Que vergonha! Jornal Nacional mostra o Maranhão afundando na gestão de Flávio Dino

    Como se não bastassem os números vergonhosos que mostram o Maranhão com 63% da sua população passando fome, os piores índices de desemprego, a menor taxa de IDH, com problemas graves de abastecimento de água e esgotamento sanitário, agora o Jornal Nacional edição de ontem, sexta-feira (26), mostrou os números do IBGE que apontam nosso miserável estado como o número um em Perda de Qualidade de Vida da População. 

    O problema da fome, por exemplo, é estrutural, mas nos últimos dois anos se agravou bastante. E olha que Dino assumiu prometendo tirar o Maranhão do atraso, das amarras, da fome, do desemprego e do fundo do poço.

    Veja a matéria do Jornal Nacional:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Para Josimar do Maranhãozinho, governador vai chegar em 2022 com a base desunida

    A escolha do vice-governador como o pré-candidato da base governista para a disputa da sucessão estadual de 2022 estava escrito nas estrelas. A assinatura de um documento pelo qual os líderes de partidos aliados se comprometeram em apoiar um único candidato com base em três critérios foi só encenação, um jogo de cartas marcadas.

    Foi exatamente o que percebeu antecipadamente o deputado federal Josimar do Maranhão (PL) que deixou o local da reunião em julho , no Palácio dos Leões, e não assinou a tal Carta-Compromisso. Se afastou do Palácio dos Leões e previu que em 2022 a base estará com a unidade quebrada.

    Para o parlamentar, não tinha sentido assinar algo para uma escolha que já estava definida. “Não iria assinar um atestado de besta”, declarou. Espertalhão, o governador deu dois golpes nos abestados: avalizar o candidato pessoal de Flávio Dino e garantir que todos o apoiariam para a vaga de senador da República.

    Conhecido por ser cumpridor dos acordos políticos que já fez desde o início da sua carreira na vida pública, Josimar ganhou a confiança de 56 prefeitos, dezenas de ex-prefeitos, centenas de vereadores, bom número de deputados federal e estadual.

    “Para honrar meus compromissos, a minha palavra já basta”, lembrou durante entrevista dada para a emissora de rádio Nova FM. Pré-candidato a governador e rompido com Flávio Dino, Josimar tem sofrido perseguições de toda ordem, assim como vários políticos que fazem parte do seu grupo. Porém, recuo e medo são palavras que não fazem parte do dicionário do parlamentar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Tenho certeza que ainda vai governar o Maranhão”, diz Flávio Dino para o deputado federal André Fufuca

    A afirmação foi feita pelo governador Flávio Dino durante uma cerimônia onte, nesta sexta-feira (26), em Alto Alegre do Pindaré, quando inaugurou o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O chefe do Executivo maranhense elogiou o deputado federal André Fufuca, que é hoje o presidente nacional do PP.

    “As pessoas passam, mas a gente tem que valorizar as amizades e a gente tem que olhar quem vem depois da gente que é mais jovem, e o André [Fufuca] é mais jovem do que eu, tem mais futuro do que eu, tem mais tempo e eu tenho certeza André que você ainda vai governar o Maranhão”. afirmou. Confira no vídeo abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Othelino Neto recebe título de ‘Cidadão Carolinense’

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), foi homenageado, nesta sexta-feira (26), com o título de ‘Cidadão Carolinense’, concedido pela Câmara Municipal. A comenda, proposta pelos vereadores Lindomar Nascimento (PL) e Moura Filho (PL), foi entregue durante a sexta edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizada em Carolina.

    Othelino recebe o título de ‘Cidadão Carolinense’ das mãos dos vereadores Lindomar Nascimento e Moura Filho, autores da comenda

    Segundo os autores da proposição, a honraria concedida a Othelino é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo parlamentar ao município.

    Entre as ações do deputado em prol de Carolina está a viabilização de cestas básicas à população carente, entregues durante o período mais crítico da pandemia. Ele também teve um papel fundamental na implantação do programa ‘Luz para Todos’ no município, quando ocupou o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente, na gestão do então governador José Reinaldo Tavares.

    A entrega do título de Cidadão Carolinense a Othelino foi realizada durante o ‘Assembleia em Ação’, na cidade de Carolina

    O chefe do Legislativo maranhense agradeceu aos vereadores pela homenagem e reafirmou seu compromisso com as demandas da cidade. “Receber o título me deixa, além de muito feliz e orgulhoso, ainda mais comprometido com Carolina e com a região Sul”, afirmou Othelino Neto, ao lado de sua esposa, Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) e vice-prefeita de Pinheiro.

    O vereador Lindomar Nascimento destacou a atuação do parlamentar nos municípios. “Não só eu como autor da proposição, mas toda a Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade a concessão do título, nos sentimos muito honrados em conceder essa homenagem ao deputado”, assinalou.
    O vereador Chiquinho Bringel (DEM) também parabenizou Othelino pelo trabalho realizado em todo o Maranhão.

    Othelino Neto e Ana Paula Lobato com as deputadas Betel Gomes e Socorro Waquim e lideranças do Sul maranhense

    “Para nós, aqui, ele é o pai do ‘Luz para Todos’, devido ao seu empenho em trazer esse benefício para a nossa região quando foi secretário estadual de Meio Ambiente. Então, o título é um reconhecimento mais do que justo e ficamos muito felizes em tê-lo, a partir de agora, como um filho da nossa cidade”, declarou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ex-prefeito Paulo Maratá declara apoio ao grupo de Josimar Maranhãozinho

    O ex-prefeito de Trizidela do Vale, Paulo Maratá, declarou, na noite desta quarta-feira (24), seu apoio às pré-candidaturas do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) ao Governo do Estado, deputada Detinha (PL) para federal, e deputado Vinicius Louro (PL) para estadual.

    A declaração foi feita durante encontro de Maratá com o presidente do PL do Maranhão, junto ao vice-presidente Vinicius Louro e a deputada Detinha, na sede do partido PL em São Luís.

    “Mais um importante apoio que fortalece o nosso grupo. O Paulo Maratá é uma liderança consolidada no município de Trizidela do Vale e região, e veio para somar conosco neste projeto que o povo do Maranhão tanto acredita. O PL segue unido e fortalecido com pessoas verdadeiramente comprometidas com o nosso estado”, declarou o deputado federal Josimar Maranhãozinho.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Carnaval: Yglésio diz que risco de nova onda de covid-19 em 2022 é real

    Frente às discussões em torno do carnaval do próximo ano, o deputado Yglésio Moyses (PROS) utilizou as suas redes sociais para alertar para o risco que o carnaval tem sobre uma nova onda de casos da covid-19 no Maranhão, especialmente agora que foi descoberta a variante africana omicron, tida como a mais perigosa de todas.

    Para Yglésio, que lamentou a situação, existem fatores que não dão aval para a liberação de aglomerações no período carnavalesco.

    “Por mais que seja dolorido cancelar o Carnaval, é extremamente perigoso liberar as festas de Momo em 2022. A concentração de pessoas e o intercâmbio de moradores entre as cidades, somados à cobertura vacinal no MA <50%, não permitem. Risco de nova onda em fevereiro-abril é real”, pontuou o deputado.

    Nova variante

    Recentemente, a variante africana omicron foi descoberta e já conta com dezenas de casos confirmados na África. Na Europa, já há casos e países estão aplicando medidas de contenção.
    A nova variante é vista pelos especialistas como a mais perigosa. A omicron tem 50 mutações, sendo 30 só na proteína S, que é a ‘chave’ para o vírus ter acesso às células humanas.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, apesar de inexistir casos confirmados no Brasil, reconhece o risco e solicitou a órgãos federais a aplicação de medidas de contenção da nova variante em solo brasileiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Senador Roberto Rocha viabiliza equipamentos para potencializar pesca em Primeira Cruz

    Foi realizada, nesta quinta-feira, 25, no galpão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a entrega de uma fábrica de gelo e um motor de popa para a Associação de Trabalhadores Rurais e Pescadores do Vale do Rio Preguiças, do município de Primeira Cruz.

    Os equipamentos, entregues pela Codevasf, com recursos viabilizados pelo senador Roberto Rocha, vão possibilitar aos pescadores da região melhorar a sua renda.

    O motor de popa vai proporcionar agilidade durante a pesca. Já a fábrica de gelo, será de máxima importância, não só para o município, mas para o entorno, eliminando as dificuldades locais dos pescadores com a conservação do pescado, pela escassez do gelo.

    Com a fábrica de gelo, os pescadores terão um relevante aumento na produtividade, podendo oferecer um produto bem conservado.

    Participaram do ato de entrega, Roberto Rocha Júnior, que representou o seu pai, senador Roberto Rocha; Guilherme Paz, Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Pesca no Maranhão (MAPA); Claudiane Rodrigues Sousa-Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais e Pescadores do Vale do Rio Preguiças e Pedro Viana, vice-presidente da Associação.

    A presidente Claudiane Rodrigues Sousa manifestou reconhecimento ao empenho do senador Roberto Rocha em prol das aquisições:

    “Em nome dos pescadores de Primeira Cruz e de toda a região, agradeço ao senador Roberto Rocha pelas aquisições que vão possibilitar uma vida melhor às famílias que tiram o seu sustento da pesca”.

    Roberto Rocha Júnior destacou a relevância das aquisições para melhorar a vida das pessoas:

    “É satisfatório fazer uma entrega de equipamentos que tem a possibilidade de mudar a vida de uma população. Essa é uma ação que beneficia muitas famílias, proporcionando grandes resultados”, destacou Roberto Júnior.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PF faz operação contra empresas de segurança particular clandestinas no Maranhão

    A Polícia Federal deflagrou dia 25 de novembro em todo o país a Operação Segurança Legal 2021, com o objetivo de reprimir a atividade de segurança privada clandestina.


    No Maranhão, ao todo, foram fiscalizados 19 estabelecimentos entre concessionárias de veículos, bares e casas noturnas, sendo 14 na Capital, 3 em Imperatriz e 2 em Caxias.

    O exercício de atividade com uso de seguranças clandestinos, sem ter a devida capacitação, compromete a segurança do local e ainda coloca em risco a vida e a integridade física dos cidadãos que frequentam o estabelecimento.

    Todos os estabelecimentos fiscalizados foram notificados a suspenderem os serviços de 5 empresas de vigilância consideradas clandestinas, as quais foram autuadas e responderão a processos administrativos, que podem resultar no encerramento definitivo da atividade e até prisão dos responsáveis em caso de reincidência.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.