Flávio Dino sanciona lei que obriga condomínios a comunicar violência doméstica

O governador Flávio Dino sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão obrigando condomínios residenciais a comunicar à polícia casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescente e idosos.

A lei, de autoria da deputada Daniella Tema, vale para os condomínios residenciais em todo o Maranhão. A comunicação deve ser feita pelos síndicos ou administradores. O relato deve ser realizado sempre que houver ocorrência ou indício de violência doméstica ou familiar.

A comunicação deve ser feita até 24 horas após a ciência do fato.

Os condomínios deverão afixar cartazes, placas ou comunicados divulgando a obrigatoriedade de fazer a denúncia.

O descumprimento da lei inclui advertência e, em caso de reincidência, multa entre R$ 500 e R$ 10 mil.

Congresso

Enquanto no Maranhão essa obrigatoriedade já virou lei, o Congresso Nacional está analisando uma lei com o mesmo sentido. A matéria foi aprovada em votação simbólica no Senado e ainda precisa passar pela Câmara, para depois ser sancionada.

Denúncia

As denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelo telefone 100, pelo telefone 180, pelo telefone 190 e pela Delegacia Online (https://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br), entre outros canais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Nova escola padrão FNDE em Matões

A cidade de Matões receberá até Janeiro de 2021, uma escola padrão FNDE com 6 salas, muro e fachada.

A informação foi comunicada ao prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho(DEM), pela Deputada Estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) que recebeu a informação do Secretário Estadual de Educação, Professor Felipe Camarão.

A ordem de Serviço 02/2020 – SUINFRA, foi assinada pelo Superintendente da Infraestrutura da SEEDUC, no dia 06/07/2020, autorizando a construplan a iniciar imediatamente a obra.

Dra. Cleide agradeceu ao Secretário de Estado da Educação, bem como todos os envolvidos na busca de recursos para esta importante obra, destacando que ela é mais demonstração da prioridade que o Governador Flávio Dino dá à educação.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Drive thru nas feiras livres da Prefeitura de São Luís da Praia Grande e Renascença garante mais segurança e comodidade neste momento de pandemia

Feiras livres da Praia Grande, no Centro de São Luís, e do bairro Renascença estão oferecendo um serviço a mais para os consumidores que é o sistema de vendas por drive thru (em que o cliente compra a mercadoria sem precisar sair do carro).

A iniciativa, proposta pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), é mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As vendas presenciais continuam sendo feitas nestes locais, mas é necessário cumprir as normas sanitárias, fazer uso de máscaras e manter o distanciamento social como ocorre em todas as feiras e mercados da cidade. Nestes espaços, bombeiros civis contratados pela Prefeitura de São Luís continuam fiscalizando e fazendo valer as regras sanitárias vigentes.

A logística do drive thru, além de mais cômoda para o cliente, é essencial para o combate à disseminação da Covid-19 e estará em funcionamento nas duas feiras nesta quinta (4) e sexta-feira (5), respectivamente. De acordo com o titular da Semapa, Émerson Macedo, a feira livre via drive thru é mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo no controle da doença em São Luís.

“O drive thru funciona por meio de um sistema no qual o pedido é feito pelo cliente de forma remota, via WhatsApp. Após isso, ele se dirige à feira, faz o pagamento e retira o produto sem ter que precisar sair do carro para escolher a mercadoria e correr maiores riscos de contaminação.

Ou seja, esse sistema tem total convergência com a prevenção à Covid-19, pois promove mais segurança”, destacou. Cada feirante disponibiliza seu número de aplicativo de mensagem, mas também é possível entregar a lista de compras no local e aguardar para retirar os produtos. Os pedidos podem ser feitos, via WhatsApp, pelo número 99109-2721.

A feira livre da Praia Grande, localizada no Aterro do Bacanga, no Centro e a do bairro Renascença, localizada na extensão da Rua Cedro, paralela à Avenida Colares Moreira, são as únicas duas feiras livres em funcionamento na capital via drive thru. A feira livre da Praia Grande, promovida às quintas-feiras, atrai grande número de consumidores que, de seus carros e em curto espaço de tempo, têm em mãos os produtos desejados, assim como ocorre no Renascença, só que nas sextas-feiras.

Outras feiras livres também acontecem no decorrer da semana em São Luís, como na Cohab, Vinhais, João de Deus, Bequimão, Madre Deus e Turu, mas nenhuma dessas em sistema drive thru.

FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA

Assim como vem acontecendo nos mercados de São Luís desde o mês passado, bombeiros civis, contratados pela Prefeitura de São Luís, também estão fiscalizando o cumprimento das regras sanitárias nas feiras livres da capital. Para evitar maior número de contaminados pela Covid-19, o efetivo, à disposição da Semapa, tem trabalhado para combater as infrações da população às regras de distanciamento social e uso de máscaras nesses locais, em que os serviços oferecidos são essenciais à vida humana.

CRONOGRAMA DAS FEIRAS LIVRES

Terça-feira, Cohab

Endereço: Rua B, S/N, Planalto Anil I (Avenida de acesso ao Cohatrac)

Quarta-feira, Vinhais

Endereço: Avenida 1, S/N, Vinhais (Próximo ao Posto Brasil)

Quinta-feira, Praia Grande (DRIVE THRU)

Endereço: Aterro do Bacanga, Centro (Próximo ao circo da Cidade)

Sexta-feira, Renascença (DRIVE THRU)

Endereço: Rua Cedro, S/N, Renascença, próximo ao Hiper Bom Preço

Sexta-feira, João de Deus

Endereço: Avenida Guajajaras, S/N, João de Deus (Próximo ao Posto Ipiranga)

Sábado, Bequimão

Endereço: Avenida Perimetral Norte, S/N, Bequimão

Sábado, Madre Deus

Endereço: Praça da Saudade, Madre Deus

Sábado, Turu

Endereço: Avenida 06, S/N, Habitacional Turu

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cadáver é encontrado no cais de São José de Ribamar

Um cadáver em estado avançado de decomposição foi encontrado na manhã de hoje (09) no cais do Porto Barbosa no município de São José de Ribamar.

A suspeita é de que o corpo pode ser de um dos três pescadores que sumiram no último dia 25. O IML já esteve no local e fez a remoção do cadáver.

Ainda na manhã desta quinta-feira, vários destroços que possivelmente poderiam ser de embarcação foram encontrados na região do Maruim, ainda no meio dos achados, foi identificada por familiares dos desaparecidos uma tampa de caixa de isopor, que poderia ter pertencido a um dos pescadores.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Viva/Procon atende indicação de Yglésio e agendamento de consultas odontológicas podem ser feitas por app

Já é possível agendar consultas no Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) de forma online. O serviço passou a funcionar nesta quinta-feira (9),  após o Procon atender a uma indicação do deputado estadual Dr. Yglésio (PROS), apresentada em março deste ano, sugerindo a opção do agendamento por meio de aplicativo.

Yglésio comemorou o fato de o poder público ter acatado sua indicação

O deputado comemorou o fato de o poder público ter acatado sua indicação. “A notícia da inclusão desse serviço nos canais online do Procon é de grande relevância, pois quem ganha com tudo isso são as pessoas que dependem do sistema público para cuidar da saúde”, disse o deputado.

A presidente do Procon, Adaltina Queiroga, destacou que o novo serviço é uma forma de dar ao cidadão a opção da economia de tempo, visto que não precisa mais sair de casa para fazer os agendamentos. “E o melhor, de forma totalmente segura”, disse Adaltina Queiroga.

Além do aplicativo, o site do Procon também conta com a opção da marcação de consultas, proporcionando a mesma facilidade do aplicativo.

Programa Sorrir

O Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) é um órgão especializado em atendimentos relacionados à saúde bucal e continua atendendo normalmente por meio dos números (98) 3232-5355 e 3221-4621. Agora, com o serviço incluso no app e site do Procon, também passa a atender de forma online.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Instituições recebem doações feitas pela live “Arraiá do Shinoda”

A live “Arraiá do Shinoda”, realizada no mês passado,  foi um sucesso e conseguiu arrecadar diversas doações durante a transmissão ao vivo. O show virtual foi considerado um dos maiores do Maranhão e beneficiou o Instituto Antonio Brunno, Casa de Apoio Peniel e Asilo de Mendicidade São José. 

A live contou com a participação de diversos nomes conhecidos da música como Jhonny Boy, Mayara Lins e Roberto Ricci e foi transmitida pelo canal do Youtube de Shinoda. Reunindo cestas básicas, frangos, peixes, máscaras de proteção contra covid-19 e álcool em gel, as doações foram divididas entre as instituições após a apresentação virtual. Veja o vídeo do Instituto Antonio Brunno recebendo as doações do projeto:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Arraial do Programa Mandou Legal acontece hoje, quinta (09)

Hoje, dia 9 de julho, acontecerá a live do Mandou Legal, a partir das 20h, no canal do YouTube do programa.

Com várias atrações, a live será em homenagem ao grande ícone da cultura popular do Maranhão, e idealizador do programa, Osvaldo Souza, que faleceu no ano de 2019.

“Nossa live será em homenagem ao meu grande pai, amigo e incentivador da nossa rica cultura. Faremos com muito amor e carinho para o nosso público; tenho certeza que todos irão gostar”, afirmou Peterson Bruno.

A live terá a deputada estadual Detinha (PL) como madrinha e o superintendente do IPHAN Maurício Itapary como padrinho.

Segundo Robério Lima, a programação será bem diversificada.” Vai ser uma live que ficará na história de São Luís do Maranhão. Vai ser algo diferente”, finalizou ele.

A programação conta com: Boi da Lua, Boi de Sonhos, Tambor de Crioula Mestre Amaral, Daffé, Rosa Reis, Ivan Marques, César Nascimento,Teresa Canto, Fábio Alta Tensão, DJ Vanessa Serra e Boi de Ribamar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Covid-19: veja os 216 municípios do Maranhão com pacientes contaminados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualizou o número de infectados por Covid-19 em cada município do Maranhão. De acordo com o boletim divulgado nessa quarta-feira (8), 216 cidades do estado apresentam pacientes contaminados pela doença e somente Lagoa do Mato ainda não possui casos confirmados.

De acordo com a lista divulgada pela SES,  São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Açailândia e Zé Doca são as cidades com o maior número de infectados. Atualmente, o Maranhão registra 92.939 casos do novo coronavírus e 2.324 óbitos pela doença.

O relatório também detalhou o quadro dos pacientes contaminados no estado. Entre os 92.939 confirmados com a doença, 331 deles estão internados em UTI (280 na rede pública e 51 na rede privada), 462 internados em enfermaria, 17.770 pessoas em isolamento domiciliar monitorado e 72.052 pacientes recuperados do novo coronavírus. Veja a lista com os municípios maranhenses com casos de Covid-19:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

No dia do aniversário de Viana, prefeito se empolga e joga dinheiro ao povo

Na noite de ontem (8), durante  o aniversário da cidade de Viana-Ma, o prefeito Magrado Barros se inspirou no comunicador Silvio Santos e atirou dinheiro para o povo disputar quem pegava mais sédulas naquela ocasião.

Conhecido como “Macho Velho”, o prefeito da cidade a cada vez que atirava as notar para o alto, dizia: “Arrocha o rabo da anta e deixa o pau ‘trucê’.” A farra começou com sédulas de vinte reais, passando por notas de cinquenta e chegando até cem reais promovendo uma grande aglomeração.

Enquanto isso, o município vive um estado de completo abandono, com ruas esburacadas, sem água potável e famílias passando por situação de fome.

Atualmente, o prefeito de Viana é acusado de ter contratado uma empresa no valor de aproximadamente R$400 mil para a compra de 48 impressoras. Veja o vídeo de Magrado Barros jogando dinheiro para a população:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.