Wellington destaca dia da liberdade de imprensa e repudia censura e perseguição de Flávio Dino contra jornalistas

    O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para fazer referência ao dia da liberdade de imprensa, celebrado nesta segunda-feira (7), Na oportunidade, o parlamentar parabenizou jornalistas e demais profissionais da imprensa pela coragem de levar informações em um estado como o Maranhão que, segundo o deputado Wellington, é governado por alguém adepto à censura.

    Foto Divulgação

    Em nota, o deputado Wellington fez a referência a relatos de diversos profissionais da comunicação que são perseguidos por Flávio Dino e repudiou a conduta do governador.

    Hoje é o dia da liberdade de imprensa. No Maranhão, infelizmente, não há muito o que comemorar. Inúmeros são os relatos de profissionais da comunicação que, por serem independentes, ou não compactuarem com as propagandas enganosas comunista, são perseguidos pelo governador Flávio Dino, que tenta impor uma sociedade de pensamento único. Enquanto Flávio Dino gasta fortuna do dinheiro público com a imprensa nacional para exaltar seu nome. No Maranhão, impera a lei da censura, que combate às críticas e interpreta quem as faz como sendo inimigos. Flávio Dino retira programas do ar e ameaça emissoras de cancelar contratos publicitários do estado. Deixo, portanto, minha admiração e me solidarizo com todos os profissionais da imprensa que já foram vítimas de algum ato, direto ou não, de censura praticado por Flávio Dino. Externo, também, o meu repúdio ao governador da perseguição e da censura à imprensa local. Em breve, o Maranhão estará livre disso tudo”, disse o deputado Wellington.

    Já foram vítimas da truculência e censura comunista patrocinada por Flávio Dino e orquestradas pelo Secretário de Comunicação, Ricardo Cappelli, diversos jornalistas, blogueiros, radialistas e apresentadores de programas de rádio, que não rezam a cartilha comunista, a exemplo dos programas Ponto e Virgula, Ponto Continuando e Questão de Ordem, que foram tirados do ar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Turistas morrem eletrocutados após ônibus de excursão tocar em fio de alta tensão em Caxias

    Dois turistas identificados como Walberth Ferreira Santana, de 26 anos, e Cecília Regina Batista de Paula Alcântara, de 51 anos, morreram eletrocutados na tarde deste domingo (6) no Maranhão. Eles estavam retornando do Balneário Novo Mucambo, na localidade do Povoado Barro Vermelho, em Caxias para Teresina, numa excursão, quando a antena do ônibus que os transportavam tocou em um fio de alta tensão deixando o veículo todo energizado.

    Ônibus tocou em fio de alta tensão

    De acordo com um Boletim de Ocorrência registrado no Plantão Central de Polícia Civil de Caxias, “os passageiros entraram em pânico e o motorista ao abrir a porta do ônibus e as vítimas ao descerem foram eletrocutadas ao entrarem em contato com o corrimão da porta do ônibus”. E mais: “outros passageiros também receberam descarga elétrica, porém em menor intensidade”.

    Por conta da descarga elétrica, várias pessoas ficaram feridas com queimaduras nas mãos e nos pés. Já Walberth ainda chegou a ser socorrido com vida, mas faleceu ao dar entrada Complexo Hospitalar Gentil Filho de Caxias. Cecília morreu no local. Os dois moravam no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF socorre carreteiro com sintomas de Covid e auxilia pedestre com suspeita de picada de cobra no Maranhão

    Por volta das 18h50 de quinta-feira, 03 de junho de 2021, no km 264 da BR-316/MA, uma equipe PRF da Unidade Operacional de Santa Inês prestou auxílio ao condutor de uma carreta Scania/G 380 A4X2, um pernambucano de 39 anos, domiciliado em Surubim/PE.

    Às 18h50 o condutor parou em frente à UOP de Santa Inês solicitando apoio da equipe de plantão para levá-lo até um hospital, pois o mesmo encontrava-se com todos os sintomas de COVID-19, sendo dificuldades para respirar, febre e muita tosse, no que foi prontamente atendido e levado ao Hospital Municipal Thomas Martins, localizado no centro da cidade de Santa Inês/MA.

    O usuário ficou internado e o veículo permaneceu estacionado na pista central da UOP.

    Picada de cobra

    Um pouco mais de 300 quilômetros dali, praticamente no mesmo horário, às 19h00, no km 667 da BR-222/MA, uma equipe PRF da Unidade Operacional de Açailândia prestou auxílio a uma pessoa caída no acostamento da rodovia, possivelmente vítima de picada de cobra.

    A equipe PRF foi acionada pela Central de emergência 191 da PRF e comunicada da existência de um corpo, de um possível andarilho, desacordado no acostamento da BR 222, km 667.

    A equipe se deslocou e percebeu não se tratar de andarilho, mas de um morador da região, de 25 anos.

    No local não havia indícios de acidente e o pedestre não tinha marcas de impactos. Foi possível notar a existência de uma cobra no local, aparentando ser jararaca, cobra ainda viva porém com algumas marcas de pancada, tendo esta possivelmente picado o usuário.

    Acionada a equipe do SAMU logo chegou e iniciou o atendimento.

    Como pode ter acontecido

    Um dos componentes da equipe PRF informou que o pedestre caminhava no escuro de chinelas Havaianas quando, possivelmente pisou na cobra e foi picado. Ele deve ter retornado para mata-la, mas conseguiu apenas feri-la, pois continuava viva. Ele caiu próximo a cobra e ficou desacordado.

    A equipe ao chegar no local tentou conversar com a vítima, mas o rapaz não conseguiu dizer o próprio nome e nem se mover. Ele estava prestes a cair em um lago contíguo ao acostamento.

    A equipe do SAMU o levou para a UPA de Açailândia.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pirapemas: Prefeito Fernando Cutrim pode ter mandato cassado pelo TSE

    Blog MeInformo

    O Prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim (Republicanos), pode ter seu mandato cassado pelo Tribunal de Superior Eleitoral (TSE).

    Pirapemas: Prefeito Fernando Cutrim pode ter mandato cassado pelo TSE

    Fernando Cutrim participará de uma audiência na Tribunal Regional de Coroatá dia 09 de junho, tendo como testemunha sua esposa, Petra Samantha Cutrim, e seu pai (e ex-prefeito de Pirapemas), Iomar Salvador Melo. Conforme decisão judicial, os Advogados das testemunhas podem optar em participar de forma remota, porém todas as testemunhas deverão comparecer ao fórum.

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcisio de Carvalho Neto, negou seguimento do pedido. Fernando Cutrim entrou com recursos para anular a decisão do Ministro Tarcisio de Carvalho.

    O prefeito de Pirapemas está sem registro de candidato, o que pode provocar a perda do seu cargo. Além de usar a máquina pública para se beneficiar politicamente e se eleger nas eleições de 2020. Com sua cassação, o município de Pirapemas será assumido pelo atual Presidente da Câmara dos vereadores, Pedro Araújo (PTC), temporariamente até a realização de uma nova eleição.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vereador Marcial Lima lembra os 9 anos da execução do jornalista e blogueiro Décio Sá

    Daniel Matos 

    O jornalista e vereador de São Luís Marcial Lima (Podemos) lembrou, em postagem nas redes sociais, os nove anos do assassinato do jornalista Décio Sá, completados nesta sexta-feira (23). O profissional, que integrava a editoria de Política do jornal O Estado do Maranhão e mantinha o blog de maior repercussão na época no Maranhão, foi executado a tiros em um bar da Avenida Litorânea, pelo pistoleiro Jhonatan de Souza Silva, atualmente cumprindo pena pelo crime no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

    Além de rememorar o caso, Marcial Lima ressaltou que de todos os investigados pela execução, apenas o autor dos disparos e o piloto de fuga foram condenados.

    “23 de abril, 9 anos sem o jornalista e blogueiro Décio Sá, executado na Avenida Litorânea, em São Luís. O crime ocorreu na noite do dia 23 de abril de 2012. A vítima tinha 42 anos. De todos os investigados pela Polícia Civil, apenas dois foram condenados pela Justiça: Jhonatan Sousa Silva (assassino confesso) e Marcos Bruno de Oliveira (que deu fuga ao assassino, em uma moto). Segundo os investigadores, foi um crime bárbaro e de encomenda”, escreveu o vereador.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Senador Weverton Rocha, em denúncia, confirma o que o blog vem mostrando: corte irregular de energia

    O Blog denunciou que cortes de energia elétrica são feitas no Maranhão atropelando as normas e que o Procon não consegue enxergar os crimes. Agora foi a vez do senador Weverton Rocha receber denúncia sobre o mesmo tema. Confira abaixo:

    Recebi um vídeo, feito por moradores de São João do Rosário, mostrando o momento em que uma equipe chega em uma residência de baixa renda para realizar o corte da energia – desrespeitando a resolução da ANEEL que proíbe esse tipo de corte até o dia 30 junho. Tomarei todas as medidas cabíveis e seguirei defendendo os interesses dos consumidores, especialmente os mais carentes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MP e Polícia Civil fazem operação no apartamento do deputado federal Júnior Lourenço, em São Luís

    Uma operação desencadeada pelo Gaeco (Ministério Público), Seccor, e Polícia Civil fazem operação desde cedo da manhã em diversas residências em São Luís e nas cidades de Miranda do Norte, São José de Ribamar, Bom Jardim, Paço do Lumiar, que indicam desvio de quase R$ 23 milhões. 

    O apartamento do deputado federal Júnior Lourenço (foto acima), na Ponta da Areia, é um dos alvos neste momento, às 6h56. O MP apura denuncia de desvio de recursos públicos. Além de mandados de busca e apreensão, existem também de prisões.

    Participam da operação 24 equipes da Polícia Civil, compostas por delegados, investigadores e escrivães, além dos promotores de justiça do Gaeco.

    ESQUEMA

    As investigações tiveram início a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de desvios de recursos realizados no período de 2017 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito de Miranda do Norte Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.

    O ex-gestor estaria utilizando recursos públicos para quitar dívidas pessoais junto ao TCU. O mesmo artifício teria sido usado pelo também ex-prefeito e atual deputado federal, José Lourenço Bonfim Júnior, que esteve à frente da administração municipal de Miranda do Norte no período de 2009 a 2016.

    As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema era operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos. Essas empresas não tinham capacidade técnica nem lastro financeiro para cumprir os contratos firmados.

    Quatro contratos firmados entre a Prefeitura de Miranda do Norte e as empresas “PM Construções e Serviços Ltda.”, “F Cipião Prazeres” e “J Rodrigues Macedo” totalizaram um dano de R$ 22.061.477,53 aos cofres municipais. Esse, inclusive, é o valor do bloqueio das contas correntes, poupanças e aplicações dos investigados, solicitado pelo Ministério Público.

    As investigações também apontaram ligações entre essas empresas, os ex-prefeitos investigados, seus familiares, empregados e amigos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF e Receita Federal fazem operação em transportadoras de produtos falsos em São Luís

    A ação faz parte de uma série de ações visando o combate a crimes fiscais em transportadoras da capital. 

    Na manhã de sexta-feira, 09 de abril de 2021, uma ação conjunta PRF / Receita Federal fiscalizou empresas transportadoras da capital maranhense. O objetivo da operação é reprimir crimes fiscais em transportadoras de Sao Luís.

    Na ocasião os órgaos apreenderam mais de mil itens irregulares, objetos de contravenção e descaminho. Entre os materiais apreendidos: bonés, cintas modeladoras e meias Nike.

    As mercadorias ficaram sob resposabilidade da Receita Federal.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Depois do governo comunista tomar empresa marítima e hospital, Dino quer se apoderar das vacinas

    Comunista uma vez, duas, três, quatro, cinco e seis. A veia do comunista vem latejando no corpo todo do governador Flávio Dino. Dono do estado e com o estado querendo ser dono de tudo, o governador do Maranhão começou tomando a Servi-Porto, uma empresa marítima que foi a pioneira na travessia dos mares que separam São Luís da Baixada do Maranhão.

    E acabou o governo se apossando da propriedade alheia e entregando para o comando da MOB, uma empresa estatal. Insatisfeito, quer agora entregar a responsabilidade das atividades da Servi-Porto a uma futura empresa via licitação, com cartas marcadas ou não. Aos verdadeiros donos da empresa os prejuízos trabalhistas e outras dívidas pelo fato de que são considerados amigos da família Sarney.

    Em seguida, quem caiu no golpe comunista foi uma cooperativa de médicos que montou o HCI, aquele hospital que funciona na avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do Bequimão, próximo do Roque Santeiro.

    Tudo começou com um acordo de arredamento para tornar o HCI em um hospital de campanha. Depois, a punhalada. Além de não pagar o arrendamento, decretaram o estabelecimento como propriedade do estado, numa espécie de desapropriação em nome da coletividade. Os prejuízos ficaram com os médicos.

    Agora, Flávio Dino se anima pra cima da lei aprovada pela Câmara dos Deputados, que permite ao empresário  comprar vacinas contra o coronavírus e imunizar seus empregados e outra parte será doada ao SUS.  O governo daqui já passou a enxergar a possibilidade de confiscar a outra parte. E aos empresários, nada.

    O próprio governador já explicou que trata-se de requisição administrativa, ou seja: “Empresas compram e os estados requisitam. Bem simples”.

    Então, que a família Fecury fique atenta: o Ceuma doou por uma temporada um espaço, no Renascença, onde obriga hoje mais uma hospital de campanha. O Governo do Estado do Maranhão pode acabar confundindo o privado com o público.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    No Maranhão, supermercados e mercearias já estão funcionando das 6h as 00h

    O decreto entrou em vigor desde ontem (06), mas poucos tomaram conhecimento, hoje (07),  as lojas da maior redes de supermercados do Maranhão abriram às 7h com pouco movimento, como se observa na foto abaixo:

    O novo decreto flexibiliza o funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal, que passa a funcionar as 8h para facilitar o pagamento do Auxílio Emergencial.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Defensoria Pública atuará em caso de desabamento de ponte metálica em Bacabal

    A Defensoria Pública do Estado adotará providências em relação ao acidente envolvendo a queda de uma ponte no município de Bacabal, ocorrido no último domingo (4). Um jovem identificado como Paulo Henrique Neves Galvão, de 21 anos, morreu após o acidente.

    A ponte, que ligava o Centro ao bairro Trizidela, desabou durante a tarde de ontem, quando diversas pessoas transitavam pela estrutura. Com a queda, as pessoas caíram na água e tiveram que nadar até as margens rio. Após o acidente, quatro pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos leves. No entanto, uma delas, o jovem Paulo Henrique sofreu lesões internas graves e morreu ainda no domingo, durante uma cirurgia. Até o momento, não houve registro de desaparecidos pelas autoridades competentes.

    Diante da gravidade do caso, a Defensoria Pública do Estado adotará providências, por meio do Núcleo Regional de Bacabal, em prol da população bacabalense e das vítimas deste acidente. Uma delas é o encaminhamento de recomendação, ao Corpo de Bombeiros e ao Município de Bacabal, destacando a necessidade da constante fiscalização e confecção de laudo de vistoria nos bens públicos da cidade de Bacabal, notadamente pontes.

    Além disso, será enviado ofício à Defesa Civil para que sejam identificadas as vítimas do desabamento, para subsidiar a composição civil dos danos. Assim, as vítimas que tiveram perdas ou alguma espécie de prejuízo poderão se dirigir à Defensoria Pública a fim de obter a devida reparação pelos danos causados pelo acidente.

    Segundo o defensor Aldo Expedito Pacheco Passos Filho, do Núcleo Regional da DPE em Bacabal, a população bacabalense pode contar com o apoio irrestrito da Defensoria neste momento. “É função institucional da Defensoria Pública a promoção, mais ampla possível, da defesa dos usuários de nossos serviços, abrangendo direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais, dentre outros. E, diante dos tristes acontecimentos ocorridos no dia de ontem, a Defensoria Pública envidará todos os esforços a fim de garantir os direitos daqueles que, de alguma forma, tiveram algum dano ou prejuízo”, disse.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    TCE-MA prorroga prazo para envio de dados de gestão do 1º bimestre de 2021

    O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão prorrogou, por meio de Portaria, para 30 de maio o prazo para o envio do arquivo de dados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades municipais.

    Foto Reprodução

    O motivo da prorrogação do prazo foi a indisponibilidade temporária dos sistemas de tecnologia da corte de contas estadual no período de 23 a 31 de março.

    A portaria publicada na última quarta-feira, 31 de março, traz a assinatura do conselheiro Raimundo Nonato Lago.

    Os arquivos de dados que devem ser encaminhados pelas prefeituras e Câmaras Municipais são referentes ao primeiro bimestre de 2021. O envio deverá ser realizado por meio do Sistema de Informação para Controle, Sinc, seguindo a Instrução Normativa da corte, de dezembro de 2020.

    Na mesma portaria que prorroga prazos processuais e administrativos ficou estabelecido que o prazo final para apresentação da prestação de informações anuais ao sistema será 3 de maio. Até esta data devem ser apresentadas as medições referentes à Eficiências da Gestão Municipal e Estadual.

    Ficou ainda prorrogada para o dia 11 de abril, os vencimentos dos prazos para prestação de informações e encaminhamento de serviços eletrônicos aos Sistemas do TCE-MA.

    O TCE continua atendendo por sistema remoto, orientado pelo Decreto Estadual Nº 36.582, editado em 12 de março pelo governador Flávio Dino. O prazo final para o trabalho remoto no Tribunal de Contas está previsto para se estender até o dia 15 de abril.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.