Sem dinheiro nos cofres, Maranhão viverá dias de angustias nos próximos dois anos

“A situação financeira do nosso estado para os próximos dois anos será de penúria, pois não existe mais dinheiro disponível para obras e pagamentos de fornecedores e a preocupação inicial é com a folha”, foi o que revelou ontem ao blog uma fonte da Secretaria de Estado do Planejamento.

Não existe mais dinheiro em caixa disponível para prosseguir com as obras em andamento e muito menos para iniciar as planejadas, como as policlínicas anunciadas pelo governador Flávio Dino durante o programa eleitoral.

Aquele empréstimo bilionário do BNDES zerou. Foram aplicados em conclusão de obras como hospitais, estradas e escolas. A preocupação agora é que a partir de janeiro novos empréstimos estarão trancados; até pela falta de capacidade esgotada do Maranhão.

O ano de 2019 será de muito sacrifício para todos os governadores reeleitos e eleitos, pois será o momento em que o pais passará por ajustes que serão levados a efeito pelo novo presidente do Brasil.

É aguardar e conferir!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

#Elenão vira campo de nudismo e orgias em São Luís na hora do Hino Nacional

A caminhada que ocorreu no final da tarde deste sábado (29) em São Luís do Maranhão que tinha o objetivo fortalecer a #elenão, acabou sendo desvirtuada por muitos que estavam se fazendo presente, o que deixou vários revoltados.

Além da nudez explícita na rua, drogas e sexo nos becos do Reviver marcaram o final do #ELENÃO em São Luís

Cenas de nudismo, beijos e amassos entre pessoas do mesmo sexo, tomaram conta do protesto contra o candidato Jair Bolsonaro.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Piora no social, infraestrutura e educação leva o MA ao penúltimo lugar em ranking

Atual7.com

Avaliação é da 7.ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados. Estado tirou nota zero em sustentabilidade social. Pilar considera indicadores como saneamento básico, desigualdade de renda e famílias abaixo da linha da pobreza

Quem se consagrar melhor nas urnas no Maranhão em outubro próximo, dos que disputam o comando do Palácio dos Leões, terá a árdua missão de recolocar o estado nos trilhos do desenvolvimento. É o que mostra a 7.ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit (EIU).

Segundo o levantamento sobre a qualidade da gestão pública, a debilidade na sustentabilidade social, na infraestrutura e na educação derrubou a competitividade do estado.

Confirmando outros exames recentes, de que falta eficiência no governo Flávio Dino (PCdoB), o Maranhão teve a segunda pior nota geral em desempenho, caindo de 25.º para 26.º colocado no ranking nacional de 2018, ficando a frente apenas do Acre. Na escala de 0 a 100, o estado pontuou apenas 32,6. O ATUAL7 entrou em contato com o governo estadual, mas não houve retorno.

O estudo é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, resultado da análise de 68 indicadores dez pilares estratégicos: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

Além de ocupar o penúltimo lugar no ranking geral, em sustentabilidade social a situação é alarmante.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, disponível em uma plataforma online, neste indicador — que considera a atuação do Estado em acesso ao saneamento básico (água e esgoto); desigualdade de renda; famílias abaixo da linha da pobreza; formalidade do mercado de trabalho; IDH; inserção econômica dos jovens; mortalidade infantil, materna e precoce; previdência social; e segurança alimentar —, o Maranhão tirou nota zero, ficando em derradeiro dentre as 27 unidades da federação.

Em infraestrutura, o baixo desempenho também tem dificultado a competitividade do Maranhão. O resultado é reflexo, principalmente, do nanico acesso e da fraca qualidade do serviço de telecomunicações, além da má qualidade das rodoviais. Nestes dois índices, em relação ao ano passado, o estado caiu para a última posição ou manteve-se dentre os derradeiros.

Apesar da propaganda do governo custeado com recursos públicos apregoar o contrário com o programa Escola Digna, segundo o levantamento, o Maranhão ficou na 23.ª posição no país no pilar educação. O desastre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), inclusive, somado às constrangedoras quedas nas taxas de frequência líquida do Ensino Fundamental e Médio, foram os indicadores que mais contribuíram para a deterioração na qualidade educação no estado.

Nesse pilar, o Maranhão ficou na 23.º posição, com a reles nota 21,0.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cabo da PM, Joab é ameaçado de prisão por panfletar próximo a quartéis

Blog do Gilberto Léda

O candidato a deputado federal Joab Jeremias, do PT, protocolou nesta semana, três representações denunciando ações do comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) contra sua movimentação política próximo a quartéis da corporação.

Joab mostra que estava do lado de fora do batalhão de Timon

Diz o petista que foi ameaçado até de prisão pelo comandante do batalhão de Timon, Hormann da Silva, no dia 4 de setembro, e pelo subcomandante-geral da PM, no dia 11 de setembro, por fazer panfletagem próximo à entrada dos quartéis do batalhão de Timon e do Comando Geral, em São Luís.

“O próprio comandante do batalhão [de Timon], com outro oficial e mais outro militar me retiraram, me ameaçando de detenção, e falou bem claro que tinha o apoio e tinha conversado por telefone com o promotor público da cidade, que eu não acredito nessa versão”, disse Joab em vídeo compartilhado nas redes.

Em São Luís, panfletagem também ocorreu fora do quartel

Segundo ele, o comandante de Timon afirmou que só permitira a panfletagem a, no mínimo, 200 metros do batalhão.

Em São Luís, dias depois, a mesma situação. O petista entregava santinhos em frente ao Comando Geral, quando foi abordado por um colega que estava de serviço, trazendo, segundo o petista, uma ordem do subcomandante.

“Fui chamado pela guarnição para falar com o oficial de dia e, para minha surpresa, ele, atendendo uma ordem direta do subcomandante-geral da POlicia Militar, que não me queria na porta do batalhão. E que eu me retirasse”, destacou.

Joab decidiu denunciar o caso, e encaminhou representações ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, ao comandante-geral da PM, coronel Jorge Luongo, e ao procurador regional eleitoral, Pedro Henrique Castelo.

“Isso é um absurdo nos dias de hoje”, completou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Absurdo! Adolescente tenta furar promotora de justiça durante audiência no Maranhão

No último dia 05 uma menor de 14 anos atacou uma promotora de justiça com um estilete na Promotoria de São Pedro da Água Branca. A menor foi apreendida no mês de agosto fazendo uso de álcool e drogas em um bar.

A adolescente  atacou a promotora após ver sua mãe ser questionada sobre os atos de sua filha. Após ver a filha agredindo a promotora, a mãe da menor apenas filmou toda a situação e nada fez para impedir que as agressões continuassem:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Protesto de jogador contra Thiago Diaz tira time do Campeonato da OAB-MA

O advogado Daniel Palácio decidiu usar na camisa de seu time o protesto “Fora Thiago Diaz”, o que foi o suficiente para que seu clube fosse retirado do Campeonato da Ordem dos Advogados do Maranhão de 2018.

O time  Líquido e Certo foi barrado pelo o presidente da comissão de arbitragem da OAB, a mando da atual gestão da Seccional maranhenses, por está com no nome escrito ( Fora Thiago Diaz) na sua equipagem. Assim sendo,  todo o time foi impedido de entrar em campo e acabaram perdendo a partida por (WO).

Além de ser rifado do campeonato, Daniel Palácio será punido por desrespeito ao Código de Ética e por ter infringido o Estatuto da Ordem. Já  foi protocolado um mandado de garantia contra o ato do presidente da comissão desportiva da OAB.

No vídeo abaixo o advogado fala da censura que sofreu:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Forte tempestade arrasa vários pontos de cidade e deixa feridos no Maranhão

No início da noite de ontem (17) a cidade de Santa Quitéria do Maranhão foi assolada por uma grande tempestade seguida de chuvas de granizos que deixou grande destruição no município e um saldo de pessoas feridas.

As consequências do fenômeno foram catastróficas. Vários pontos da cidade de Santa Quitéria ficaram destruídos. O posto de combustível local teve seu teto arrancado, a escola municipal ficou totalmente destruída, telhados voaram, prédios públicos atingidos, comércios rachados e carros avariados.

Além dos danos matérias, a houve registro de vários feridos e a cidade se encontra em estado de calamidade, hospitais locais estão lotados de pessoas que ficaram feridas por conta dos desabamentos.

O prefeito da cidade de Santa Quitéria, Noberto Rocha, já decretou estado de calamidade e pede a ajuda da Defesa Civil.

Aguardem mais informações…

Vejam os videos:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ministério Público solicita interdição de hospital municipal de Bom Jardim

Devido a diversas irregularidades estruturais constatadas no Hospital Municipal Aldroaldo Alves Matos, o Ministério Público do Maranhão propôs, em 10 de agosto, Ação Civil Pública, contra o Município de Bom Jardim, solicitando, como medida liminar, a interdição total da unidade, até o cumprimento de todas as 64 exigências sanitárias determinadas pela Superintendência de Vigilância Sanitária. A manifestação ministerial foi ajuizada pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.


IRREGULARIDADES

Em 2015, o MPMA instaurou inquérito civil para investigar irregularidades na prestação de serviços de saúde pelo Município, especialmente a respeito da carência de médicos, demais profissionais de saúde e sobre as péssimas condições físicas e estruturais do Hospital Municipal Aldroaldo Alves Matos.

Uma vistoria da Vigilância Sanitária Estadual, requisitada pelo MPMA, realizada 26 de maio de 2017, confirmou as precárias condições estruturais, higiênicas e sanitárias do estabelecimento. Diante do quadro, o órgão elaborou uma lista de 64 exigências a serem cumpridas pelo Município de Bom Jardim. Também foi assinado auto de infração advertindo o Município que o descumprimento de algum item acarretaria em penalidades previstas na Lei Complementar Estadual nº 039/98.

Entre os problemas apontados constam vazamentos hidráulicos, salas sem ventilação, infiltrações, mofo nas paredes e forros, mesas e armários enferrujados e salas sem climatização adequada.

Em 11 de abril de 2018, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jardim (Sinserp) protocolou ofício narrando que tanto no referido hospital quanto nos postos de saúde faltam materiais básicos como aparelhos para aferir pressão arterial, curativos, gases, fitas para verificar índice de glicemia, lâmpadas, soro fisiológico e roupas cirúrgicas.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jardim, no dia 17 de abril, reiterou pedido de informações à Prefeitura sobre as medidas adotadas para sanar as irregularidades. O prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araújo, afirmou que tinha regularizado 30 das exigências da Vigilância e que estava se esforçando para sanar outros 19 problemas apontados no relatório.

Uma diligência efetuada pelo MPMA constatou que não constavam solucionadas muitas das exigências que a Prefeitura assegurou ter resolvido.

“O reiterado descaso do Município em solucionar as gravíssimas irregularidades sanitárias encontradas no Hospital Municipal Aldroaldo Alves Matos é fruto de total desrespeito aos pacientes do SUS que procuram o local em situações de urgência e emergência”, frisou, na ação, o promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

PEDIDOS

Também foi requerido que o Município de Bom Jardim cumpra, no prazo de 180 dias, as exigências determinadas pela Vigilância Sanitária Estadual, consistentes na manutenção das instalações do hospital, procedendo com as imediatas reformas e adaptações imprescindíveis para seu adequado funcionamento, sanando todas as irregularidades apontadas no relatório de inspeção sanitária ou que seja construído um novo hospital no município

Outro pedido é referente ao condicionamento da renovação do alvará de autorização sanitária do hospital, mediante comprovação pela Superintendência de Vigilância, por meio de inspeção, da correção de todas as irregularidades verificadas.

Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Índio Guajajara é morto em tocaia no interior do Maranhão, denuncia PSTU

O PSTU, como tem feito constantemente, vem denunciar e repudiar a violência do agronegócio, dos latifundiários e madeireiros que de forma impune atacam e matam camponeses, indígenas e quilombolas no Maranhão, estado com maior número de conflitos do Brasil, conforme dados da Comissão Pastoral da Terra(CPT).

Desta vez a vítima foi o cacique Jorginho Guajajaras, da terra indígena Araribóia, que foi assassinado no último fim de semana, no município de Arame/MA, e cujo crime estaria relacionado com o conflito com os madeireiros que, constantemente, invadem a terra indígena.

O cacique era da Aldeia Cocalinho I, do povo Guajajaras. Até o momento, segundo denúncias das lideranças Guajajaras, nenhuma providência foi tomada por parte das autoridades públicas e o governo estadual. Denunciam, também, que na cidade de Arame existe uma espécie de toque de recolher, pois nenhum índio pode transitar depois das 22h, podendo ser alvejado por não-indígenas.

Completamos mais de um ano do Massacre dos Gamelas, que covardemente, no município de Matinha, sofreram uma tocaia e vários indígenas foram feridos, inclusive com as mãos decepadas. Até o momento, ninguém foi punido por este crime.

E no próximo dia 22.08, acontecerá o julgamento de um dos supostos responsáveis pela morte do quilombola Flaviano Pinto Neto, do quilombo Charco, que foi cruelmente assassinado no ano de 2010, sendo acusados os fazendeiros Manoel de Jesus Martins Gomes, o Manoel de Gentil e Antônio Martins Gomes, o Antônio de Gentil.

Aproveitamos para repudiar o ataque realizado no dia de ontem(14.08.18) contra a comunidade indígena Tremembé do Engenho, em São José de Ribamar, que voltou a vivenciar dias de terror quando três jagunços armados entraram, na manhã dessa terça-feira, no território. Ali ocorre uma disputa de terras com o ex-deputado Alberto Franco, que supostamente apresenta um título de terra.

CACIQUE JORGINHO PRESENTE!

NÃO À GRILAGEM DE TERRAS!

EXIGIMOS JUSTIÇA E PRISÃO DOS ASSASSINOS DOS POVOS INDIGENAS,
CAMPONESES E QUILOMBOLAS!
São Luís, 15 de agosto de 2018
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado- PSTU

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Anajatuba está regular junto ao TCE quanto ao Portal da Transparência

Maranhão de Verdade

A legislação que obriga municípios a disponibilizarem os gastos diários em portal da transparência próprio vem sendo cumprida

A legislação que obriga municípios a disponibilizarem os gastos diários em portal da transparência próprio vem sendo cumprida rigorosamente pelo município de Anajatuba, que é uma das poucas cidades maranhenses que mantêm a ferramenta regular, segundo avaliação trimestral realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A exigência é da Lei de Acesso à Informação (2011) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (2000). No entanto, desde quando foi iniciada a avaliação periódica, em setembro de 2016, a Prefeitura de Anajatuba tem se sobressaído pela manutenção do instrumento de acesso à informação de maneira satisfatória.

DOCUMENTO
Abaixo o relatório de avaliação mostrando Anajatuba como exemplo em transparência

Ao se manter regular na avaliação do TCE, a administração anajatubense se distingue por ser cumpridora de todos os critérios de atendimento verificado pela Corte de Contas o que mantém o Município apto a receber transferências voluntárias e celebrar convênios com os governos Federal e do Estado.

O fato de Anajatuba ter o portal regular com as informações necessárias, de acordo com a lei, é uma garantia ao cidadão do direito ao acesso à informação e a avaliação do TCE é uma demonstração de que a prefeitura anajatubense está no caminho certo no quesito transparência, resultado de um trabalho que foi colocado em prática desde quando o prefeito Siney Pereira assumiu o comando da administração municipal.

“Essa é mais uma informação positiva que atesta nossa regularidade junto ao TCE no tocante a entrega e análise dos nossos balancetes. Nós investimos desde o primeiro ano da nossa gestão na implantação de todos os mecanismos de controle interno com o objetivo de mostrar à população que trabalhamos de forma transparente na aplicação dos recursos públicos”, destacou Siney.

A divulgação em tempo real da execução financeira e orçamentária, em meios eletrônicos de acesso público, é uma exigência legal que a Prefeitura de Anajatuba vem cumprindo com regularidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Jovem sai de São Luis para Barreirinhas e morre afogado no rio Preguiças

O adolescente de 14 anos, Victor Manoel dos Santos Marques, mora em São Luís e foi passar o final de semana com uma tia, na cidade de Barreirinhas. Ele estava brincando com uma bola de futebol que caiu nas águas do rio Preguiças e quando foi buscar a redonda, desapareceu nas águas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e encontrou o corpo do jovem e levado para o hospital regional daquela cidade.

Após o início das buscas feitas por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) o corpo de Victor Manoel foi encontrado e reconhecido por familiares. O corpo foi levado para o hospital regional de Barreirinhas. O jovem morava em São Luís e estava a passeio com a tia na cidade Barreirinhas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.