos. “Os portais da transparência são uma ferramenta indispensável no processo de acompanhamento das ações dos poderes públicos. Como órgão fiscalizador, estamos atentos à qualidade, à consistência, à correção e à clareza das informações sobre a gestão pública que são divulgadas. Atuamos de forma cada vez mais rigorosa para que esses portais cumpram o seu papel e contribuam para o fortalecimento do controle social”, afirmou Fábio Alex.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Santa Rita avança no programa de pavimentação das estradas municipais

    A Prefeitura de Santa Rita vem imprimindo um ritmo forte na pavimentação das estradas municipais. Nos últimos dias, o prefeito Dr Hilton Gonçalo visitou as obras que vão garantir a trafegabilidade das SR´s que ligam povoados até a BR-135 e a sede do município.

    Foto Divulgação

    As obras visitadas por Dr Hilton Gonçalo compreendem os trechos de asfaltamento da SR1 que liga o povoado Carionguinho a BR-135 e o outro entre São João da Mata e Mata dos Pires. Assim como também a estrada entre o povoado de Recurso até a BR-135.

    Na SR1 que tem uma extensão total de 17 km, terá asfaltamento garantido em todo o trecho, desde a Mata dos Pires até o povoado Cariongo.

    As demais SR´s, possuem em média 10 km de extensão e também devem ter o asfalto garantido até o fim do ano.

    Estradas municipais

    Foto Divulgação

    O Sistema Municipal Rodoviário de Santa Rita foi criado em 2005 e compreende cinco estradas:

    SR1 – Liga o povoado Cariongo até Mata dos Pires

    SR2 – Liga a BR-135 e os povoados Beira de Campo, Palmeira, Cedro e Sambaíba

    SR3 – Liga BR-135 e os povoados Areias, Santiago, Veneza, Juçara, São Manoel, Novo Tempo e Sítio do Meio

    SR4 – Liga a BR-135 e os povoados Santana, Jiquiri, Maniva e Morada Nova

    SR5 – Liga a BR-135 e os povoados Centrinho, Fogoso, João Mendes e Caruaru

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulher de milionário de Pinheiro reclama dos que só vivem pedindo dinheiro ao marido

    Desde que o marido cantor de brega, Edésio Nascimento, ganhou na loteria e virou milionário na cidade de Pinheiro, que o artista e a esposa Manuzita Diniz não tiveram mais sossego. Segundo a esposa, eles não podem sentar em lugares públicos que logo aparecem pedintes, uns querendo dinheiro, outros com contas atrasadas e tem até quem peça caixas de cerveja. 

    Confira abaixo no desabafo de Manuzita:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mais um estuprador é preso no Maranhão: vítima tentou suicídio um dia após o crime

    Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso ontem (3), através de um mandado de prisão temporária pela Polícia Civil do Maranhão, por estuprar uma jovem na cidade de Santa Rita, interior do Estado. A prisão foi executada por policiais civis da delegacia do município.

    Delegacia de Santa Rita, no Maranhão

    O crime ocorreu no último mês de maio. Um dia após o estupro, a vítima tentou suicídio no viaduto do bairro da Cohab, em São Luís. Ela apresentou problemas psiquiátricos por conta da violência.

    O preso foi conduzido para Unidade Prisional da região onde fica à disposição do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Yglésio destaca dificuldades enfrentadas pela população de Paço do Lumiar

    O deputado estadual Yglésio Moises (PROS) voltou a se posicionar, na sessão plenária desta terça-feira (3), sobre a situação da saúde pública do município de Paço do Lumiar, especialmente o atendimento de urgência. Há quase um ano, segundo ele, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município foi descredenciado pelo Ministério da Saúde, em decorrência de irregularidades na transparência e aplicação do recurso destinado.

    Deputado Yglésio Moises

    Já vai fazer quase um ano do descredenciamento do SAMU de Paço do Lumiar. Apesar de todo esse tempo, a prefeita Paula Azevedo não consegue colocar um SAMU na rua”, disse.

    Com o descredenciamento, o parlamentar destacou as consequências enfrentadas pela população luminense, que está há mais de dez meses sem disponibilidade do serviço de urgência.

    Frente ao descredenciamento do SAMU, ela também não consegue pegar o contrato de aluguel de ambulâncias e dar a mínima fluidez aos serviços. Qual é o resultado? Vítima de um acidente, o cidadão fica uma hora e meia no sol quente com os populares ao seu redor, coberto, às vezes, com um papelão, sujeito à insolação, sem o mínimo de conforto e sentindo dor”, destacou o deputado.

    Denúncias

    Yglésio tem utilizado os meios de comunicação para denunciar a situação da saúde no município, além de veicular casos em que, pela falta do serviço móvel de urgência, pessoas acidentadas precisam esperar por horas para receber atendimento.

    O parlamentar também tem feito denúncias aos órgãos fiscalizadores, com o objetivo de investigar a aplicação de recurso público destinado à saúde do município. Um ponto essencial é o recurso federal destinado para a Covid-19, que segundo Yglésio, a Prefeitura não teria declarado para esse fim.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Famem vai qualificar quadros técnicos para melhorar eficácia da gestão

    Em ofício dirigido ao secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão, o presidente da Famem, Erlanio Xavier, solicitou apoio da entidade para a realização dos cursos, em caráter gratuito para os alunos.

    Foto Reprodução

    O foco do curso será os processos de aquisição de bens e serviços; e de planejamento. Os certificados serão emitidos no final do curso aos alunos que obtiverem aprovação em avaliações presenciais.

    Frequentemente chegam à Famem solicitação dos associados sobre a oferta de cursos de formação de equipes de servidores da gestão municipal. Há dificuldades em aferir principalmente as equipes de licitação de maneiro corriqueira apresentam certificação de instituições desconhecidas às administrações”, ressaltou o presidente da Famem.

    No entendimento do prefeito de Igarapé Grande e presidente da entidade municipalista no Maranhão, a falta de qualificação das equipes comprometem a qualidade da gestão e dos serviços oferecidos.

    Muitas das vezes a falta de conhecimento de equipes enredam os prefeitos em casos de improbidade administrativa de forma totalmente involuntária”, afirma Erlanio Xavier.

    A capacitação das equipes será feita em parceria com instituições de idoneidade reconhecida como o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Maranhão, Controladoria Geral da União e TCU-MA.

    Maiores esclarecimentos sobre os cursos de capacitação que ocorrerão de forma itinerante, devem ser solicitadas ao secretário executivo da Famem, Marcelo Freitas, ou por meio dos telefones (98) 2109-5416 / 98818-9338.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jair Bolsonaro diz que Flávio Dino se apropria das vacinas

    Em entrevista a TV Piauí, o presidente da República, disse que o governador do Maranhão usa do expediente de se apropriar de vacinas contra a covid-19 para fazer campanha dizendo ele (Dino) é quem está vacinando.

    “Alguns governadores parecem usar deste artifício (se apropriar da compra de vacinas). O do Maranhão… Você pode ver: Quanto mais pobre é o estado, mais gordo é o governador. Por coincidência é uma realidade lá. Ele faz um jingle. Agora o dinheiro é federal. O meu governo é quem distribui. Agora ele diz lá: ‘eu estou vacinando’. Não vou entrar nessa briga aí não. Aos poucos a população vai entendendo”, afirmou Bolsonaro.

    Realmente aliados de Flávio Dino encomendaram e jogaram nas rede um jingle em que atribui a vacinação ao governador maranhense, como se fosse ele o resposnável pela compra e distribuição dos imunizantes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Assembleia manterá prioridade no combate à pandemia, diz Othelino na reabertura dos trabalhos

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou, nesta terça-feira (3), a retomada das sessões plenárias, de forma híbrida (presencial e remoto), durante três vezes na semana, com todos os expedientes, além do retorno gradual do acesso às dependências da Alema.

    Othelino destacou o retorno das sessões com todos os expedientes

    O chefe do Legislativo afirmou que os projetos voltados para o combate à pandemia continuarão sendo prioridade. “Assim como no primeiro semestre, vamos trabalhar muito apreciando projetos importantes para o Maranhão e, com muita determinação e com a sensação de união de esforços, vamos continuar tratando com prioridade os temas voltados para o enfrentamento da Covid-19”, enfatizou.

    Othelino disse, ainda, que, com o avanço do número de vacinados, o acesso às dependências da Alema voltará à normalidade gradativamente. “Esperamos que, em setembro, possamos avançar mais. Com a expansão de pessoas vacinadas com a segunda dose, temos a confiança de que poderemos avançar, ainda mais, e permitir o acesso de mais pessoas à Casa Legislativa”, explicou.

    O líder do Parlamento estadual também enfatizou a importância do retorno da sessão plenária com todos os expedientes, que, segundo ele, favorecem a boa discussão política da Casa. “É razão de grande alegria poder voltar, cada vez mais, à rotina. Nós continuaremos, claro, apreciando projetos de lei, de autoria dos deputados, do Poder Executivo, Judiciário ou dos órgãos institucionais que enviam matérias para apreciarmos”, garantiu.

    Resolução

    A Resolução Administrativa nº 538/2021, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (30), determinou a retomada dos trabalhos presenciais no Parlamento Estadual com a realização das sessões plenárias às terças, quartas e quintas-feiras, obedecendo ao sistema híbrido.

    Determinou, ainda, o uso obrigatório de máscaras faciais de proteção para todas as pessoas que transitarem dentro das instalações da Assembleia Legislativa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.