Parceria promovida por Hildo Rocha entre Carlos Brandão, Lula e Zé Martinho viabilizou cirurgias de Catarata para centenas de pessoas

    Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em Cantanhede no último sábado e domingo (13 e 14 de abril). A ação só foi possível graças ao trabalho de articulação feito por Hildo Rocha que promoveu uma parceria entre o governo federal, o governo estadual e a prefeitura de Cantanhede. Assim centenas de pessoas residentes em Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas, que tinham dificuldades para enxergar em razão da catarata e de pterígio, voltaram a enxergar bem.

    “Graças a Deus eu consegui recursos federais do Ministério da Saúde para fazer essa parceria que envolve o governo do governador Carlos Brandão, o governo do presidente Lula e a administração do Prefeito Zé Martinho. Assim, conseguimos viabilizar esse grande mutirão que beneficiou centenas de pessoas que moram nas cidades de Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte. Muitas pessoas estavam com problemas sérios, tinham dificuldade de enxergar. Algumas, inclusive, estavam praticamente cegas, mas graças a essa ação agora elas tiveram a felicidade de voltar a enxergar normalmente”, destacou Hildo Rocha.

    Contribuições importantes 

    Hildo Rocha lembrou que além dos parceiros institucionais, presidente Lula, governador Carlos Brandão e prefeito Zé Martinho, diversas pessoas contribuíram para a realização do mutirão.

    “Deus usou algumas pessoas que foram importantes para a concretização desse mutirão. Cito, para exemplificar, o papel importante desempenhado pelo diretor do Hospital Municipal Santa Filomena, Alex Baima. Por estar no dia a dia com a população dessas cidades, Alex detectou, e me alertou, acerca da grande quantidade de moradores da região que necessitavam de cirurgias de catarata e de pterígio. Isso me motivou a trabalhar em busca de parceria entre o governo do presidente Lula, do governador Brandão e do prefeito de Cantanhede, Zé Martinho. Graças ao apoio desses parceiros nós conseguimos proporcionar a centenas de pessoas a felicidade de voltar a enxergar bem”, sublinhou Hildo Rocha.

    O que é catarata e pterígio 

    A catarata é uma doença que tem como causa mais comum o envelhecimento do cristalino. A doença também pode ser provocada por fatores associados a alterações metabólicas nos pacientes afetados. Durante o mutirão, também foram realizadas cirurgias pterígio, popularmente conhecida como carne no olho. O procedimento tem como finalidade retirar uma membrana que cresce lentamente e recobre a parte branca do globo ocular.

    O mutirão promovido por Hildo Rocha, na cidade de Cantanhede, realizou realizadas 240 cirurgias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Parlamento concede título de cidadão Fernandense a Hildo Rocha

    Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título de cidadão a Hildo Rocha. A entrega do diploma aconteceu durante solenidade na zona rural do município, durante ato que marcou a entrega de uma estrada vicinal, obra que foi financiada com recursos federais originários de emenda parlamentar do homenageado.

    Participaram do ato, a prefeita Raimunda do Josemar, a vice-prefeita, professora Neide, os ex-prefeitos Eli Cavalcante, Moacir e Adailton Cavalcante, que é o atual secretário de Articulação Política, além de outros secretários municipais e os vereadores: Antônio Neto, Emivaldo, Jesualdo, Luruta, Marquim do Galdino, Roberto do Bebé e Zeferino Júnior, autor da homenagem a Hildo Rocha.

    Todas as autoridades que se pronunciaram falaram sobre os motivos que levaram o parlamento municipal a conceder o título de cidadão fernandense a Hildo Rocha.

    “Você, Hildo Rocha, é um homem que tem compromisso, tem trabalho aqui no nosso município e em todo o Maranhão”, afiançou o vereador Zeferino Júnior que foi o idealizador da concessão do título de cidadão a Hildo Rocha.

    “Há muito tempo o deputado federal Hildo Rocha vem nos ajudando, vem trazendo recursos para o desenvolvimento do nosso município”, declarou o vereador Josualdo Ferreira, presidente da Câmara Municipal.

    “É um reconhecimento ao trabalho histórico que Hildo Rocha fez e continua fazendo pelo desenvolvimento do nosso município”, destacou o vereador Marquim do Galdino.

    “Nós reconhecemos o seu trabalho, o esforço que você tem feito para trazer benefícios para o nosso povo”, ressaltou o vereador Roberto do Bebé.

    Político incansável

    O secretário de Articulação Política do município, Adailton Cavalcante, enfatizou que Hildo Rocha é dedicado e incansável. “Hildo Rocha é incansável, poucos deputados dedicam tanto tempo para estar junto com a gente. Então, a gente se orgulha de poder contar com o apoio de um amigo dedicado, atencioso, competente e esforçado que está sempre disposto a contribuir para o desenvolvimento de Fernando Falcão”, destacou Cavalcante.

    “A gente tem muito que agradecer a você por tudo que você já fez pelo nosso município, Hildo Rocha. A nossa parceria vem dando certo e, com a graça de Deus, continuará gerando mais benefícios, mais desenvolvimento para a nossa população”, declarou Raimunda do Josemar, prefeita do município.

    Compromisso ampliado

    Hildo Rocha agradeceu aos vereadores que lhe concederam o título e reafirmou que agora, mais do que antes, ele tem o compromisso de trabalhar ainda mais em prol dos seus conterrâneos fernandenses.

    “Agora que o vereador Zeferino Júnior e os demais parlamentares municipais tiveram a iniciativa de me transformar em cidadão de Fernando Falcão eu tenho a obrigação de trabalhar e me esforçar ainda mais em prol da população de Fernando Falcão. Também quero ressaltar que o título de cidadão fernandense muito me honra. Sou grato a todas as pessoas que contribuíram para a consolidação desta belíssima homenagem que acabo de receber”, afirmou Hildo Rocha.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Hilton Gonçalo prestigia posse do irmão, Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho na presidência do TRE/MA

    O desembargador José Gonçalo de Sousa Filho é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A posse ocorreu na tarde desta sexta, 12 de abril, e contou com a presença de centenas de pessoas, dentre elas os irmãos Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita; Celso Gonçalo, presidente do Sebrae; o deputado estadual Ariston e outros.

    A sessão solene foi realizada no auditório Ernani Santos em que estiveram presentes familiares, pessoas amigas, inúmeras autoridades e a imprensa.

    Em seu discurso, José Gonçalo, que é oriundo do povoado Angical, município de Pastos Bons, sul do Maranhão, agradeceu a todos e todas que tornaram possível a sua chegada à presidência.

    Para ele, suceder o desembargador José Luiz de Almeida não será uma missão fácil, pois o mesmo não mediu esforços para o aprimoramento da justiça eleitoral. “Magistrado dedicado à causa da justiça que, durante o seu mandato, demonstrou incansável esforço na tarefa do aprimoramento e dinamização da justiça eleitoral no nosso estado e cuja administração foi agraciada com a conquista inédita do Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade – não será tarefa fácil, porém estamos consciente de que grandes e novos desafios nos aguardam em face da imensidão das tarefas que se avizinham com o pleito de 2024”, ponderou.

    José Gonçalo acrescentou que a missão de presidir o Tribunal é honrosa e envolve responsabilidades fundamentadas na boa governança, no planejamento institucional, com ações sempre alinhadas às estratégias da Corte, para a construção de paradigmas que possam agregar valor à cidadania e à democracia, e isso será possível com a colaboração de seus pares e de todos/as os/as colaboradores/as.

    Para o mandato que ora se inicia, o magistrado, além de manter as ações e projetos de desenvolvidos na gestão do desembargador José Luiz, pretende ampliar aquelas que irão facilitar e melhorar a vida das pessoas, assim como incrementar a participação no processo eleitoral.

    Destaque para o incentivo ao mesário voluntário e à realização de audiências públicas em várias regiões do estado, com a participação de membros e colaboradores/as não só da Corte Eleitoral, mas também de outros órgãos e entidades de classe, onde serão tratados de temas de interesse de todos/as, como registros de candidaturas; prestações de contas; propaganda eleitoral; combate à desinformação, dentre outros.

    A saudação ao novo presidente foi feita pelo juiz Marcelo Oka, que destacou aspectos pessoais e profissionais do empossado que o diferenciam e o tornam apto a assumir tão relevante papel num ano de eleições municipais.

    José Gonçalo será o presidente do TRE-MA até 1º de março de 2025, quando acaba seu biênio como membro efetivo da Corte. O magistrado assumiu a presidência no lugar do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida que renunciou ao cargo para assumir o de corregedor geral de justiça.

    Enquanto o desembargador Paulo Velten (eleito para a vaga de membro efetivo no lugar de José Luiz) não assume, o desembargador Ronaldo Maciel é o corregedor regional eleitoral em exercício.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    CNJ retorna Antônio Bayma ao Tribunal de Justiça do Maranhão

    Blog do Jorge Aragão 

    Depois de quase seis meses, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta sexta-feira (12), determinou o retorno do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

    Bayma foi afastado no fim de março, já que o CNJ decidiu pela instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar as denúncias sobre o fórum inacabado de Imperatriz (MA). Além de Bayma, o desembargador Guerreiro Júnior também foi afastado naquela época.

    Agora, o CNJ decidiu por retornar Bayma ao cargo de desembargador do TJ/MA.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Adversários criam site falso com empresa de Manaus para mentir contra Iracema Vale

    Bateu o completo desespero na turma que faz política com mentiras em Barreirinhas. Agora criaram um site falso intitulado “o tabuleiro político”, que está inscrito numa empresa que não existe e o CNPJ usado é de uma empresa atacadista de Manaus que já foi extinta.

    Foto Reprodução
    Foto Reprodução
    Foto Reprodução

    A empresa que atuava no ramo atacadista não é a dona do site e foi usada de forma fraudulenta. Alguém usando a empresa está na internet tentando interferir em Barreirinhas contra a Deputada Iracema e seus aliados, inclusive fazendo pesquisas de forma fraudulenta.

    Esperamos que a Justiça e a Polícia tomem providências, porque os grupos políticos adversários da Deputada Iracema Vale em Barreirinhas já passaram de todos os limites, é um completo absurdo o nível baixo e de práticas ilícitas dessa gente!

    Foto Reprodução

    Ou os senhores Léo Costa e Amílcar e seus grupos repudiam tais atitudes e demonstram não concordar com tudo isso ou suas digitais estariam por trás dessas ações de pura maldade e da Velha política, que já não pertencem ao nosso tempo.

    Do Blog do Sidnei Costa

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil deflagra “Operação Strike” no interior do estado, recupera dois veículos roubados e prende dois indivíduos

    Nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (10), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), deflagrou nos municípios de Nina Rodrigues e em Vargem Grande a “Operação Strike”, que resultou na recuperação de dois veículos roubados. Durante a ação da polícia, dois homens foram presos em flagrantes.

    A “Operação Strike”, tem por finalidade encontrar veículos roubados na capital e responsabilizar os receptores e identificar os assaltantes.

    De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículo (DRFV), o primeiro veículo roubado, foi constatado no dia 14 de janeiro do ano vigente, no bairro Timbuba, em Paço do Lumiar, no qual foi encontrado em poder de um secretário municipal da Prefeitura de Ninas Rodrigues.  O investigado foi conduzido à Delegacia de Vargem Grande, onde foi autuado por receptação. Ainda de acordo com as informações levantadas, foi arbitrado uma fiança e o suspeito responde em liberdade.

    O segundo veículo roubado ocorreu duas semanas depois da primeira ação criminosa, na Maioba de Mojatituba, também em Paço do Lumiar. Após uma linha de investigação, o veículo foi encontrado em posse de um morador da cidade de Vargem Grande. Na ocasião, o suspeito, também, foi autuado pelo crime de receptação.

    Autoridade policial informou que está apurando os fatos e os responsáveis pelo o envio dos veículos roubados para o interior do estado, onde estavam sendo vendidos por preços a baixo do mercado.

    Os veículos serão encaminhados para São Luís, onde serão submetidos à perícia oficial e prosseguimento do inquérito policial.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O juíz da Comarca de Tuntum acaba de revogar o mandato de prisão do vereador Valcenor

    No início da manhã desta quarta-feira (10), o Dr Raniel titular da Comarca de Tuntum, revogou o mandato de prisão que tinha contra o vereador Valcenor Soares, a pedido do seu advogado.

    Valcenor Soares que é uma pessoa bem quista no município e sem nenhum antecedente. O mandato tinha pego toda a população de surpresa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão é o estado mais beneficiado com o Minha Casa Minha Vida Rural, comemora Hildo Rocha

    Membro da equipe do ministro Jader Filho, Hildo Rocha participou da solenidade do anúncio da seleção de 112,5 mil unidades habitacionais no programa Minha Casa, Minha Vida, nas modalidades Rural e Entidades, realizado ontem, no Palácio do Planalto.

    Hildo Rocha com Jader Filho, Ministro das Cidades

    “O Maranhão é o estado mais beneficiado com esse anúncio feito hoje pelo presidente Lula e pelo Ministro Jader Filho. Isso deve-se muito ao trabalho de articulação do governador Carlos Brandão junto ao ministro Jader e ao presidente Lula. Fico orgulhoso por ter participado desse trabalho que vai beneficiar mais de 50 mil maranhenses que moram em áreas rurais do nosso estado, por meio do PNHR. Além disso, outras milhares de famílias também serão beneficiadas com casas urbanas construídas através das entidades”, destacou Hildo Rocha.

    Com um investimento previsto de R$ 11,6 bilhões, a seleção vai beneficiar mais de 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, de comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia, com prioridade para grupos mais vulneráveis como mulheres chefes de família, locais de risco, entre outros.

    Hildo Rocha com Enoque Vieira, prefeito de Pastos Bons

    Durante a cerimônia, o ministro Jader Filho destacou o volume de novas contratações. “No Minha Casa, Minha Vida Rural, estamos selecionando hoje 75 mil moradias em 1.274 municípios. Número esse, presidente Lula, que ultrapassou em 150 por cento a meta estabelecida. Esse é um feito absolutamente extraordinário e que demonstra, mais uma vez, a grandeza e o alcance desse programa lançado pelo senhor em 2009”, sublinhou Jader Filho.

    Hildo Rocha com Hailton Madureira, Secretário nacional de Habitação
    O MCMV Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produzir unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

    O prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados da data de publicação da Portaria, podendo ser prorrogado de ofício pelo Ministério das Cidades.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Davi Brandão e prefeito Edvan Brandão supervisionam obras na rodoviária de Bacabal em visita técnica conjunta

    Ecletik
    Acompanhando de perto o progresso, autoridades destacam a importância da revitalização para a cidade e o estado.


    Na manhã desta quarta-feira, 10, o deputado estadual Davi Brandão (PSB/MA) e o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão (PSB/MA), uniram esforços em uma visita técnica à rodoviária da cidade. Ambos ficaram impressionados com o ritmo acelerado das obras, que visam revitalizar e ampliar a estrutura.

    Para o deputado Davi Brandão, as obras estão avançando rapidamente para atender uma demanda histórica da população de Bacabal. “Essa é uma obra esperada há anos, e estamos empenhados em entregá-la o mais rápido possível. O prefeito Edvan Brandão está sendo pioneiro em atender essa necessidade”, destacou o parlamentar.

    A revitalização da rodoviária de Bacabal não só trará melhorias significativas para a cidade, mas também terá um impacto positivo em todo o Maranhão. Com uma infraestrutura moderna e eficiente, a rodoviária será um importante ponto de partida e chegada para os cidadãos, além de fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região.

    A visita conjunta do deputado e do prefeito reforça o compromisso com o progresso de Bacabal e demonstra a importância de parcerias entre o governo estadual e municipal para atender às necessidades da população.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cota ilegal: Operação da Polícia Civil mira patrimônio de organização criminosa que promove rifas na internet

    Houve apreensão de carros e motos de luxo, além de celulares, relógios, joias e 60 mil reais em espécie; contas bancárias, visando o sequestro de R$ 4 milhões, e perfis em redes sociais foram bloqueadas.

    A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), em São Luís, uma operação para desarticular uma organização criminosa que atua na promoção de rifas ilegais na internet. Esta fase da Operação Cota Ilegal, como foi denominada, teve por objetivo a descapitalização do grupo, tendo sido cumpridos mandados de busca e apreensão, além de mandados de sequestro de veículos, bloqueio de valores e de contas em redes sociais.

    “A presente investigação visa apurar a promoção de rifas ilegais, bem como crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Há indícios de que o investigado movimentou, em pouco mais de três meses, valores que ultrapassam os R$ 4 milhões, provenientes da realização das mencionadas rifas ilícitas”, destacou o delegado Augusto Barros, titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que conduz a operação.

    Durante as diligências, logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, em endereços no bairro São Bernardo, sendo um deles uma loja de capacetes, foram apreendidos três veículos, incluindo dois de luxo das marcas Range Rover e Toyota Hilux, além de três motocicletas, duas delas de alto padrão. Também foi encontrada uma grande quantia em dinheiro em espécie, juntamente com aparelhos celulares e objetos pessoais de elevado valor.

    “Além da quantia em dinheiro, algo em torno de 60 mil reais, também há relógios de marca, óculos e joias. Estes, no entanto, vão precisar passar por uma avaliação para confirmar a autenticidade, se são realmente de marca e se são de ouro”, informou o superintendente da Seic. “Trata-se de uma organização que fazia altos investimentos em artigos de luxo”.

    Além das apreensões, a Polícia Civil conseguiu, junto à Justiça, o bloqueio de contas bancárias visando o sequestro de R$ 4 milhões, que teriam sido levantados pela organização criminosa com as rifas em pouco mais de três meses de atuação. As contas nas redes sociais usadas para praticar as rifas também foram suspensas, mediante autorização judicial.

    As investigações prosseguirão com o objetivo de identificar outros envolvidos na lavagem dos recursos ilícitos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.