Gerente Executivo do INSS e ex-deputado estadual se envolvem em confusão com garotas de programa em Barreirinhas

    Confusão grande no último sábado, dia 24, na cidade turística de Barreirinhas que por muito pouco não terminou em tragédia.

    Entre os envolvidos, o bolsonarista organizador de Vaquejadas, Akiciano da Costa Vale, atual Gerente Executivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Luís e o medico ex-deputado estadual do Maranhão, Leonardo Sá.

    Conforme minuciosa apuração do Blog do Domingos Costa, Akiciano e Leonardo Sá aproveitaram uma ação de multirão de perícia médica do INSS que seria realizado em Barreirinhas e esticaram o final de semana. Levaram outros dois amigos, um “cafetão” e mais quatro garotas de programas.

    O grupo ficou hospedado em uma casa em Barreirinhas e, após os “afazeres”, todos seguiram a bordo de uma possante lancha para um passeio na praia do Atins.

    Quando já estavam em Atins, houve um desentendimento entre as garotas com outras três que faziam parte do mesmo grupo.

    Entre os deboches das meninas, houve agressão física entre elas, contudo, a confusão foi apartada por Akiciano, Leonardo Sá e os amigos.

    Quando se pensava que a situação tinha tranquilizado, a confusão aumentou ainda mais na chegada do grupo à casa.

    Conforme relatos de uma das garotas ao Blog do DC, que pediu reservas em relação a sua identidade, Akiciano estava muito agressivo e tratava mal as meninas. Ao tempo que destratava as garotas, ele exibia uma arma de fogo na tentativa de intimidá-las.

    Na casa repleta de pessoas alcolizadas, os ânimos se exaltaram ainda mais quando as meninas estavam ouvindo música. Nesse instante, Akiciano chegou e aumentou o volume de sua caixa de som propositalmente para atrapalhar as garotas.

    Nesse momento, houve ácido bate-boca entre o Gerente Executivo do INSS e uma das loiras mais belas do grupo. Ele chegou a ameaçar a garota exibindo a arma de fogo dentro da casa.

    Quem presenciou tudo, confidenciou ao Blog do DC que por muito pouco não aconteceu uma tragédia

    E a propósito dessa viagem a Barreirinhas, como se pode perceber, a “parceria” entre Akiciano Vale e o médico Leonardo Sa está rendendo muito, que diga o INSS…

    – Preso por posse ilegal de arma 

    Conforme link no final deste post, Akiciano da Costa Vale, possui antecedente policial de porte ilegal de arma de fogo. No dia 02 de abril de 2017, por volta das 17h, ele foi preso pela Polícia Militar do Maranhão durante uma blitz de rotina realizada na MA-119 nas proximidades do Povoado Boa Vista – distante cerca de 5 km do município de Paulo Ramos.

    No instante que a guarnição da Polícia abordou Akiciano num veículo Corola de cor preta, foi encontrado uma pistola 938 de calibre 380 e um carregador com 13 munições intactas. Os policiais, então, deram voz de prisão a Akiciano da Costa Vale e o mesmo foi levado para a Delegacia de Paulo Ramos para as devidas providências.

    – Outro lado 

    Procurado pelo Blog do Domingos Costa, o ex-deputado Leonardo Sá confirmou a confusão, mas afirmou que o “conflito” envolveu apenas as meninas. O médico explicou, ainda, que apenas agiu para separá-la no momento da briga.

    Ainda segundo a versão do político, as armas na casa pertenciam a um Policial Militar que atua em Barreirinhas e estava acompanhando o grupo. Sá não informou o nome desse suposto PM-MA.

    O Blog do DC buscou contato com o Gerente Executivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Luís, Akiciano da Costa Vale, mas sem sucesso. O espaço permanece franqueado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fernando Pessoa negocia com indústria de calçados de França/SP que poderá gerar 400 empregos em Tuntum

    O prefeito Fernando Pessoa se encontra na cidade de Franca no estado de São Paulo em busca de parceria para geração de empregos no município de Tuntum.

    Em processo adiantado de parceria publica privada Fernando esteve nos últimos dias visitando um indústria de calçados que mostra interesse de instalar uma unidade industrial no município de Tuntum.

    Segundo informações a empresa monta uma unidade em Tuntum em troca a Prefeitura abri mão de encargos. Com esta parceria serão oferecidos 400 empregos diretos e indiretos no município.

    “Estamos em negociação para levar para Tuntum uma grande empresa do ramo de calçados que irá gerar em torno de 400 empregos”, disse o prefeito Fernando Pessoa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Ribamar lança Projeto Empreendedorismo Feminino em parceria com o Sebrae

    A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS ), deu início ao Projeto Empreendedorismo Feminino, como parte do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Liceu Ribamarense.

    O evento inaugural contou com a palestra “Empreendedorismo Feminino: Iniciativas e Oportunidades”.

    A iniciativa visa capacitar as mulheres empreendedoras por meio de palestras e oficinas, abordando temas como empreendedorismo, planejamento, gestão e mídias digitais.

    Melissa Marão, Secretária Adjunta da SEMAS, destacou a importância do programa, afirmando: “Durante todo o mês de março e abril teremos várias palestras e oficinas sobre vários assuntos relacionados ao empreendedorismo, planejamento, gestão, mídias digitais e muito mais.”

    Gilson Menezes, gestor do programa Cidade Empreendedora São Luís, ressaltou a parceria entre o Sebrae e a prefeitura de São José de Ribamar, enfatizando o compromisso com o desenvolvimento territorial e o apoio às mulheres empreendedoras. “Queremos com isso trazer conhecimento para que elas possam progredir cada vez mais e crescer através de seu próprio negócio”, afirmou.

    Daniele Costa, empreendedora do ramo da estética, expressou sua aprovação à iniciativa, destacando sua importância para sua carreira e para as demais participantes: “Achei muito legal, vai nos ajudar muito a crescer e espero que muitas mulheres saiam daqui com muitas ideias para implementar no seu trabalho.”

    O programa oferecerá uma educação continuada em grupos divididos, abrangendo diversas áreas como artesanato, costura, alimentação e comércio varejista. Ao final do projeto, está prevista a organização de uma feira onde as alunas poderão colocar em prática o que foi aprendido nos últimos meses, fortalecendo assim suas habilidades empreendedoras e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MPMA aciona prefeito de Alcântara e companheira por nepotismo

    Nomeada como assessora técnica mantém união estável com prefeito Nivaldo de Jesus desde 2018

    O Ministério Público do Maranhão (MPMA) solicitou, em Ação Civil Pública ajuizada em 15 de fevereiro, a condenação do prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo de Jesus, e da companheira dele, Maria da Conceição Alves, por improbidade administrativa, devido à prática de nepotismo. Os acionados mantêm união estável desde julho de 2018. Assina a ACP o titular da Promotoria de Justiça da comarca, Raimundo Nonato Leite Filho.

    Maria da Conceição Alves exercia cargo de assessora técnica, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, desde janeiro de 2021, após nomeação do ex-prefeito Willian Guimarães. Ela foi exonerada em dezembro de 2023 e renomeada por Nivaldo de Jesus.

    Denunciada pela imprensa, a irregularidade levou o Ministério Público a requerer à Prefeitura de Alcântara informações sobre a questão. Em resposta, o prefeito argumentou que a nomeação de cargos de assessoria é um ato político, fundado na confiança, e estaria à margem das restrições impostas pela Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF) e pela legislação brasileira.

    “Com isto, Nivaldo de Jesus busca legitimar a nomeação, mas esta interpretação não encontra respaldo nas exceções à proibição do nepotismo”, contesta o promotor de justiça. “Além disto, a exoneração não exime a administração municipal das responsabilidades legais resultantes da nomeação”.

    Ainda de acordo com Raimundo Nonato Leite Filho, devido ao vínculo afetivo de Maria da Conceição Alves com o prefeito, a nomeação levanta questionamentos sobre prática de nepotismo, configurando violação aos princípios constitucionais de moralidade, impessoalidade e eficiência da Administração Pública.

    NEPOTISMO

    A Lei de Improbidade Administrativa proíbe nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau de autoridades ou servidores para cargos em comissão ou de confiança, além de função gratificada na administração pública, em qualquer dos poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Para o MPMA, a prática de nepotismo implica violações que não são sanadas meramente pela exoneração do servidor nomeado de forma irregular.

    PEDIDOS

    Na ACP, o Ministério Público requer a condenação de Nivaldo de Jesus e Maria da Conceição Alves ao ressarcimento integral dos valores recebidos indevidamente durante o período em que esta exerceu o cargo de Assessora Técnica, com a devida atualização monetária e juros legais.

    Outro pedido é que os acionados paguem multa de até 24 vezes o valor da remuneração recebida e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de, pelo menos, quatro anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Zé Inácio se coloca à disposição do PT de São Luís para compor chapa majoritária

    Nesta quarta-feira (28), o deputado Zé Inácio participou ativamente da Sessão Solene em celebração aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores, realizada na Câmara Municipal de São Luís. A sessão foi solicitada pela vereadora Creuzamar, do PT.

    Em um momento marcante de seu discurso, o parlamentar anunciou sua disposição para compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito, nas eleições municipais em São Luís.

    Zé Inácio destacou a importância desse gesto como uma oportunidade para fortalecer o campo democrático na capital maranhense e contribuir para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva. Além disso, ressaltou que a decisão visa não apenas fortalecer o PT em São Luís, mas também em todo o estado, impulsionando a construção de candidaturas petistas em diversos municípios do Maranhão.

    O anúncio do deputado Zé Inácio demonstra seu comprometimento com os ideais do PT e sua disposição em assumir um papel ativo na política da capital, visando o avanço das pautas progressistas e a representatividade do partido.

    Sua participação na Sessão Solene reflete o engajamento e a determinação em contribuir para a consolidação do PT como uma força política relevante no cenário maranhense.

    O PT compõe a Federação Brasil da Esperança, ao lado de PV e PCdoB, que já sinalizou que não lançará candidatura própria e irá compor a chapa majoritária.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caixa abre inscrições para 4.050 vagas de níveis médio e superior

    Correio Braziliense

    Os candidatos poderão se inscrever até 25 de março, no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora – (crédito: Pillar Pedreira/Agência Senado)

    O concurso público da Caixa Econômica Federal abre o período de inscrições a partir das 10h desta quinta-feira (29/2). Os candidatos poderão se inscrever até 25 de março, no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora. As taxas custam R$ 50 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

    Os candidatos poderão se inscrever até 25 de março, no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora – (crédito: Pillar Pedreira/Agência Senado)

    O edital oferta 4.050 vagas para os cargos de técnico bancário novo e técnico bancário novo – tecnologia da informação, ambas de nível médio; e médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho, de nível superior.

    O salário é de R$ 3.762, para os cargos de técnico bancário novo e técnico bancário TI; R$ 14.915 para engenheiro de segurança do trabalho e R$ 11.186 para médico do trabalho.

    Além dos salários, a Caixa oferece diversos benefícios, incluindo: auxílio-alimentação, auxílio-cesta; auxílio 13ª cesta alimentação; auxílio creche/babá; oportunidades de ascenção e desenvolvimento profissional; acesso a planos de saúde e outros.

    Etapas

    Nível médio:

    1ª etapa – avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    2ª etapa – prova de redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    3ª etapa – procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    4ª etapa – procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Caixa.

    Nível superior:

    1ª etapa – avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    2ª etapa – prova de redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    3ª etapa – avaliação de títulos, de caráter classificatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    4ª etapa – procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;

    5ª etapa – procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Caixa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Empresa Hapvida contrata Técnico de Manutenção em São Luís

    ViaTrampo 

    A empresa Hapvida,  está em busca de um profissional qualificado para a posição de Técnico de Manutenção. A vaga destina-se a candidatos comprometidos e capacitados para desempenhar atividades essenciais na área de manutenção predial.

    Responsabilidades e Atribuições:

    O candidato selecionado será responsável por realizar diversas atividades, incluindo manutenção predial, serviços de elétrica, serviços hidráulicos e pequenos reparos em pintura. Além disso, será incumbido de acompanhar diariamente o backlog para verificação das Ordens de Serviço (OS) e garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

    Requisitos e Qualificações Obrigatórios:

    • Conhecimento em manutenção predial;
    • Experiência em serviços de elétrica;
    • Habilidade em serviços hidráulicos;
    • Certificação NR-10;
    • Curso de eletricidade predial;
    • Ensino médio completo;
    • Conhecimento em pacote Office.

    Qualificações Desejáveis:

    • Habilidade para trabalhar em equipe;
    • Comunicação clara e objetiva;
    • Proatividade e senso de responsabilidade.

    Informações Adicionais:

    A empresa oferece um pacote de benefícios, incluindo Vale Alimentação, Vale Transporte, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Convênio com Farmácia, Seguro de Vida, Auxílio Creche e o benefício Totalpass.

    Inscrições:

    Os interessados devem cadastrar seus currículos no site de seleção da empresa através AQUI

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PM que matou jovem que empinava moto no interior do MA é presa em Imperatriz

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta que população de Santa Rita prefere continuidade da gestão Dr Hilton Gonçalo

    Os números da pesquisa Inop divulgados no último dia 25 de fevereiro, mostram que a população de Santa Rita deseja a continuidade da gestão de Dr Hilton Gonçalo que já indicou Dr Milton como seu pré-candidato a prefeito.

    O Instituto perguntou: “Se a oposição se unisse em quem você votaria?”. A resposta aponta que majoritariamente com mais de 73%, os eleitores de Santa Rita votam no candidato apoiado por Hilton e Fernanda Gonçalo. Já os candidatos reunidos da oposição somariam 20,86% e não souberam ou não opinaram representam 5,63%.

    A pesquisa ainda verificou a percepção de vitória que apontou Dr Milton Gonçalo o favorito. Mais de 65% dos entrevistados apontam que ele será o próximo prefeito.

    Outro ponto avaliado foi a questão de liderança e mais de 82% dos entrevistados dizem que o atual prefeito Dr Hilton é o principal nome de Santa Rita.

    O Inop entrevistou 302 pessoas nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024 na sede e na zona rural de Santa Rita. A pesquisa tem margem de erro de 4,21% para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o seguinte protocolo: MA-02011/2024.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Yglésio celebra resultado do concurso da Alema

    O Deputado Estadual Yglésio Moises (PSB) comemorou a divulgação do resultado final do concurso público da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele publicou um vídeo em suas redes sociais, lembrando a denúncia de fraude que fez em uma sessão plenária em 2022. Yglésio havia apontado vários casos suspeitos de pessoas aprovadas que pareciam estar ligadas a fraudadores de concursos e figuras políticas importantes do Maranhão. O concurso estava sob a responsabilidade da Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ. Após a denúncia de Yglésio, o caso foi analisado, o certame anulado e refeito sob a supervisão da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Em seu pronunciamento, o deputado enfatizou a luta para que o concurso fosse realizado de forma ética e transparente. Yglésio parabenizou os aprovados e se prontificou a combater todo tipo de fraude no estado.

    No total, 18.277 candidatos disputaram 87 vagas na casa legislativa do Maranhão. Mais informações e as próximas etapas do concurso podem ser encontradas no site al.ma.leg.br.

    O vídeo completo com o discurso do deputado pode ser assistido no Instagram. O link está disponível abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.