Presidente da Assembleia, Othelino Neto recebe visita da senadora eleita Eliziane Gama

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PC do B), recebeu, na noite desta segunda-feira (12), a visita de cortesia da deputada federal e senadora eleita Eliziane Gama (PPS). No encontro, a parlamentar reafirmou o compromisso de trabalhar no Senado Federal em conjunto com os poderes Legislativo e Executivo em prol do povo maranhense.

Othelino Neto agradeceu a visita e ressaltou a importância do diálogo permanente entre as instituições para o desenvolvimento do Estado. “Fico muito feliz em receber a senadora eleita Elizane Gama. Com esse pacto entre os poderes, o Maranhão finalmente vai saber o que é ter uma senadora e um senador trabalhando, junto com o Governo e a Assembleia, para melhorar a vida dos maranhenses”, acentuou.

Durante a conversa, Eliziane Gama garantiu que, com grande parte dos senadores e deputados federais atuando a favor do Governo do Estado, o Maranhão tende a crescer mais. Segundo ela, os próximos anos serão ainda melhores. “Vamos fazer com que os recursos federais cheguem ao nosso Estado. Teremos um Senado antenado e, consequentemente, o governador Flávio fará muito mais pelo nosso povo, porque dentre os elementos que tem, contará com a maioria da bancada federal a seu favor. Finalmente, temos, de fato, um Congresso Nacional que representa povo do Maranhão. Estou otimista e não tenho dúvida que nestes quatro anos traremos ainda mais conquistas para os maranhenses ”, disse ao finalizar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Sarney Filho confirmado como novo secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha (MDB) convidou o deputado federal maranhense, Sarney Filho (PV), para ocupar a Pasta do Meio Ambiente do governo do Distrito Federal. O filho de Sarney aceitou o convite.

Derrotado na última eleição para senador da República pelo Maranhão, Sarney Filho foi ministro do Meio Ambiente dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer e tem o nome respeitado entre os ambientalistas e ONGs ligadas ao setor.

Porém, dias depois da derrota no Maranhão, Zequinha Sarney, como é mais conhecido, foi apontado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, como o responsável pela venda de parte das terras da Amazônia para entidades internacionais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Coelho Neto realiza primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimento (PAA)

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou nesta segunda-feira (12), mais um importante investimento, a primeira entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estado – Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

previous arrow
next arrow
Slider

A implantação do programa no município só se tornou possível graças ao empenho e parceria do Prefeito Américo com o Governo do Estado. O PAA permite a oferta de alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade alimentar atendidas pelos órgãos da assistência social e saúde e garante  o escoamento de parte da produção e fomento do setor.

Os alimentos foram entregues para o Hospital Municipal e Maternidade, Unidade de Pronto Atendimento-UPA, CAPS AD, CAPS I e CRAS do Bairro Mutirão e  Centro.

O agricultor familiar, Israel Moraes, do povoado São Pedro, entregou 100 kg de peixe e agradeceu a oportunidade de participar do PAA: “É com imensa felicidade que participo deste programa que oportuniza a venda do que produzimos em nossa comunidade. Isso é um incentivo que reforça a geração de renda e amplia a nossa produção. Agradeço a Deus por essa benção e ao governo municipal por abrir portas para o homem do campo, garantindo investimentos necessários para desenvolvermos nossas atividades”.

Nesse evento da primeira entrega de alimentos, o Prefeito Américo de Sousa foi representado pelo Secretário de Planejamento, Administração e Finanças, Milton Mourão.

Estiveram presentes secretários de governo, assessores, vereadores, servidores da SEMAGRI e agricultores beneficiados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Para fazer contraponto ao presidente eleito, Flávio Dino decreta sigilo nas escolas

Para o jornalista Linhares Júnior, o governador do Maranhão busca projeção nacional ao começar a fazer contraponto aos projetos anunciados pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Confira abaixo a análise crítica do jornalista que considera o decreto de Flávio Dino como forma de garantir sigilo nas escolas da rede estadual de ensino público:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Coronel afirma que capitã será afastada após tentar barrar show em São Luís

Blog do Neto Ferreira

A capitã Marcela, lotada no 8ª Batalhão da Polícia Militar, será afastada do cargo e irá responder a um processo administrativo, segundo informou o comandante de Policiamento de Área Metropolitano I (CPAM I), coronel Alexandre, ao Blog do Neto Ferreira. A militar foi flagrada protagonizando abuso de poder em uma casa de show em São Luís no último domingo (11).

“O caso é um fato isolado. Ela (capitã Marcela) responderá a um Processo Administrativo no âmbito da Corporação para apuração dos fatos. Para isso, a policial será afastada do cargo”, afirmou o comandante.

A sindicância deverá ser aberta pela Corregedoria da Polícia Militar, órgão responsável por apurar más condutas de militares, que irá colher provas e ouvir testemunhas.

Relembre o caso

No ultimo domingo (11), a policial militar protagonizou um fato inusitado em uma casa de show de São Luís. A capitã, que não estava a serviço, tentou barrar um evento após ser impedida de entrar armada na Tom Music. Naquela ocasião, a oficial exigiu que o show de Xande de Pilares fosse cancelado, mesmo com todas as licenças regulares, gerando assim um grande tumulto, reclamação do público e prejuízo para a organização da festa.

No momento da confusão, estava presente também a delegada do Meio Ambiente, Bianca Almada, que constatou a legalidade do evento, mas mesmo assim, a capitã Marcela afirmou que o evento teria que ser cancelado.

A confusão só acabou após uma equipe de policiais militares, que foi acionada para resolver o imbróglio, verificar todas as licenças e constatar que realmente estavam em dias.

A equipe de reportagem procurou a militar para esclarecer o fato e não conseguiu contato até o fechamento da matéria.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hilton Gonçalo participa de inaugurações e comemoração dos 24 anos de Bacabeira

O prefeito Hilton Gonçalo marcou presença na série de atividades desenvolvidas na cidade de Bacabeira entre os dias 9 e 10 de novembro.

Inaugurações da Secretaria de Cultura, escola, posto de saúde, praças, calçamento de ruas, fábrica de bloquetes, casas de alvenaria, rede de energia elétrica e a revitalização da Fonte do Bombaim foram algumas das obras inauguradas pela prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, esposa do prefeito de Santa Rita. “Entendemos que a nossa gestão deverá ser marcada com obras que venham beneficiar a população, trazendo melhoria da qualidade de vida e geração de emprego e renda”, justificou Fernanda Gonçalo.

Acompanhando sua esposa Fernanda Gonçalo, Hilton Gonçalo participou da entrega calçamento de ruas, casas, fábrica de bloquetes e a Secretaria de Cultura e Esporte.

Ainda na sede, a prefeita fez o lançamento da pedra fundamental para construção de uma praça – solicitação do vereador Jefferson Calvet – e de um Hospital Municipal de Bacabeira – que será construído ao lado da UBS e formará um complexo hospitalar. Fernanda Gonçalo explicou que a UBS foi construída com recursos da Vale e ainda não foi entregue por apresentar problemas estruturais. “A Vigilância Sanitária não aprovou a obra e estamos fazendo as adequações necessárias para que possa funcionar juntamente com o novo hospital, que terá sala de parto e centro cirúrgico”, explicou a prefeita.

Na comunidade de Peri de Cima/Alto Satuba, a prefeita e sua comitiva inauguraram calçamento de ruas, rede de distribuição de energia e casas populares. Nestes dois primeiros anos de gestão, a prefeita construiu com recursos do tesouro municipal quase 600 casas de alvenaria para pessoas de baixa renda, em substituição às casas de taipa e cobertas de palha. “Estas casas levam melhoria de vida e dignidade para as famílias. Estamos com aproximadamente 600 casas entregues e outras em andamento”, completou a gestora estadual.

Assentamento – Em todos os povoados existem obras concluídas pela Prefeitura de Bacabeira. No Assentamento foi inaugurada a primeira Escola Municipal Benedito Felipe Corrêa e o Posto de Saúde Sebastiana Mourão. “Estamos todos muitos felizes porque, pela primeira vez, um gestor municipal atendeu as nossas necessidades. A nossa vida era muito difícil com as crianças estudando longe”, falou a dona de casa Maria Eduarda, mãe de um aluno. A escola atendeu também a uma reivindicação do vereador Ademir Castro.

No Distrito de Peri de Baixo, Fernanda Gonçalo entregou a Revitalização da Fonte de Águas Naturais do Bombaim (faz parte da história do município e abastece parte da comunidade com água pura) e a Praça da Amendoeira – construída às margens da BR-135. “Estamos muito felizes de entregar esta praça para a comunidade porque este local aqui era tomado de mato, lama e lixo. Conversamos com o arquiteto Reginaldo Calvet para fazer a revitalização deste local e agora é uma área de lazer”, completou a prefeita. A construção da Praça da Amendoeira e a revitalização da fonte são obras que fazem parte dos requerimentos do vereador Thacbal.

Faziam parte da comitiva da prefeita, os vereadores Tchabal, Dino, Ademir, Magno, Romualdo, Meu Povo, Jefferson Calvet e Arrumadinho. Os secretários Ramon (Pesca), Lucas (gabinete), Ivanildes (Educação), Fábio (Semdes), Linhares (Portos), Ruck (Agricultura) e secretários adjuntos também acompanharam as inaugurações durante.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tema reúne-se com cúpula da SSP e trata sobre execução do prefeito de Davinópolis

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, reuniu-se, nesta segunda-feira (12), com representantes da cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Na oportunidade, o líder municipalista solicitou empenho e celeridade no que se refere a elucidação do assassinato do prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva.

O gestor foi encontrado morto em um terreno próximo à sua fazenda neste último domingo. Ele foi executado com pelo menos sete tiros.

Tema foi recebido pelo subsecretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Tarso, que representou o titular da pasta, Jefferson Portela, que está viajando a trabalho.

Também participaram do encontro o delegado-geral Leonardo Diniz; Geraldo Nascimento, Marcelo Freitas e Ilan Kelson — diretor-executivo, chefe de gabinete e assessor jurídico da Federação, respectivamente.

Cleomar Tema, além de ratificar o pedido de celeridade nas investigações, relatou ao subsecretário o sentimento de insegurança que, hoje, toma conta dos prefeitos e prefeitas maranhenses.

“O prefeito, na maioria dos casos, anda com medo, temeroso de que, a qualquer momento, pode ser abordado por um criminoso e tornar-se vítima de uma situação pior. É necessário que os gestores tomem precauções, reforcem sua segurança”, comentou o prefeito de Tuntum.

Saulo de Tarso informou que, tão logo a SSP tomou conhecimento da morte de Ivanildo Paiva, foram mobilizadas equipes policiais que, no atual estágio, estão sendo coordenadas por quatro delegados da Polícia Civil.

“Já possuímos uma linha definida de investigação. O trabalho está sendo feito com cuidado, mas também obtendo celeridade. Temos profissionais qualificados trabalhando no caso. E em breve, garanto, faremos os anúncios necessários. Agradeço a visita do presidente Tema, que é um defensor dos prefeitos e prefeitas do estado”, disse.

Tema agradeceu a receptividade dispensada a ele pelos representantes da Secretaria.

“Sou sempre muito bem recebido pelos profissionais que fazem a Secretaria de Estado da Segurança Pública, um dos setores que, sem dúvida, avançou muito no governo Flávio Dino”

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Godofredo Viana comemora 53 anos com festa e muitas conquistas

O município de Godofredo Viana comemorará, na próxima quinta-feira (15), 53 anos de emancipação política e administrativa.

Sissi Viana recuperou e ampliou várias unidades de saúde.

Para festejar a data em grande estilo, a gestão do prefeito Sissi Viana (PSDB) organizou uma vasta programação, composta por shows da Super Poderosa Biz e Caminhão Tornado que serão realizados na chamada Praça de Eventos da cidade.

O cidadão godofredense, nestes quase dois anos da administração do tucano, tem muito o que comemorar.
Sissi investiu fortemente em todos os setores e segue firme valorizando o funcionalismo público que, desde 2017, recebe seus salários rigorosamente em dia, situação que vem contribuindo para aquecer, sobremaneira, a economia.

Novos serviços públicos foram implantados pela prefeitura.

Godofredo Viana tornou-se referência, por exemplo, em saúde bucal com a introdução de novos serviços, tais como diagnóstico local, periodontia, extração, além de atendimento de urgência e emergência.

Várias unidades de saúde foram reformadas e ampliadas; tendo ganhado equipamentos modernos e novas equipes de profissionais.
A prestação de serviços foi modernizada e a prefeitura oferece ferramentas online, como emissão de nota fiscal eletrônica e o próprio contracheque do servidor.

No setor educacional, os alunos estudam em unidades mais dignas e tem acesso a merenda de qualidade, assim como fardamento e material didático.

As manifestações culturais foram resgatadas e as chamadas festas tradicionais, como São João e Carnaval, tornaram-se referência na região atraindo milhares de brincantes.

Prefeitura continua recuperando estradas da zona rural.

Sissi Viana continua investindo no trabalho de pavimentação de vias e recuperação de estradas que interligam a sede da cidade à zona rural.

Os programas sociais funcionam efetivamente e oferecem atendimento de qualidade e mais cidadania ao godofredense, em especial aquele mais carente.

O pequeno produtor e o agricultor familiar foram beneficiados com programas que prestam assistência técnica gratuita, além de terem suas produções adquiridas pela prefeitura, o que fomenta consideravelmente este setor.

Godofredo Viana, graças ao empenho do prefeito, possui Secretarias Municipais integradas e, hoje, está habilitada e dispondo de um sistema de licenciamento ambiental ágil e livre de burocracia.

O prefeito mantém um relacionamento respeitoso e institucional com o Poder Legislativo, já tendo encaminhado à Câmara de Vereadores suas prestações de contas, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Assumimos um município atolado em dívidas. Com planejamento, organizamos a casa e começamos a executar as políticas públicas que o povo tanto clamava. Mesmo diante das dificuldades financeiras, fizemos muito, é verdade. E temos a consciência de que ainda é necessário fazer muito mais. E é desta forma que continuaremos trabalhando e desenvolvendo a cidade”, disse Sissi.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com pouco tempo de reformas, teto e paredes de escola desabam no interior do Maranhão

Os serviços de reformas do teto e da estrutura de paredes foram realizados recentemente na escola Frei Antônio Cinebaldi, em Bom Jardim, mas ontem tudo veio abaixo no final da tarde.

No momento em que a escola caiu, não havia nenhum aluno no local por causa do intervalo dos que saem para suas casas no período vespertino e os que entram para estudar no período noturno.

O que mais deixou os alunos preocupados é que falta menos de um mês para o encerramento do ano letivo na rede municipal de ensino de Bom Jardim.

O prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves Araújo (foto acima), já chegou a ser afastado do cargo por improbidade administrativa, junto com secretários e alguns vereadores. Ele retornou ao cargo e ainda teve bens bloqueados.

Pelas imagens mostradas hoje no Bom Dia Mirante, percebe-se claramente que restaram apenas escombros da escola, que sofreu reformas recente. A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o fato.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.