Lençóis Maranhenses são oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

Título foi concedido nesta sexta (26) durante avaliação realizada em Nova Déli, na Índia.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A declaração foi feita pela organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.

O selo da UNESCO foi dado porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural, junto com os seguintes locais:

  • CHINA: Badain Jaran Desert – Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
  • BRASIL: Lençóis Maranhenses National Park (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
  • REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE:The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
  • BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica – caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala)

Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses foi o único representante do Brasil na lista.

Os debates acontecem em Nova Déli, na Índia — Foto: Sidney Pereira/Grupo Mirante
Lagoa no Circuito Betânia, nos Lençóis Maranhense — Foto: Celso Tavares/G1

Nesta sexta-feira (26) ocorreram os debates do comitê para a defesa da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um pronunciamento à mesa no início dos trabalhos sobre as nomeações para a lista do Patrimônio Mundial, apresentando os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.

Ao todo, estão sendo avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses é o único representante do Brasil na lista — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Acompanharam o governador na comitiva, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Paulo Curió vai oficializar candidatura em grande ato em Turilândia

A maior convenção da história de Turilândia já tem data e local definido: 3 de agosto, na Quadra de Celicom. Na ocasião, serão homologadas as candidaturas de Paulo Curió, que irá disputar à reeleição, e da sua vice, Tânya Mendes.

“Vista sua camisa verde e junte-se a nós! Contamos com a participação de todos para juntos construirmos um futuro ainda melhor para nossa querida Turilândia!”, convidou Curió.

O evento vai contar com a presença de várias lideranças políticas e o forte apoio da população turilandense, que aprova a atual gestão de Paulo Curió.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Civil deflagra Operação contra fraudes em benefícios sociais na cidade de Pedreiras

Na manhã desta terça-feira(23), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação com o objetivo de desmantelar esquema de estelionato e fraudes em benefícios sociais, no município de Pedreiras. A investigação e ação policial foram coordenada pelo 1º Distrito Policial da cidade.

Com base nas investigações, as fraudes consistiam na falsificação de documentos e cartões de benefícios sociais do Governo Federal, a exemplo o Bolsa Família. As investigações também apuram os crimes relacionados à furto qualificado e estelionato.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em residências situadas na zona rural e urbana do município, em atenção à determinação judicial expedida pela 2ª Vara de Pedreiras.

Nos endereços, os policiais civis apreenderam uma grande quantidade de documentos de identificação, cartões bancários, cartões de benefícios, equipamentos e apetrechos para o fabrico e falsificação de cartões bancários, além de munições, equipamentos eletrônicos e outros objetos de propriedade de um dos investigados.

Agora, a Polícia Civil segue nas investigações e diligências no sentido de capturar um dos investigados, já que pesa contra o mesmo um mandado de prisão preventiva.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas e apreende 102 tabletes de entorpecentes na cidade de Porto Franco

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), conseguiu apreender na manhã desta segunda-feira (22), 102 kg de cocaína e crak no município de Porto Franco, à cerca  de  729 km de  São Luís. Durante a operação policial, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Segundo informações da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), após uma minuciosa investigação de mais de 30 dias, os policiais civis conseguiram lograr êxito em identificar e abordar o condutor do caminhão, que estava transportando soja do estado do Mato Grosso com destino a São Luís.

Ainda de acordo com as informações, a equipe policial dando segmento nas investigações, conseguiu encontrar em um fundo falso, 56 kg de cocaína e 46 kg de crack que estavam em baixo da carga de soja.

Vale destacar que os entorpecentes apreendidos totalizam um prejuízo para o tráfico de aproximadamente R$ 4 milhões. Na operação, além dos entorpecentes, foi apreendida a carreta que realizava o transporte das drogas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dr.Julinho e Natercio Santos tem candidaturas a prefeito e vice oficializadas na maior convenção partidária da história de SJR

O Podemos realizou sua convenção partidária neste sábado (20) e oficializou Dr.Julinho como candidato a prefeito de São José de Ribamar, que vai disputar a reeleição. A coligação “Pra seguir em frente” ainda conta com oPSD,PL,PDT,Solidariedade,PT,PV,PCdoB,
Democracia Cristã , Agir e União Brasil que indicou o presidente municipal da sigla, Natercio Santos, como candidato a vice-prefeito.

O evento realizado na praça da Bíblia já é considerado a maior convenção partidária da história de São José de Ribamar, reunindo mais de 10 mil pessoas, que carregavam bandeiras e ecoavam gritos de apoio aos candidatos que irão disputar o pleito, nem mesmo a forte chuva dispensou o público que se manteve fiel até o fim do evento .

Dr.Julinho chegou ao local da convenção acompanhado de apoiadores e diversas lideranças dos partidos que formam a sua coligação, como seu candidato a vice, Natercio Santos, um jovem dedicado, Engenheiro Civil, empresário com pés no chão, amigo próximo do prefeito e com muita disposição para trabalhar. Durante discurso Natercio que já é assessor especial de Julinho, desde o início da gestão, destacou a ampla participação popular no evento.

“Foi uma festa linda do povo. Isso mostra que as pessoas querem Dr.Julinho de novo, porque sentem confiança e sabem que, que o trabalho precisa continuar, nosso prefeito tem experiência, testada e aprovada. Acompanho sua gestão desde o início e estou pronto para encarar o desafio de ajudá-lo a continuar trabalhando por nossa gente”, disse o candidato a vice.

Dr.Julinho, que já possui uma trajetória conhecida na política maranhense, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e com o povo ribamarense. “Nossa coligação tem como objetivo principal manter São José de Ribamar no caminho do progresso, em três anos eu fiz muito por São José de Ribamar, melhoramos a educação, a saúde, a infraestrutura, regularização fundiária, cultura, esporte, meio ambiente, arrecadação, assistência social, segurança e muito mais; só que ainda não é o suficiente, eu quero fazer muito mais, tem muito a ser feito e é por isso que o trabalho não pode parar. Eu estou sempre buscando soluções inovadoras e eficientes para os desafios da nossa cidade e estou disposto a continuar sendo esse prefeito que trabalha”, declarou Julinho

A convenção do Podemos e seus aliados marca o início oficial da campanha de Dr.Julinho, que se apresenta como uma opção sólida e experiente para continuar conduzindo São José de Ribamar nos próximos anos. Com a coligação “Pra seguir em frente ”, a chapa espera conquistar a confiança dos eleitores e garantir uma gestão pautada pelo desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dr Filipe Gonçalo visita o Mojó e propõe medidas para gerar emprego e renda para população

O pre-candidato a prefeito de Paço do Lumiar, Dr Filipe Gonçalo (Mobiliza), visitou diversas comunidades neste domingo, 21 de julho. Destaque para a região do Mojó, onde o postulante a gestor municipal prometeu criar as condições necessárias para gerar emprego e renda.

Filipe conversou com os moradores e com os donos de estabelecimentos comerciais, dentre eles, a Léa, que o Mojó tem um potencial turístico imenso, porém que ter o apoio do poder público.

O pré-candidato a prefeito que estava na companhia do presidente do Sebrae, Celso Gonçalo, destacou que no seu governo, ações vão ser tomadas para garantir a geração de emprego e renda aos donos de barcos, comerciantes e demais trabalhadores da região.

Filipe esteve acompanhado da vereadora Mary do Mojó (PL) e dos prefeitos Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo, ambos de Santa Rita e Bacabeira, respectivamente.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Iracema Vale prestigia ato de assinatura de decreto do Programa Maranhão sem Queimadas

Iniciativa do governo do Estado abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações nos municípios.

Iracema Vale, governador Carlos Brandão e demais autoridades no ato que marcou a assinatura do decreto do Programa Maranhão sem Queimadas


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada do deputado Jota Pinto (Podemos), participou do ato de assinatura do decreto que regulamenta o Programa Maranhão Sem Queimadas, proibindo o uso de fogo no estado de 1⁰ de agosto a 30 de novembro. O evento aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, nesta sexta-feira (19).

A presidente Iracema Vale destacou a importante iniciativa do governador Carlos Brandão (PSB) para a preservação do meio ambiente. “O governador acerta mais uma vez com o incentivo à conscientização e à prevenção das queimadas no nosso estado. É uma prática cultural que precisa ser abolida da rotina da população. Parabenizo, também, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pela sensibilidade em trabalhar para diminuir esse índice preocupante de focos de incêndio no Maranhão”, disse Iracema Vale.

O programa abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.

De acordo com o governador Carlos Brandão, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano como redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.

“A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais. O programa é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem por objetivo reduzir os focos de incêndio e as queimadas no interior do estado”, explicou Brandão.

Presidente da Alema, Iracema Vale destacou a importante iniciativa do governador Carlos Brandão

O programa conta com a adesão de 66 municípios, locais com maior incidência de queimadas, que terão reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias.

Também durante a solenidade foi lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), plataforma online que monitora em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, possibilitando a gestão prévia de enchentes e desastres ambientais no estado. O Sima pode ser acessado no endereço eletrônico https://sima.sema.ma.gov.br.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Caxias é alvo de operação policial de repressão aos crimes de associação criminosa armada e tráfico de drogas; cinco pessoas foram presas

A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Militar deflagrou, na manhã desta sexta-feira(19), uma força-tarefa de combate aos crimes de associação criminosa armada, tráfico de drogas e roubos qualificados praticados no município de Caxias, no Leste do estado. As equipes policiais tinham a missão de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos de investigados nos bairros Antenor Viana e Seriema.

O delegado Alcides Martins, chefe da 17ª Delegacia Regional de Caxias, destacou que, cinco homens, entre 18 e 31 anos idade, foram presos por serem investigados por cometerem os crimes alvos da operação.  Ainda segundo o delegado, das cinco prisões, duas foram por mandados e três em flagrante.

Nas residências dos investigados, os policiais apreenderam armas de fogo, tipo pistola e revólver, munições, cocaína, maconha, além de aparelhos celulares roubados e eletrônicos diversos.

Os cinco presos foram levados à sede da Delegacia Regional de Caxias para serem submetidos aos processos de praxe e, em seguida, encaminhados para custódia na unidade prisional da região, onde permanecerão à disposição da justiça.

A operação foi realizada por equipes de policiais civis dos Distritos Policiais de Caxias; DENARC e DHPP Caxias; Delegacia Regional de Timon; Grupo de Pronto Emprego e Núcleo de Operações com Cães; Delegacia de Polícia Civil de Buriti, Delegacia Regional de Chapadinha; SHPP e Delegacia Geral.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia Legislativa inicia recesso parlamentar nesta quinta-feira

Volta às atividades está marcada para o dia 6 de agosto. Durante o recesso, uma comissão representativa dará continuidade aos trabalhos da Casa
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) inicia nesta quinta-feira (18), o recesso parlamentar previsto no Regimento Interno da Casa. A reabertura dos trabalhos legislativos no Palácio Manuel Beckman está marcada para o dia 6 de agosto.

A última sessão plenária da Casa aconteceu nessa terça-feira (16), ocasião em que foi limpa a pauta de deliberações do Parlamento Estadual para este primeiro semestre e anunciada a comissão representativa que atuará durante o recesso. Nesta quarta-feira (17) ocorreu sessão solene de concessão do Título de Cidadão Maranhense ao ex-diretor da Emserh, Raul Fagner Leite, por solicitação do deputado Carlos Lula (PSB).

A comissão de recesso da Alema reúne os deputados Davi Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Ariston (PSB), pelo Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão; Neto Evangelista (União Brasil), pelo Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão; e Wellington do Curso (Novo), pelo Bloco Parlamentar União Democrática.

O colegiado tem a função de representar o Legislativo maranhense durante o período de recesso parlamentar. Entre outras atividades, atua para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos e pode desempenhar várias funções importantes, tais como deliberações urgentes; fiscalização e controle; representação institucional; e a preparação para o retorno das atividades parlamentares ordinárias.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Iracema Vale profere palestra no II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Primeira mulher a presidir a Assembleia em 189 anos de história, ela destacou a importância da representatividade feminina na política e os desafios enfrentados

Iracema Vale proferiu palestra no do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres


Na manhã desta terça-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou da abertura do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Maranhenses”. O evento aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e reuniu diversas autoridades e representantes de instituições voltadas para a defesa dos direitos das mulheres.

Iracema Vale, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão em 189 anos de história, foi uma das palestrantes do evento. Em sua fala, ela destacou a importância da representatividade feminina na política e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário.

“Ser mulher na política é uma história de luta, muitas vezes acompanhada de frustração e pouco reconhecimento. No entanto, é também uma jornada de conquistas e avanços que mostram nossa força e capacidade de transformar a sociedade. Não podemos desistir, pois cada passo que damos é um passo em direção a um futuro mais justo e igualitário”, afirmou a deputada.

Presidente da Alema, Iracema Vale, ao lado da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, na abertura do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

A chefe do Legislativo Maranhense enfatizou que a igualdade de direitos, oportunidades e recursos, independentemente do gênero, não significa que as mulheres querem ser superiores aos homens ou tomar seus espaços.

“Significa, sim, que as mulheres identificam a necessidade de irem em busca do merecido reconhecimento e respectiva valorização”, completou.

Fortalecimento

O evento, realizado pelo Governo do Estado, objetiva promover discussões sobre a continuidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres no Maranhão.

Iracema Vale, Abigail Cunha, demais autoridades e participantes do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Entre as autoridades presentes, estavam a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; representantes do Ministério das Mulheres, Rosane Silva e Sandra Lia Barwisnk; e a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher do Maranhão, Flor de Liz Serra. A desembargadora Sônia Amaral representou o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e a vereadora Karla Sarney, entre outros representantes estaduais, também marcaram presença no evento.

“Este fórum é uma oportunidade ímpar para que possamos debater e implementar políticas que realmente façam a diferença na vida das mulheres maranhenses. É essencial que todas as vozes sejam ouvidas e que possamos construir juntas um Maranhão mais igualitário e justo para todas”, concluiu a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale destacou a importância de ter mulheres ocupando lugares de poder

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

PF cumpre mandado de prisão no Maranhão por exploração e extração ilegal de madeiras

PF cumpre mandados de prisão preventiva em face de exploradores de extração e comercialização ilegal de madeiras de terras indígenas do Maranhão 

São Luís/MA – A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, nesta terça-feira (16/07), a operação CONLUIO EXPLORATÓRIO, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal, em face de responsáveis pela extração e comercialização ilegal de madeiras oriundas de terras indígenas inseridas na Amazônica Legal do Maranhão.

A operação deflagrada hoje é a segunda fase da operação KREEPYM-KATEJÊ, a qual identificou um conluio entre indígenas, madeireiros, fazendeiros e políticos locais na extração ilegal e comercialização da madeira, com a conivência por parte de alguns indígenas, ao permitir a extração de madeira, em troca de vantagem econômica indevida.

A terra indígena Geralda Toco Preta fica localizada entre os Municípios de Arame e Itaipava do Grajaú/MA e,segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é a segunda Terra Indígena que sofremaior pressão de desmatamento.

Os investigados foram indiciados pelos crimes previstos no art. 50-A da Lei 9.605/98 (pelo fato de ter desmatado, explorado economicamente ou degradado floresta nativaem terras de domínio público, sem autorização do órgão competente); art. 2º, caput, da Lei n. 8.176/91 (por ter explorado matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal), cujas penas máximas poderão ultrapassar os 09 (nove) anos, considerando que os investigados praticavam os ilícitos em continuidade delitiva, realizando as condutas de forma habitual.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.