Maranhense morre após luta clandestina de boxe em Teresina

    Morreu na madrugada de hoje (25) o microempresário e lutador Jonas de Andrade Carvalho Filho aos 34 anos, após uma luta clandestina de boxe em Teresina-Pi. Jonas, que era conhecido como “Guerreiro da Luz”, levou vários golpes na cabeça durante a luta.

    Foi levado já desacordado ao Hospital do Buenos Aires. A causa da morte foram uma lesão no crânio e diversas paradas cardíacas. Guerreiro da Luz morreu no hospital. Abaixo o momento em que a vítima já saia desacordada do ringue:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    As operárias também merecem prioridade na vacinação contra a Covid-19 e um auxílio emergencial

    Elas trabalham todos os dias. Pela manhã, à tarde e de madrugada. Depende de convite e do convidado elas estão sempre no batente, tanto faz em ambiente de luxo, de 5ª ou até dentro do carro. Por causa da pandemia, correm sérios riscos de abrigar entre as pernas homens infectados, além do rendimento que caiu bastante desde março do ano passado. Algumas foram obrigadas a optar pela redução brusca na tabela. 

    O Congresso Nacional tem aprovado prioridades para quem merece e ajeitado também que ainda não deve merecer. São sugestões oferecidas nos últimos dias de fazer sorrir e até chorar. A última delas partiu de um deputado federal do Maranhão, um estreante que entrou no lugar do prefeito de São Luís, Eduardo Braide. O parlamentar quer o benefício da prioridade na vacina para pastores e padres.

    Alega o deputado JP, de Imperatriz, que os pastores e padres lidam com multidões nos cultos e missas. Ué, não foi disciplinado o número de fiéis nos templos? Ao que se sabe até agora, para o pastores, Covid-19 não existe, embora muito deles tenham feito a viagem por causa da descrença.

    Os últimos beneficiados, como homens que fazem parte do sistema de segurança pública e professores, merecem sim. Na área de segurança, dezenas de militares estão morrendo por dia no Brasil. Os professores estão indo para o mesmo caminho da morte.

    As operárias também merecem. Afinal, é a profissão mais antiga do mundo e oferecem prazer pelo o que fazem, mesmo correndo todos os riscos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Empreendedorismo nas feiras e mercados de São Luís

    A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento,esteve reunida com representantes da Associação Comercial do Maranhão, para juntos buscarem entendimentos que possam implementar o empreendedorismo de São Luís.


    Através do Projeto Empreender, a SEMAPA,
    juntamente com a ACMMA, discutiram formas de incentivar os produtores de São Luís e, consequentemente, inseri-los, de maneira mais efetiva, no cenário comercial local.

    “Nossa conversa foi muito produtiva, debatemos acerca de possibilidades e projetos para inserir e incentivar os pequenos produtores no cenário comercial da nossa São Luís”, disse o secretário da SEMAPA , Liviomar Macatrão.

    Sobre o Projeto Empreender, o presidente da Associação Comercial do Maranhão foi enfático: “o projeto Empreender busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas adequadas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais”.

    Juntos, com objetivos específicos, a SEMAPA e a ACMMA estarão promovendo e fortalecendo o acesso à capacitação, consultoria técnica a custos menores, possibilitando a realização de comprasse vendas em conjunto, assim facilitando o acesso e ampliação de mercados.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Juiz manda tirar da cadeia o próprio filho que estava embriagado e atropelou motoqueiro

    O caso foi divulgadona noite de ontem, domingo (04), no programa Fantástico da Rede Globo. O atropelamento ocorreu na cidade de Floriano, no Piauí.

    O que mais chamou a atenção foi a transgressão cometida pelo juiz de plantão, Noé de Pacheco, que é pai de Lucas Pacheco e estranhamente esqueceu que uma magistrado não pode julgar um processo envolvendo parentes em até 3º grau.

    O delegado de Floriano disse ao Fantástico que o filho do juiz ” não nega nenhuma das informações em relação ao fato de ter ingerido bebida alcoólica, ele não nega em relação a questão do acidente. No entanto, após a chegada dele aqui percebe-se que se causou um alvoroço”, pelo fato do infrator ser filho de juiz.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Protesto! Restaurantes, bares e lanchonetes não atenderão por entregas no dia 23 em São Luís

    Como foma de protestar péla decisão do Governo do Estado que prorrogou por mais uma semana (22 a 28 deste) a suspensão de atendimento nos recintos como restaurantes, bares e lanchonetes, tais estabelecimentos não abrirão as portas na próxima terça-feira, dia 23. Não serão atendidos os serviços de delivery e nem o de entrega no estabelecimento.

    Confira a nota abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fraude no sorteio do Minha Casa Minha Vida faz o MPF recomendar suspensão de entrega em Santa Luzia

    O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação à prefeitura do município de Santa Luzia (MA) e à Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, para que seja suspensa a entrega de casas às pessoas que não constam nas duas listas de contemplados do programa Minha Casa Minha Vida dos anos de 2016 e 2021, a fim de evitar irregularidades e futuras nulidades do processo de seleção e entrega dos imóveis.

    De acordo com o documento, uma pessoa contemplada no ano de 2016 realizou manifestação na qual aponta que, em um novo sorteio feito no dia 26 de janeiro de 2021 para definição dos endereços, alguns contemplados inicialmente ficaram fora da listagem. Além disso, pessoas que não haviam sido sorteadas anteriormente foram contempladas nessa segunda lista, havendo, supostamente, um grupo de mais de 100 prejudicados. A entrega dos imóveis do último sorteio está agendada para o dia 24 de março.

    Junto a isso, foi noticiado que um parente da prefeita e pessoas ligadas à Câmara de Vereadores, que não têm renda baixa para ter direito a receber casa do programa, foram contemplados no último sorteio.

    Portanto, o MPF recomenda, ainda, que seja feita a entrega dos imóveis somente aos beneficiários do Residencial Francisco Gonçalves, cujos nomes estejam presentes nas duas listagens de contemplados dos sorteios de 2016 e 2021.

    Além disso, o MPF orienta que seja suspensa, imediatamente, a realização de qualquer evento presencial que possa ocasionar aglomeração, especialmente, eventos políticos programados para o dia do aniversário da cidade, inclusive a cerimônia de entrega dos imóveis, com base na prorrogação, desta sexta-feira (19), das medidas restritivas estabelecidas pelo governo do estado no Decreto 36.531/2021, que veda a realização de reuniões e eventos em geral por conta da situação de disseminação da Covid-19 no estado.

    O prazo para acatamento da presente recomendação, sob pena de ações judiciais nas esferas cível e criminal, é de três dias úteis.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Eduardo Braide entrega mais 30 leitos exclusivos para Covid-19 na Unidade Mista do Bequimão

    O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (4), mais 30 leitos exclusivos, entre enfermaria e suporte avançado, para o combate à Covid-19 em São Luís. Os novos leitos foram disponibilizados na Unidade Mista do Bequimão, que será referência para atendimento a casos moderados e graves. Com isso, a rede municipal de saúde chega a 110 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. O Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias prevê a abertura de 120 leitos na capital.

    Durante a entrega dos novos leitos, o prefeito Eduardo Braide destacou que os novos leitos vão contribuir para desafogar a rede de saúde na capital. “Estamos disponibilizando mais 30 novos leitos aqui na Unidade Mista do Bequimão, que conta com toda a estrutura necessária para atender desde o paciente que necessite de estabilização até aquele que precise de cuidados mais específicos como a utilização de respiradores e a necessidade de intubação. Encerrando a primeira etapa do nosso plano vamos entregar nos próximos dias mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário e o ambulatório de atendimento pós-Covid que também vai funcionar aqui na Unidade Mista do Bequimão”, disse.

    Para a implantação dos leitos, a Unidade Mista do Bequimão passou por ampla reforma e uma das alas da unidade foi destinada exclusivamente para receber os pacientes com síndromes gripais dividida nos setores de emergência e de urgência. Quem sentir sintomas de síndromes gripais, já pode se dirigir ao local, que já começou a atender pacientes. Lá, ele passará por triagem e receberá o encaminhamento adequado para o seu quadro clínico.

    Foto: @DivulgaçãoO setor de emergência conta com dois consultórios, sala de estabilização com um leito totalmente equipado, sala de observação com dois leitos, posto de enfermagem e farmácia. Já no setor de urgência são 30 leitos de internação divididos entre 14 de enfermaria e 17 de suporte avançado.

    A unidade conta com equipe multiprofissional para atender aos pacientes e equipamentos como respiradores e ventiladores, bem como cilindros de oxigênio para dar todo o suporte que os pacientes necessitarem de ventilação mecânica invasiva (intubação) e ventilação mecânica não invasiva (máscara de oxigênio).

    O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, explicou que o momento requer que a população fique ainda mais atenta às medidas de prevenção. “A Prefeitura de São Luís tem feito a sua parte, readequando a rede municipal de saúde para garantir o atendimento e tratamento necessários a quem precisar, mas o ideal é que o menor número possível de pessoas precise ir a uma unidade de saúde. Por isso, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e de aglomerações são fundamentais”, informou.

    Foto: @DivulgaçãoA Unidade Mista do Bequimão conta, ainda, com o Ambulatório de Promoção e Reabilitação em Saúde para Pacientes, Familiares e Profissionais de Saúde. O objetivo deste serviço é garantir tratamento para as sequelas da doença nos pacientes recuperados, além de assistência para os traumas aos familiares e profissionais de saúde durante o processo de tratamento. O ambulatório está em fase final de estruturação e começaram a funcionar nos próximos dias.

    Plano Municipal de Enfrentamento à Covid

    Dos 120 leitos a serem entregues, 110 já estão em funcionamento. A Prefeitura já abriu 50 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com casos moderados e graves de Covid-19 no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), que foi definido como a unidade de referência da rede municipal de saúde para o tratamento destes pacientes. Os leitos se dividem em 30 de enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Suporte Avançado.

    Também já estão em funcionamento mais 30 leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Presidente Dutra (HUUFMA). Desse total, são 10 de UTI e 20 leitos de enfermaria. Mais 10 leitos de UTI serão abertos naquela unidade até o dia 10 de março.

    Também integra a rede exclusiva de atendimento a pacientes com síndromes gripais disponibilizada pela Prefeitura de São Luís, o Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos – Sacavém, que é o primeiro dos cinco centros municipais de atendimento às síndromes gripais leves que serão implantadas na capital.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Aumenta o número de despachos (macumba) em ruas, encruzilhadas e avenidas em São Luís

    Constantemente o Blog vem recebendo vídeos e fotos de despachos encontrados em vários pontos da ilha de São Luís. O Recanto dos Vinhais, que tem uma pequena reserva florestal, é o que mais recebe os desejos em forma de pratos com comidas, vinhos, galinhas pretas, calcinhas vermelhas e bonecos cheios de pregos e alfinetes.

      Na madrugada desta sexta-feira (26) duas mulheres desceram do carro e colocaram o despacho na rua Rio de Janeiro, na Chácara Brasil, como mostra a imagem abaixo:. dentro

    Os despachantes chegam até a colocar nomes das pessoas que receberão as oferendas ou um prejuízo solicitado, omo deixaram essa lista dentro de pratos com farinha seca, na Chácara Brasil.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura inicia grande ação para recuperar ruas e avenidas de São Luís

    O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nesta quinta-feira (25), no bairro Chácara Brasil, o início da operação tapa-buracos que será realizada em ruas e avenidas de toda a cidade para melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança e mobilidade no trânsito de São Luís. As equipes da Prefeitura trabalharão de forma simultânea em diferentes pontos, recuperando o pavimento nos bairros e nos principais corredores de tráfego. O Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga, também recebeu os serviços nesta quinta-feira.

    “Iniciamos hoje uma grande operação de recuperação de ruas e avenidas da nossa cidade. Estou acompanhando o trabalho de perto aqui na Chácara Brasil. Também já estamos com equipes no Anjo da Guarda e vamos seguir com outras frentes trabalhando em outros bairros ao mesmo tempo. Com isso, vamos melhorar a fluidez do trânsito da nossa cidade, diminuir o tempo de deslocamento, principalmente para quem utiliza o transporte coletivo, e garantir mais segurança para condutores e pedestres”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

    Foto: @DivulgaçãoNo bairro Chácara Brasil, os serviços foram iniciados pela Avenida Brasil, uma das principais da região. A via está bastante comprometida e com diversos trechos esburacados. O trabalho que está sendo realizado consiste na retirada do asfalto antigo no entorno do trecho danificado para que seja feita a recuperação do pavimento com a aplicação de asfalto novo. O trabalho é feito de forma ágil para garantir que as equipes possam avançar para outras vias com rapidez. A recuperação das ruas e avenidas do Chácara Brasil é uma demanda antiga da comunidade.

    Segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, o trabalho iniciado hoje se estenderá por cerca de cinco meses para que ruas e avenidas de diversos bairros da cidade sejam recuperadas. “O avanço da operação dependerá muito do ritmo das chuvas, mas vamos aproveitar ao máximo os dias ensolarados, como hoje, para avançar com a colocação do novo asfalto pela cidade. Por isso, trabalharemos com até cinco equipes de trabalho simultâneas em diversas partes de São Luís”, explicou.

    Os locais que receberão os serviços já foram definidos a partir de mapeamento feito pela equipe da Semosp em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Hoje, além da Chácara Brasil, as equipes da Prefeitura trabalharam na Avenida José Sarney, no Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga; à noite, estarão nas avenidas Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e Litorânea. Amanhã, os trabalhos começam no bairro Cidade Olímpica e se estenderão pela região da Cidade Operária.

    Para evitar transtornos à população, os serviços serão executados durante o dia nos bairros. Já nas avenidas, o trabalho acontecerá à noite, quando o fluxo de veículos é menor.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Por falta de energia elétrica, Barra do Corda e mais duas cidades estão tendo prejuízos incalculáveis

    O apagão, o primeiro de 2021, atinge as cidades de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão, em mais de 15h neste momento, às 10h40 desta quarta-feira (24). O prejuízo é tão grande que pode comprometer as vacinas estocadas, material da merenda escolar, como carne e leite, além das pessoas que estão hospitalizadas, notadamente idosos, mulheres em trabalho de parto e bebês. 

    A falta de energia aconteceu desde ontem terça-feira, deixando a população das três cidade em pânico, assim como os comerciantes que estão perdendo suas mercadorias. A Equatorial ainda não se pronunciou, mas o problema deve estar na linha de transmissão da Eletronorte que é distribuída de Presidente Dutra.

    Prefeito reage

    Preocupado com a situação, desde que iniciou o problema que o prefeito de Barra do Corda, Rigo Tele, vem cobrando da Equatorial uma solução imediata. Para que se tenha ideia, as operadoras de telefonia estão fora do ar, deixando a cidade isolada do Maranhão, do Brasil e do mundo.

    Além disso, em Barra do Corda a maternidade infantil atende várias cidades e lá continua tudo parado, sem contar com as vacinas que não podem ficar fora do clima frio e a merenda escolar que pode ficar estragada.

    A falta de energia em toda a cidade não é a primeira vez. Em 2019 Barra do Corda ficou por 36h sem energia e em 2020 em 19h.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Movimentação na Rodoviária em São Luís registra quase ninguém chegando ou saindo

    O repórter Douglas Pinto exibiu agora pela manhã, através do Bom Dia Mirante, a fraca movimentação na principal rodoviária estadual, que fica em São Luís. Dos 25 guichês abertos, a presença de menos de três pessoas comprando passagens.

    Desde a expedição do novo decreto, que impede festas, com músicas ao vivo e manual nos bares, restaurantes e espaços de entretenimentos, a população resolveu atender o chamado do fique em casa. Quase ninguém chega assim como ninguém entra na rodoviária da capital.

    Exceto os ônibus vazios que ficam esperando passageiros que não aparecem. Para que se tenha ideia, as lentes da TV Mirante mostraram um ônibus que iria para a cidade de Lago da Pedra, mas só um passageiro comprou a passagem. Assim sendo, a solução foi fazer o transbordo para outro transporte coletivo.

    Uma Van que estava estacionada na rodoviária com destino a cidade de Fortuna, só dois passageiros. Porém, o motorista foi assim mesmo na esperança de encontrar novos passageiros na estrada.

    Nas ruas e avenidas de São Luís tem sido fraca a movimentação de ônibus, isto porque houve uma redução na frota neste período de carnaval.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura promove ações educativas para evitar aglomerações e festas carnavalescas em São Luís

    Seguindo as determinações do prefeito Eduardo Braide, equipes das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Segurança com Cidadania (Semusc), Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semmam) estiveram, na noite de sexta-feira (12), em bairros e bares da capital, orientando proprietários e clientes sobre os cuidados para combater a disseminação da Covid-19, em São Luís. As ações educativas seguem durante o período em que seria comemorado o carnaval.

    Uma das áreas visitadas pelos agentes da Blitz Urbana, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Semmam, foi a Praia Grande, onde, comumente, são realizadas festas nesta época. Por lá, além de esclarecer as devidas orientações para o período, as equipes recomendaram a desocupação do passeio público e o cumprimento de medidas sanitárias indicadas para combater a pandemia, conforme destacou Asbhel Muniz, secretário adjunto de fiscalização da Semurh e diretor da Blitz Urbana.

    Foto: Divulgação“Nosso intuito é cooperar no combate à Covid-19 na capital, seguindo as medidas estabelecidas pela Prefeitura de São Luís. Estamos visitando e conversando com proprietários de estabelecimentos em pontos estratégicos da cidade e, também, conscientizando a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Na Praia Grande, assim como em outras áreas da cidade, a recomendação é de que vias e passeio público não sejam ocupados por mesas e cadeiras para evitar maiores aglomerações e o descumprimento de outras diretrizes municipais”, esclareceu.

    Notificações

    As ações, que seguem durante o período de carnaval, contam com a atuação de cerca de 50 agentes de órgãos municipais. Embora de caráter educativo, os órgãos têm autonomia para notificar bares e restaurantes que estiverem desrespeitando as regulamentações estabelecidas para o período. “Caso sejam identificadas infrações sanitárias, notificaremos para que ela seja cessada. Não acontecendo isso, em um segundo momento, tomaremos atitudes mais enérgicas que é, justamente, o que esperamos que não seja necessário”, reforçou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município, Paulo Jessé.

    Nos próximos dias, as rondas continuam em diversos bairros da cidade, somadas a outras intervenções que integram o Plano de Enfrentamento à Covid-19 anunciado pelo prefeito Eduardo Braide na última semana.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.