Pastora impede jovem de cometer suicídio no viaduto da Cohab em São Luís

Blog da Riquinha

Na madrugada deste sábado (03) a pastora Ivonete e seu marido avistaram uma moça de aproximadamente 20 anos que estava a beira do Viaduto da Cohab para tentar se jogar. De acordo com pessoas que testemunharam a ação, a pastora desceu de seu carro e puxou a jovem para um local seguro.

Ainda no local, a pastora percebeu que a moça já estava tentando se suicidar fazendo cortes nos braços. Ela foi lavada aos prantos para uma Unidade de Pronto Atendimento no parque Vitória onde ela recebeu os primeiros socorros.

“Deus nos conduziu a um ocorrido, uma menina querendo se matar no viaduto da Cohab. Eu e minha esposa bispa Ivonete, paramos o carro no meio da avenida e conseguimos evitar que esta moça se jogasse do viaduto. A moça é super gente boa! Mas infelizmente o inimigo ele não olha para isso, ele só quer matar, roubar e destruir tudo o que tivermos de bom”, declarou pastor Ítalo que esteve no local.

A pastora Ivonete acolheu a moça em sua casa para auxiliá-la com o tratamento contra a depressão e a auto-mutilação.

Veja abaixo os vídeos:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Consultas e exames podem ser agendados diariamente na Central de Marcação da Prefeitura de São Luís

O agendamento diário se deu a partir de melhorias implementadas pelo prefeito Edivaldo que investiu na melhoria da infraestrutura, na aquisição de equipamentos e na capacitação de servidores

Com a modernização da sistemática de atendimento, a Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), da Prefeitura de São Luís, passou a ofertar à população serviços diários de agendamentos para procedimentos médicos, não havendo mais necessidade que as pessoas pernoitem no local para conseguir marcar suas consultas ou exames. A Cemarc da Alemanha, que tem atendimento prioritário voltado para idosos, pessoas com deficiência, menores e para marcação de exames de alta complexidade – funciona de segunda à quinta das 7h às 17h30 e na sexta-feira das 7h às 16h. A do Bequimão, em razão de grande demanda, também funciona pela manhã e à tarde a exemplo da Alemanha. As demais 21 Cemarc funcionam das 7h às 13h todos os dias da semana.

Com as mudanças, a partir da reestruturação do setor, que busca atendimento não necessita mais esperar apenas pela primeira semana do mês para marcar seus procedimentos de saúde, como era anteriormente. Com isso, além de agilizar o fluxo do atendimento, dá também mais liberdade aos usuários na utilização do serviço disponibilizado pelo município em uma das 23 unidades  centrais de marcação espalhadas pela cidade. Além do Bequimão e Alemanha a Prefeitura dispõe ainda de unidades nos bairros do Coroadinho, São Bernardo, Vila Izabel, Vicente Fialho, Cohab Anil, São Cristóvão, Cidade Operária, Cohatrac, Estiva, São Raimundo, Quebra Pote, Santa Barbará, Vila Esperança, Tibiri, Vila Itamar, Vila Maranhão, Itaqui-Bacanga, Apeadouro, Anil e Centro.

Para algumas consultas e exames são disponibilizadas senhas para organização e controle da demanda. As senhas começam a ser distribuídas a partir de 6h da manhã e das 13h para quem busca atendimento no período da tarde. Entretanto, todas as pessoas que estiverem no local são atendidas mesmo não tendo senhas, caso ainda estejam disponíveis os serviços solicitados para aquele dia, pois a proposta é não despachar ninguém sem que o atendimento seja feito. Com isso, não é mais preciso que ninguém pernoite no local, para marcar qualquer procedimento médico.

“São avanços conquistados com muito planejamento e com foco no atendimento humanizado. Hoje não permitimos mais que as pessoas durmam na fila pra ter seu agendamento médico efetivado. Com a implantação de uma nova sistemática de trabalho e outros investimentos realizados no setor, conseguimos acabar com as filas e ampliar a oferta de serviços. A área era um dos gargalos que enfrentamos quando assumimos o município e hoje podemos comemorar os avanços. Mas o trabalho continua a fim de que consigamos ofertar um atendimento cada vez melhor à população”, observou o prefeito Edivaldo.

A melhoria veio a partir da implantação de uma série de medidas qualitativas para ampliar e melhorar o atendimento na Cemarc, criando uma nova sistemática de agendamentos que, além de demarcar o fim das filas e da situação indigna verificada por décadas no local, estabeleceu ainda uma relação mais humanizada com os pacientes. As ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), além de promoverem um salto na ampliação e na qualidade do atendimento, deram também maior celeridade ao fluxo, fazendo com que a Cemarc chegasse a agendar, em um único dia, mais de 7 mil procedimentos, número expressivo e que denota o sucesso da reestruturação do setor.

Segundo a superintendente de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria da Cemarc, Isabel Myriam Pereira Macedo, com a nova sistemática de trabalho na Central de Marcação, o setor passou a conhecer melhor a oferta para os próximos 30 dias, possibilitando o planejamento e escalonamentos de todos os serviços disponibilizados no decorrer do mês, buscando a melhor forma de distribuição dessas vagas disponibilizadas.

“Sabemos que a saúde no município, não diferente como em todo o país, tem uma demanda maior que a oferta, mas buscamos resguardar e garantir, com planejamento e compromisso da gestão do prefeito Edivaldo, o acesso da população aos serviços de saúde ofertados na rede municipal”, explicou Isabel Macedo.

HUMANIZAÇÃO

Também pensando na valorização e melhoria do acolhimento e na humanização do atendimento, novas estratégias têm sido adotadas na Cemarc com esse objetivo, entre elas está a instalação de uma sala reservada para acolhimento das demandas, um novo canal aberto com o usuário para ouvir sugestões, críticas, reclamações e elogios. Esse serviço de acolhimento é feito por uma enfermeira e toda demanda feita ao setor é registrada em formulário. A identificação fica a critério do usuário, podendo ter ou não sua assinatura.

Além da ouvidoria, a Cemarc também disponibiliza outros canais de diálogo diretamente com o usuário, que poderá ir tanto à sala da Superintendência e abrir uma comunicação direta, como também fazer contato pelo telefone 99195-3721, criado para as pessoas que não queiram a comunicação presencial. “São práticas que divulgamos todos os dias junto ao público que fica aguardando no salão de marcação de procedimentos, para que saibam que o canal de diálogo existe e que ele poderá usá-lo para resolução de suas demandas e colaborar com a melhoria do serviço de modo geral”, enfatizou a superintendente do setor.

Com as melhorias implementadas, o atendimento na Cemarc registra números nunca antes alcançados e, nos últimos meses, tem atingido números recordes no faturamento também das unidades de grande impacto, como as unidades mistas, por exemplo. De janeiro a julho, na Cemarc, o volume de marcação só para exames, por exemplo, teve um crescimento de 25%. Ao analisar o período, o relatório revela que, em janeiro deste ano, foram registrados 90.016 exames. Já no mês de julho, o número de atendimentos para realização de exames já chegou a 121.340, ou seja, 31.333 a mais de procedimentos agendados, comparando os dois meses. Destaque também para exames de mamografia, que no primeiro mês do ano registrou 90 agendamentos, e no último mês já agendou 690 procedimentos do gênero.

A mesma evolução de crescimento é observada também nas marcações de tomografias computadorizadas, que saiu de 336, em janeiro, para 655 em julho; densitometria, que foram 90 exames realizados em janeiro e 365 em julho; cateterismo cardíaco, com 19 exames agendados no mês inicial do ano e 160 em julho, entre outras especialidades cuja evolução de crescimento aponta que a reestruturação do sistema de marcação contribuiu com a agilidade do serviço e aumento dos procedimentos agendados.

Avaliando o número de consultas agendadas no primeiro e no segundo trimestre do ano, verifica-se também um aumento significativo de 5.450 consultas a mais que o primeiro trimestre, com destaque para algumas especialidades a exemplo de oncologia pediátrica, que saiu de 54 consultas em janeiro, para 104 este mês, assim como também ortopedia geral pediátrica, que em janeiro realizou dois agendamentos e em julho já chegou a 48 marcações.

Impactos positivos também são observados em áreas como oftalmologia, que teve um aumento de 780 a mais, avaliando também o primeiro e o segundo trimestre do ano; cardiologia adulto, com 124 consultas mais; dermatologia com acréscimo de 125 consultas a mais; otorrino adulto com 148 a mais; e consultas em odontologia, que em janeiro teve 60 atendimentos e, em julho, registrou 120.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hoje tem Sarau Percussivo com Arlindo Carvalho no Casarão Colonial

Hoje tem no CASARÃO COLONIAL um grande encontro de amigos no projeto SARAU PERCUSSIVO, celebrando os 40 anos de musicalidade do grande Maestro Arlindo Carvalho, uma das maiores referências musicais da ilha. Com a presença de vários cantores, intérpretes e compositores do Estado do Maranhão.

Presença dos artistas:

– Joãozinho Ribeiro
– Cesar Teixeira
– Josias Sobrinho
– Fátima Passarinho
– Sergio Habib
– Coral São João
– Zeca do Cavaco
– Rogerio Ozzy
– Zeca Cavaco
– Marquinho Carcara
– Mostrinho
– Ana Claudia

O Casarão abrindo espaço para a Musicalidade Maranhense.

– Somente Cortesias

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Obra O Mulato é tema de Sarau Histórico que acontece nesta quarta-feira (24) promovido pela gestão do prefeito Edivaldo

O evento, que integra a programação do Férias Culturais, acontecerá a partir das 19h no Complexo Deodoro em mais uma noite de encantamento, de valorização da cultura e de resgate da história

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior reserva mais uma noite especial ao público do programa Férias Culturais. Marcado para a noite desta quarta-feira (24) no Complexo Deodoro, a partir das 19h, o Sarau Histórico traz como tema a obra O Mulato, do Maranhense Aluísio de Azevedo. O momento, organizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reserva emoções que despertam o público para a valorização da cultura e o resgate da história, proposta da gestão municipal com o programa Férias Culturais.

O Sarau Histórico é um evento voltado para a apresentação de artistas locais, do teatro e da música, representando grandes personalidades da cultura maranhense. “A gestão do prefeito Edivaldo busca sempre reavivar a nossa cultura para que a população maranhense possa despertar o olhar para a valorização cultural. Além de ser um programa que favorece o público local, o Férias Culturais é uma opção gratuita de lazer para os turistas que passam pela cidade”, explica a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Tema desta edição do Sarau, O Mulato é o segundo romance de Aluísio Azevedo, escrito no ano de 1881. O romancista foi responsável pelo início do naturalismo no Brasil e a obra denuncia o preconceito racial na sociedade maranhense e a corrupção do clero. O romance fornece uma boa visão do meio maranhense da época.

Na história, Raimundo é o mulato, mas ignora a própria cor e a sua condição de filho de escravo. Sendo doutor, estudou na Europa e não consegue entender as reservas que lhe faz a alta sociedade de São Luís. O personagem é dotado de encantos e poder sedutor junto às mulheres, o que não deixa de, pela idealização, aproximá-lo das personagens românticas.

FÉRIAS CULTURAIS

Com uma programação que une música, teatro, dança, histórias e tradições que fazem referência à cidade de São Luís, o Programa Férias Culturais movimenta durante o mês de julho espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e o Conheça São Luís e tem como novidades apresentações de Blues, Jazz e atividades para o público infantil.

Veja a programação completa do Férias Culturais no site www.turismosaoluis.com.br e nos perfis oficiais do Turismo, Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís, tornando a cidade ainda mais procurada para viagens.

Esta semana, ainda como parte das atrações do Férias Culturais, acontece na quinta-feira (25) o roteiro Conheça São Luís com saída às 16h da Praça Benedito Leite.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Férias Culturais apresenta Pão com Ovo e programação infantil no fim de semana

As atrações do Férias Culturais, programa da gestão do prefeito Edivaldo, acontecem até o dia 31 de julho e são opção gratuita de lazer para ludovicenses e turista que visitam a capital

A programação do Férias Culturais, programa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, continua neste fim de semana com o Arte na Praça e a Feirinha São Luís. Neste sábado (20), no Complexo Deodoro, a partir das 19h, tem apresentação do espetáculo Pão com Ovo, famoso por animar o público da capital. No domingo (21), acontece a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite e, a partir das 15h, tem programação infantil com a Banda Carrossel Encantado no Complexo Deodoro. As atrações do Férias Culturais acontecem até o dia 31 de julho e são, tanto para moradores quanto para turistas, opções de lazer gratuito durante o período de férias.

No sábado (20), por volta das 19h, será apresentado o espetáculo Pão com Ovo. A comédia é sucesso de público há sete anos em São Luís e já conquistou as plateias do Maranhão e de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte. O grupo também vem se apresentando em diversas cidades do interior do Maranhão no projeto Caravana Pão com Ovo. O espetáculo conta as personagens Dijé (Adeílson Santos), Clarisse Milhomem (César Boaes) e, no lugar de Zé Maria, o motense José de Ribamar, interpretado por Davyd Dias.

Já no domingo (21), a Feirinha São Luís, que no mês de julho recebe atrações do programa Férias Culturais, traz ao público o Tambor de Crioula do Ubaldo, o Grupo de Capoeira Mestre Patinho, os shows de Celso Reis e Mano Borges, além da Banda Filtro de Barro. Com programação cultural gratuita, a feirinha vem, desde 2017, sendo realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), reunindo grande público na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h. A programação do Férias Culturais continua às 17h, no Complexo Deodoro, com a Banda Carrossel Encantado e muitas atividades de recreação infantil.

CONHEÇA SÃO LUÍS 

O programa Férias Culturais é composto por uma série de atividades. Roteiro Reggae, Passeio Serenata, Sarau Histórico e Arte na Praça fazem parte da programação. Na última quinta-feira (18), foi realizada mais uma edição do roteiro Conheça São Luís. Acompanhados por um guia de turismo, turistas e ludovicenses passearam por ruas do Centro Histórico de São Luís ao som de músicas de artistas locais.

O programa contribui para a educação patrimonial e estimula o público a se identificar com São Luís, tornando, assim, o turismo mais rentável para a cidade. “A nossa cidade é riquíssima culturalmente e historicamente, nós precisamos apresentar sempre isto para a população. Quem mora em São Luís aprende mais sobre a própria cidade e quem nos visita se encanta com um belíssimo passeio, gratuito, para entender mais sobre o lugar que estão visitando”, destaca a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O Conheça São Luís teve a sua concentração na Praça Benedito Leite, seguiu pela Praça Dom Pedro II, que concentra prédios históricos como a Igreja da Sé, o Palácio de La Ravardière, o Palácio dos Leões e a Capitania dos Portos. Os participantes também passaram pela Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina e Rua da Alfândega, encerrando o programa na Praça Nauro Machado. Personagens históricos surgiram ao longo do percurso, como o Daniel de la Touche e a rainha Maria de Médici, saindo do Palácio de La Ravardière, e a Ana Jansen, que surgiu diante de uma antiga propriedade.

Quem participa, aprova a programação. “Muito bonito e proveitoso. Vim à trabalho para a cidade, mas vi a divulgação na televisão, procurei mais sobre a programação nas redes sociais e resolvi conhecer mais a cidade. Os casarões, as ruas e os personagens fazem do passeio uma ótima programação”, contou o mineiro Carlos Farias.

AGENDA

Dia 20 (sábado)

• Arte na Praça: Pão com Ovo

19h, no Complexo Deodoro

Dia 21 (domingo)

• Feirinha São Luís

8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Banda Carrossel Encantado e recreação infantil

17h, no Complexo Deodoro

Dia 24 (quarta-feira)

• Sarau Histórico

19h, no Complexo Deodoro

Dia 25 (quinta-feira)

• Conheça São Luís

16h, com saída da Praça Benedito Leite

Dia 26 (sexta-feira)

• Arte na Praça: Apresentação cultural

18h, na Praça da Mãe d’Água

Dia 27 (sábado)

• Arte na Praça: Apresentação cultural

19h, no Complexo Deodoro

Dia 28 (domingo)

• Feirinha São Luís

8h às 15h, na Praça Benedito Leite

• Arte na Praça: Apresentação cultural

16h, no Complexo Deodoro

Dia 31 (quarta-feira)

• Passeio Serenata

19h, com saída da Praça Benedito Leite

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Casarão Colonial, a morada da boa música; todos os domingos no Centro Histórico

São Luís agora tem um novo lugar para curtir música boa, na rua Formosa, no Reviver. Todos os domingos tem Samba Live e Reggae Music, reúna seus amigos para curtir nesse novo ambiente bebendo aquela cervejinha gelada, e com muita gente bonita.

“Para os amigos que nos acompanham a alguns anos, venho convidar a conhecer e desfrutarem de mais um projeto, um novo espaço, um ambiente familiar, com a nossa Produção, que em todos os momentos busca implantar o respeito, a humildade e sempre o tratamento por igual para todos, que das nossas celebrações participam.
Agradeço a Deus pela oportunidade de me dar novas ideias, novos caminhos, perdendo, ganhando, sorrindo, chorando eu vou levando a minha vida como Deus quer. Sempre com a fé em Deus e o apoio dos que nos ajudam”, diz Ricardo Pororoca

Casarão Colonial – A Morada da Boa Música.

Todos Domingos – Das 15h as 00h

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Centro de São Luís ganha mais movimento e comércio se fortalece com ações de revitalização e programação cultural

Praças e logradouros públicos revitalizados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís atraem visitantes e turistas levados pela beleza dos espaços e por programações como o Férias Culturais, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que inicia edição 2019 neste domingo (07) na Feirinha

O movimento no Centro Histórico de São Luís tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A assertiva é comprovada por frequentadores e comerciantes da área, que atribuem a alta no movimento aos investimentos que têm sido realizados na região central da cidade. O trabalho inclui a reforma de importantes logradouros, como o Complexo Deodoro, a Praça Pedro II e o Museu da Gastronomia, executados por meio de parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís. Além destas, outras ações de iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização do espaço como a Feirinha São Luís, a promoção de São Luís como destino para visitação e os programas na área do turismo, como o Férias Culturais, que estimulam a reocupação do Centro Histórico. O aumento no movimento, além de importante para a divulgação da cultura local, favorece o comércio da região.

“O grande pacote de obras de revitalização do nosso Centro Histórico, o maior dos últimos 30 anos, além de embelezar a cidade destacando seu rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, impulsiona o comércio da região, gerando mais emprego e renda. Temos de mencionar ainda o incremento no turismo e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da nossa população que cada vez mais tem redescoberto o Centro Histórico e suas potencialidades”, diz o prefeito Edivaldo.

Com uma programação cultural gratuita, a gestão do prefeito Edivaldo inicia neste domingo (7), mais uma edição do programa Férias Culturais. A largada para o evento será na Feirinha São Luís e a programação segue em diversos espaços do Centro Histórico até o dia 31 de julho. São apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae, o Conheça São Luís e terá como novidades apresentações de blues, jazz e uma programação infantil.

Na Feirinha São Luís deste domingo, destaque para as apresentações do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito, Grupo de Capoeira Malícia da Ilha e os shows de Emanuel de Jesus, Mix in Brazil e Soul Reggae. O local receberá a programação do Férias Culturais durante todos os domingos de julho.

Com o objetivo de resgatar a memória e a rica história de São Luís, além de promover e valorizar o Centro Histórico com apresentações musicais e teatrais, ocorre nos dias 10 e 24 de julho, o Sarau Histórico, que também integra as atividades do programa Férias Culturais. O evento acontecerá a partir das 19h, no Complexo Deodoro, espaço que foi amplamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. Atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história.

Com a mesma proposta de promover um mergulho na história da cidade de São Luís por meio da representação de personalidades que marcaram a literatura e as artes, será realizado também como parte da programação do Férias Culturais o Passeio Serenata, nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite. Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito Leite.

Também faz parte do programa Férias Culturais o Conheça São Luís, que acontece nos dias 11, 18 e 25 de julho. Com a ação, o objetivo é oferecer a turistas e ludovicenses a oportunidade de conhecer melhor a cidade, cada detalhe da nossa riqueza material e imaterial. No meio de rota pelas ruas do Centro Histórico, personagens como Ana Jansen e Daniel de La Touche surgem e contam histórias da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.

Já com o Roteiro Reggae, que será realizado no dia 16 de julho, o público é levado a conhecer o estilo musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira. Pontos turísticos ou históricos que fazem referência ao reggae são o foco deste passeio. Os locais representativos para a evolução deste estilo na capital são apresentados ao público. Durante o passeio, grupos de dança do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento cultural.

As ações do Programa Férias Culturais incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-Teima, no dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Programa Top às 11h30 deste sábado, dia 06; confira entrevistas e o níver de 1 ano de Malu

Já já às 11h30 e amanhã às 08h30 tem Programa Top na TV Band canal 15.1 com o quadro Papo Top com Ellen Schijff, da Fabelash, no quadro Eventos Top, passará também a festa do arraial da Oficina de Interpretação Slz.

E no Programa Top Kids a linda festa de comemoração de 01 ano da princesa Malu Almeida, filha do jornalista Luís Cardoso e Thâmara Silva, além das Dicas Top com Stalker São Luis, Jurema Turismo e Villa Armando Slz.

O programa é exibido na SKY canal 327, NET canal 522, TVN canal 420 e em outras cidades canal 27.1.

Não perca!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Observatório do Turismo do Maranhão aponta taxa de ocupação hoteleira de 60% no São João de São Luís em 2019

Ações implementadas na gestão do prefeito Edivaldo têm contribuído para o incremento do turismo em São Luís, aquecendo a economia da cidade

São Luís registrou uma taxa de 60% na ocupação hoteleira nos festejos juninos deste ano. Em 2018 esta taxa era de 33% no mesmo período, o que representa um aumento de 27%. Os números são do Observatório do Turismo no Maranhão que levaram em consideração os meios de hospedagem oficiais registrados. Os dados confirmam que as ações implementadas na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior têm sido eficazes. Com um trabalho intensificado no primeiro semestre de 2019, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), trabalhou a divulgação do destino em cidades do Brasil e também marcou presença nas redes sociais oficiais.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, destaca que os números são muito positivos para o setor, e pontua  que a pesquisa revela apenas os dados dos meios oficiais, sem levar em consideração o público que chega na cidade e opta por outros meios de hospedagem, como casas de amigos e parentes, ou alugadas, e apartamentos para temporada. “Nós estipulamos que cerca de 70% dos visitantes procuram meios alternativos de hospedagem, o que torna o resultado da pesquisa ainda mais positivo. A cidade está lotada de turistas, resultando no aquecimento da economia e geração de emprego e renda e este é um reflexo das políticas implantadas no setor pela gestão do prefeito Edivaldo”, explica a titular da pasta.

A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, preparou uma vasta programação para este mês de festejos juninos, quando há arraiais por toda a cidade. A abertura da programação do Arraial da Maria Aragão, por exemplo, registrou a presença mais de 50 mil pessoas.

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, professor doutor Saulo Ribeiro dos Santos, ressalta que os resultados são muito positivos para São Luís. “Os bons indicadores da taxa de ocupação hoteleira em São Luís refletem também na economia local, gerando mais empregos e renda para a comunidade”, afirma.

A parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prefeitura e Estado na realização das pesquisas do turismo têm contribuído para que se tenha esta contínua linha do tempo sobre as taxas de ocupação que são fundamentais para que os empreendimentos hoteleiros possam se preparar para o período junino, assim como a cidade de São Luís.

A Taxa de Ocupação Hoteleira também foi positiva durante o feriado de Corpus Christi de 2019 quando a cidade obteve alta de 20,7% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados são do Observatório do Turismo do Maranhão e soma-se aos resultados positivos em relação ao turismo de São Luís, que já foi apontada, neste ano, como um dos melhores destinos para viajar por sites especializados de turismo do Brasil. Estes resultados são reflexo da política de fomento à área implementada pelo prefeito Edivaldo.

PROMOÇÃO DE SÃO LUÍS

Desde o início de 2019, a Setur levou a cultura e a gastronomia da cidade para lugares chave para fortalecer o turismo. Foram realizados grandes de promoções em eventos em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, além de realizar a divulgação da cidade por meio dos perfis oficiais do turismo Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pavão Filho destaca contestação de decisão do STF sobre gratuidade de 30 minutos em estacionamentos

Autor da proposta que gerou a Lei nº 6.113/16, o vereador Pavão Filho (PDT), líder da Prefeitura na Câmara Municipal de São Luís, destacou nesta terça-feira, 25, recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) expedida na última sexta-feira, 14, que suspendeu os efeitos da gratuidade dos estacionamentos da capital maranhense por até 30 minutos.

Em seu pronunciamento, Pavão Filho destacou que o objetivo do recurso será conter os efeitos da decisão monocrática do ministro da Corte, Ricardo Lewandowski, que entendeu em seu parecer que a matéria não deve sofrer interferência da administração municipal por se tratar de assunto do âmbito do Direito Civil, estando sob a responsabilidade da União.

De acordo com o parlamentar, a PGM enviou ao STF, na segunda-feira, 24, um memorial para reforçar divergência na própria Corte quanto à interpretação da matéria, citando inclusive, entendimentos contrários de outros ministros. Por conta disso, o pedetista entende que é necessário se ater ao princípio da razoabilidade.

“Nós temos que recorrer. A partir do princípio da razoabilidade, é preciso ter a dosagem nas decisões. A Câmara contribuiu com a sociedade oferecendo uma legislação justa, permitindo que os estacionamentos dessem um tempo mínimo de razoabilidade para que o cidadão resolvesse suas questões”, disse.

Na tribuna da Câmara, o pedetista destacou também o apoio de alguns representantes da bancada maranhense no Congresso Nacional e afirmou que eles serão acionados para a defesa da causa. O líder do governo confirmou que um dos parlamentares que dará apoio ao recurso municipal é o deputado federal e ex-vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Pavão Filho concluiu seu pronunciamento destacando que irá a Brasília nos próximos dias para conversar pessoalmente com os senadores Roberto Rocha (PSDB), Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania) sobre o assunto.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Natalino repudia ataques e defende debate qualificado

O professor Natalino Salgado reagiu com indignação à tentativa de envolver seu nome em atos reprováveis de gestão da coisa pública.  Segundo o candidato a reitor na consulta prévia a ser realizada pela Universidade Federal do Maranhão no dia 26 de junho tem sido recorrente a tentativa reprovável de adversários em envolvê-lo em escândalos de desvio de verbas. 

“Uma das primeiras providências que tomei, após registrar a candidatura, foi obter junto aos órgãos de controle externos certidões que atestassem minha conduta como gestor. Na documentação, que tornei pública quando iniciaram as ilações descabidas de qualquer razoabilidade, está explícito que não existe nenhum processo ou reprovação de contas das minhas gestões”, afirmou Natalino Salgado. As certidões foram obtidas junto à Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Maranhão.

No período em que esteve como reitor, Natalino Salgado construiu mais de 100 obras na UFMA, expandindo e consolidando a universidade nos oito campi do continente. A construção do campus de Balsas foi iniciada no segundo quadriênio da gestão de Natalino Salgado como reitor da UFMA, cargo para o qual foi reconduzido com inédita aprovação da comunidade universitária.

O campus de Balsas surgiu com um projeto arrojado em uma área de 120 hectares. Três prédios abrigariam os cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental. Mas as obras ficaram praticamente paralisadas depois que Natalino deixou a reitoria. Em vistoria ao canteiro de obras, em novembro de 2016, a reitora Nair Portela manifestou entusiasmo com o cronograma de execução, elogiou o desempenho da firma contratada e previu que no primeiro semestre de 2017 parte das salas de aula estariam prontas para receber os alunos. O prazo foi adiado várias vezes e até hoje a obra não foi entregue.

Para Natalino Salgado os ataques violentos à sua candidatura, afora a falta de fundamentação, em nada tem contribuído para qualificar o debate de ideias e propostas que o momento suscita. “Em nenhum momento meu nome é citado em relatórios que investigam supostas irregularidade. Esses espasmos dos adversários são naturais aos que não possuem argumentação para debater. Neste momento, em que as universidades atravessam um período de turbulências, precisamos repensá-la de maneira racional e clara. Atitude beligerante em nada contribui para a construção e fortalecimento da instituição”, ressalta o candidato.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.