Caxias é alvo de operação policial de repressão aos crimes de associação criminosa armada e tráfico de drogas; cinco pessoas foram presas

A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Militar deflagrou, na manhã desta sexta-feira(19), uma força-tarefa de combate aos crimes de associação criminosa armada, tráfico de drogas e roubos qualificados praticados no município de Caxias, no Leste do estado. As equipes policiais tinham a missão de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos de investigados nos bairros Antenor Viana e Seriema.

O delegado Alcides Martins, chefe da 17ª Delegacia Regional de Caxias, destacou que, cinco homens, entre 18 e 31 anos idade, foram presos por serem investigados por cometerem os crimes alvos da operação.  Ainda segundo o delegado, das cinco prisões, duas foram por mandados e três em flagrante.

Nas residências dos investigados, os policiais apreenderam armas de fogo, tipo pistola e revólver, munições, cocaína, maconha, além de aparelhos celulares roubados e eletrônicos diversos.

Os cinco presos foram levados à sede da Delegacia Regional de Caxias para serem submetidos aos processos de praxe e, em seguida, encaminhados para custódia na unidade prisional da região, onde permanecerão à disposição da justiça.

A operação foi realizada por equipes de policiais civis dos Distritos Policiais de Caxias; DENARC e DHPP Caxias; Delegacia Regional de Timon; Grupo de Pronto Emprego e Núcleo de Operações com Cães; Delegacia de Polícia Civil de Buriti, Delegacia Regional de Chapadinha; SHPP e Delegacia Geral.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia Legislativa inicia recesso parlamentar nesta quinta-feira

Volta às atividades está marcada para o dia 6 de agosto. Durante o recesso, uma comissão representativa dará continuidade aos trabalhos da Casa
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) inicia nesta quinta-feira (18), o recesso parlamentar previsto no Regimento Interno da Casa. A reabertura dos trabalhos legislativos no Palácio Manuel Beckman está marcada para o dia 6 de agosto.

A última sessão plenária da Casa aconteceu nessa terça-feira (16), ocasião em que foi limpa a pauta de deliberações do Parlamento Estadual para este primeiro semestre e anunciada a comissão representativa que atuará durante o recesso. Nesta quarta-feira (17) ocorreu sessão solene de concessão do Título de Cidadão Maranhense ao ex-diretor da Emserh, Raul Fagner Leite, por solicitação do deputado Carlos Lula (PSB).

A comissão de recesso da Alema reúne os deputados Davi Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Ariston (PSB), pelo Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão; Neto Evangelista (União Brasil), pelo Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão; e Wellington do Curso (Novo), pelo Bloco Parlamentar União Democrática.

O colegiado tem a função de representar o Legislativo maranhense durante o período de recesso parlamentar. Entre outras atividades, atua para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos e pode desempenhar várias funções importantes, tais como deliberações urgentes; fiscalização e controle; representação institucional; e a preparação para o retorno das atividades parlamentares ordinárias.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Iracema Vale profere palestra no II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Primeira mulher a presidir a Assembleia em 189 anos de história, ela destacou a importância da representatividade feminina na política e os desafios enfrentados

Iracema Vale proferiu palestra no do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres


Na manhã desta terça-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou da abertura do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Maranhenses”. O evento aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e reuniu diversas autoridades e representantes de instituições voltadas para a defesa dos direitos das mulheres.

Iracema Vale, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão em 189 anos de história, foi uma das palestrantes do evento. Em sua fala, ela destacou a importância da representatividade feminina na política e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário.

“Ser mulher na política é uma história de luta, muitas vezes acompanhada de frustração e pouco reconhecimento. No entanto, é também uma jornada de conquistas e avanços que mostram nossa força e capacidade de transformar a sociedade. Não podemos desistir, pois cada passo que damos é um passo em direção a um futuro mais justo e igualitário”, afirmou a deputada.

Presidente da Alema, Iracema Vale, ao lado da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, na abertura do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

A chefe do Legislativo Maranhense enfatizou que a igualdade de direitos, oportunidades e recursos, independentemente do gênero, não significa que as mulheres querem ser superiores aos homens ou tomar seus espaços.

“Significa, sim, que as mulheres identificam a necessidade de irem em busca do merecido reconhecimento e respectiva valorização”, completou.

Fortalecimento

O evento, realizado pelo Governo do Estado, objetiva promover discussões sobre a continuidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres no Maranhão.

Iracema Vale, Abigail Cunha, demais autoridades e participantes do II Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Entre as autoridades presentes, estavam a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; representantes do Ministério das Mulheres, Rosane Silva e Sandra Lia Barwisnk; e a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher do Maranhão, Flor de Liz Serra. A desembargadora Sônia Amaral representou o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e a vereadora Karla Sarney, entre outros representantes estaduais, também marcaram presença no evento.

“Este fórum é uma oportunidade ímpar para que possamos debater e implementar políticas que realmente façam a diferença na vida das mulheres maranhenses. É essencial que todas as vozes sejam ouvidas e que possamos construir juntas um Maranhão mais igualitário e justo para todas”, concluiu a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale destacou a importância de ter mulheres ocupando lugares de poder

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

PF cumpre mandado de prisão no Maranhão por exploração e extração ilegal de madeiras

PF cumpre mandados de prisão preventiva em face de exploradores de extração e comercialização ilegal de madeiras de terras indígenas do Maranhão 

São Luís/MA – A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, nesta terça-feira (16/07), a operação CONLUIO EXPLORATÓRIO, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal, em face de responsáveis pela extração e comercialização ilegal de madeiras oriundas de terras indígenas inseridas na Amazônica Legal do Maranhão.

A operação deflagrada hoje é a segunda fase da operação KREEPYM-KATEJÊ, a qual identificou um conluio entre indígenas, madeireiros, fazendeiros e políticos locais na extração ilegal e comercialização da madeira, com a conivência por parte de alguns indígenas, ao permitir a extração de madeira, em troca de vantagem econômica indevida.

A terra indígena Geralda Toco Preta fica localizada entre os Municípios de Arame e Itaipava do Grajaú/MA e,segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é a segunda Terra Indígena que sofremaior pressão de desmatamento.

Os investigados foram indiciados pelos crimes previstos no art. 50-A da Lei 9.605/98 (pelo fato de ter desmatado, explorado economicamente ou degradado floresta nativaem terras de domínio público, sem autorização do órgão competente); art. 2º, caput, da Lei n. 8.176/91 (por ter explorado matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal), cujas penas máximas poderão ultrapassar os 09 (nove) anos, considerando que os investigados praticavam os ilícitos em continuidade delitiva, realizando as condutas de forma habitual.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Camarão assumirá o governo em nova viagem de Brandão ao exterior

Brandão vai à Índia, acompanhar eleição que pode tornar os Lençóis Maranhenses Patrimônio Natural da Humanidade.

Brandão acompanhará a disputa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pela conquista do título de Patrimônio Natural da Humanidade (Reprodução)

Depois de passar três dias no comando do Governo do Maranhão na semana passada, o vice-governador Felipe Camarão (PT) assumirá mais uma vez, ainda no mês de julho, a cadeira de chefe do Executivo.

Na próxima semana, entre os dias 23 e 31 o governador Carlos Brandão (PSB) realizará uma nova viagem ao exterior, tendo que ser substituído pelo petista.

O socialista participará da 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Deli, na Índia. O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O governador maranhense acompanhará a disputa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pela conquista do título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Panamá – Na mais recente viagem que fez ao exterior, entre os dias 9 e 12 de julho, Brandão esteve ao lado do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, no Panamá. Os dois visitaram as instalações do principal canal das Américas, dialogando com autoridades locais.

“Nossa viagem ao Panamá está inserida num grande esforço do Maranhão e do Brasil para fortalecer a nossa economia. Enquanto estou com autoridades panamenhas, o presidente Lula esteve em agenda no Paraguai e na Bolívia para estreitar os laços comerciais do Mercosul, nos apoiando também na missão de conectar o Porto do Itaqui ao Canal do Panamá”, afirmou.

De acordo com o governador, o objetivo é fortalecer a economia estadual e nacional por meio da conexão do Porto do Itaqui com o canal.

“Nosso objetivo é reduzir as taxas aduaneiras no Canal do Panamá e promover um ambiente mais favorável para o Porto do Itaqui no comércio internacional”, destacou Brandão. “Isso não apenas vai ampliar nossos mercados, mas também vai consolidar o Itaqui como um grande hub das Américas, gerando emprego e renda para o Maranhão”.

Durante a visita, Brandão se reuniu com autoridades para discutir a integração do Porto do Itaqui ao Canal do Panamá. Ao lado do presidente da Emap, Gilberto Lins, o governador dialogou com o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu; o chanceler do Panamá, Javier Martínez-Acha; o ministro de Assuntos do Canal, Jose Ramón Icaza; e o assessor presidencial para Temas Marítimos e Desenvolvimento Logístico do Canal do Panamá, Alberto Alemán Zubieta.

Imirante 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Wellington destaca grande reunião com seus pré-candidatos a vereadores pelo Novo em São Luís

No último sábado (13), o Partido Novo São Luís protagonizou a 3ª reunião com pré-candidatos a vereadores. O objetivo é dar todas as instruções necessárias para que possam finalizar a pré-campanha em observância a todos os dispositivos legais e preparativos para convenção municipal do NOVO.

Na ocasião, Wellington, que é pré-candidato a prefeito em São Luís, destacou a importância da união no Partido rumo à vitória.

“Concluindo a 3º reunião com os pré-candidatos a vereadores do Partido Novo em São Luís. Foi uma tarde com orientações, treinamentos, preparando os nossos pré-candidatos para que possam concluir essa primeira fase, que é a pré-campanha. Além de definir os preparativos para a convenção municipal. Momentos como esse são importantíssimos para que, juntos, possamos ajudar a transformar a vida das pessoas para melhor. Esse é o objetivo do Partido Novo: transformar São Luís para melhor!”, disse o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Durante operação policial de repressão ao tráfico de drogas, cinco adolescentes são apreendidos em São Raimundo das Mangabeiras

Na última quinta-feira(11), a cidade de São Raimundo das Mangabeiras, a 709 km de São Luís, foi alvo de uma operação coordenada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar do Maranhão, a fim de repreender os crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

A missão era cumprir 12 mandados de busca domiciliar em endereços situados no município e cinco mandados de apreensão contra menores de idade alvos de investigações. Como resultado da ação, cinco adolescentes foram apreendidos.

Durante os cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidas porções de maconha, crack e cocaína, além de balança de precisão, armas de fogo, armas brancas, munições, valores em dinheiros e um animal silvestre.

Ainda nas diligências, as equipes policiais apreenderam elementos de provas que contribuem com uma investigação de homicídio em curso na Delegacia de São Raimundo das Mangabeiras.

A força-tarefa foi deflagrada pela Delegacia de Polícia de São Raimundo das Mangabeiras, com apoio operacional das equipes da Polícia Civil destacadas na Operação “Protetores dos Biomas” e da Polícia Militar, através do 46º BPM e 4º BPM.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Sucesso do Programa Alô Bebê: Cuidado e Humanização em Pinheiro

Desde 2018, o Programa Alô Bebê tem sido um pilar essencial no cuidado com a saúde materno-infantil em Pinheiro, oferecendo atendimento humanizado e suporte integral às gestantes e bebês.


Com mais de 42 mil atendimentos realizados, o programa destaca-se por sua dedicação e cuidado constantes, especialmente com mulheres em situação de gravidez de alto risco.

O depoimento de Valdelice Pereira ilustra a eficácia e o impacto positivo do programa: “Fui transferida da UBS da minha comunidade para o Alô Bebê devido à minha obesidade, hipertensão e idade, e lá o tratamento foi excelente, principalmente os equipamentos de última geração e a possibilidade de fazer todos os meus exames”.

Um dos profissionais mais importantes do Alô Bebê foi o Dr. Kaio, que esteve como ultrassonografista, cuja atuação foi fundamental para o sucesso do programa.

Dr. Kaio, agora pré-candidato a prefeito de Pinheiro, ficou conhecido por conseguir agilizar a marcação de exames, descongestionando o sistema de saúde e garantindo que cada unidade de saúde funcionasse de maneira mais eficiente.

Recentemente, o Alô Bebê passou por uma ampliação significativa, recebendo dois novos consultórios e uma sala de recepção em ótimas condições, além de diversas especialidades.

Essas melhorias refletem o compromisso contínuo com a qualidade do atendimento e a satisfação das usuárias.

Desta forma, a prefeitura de Pinheiro reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar das mães, seus filhos e suas famílias. O Programa Alô Bebê continuará a ser um símbolo de cuidado, humanização e excelência em Pinheiro.

Convidamos todas as gestantes a conhecerem e aproveitarem os benefícios desse programa que transforma vidas.

Marcelo Vieira 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhense de coração e de direito: Maurício Martins é homenageado com Título de Cidadão pela Assembleia Legislativa

A sessão solene, conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, lotou o plenário de autoridades, amigos e familiares, inclusive do estado do Piauí, onde Maurício Ribeiro Martins nasceu, além de agentes das forças de segurança.


Maurício Ribeiro Martins, atual secretário da Segurança Pública, recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense em uma cerimônia emocionante no Plenário Nagib Haickel, na tarde da última quarta-feira, 10.

A honraria, proposta pelo deputado Roberto Costa e aprovada de forma unânime pelo parlamento, reconhece não apenas a trajetória pública de Maurício Martins, mas também sua profunda conexão com a cultura e os valores que fazem do Maranhão seu verdadeiro lar.

A sessão solene de homenagem reuniu dezenas de autoridades dos três poderes, familiares e amigos, inclusive de seu estado de nascimento, o vizinho Piauí. Durante seu discurso carregado de emoção, o secretário da Segurança Pública disse que o título vem para coroar um sentimento que ele já nutria.

“No meu coração, eu já havia me tornado maranhense. Portanto, representa muito este título, que me reconhece como Cidadão Maranhense”, destacou Maurício Martins. “Se antes eu já trabalhava muito, tenham a certeza de que me empenharei para contribuir ainda mais com a segurança pública e a qualidade de vida da população maranhense”.

Maurício Martins também demonstrou gratidão a cada linha de seu discurso. “Agradeço à minha família, amigos e todos os que contribuíram direta e indiretamente durante toda a minha trajetória. Agradeço ao governador Carlos Brandão, pelo desafio que é comandar a segurança pública do Maranhão”.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, conduziu a solenidade e enfatizou sua admiração pelo homenageado.

“Esta é uma homenagem justíssima ao secretário Maurício Martins, uma vez que ele tem mais de 20 anos de serviços prestados ao povo do Maranhão, de quem cuida com muito carinho, respeito, sensibilidade e responsabilidade, alcançando grande êxito no trabalho, tendo diminuído a criminalidade. “O governador Carlos Brandão acertou ao escolhê-lo como titular da segurança e, nada mais justo, que contemplá-lo com o título de cidadão maranhense”, disse.

O deputado Roberto Costa frisou a trajetória de serviços prestados por Maurício Martins ao Maranhão.

“O trabalho desenvolvido por Maurício Martins na esfera pública é sempre pautado na proteção da sociedade maranhense. Por onde passou, construiu confiança e respeito. Esta é uma homenagem da Assembleia Legislativa, por meio de seus 42 deputados, e também do povo do Maranhão, a quem tem feito um trabalho reconhecido nacionalmente, levando tranquilidade à sociedade”, asseverou.

O Título de ‘Cidadão Maranhense’ é uma honraria destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Maranhão. A aprovação unânime na Assembleia Legislativa do Maranhão reflete o apreço e respeito que Maurício Ribeiro Martins conquistou ao longo de sua carreira.

Perfil

Maurício Martins tem 52 anos, é bacharel em Direito e delegado de Polícia. A trajetória dele no Maranhão começou em 1996, aos 24 anos, quando, convidado pela irmã, Maria Luiza, mudou-se para São Luís e passou a atuar como escrivão na 5ª Vara da Fazenda Pública da capital, no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Aos 27 anos, ingressou na Polícia Civil do Maranhão como delegado, após ser aprovado em concurso público. Durante a carreira, foi titular de diversas delegacias no interior e na Grande Ilha, além de atuar como delegado plantonista.

Mauricio Martins também foi subsecretário de Estado da Segurança Pública e ocupou posições de destaque no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na Corregedoria Estadual de Polícia Civil, foi chefe da Polinter e diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol), entre outros cargos importantes.

Convidado pelo governador Carlos Brandão, em abril de 2023, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública, obtendo resultados significativos na redução dos índices de criminalidade do estado e colocando o Maranhão em uma posição de referência na segurança pública nacional.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

União de Pastores de Ribamar reforça o apoio ao prefeito Dr. Julinho – Seguindo juntos na fé

Uma nota divulgada nesta quarta-feira (10), pela União de Pastores de São José de Ribamar e assinada pelo pastor presidente da instituição, Pr. Ápio Miguel dos Santos Ghesso Júnior reforçou o apoio da comunidade evangélica ao prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (Podemos).

A instituição cristã ressaltou o trabalho do gestor municipal e também os esforços para manter espaços públicos em perfeito funcionamento. Com a assinatura de revitalização da Praça da Bíblia, Dr. Julinho garantirá diversos benefícios à comunidade evangélica e, também, a não evangélica.

Um espaço que será de grande valia para todos os cristãos que poderão divulgar a palavra de Deus com mais segurança e organização.

As notas de apoio ao Dr. Julinho e de reconhecida gratidão à gestão do prefeito tem aumentado a cada dia, fortalecendo ainda mais o gestor e seu grupo político.

A gestão de São José de Ribamar tem atendido a todos de forma democrática e respeitando as pluralidades, a fim de proteger os interesses da população.

Com mais de 6.100m², o espaço atenderá inúmeras congregações cristãs de Ribamar.

O agradecimento da União de Pastores reforça o compromisso do prefeito Dr. Julinho com todos os ribamarenses.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Federal deflagra operação contra madeireiras ilegais localizadas nos municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas/MA

Foram inutilizados 12 motores de serrarias e um caminhão carregado de madeira serrada na hora da abordagem.

Caxias/MA – A Polícia Federal no Maranhão, com apoio do ICMBio e da Polícia Penal Estadual, deflagrou, nos dias 09 e 10 de julho, a Operação Araribóia Livre VI, com ações em madeireiras ilegais localizadas nos municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas/MA.


A ação faz parte de uma estratégia de proteção contra a extração ilegal de madeira de terras indígenas, especialmente da Terra Indígena Araribóia, a maior da região.
Durante a operação, foram inutilizados 12 motores de serrarias e um caminhão velho que estava carregado de madeira serrada na hora da abordagem.
Entre as madeiras identificadas, estavam o Pau d’Arco (Ipê), Maçaranduba, Já tobá e até Piquizeiros.

A madeira apreendida foi destinada à Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, responsável pela guarda até a destinação definitiva. Quando for concluída a doação, a madeira poderá ser trabalhada pelos presos como forma de remição de pena.

Durante a ação, foi verificado, ainda, que os trabalhadores atuavam em condições degradantes, dormindo em pequenos barracões de lona, sem qualquer documentação trabalhista e sem condições mínimas de higiene e/ou de equipamentos de segurança.

Os proprietários das madeireiras já foram identificados e as investigações prosseguirão também em relação aos crimes conexos, como o crime de redução à condição análoga à de escravo, art. 149-A, Furto de Energia, art. 155, §3º e Receptação qualificada, Art. 180, §3º, todos do Código Penal.

A Polícia Federal reforça que a extração ilegal de madeira é crime previsto no art. 50-A da Lei de Crimes Ambientais, que tem pena prevista até 4 anos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.