Prefeito Edivaldo muda realidade de bairros da capital com ações do programa São Luís em Obras

Entre os locais que já receberam serviços, como Vinhais, Angelim e Rio Anil, se identificam as mudanças positivas ocorridas após a intervenção da gestão do prefeito Edivaldo

O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem mantido um ritmo dinâmico de trabalho com a abertura de novas frentes do programa São Luís em Obras que tem ações em várias áreas sendo executadas e outras que serão iniciadas nos próximos dias. O prefeito tem acompanhado de perto o início e execução de cada uma das frentes de obras que tem mudado a realidade de diversas comunidades com incremento do comércio, valorização de imóveis e melhora na mobilidade urbana. Com a ação, o prefeito Edivaldo está levando serviços a locais que há anos não recebiam melhorias de infraestrutura. Onde o asfalto já chegou os moradores comemoram a transformação das vias e o que isso representa para a comunidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Estamos mantendo um ritmo de trabalho dinâmico com várias frentes simultâneas de pavimentação para aproveitar ao máximo o período de estiagem. É muito bom perceber, ao dialogar com moradores, o quanto esse serviço impacta positivamente na rotina de cada bairro, contribuindo com a mobilidade urbana, facilitando o acesso do transporte público e valorizando as residências e os pontos comerciais locais. Por isso, estamos trabalhando para chegar ao maior número de bairros possível e reafirmo que Cidade Operária, bairros da zona rural e Itaqui-Bacanga também estão no nosso cronograma e iniciaremos a pavimentação nestes locais em breve”, destaca o gestor municipal.

Somente no eixo de pavimentação, quatro novas frentes de asfaltamento foram iniciadas nesta semana. Na quarta-feira (6) os serviços começaram no Cohajap e Jardim Bela Vista. Na quinta-feira (7), foi iniciado o asfaltamento na Cohab. E na sexta-feira (8) o asfalto chegou ao bairro São Francisco/Ilhinha. Os serviços são levados a um novo bairro à medida que são finalizados nos locais onde estão em execução. As regiões Cidade Operária, bairros da zona rural e Itaqui-Bacanga serão as próximas a receber novo asfaltamento.

Com o programa São Luís em Obras, o asfalto já chegou no Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão, Cohab, Bela Vista, Cohajap. No polo Cohatrac estão recebendo asfalto vias do Cohatrac I, II, III, IV, a Avenida Principal do Jardim das Margaridas, Residência Primavera, Parque Aurora e Planalto Anil.

SÃO FRANCISCO

No São Francisco/Ilhinha, onde o prefeito Edivaldo esteve na sexta-feira (8), as obras de pavimentação começaram pela Rua 07, também conhecida como Rua José Carlos Macieira. Ao todo cerca de 8 km de novo asfalto no bairro. O líder comunitário José Hernandes Gomes destacou que a nova pavimentação chega justamente quando o bairro está comemorando sua fundação.

“É muito gratificante para a comunidade receber este benefício neste momento de celebração para nós. Desde sua primeira gestão o prefeito Edivaldo tem trabalhado no bairro e sempre traz um novo serviço”, disse. Além do asfaltamento, a Prefeitura está executando a reforma da Unidade de Saúde da Família, no São Francisco.

COHAB

O prefeito Edivaldo também vistoriou as obras na região da Cohab na quinta-feira (7). A região receberá cerca de seis quilômetros de asfalto novo. As obras incluem Cohab Anil e o Conjunto Jardim de Fátima. Na região também está sendo reconstruído o mercado municipal e reformado o Centro de Saúde Genésio Ramos.

Todas estas obras fazem parte do programa São Luís em Obras, por meio do qual o prefeito Edivaldo está ampliando a infraestrutura urbana de São Luís com serviços de novo asfaltamento, reforma de mercados, escolas, unidades de saúde entre outras que ainda serão iniciadas como a reforma de praças e obras de drenagem.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, disse que as pavimentações são intervenções urbanísticas de grande importância. “Todas estas obras seguem orientação do prefeito Edivaldo e serão executadas também em outros bairros pela cidade. Desta forma, garantimos melhoria na prestação de diversos serviços públicos como o acesso de ambulâncias e viaturas. Com as ruas asfaltadas as pessoas se sentem mais motivadas a investir em seus imóveis e todo o bairro acaba transformado”, afirmou.

COHAMA/VINHAIS

O Jardim Bela Vista e o Cohajap fazem parte dos bairros na região Cohama/Vinhais contempladas pelo programa São Luís em Obras. Juntos os dois bairros terão mais de 6 km de ruas pavimentadas. Como os serviços foram iniciados na terça-feira (5) a região já conta com ruas onde os serviços já foram concluídos. Nesta região será asfaltado ainda o Planalto Vinhais.

O asfaltamento na Cohama já foi concluído, resultando na pavimentação de 4  km de ruas e avenidas. Na região, a Prefeitura já concluiu também o asfaltamento de ruas e avenidas no Vinhais, totalizando 16 km de vias, abrangendo tanto o lado da Praça do Letrado quanto do mercado.  O bairro também recebeu sinalização horizontal e vertical, implantada pela  Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para tornar o trânsito mais seguro para a trafegabilidade de pedestres e motoristas.

No bairro Rio Anil, localizado na região do Bequimão, também já foi concluído o asfaltamento de quase 3 km de ruas. No Bequimão, o novo asfaltamento também já chegou. Incluído neste polo, o bairro Angelim (alto e baixo) já recebeu novo pavimento em mais de 5 km de vias.

Além do asfalto as vias dos bairros já contemplados estão recebendo sinalização horizontal vertical realizada pela  Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) garantindo mais segurança para motoristas e pedestres, como é o caso do Vinhais, primeiro a receber frente de pavimentação do São Luís em  Obras.

Em toda esta macrorregião que inclui Vinhais, Cohama, Angelim, Bequimão e bairros do entorno já foram muitos os investimentos da gestão Edivaldo. As praças do Letrado, no Vinhais, e dos Ipês, no Angelim, foram totalmente requalificadas e novas praças serão reformadas. Já foram implantados três ecopontos – Bequimão, Angelim e Residencial Esperança – e mais um está em obras, no Cohaserma. Essa região recebeu ainda intervenções no trânsito e nova sinalização horizontal e vertical, tornando o trânsito mais seguro para a trafegabilidade de pedestres e motoristas.

POLO COHATRAC

O programa São Luís em Obras segue com serviços de asfaltamento em outras áreas da cidade. No Cohatrac, já foram asfaltadas as avenidas Contorno Leste Oeste, Contorno Norte e Contorno Sul, além de dezenas de ruas abrangendo o Cohatrac 1, 2, 3 e 4; também receberam asfalto novo a Avenida Principal, no Jardim das Margaridas; ruas e avenidas do Parque Aurora, Residencial Primavera e Planalto Anil. São cerca de 12 km de pavimentação só neste polo.

Na Avenida Guajajaras, uma das principais da cidade, toda extensão da via que compreende da entrada da cidade até a rotatória da Forquilha já foi pavimentada, totalizando extensão de 4 km. Máquinas e homens continuam trabalhando com celeridade para a aplicação do asfalto no outro sentido da via.

IMPACTOS POSITIVOS

O ritmo dinâmico de trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de São Luís está impactando positivamente no dia a dia da população. Tanto moradores quanto comerciantes estão relatando os benefícios dos serviços de infraestrutura que estão sendo executados nos bairros. Entre as melhorias apontadas pela população está a modernização dos bairros, a valorização dos imóveis, além de garantir maior movimento ao comércio local, estimulando a economia.

No São Francisco/Ilhinha, onde os serviços foram iniciados nesta sexta-feira (8) os moradores já falam sobre as melhorias que o novo asfalto irá trazer. “Agora a gente não vai mais ter dificuldade no transporte. Tanto quem caminha quanto quem tem carro vai poder circular mais tranquilamente pela rua”, disse a aposentada Catarina Maria de Lima Almeida, 83 anos.

Moradora do bairro há quase 50 anos, a aposentada Aurenina Silva Costa afirmou que agora a rua estará preparada para a chegada do inverno. “Quando chove é muito difícil para a gente, mas com a rua toda asfaltada a gente fica bem mais tranquilo porque temos a certeza que não seremos prejudicados e que vamos poder continuar andando pelo bairro sem problemas”, disse.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Programa Reviva é opção de lazer para público de todas as idades com programação cultural de sexta a domingo

Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, programação cultural deste fim de semana inclui recital de piano, show de jazz e recreação infantil, além da Feirinha São Luís

Ainda não sabe o que fazer neste fim de semana? Vem para o Centro Histórico aproveitar o Arte na Praça, que realiza programação cultural de sexta-feira a domingo. O pianista Daniel Lemos apresenta um recital com obras de compositores maranhenses do projeto cultural Piano Maranhense, na sexta-feira (1º), às 18h, na Praça da Mãe d’Água. O show ‘Influências’, com o tecladista Renato Serra, vai movimentar com muito jazz o Complexo Deodoro, no sábado (2), às 17h30. Já no domingo (3), a Feirinha São Luís acontece das 8h às 15h, na Praça Benedito Leite, e o Arte na Praça promove recreação infantil com os palhaços Acerola e Carambola, no Complexo Deodoro, às 17h. A Feirinha São Luís e o Arte na Praça integram o Programa Reviva Centro, promovido pela gestão Edivaldo Holanda Junior.

“Todo fim de semana oferecemos atividades culturais gratuitas promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo. O programa Reviva Centro é uma iniciativa completa e voltada para todos os públicos, que promove a ocupação da área central da cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

O projeto cultural Piano Maranhense oferece recitais de piano solo com obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão dos séculos XIX e XX, na interpretação de Daniel Lemos e produção de Ivaldo Guimarães Torreão Júnior. O recital acontece nesta sexta-feira (1º), às 18h, na Praça da Mãe d’Água, acompanhado por uma projeção com imagens e fatos históricos sobre a música maranhense. O projeto tem circulado em espaços culturais do Maranhão e outros estados.

O Complexo Deodoro recebe o show de jazz ‘Influências’, com o tecladista Renato Serra, no sábado (2), às 17h30, que será dedicado aos clássicos dos maiores nomes da música brasileira e internacional, como César Camargo Mariano, Marcelo Carvalho, Michel Camilo, Gonzalo Rubacalba e Chick Corea. Além disso, vai interpretar composições autorais que, de forma especial, traduzem sua essência e sua concepção enquanto artista.

Natural de São Luís, com formação autodidata, Renato Serra iniciou suas atividades profissionais como músico tecladista em 1994, quando passou a acompanhar grandes artistas e compositores maranhenses como Mano Borges, Tutuca Viana e Flávia Bitencourt, cantores de renome nacional como Alcione, Arlindo Cruz e Sombrinha, além de cantores gospel. Segue também como pianista do Grupo Virajazz, que interpreta temas de jazz, blues, bossa nova e música popular brasileira.

A criançada vai curtir show com os palhaços Acerola e Carambola no domingo (3), às 17h, no Complexo Deodoro. A apresentação inclui brincadeiras, gincana, trava-língua, esquetes de circo e músicas infantis. Os palhaços já estão no mercado há mais de 20 anos, com atuação em aniversários, creches, hospitais e escolas.

Já na Feirinha São Luís, além de desfrutar da rica gastronomia local, venda de produtos agroecológicos, artesanato e outras atrações, o público poderá se divertir com a programação cultural que neste domingo (3) terá como atrações a Banda da Feirinha, tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, grupo de capoeira Matroá, shows de Nilkezzane, George Gomes e Fernanda Garcia.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Reforma do Mercado do Coroadinho é mais uma obra da gestão Edivaldo para o bairro

“O prefeito Edivaldo está fazendo uma obra boa para a gente, digna, que vai nos tirar do sol e da chuva”. O depoimento é da feirante Augusta Rabelo, que há mais de uma década trabalha no Mercado do Coroadinho onde há pelo menos 20 anos não era executada uma reforma. A situação mudou 10 dias atrás quando o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) iniciou da reforma e ampliação do mercado – mais uma ação do programa São Luís em Obras.

O Mercado do Coroadinho está sendo reconstruído. Da antiga estrutura serão reaproveitadas apenas as vigas e colunas. Todo o restante será demolido para a construção de novos boxes e bancadas destinadas aos feirantes. A ampliação possibilitará a inserção dos feirantes que trabalhavam na área externa, beneficiando no total 109 feirantes. Os serviços incluem acessibilidade às pessoas com deficiência, reestruturação de piso, teto e banheiros entre outras melhorias.

A reforma do mercado é mais uma obra que a gestão do pedetista leva para a região do Coroadinho. Desde que Edivaldo assumiu a Prefeitura de São Luís já foram pavimentados mais de 300 ruas e avenidas, construídas cinco praças, quadra poliesportiva e campo de futebol. Também foi executada a construção do canal do Rio das Bicas, com cerca de 2 quilômetros de extensão, construção e entrega de mais de 30 unidades habitacionais, implantação de rede de drenagem superficial, meio-fio, sarjetas, melhoria da iluminação pública e a entrega de mais de 3 mil títulos de propriedade aos moradores.

Por meio do programa de Recuperação da Bacia do Bacanga Edivaldo entregou também 21 unidades habitacionais do Residencial Rio das Bicas II, área prioritária de reassentamento da região. O Estádio Jairzão passou por ampla reforma, ganhando novo gramado, moderno sistema de iluminação, ampliação das arquibancadas entre outras melhorias.

Com a obra do Mercado do Coroadinho Edivaldo amplia as ações do maior programa de urbanização que a região recebeu nos últimos 40 anos, beneficiando mais de 50 mil pessoas nos 32 bairros que compõem o polo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Situação das feiras e mercados de São Luís gera debate na Câmara Municipal

O vereador Marcial Lima (PRTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na última segunda-feira, 1, durante o grande expediente da sessão legislativa, para tratar das condições atuais e das reformas que serão feitas nas feiras e mercados de São Luís.

Durante o pronunciamento, o parlamentar foi aparteado pelos vereadores Honorato Fernandes (PT), professor Sá Marques (PHS) e Marquinhos (DEM). Cada um queria expor sua opinião ou denunciar alguma situação em relação ao tema abordado por Marcial.

Reformas estão sendo feitas e outras ainda vão começar. Esses serviços fazem parte do programa de obras lançando pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o São Luís em Obras, que deve realizar reforma e construção de feiras e mercados, revitalização de espaços públicos, melhoria na mobilidade urbana, além de serviços de pavimentação e drenagem.

Segundo o vereador Marcial, as obras são necessárias para os feirantes, mas a Prefeitura não dialoga com os trabalhadores desses locais e nem com a própria população. Além disso, ele denuncia a falta de placas para detalhar os valores investidos nas obras.

“No domingo (29), uma pessoa estava a mando da Prefeitura entregando uma notificação, informando que os feirantes da Feira da Cohab teriam que sair segunda-feira dos estabelecimentos, porque a reforma do local iria começar. Neste período do ano, o comércio de São Luís fica mais aquecido, incluindo os feirantes, que não têm renda fixa e dependem da venda diária. Sou a favor da reforma, mas é importante que seja realizada uma adequação, para que a obra seja feita por partes e não prejudique os feirantes”, argumentou Marcial.

Honorato disse que o improviso é uma das grandes marcas da gestão do prefeito Edivaldo. Para ele, falta ação da Prefeitura de São Luís em relação à situação das feiras da capital.

“A situação das feiras e mercados de São Luís é recorrente. Falta atitude! Essa gestão não respeita a população e muito menos esta Casa, porque falta transparência em relação a essas ações que estão sendo realizadas. Aqui, ninguém quer prejudicar o que está sendo feito, mas não vamos aceitar a maneira como as coisas são realizadas em nossa cidade”, disse.

A reforma das feiras da capital é uma determinação do Ministério Público do Maranhão (MPMA). Uma ação civil pública impetrada pelo órgão garante a reforma das feiras da Vila Bacanga, Vila Isabel, Anjo da Guarda, Vila Embratel, São Francisco, Praia Grande, Macaúba, Bairro de Fátima, Bom Jesus, Coroadinho, Tirirical, Ipem São Cristóvão, Vicente Fialho, Olho d’Água, Angelim, Cruzeiro do Anil, Anil, Santa Cruz, Vila Palmeira, Santo Antônio, Liberdade, Monte Castelo, João Paulo, Forquilha, Cohab, Cohatrac (e Primavera), além do Mercado Central.

O vereador Sá Marques não é contra as reformas das feiras e mercados, mas defende que as obras sejam feitas por etapas. O parlamentar também denunciou uma situação que aconteceu na Feira do João Paulo.

“As reformas das feiras resultam de uma ação civil pública do Ministério Público. Então as obras serão realizadas necessariamente. Surgiu uma informação de que, a verba que seria destinada para a reforma da Feira do João Paulo, seria mandada para o Mercado das Tulhas, porque os feirantes do João Paulo teriam colocado a prefeitura na Justiça. O dinheiro da Feira do João Paulo é para ser destinado para ela. Não sou contra a reforma do Mercado das Tulhas, mas não vou admitir que a Feira do João Paulo não seja reformada por causa de represálias. Eu mesmo, como advogado e vereador, vou atrás para confirmar a informação. Se esse fato for comprovado, tomarei as medidas necessárias junto ao Ministério Público, Judiciário e vou procurar a imprensa para denunciar”, afirmou.

O vereador Marquinhos afirma que o prefeito tem que viabilizar mecanismos para que ninguém saia prejudicado com as intervenções.

“É necessário que o Executivo tome atitude, para não gerar impacto dentro das feiras e prejudicar quem trabalha nelas, já que o prefeito quer reformá-las. O que acontece na Feira do São Francisco é um exemplo. Lá, os feirantes têm à disposição, um lugar para se abrigar e vender seus produtos”, ressaltou.

Marquinhos sugeriu que uma audiência pública, para debater a situação, seja realizada, com a presença do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, Ministério Público, feirantes e outros segmentos que queiram participar do debate.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vara da Infância fiscaliza presença de adolescentes na Praia Grande

A 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís realizou, na última sexta-feira (27), blitz em bares, escadarias, feira e praças da Praia Grande, visando a coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, na área do Centro Histórico. Foram recolhidos nesses locais 18 menores, sendo 16 entregues aos pais ou responsáveis e dois encaminhados para instituição de acolhimento.

A ação foi realizada pelos comissários da Divisão de Proteção Integral (DPI) da Vara da Infância, com o apoio da Polícia Militar. Durante a fiscalização, das 17h à meia-noite, os comissários abordaram os menores (com idade de 12 a 17 anos), revistaram bolsas e mochilas, verificando se havia bebida alcoólica ou drogas.

Os adolescentes que consumiam ou portavam bebidas foram levados para uma sala de apoio do Policiamento de Turismo (BPTur), na Praia Grande, onde permaneceram até a chegada dos pais ou responsáveis que receberam notificação para comparecimento à 1ª Vara da Infância e Juventude, onde receberão advertência, como prevê o artigo 129 do Estatuto a Criança e do Adolescente (ECA). Dois adolescentes foram encaminhados para acolhimento porque os pais não foram localizados.

O coordenador da DPI, Luís Sérgio Duarte, disse que os adolescentes costumam chegar ao local por volta das 16h, muitos ainda usando o uniforme escolar, pois saem da escola direto para a Praia Grande.

A fiscalização foi determinada pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Américo Abreu Costa. O magistrado ressaltou que essas ações vão continuar com o objetivo de prevenção ao uso de álcool e drogas por adolescentes e coibir a prostituição infantil.

A medida faz parte do trabalho de proteção integral à criança e ao adolescente, desenvolvido pela unidade judiciária. As operações contam com o suporte da Polícia Militar. Além das blitzen, os comissários de justiça realizam um trabalho permanente junto a donos de bares e restaurantes e no comércio informal da área do Centro Histórico, orientando sobre a proibição da venda de bebida alcoólica a adolescentes e a permanência desses menores nos estabelecimentos.

Em janeiro deste ano, durante duas operações na Praia Grande, os comissários das DIP recolheram 75 jovens entre 13 e 17 anos, consumindo bebida alcoólica. Do total, 67 foram entregues aos pais e oito encaminhados para instituição de acolhimento. Em fevereiro, durante a fiscalização, mais 10 adolescentes foram recolhidos e entregues aos pais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Estudantes de Direito do IESF participam do projeto “Conhecendo o TCE”

Acadêmicos do 2° período de Direito do Instituto Superior Franciscano do Maranhão (IESF) estiveram hoje em visita ao Tribunal de Contas do Estado. O evento, mais uma atividade do programa “Conhecendo o TCE”, reuniu 29 estudantes no auditório Saturnino Bello, sob a coordenação do professor Antônio de Pádua Cortez Moreira Júnior, coordenador do curso de Bacharelado em Direito do IESF.

O programa constou de palestra no auditório, ministrada pelo auditor do TCE Renan Coelho de Oliveira, seguida de visita ao plenário, onde a turma passou pela experiência de acompanhar uma sessão do Pleno.

Durante a palestra, onde o auditor procurou dar uma visão geral da atuação do TCE à luz da sua missão constitucional, os estudantes puderam fazer perguntas e questionamentos, tornando a atividade bastante dinâmica. “Muito positivo esse contato com a atividade de controle externo já nos primeiros períodos por se tratar de um tema ainda pouco explorado no ambiente acadêmico”, avalia o palestrante.

Do ponto de vista dos participantes, a segunda visita acadêmica do IESF parece ter cumprido seu objetivo. “A impressão que fica é de uma instituição aberta, empenhada em dialogar com a sociedade, mostrando suas atividades de forma bastante didática. As informações repassadas hoje foram bastante valiosas para nossos estudantes”, observa o coordenador.

“Se como cidadão já é importante conhecer as atividades do Tribunal de Contas, como acadêmico de Direito, essa importância se torna maior ainda”, opina o estudante Adelson Ferreira.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ônibus da empresa 1001 são recolhidos por ordem judicial e usuários serão prejudicados

Durante a noite de ontem, sexta-feira, dia 20, 21 ônibus da empresa 1001 foram recolhidos da garagem na estrada da Maioba por decisão judicial. As versões são desencontradas. Uns garantem que foi por falta de pagamento dos impostos municipais devidos para a Prefeitura de São José de Ribamar, enquanto outros informam que são dívidas com bancos financiadores da frota. 

Abaixo o vídeo da apreensão dos ônibus:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vencimento da quarta parcela do IPTU 2019 será dia 6 de setembro

Já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço www.semfaz.saoluis.ma.gov.br os dados para pagamento da quarta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2019), que vence na próxima sexta-feira (6). Este ano, as guias do IPTU são disponibilizadas, exclusivamente, através da internet. O cidadão que perdeu o prazo para pagamento em dia das parcelas anteriores, poderá emiti-las no portal da Semfaz.

Os contribuintes que não têm acesso à internet, podem se encaminhar ao setor de atendimento do órgão localizado no prédio sede, na Avenida Kennedy, n° 1455 – bairro de Fátima. “Nossos funcionários são treinados para atender o contribuinte que sinta alguma dificuldade na emissão do boleto do IPTU, ou que não tenha internet em casa”, destaca o secretário da Fazenda, Delcio Rodrigues.

Para emitir o documento, deve-se acessar o endereço eletrônico da Semfaz e buscar o item IPTU ou o banner rotativo do imposto. Caso precise recuperar a inscrição imobiliária do imóvel, deve verificá-lo nos carnês antigos do IPTU. Se não encontrar um carnê antigo e se não tiver CPF/CNPJ cadastrado no sistema, o cidadão deverá se deslocar até a Central de Atendimento da Semfaz, para solicitar a recuperação da inscrição imobiliária e/ou incluir CPF/CNPJ no cadastro da Prefeitura.

ISENÇÃO IPTU 2019

O contribuinte terá direito à isenção do IPTU 2019 caso possua um único imóvel residencial, nele resida e cujo valor venal seja de até R$ 53.500,00. Para solicitar isenção, o proprietário deverá entrar com o pedido no setor de Protocolo da Semfaz, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no setor de atendimento do órgão.

FORMAS DE PAGAMENTO

Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento – caixa eletrônico, ou pelo App do Banco do Brasil.

O contribuinte deverá estar atento às formas de pagamento identificadas nos boletos. Lembrando também que o imposto poderá ser pago nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, nos canais de autoatendimento, com cartões de outras instituições financeiras.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pastora impede jovem de cometer suicídio no viaduto da Cohab em São Luís

Blog da Riquinha

Na madrugada deste sábado (03) a pastora Ivonete e seu marido avistaram uma moça de aproximadamente 20 anos que estava a beira do Viaduto da Cohab para tentar se jogar. De acordo com pessoas que testemunharam a ação, a pastora desceu de seu carro e puxou a jovem para um local seguro.

Ainda no local, a pastora percebeu que a moça já estava tentando se suicidar fazendo cortes nos braços. Ela foi lavada aos prantos para uma Unidade de Pronto Atendimento no parque Vitória onde ela recebeu os primeiros socorros.

“Deus nos conduziu a um ocorrido, uma menina querendo se matar no viaduto da Cohab. Eu e minha esposa bispa Ivonete, paramos o carro no meio da avenida e conseguimos evitar que esta moça se jogasse do viaduto. A moça é super gente boa! Mas infelizmente o inimigo ele não olha para isso, ele só quer matar, roubar e destruir tudo o que tivermos de bom”, declarou pastor Ítalo que esteve no local.

A pastora Ivonete acolheu a moça em sua casa para auxiliá-la com o tratamento contra a depressão e a auto-mutilação.

Veja abaixo os vídeos:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.