Chuvas com rajadas de ventos fortes assustam moradores de São Luís

Por volta das 15h uma chuva com ventos fortes tomou conta da capital do Maranhão. A ventania derrubou árvores, placas, muros e destelhou casas em alguns bairros. Em condomínios mais próximos de praias, a sensação era de que o vento derrubaria portas e janelas de vidros.

Confira esse pequeno vídeo abaixo da ventania em São Luís que durou por uns 20 minutos:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Travestis garantem que foram contratadas e não pagas por professor da UFMA

Ao contrário do que foi equivocadamente divulgado, cinco travestis de fora do Maranhão, sendo três de Goiais, garantem que foram contratadas  por um professor da UFMA ( ainda não identificado) para uma programa não pago.

O professor teria tido relações de ida e volta mas na hora de pagar disse que não tinha o dinheiro. Tudo aconteceu no Hotel Abville, no São Francisco. Elas alegam que o professor teria registrado um BO falso como se fosse a vítima da situação. As travestis ainda chegaram a ser presas, mas depois de tudo esclarecido foram liberadas.

Escândalo: Professor universitário aplica calote na capa da Sexy, Bruna Ferraz, em São Luís

Agora lascou! Professor que deu calote em Miss Bumbum não fez nada no motel, em São Luís

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mandou Legal com inovações para 2019

O jornalista Oswaldo  Sousa não se abate, apesar dos problemas de saúde. Sempre joga a bola pra frente. O programa Mandou Legal, levado ao ar aos sábados e domingos pela manhã, na TV Guará, sempre está repleto de inovações.

Douglas Cunha, Oswaldo Sousa, Djalma Rodrigues, Luis Cardoso e J. Kerly: vozes da experiência

Abriu espaço para a mulher política e agora vai focar nos parlamentares que se elegeram pela primeira vez. Neste sábado, conseguiu levar para a tela, os experientes jornalistas Djalma Rodrigues, Douglas Cunha, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luis Cardoso, editor do blogue mais acessado do Maranhão e J. Kerly, presidente do Sindicato dos Radialistas.

Djalma fez um balanço do ano sobre a política, em suas três esferas, enquanto Douglas Cunha abordou o papel do jornal impresso e Luis Cardoso focou nas mídias sociais. J. Kerly discorreu sobre  a radiofonia.

Imperdível. Quem não assistiu, haverá a reprise neste domingo, a partir das 8h30 no Canal 23, TV Guará. Oswaldo diz que haverão muitas novidades para o ano que  se inicia na próxima terça-feira

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Luís assina termo de adesão ao Consórcio Intermunicipal Multimodal

Consórcio reúne 25 cidades maranhenses e mais um município do estado do Pará, sob a influência da estrada de ferro Carajás; documento foi assinado pelo prefeito Edivaldo e coloca São Luís como a primeira capital brasileira a integrar esta modalidade.

São Luís é a primeira capital brasileira a aderir a um Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) que no Maranhão reúne 25 cidades maranhenses e mais um município do estado do Pará, sob a influência da estrada de ferro Carajás, administrada pela multinacional Vale. O termo de adesão do município foi assinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior na tarde desta quinta-feira (27), em solenidade realizada no Palácio La Ravardière com participação de prefeitos e do deputado federal e senador eleito Weverton Rocha.

Criado em 2013, o CIM deu passo significativo a partir da aprovação da Lei 13.540/2017 que beneficia os municípios brasileiros que fazem transporte ou são afetados por exploração de substâncias minerais. Inicialmente o consócio tinha como único objetivo dialogar com a Vale sobre compensações ambientais. A partir da conscientização dos prefeitos de que seria possível ampliar a atuação, se iniciou um movimento para buscar apoio dos parlamentares no Congresso Nacional.

“São Luís está na lista dos municípios afetados por exploração de recursos minerais e nada mais justo que fazer adesão a este consórcio tão importante para o estado e que tem entre suas atribuições a articulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, disse o prefeito Edivaldo.

O consórcio tem a missão de articular políticas públicas que induzam o desenvolvimento econômico e social dos municípios situados no corredor da ferrovia, como forma de compensação dos impactos socioeconômicos e ambientais ocasionados pela implantação de ferrovia.

“Esse é um momento ímpar, simbólico, considerado extremamente importante para o Consórcio Intermunicipal Multimodal. Temos uma grata satisfação em receber a adesão do prefeito Edivaldo. Reconheço que o ingresso de São Luís no Consórcio muda muito as coisas”, destacou a presidente do CIM, a prefeita de Vila Nova dos Martírios, Carla Batista.

A presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal recordou os passos iniciais da criação da associação, quando contou com apoio incondicional da bancada maranhense. Segundo contou Carla Batista, o presidente Michel Temer tinha intenção de vetar a lei que beneficia os municípios, mas foi demovido por força da bancada e do empenho dos prefeitos do Maranhão.

RECONHECIMENTO

O deputado federal e senador eleito Weverton Rocha, que à época da aprovação da lei era líder da bancada, recebeu placa de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos. A distinção foi estendida aos demais parlamentares maranhenses.

Para Weverton Rocha, a acolhida de toda a batalha dos prefeitos será pelos municípios. “Essa é uma luta justa, de divisão de riqueza. Não está sendo pedido nada demais, mas sim aquilo que é justo. Não somente daquilo que é produzido pelas grandes empresas, mas também do que pode ser distribuído entre os municípios”, destacou.

O parlamentar considera os recursos dos royalties importantes para os municípios no enfrentamento da crise. Weverton Rocha destacou a importância do diálogo e sintonia entre os municípios para superação de situações financeiras embaraçosas. Ele lembrou a dificuldade enfrentada para aprovação da lei de distribuição dos royalties por conta da relutância da oposição em travar em obstruir pautas de extrema importância.

ROYALTIES

Por conta da Lei, cerca de 3.000 municípios brasileiros passaram a ter direito ao recebimento de royalties. Até a aprovação da lei, os royalties somente eram pagos para os municípios produtores de minério. Pela legislação em vigor todos os municípios brasileiros afetados pelo transporte de substâncias minerais passam a receber recursos de compensação.

Entre as metas do CIM está a elevação do IDH-M dos consorciados para o patamar superior a 0,68; estabelecer nível de excelência na arrecadação de tributos municipais, unificando procedimento com gestão focada em resultados, e elaboração em conjunto de plano diretor de cada município. O Consórcio vai atuar em conjunto no fortalecimento do Fundo de Desenvolvimento Municipal e apoio técnico, com ênfase em áreas estratégicas onde empresas do setor privados e poder público sejam patrocinados da geração de sustentabilidade.

Participaram da assinatura do ato de adesão da prefeitura de São Luís ao Consórcio Intermunicipal Multimodal os secretários municipais Delcio Rodrigues (Fazenda), Jota Pinto (Articulação Política), Ivaldo Rodrigues (Relações Parlamentares) e Milton Calado (adjunto de Governo); e os prefeitos Fernando Teixeira (Cidelândia), Djalma Melo (Arari), Fernando Coelho (Bom Jesus da Selva) e Erlândio Xavier (Igarapé Grande) e a representante da Vale, Gisele Pinto.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Bombeiros são rápidos e evitam incêndio em condomínio, em São Luís

Na tarde de ontem, terça-feira (25), um veículo SW-4  estava pegando fogo dentro de uma garagem no Condomínio Imperial, no Jardins Renascença. Chamados, bombeiros agiram com rapidez e eficiência.

Se o fogo não fosse combatido com a chegada dos integrantes dos Bombeiros que ficam na unidade da Avenida Litorânea, o fogo teria tomado maiores proporções e colocado em risco outros veículos ali estacionados, bem como a vida dos moradores.

De parabéns o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto, e toda a sua equipe, que resolveram o problema em menos de 5 minutos, tranquilizando os condôminos.

previous arrow
next arrow
Slider

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Fogo, fumaça e correria agora à noite no Ferreiro Grill

Dezenas de pessoas estavam participando de confraternizações  no Restaurante Ferreiro Grill quando uma enorme chama surgiu de dentro da área da churrasqueira. Foi um “Deus nos acuda”.

Muita  gente correndo com medo de ser incendiada e por causa da fumaça que tomou de conta do local.

Confira no vídeo abaixo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Chuva causa transtorno a moradores do bairro do Anil

Nesta manhã  de sábado(15),uma chuva rápida gerou transtorno à população que mora perto ao antigo Clube Lítero Português.

A chuva rápida que caiu hoje alagou a Avenida João Pessoa, localizado no bairro do Anil, em frente ao  Grêmio Lítero Recreativo Português,antigo clube de saudosas festas de carnavais em São Luís. Isso acontece com frequência no local quando os períodos chuvosos chegam.

Veja o vídeo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dia da Imaculada Conceição, nuvens cor de rosa colorem o céu de São Luís; confira nas fotos

Hoje, sexta-feira, por volta 18h10,nuvens foram ficando coloridas nos céus da nossa capital.

O tom cor de rosa forte chamou a atenção como se fosse um desenho em homenagem ao dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Este fenômeno acontece devido a umidade do ar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Primeira forte chuva impede passagem na estrada da Maioba e invade comércios

A estrada da maioba onde fica o Clube Beira Rio ficou sem condições de passagem hoje pela manhã por causa do rio que transbordou, deixando moradores ilhados.

previous arrow
next arrow
Slider
As fortes chuvas que caíram durante a madruga causaram sérios prejuízos os moradores e donos de comércios, que foram invadidos pelas águas e até carros boiaram, como mostra o vídeo abaixo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Marinha alerta para ressaca e ondas de até 2,5 metros em São Luís

A Marinha do Brasil emitiu uma nota informando  que acontecerá uma ressaca no litoral nordestino e capital maranhense esta incluída. A instituição recomenda que o banho seja evitado e as práticas de esportes também, pois há risco de ondas de 2,5 metros de altura. E em caso de acidente que não se tente resgatar vítimas, mas que Corpo de Bombeiros seja acionado.

Confira a nota na integra:

AVISO DE RESSACA

São Luís-MA, em 18 de novembro de 2018.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Centro de Hidrografia da
Marinha, emitiu alerta de ressaca para a faixa do litoral nordestino, entre as
cidades de Touros, no Rio Grande do Norte, e São Luís, no Maranhão.

A ressaca, com ondas de até 2,5 metros, oriundas das direções
Norte/Noroeste, começa a partir das 9h desta segunda-feira (19) e vai até
às 21h da quarta-feira (21).

A Capitania dos Portos do Maranhão recomenda que as embarcações
de pequeno porte evitem navegar em mar aberto nesse período e que as
demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem,
estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos
de comunicação e demais itens de segurança.

Outras recomendações igualmente importantes: Evitar o banho de mar
em áreas que estejam em condições de ressaca; Evitar a prática de esportes
no mar; Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das
equipes do Corpo de Bombeiros; Não entrar no mar para resgatar vítimas de
acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de
Bombeiros pelo telefone 193.

A Capitania dos Portos do Maranhão informa, ainda, que qualquer
irregularidade observada na condução de uma embarcação pode ser
denunciada por meio do disque-denúncia desta Capitania (0800-098-8432)
ou por e-mail [email protected]

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.