Ventania forte derruba casas, postes e árvores no Maranhão

No final da tarde deste sábado (19), uma forte ventania atingiu a cidade de São Vicente de Férrer. O fenômeno deixou rastros de destruição. 

A população ficou aterrorizada com a forte ventania. Alguns acreditavam que tratava-se de um furacão. Casas e prédios comerciais foram destelhadas, muros vieram abaixo e várias árvores foram arrancadas. Alguns pontos da cidade estão intrafegáveis.

Em breve novas informações…

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Defensoria estadual consegue recursos federais para execução de ações em favor de população LGBT

Visando contribuir para um atendimento mais efetivo, para a conscientização e respeito à diversidade de gênero e, consequentemente, reforçar o combate à violência contra à população LGBT, o núcleo de defesa da população LGBT da Defensoria Pública (DPE/MA) obteve a liberação de recursos federais no valor de 250 mil reais para execução do projeto “Respeitar a Diferença é Viver sem Violência”. 
O convênio, consignado junto ao Ministério dos Direitos Humanos, permitirá o fortalecimento e ampliação das ações já desenvolvidas pela DPE, no que tange o atendimento jurídico, social e psicológico à população LGBT em situação de vulnerabilidade, por meio do atendimento e orientação jurídica, além da realização de ações de educação em direitos.
O projeto será coordenado pela defensora pública titular no Núcleo de Defesa da População LGBT, Lindevania de Jesus Martins da Silva, e pela coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Ferreira Gomes de Brito, com apoio de equipe multidisciplinar.
Lindevania Martins, uma das idealizadoras do projeto, destacou a importância do mesmo. “É necessário repensar as formas de convivência, impulsionar o respeito às diferenças, reconhecer o LGBT enquanto cidadão de direito, que deve ter condições de viver, digna e pacificamente. E que perpassa pela busca em atender esse contingente populacional, através da implementação de políticas públicas”, destacou a defensora.
O projeto abrangerá a região metropolitana de São Luís e se estenderá a mais cinco municípios do interior do Estado, que serão definidos posteriormente. A equipe multidisciplinar será composta por defensores, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros colaboradores, que realizarão visitas institucionais, palestras, sessões de estudos, capacitações, acompanhamentos.
Além disso, será feito um levantamento de instituições que trabalham na defesa e proteção da população LGBT para a implementação e fortalecimento da rede de atendimento ao segmento no Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Rede municipal de ensino de Zé Doca tem número recorde de aprovados no IFMA

O trabalho desenvolvido pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Zé Doca tem gerado bons frutos, graças aos maciços investimentos da prefeitura na área que é hoje é referência em toda região do Alto Turí e Gurupi. A rede pública municipal conseguiu aprovar cerca de 30 alunos no concorrido seletivo do IFMA, bem diferente de anos anteriores aonde o número de aprovados não passava de 08.

Vários fatores contribuíram para essa evolução educacional como a melhoria da infraestrutura física das escolas com salas climatizadas e quadras poliesportivas, realização de simulados premiando alunos que obtiveram melhores notas, realização de seminários, oficinas, capacitações e o mais importante, o alto nível dos professores da rede municipal que tem desenvolvido trabalhos de reconhecimento nacional como o prêmio “Professores do Brasil” que em sua 11º edição premiou a educadora da rede municipal de Zé Doca Cleonice de Sousa, alunos zedoquenses também se destacaram na OBMEP Olimpíada Brasileira de Matemática.

Segundo informou a secretaria de educação de Zé Doca Sônia Maria, todas essas conquistas são frutos do empenho de todos que fazem a educação e a sensibilidade da prefeita Josinha Cunha que apoia todas os projetos educacionais do município.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Casal de deputados Josimar e Detinha prestigia aniversário da líder política Dilcilene em Boa Vista do Gurupi

Na noite de ontem (18), o casal Josimar Maranhãozinho (deputado federal) e Detinha (deputada estadual), esteve no município de Boa Vista do Gurupi prestigiando o aniversário da ex-prefeita e liderança política do município Dilcilene. Maranhãozinho e Detinha receberam uma recepção calorosa logo na chegada, aonde os populares faziam questão de registrar “selfies” ao lado do casal de deputados mais bem votados da história política do Maranhão.

previous arrow
next arrow
Slider

“É sempre bom receber todo esse carinho das pessoas, essas demonstrações de confiança só aumenta a nossa responsabilidade como representantes do povo maranhense,” afirmou a deputada Detinha.

A comemoração aconteceu em frente à residência da ex-prefeita reunindo uma multidão, que dançaram e cantaram ao som da aparelhagem “Búfalo do Marajó”. Na oportunidade o casal de deputados agradeceu a votação recebida e reafirmou o compromisso de trabalhar por um Maranhão de mais oportunidades para todos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Engenheiro civil desapareceu no RN e carro foi visto no Piauí

Gláucio José de Almeida Júnior, 48 anos, engenheiro civil, permanece desaparecido desde o dia 17 quando se deslocou de casa para o local de trabalho, no município de Santa Cruz, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Mas ontem, o carro dele foi visto no Piauí.

Desesperados, familiares do engenheiro estão à procura do parente  e existem informações que viram ontem, dia 18 (sexta-feira), o carro dele, um Hyundai Tucson, de placa NNT-1109. Se você amigo leitor souber do paradeiro de Gláucio, informe pelo contato (84) 99455-2185.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito dialoga com moradores e anuncia novas ações na zona rural de Godofredo Viana

O prefeito Sissi Viana realizou, nesta sexta-feira (18), uma visita aos povoados Aurizona e Barão de Pirucaua, ambos localizados na zona rural do município de Godofredo Viana.

Na oportunidade, além de fortificar o diálogo com os moradores, o gestor anunciou novas ações nos setores da saúde, educação e desporto, por exemplo.

Acompanhado da vice-prefeita Lindalva Severo; do vereador Chico Vila Nova; lideranças comunitárias; e secretários municipais; Sissi Viana esteve, primeiramente, em Aurizona inspecionando a Unidade Básica de Saúde que serve a localidade.

O prefeito autorizou a obra de ampliação da UBS, que será modernizada com a implantação de uma nova infraestrutura e equipamentos.

O prefeito dialogou com a comunidade acerca da construção de uma segunda Escola Municipal no povoado.

Sissi explicou que já doou à mineradora Aurizona um terreno onde será construída a unidade escolar, que integrará a rede municipal de ensino. A obra terá contrapartida da prefeitura.

A escola reforçará a oferta de educação de qualidade – ensino fundamental e educação infantil – na região da zona rural.

Sissi conversou com desportistas, ocasião na qual autorizou a reforma do campo de futebol, importante praça esportiva que serve a comunidade.

Sissi Viana também visitou os funcionários da Estação de Tratamento de Água (ETA). O gestor se comprometeu em viabilizar melhores condições de trabalho aos mesmos.

“Agradecemos o apoio e parceria do prefeito Sissi, que realiza um governo participativo, que ouve as reivindicações dos moradores e trabalha para transforma-las em ações concretas”, afirmou o líder comunitário Leandro Severo.

Em Barão de Pirucaua, o prefeito anunciou que, em breve, terá início o serviço de reforma do posto de saúde que serve a comunidade.

“Realizamos um governo pautado no diálogo, na correta aplicação dos recursos públicos. Agradeço as manifestações de apoio e carinho que tenho recebido na zona rural de Godofredo Viana. Continuaremos trabalhando fortemente com o objetivo de implantar novas políticas públicas e, desta forma, beneficiar, ainda mais, todos os cidadãos godofredenses”, disse Sissi.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Homem que fazia tráfico de drogas do Ceará para o Maranhão e Piauí é preso

Foi preso ontem (18) em Parnaíba Antônio Jaime Araújo Cardoso (foto abaixo), mais conhecido por “Nego Jaime”, que fazia operações de tráfico de drogas do Ceará para cidades do Maranhão e Piauí.

De acordo com a Delegacia de Polícia Civil de Araioses e policiais do 2º BPM de Parnaíba, nego Jaime também comandava uma quadrilha que roubava motos para vender de uma cidade para outra, além de falsificação de documentos públicos, corrupção de menores e receptação.

Segundo o delegado Raphael Reis, o preso é apontado como o líder de uma quadrilha especializada em roubos e furtos de motocicletas na cidade de Parnaíba que eram trazidas e vendidas por receptadores na cidade maranhense de Araioses, assim também como trazia drogas do Estado do Ceará para distribuição nas duas cidades.

Ainda segundo as autoridades policiais, “Nego Jaime” é investigado em outros inquéritos policiais pela prática de crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa, crimes estes praticados nas cidades de Parnaíba e Araioses.

O preso foi conduzido para a Unidade Prisional de Ressocialização de Tutoia, de onde será recambiado para as Unidades Prisionais de Chapadinha ou São Luís.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Astro de Ogum define trabalhos e projetos para a grande São Luís

Exercitando aquilo que mais gosta de fazer, digo, está perto do povo, mas que esteve afastado nos últimos quatro anos, em função da presidência da Câmara de São Luís, o vereador Astro de Ogum(PR), vice-presidente do legislativo ludovicense, esteve participando de uma grande reunião na comunidade Calembe, na zona rural da capital.

Segundo o parlamentar, o encontro teve como objetivo definir as áreas de início dos trabalhos e projetos que pretende implantar na região, e que vai beneficiar milhares de pessoas em inúmeras comunidades.

“A zona rural é uma região de grande extensão geográfica e populacional, portanto, com muitos problemas, e para ameniza-lós precisamos nos unir, dar-mos as mãos para melhorar a qualidade de vida de quem escolheu a zona rural para morar”, enfatizou o vereador.

Participaram do encontro 83 lideranças das seguintes localidades: Calembe, Piçarreira, Estiva, Vila Samara I e II, Sol Nascente, Igaraú, Novo Horizonte, Aguada, Rumo, Coqueiro, Juçara, Inhaúma, Aldeia Legume, Vila Rica, Tibiri, Magnólia, Residencial 2000, Maracujá, Cinturão verde, Quebra-pote, Maracanã,São Joaquim, Anajatiua, Santa Helena, Collier, Rio Grande, Vila Itamar, Itapera, laranjeira, Nova Larajeira, Murtura, Pedrinhas e Ribeira.

“ Como sempre o Astro deu um show, porque de fato pensa em como ajudar nossas comunidades, a exemplo do que fez na Vila Samara, colocando os canos nas ruas e levando água pra centenas de pessoas, por isso estamos motivado para trabalhar em prol da zona rural. Acreditamos e apoiamos o vereador”, finalizou Jeanne Medeiros, liderança comunitária com atuação no Calembe.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Flávio Bolsonaro revela que MP do Rio de Janeiro quebrou sigilo sem autorização judicial

O senador eleito Flávio Bolsnaro garantiu que não quer esconder-se atrás de foro nenhum  e voltou a fazer grave acusação contra o MP do Rio de Janeiro, que quebrou os sigilos dele sem ter autorização da Justiça.  

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Record, o senador disse que “sou o maior interessado em esclarecer isso tudo”. Confira abaixo a entrevista:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Loucura total: Em Goiás, governo achou a solução para economizar, fechando escolas

Os pais, é claro, estão reclamando dessa medida insana e cruel do governador Ronaldo Caiado (foto acima). E o pior: O governo, através de sua Secretaria de Educação, defende a nefasta decisão para demonstrar seriedade na aplicação dos recursos. Quanta loucura!

Não demora muito o Governo de Goiás vai mandar fechar as delegacias de bairros e municípios, deixando apenas funcionando as das cidades pólos para racionalizar recursos e deixar imperar a violência e bandidagem.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.