Servidor valorizado e comércio aquecido em Coelho Neto

Prefeito Américo injeta na economia do Município de Coelho Neto quase três milhões de reais.
O pagamento do décimo terceiro salário é um compromisso da gestão municipal, que tem priorizado o pagamento, em dia, do servidor. O repasse do décimo terceiro, destinado aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas, aquece o comércio local, sendo mais dinheiro circulando no município

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ministério Público ofereceu denúncia que aponta a ausência de segurança nas escolas estaduais do Maranhão.

Falta de seguranças nas escolas estaduais do Maranhão, faz com que a justiça condene o governo a garantir vigilância nas unidades de ensino.

Esta decisão foi tomada pelo Ministério Público que decidiu abrir uma Ação Civil, que determina que o governo apresente um plano de medida para solucionar este problema , no prazo de 90 dias.E se não for cumprida a decisão pagará penas de 1000 reais diárias,por danos morais e coletivos.

Está sentença foi expedida pela  1° vara da Fazenda Pública determinou que o governo do Maranhão pague multas se não solucionar o problema de seguranças nas escolas .Um exemplo do descaso aconteceu Centro de Ensino Fundamental e Médio Lara Ribas, localizado no bairro do Santo Antônio,em São Luís.Onde os assaltantes invadiram a escola e fizeram um arrastão, levando vários  pertences de alunos e professores.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Senador Roberto Rocha adota medidas para ajudar a salvar os rios maranhenses

A maioria dos cursos de água do estado sofrem com assoreamento avançado, desmatamento, erosões e poluições. Congressista quer ajuda da população

O Brasil possui a quinta maior malha hidroviária do mundo, com 27,5 mil km de vias fluviais navegáveis, o que representa 64% de todo o potencial hidroviário do país. Embora o nosso território esbanje rios com potencial de navegação, esse tipo de modal é responsável por apenas 5% da distribuição de bens e escoamento da produção brasileira, enquanto o transporte rodoviário é de 76%.

No Maranhão, todos os seis rios que compõem a malha hidroviária do Brasil pedem socorro. Com processos de assoreamento, desmatamento, erosões e poluição em estágios avançados em diversos trechos dos cursos de água, em poucos anos os rios secarão ou se tornarão completamente inutilizáveis para consumo humano e para atividades ligadas ao campo, como plantio e a pecuária.

Para mudar essa situação crítica e preocupante das águas do Maranhão, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), em parceria com Administração de Hidrovias do Nordeste (AHINOR), vai começar a implantar as primeiras soluções que visem recuperar e revitalizar completamente as bacias e rios do estado.

“Nosso primeiro trabalho será em um trecho de 6 km do Rio Pindaré, onde serão instalados espigões (defletores fluviais), que funcionam como colchões de areia que vão auxiliar o redirecionamento do curso das águas, proporcionando a autodragagem e, consequentemente, o aumento da vazão. O passo seguinte será o reflorestamento das margens, tornando-a novamente rio saudável e apto para uso humano, atividades econômicas rurais e para navegação de transporte de cargas”, explicou o senador.

Nessa primeira etapa para o Rio Pindaré foram viabilizados R$ 700 mil. “A minha intenção é criar a cultura do fazer. Quando você começa a cuidar das nossas águas, adotar uma nascente, por exemplo, outras pessoas despertam o desejo de participar desse tipo de ação. Eu desejo que o cidadão, especialmente aquele que mora em municípios ribeirinhos se engajem e sirvam de agente de preservação do meio ambiente. Afinal sem água, não há vida”, defendeu Roberto Rocha.

O uso de espigões já é bastante utilizando em países desenvolvidos como Estados Unidos, Bélgica e Alemanha. “Os defletores instalados é uma técnica antiga, mas ainda é pouco usada no Brasil. Ao usar os espigões, em médio prazo conseguiremos realizar o reflorestamento de áreas degradadas e a recuperação do curso original dos rios do Maranhão”, afirmou o coordenador e engenharia do AHINOR, José Ribamar Cantanhede.

Os municípios de Balsas, Timon e entre as cidades de Caxias-Codó também serão contemplados em breve com obras que visam a recuperação dos rios através da AHINOR.

ADOTE UMA NASCENTE

A ideia do senador Roberto Rocha é criar o sentimento da “cultura do fazer” no cuidado com as nascentes dos rios. É que o parlamentar maranhense está viabilizando até o fim do ano 10 kits de nascentes para serem distribuídos em prefeituras de municípios ribeirinhos. “O kit é composto desde arame farpado usado para cercar as áreas das nascentes até caminhonetes tipo troller, que auxiliam na limpeza e preservação”, explicou.

Os kits “Adote uma Nascente” foram empenhados pelo governo federal e pode ser usado em até 20 nascentes. “Com ajuda da população, inicialmente, já estaríamos cuidando de 200 nascentes. O meu desejo é que esse sentimento de cuidar do meio ambiente seja despertado nas pessoas e que elas passam conservar todo o ecossistema, garantindo a preservação e a riqueza do meio ambiente para as futuras gerações”, finalizou o senador.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Sissi Viana parabeniza godofredenses

O prefeito Sissi Viana (PSDB) divulgou mensagem na qual parabenizou os moradores de Godofredo Viana pelo aniversário de 53 anos de emancipação política e administrativa do município, comemorado esta semana.

A prefeitura, como forma de comemorar a data, realizou uma vasta programação cultural.

Sissi vem executando uma gestão participativa, transparente e com investimentos eficientes e concretos em todos os setores, situação que está transformando para muito melhor a realidade dos godofredenses.

Abaixo, veja a mensagem do prefeito:

O prefeito Sissi Viana, neste momento no qual o nosso município completa mais um ano de emancipação política, parabeniza todos os seus munícipes pela passagem desta data especial.
Ao comemorarmos estes 53 anos de história da nossa cidade, é momento também de comemorar as conquistas, o progresso e o desenvolvimento.
Godofredo Viana se sente orgulhosa por ter tantos filhos ilustres, que fizeram e fazem desta história cada vez melhor e próspera.

Sinto-me orgulhoso em conduzir os destinos de nossa terra e também poder dar a minha simples e humilde colaboração como gestor à esta cidade que eu amo.
Portanto, quero deixar a esta maravilhosa e bela cidade os meus parabéns pelos seus 53 anos de emancipação política.

Parabéns e obrigado por me permitir fazer parte desta historia.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Parabéns, Coelho Neto (MA), pelo Aniversário de 125 Anos!

O Município de Coelho Neto-MA comemora, neste dia 31 de outubro de 2018, 125 ANOS.

Em todas as áreas, os trabalhos seguem avançando de forma ativa e eficiente, disseminando ações e colhendo conquistas. Na saúde, educação, infraestrutura, agricultura, esporte, assistência social, meio ambiente os trabalhos e iniciativas são desenvolvidos com muita responsabilidade, competência e transparência, conquistas essas que continuarão acontecendo de maneira crescente, trazendo para o presente um novo amanhã, um novo caminho, novas esperanças, rumo a uma Coelho Neto cada vez melhor.

Os parabéns se estendem também a todos que, incansavelmente, cumprem sua missão e contribuem para o desenvolvimento do Município, buscando sempre novos projetos, acalentando sonhos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, tendo sempre em vista o sentimento de esperança.

Acreditando nisso, é que a gestão municipal trabalha continuamente, disposta a servir e a construir, com a colaboração de todos, um futuro digno para o povo coelhonetense, transpondo barreiras e dificuldades, no intuito de promover uma melhor qualidade de vida.

Feliz aniversário, querida Coelho Neto! Parabéns pelo aniversário de 125 anos!

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE COELHO NETO-MA

À margem do Rio Parnaíba, em 1914, fixou-se o município de Curralinho. Após sucessivas mudanças econômicas, políticas e sociais erguia-se uma nova cidade denominada Coelho Neto cujo nome homenageava o ilustre escritor maranhense, Henrique Maximiano Coelho Neto.

Transcorridos 125 anos, nossa terra comemora mais um ano de existência. Em sua biografia, registra-se também a história do seu povo, contada em versos, crônicas, músicas, hinos e cordéis, homenageada por poetas, cantores, gente simples e ordeira. Neste dia de grande e imensurável celebração, a ocaisão nos convoca a reviver cada momento.

Comemorar esta data é ter orgulho de ser coelhonetense, de pertencer a este lugar.

Vamos, juntos, construir a cidade que queremos!

UMA HISTÓRIA A SER CONTADA
Segundo alguns historiadores, o povoamento prendeu-se a um agrupamento em torno de uma Feitoria, na margem do rio Paranaíba, denominada Curralzinho. Cearense e piauienses, fugindo das secas, usaram o Parnaíba como via de acesso, e assim ajudaram o desbravamento da região, buscando na lavoura e extrativismo vegetal, meios de subsistência.

Sucessivas mudanças de sede teve o município até que, em 1914, fixou-se no local atual, com a denominação de Curralinho. A partir de 1934 teve o topônimo alterado para Coelho Neto.

O município que durante muito tempo permaneceu estacionário, na década de 1960/70 tomou grande impulso, com a inauguração de um complexo industrial, onde se destacavam as produções de celulose, açúcar e álcool.

O topônimo foi homenagem ao ilustre brasileiro Henrique Maximiano Coelho Neto, príncipe dos prosadores brasileiros, maranhense de Caxias, prosador, jornalista, escritor, professor, romancista, orador, poeta, teatrólogo e político. Ocupou na Academia Brasileira de Letras, de que foi Presidente, a Cadeira nº 2, e foi Patrono da de nº 24, da Academia Maranhense de Letras.
Gentílico: coelhonetense
Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Curralinho, pela lei provincial nº 1092, de 17-07-1874, subordinado a Vila de Brejo. Elevado à categoria de município com a denominação de Curralinho, pela lei estadual nº 667, de 28-04-1914, desmembrado de Buriti. Sede no antigo distrito de Curralinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-10-1915.

Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Buriti.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Curralinho, pelo decreto estadual nº 121, de 12-06-1931.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 746, de 22-12-1934, o município de Curralinho passou a denominar-se Celho Neto.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.

No quadro fixado para vigorara no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal De Curralinho para Coelho Neto alterado, pelo decreto estadual nº 764, de 22-12-1934.

HINO DE COELHO NETO (Letra: José Sampaio / Música: J. Carlos Gomes)

Coelho Neto terra querida
Grande é a tua localização
À margem esquerda do Rio Parnaíba
Fronteira leste do Maranhão

No teu seio de imenso progresso
A indústria brotou de repente
Coelho Neto, teu nome reflete
A potência que tem nossa gente

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo o ideal
Por tua gente serás protegida
Com civismo, paz e moral!

És tão simples por tua modéstia
Tão grande são tuas tradições
E teu povo fraterno e honesto
Alegria tem em seus corações

Os teus lindos campos molhados
Florescem sob esse Céu escuro
E a semente dos antepassados
Sejam frutos do nosso futuro

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo o ideal
Por tua gente serás protegida
com civismo, paz e moral.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Coelho Neto cumpre rigorosamente as exigências estabelecidas na Lei da Transparência

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, tem reconhecido constantemente o cumprimento dos preceitos Constitucionais Tributários Orçamentários, no tocante à distribuição e destinação de recursos públicos por parte da Prefeitura de Coelho Neto. 

Desde que assumiu a gestão, o Prefeito Américo de Sousa segue trabalhando com planejamento, responsabilidade, transparência e organização, cumprindo rigorosamente as exigências estabelecidas na Lei da Transparência.

O mais novo relatório 1876/2018, avaliado em 11 de outubro de 2018, constatou que a Prefeitura mais uma vez cumpre com as exigências previstas no artigo 4, incisos II e III da Lei Complementar Nº101/2000.

A Prefeitura Municipal hoje conta com um site oficial e portal da transparência, onde o cidadão tem acesso a todas as informações. Isso é o resultado concreto dos esforços de uma equipe que está tratando a gestão pública com seriedade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Sem dinheiro nos cofres, Maranhão viverá dias de angustias nos próximos dois anos

“A situação financeira do nosso estado para os próximos dois anos será de penúria, pois não existe mais dinheiro disponível para obras e pagamentos de fornecedores e a preocupação inicial é com a folha”, foi o que revelou ontem ao blog uma fonte da Secretaria de Estado do Planejamento.

Não existe mais dinheiro em caixa disponível para prosseguir com as obras em andamento e muito menos para iniciar as planejadas, como as policlínicas anunciadas pelo governador Flávio Dino durante o programa eleitoral.

Aquele empréstimo bilionário do BNDES zerou. Foram aplicados em conclusão de obras como hospitais, estradas e escolas. A preocupação agora é que a partir de janeiro novos empréstimos estarão trancados; até pela falta de capacidade esgotada do Maranhão.

O ano de 2019 será de muito sacrifício para todos os governadores reeleitos e eleitos, pois será o momento em que o pais passará por ajustes que serão levados a efeito pelo novo presidente do Brasil.

É aguardar e conferir!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

#Elenão vira campo de nudismo e orgias em São Luís na hora do Hino Nacional

A caminhada que ocorreu no final da tarde deste sábado (29) em São Luís do Maranhão que tinha o objetivo fortalecer a #elenão, acabou sendo desvirtuada por muitos que estavam se fazendo presente, o que deixou vários revoltados.

Além da nudez explícita na rua, drogas e sexo nos becos do Reviver marcaram o final do #ELENÃO em São Luís

Cenas de nudismo, beijos e amassos entre pessoas do mesmo sexo, tomaram conta do protesto contra o candidato Jair Bolsonaro.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Piora no social, infraestrutura e educação leva o MA ao penúltimo lugar em ranking

Atual7.com

Avaliação é da 7.ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados. Estado tirou nota zero em sustentabilidade social. Pilar considera indicadores como saneamento básico, desigualdade de renda e famílias abaixo da linha da pobreza

Quem se consagrar melhor nas urnas no Maranhão em outubro próximo, dos que disputam o comando do Palácio dos Leões, terá a árdua missão de recolocar o estado nos trilhos do desenvolvimento. É o que mostra a 7.ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit (EIU).

Segundo o levantamento sobre a qualidade da gestão pública, a debilidade na sustentabilidade social, na infraestrutura e na educação derrubou a competitividade do estado.

Confirmando outros exames recentes, de que falta eficiência no governo Flávio Dino (PCdoB), o Maranhão teve a segunda pior nota geral em desempenho, caindo de 25.º para 26.º colocado no ranking nacional de 2018, ficando a frente apenas do Acre. Na escala de 0 a 100, o estado pontuou apenas 32,6. O ATUAL7 entrou em contato com o governo estadual, mas não houve retorno.

O estudo é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, resultado da análise de 68 indicadores dez pilares estratégicos: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

Além de ocupar o penúltimo lugar no ranking geral, em sustentabilidade social a situação é alarmante.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, disponível em uma plataforma online, neste indicador — que considera a atuação do Estado em acesso ao saneamento básico (água e esgoto); desigualdade de renda; famílias abaixo da linha da pobreza; formalidade do mercado de trabalho; IDH; inserção econômica dos jovens; mortalidade infantil, materna e precoce; previdência social; e segurança alimentar —, o Maranhão tirou nota zero, ficando em derradeiro dentre as 27 unidades da federação.

Em infraestrutura, o baixo desempenho também tem dificultado a competitividade do Maranhão. O resultado é reflexo, principalmente, do nanico acesso e da fraca qualidade do serviço de telecomunicações, além da má qualidade das rodoviais. Nestes dois índices, em relação ao ano passado, o estado caiu para a última posição ou manteve-se dentre os derradeiros.

Apesar da propaganda do governo custeado com recursos públicos apregoar o contrário com o programa Escola Digna, segundo o levantamento, o Maranhão ficou na 23.ª posição no país no pilar educação. O desastre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), inclusive, somado às constrangedoras quedas nas taxas de frequência líquida do Ensino Fundamental e Médio, foram os indicadores que mais contribuíram para a deterioração na qualidade educação no estado.

Nesse pilar, o Maranhão ficou na 23.º posição, com a reles nota 21,0.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cabo da PM, Joab é ameaçado de prisão por panfletar próximo a quartéis

Blog do Gilberto Léda

O candidato a deputado federal Joab Jeremias, do PT, protocolou nesta semana, três representações denunciando ações do comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) contra sua movimentação política próximo a quartéis da corporação.

Joab mostra que estava do lado de fora do batalhão de Timon

Diz o petista que foi ameaçado até de prisão pelo comandante do batalhão de Timon, Hormann da Silva, no dia 4 de setembro, e pelo subcomandante-geral da PM, no dia 11 de setembro, por fazer panfletagem próximo à entrada dos quartéis do batalhão de Timon e do Comando Geral, em São Luís.

“O próprio comandante do batalhão [de Timon], com outro oficial e mais outro militar me retiraram, me ameaçando de detenção, e falou bem claro que tinha o apoio e tinha conversado por telefone com o promotor público da cidade, que eu não acredito nessa versão”, disse Joab em vídeo compartilhado nas redes.

Em São Luís, panfletagem também ocorreu fora do quartel

Segundo ele, o comandante de Timon afirmou que só permitira a panfletagem a, no mínimo, 200 metros do batalhão.

Em São Luís, dias depois, a mesma situação. O petista entregava santinhos em frente ao Comando Geral, quando foi abordado por um colega que estava de serviço, trazendo, segundo o petista, uma ordem do subcomandante.

“Fui chamado pela guarnição para falar com o oficial de dia e, para minha surpresa, ele, atendendo uma ordem direta do subcomandante-geral da POlicia Militar, que não me queria na porta do batalhão. E que eu me retirasse”, destacou.

Joab decidiu denunciar o caso, e encaminhou representações ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, ao comandante-geral da PM, coronel Jorge Luongo, e ao procurador regional eleitoral, Pedro Henrique Castelo.

“Isso é um absurdo nos dias de hoje”, completou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Absurdo! Adolescente tenta furar promotora de justiça durante audiência no Maranhão

No último dia 05 uma menor de 14 anos atacou uma promotora de justiça com um estilete na Promotoria de São Pedro da Água Branca. A menor foi apreendida no mês de agosto fazendo uso de álcool e drogas em um bar.

A adolescente  atacou a promotora após ver sua mãe ser questionada sobre os atos de sua filha. Após ver a filha agredindo a promotora, a mãe da menor apenas filmou toda a situação e nada fez para impedir que as agressões continuassem:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.