Secretaria de Agricultura de Santa Rita viabiliza ações nas comunidades para evitar o êxodo rural

A Secretaria de Agricultura de Santa Rita (SEMAG) iniciou uma série de ações com as famílias agricultoras da Comunidade Quilombola São João 2. A SEMAG promoveu assistência técnica e extensão rural com a participação de toda equipe técnica da secretaria.

Foram desenvolvidas atividades com fabricação de defensivos agrícolas alternativos, para o combate de pragas e doenças na produção de hortaliças, boas práticas de manejo das criações de pequenos animais como galinhas e suínos, palestras e orientações gerais aos agricultores familiares desta comunidade.

O Secretário de Agricultura do município, Berré Carvalho, participou da ação e destacou: “A SEMAG hoje vem à comunidade São João 2 realizar esse importante trabalho para fortalecer a agricultura do povoado. É mais uma forma de trazer o poder público para perto dos nossos produtores e assim desenvolver uma gestão mais amiga.”

Já o secretário Adjunto, Vavá Matos, falou: “Essa ação visa também incentivar o aumento da produção, e o mais importante, evitar o êxodo rural, promovendo melhores condições aos agricultores familiares. Ao longo do próximo semestre, vamos realizar mais 04 ações com esse mesmo perfil, assim envolveremos os 05 polos agrícolas do município.”

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tubulação da Caema rompe na Barragem do Bacanga e deixa moradores sem água

O rompimento aconteceu agora pela manhã deste dia 20 de junho e várias pessoas que passavam pelo local fizeram vídeo, a exemplo do que colocamos abaixo. A Caema ainda não informou qual a razão do problema, mas técnicos estiveram no local. Por enquanto, o vazamento foi contido, mas a água sumiu das torneiras das comunidade do eixo Itaqui/Bacanga,

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

‘Arraiá do Povo’ consagra-se como um dos melhores de São Luís e terá mais uma noite de festa

Devido ao grande sucesso e consagração por parte do público, o ‘Arraiá do Povo’, montado no estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação, terá mais uma noite de festa. O espaço será reaberto no próximo sábado (23), conforme anunciou o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), durante a apresentação do Boi da Maioba.

A iniciativa é da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), com apoio do Governo do Estado. O ‘Arraiá do Povo’ recebeu nota máxima em todos os quesitos, da organização aos itens de segurança e acessibilidade. Durante três noites, uma profusão de grupos folclóricos deu o tom da festança.

Com entrada gratuita, a estrutura atraiu as atenções da população e tudo foi transmitido, ao vivo, pela TV Assembleia (canal 51.2 e 17, pela TVN) e rádio web Assembleia Online (www.radioalema.com), que deram um show de cobertura, levando aos telespectadores e internautas os ritmos, as danças, os sabores e os sotaques da cultura maranhense. Os melhores momentos foram destacados em fotos e lives, com postagens sequenciadas nas redes sociais.

Othelino Neto (PCdoB), acompanhado de familiares e da esposa, Ana Paula Lobado, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), marcou presença nas três noites com a família e destacou o sucesso da iniciativa, fruto do trabalho de várias equipes. “Um arraial com ampla participação de funcionários, familiares e visitantes, que vieram de vários bairros de São Luís. Proporcionamos um ambiente seguro, tranquilo, agradável e com belíssimas atrações. Nas três noites, aproveitamos o que há de melhor na cultura maranhense, bem como as delícias da nossa culinária. No próximo sábado, atendendo ao pedido do povo e devido ao grande sucesso, teremos mais festa junina”, anunciou.

Ana Paula Lobato complementou: “Faço uma avaliação positiva do evento, que foi muito prestigiado e movimentado. Só temos a agradecer ao público e ressaltamos que tudo foi pensado com muito carinho para a diversão de todos que aqui vieram”.

Elogios – Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram cada momento no arraial, ora acompanhando as performances das manifestações folclóricas, ora se deliciando com a comida típica, ou se divertindo no playground, no caso das crianças. Integrantes dos grupos folclóricos convidados elogiaram a iniciativa. Na noite de sábado, apresentaram-se ainda Quadrilha Mocidade do Sertão, Boi Barrica, Companhia Cazumbá e Boi Pirilampo. A noite foi encerrada com um show do cantor Luckas Seabra.

“Uma complementação do trabalho político da Casa. Essa festa também cria alternativas culturais e de comunicação. Eu acho que a ideia da extensão das atividades foi boa, porque propicia a exposição da nossa cultura e faz com que as pessoas de fora deste ambiente tenham conhecimento de suas atividades”, analisou José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.

Para Ubiraci Arerê, marcador da Quadrilha Mocinha do Sertão, da área Itaqui-Bacanga e que foi uma das atrações de sábado, o arraial mostrou que a Assembleia Legislativa é, de fato e de direito, a casa do povo. “Nós, que fazemos a cultura popular, percebemos isso. Trouxemos a nossa brincadeira popular para abrilhantar a festa e parabenizamos a todas as pessoas que organizaram o evento”.

“Todos estão de parabéns, inclusive a equipe da TV Assembleia, que transmitiu toda a programação, com muito profissionalismo. Acredito que tenha sido um dos arraiais mais bonitos da cidade”, elogiou a diretora de Documentos e Registros da Assembleia, Simone Limeira.

Os que trabalharam nas barracas de comida típica, não tiveram do que reclamar, pois clientela foi o que não faltou. A barraca do Gedema, por exemplo, foi uma das mais prestigiadas. “A atuação do Gedema na barraca foi muito boa, pois o público ficou satisfeito com o atendimento, retornou e elogiou os pratos. Isto prova que conseguimos agradar. Missão cumprida”, festejou Cynthia Brito, coordenadora do Programa Sol Nascente.

Deputados e autoridades marcam presença na festança

A festa transcorreu como previsto e contou a presença de vários deputados, que elogiaram a concepção do projeto. “Nós ficamos muito felizes pela iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, juntamente com a presidente do Gedema, Ana Paula, que organizaram toda essa festa, retratando a cultura do povo do Maranhão. Parabenizamos, também, o Governo do Estado pelo apoio e que nos garantiu esse momento de lazer”, disse o deputado Glalbert Cutrim (PDT).

O deputado Bira do Pindaré (PSB) afirmou que o Arraiá do Povo foi uma demonstração muito forte de valorização da cultura popular maranhense. “O nosso presidente, Othelino Neto, está de parabéns, juntamente com a equipe do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão. É uma festa que precisa ser repetida nos próximos anos, em benefício dos servidores da Casa, do povo e, sobretudo, da nossa cultura popular, que deve ser cada vez mais viva, vibrante e presente na vida da gente”.

“Destaco a organização, a estrutura e a segurança, itens fundamentais para receber as famílias que aqui vieram para assistir às apresentações dos grupos folclóricos. Só tenho a reconhecer esse grande projeto”, frisou o deputado Alexandre Almeida (PSDB).

O deputado Fábio Macedo (PDT) também elogiou o arraial e parabenizou o presidente, Othelino Neto. “Assim como o Gedema, na pessoa de sua presidente, Ana Paula Lobato, que idealizaram o arraial para valorizar a cultura maranhense. Foi uma festa muito bonita, alegre e com uma energia muito boa. Nós não poderíamos deixar de participar desse grande evento”, disse o deputado

O deputado Rogério Cafeteira (DEM) foi enfático: “De todos os anos, este foi o mais organizado. A festa foi realizada numa ótima estrutura e o público foi brindado com excelentes atrações”.

“Um arraial maravilhoso, com organização perfeita e o comparecimento do povo, convidados, deputados e servidores. Eu, por exemplo, trouxe a minha família e nós estamos nos divertindo muito”, destacou o deputado César Pires (PV).

A terceira noite de festança contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Hernando Macedo. “Parabenizo o deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia, e a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, pela festa maravilhosa, com boas atrações, cardápio de comidas típicas. Estão todos de parabéns. Foi uma oportunidade do povo festejar, mais uma vez, a cultura maranhense”, disse.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Depois do sucesso da primeira noite, Bois de Axixá e Morros estão entre as atrações do “Arraiá do Povo” nesta sexta

Depois de uma contagiante festa de abertura, na noite de quinta-feira (14), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / canal 17 – TVN) e pelo site al.ma.gov.br/tv, o “Arraiá do Povo” prossegue nesta sexta-feira (15) e sábado (16), no estacionamento do prédio do Complexo de Comunicação, na Assembleia Legislativa (Cohafuma). O Boi de Morros e o grupo Folia de Três são algumas das atrações da segunda noite da festança.

Com amplo estacionamento, área reservada para cadeirantes (em frente ao palco), acesso especial aos banheiros químicos, playground para crianças, mesas e cadeiras para o público, o “Arraiá do Povo” é um dos mais estruturados e bem organizados.

Confira a seguir a programação:

Sexta-Feira (15)

18h30 – Boi da Creche-Escola Sementinha

19h30 – Quadrilha Asa Branca

20h30 – Seu Raimundinho e Forro Pé no Chão

21h30 – Boi de Axixá

22h30 – Boi de Morros

23h30 – Show do Grupo Folia de Três

Sábado (16)

19h30 – Quadrilha Mocinha do Sertão

20h30 – Boi Barrica

21h30 – Boi Pirilampo

22h30 – Boi da Maioba

23h30 – Show de Luckas Seabra

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Grandes atrações prometem animar o público na abertura do ‘Arraiá do Povo’, nesta quinta-feira

Vista o seu traje junino e traga a sua família para curtir o primeiro dia do ‘Arraiá do Povo’, que começa nesta quinta-feira (14), a partir das 18h30, na área do estacionamento, ao lado do Complexo de Comunicação. Grandes atrações, comodidade e segurança estão garantidos na festança, que se estende até o próximo sábado (16). A organização é da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema).

No espaço, quatro barracas foram montadas para a venda de comidas típicas, com mesas e cadeiras, além de playground para a criançada e um grande palco, onde se apresentarão os grupos folclóricos maranhenses. Amplo estacionamento e estrutura de segurança também estão garantidos.

A festança também cumprirá as exigências da legislação e garantirá acessibilidade às pessoas com deficiência. A estrutura terá rampa de acesso na entrada, área reservada para cadeirantes em frente ao palco e acesso especial aos banheiros químicos.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do ‘Arraiá do Povo’, os alunos do Programa Sol Nascente abrem a programação, com apresentação das oficinas de Sopro e Dança. Em seguida, apresenta-se o Boi da Mocidade de Pinheiro, seguido do Cacuriá de Dona Teté e Boi de Nina Rodrigues. A noite encerra com show de PP Júnior e apresentação do Boi de Itapera.

Já na sexta-feira, também a partir das 18h30, o Boi da Creche-Escola Sementinha abre a noite, seguido da Quadrilha Asa Branca. Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Boi de Axixá e Boi de Morros também integram a programação. O encerramento fica por conta do show do grupo Folia de Três.

No sábado, a partir das 19h30, a Quadrilha Mocinha do Sertão abre a festança. Logo após, é a vez do Boi Barrica e do Boi Pirilampo animarem o público. O último dia do ‘Arraiá do Povo’ também contará com a apresentação do batalhão pesado do Boi da Maioba, seguido do show de Luckas Seabra.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN) fará transmissão ao vivo nas três noites de festança do ‘Arraiá do Povo’, que começa nesta quinta-feira (14) e será encerrado sábado (16), com apresentações de grupos folclóricos tradicionais do São João do Maranhão. O arraial, organizado pela Casa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), está montado na área do estacionamento, ao lado do Complexo de Comunicação.

É a primeira vez que o arraial da Assembleia será transmitido do começo ao fim, com entrevistas, comentários e flashes. Tudo em tempo real pelo canal aberto digital 51.2, 17 da TVN, e pelo site www.al.ma.leg.br/tv. Reportagens especiais também serão exibidas nos intervalos da cobertura.

Um estúdio foi montado especialmente para a cobertura, começando às 18h30, mesmo horário de início das apresentações.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Variadas atrações juninas integram programação do ‘Arraiá do Povo’

Diversos grupos folclóricos tradicionais do São João do Maranhão devem animar a programação do ‘Arraiá do Povo’, que acontecerá nesta quinta (14), sexta (15) e sábado (16), a partir das 18h30, no estacionamento da Assembleia Legislativa. Conforto, comodidade, segurança e espaço para a criançada também estão garantidos.

Na quinta-feira, os alunos do Programa Sol Nascente abrem a programação, com apresentação das oficinas de Sopro e Dança. Em seguida, apresenta-se o Boi da Mocidade de Pinheiro, seguido do Cacuriá de Dona Teté e Boi de Nina Rodrigues. A noite encerra com show de PP Júnior e apresentação do Boi de Itapera.

Já na sexta-feira, o Boi da Creche-Escola Sementinha abre a noite, seguido da Quadrilha Asa Branca. Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Boi de Axixá e Boi de Morros também integram a programação. O encerramento fica por conta do show do grupo Folia de Três.

No sábado, a Quadrilha Mocinha do Sertão abre a festança. Logo após, é a vez do Boi Barrica e do Boi Pirilampo animarem o público. O último dia do ‘Arraiá do Povo’ também contará com a apresentação do batalhão pesado do Boi da Maioba, seguido do show de Luckas Seabra.

Os três dias do ‘Arraiá do Povo’ serão transmitidos, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN). A realização é da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema).

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (14)

18h30 – Programa Sol Nascente (Oficinas de Sopro e Dança)

19h30 – Boi da Mocidade de Pinheiro

20h30 – Cacuriá de Dona Teté

21h – Boi de Nina Rodrigues

22h – Pepê Júnior

23h30 – Boi de Itapera

Sexta-feira (15)

18h30 – Boi da Creche-Escola Sementinha

19h30 – Quadrilha Asa Branca

20h30 – Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão

21h30 – Boi de Axixá

22h30 – Boi de Morros

23h30 – Folia de Três

Sábado (16)

19h30 – Quadrilha Mocinha do Sertão

20h30 – Boi Barrica

21h30 – Boi Pirilampo

22h30 – Boi da Maioba

23h30 – Luckas Seabra

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Wellington prestigia lançamento do documentário “Novos Caminhos”.

O deputado Wellington do Curso (PSDB) participou do lançamento do documentário “Novos Caminhos”, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. O evento foi aberto ao público e organizado pela Universidade Estadual do Maranhão, por meio do  núcleo de pesquisa “Novos Caminhos”, do Curso de Direito.

O documentário é resultado de mais de dois anos de trabalho do núcleo de pesquisa “Novos Caminhos: Núcleo para Educação em Direitos e Acesso à Justiça”, coordenado pelos professores Yuri Michael Pereira Costa e Jean Carlos Nunes Pereira, e realizado em parceria com professores, técnicos e alunos da UEMA.

“Garantir o acesso à justiça é lutar para que direitos sejam respeitados. Como deputado estadual, tenho lutado, diariamente, para que direitos como educação, saúde e segurança sejam respeitados. Cabe a cada um de nós encarar esse desafio e lutar por uma sociedade com mais oportunidades. Parabenizo a inciativa dos professores e estudantes por tamanha sensibilidade acadêmica”, disse o deputado, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tem novidade no ar!

A partir desta sexta-feira, dia 1º de junho, as rádios Mirante FM 96.1, 92.3 FM, Jovem Pan FM São Luís 102.5 e Mais FM 99.9, passam a veicular nos intervalos comerciais da programação, o “Boletim Câmara News” – programete com inserções de 60 segundos que, de forma didática e resumida apresentará aos ouvintes a atuação dos 31 vereadores que formam a Câmara de São Luís.

As quatro emissoras atingem, no Maranhão, mais de 6 milhões de ouvintes em mais de 41 municípios, proporcionando uma abrangente comunicação com um público altamente qualificado. Fique ligado, pois com o “Câmara News”, o ouvinte estará sempre em primeiro lugar!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Futebol, forró e cerveja é no Pirata Beach na Casa das Dunas

Solicitada por inúmeros clientes e estando São Luís sem uma casa que pudesse tocar durante um dia da sua programação 100 % Forró, a Casa das Dunas traz o projeto “Pirata Beach”.

Todos os domingos você terá Futebol, Forró e Cerveja, sempre começando às 16h e com término às 01h da manhã. São 03 bandas e 06h de muito forró, divirta-se num ambiente familiar, seguro, com conforto e a melhor vista da ilha, é todo domingo!

Confira as promoções de bebidas:

Confira também a programação desse domingo com Igor Costa, Wandim Rey e Diel França, três cantores com grandes sucesso e história no forró do Maranhão:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Página 1 de 5312345...102030...Última »