Prefeitura de São Luís disponibiliza nesta terça-feira (28) entradas gratuitas para o Sarau Histórico “Baile de Ana Jansen”

Evento ocorre quarta-feira (29), no Teatro Arthur Azevedo e os ingressos podem ser retirados na terça-feira (28) na Central de Informações Turísticas, localizada na Praça Benedito Leite, Centro, a partir das 8h

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará o Sarau Histórico com o tema  “Baile de Ana Jansen” no Teatro Arthur Azevedo, às 19h desta quarta-feira (29), evento que integra programação cultural da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. As entradas estarão disponíveis para retirada na Central de Informações Turísticas localizada na Praça Benedito Leite, no Centro, a partir das 8h desta terça-feira (28). Os ingressos são gratuitos e limitados de acordo com os lugares disponibilizados no teatro.

O evento terá uma peça teatral apresentada pela companhia Tramando Teatro e contará também com apresentação da banda Mákina du Tempo. “É uma oportunidade do público conhecer mais sobre a história dos antigos carnavais de São Luís de uma forma lúdica em um ambiente lindíssimo, que é o Teatro Arthur Azevedo. As entradas são gratuitas, nós só pedimos para que todos que forem retirar os ingressos, de fato irem ao espetáculo”, diz a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O BAILE DE ANA JANSEN

Ana Jansen ou simplesmente Donana, era conhecida por todos os ludovicenses por ser uma anfitriã que oferecia banquetes e festas com sua marca registrada. Políticos e outros nomes importantes da cidade por ela eram reunidos em seus salões, onde as festas eram apenas um pretexto para as alianças políticas.

A Tramando Teatro traz essa faísca histórica para reunir grandes nomes dos antigos carnavais maranhenses de todos os tempos. Essa alegoria cênica se inicia com Ana Jansen fazendo um convite para Reinaldo Faray e Aldo Leite para organizarem seu Grande Baile de Máscaras. Como mestres das artes cênicas, os dois, entre várias escolhas e imposições da anfitriã, se deparam entre conflitos e escolhas para realizarem todos os desejos da Dona do Maranhão.

Sem ter uma linha do tempo fixa, os personagens ora aparecem e ora são citados como forma de homenagem do seu trabalho incansável e reconhecido nas artes carnavalescas no Maranhão e, em alguns casos, no Brasil.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Osmar Filho anuncia calendário 2020 de pagamento dos servidores da Câmara de São Luís

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), anunciou a versão 2020 do calendário de pagamento dos servidores da Casa de Leis.

A exemplo do que ocorreu ano passado, quando o mecanismo foi instituído pelo pedetista de forma pioneira, o funcionalismo, a partir de agora, sabe novamente o dia exato no qual receberá, mensalmente, o seu salário, além do 13º, cujo pagamento será efetuado em dezembro.

O pagamento referente a este mês de janeiro estará nas contas dos servidores neste sábado (25).

A criação do calendário, além de valorizar os funcionários, contribui para que os mesmos possam gerir melhor suas contas, contribuindo, ainda, com o aquecimento da economia local.

Vale destacar que, em 2019, a direção da Mesa Diretora da Câmara efetuou o pagamento dos salários sempre dentro do mês vigente, o que ocorrerá este ano.

Outras ações – Mostrando zelo com a coisa pública e respeito à legalidade, Osmar Filho cumpriu todas as etapas do primeiro concurso público para provimento de cargos na estrutura administrativa da Câmara, tendo, inclusive, já tendo empossado novos servidores e autorizado a convocação, este mês, de mais 43 aprovados e classificados.

Osmar adotou outras medidas de valorização do funcionalismo. Ele assinou, por exemplo, convênio com a Faculdade Estácio para a qualificação dos servidores, que estão sendo beneficiados com desconto de até 50% nas mensalidades dos cursos de graduação, pós-graduação e educação à distância oferecidos pela instituição de ensino superior.

O presidente criou o setor de Gestão de Qualidade e também já promoveu cursos de capacitação e seminários direcionados para boa gestão pública.

Calendário 2020 de pagamento dos servidores da Câmara Municipal de São Luís:

Janeiro – dia 25
Fevereiro – 25
Março – 25
Abril – 25
Maio – 26
Junho – 25
Julho – 25
Agosto – 25
Setembro – 25
Outubro – 27
Novembro – 25
Dezembro – 25
13º – 20 de Dezembro

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Presidente da Associação Comercial de Imperatriz usa cargo para promoção pessoal

De Imperatriz chega a informação da ocorrência de um fato inédito na histórica Associação Comercial e Industrial (ACII) daquela importante cidade do Maranhão: o uso do cargo para promoção pessoal e política por parte do atual presidente, Guilherme Maia.

Esse comportamento do presidente estaria incomodando os associados mais conservadores que preferem uma entidade mais voltada para a política empresarial.

Num acordo interno, Maia teria só um mandato mas gostou tanto do cargo que deixou o dito acordo de lado e anuncia-se como candidato à reeleição. No cargo, o presidente, conforme um associado que pede o anonimato, se aproximou demasiadamente do PC do B do governador Flávio Dino, sem esquecer também do prefeito Assis. “ Tá cavando pra ser vice ou do atual prefeito, que é candidato à reeleição, ou do deputado Marco Aurélio, candidato dos comunistas” comentou a fonte.

O comportamento do presidente Guilherme Maia, conforme a mesma fonte, foge da tradição da Associação Comercial de o presidente como tal assumir visivelmente uma posição político partidária. A regra tem sido uma relação institucional, isenta, sem lado. “ Cada um pode ter seu lado mas sem envolver o nome da entidade” destacou a fonte.

Um indicativo, ou prova apontada, por alguns associados do uso da entidade para promoção pessoal do presidente é um encarte publicitário que deve ser distribuído com a desculpa de prestar conta do mandato, mas que na verdade gira em torno da figura do presidente. “ Isso é muito ruim para imagem da entidade, isso nunca aconteceu antes” comentou outro associado que também pediu para não ser identificado e concluiu dizendo: “ Se ele quer fazer carreira política que deixe o cargo, e o faça fora da Associação Comercial.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Enquanto as torneiras enferrujam, no centro da cidade o desperdício de água

É triste saber e olhar o enorme desperdício de água potável ma manhã de hoje em frente ao Corpo de Bombeiros, no centro da cidade. A irresponsabilidade da Caema é tamanha que levou horas e horas para resolver o problema. Enquanto isso, moradores da mesma área não recebem em suas torneiras o líquido precioso. Veja no vídeo o desperdício de água: 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Show “Virada com Jesus” terá entre as atrações a banda Som e Louvor e os cantores Gabriela Rocha e Nicoleti

Evento, realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, acontecerá no dia 31 a partir da 19h na Praça Maria Aragão; gestão municipal apoia ainda ação da Renovação Carismática Católica e o Réveillon do Maranhão, do Governo do Estado, que ocorrem na Avenida Litorânea

A banda Som e Louvor, os cantores Gabriela Rocha, Maurício Paes e Nicoleti, o pastor Célio Santana e ainda artistas locais são as atrações da “Virada com Jesus”, promovida pela Prefeitura de São Luís com o apoio do Governo do Estado. O evento será realizado nesta terça-feira (31), a partir das 19h, na Praça Maria Aragão. A Prefeitura de São Luís apoia ainda outros dois eventos de ano novo, na Avenida Litorânea. Trata-se do “Virada do Ano com Jesus”, da Renovação Carismática Católica de São Luís, e o Réveillon do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado.

A celebração da “Virada com Jesus”, na Praça Maria Aragão, inicia com os artistas locais, a partir das 19h. Na sequência, é a vez das atrações nacionais confirmadas darem seguimento às celebrações. Gabriela Rocha, Som e Louvor, Maurício Paes, Pastor Célio e o cantor Nicoleti conduzirão a celebração que seguirá até as primeiras horas da madrugada do dia 1º de janeiro de 2020.

A expectativa é de que milhares de pessoas se concentrem nas festas realizadas na Praça Maria Aragão (Centro) e Avenida Litorânea para saudar 2020.

Na Avenida Litorânea, o público católico também terá uma programação especial para celebrar a chegada do novo ano. A Renovação Carismática Católica (RCC) de São Luís realizará a grande “Virada do Ano com Jesus”, na Praça do Pescador. Esta será a 21ª edição do evento que conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

A programação começa às 20h. Às 21h, o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, celebra Santa Missa. Em seguida acontecem shows com as bandas Face de Cristo e Parresia. A estrutura que será montada no local contará ainda com queima de fogos, espaço kids e espaço gourmet.

No prolongamento da Avenida Litorânea o Governo do Estado irá montar uma grande estrutura para ser palco da programação da virada do ano – Réveillon do Maranhão. Cantores locais vão comandar a festa que terá como atração nacional a cantora baiana Daniela Mercury.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Homem da “Caneta Azul” visita Batalhão de Polícia Ambiental

Acompanhado do parente Joab do PT, o conhecido General, o autor e cantor da música “Caneta Azul”, Manoel Gomes, esteve no Batalhão de Polícia Ambiental, em visita ao sub-comandante Tenente Coronel Medeiros. O militar é amigo do artista desde que Medeiros comandou o Batalhão em Balsas, cidade natural de  Manoel Gomes. Confira a visita nas imagens abaixo: 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ele está de volta! Bem-vindo Andinho!

Ele está de volta!!!

Depois de 5 anos longe do Bloco da Confraria do Copo, ele está de volta. Gravou todos os cd’s do bloco ao lado Carlão. (Dupla que irá voltar depois de 5 anos)
Antes de sair da Confraria, Andinho ainda teve 10 anos consecutivos na frente do bloco de 2006 à 2015. E é com muito prazer que a Confraria anuncia a sua volta para o Carnaval 2020. Seja muito bem-vindo de volta a sua casa Andinho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Rompe a adutora do Italuís no Bacanga; a Caema botando pra lascar com São Luís

Quando não sai quebrando as ruas e avenidas recuperadas pela Prefeitura de São Luís, a Caema mostra todo o amor que tem pela capital do Maranhão. Hoje, no final da tarde, a  tubulação da adutora do Sistema Italuís na Barragem do Bacanga,  às margens da Avenida dos Portugueses, rompeu e deixou água jorrando que levou moradores e chorar. Claro: o líquido precioso não chega até as torneiras daquela comunidade. Veja o desperdício: 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cortejo, espetáculo, shows e recreação infantil são opções do Reviva Centro Especial de Natal

Programa criado pela gestão do prefeito Edivaldo leva atrações culturais voltadas para as festas de fim de ano à Rua Grande e Complexo Deodoro às sextas, sábados e domingos

O Natal se aproxima e o clima na cidade está a cada dia mais festivo. A programação da Prefeitura de São Luís inclui cortejo, espetáculo, shows e recreação infantil e integra o programa Reviva Centro Especial de Natal, criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Desde o início de dezembro, a ação tem levado à Rua Grande e Complexo Deodoro, sempre as sextas-feira, sábados e domingos atrações culturais voltadas para as festas de fim de ano.

Nesta sexta-feira (20), o ‘Reisado Folias de Natal’ sairá às 18h do Largo do Carmo, seguindo pela Rua Grande até o Complexo Deodoro em um animado cortejo natalino. Chegando na Deodoro, o público vai conferir o show de Natal ‘Ministério Vida em Comunhão’.

No sábado (21), às 17h30, o cortejo segue o mesmo percurso e fica por conta do grupo Curumim Peralta, que promete trazer algo bem lúdico, com direito a banda musical e personagens natalinos e infantis, como Papai e Mamãe Noel, Mickey e Minnie, e do Frozen, com Anna, Elsa e Olaf.

Ainda no sábado, às 18h, será apresentado o espetáculo de ballet ‘Presente Natalino’, do Dançando e Educando. O programa, criado pela gestão do prefeito Edivaldo e idealizado pela primeira-dama Camila Holanda, oferece aulas de ballet clássico a estudantes da rede municipal.  Atualmente, cerca de 300 crianças e adolescentes participam do programa em que todo fardamento e demais acessórios – collant, sapatilha e meia – são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas.

Em seguida, o público prestigiará o show de Natal ‘Augusto Pellegrini & Quinteto Bom Tom’. O repertório é composto de temas de jazz e blues, e canções natalinas brasileiras e internacionais. Além do compositor e intérprete Augusto Pellegrini, fazem parte do grupo o violonista Celson Mendes, baterista PC Batera, saxofonista, flautista e clarinetista Ricardo Mendes, baixista Fernando Santos e o trombonista Norton Ferreira.

“Os fins de semana de 2019 ganharam vida na região central da capital maranhense com o Reviva Centro, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. Dentro do programa temos o projeto Arte na Praça, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, que tem programação envolvendo música, teatro, dança e muito mais. Neste mês de dezembro, incluímos o cortejo natalino pela Rua Grande, que convida a população a se juntar e seguir até a Deodoro para assistir outras apresentações. É uma grande celebração e ajuda ainda mais a entrarmos no clima festivo e mágico que esta época do ano tem”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

No domingo (19), o Arte na Praça anima a criançada com os personagens de Natal, show de mágica com Viktor Aiko e show natalino com o grupo Carrossel Encantado, a partir das 17h, no Complexo Deodoro. O Carrossel Encantado é formado por músicos e intérpretes com vasta experiência nos espaços artísticos de São Luís, sendo eles: Adriana Bosaipo (vocal), Lin Júnior (guitarra), Netinho Bass (baixo), Ronald Nascimento (bateria) e Renato Serra (teclado). Eles vêm conquistando o público pela sua originalidade, criatividade musical e artística, com um repertório que resgata e valoriza a musicalidade e o universo infantil brasileiro, além do diferencial dos figurinos infantis e divertidos.

No palco, o grupo traduz toda energia e vibração, relembrando clássicos musicais e brincadeiras da cultura popular infantil brasileira, de forma educativa e divertida, buscando firmar maior interação entre as crianças, amigos e familiares, colaborando com a formação e concepção musical das mesmas. Eles também tocarão músicas natalinas e prometem um show vibrante, inspirado na alegria da criança, que transformará o espetáculo em uma verdadeira festa.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.