Prefeitura começa a semana com vacinação de idosos com 64 e 63 anos contra a Covid-19 em São Luís

    A semana começa com a vacinação de novos grupos de idosos na capital maranhense. Nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), idosos de 64 estão liberados para tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na quarta-feira (14) e quinta-feira (15), são os dias destinados aos idosos de 63 anos, sempre de acordo com o mês de aniversário.

    O prefeito Eduardo Braide avalia como exitoso o fluxo da campanha que segue avançando conforme planejamento municipal. “A população tem entendido nosso planejamento por grupos prioritários. Estamos com equipes trabalhando de domingo a domingo, ampliando os dias e locais, para vacinar o quanto antes toda a nossa população contra esta doença”, disse.

    A divisão do recebimento das doses também obedece a horários específicos. Nascidos entre julho e setembro vacinarão pela manhã e de outubro a dezembro deverão receber as doses à tarde. Além do Centro de Vacinação no Cohafuma, também estão disponíveis das 8h às 18h, o Centro de Convenções do campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além dos dois drives, sendo um na própria UFMA e o do Espaço Reserva, no Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche (Maranhão Novo).

    A pessoa que está na faixa etária de vacinação deve se encaminhar para qualquer um destes locais, portando um documento oficial com foto e ainda um comprovante de residência (ambos de preferência originais). No caso dos drives, o acesso somente é permitido ao imunizante pelo fluxo que contempla a vacinação para quem estiver em um veículo.

    Evanira Lima, de 64 anos, acordou cedo e se dirigiu ao Drive-thru do Espaço Reserva com o carro enfeitado com balões e mensagens de agradecimento por ter vencido a doença. A professora teve a Covid-19 há 17 dias e aguardou na fila para agendar uma data segura para tomar a primeira dose do imunizante. “Sei que só posso tomar a vacina depois de trinta dias, mas fiz questão de vir pessoalmente para agendar uma nova data e demonstrar minha gratidão a Deus por ter vencido a doença”, comemorou a idosa.

    O Plano Municipal de Imunização segue avançando na capital maranhense. Hoje (12), também, iniciou a vacinação de 229 agentes de trânsito que trabalham diretamente com o público, no drive-thru do Espaço Reserva, no Maranhão Novo. “Uma vez vacinado, a gente trabalha muito mais tranquilo”, frisou Cassiano Fernandes, agente de trânsito há 14 anos e que tratou logo de garantir sua imunização no primeiro dia.

    Além disso, os idosos acamados seguem sendo vacinados de segunda-feira à sábado, em dias programados por equipes da Coordenação de Imunização da Semus. A vacinação deste público é programada, ou seja, após o cadastro, a Semus entra em contato com a família para a marcação do dia da ida dos vacinadores na casa do idoso.

     

    Cadastro

    O cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19 das pessoas acima dos 60 anos segue disponível no site da Prefeitura. Na quarta-feira (14) e quinta-feira (15), conforme calendário oficial, serão vacinadas somente as pessoas com 63 anos de idade. Pessoas, portanto, entre 60 e 62 anos de idade devem ainda aguardar por divulgação de calendário específico.

    A semana começa também com a abertura de cadastro de vacinação na plataforma Vacina São Luís – Profissionais de Saúde (saoluis.ma.gov.br/vacinaprofissionaisdasaude) para profissionais da área da saúde que ainda não foram imunizados. Com a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino superior da rede privada, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliou a vacinação para estagiários da área da saúde.

    “Com a abertura de novos pontos de vacinação, ampliamos o número de profissionais envolvidos e estamos contando com o apoio de estudantes, por isso estamos fazendo o cadastro dos estagiários da saúde, para que possamos, em breve iniciar a vacinação para esse público específico”, explicou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

    Até o dia 11 deste mês, 148.075 doses foram aplicadas contra a doença. Destas, 110.422 somente em primeira dose e 37.653 em segunda dose.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre mais um pastor da Assembleia de Deus no Maranhão

    Morreu na madrugada desta segunda-feira (12), o pastor Texeira, da Assembleia de Deus, área 17, em São Luís, vítima da covid-19.

    Ontem (11) também faleceu por complicações da COVID-19 o também pastor da Assembleia de Deus de Zé Doca, Antônio João.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em reunião na SES, Othelino discute reforma do Hospital Municipal de São Vicente Férrer

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta segunda-feira (12), com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para discutir a reforma do Hospital Municipal de São Vicente Férrer, uma das principais demandas da cidade. No encontro, o parlamentar esteve acompanhado do prefeito do município, Adriano Freitas (DEM).

    Deputado Othelino, secretário Carlos Lula e o prefeito Adriano Freitas conversam sobre os detalhes da reforma do hospital

    Na reunião, o chefe do Legislativo e o prefeito Adriano expuseram a importância da reforma da unidade de saúde para o município, localizado na Baixada Maranhense.

    Othelino Neto informou, ainda, que o governador Flávio Dino já autorizou a execução da obra em mais uma parceria do Governo do Estado com os municípios.

    “A reforma do Hospital Municipal é uma das principais demandas da cidade. Tratei do assunto com o governador Flávio Dino e, hoje, viemos conversar sobre os detalhes da obra com o secretário Carlos Lula. Certamente, é mais um benefício para São Vicente Férrer, que contará com um hospital estruturado para melhor atender à população”, enfatizou o parlamentar.

    O secretário Carlos Lula afirmou que, agora, serão feitos os encaminhamentos para que a reforma seja iniciada o mais breve possível. “Mais uma vez, o Governo do Estado faz parcerias com os municípios para melhorar a vida da população. Agora, vamos reformar o Hospital Municipal de São Vicente Férrer, uma obra já autorizada pelo governador Flávio Dino e que, em breve, começaremos a reforma”, garantiu.

    Benefícios 

    O prefeito Adriano agradeceu o apoio do deputado Othelino para a concretização do pleito. Segundo ele, o parlamentar sempre trabalhou para garantir benefícios à população vicentina. Agradeceu também ao Governo do Estado por ter atendido à solicitação.

    “Como representante da população, agradeço ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, ao secretário Carlos Lula e ao governador Flávio Dino, que vai viabilizar esse projeto tão importante para o nosso município. Fico muito feliz de ver esse pleito sendo atendido, pois é uma luta desde o início do nosso mandato, que conquistamos agora para benefício da população de São Vicente Férrer”, declarou.

    Página 2 de 2

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Veículo da Secretaria de Saúde de Timon com doses de vacinas contra H1N1 é tomado de assalto

    O veículo que transportava 1.250 doses de vacina contra a gripe Influenza (H1N1) foi alvo de bandidos nesta segunda-feira (12) em Timon.

    O carro da Secretaria Municipal de  Saúde foi roubado em frente à Policlínica durante a manhã. Forças de segurança foram acionadas de imediato e localizaram rapidamente o veículo, na região do Centro da cidade.

    Nós fizemos as barreiras e fechamos a cidade para localizar o homem, que sabendo disto, abandonou o veículo. Os agentes encontraram o carro, e as vacinas foram devolvidas para a campanha que vai acontecer nesta semana”, disse o coronel Jorge Antonio de Araújo.

    Segundo ele, a partir de agora, a PM vai acompanhar o transporte de vacinas tanto da Influenza, quanto contra a Covid-19.

    A Secretaria Municipal de Saúde de Timon emitiu nota de esclarecimento sobre o ocorrido. Confira abaixo.

    A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) vem a público esclarecer que, na manhã desta segunda-feira (12), um veículo pertencente a frota municipal da SMS foi assaltado. O carro realizava no momento transporte das vacinas contra a Gripe (INFLUENZA).

    Logo que foi informado do ocorrido a administração acionou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil do município, que já realizou a perícia técnica e confirmou que a térmica contendo 1.250 doses que estavam dentro do veículo já foram recuperadas.

    O ocorrido não compromete a Vacinação contra a Gripe. A campanha inicia amanhã (13), para as crianças de 6 meses a menores de 2 anos nas 19 UBSs selecionadas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Eduardo Braide lança campanha de vacinação contra Influenza em São Luís

    O prefeito Eduardo Braide lançou, no Centro de Saúde São Cristóvão, na manhã desta segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra Influenza (H1N1) em São Luís. Nesta primeira etapa do calendário de imunização serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Para garantir o acesso fácil à vacina e evitar aglomerações, a Prefeitura disponibilizou mais de 60 pontos de vacinação em unidades de saúde da rede municipal em toda a cidade. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h e das 14h às 17h. 

    “Este é um momento muito importante, sobretudo neste ano, que ainda estamos em pandemia. Em 2021, a campanha começa diferente, atendendo primeiro às crianças de 6 meses a menores de 6 anos. É fundamental que pais, mães e responsáveis levem seus filhos para vacinar, respeitando o calendário estabelecido pela Prefeitura para evitarmos aglomerações e para que todos sejam vacinados de forma rápida e segura”, disse.

    A primeira etapa da campanha de imunização contra Influenza (H1N1) deste ano segue de 12 de abril a 10 de maio. Neste período, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), profissionais de saúde, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz).

    Para evitar aglomerações nos pontos de vacinação foi organizado um calendário para o atendimento de cada um destes públicos por vez. O cronograma pode ser acessado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.

    A diarista Hierlen Tavares acordou cedo e foi a primeira a levar seu filho, Arthur Luís, 1 ano, para se vacinar no Centro de Saúde São Cristóvão. “Eu mantenho a carteira de vacinação dele sempre atualizada porque é importante para prevenir doenças e manter a saúde dele em dias, ainda mais agora com a pandemia”, afirmou.

    Quem também não perdeu tempo e já vacinou o filho Miguel, de 1 ano e seis meses, foi a dona de casa Ellen Cristina Pereira, que recomenda a todas as mães e pais que façam o mesmo. “Essa vacina é muito importante. Por causa da Covid-19 não dá para deixar nossos filhos ficarem gripados. Então, recomendo a todos que tragam suas crianças”, comentou.

    O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que nesta primeira etapa da campanha de vacinação a meta é imunizar 150 mil pessoas do público-alvo. “Começamos hoje a vacinação pelas crianças, e vamos avançando no calendário à medida que formos atendendo os públicos prioritários. Temos mais de 60 postos de vacinação espalhados pela cidade. Então, os pais e mães devem ficar atentos ao calendário de vacinação, procurar o local mais próximo de sua residência e levarem seus filhos para vacinar e garantir mais essa proteção para eles”, informou.

    A Prefeitura de São Luís ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

    CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

    12/04 – crianças de 6 meses a menores de 1 ano

    13 e 14/04 – crianças de 1 ano

    15 e 16/04 – crianças de 2 anos

    17 e 19/04 – crianças de 3 anos

    20 e 21/04 – crianças de 4 anos

    22 e 23/04 – crianças de 5 anos

    24/04 – retardatários

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino antecipou para hoje (segunda-feira) pagamento da metade do 13º salário

    Funcionários públicos estaduais (mais de 100 mil) foram tomados de surpresa hoje,m segunda-feira (12) quando consultaram suas contas bancárias. O que estava previsto para sair a partir do dia 15 (quinta-feira), a metade do 13º, saiu hoje. 

    O pagamento representa um alívio imediato na vida dos trabalhadores e injeta ânimo na economia local, notadamente no setor do comércio. O fato deve levar a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado a pagarem também seus servidores a partir de amanhã.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Godofredo Viana segue entregando benefício social para famílias carentes

    A Prefeitura de Godofredo Viana segue beneficiando famílias carentes do município com a entrega de cestas básicas.

    Até o momento, mais de mil cestas foram encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade social residentes em diversos bairros.

    Recentemente, foram beneficiados moradores das localidades Aviação, Itereré, Bairro de Fátima, Santa Maria, Ponta do Jardim, Santa Maria e Barão.

    A iniciativa da gestão do prefeito Sissi Viana (Republicanos) visa auxiliar pessoas mais pobres neste momento conturbado no qual continua prevalecendo a proliferação do novo coronavírus.

    A entrega do benefício terá continuidade esta semana.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Motorista que conduzir criança sem a cadeirinha está ferrado, pagará multa, e carro será apreendido

    O Novo Código de Trânsito Brasileiro, que passou a valer a partir desta segunda-feira (12) trouxe mudanças que vão doer no bolso dos motoristas, principalmente aqueles que conduzem crianças no carro.

    Foto Reprodução

    De de acordo com o novo texto do CTB, a Lei da Cadeirinha aumentou de 7 para 10 anos a idade de crianças que devem ser transportadas obrigatoriamente nesses assentos, com exceção dos menores que já atingiram altura de 1m45cm antes dos 10 anos. Nesses casos, segundo o Novo Código de Trânsito, a Lei da Cadeirinha entende que elas podem ser transportadas no banco traseiro do veículo com cinto de segurança do automóvel.

    Mas a partir de agora quem for flagrado descumprindo a nova regra pagará multa de R$ 293,47 e perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, infração considerada gravíssima.

    Vale ressaltar que o que é mais comum hoje em dia é ver crianças sendo transportadas fora dessas cadeirinhas e também sem cinto de segurança. Se a fiscalização for rigorosa a partir de hoje tem muito motorista que será penalizado e terá o veículo apreendido.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    VÍDEO: Em manobra perigosa, piloto põe vida de banhistas em risco no interior do Maranhão

    Sem registro e de forma irresponsável, o piloto de uma aeronave de pequeno porte decidiu, neste fim de semana, arriscar a própria vida e a de banhistas que encontravam-se na praia do Caju, em Nova Iorque, interior do Estado.

    As imagens mostram voos rasantes e arriscados que deixaram adultos e crianças assustados. Assista abaixo.

    Policiais do 35º BPM foram acionados e encontraram a aeronave na cidade de São João dos Patos. O piloto, conhecido como ‘Cabeludo’,  foi conduzido para a delegacia. Ele já foi preso anteriormente por pilotar sem registro legal e também já se envolveu em um acidente aéreo.

    A aeronave foi localizada por Policiais Militares

    O Blog tentou fazer contato com o prefeito Daniel Heroi para saber como esses casos podem ser evitados, mas não obteve êxito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.