Bairros João Paulo e Liberdade recebem da Prefeitura de São Luís obras de drenagem e pavimentação

    Por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura de São Luís está avançando com o cronograma de construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais em pontos estratégicos dos bairros João Paulo e Liberdade, onde são constantes os problemas causados pela forte enxurrada e valas a céu aberto.

    As obras visam promover condições mais dignas de mobilidade e acessibilidade às comunidades, além de garantir a fluidez do trânsito e mais qualidade de vida para os moradores dessas regiões. Os bairros também foram contemplados com serviços de pavimentação de vias.

    “Entre as centenas de frentes de trabalho do São Luís em Obras, atualmente, temos uma atenção especial com a execução de drenagem e cobertura de galerias, atendendo demandas antigas de comunidades que convivem há décadas com problemas de valas e canais em suas ruas, esgoto a céu aberto. Desta forma, estas localidades voltam a ter condições de tráfego e as famílias que vivem ao entorno poderão sair às ruas com mais tranquilidade, na certeza de que poderão contar com um equipamento público renovado, adequado aos tempos atuais e seguro”, destacou o prefeito Edivaldo.

    No bairro João Paulo, mais precisamente na Rua da Felicidade, a Prefeitura de São Luís está realizando um amplo trabalho de recuperação e readequação da via. A laje de concreto armado já está pronta em um trecho de aproximadamente 65 metros de extensão. O objetivo da obra é cobrir todo o trecho de 420 metros da rua que, atualmente, é uma vala aberta em muitos pontos, com pontes improvisadas em vários trechos.

    “Todas as casas desta rua são construídas cerca de 80 centímetros e até um metro acima do nível da rua, pois toda vez que chove o canal transborda, causando alagamentos em muitos pontos. Esperamos que esta obra fique boa e que ajude a resolver o problema, pois estamos vendo o trabalho evoluir dia após dia, o pessoal da Prefeitura construindo esta laje de concreto que parece ser bastante firme”, ponderou Geralda Maria Pantaleão Sousa, que mora no local há 48 anos.

    A laje de concreto armado que está sendo construída tem 18 centímetros de espessura e cada metro quadrado pesa cerca de 450 quilos. A cobertura da galeria é feita com placas concretadas que pesam em média cerca de 6 toneladas cada. Por isto, para suportar a nova estrutura, as paredes laterais da galeria estão sendo reforçadas com pilares verticais e vigas horizontais, tudo feito de concreto armado de alta resistência.

    Vale lembrar que a Rua da Felicidade, também conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra é complexa devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras imóveis para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.

    LIBERDADE

    No bairro da Liberdade, mais precisamente no canal que percorre toda a extensão da Vila Sésamo, Rua da Galeria e Promorar, próximo à Avenida Quarto Centenário, desembocando na área de mangue daquela região, a Prefeitura tem realizado um trabalho de cobertura com placas de concreto, em um trecho de aproximadamente 400 metros de extensão.

    O serviço de está em fase de acabamento na primeira etapa, que vai da Vila Sésamo até a Rua da Galeria, com o selamento das placas de concreto com cimento. O próximo passo é a pavimentação e serviços drenagem superficial (sarjetas, meios-fios).

    Vale lembrar que, por meio do programa São Luís em Obras, o bairro Liberdade já foi contemplado com a implantação de mais de 14 km de asfaltamento. Bairros adjacentes como Camboa e Diamante foram contemplados, com o asfaltamento de ruas e avenidas e a construção da praça da Vila Bangu, na Camboa, que está em andamento.

    Nesta área também foi feita a urbanização do espaço antes conhecido como Praça do Jumento, transformado em duas praças (Praça Carlos Chaib e Praça da Camboa). A área, antes degradada, ganhou paisagismo, playground, calçadas, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre e outros equipamentos.

    SÃO LUÍS EM OBRAS

    Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

    Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divineia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prédio treme no Calhau e deixa moradores apavorados

    Na noite de ontem (24) no condomínio Coral, do Gran Park Águas, em São Luís-Ma, moradores viveram momentos de pânico e terror. O prédio começou a tremer, faltou luz e o elevador deixou de funcionar.

    Foi a caixa d’água que rompeu abalando as estruturas do prédio e despejando água pelas escadas e elevadores. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto, confirmou que o reservatório da água da parte superior do prédio transbordou, o que gerou uma série de transtornos, autoridade solicitou da Defesa Civil vistorias no local para saber se houve comprometimento da estrutura predial.

    Os moradores desceram correndo e evacuaram o prédio, como mostram as imagens abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    São Luís em Obras: Prefeitura entrega conjunto de praças no bairro Rio Anil

    As praças foram construídas em um espaço sem infraestrutura e são mais um investimento da Prefeitura para transformar para melhor a realidade do bairro que já recebeu 3 km de vias asfaltadas

    A Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (22), um conjunto de oito praças no bairro do Rio Anil, localizadas na Avenida Contorno. Construídas por meio do programa São Luís em Obras, as praças contam com mobiliário urbano, equipamentos para prática esportiva e de lazer, pista de caminhada, academia ao ar livre, playgrounds, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência.

    Os equipamentos foram construídos em um espaço sem infraestrutura e são mais um investimento da gestão municipal para transformar para melhor a realidade do bairro. Os moradores ficaram muito felizes por terem ganhado, pela primeira vez, um complexo de lazer adequado para o convívio social e prática de atividades físicas. A entrega marca a retomada de inaugurações do programa São Luís em Obras após a fase mais crítica da pandemia da Covid-19.

    “Estamos retomando a nossa rotina de entregas de obras pela cidade e, até o fim do ano, teremos muitas outras, a exemplo da Praça da Bíblia, do Mercado do Coroadinho e de outro conjunto de praças que está sendo construído no Vinhais, na Rua do Arame, que serão entregues nos próximos dias. A construção de oito praças no Rio Anil é a continuação de importantes intervenções que temos feito no bairro desde a minha primeira gestão”, destacou o prefeito Edivaldo. Por meio do São Luís em Obras, já foram executados 3 km pavimentação de vias. A escola do bairro também foi reformada recentemente pela Prefeitura.

    Durante a cerimônia de descerramento da placa de inauguração do conjunto de praças no Rio Anil, estiveram presentes a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade; de Desporto e Lazer (Semdel), Jasson Lago Júnior; e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

    Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Ribeiro Nahuz e representantes das empresas Alfa Engenharia e Berg Engenharia, partes importantes para a construção dos espaços, uma vez que somam, juntas, a contrapartida da operação urbana consorciada, iniciativa que permitiu ao município a entrega das praças.

    MAIS LAZER NO RIO ANIL

    O conjunto de oito praças contempla um total de três academias de saúde; dois playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada. Além destas, foram feitos reparos na Praça José Ribamar Santos Corrêa, entregue ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo. Ambas as praças respeitam as normas de acessibilidade e garantem elementos que contribuem para a mobilidade de pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar um lazer mais ainda mais inclusivo.

    As obras das praças do Rio Anil foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e se deram em atendimento a uma demanda antiga da comunidade. “Essa é mais uma entrega do programa São Luís em Obras que vem realizando várias frentes de trabalho em diversos bairros do município. Aproveitamos de um espaço sem utilização para criar esses equipamentos de convivência que era uma demanda muito antiga do Rio Anil”, destacou o titular da pasta, Mádison Leonardo Andrade.

    Em memória, cada um dos oito espaços, agora, serão lembrados por nomes bastante conhecidos pelos moradores do bairro e que, sem sombra de dúvidas, representam o Rio Anil e a história que está sendo construída desde sua fundação. “Estou muito feliz pela obra, pois era um necessidade muito grande da nossa comunidade, mas mais feliz ainda porque minha mãe foi uma das escolhidas para ter o nome dela em um desses espaços”, destacou Maria Isabel Ribeiro, filha de Gina Mendes Ribeiro (1939-2008), importante líder comunitária do bairro e uma das homenageadas.

    CONVÍVIO PÓS-PANDEMIA

    Ainda que o curso da pandemia impeça o convívio social neste momento, a revitalização das praças no bairro Rio Anil integra a política de ampliação de espaços de lazer e convivência implantada pela gestão do prefeito Edivaldo para que os moradores tenham mais lazer perto de casa e possam interagir com familiares, amigos e vizinhos, ao ar livre e gratuitamente, sem ter de buscar espaços públicos em outras regiões da cidade, fato que só será possível assim que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus tiver passado e juntar-se a grupos de pessoas não for mais um risco à saúde, como espera Delma Moraes, 44 anos.

    “Estou muito feliz porque essas praças estão sendo construídas em um local que não tinha nada, era apenas mato e muito lixo. Não tenho palavras para agradecer esse feito da Prefeitura de São Luís”, ressaltou a dona de casa. “Quem mais vai aproveitar desse espaço são meus filhos. Agora, há brinquedos e espaço para correr e brincar”.

    Para a dona de casa Meirelourdes Lopes, 50 nanos, a expectativa é a mesma. De acordo com ela, há muito para ser vivido quando a normalidade for retomada, e os espaços entregues pelo prefeito Edivaldo nesta quinta serão os cenários ideais para isso. “Quando essa pandemia passar, e a gente puder conviver em sociedade novamente, vai ser muito bom para sentar nos bancos novos e botar o assunto em dia, além de ter, agora, um espaço adequado para fazer caminhada e outros exercícios físicos, já que agora também temos equipamentos de ginástica”, pontuou.

    SÃO LUÍS EM OBRAS

    Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

    PRAÇAS DO RIO ANIL

    PRAÇA DA IGREJA SÃO SEBASTIÃO

    Praça da Igreja São Sebastião padroeiro da comunidade. A igreja foi criada em 1980 pelos moradores do bairro Rio Anil e desde então o espaço que hoje virou praça é chamado de Praça da Igreja São Sebastião.

    PRAÇA CLEBER ALMEIDA 

    Praça em homenagem a Cleber Araújo de Almeida, nascido em Humberto de Campos, em 04 de março de 1932. Foi prefeito de Humberto de Campos por dois mandatos, chegou em São Luís em 02 de julho de 1979 e se estabeleceu no bairro do Rio Anil onde foi uma grande liderança comunitária e um dos principais responsáveis pelo zelo do espaço que hoje transformou-se em uma praça. Faleceu em 21 de abril de 1996 de problemas cardíacos, deixando a esposa e cinco filhos.

    PRAÇA ROSA VERDE

    Praça em homenagem a Rosa Cunha Verde, nascida em São Bento, em 27 de março de 1936. Era professora e grande liderança comunitária, morou por mais de 40 anos no bairro do Rio Anil. Faleceu em 25 de junho de 2020 de causa natural, deixando sete filhos.

    PRAÇA DO CUTRIM

    Praça em homenagem a Raimundo Cutrim Soares, nascido São João Batista, em 16 de junho de 1943. Foi um grande líder comunitário, conhecido por sua alegria e jeito irreverente, ele sempre lutou para trazer melhorias ao bairro Rio Anil. Faleceu em 26 de novembro de 2019 de parada cardíaca, deixando a esposa e sete filhos.

    PRAÇA DA GINA 

    Praça em homenagem a Gina Mendes Ribeiro, nascida São Vicente Férrer, em 05 de fevereiro de 1939. Foi uma grande líder comunitária, conhecida por sua alegria, Gina trabalhava em casas de famílias lavando e passando roupas. Foi uma das lavadeiras pioneiras na antiga lavanderia do bairro Rio Anil cujo espaço recebe uma praça. Gina faleceu em 12 de dezembro de 2008 de parada cardíaca, deixando três filhos.

    PRAÇA DO MOACIR 

    Praça em homenagem a Moacir Silva, nascido São Bento, em 16 de março de 1944. Foi uma das maiores lideranças comunitárias do bairro Rio Anil. Faleceu em 22 de dezembro de 2018 vitima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), deixando a esposa e quatro filhos.

    PRAÇA JOSÉ RAIMUNDO

    Praça em homenagem a José Raimundo Chagas, nascido São Bento, em 21 de maio de 1948. Foi um grande líder comunitário, foi um dos fundadores da União de Moradores do Bairro Rio Anil. Era policial, foi assassinado em 11 de março de 1998, deixando a esposa e duas filhas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Policiais do 8º BPM impedem suicídio no Olho d’Água

    Na última quarta-feira por volta das 22h, a guarnição de serviço na VTR 19.255 – Olho D’água 3• Cia/8° BPM, recebeu via CIOPS uma denúncia informando que uma mulher que estaria tentando cometer suicídio, que a mesma pretendia se jogar de cima da caixa d’água da torre do seu prédio.

    Ao chegar no local e se deparar com a situação, foi afirmado com CIOPS a necessidade do Corpo de Bombeiros, pois são os especialistas nesse tipo de ocorrência, e de prontidão o CIOPS repassou para a GU do Olho D’água que o Corpo de Bombeiros estavam a caminho.

    Para que pese, a vítima fazia incansavelmente menção de tirar sua própria vida. Bem como, foi informado para a GU, através de moradores, que havia duas crianças presas num suposto apartamento, sendo uma de 01 ano e outra de 11 anos, possíveis filhos da vítima, que estariam em abandono (deixados pela mãe antes da decisão do suicídio).

    Momento esse, que mediante a complexidade dos fatos e não chegada do Corpo de Bombeiros no local, a os Soldados 1105/17 Cruz e 220/18 Vitor Lobo, decidiram subir na caixa d’água através das tubulações para salvar a vítima, bem como manter a fraternidade entre mãe e filhos, tendo em vista que esses iriam ficar sem seu leito materno.

    A posteriori, logrando êxito na missão, a GU do Olho D’água conseguiu dialogar e interceptar a vítima no alto da caixa d’água, fazendo a remoção para o solo, segura e com vida.

    À princípio, a vítima se recusou a falar o local em que as crianças se encontravam, porém, após um diálogo ela levou a GU ao Apartamento, onde foi assegurado a segurança da vítima e das crianças.

    Contudo, o pai da criança se fez presente, e se responsabilizou em tomar as medidas cabíveis com sua esposa e filhos. A vítima foi salva sem lesões corporais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Ribamar não cumpre acordo e médicos paralisam atividades

    Para quem pensa em continuar administrando São José de Ribamar, tratar da saúde da população daquela cidade é prioridade. Mas não é o que vem acontecendo na gestão de Eudes Sampaio. Os médicos do hospital municipal decidiram paralisar as atividades por falta do cumprimento do acordo para pagar seus salários atrasados.

    Os médicos do hospital e maternidade entraram em um acordo com o prefeito para receber até o dia 10, ontem, sexta-feira. Porém, Eudes, que tem se revelado um administrador em que a palavra honrada não é para ser cumprida, não pagou a empresa que contratou os médicos. Então, pediatras, anestesistas, cirurgiões, genecologistas e clínicos médicos cruzaram os braços.

    São dois meses de atraso salarial e o acordo foi documentado pela Conselho Regional de Medicina do Maranhão. São mais de 20 médicos que não recebem e agora a população é quem vai sofrer as consequências da irresponsabilidade do prefeito, que ainda pensa em se reeleger. Por isso, as pesquisas apontam Eudes Sampaio descendo a ladeira.

    Os grevistas estão pedindo aos colegas que não aceitem fazer plantões sem que os salários atrasados sejam pagos. Ocorre que a terceirizada que atende a saúde da cidade acha que encontrou uma saída, pagando à vista R$ 2 mil por plantão e esquecendo dos meses em atraso, como mostra abaixo esse diálogo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de São Luís amplia para 16 número de unidades do programa Saúde na Hora que atendem também aos sábados

    O prefeito Edivaldo Holanda Junior dá mais um passo para o fortalecimento da rede municipal de saúde de São Luís com a ampliação do programa Saúde na Hora, implantado em 2020 na capital maranhense e elaborado pelo Ministério da Saúde (MS).

    Prefeitura de São Luís amplia número de unidades do programa Saúde na Hora que atende também aos sábados

    O programa, que atualmente esta implantado em 12 unidades de saúde, passará para 16. As quatro unidades que se somaram à lista são Centro de Saúde da Liberdade, Centro de Saúde Macieira (no Sacavém), além dos centros de saúde da Vila Sarney e Laura Vasconcelos (na Estiva). As novas unidades iniciam o atendimento ampliado a partir deste sábado (11).

    O diferencial do programa é o funcionamento das unidades aos sábados, das 7h ao meio-dia e de segunda a sexta das 8h às 18h, com consultas de várias especialidades, aplicação de vacinas e colocação de curativos, além de outros serviços. No caso das vacinas, a Semus reforça que as doses contra o sarampo e influenza/H1N1 estarão disponíveis. No caso da influenza/H1N1, a prioridade é vacinar adultos entre 55 e 59 anos de idade, além de gestantes e crianças entre seis meses e menores de seis anos, cujas coberturas ainda estão abaixo da expectativa. No caso do sarampo, a meta é cobrir adultos entre 20 e 49 anos. Quem já tomou uma dose de sarampo, deve procurar novamente as unidades para a aplicação de dose extra.

    Sobre a oferta das unidades aos sábados, o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, destaca a ampliação dos serviços e, principalmente, a possibilidade de consultas aos fins de semana. “Nem todos têm disponibilidade de procurar uma das nossas unidades durante a semana. Por isso, desde o início do ano, ofertamos este serviço diferenciado, com boa aceitação. Para que mais pessoas sejam beneficiadas, a gestão do prefeito Edivaldo promoveu a ampliação do serviço, com mais unidades”, afirmou.

    A meta da Semus é que o programa Saúde na Hora seja estendido para toda a rede da capital, ofertando serviços de consultas, acolhimento de materiais para análise laboratorial, aplicação de vacinas, curativos e de serviços odontológicos.

    Já funcionam com com atendimento estendido o Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (no Anjo da Guarda), Centro de Saúde São Raimundo, Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde Cohab Anil, Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil), Centro de Saúde Santa Bárbara, Centro de Saúde Turu, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Habitar Nice Lobão), Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis (Cidade Olímpica I) e Centro de Saúde Vila Bacanga.

     SAIBA MAIS

    UNIDADES SAÚDE NA HORA

    Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa –  Avenida Principal, s/n, Anjo da Guarda

    Centro de Saúde São Raimundo –  Vila Mauro Fecury, s/n, bairro São Raimundo

    USF no São Francisco –  Rua das Paparaúbas, Quadra 13, Lote 31, São Francisco

    Centro de Saúde na Cohab Anil – Rua 4, Sem número, Conjunto Cohab Anil I

    Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil) – Rua da Companhia, nº 1, Anil

    Centro de Saúde no Santa Bárbara – Rua Principal, nº 180. Santa Bárbara

    Centro de Saúde no Turu – Avenida Celso Coutinho, sem número. Bairro Turu

    Centro de Saúde Vila Nova – Praça Raimundo Sousa Gomes, sem número. Bairro Vila Nova

    Centro de Saúde Fabiciana Moraes – Rua 3, Quadra 7, sem número. Conjunto Habitar Nice Lobão

    Centro de Saúde Genésio Ramos Filho – Rua Coronel Vieira, sem número, Cohab Anil IV

    Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis – Avenida 4, Quadra 36, Casa 11, Cidade Olímpica I

    Centro de Saúde Vila Bacanga – R. União Belo, S/N – Vila Bacanga

    Centro de Saúde Liberdade – Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade

    Centro de Saúde Macieira – Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém

    Centro de Saúde Vila Sarney – km 7, BR-135

    Centro de Saúde Laura Vasconcelos – BR-135, Km, 23,  s/n, Vila Maranhão, Região da Estiva

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Drive thru nas feiras livres da Prefeitura de São Luís da Praia Grande e Renascença garante mais segurança e comodidade neste momento de pandemia

    Feiras livres da Praia Grande, no Centro de São Luís, e do bairro Renascença estão oferecendo um serviço a mais para os consumidores que é o sistema de vendas por drive thru (em que o cliente compra a mercadoria sem precisar sair do carro).

    A iniciativa, proposta pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), é mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

    As vendas presenciais continuam sendo feitas nestes locais, mas é necessário cumprir as normas sanitárias, fazer uso de máscaras e manter o distanciamento social como ocorre em todas as feiras e mercados da cidade. Nestes espaços, bombeiros civis contratados pela Prefeitura de São Luís continuam fiscalizando e fazendo valer as regras sanitárias vigentes.

    A logística do drive thru, além de mais cômoda para o cliente, é essencial para o combate à disseminação da Covid-19 e estará em funcionamento nas duas feiras nesta quinta (4) e sexta-feira (5), respectivamente. De acordo com o titular da Semapa, Émerson Macedo, a feira livre via drive thru é mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo no controle da doença em São Luís.

    “O drive thru funciona por meio de um sistema no qual o pedido é feito pelo cliente de forma remota, via WhatsApp. Após isso, ele se dirige à feira, faz o pagamento e retira o produto sem ter que precisar sair do carro para escolher a mercadoria e correr maiores riscos de contaminação.

    Ou seja, esse sistema tem total convergência com a prevenção à Covid-19, pois promove mais segurança”, destacou. Cada feirante disponibiliza seu número de aplicativo de mensagem, mas também é possível entregar a lista de compras no local e aguardar para retirar os produtos. Os pedidos podem ser feitos, via WhatsApp, pelo número 99109-2721.

    A feira livre da Praia Grande, localizada no Aterro do Bacanga, no Centro e a do bairro Renascença, localizada na extensão da Rua Cedro, paralela à Avenida Colares Moreira, são as únicas duas feiras livres em funcionamento na capital via drive thru. A feira livre da Praia Grande, promovida às quintas-feiras, atrai grande número de consumidores que, de seus carros e em curto espaço de tempo, têm em mãos os produtos desejados, assim como ocorre no Renascença, só que nas sextas-feiras.

    Outras feiras livres também acontecem no decorrer da semana em São Luís, como na Cohab, Vinhais, João de Deus, Bequimão, Madre Deus e Turu, mas nenhuma dessas em sistema drive thru.

    FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA

    Assim como vem acontecendo nos mercados de São Luís desde o mês passado, bombeiros civis, contratados pela Prefeitura de São Luís, também estão fiscalizando o cumprimento das regras sanitárias nas feiras livres da capital. Para evitar maior número de contaminados pela Covid-19, o efetivo, à disposição da Semapa, tem trabalhado para combater as infrações da população às regras de distanciamento social e uso de máscaras nesses locais, em que os serviços oferecidos são essenciais à vida humana.

    CRONOGRAMA DAS FEIRAS LIVRES

    Terça-feira, Cohab

    Endereço: Rua B, S/N, Planalto Anil I (Avenida de acesso ao Cohatrac)

    Quarta-feira, Vinhais

    Endereço: Avenida 1, S/N, Vinhais (Próximo ao Posto Brasil)

    Quinta-feira, Praia Grande (DRIVE THRU)

    Endereço: Aterro do Bacanga, Centro (Próximo ao circo da Cidade)

    Sexta-feira, Renascença (DRIVE THRU)

    Endereço: Rua Cedro, S/N, Renascença, próximo ao Hiper Bom Preço

    Sexta-feira, João de Deus

    Endereço: Avenida Guajajaras, S/N, João de Deus (Próximo ao Posto Ipiranga)

    Sábado, Bequimão

    Endereço: Avenida Perimetral Norte, S/N, Bequimão

    Sábado, Madre Deus

    Endereço: Praça da Saudade, Madre Deus

    Sábado, Turu

    Endereço: Avenida 06, S/N, Habitacional Turu

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19: veja os 216 municípios do Maranhão com pacientes contaminados

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualizou o número de infectados por Covid-19 em cada município do Maranhão. De acordo com o boletim divulgado nessa quarta-feira (8), 216 cidades do estado apresentam pacientes contaminados pela doença e somente Lagoa do Mato ainda não possui casos confirmados.

    De acordo com a lista divulgada pela SES,  São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Açailândia e Zé Doca são as cidades com o maior número de infectados. Atualmente, o Maranhão registra 92.939 casos do novo coronavírus e 2.324 óbitos pela doença.

    O relatório também detalhou o quadro dos pacientes contaminados no estado. Entre os 92.939 confirmados com a doença, 331 deles estão internados em UTI (280 na rede pública e 51 na rede privada), 462 internados em enfermaria, 17.770 pessoas em isolamento domiciliar monitorado e 72.052 pacientes recuperados do novo coronavírus. Veja a lista com os municípios maranhenses com casos de Covid-19:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Grande São Luís registra mais de 270 bairros contaminados pelo novo coronavírus

    De acordo com o boletim oficial divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na última quarta-feira (8), a região metropolitana de São Luís já ultrapassa a marca de 270 bairros confirmados com casos de Covid-19. Turu, Cidade Operária e Renascença lideram a lista e registraram um aumento significativo no número de infectados pelo vírus.

    São Luís continua sendo a cidade com mais casos do novo coronavírus em todo o Maranhão.

    Ainda segundo a SES, 15 óbitos foram confirmados somente nas últimas 24 horas na região metropolitana de São Luís. Em todo o Maranhão, já são contabilizados 2.324 óbitos e 92.939 casos confirmados de Covid-19. Confira a lista dos bairros da capital maranhense com casos do novo coronavírus e veja a quantidade de infectados em cada um deles:

    Turu 381

    Cidade Operária 296

    Renascença 280

    Cohatrac I, II, III, IV, Primavera-Cohatrac 223

    Centro 210

    Calhau 197

    Anjo Da Guarda 174

    Maiobão 168

    Olho D’água 160

    Anil 153

    Cohama 153

    Araçagy 144

    São Francisco 141

    Vila Embratel 133

    Ponta D’areia 129

    Bairro De Fátima 118

    Bequimão 117

    Liberdade 116

    Jardim São Cristóvão / Conjunto Juçara / Conjunto Penalva 112

    Monte Castelo 106

    Angelim 103

    Conjunto Habitacional Vinhais 101

    Coroadinho 95

    Cohab Anil I 84

    João Paulo 80

    Parque Vitória 80

    Maracanã 77

    Cidade Olímpica 69

    Conjunto São Raimundo 69

    Maiobinha 61

    Forquilha 59

    Alemanha 58

    Vila Palmeira 58

    Jardim América 56

    João De Deus 55

    Cruzeiro Do Anil 54

    Aurora 53

    Cohafuma 53

    Recanto Dos Vinhais 52

    Jardim Eldorado 50

    Ponta Do Farol 50

    Jardim Tropical 46

    Vila Fialho 46

    Cohab Anil III 44

    São Bernardo 44

    Novo Cohatrac 41

    Vila Janaína 41

    Santa Cruz 36

    Centro (São José De Ribamar) 35

    Santa Efigênia 34

    Conjunto Dom Sebastião / Vila Dos Nobres / Pq. Dos Nobres / Parque Timbira 33

    Lira 33

    Alto Turu 31

    Areinha 30

    Coroado 30

    Bom Jesus 29

    Filipinho / Redenção 29

    Maranhão Novo 29

    Planalto Anil 29

    Vila Passos 29

    Cohatrac V 28

    Sacavém 28

    Sá Viana 27

    Jordoa 26

    Moropoia 26

    São Luís Parque Atenas 26

    Apeadouro 25

    Ipase 25

    Residencial Planalto Vinhais I / Vinhais Vi 25

    Coheb 24

    Vila Kiola 24

    Bela Vista / Primavera I (Cohajap) 23

    Campina 23

    Chácara Brasil 23

    Ipem São Cristóvão/Conjunto São Carlos 23

    Jaracaty 23

    Jardim De Fátima 23

    Pindaí 23

    Santa Clara 23

    Cohaserma / Cohaserma II 22

    Jardim Das Margaridas / Parque Aurora / Planalto Anil I, II, III 21

    Miritiua 21

    Camboa 20

    Caratatiua 20

    Maioba 20

    Outeiro Da Cruz 20

    Santo Antonio 20

    Saramanta 20

    J. Camara 19

    Tirirical 19

    Conjunto Habitacional Turu / Jardim Atlântico 18

    Paranã 18

    Radional 18

    Vila Itamar 18

    Vila Nova 18

    Cohab Anil IV 17

    Cruzeiro 17

    Cutim Anil 17

    Ivar Saldanha 17

    Jardim São Cristóvão Ii 17

    Nova Terra 17

    Pindorama 17

    Vila Isabel 17

    Vila Sarney Filho I 17

    Coréia 16

    Tibiri 16

    Vila Bacanga 16

    Vila Maranhão 16

    Vila Operaria 16

    Cohab Anil II 15

    Lima Verde 15

    Planalto Aurora 15

    Vila Brasil 15

    Parque Amazonas 14

    Retiro Natal 14

    Trizidela Da Maioba 14

    Turiuba 14

    Vila Bom Viver 14

    Vila Lobão E Vila Roseana Sarney 14

    Cidade Verde 13

    Fé Em Deus 13

    Novo Angelim 13

    Piçarreira 13

    Quitandinha / Vinhais I / Vinhais II 13

    São Benedito 13

    Sítio Pirapora 13

    Barreto 12

    Diamante 12

    Madre Deus 12

    Parque Jair 12

    Vila Isabel Cafeteira 12

    Conjunto Rio Anil 11

    Planalto Turu Ii 11

    Vila Cascavel 11

    Vila São Luís 11

    Alto Da Esperança 10

    Estiva 10

    Itapiracó 10

    São Raimundo 10

    Vila Mauro Fecury Ii 10

    Vila Nazaré 10

    Vila Vitória 10

    Fumacê 9

    Mata De Itapera 9

    Outeiro 9

    Primavera II (Cohajap II) 9

    Vila Flamengo 9

    Vila Sao Jose 9

    Centro (Raposa) 8

    J.Lima 8

    Novo Horizonte 8

    Panaquatira 8

    Parque Universitário 8

    Ribeira 8

    São Marcos 8

    Vila Alonso Costa 8

    Vila Dr Julinho 8

    Bom Milagre 7

    Fabril 7

    Goiabal 7

    Ipem Turú 7

    Jaguarema 7

    Mutirão 7

    Residencial Carlos Augusto 7

    Santa Bárbara 7

    Sítio Grande 7

    Tambau 7

    Apicum 6

    Laranjal 6

    Parque Sabiá 6

    Planalto Vinhais II 6

    Quebra-Pote 6

    Recanto Fialho / Vila União 6

    Tijupa Queimado 6

    Vieira 6

    Vila Ariri 6

    Vila Maresia 6

    Vila Mauro Fecury I 6

    Vila Roseana Sarney 6

    Vila Santa Teresinha 6

    Vila Sao Luis 6

    Alto Do Farol 5

    Ilhinha 5

    Paraíso das Rosas 5

    Pau Deitado 5

    Pirâmide 5

    Recanto dos Pássaros 5

    Recanto dos Signos 5

    Vila Cafeteira 5

    Vila Conceição 5

    Vila dos Frades 5

    Vila Jeniparana 5

    Vila Sarney Filho II 5

    Centro (Paço do Lumiar) 4

    Juçatuba 4

    Matinha 4

    Paranã III 4

    Parque das Palmeiras 4

    Santa Rosa 4

    Upaon Açu 4

    Vila São José II 4

    Boa Vista 3

    Bom Jardim 3

    Cidade Alta 3

    Gancharia 3

    Iguaiba 3

    Inhauma 3

    Itapary 3

    Jardim Coelho Neto 3

    Mata 3

    Mirititiua 3

    Morada Nova 3

    Parque Florencio 3

    Sítio Do Apicum 3

    Sítio Natureza 3

    Turu / Jardim Das Oliveiras (Cohajoli) 3

    Vila São José 3

    Vila Sarnambi 3

    Cantinho Do Céu / Conjunto Manoel Beckman 2

    Cidade Nova 2

    Desterro 2

    Jambeiro 2

    Jardim Das Mercês 2

    Jeniparana 2

    Parque Thiago Aroso 2

    Salinas Do Sacavém 2

    São Raimundo Do Gapara 2

    Sítio Leal 2

    Tendal Mirim 2

    Vila 25 De Maio / Conjunto Dos Ipês 2

    Vila América 2 Vila Boa Esperança 2

    Vivendas Do Turu 2

    Açaizal Grande 1

    Altos Do Itapiracó 1

    Bacurizal 1

    Beira Rio 1

    Cacarape 1

    Cohapam 1

    Conjunto São Marcos 1

    Coqueiro 1

    Itapera Maioba 1

    Itaqui 1

    Nova Vida 1

    Novo Paço 1

    Paraty 1

    Parque Ângela / Residencial Vinhais III 1

    Planalto Anil IV Centauro 1

    Presidente Vargas 1

    Quinta 1

    Recanto Da Paz 1

    Recanto Dos Nobres 1

    Recanto Dos Poetas 1

    Residencial Aracagy 1

    Residencial Esperança 1

    Residencial Manaira 1

    Residencial Silvana 1

    Santa Eulália / Vila Independente 1

    Santa Maria 1

    São Bras E Macacos 1

    São Jorge 1

    São Jose Dos Indios 1

    São Paulo 1

    São Raimundo Bacanga 1

    Túnel Sacavém 1

    Vassoural 1

    Vila Cruzado 1

    Vila Dom Luís 1

    Vila Do Povo 1

    Vila Epitacio Cafeteira 1

    Vila Menino Jesus De Praga / Cohaserma / Planalto Do Calhau / Vinhais V 1

    Vila Sarney 1

    Zumbi Dos Palmares 1

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de São Luís prorroga para sexta-feira (10) vencimento da primeira parcela e cota única do IPTU 2020

    A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou o prazo de vencimento da primeira parcela e cota única (com 15% de desconto) do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2020), para a próxima sexta-feira (10).

    Diante da alta demanda nos postos e também no site para emissão de boletos, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior decidiu alterar a data de vencimento, dando ao contribuinte um maior tempo para emitir e efetuar o pagamento do imposto.

    Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado o lançamento digital do IPTU. Para emissão do boleto para pagamento, o contribuinte deve acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br munido da inscrição imobiliária do imóvel, que pode ser recuperada em carnês antigos ou com o CPF do proprietário do imóvel.

    Com a pandemia do novo coronavírus (Coovid-19) e a necessidade de evitar aglomeração de pessoas, a Semfaz disponibilizou o teleatendimento do IPTU que também ficará disponível até o dia 10 de julho, onde o contribuinte pode solicitar a emissão de boletos, verificar isenção, formas de pagamento, impugnação de valores entre outras demandas relacionadas ao imposto.

    Os contribuintes que tiverem dúvidas deverão entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, através dos contatos: (98) 99159-2769 / (98) 99162-5674 / (98) 98847-5037 / (98) 99186-3790. Para atendimento presencial, o contribuinte deverá marcar previamente e o atendimento acontecerá na sede da Semfaz, localizada na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima.

    De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a Semfaz registrou uma grande procura nos postos e no site para emissão dos boletos do imposto. “Tivemos muita busca pelo teleatendimento e site. Com isso, e para atendermos aos contribuintes de maneira eficaz e com qualidade, decidimos, seguindo orientação do prefeito Edivaldo,  prolongar o prazo para pagamento com desconto e da primeira parcela do IPTU”, afirmou.

    BOLETO

    No site da Semfaz, o cidadão tem acesso ao boleto do IPTU 2020. Na janela com informações sobre IPTU na tela inicial do site, o contribuinte deve clicar no item ‘Consulte seu IPTU aqui’, tendo em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF vinculado ao cadastro. Na página à qual será direcionado, deve digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em ‘Consultar débitos de IPTU’.

    Uma barra azul, com o endereço aparecerá. O contribuinte deve clicar e logo todos os débitos referentes ao imóvel aparecerão na tela, então é só selecionar a parcela ou cota única, escolher a data do pagamento e emitir.

    Caso o contribuinte tenha dificuldades para emitir o seu boleto, deve entrar em contato imediato com a equipe da Central de Atendimento do IPTU 2020, através dos telefones informados acima.

    PAGAMENTO

    Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento – caixa eletrônico, ou pelo App do Banco do Brasil. Os boletos também podem ser pagos em caixas eletrônicos do BB, com cartões de outros bancos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Acidentes seguidos na subida do Vinhais Velho podem resultar em mortes

    O serviço mal feito na alça da Via Expressa que chega ao Recanto dos Vinhais vem ocasionando diversos acidentes por causa do pequeno espaço disputado pelos carros que entram e os que saem. Na primeira imagem, no início da primeira semana deste mês de junho, mais um acidente; como mostra a imagem abaixo:

    Ontem, mais outro acidente no mesmo local sem que ninguém saiba a quem reclamar. Confira abaixo o vídeo do acidente de ontem, quarta-feira (10):

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.