Grave! São Luís não tem frasco de vacina contra Covid

O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a Covid. Quem procura em todos os postos de vacinação não encontrada nada. Exceto os vacinadores aguardando o material.

Assim como na capital maranhense, em outras seis o mesmo problema: a ausência total do imunizante. O Ministério da Saúde disse agora pela manhã que não houve problema na disputa pelo abastecimento do estoque, mas não esclareceu melhor.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Segundo mutirão de combate a dengue é realizado em Pinheiro

Todo dia é dia de combate à dengue e é fundamental a colaboração de toda a população na luta contra o mosquito .

A campanha “Pinheiro conta a dengue” começou na semana passada pela Vila Filuca.
Nesta quinta feira, o mutirão foi realizado no bairro de Pacas.

Visitas, palestras, vacinas, análise de cada casa e a eliminação de todo possível foco do mosquito causador da dengue e de outras doenças .
O Secretário de Saúde Kaio Hortegal destacou o apoio de todas as secretarias do município. Ele esteve à frente do trabalho que tem como objetivo eliminar o aumento da contaminação por dengue em Pinheiro.

Os moradores aprovaram a força-tarefa promovida pela Prefeitura, e ressaltaram a importância de que estas ações sejam contínuas, já que existe um aumento no número de casos em todo país.
“— Precisamos de mais ações como essa, pois as vezes nós nos cuidamos , mas o vizinho não “ , destacou dona Maria José. Já Seu João Felipe, lembrou da possibilidade de focos em terrenos abandonados e até no lixo que é jogado irregularmente. “ — É preciso que cada um faça a sua parte, é bom ver que o poder público está fazendo a sua “.

Um dado importante na luta contra a doença é que cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, em vasos ou pratos de plantas, garrafas retornáveis, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção .


A Secretaria de Saúde aconselha que algumas medidas importantes possam ser adotadas no combate à dengue:
*Manter a caixa d’água bem fechada;
* Colocar areia nos vasos de planta;
* Amarrar bem os sacos de lixo;
* Limpar bem as calhas de casa;
* Guardar pneus em locais cobertos;
* Não acumular sucata e entulho;
* Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
* Receber bem os agentes de saúde e os de endemias.

Essa força-tarefa está apenas iniciando, toda quinta-feira um bairro, ou uma comunidade da zona rural receberá essa mesma equipe onde serão executadas ações educativas, de combate, controle e prevenção .

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Município de Buriti tem prazo de 30 dias para apresentar cronograma de obras para adequação de hospital às normas sanitárias

Decisão judicial atendeu a pedido do MPMA em Ação Civil Pública


Em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão, a Justiça concedeu liminar para obrigar o Município de Buriti a apresentar, no prazo de 30 dias, um cronograma de intervenções para sanar todas as irregularidades apontadas pela Vigilância Sanitária estadual no Hospital Municipal Benedito Machado.

A decisão, que é do dia 5 de abril, prevê ainda que a Prefeitura de Buriti execute as aquisições e obras necessárias para o cumprimento e saneamento das deficiências e falhas no prazo de 120 dias.

Em caso de descumprimento das medidas, foi fixada multa de R$ 1 mil por dia de atraso, limitada a um valor total de R$ 50 mil.

Formulada em 24 de fevereiro de 2024, pelo promotor de justiça de Buriti, Laécio Ramos do Vale, a Ação Civil buscou obrigar o Município a cumprir um Termo de Ajustamento Sanitário assinado com a Vigilância Sanitária em maio de 2022 e que nunca foi executado em sua integralidade. O prazo final para o cumprimento do acordo, com validade de um ano, foi concluído em maio de 2023.

ENTENDA O CASO

Em 9 de março de 2022, a Promotoria de Justiça de Buriti instaurou um procedimento administrativo para apurar uma denúncia de escoamento de um líquido vermelho, semelhante a sangue, no esgoto da Avenida Candoca Machado, oriundo do Hospital Municipal Benedito Machado.

Acionada pelo Ministério Público, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão realizou uma inspeção técnica no hospital em 5 de abril de 2022, quando constatou uma série de irregularidades, entre elas a ocorrência de “drenagem de líquido com odor fétido oriunda da área da lavanderia, estendendo-se até a calçada, na área externa do prédio, apresentando danos devido à infiltração”.

A direção do hospital, em resposta à Vigilância, declarou estar ciente do fato, que teria sido ocasionado por problemas no escoamento e drenagem de líquidos da área da lavanderia (sangue e outras secreções), decorrentes da sobrecarga de utilização da área, com o aumento do volume de partos e outros procedimentos cirúrgicos.

O órgão sanitário, então, solicitou a adoção pelo Município de Buriti de medidas emergenciais, com documentos comprobatórios de resolução dos problemas. Contudo, as exigências foram cumpridas apenas parcialmente. Foi celebrado um Termo de Ajustamento Sanitário, em maio de 2022, com prazo de um ano, para o hospital atender as exigências sanitárias pendentes.

O prazo encerrou no dia 6 de maio de 2023 e, segundo a Vigilância Sanitária, suas cláusulas não foram cumpridas. “De acordo com o relatório técnico da inspeção sanitária realizada em 9 de janeiro de 2024, o Hospital inspecionado apresenta não conformidades que comprometem a qualidade da assistência e podem oferecer riscos à segurança do paciente”, relatou o promotor de justiça Laécio Ramos do Vale, na Ação Civil Pública.

Como consequência o órgão fiscalizador lavrou auto de infração sanitária advertindo o gestor do hospital acerca da possível interdição, suspensão e cancelamento do alvará sanitário.

EXIGÊNCIAS NÃO CUMPRIDAS

Entre as principais exigências não cumpridas, de acordo com a Vigilância Sanitária, estão: adequação da estrutura física, funcional e organizacional da Central de Material e Esterilização (CME); adequação das áreas para funcionamento do Centro Cirúrgico e Obstétrico, com a inexistência de salas definidas e estruturadas para recuperação pós-anestésica, sala de assistência ao recém-nascido; adequação da estrutura física, funcional e organizacional da sala de parto normal; adequação física, funcional e organizacional da lavanderia; aquisição de maquinário específico para a lavanderia hospitalar; aquisição de produtos saneantes hospitalares para o processamento de roupas na lavanderia; aquisição de EPI para uso das equipes da lavanderia.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vinicius Vale prestigia o segundo Mutirão de Catarata e Pterígio realizado em Barreirinhas

Neste sábado, 16, o engenheiro Vinicius Vale, pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, prestigiou o segundo dia do mutirão oftalmológico, evento que está acontecendo no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB), e só neste sábado realizou um total de 350 cirurgias de catarata e pterígio de moradores de toda a região dos Lençóis Maranhenses e também de outras cidades próximas.

A execução é do Governo do Estado, que disponibilizou os profissionais da EMSERH. Já os recursos são provenientes de emendas da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e do deputado federal Aluísio Mendes, ambas destinadas ao HRB.

A primeira edição do mutirão, que aconteceu em outubro de 2023, beneficiou aproximadamente 830 pessoas com problemas na visão. Vinicius Vale, um dos grandes incentivadores da ação, ressaltou a importância da iniciativa para a população local:
“Hoje é o segundo dia do mutirão de catarata e o segundo ano consecutivo. Posso afirmar que a gente fica muito feliz que o governo do estado esteja atendendo as demandas do povo de Barreirinhas, atendendo aos anseios e caminhando junto com a população de Barreirinhas”, disse.

O pterígio é uma condição que pode afetar seriamente a visão e a catarata pode levar à cegueira, principalmente em pessoas mais idosas e que têm muitas comorbidades. Ivone Diniz Silva, de 52 anos, moradora do povoado Tapuio, em Barreirinhas, foi uma das beneficiadas com a cirurgia durante o mutirão. Muito emocionada, ela expressou sua felicidade ao poder enxergar novamente: _”Esperei muito tempo por essa oportunidade. O meu sonho era enxergar e ver o rosto do meu filho, e graças a Deus estou enxergando.”

Esta é a segunda edição do mutirão oftalmológico em Barreirinhas, que teve início na sexta-feira, 15, e seguiu até este domingo, 17, com a realização de mil cirurgias, sendo que, no primeiro dia foram feitos os processos de triagem e a realização das primeiras 300 cirurgias; no segundo dia foram realizadas mais 350 e no último dia, mais 350 cirurgias.

A deputada Iracema Vale, que foi ver de perto o Mutirão e cumprimentar as pessoas beneficiadas, afirmou que o segundo mutirão fecha o ciclo para aqueles que haviam feito a cirurgia só de um olho.
“Há quatro meses atrás, no primeiro mutirão, muita gente só fez a cirurgia de um olho. Então, nós buscamos mais recursos para que as pessoas tivessem oportunidade de fazer a cirurgia do outro olho. Como previsto muitas pessoas vieram ao segundo mutirão exatamente para ter os dois olhos operados. Quero agradecer a todos os profissionais do hospital de Barreirinhas, na pessoa da diretora, Drª. Socorro Itapary, agradecer aos profissionais da EMSERH, ao governador Carlos Brandão e o deputado Aluísio Mendes. Foram esforços importantes para a realização dos dois mutirões”, afirmou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vacinação contra a gripe começa neste sábado (16) em São Luís

Imirante 

As 13 unidades do ‘Saúde na Hora’ vão funcionar das 8h às 12h, para receber o público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A vacinação contra a influenza foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. (Foto: Divulgação/Semus)

 

Começa, neste sábado (16), a campanha de vacinação contra a gripe em São Luís, que tem a meta de imunizar 354.179 pessoas contra o vírus influenza. As 13 unidades do ‘Saúde na Hora’ vão funcionar das 8h às 12h, para receber o público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a influenza foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Na campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário comprovação), quilombolas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Já a partir desta segunda-feira (18), todas as salas de vacinação das unidades de saúde da rede municipal estarão funcionando das 8h às 17h. A coordenadora de Imunização da Semus, Charlene Luso, lembra que a população também pode fazer a atualização de outras vacinas.

Sobre a gripe

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e se dissemina facilmente em epidemias sazonais. A transmissão acontece principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada.

Unidades de saúde que vão funcionar neste sábado (8h às 12h):

Centro de Saúde Amar

Centro de Saúde Liberdade

Centro de Saúde São Francisco

Centro de Saúde Turu

Centro de Saúde Cohab Anil

Centro de Saúde Genésio Ramos Filho

Centro de Saúde Dr José Carlos Macieira

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa

Centro de Saúde Vila Nova

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Fabiciana Moraes

Centro de Saúde Santa Bárbara

Centro de Saúde Antônio Carlos Reis

 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto realiza triagem para mutirão de cirurgias oftalmológicas

A Prefeitura de SBRP-MA, através da @semus.sbrp, informa à população sambeneditense que realizará, na próxima quinta-feira (7), triagem para mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio.

A cirurgia de catarata consiste na retirada e substituição do cristalino (lente natural do olho); enquanto na cirurgia de pterígio remove-se a “carne avermelhada” que se forma na superfície dos olhos.

Aos interessados, basta comparecer na data acima citada, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Galileu Robert Rodrigues, portando documentos básicos como: RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O mutirão para os procedimentos cirúrgicos são realizados periodicamente, no município, por uma equipe médica especializada em oftalmologia, no próprio Hospital Municipal Cassiana Magalhães (HMCM).

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, trabalhando para o povo!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão inicia vacinação de crianças contra a dengue nesta quinta-feira (15)

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará nesta quinta-feira (15), a abertura simbólica da campanha de imunização de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue, na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro Madre Deus, em São Luís.

A primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga) chegou ao Maranhão nesta segunda-feira (12). As 40.610 doses do imunizante são destinadas aos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Os critérios de escolha dos municípios para recebimento da vacina contra a dengue foram estabelecidos em conjunto pelo Ministério da Saúde e os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O monitoramento do cenário epidemiológico das arboviroses no Maranhão é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para evitar a propagação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo Aedes aegypti, a SES reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Apenas na gestão Rigo Teles, 5.493 bebês nasceram em Barra do Corda

O Hospital Materno Infantil, comandado pela prefeitura, é a principal referência para gestantes em um raio de 20 cidades da região central do Maranhão.

Foto Divulgação

Uma maternidade que no passado(entre 2013 e 2020) foi palco de mortes de bebês e de mães grávidas, tornou-se desde o dia 1º de janeiro de 2021, na gestão Rigo Teles, um ambiente seguro para grávidas e seus bebês em Barra do Corda.

Trata-se do Hospital Materno Infantil, a maior e mais estruturada maternidade da região central do Maranhão.

Entre 1º de janeiro de 2021 até 23 de janeiro de 2024, nasceram no Materno Infantil um total de 5.493 bebês.

Em hospitais particulares de Barra do Corda um parto custa em torno de R$ 6 mil(seis mil reais), significa dizer que a prefeitura livrou mais de 5.400 gestantes de pagarem, juntas, no período entre 2021 a janeiro de 2024, aproxidamente R$ 32 milhões que seriam pagos a médicos particulares na cidade.

Vale lembrar que, o empenho de todos os profissionais do Hospital Materno Infantil que trabalham 24h por dia, vem fazendo toda diferença.

O Materno Infantil encontra-se com sua sede principal em reforma, ampliação e modernização. Após a conclusão das obras, a maternidade será uma das maiores e mais equipadas do Maranhão.

Em sua sede provisória, localizada no antigo prédio do Samu, ao lado da rotatória da Triesidela, o Materno Infantil conta com 11 médicos, 24 enfermeiros, 70 técnicos de enfermagem, 1 (uma) fonoaudióloga, 1 (uma) psicóloga e 1 (uma) assistente social.

Apenas na gestão do prefeito Rigo Teles, foram realizados no Materno infantil 5.713 atendimentos pediátricos e ambulatorial, 19.434 atendimentos de urgência, 1.662 testes do pezinho e 20.172 ultrassonografias.

Mesmo sendo uma maternidade municipal, bancada 100% com recursos da prefeitura, o prefeito Rigo Teles sempre pede que todas as futuras mamães independente da cidade, sejam bem recebidas e tenham o melhor atendimento em Barra do Corda.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Implantação do piso de enfermagem deve ser regionalizada – Decisão é do STF e se refere a profissionais celetistas

Por Alex Ferreira Borralho

Por 6 votos a 4, foi decidido ontem (18.12.2023) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que a implantação do piso de enfermagem para profissionais celetistas deve acontecer de forma regionalizada e por meio de negociação coletiva.

Foto Reprodução

E se a negociação coletiva não for bem-sucedida? Aí caberá o dissídio coletivo, cabendo à Justiça do Trabalho decidir o conflito considerando as características de cada caso.
Importante informar que em acórdão publicado em 25 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu que no prazo de 60 dias, patrões e funcionários do setor privado devem implementar negociação coletiva para a implantação do piso salarial para a iniciativa privada, sendo que, se não houver acordo, irá prevalecer o valor legal do piso da enfermagem, estimados da seguinte forma: R$ 4.750 para os profissionais de enfermagem; R$ 3.325 para os técnicos de enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares e parteiras.
Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Superintendente de Epidemiologia alerta sobre aumento das síndromes gripais no MA

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (15), falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas no estado. Para falar sobre o assunto, a jornalista Elda Borges conversou com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.

Jornalista Elda Borges com Mayrlan Avelar, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES

Nós vamos entrar agora no período sazonal, onde temos um aumento das síndromes gripais e essas síndromes incluem também a Covid, que já é uma doença de notificação compulsória. E isso que está acontecendo agora já estava dentro do que a gente esperava e, nesse momento, a gente tem que tentar as ações de vigilância, que são manter a testagem e o monitoramento dos territórios”, observou Mayrlan Avelar.

A superintendente observou que, até o momento, não foi detectada a nova sub-variante no estado, mas o monitoramento está sendo mantido. Mayrlan Avelar alertou a população para que, em caso de sintomas gripais, a pessoa deve fazer uso da máscara por 10 dias e, caso sinta a necessidade de procurar atendimento no sistema de saúde, o uso da máscara deve ser mantido e, no caso de diagnóstico da doença, fazer o isolamento por sete dias.

Segundo a superintendente, crianças e idosos têm sido os mais acometidos pelas síndromes gripais. Atualmente, apenas 10,64 % da população estão vacinados, assim mais de 80% da população imunizável ainda não tomaram nenhuma dose. Mayrlan Avelar reforçou que a vacina bivalente segue à disposição da população nos postos de saúde.

As vacinas estão à disposição, inclusive, neste final de semana faremos uma ação de vacinação em alguns shoppings. Se você estiver fazendo suas compras de Natal, de final de ano, aproveite para atualizar seu cartão de vacina”, ressaltou.

Sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19, Mayrlan Avelar afirmou ainda ser muito baixa, com menos de 11% de vacinados em todo o estado. Ela reforçou ainda que, ao apresentar sintomas gripais, as crianças não devem ir para a escola ou ambientes de convívio com outros da mesma idade.

Mayrlan Avelar também fez um apelo aos profissionais de saúde para que mantenham seus cartões de vacina atualizados.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Parceria com BNB viabiliza expansão do Hospital e Maternidade Natus Lumine

Blog do Ned
Nessa semana o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB), Isaque Costa, visitou a sede do Hospital e Maternidade Natus Lumine em São Luís, e foi recebido pelo CEO do Grupo Mercúrio, pelo empresário Paulo Braid e pelo diretor geral do Hospital, Tiago Fortes.

Assessores do BNB, Thiago Fortes, diretor geral do Natus Lumine; o superintendente do BNB Isaque Costa e o CEO do Grupo Mercúrio, Paulo Braid, na sede do Hospital e Maternidade Natus Lumine (Foto/Divulgação)

Considerado um dos mais modernos e bem estruturados da rede privada de São Luís e localizado na Av. dos Holandeses, no Olho D´Água, o Hospital e Maternidade Natus Lumine vai contar com um financiamento do BNB, o que permitirá concluir a expansão da unidade. Isso representará novos empregos diretos e indiretos a serem gerados futuramente, além da oferta de mais serviços assistenciais de saúde na rede privada, com a ampliação dos serviços de Emergência; UTI´s Adulto e Neonatal e a instalação de mais apartamentos.

A expansão do Natus Lumine visa atender à crescente demanda por serviços de saúde de qualidade na capital maranhense, especialmente nessa região de Olho D´Água/Araçagy, que estrategicamente também recebe pacientes de cidades vizinhas como Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar .

Com seis anos de funcionamento, o Natus Lumine não para de crescer com qualidade. Inicialmente foi inaugurada a Maternidade com UTI Neonatal que logo se tornou referência máxima em qualidade e segurança no atendimento a gestantes e recém-nascidos. Com a implantação do Hospital, atualmente já funciona também um Serviço de Emergência 24H; um centro cirúrgico moderno de alta complexidade, além da Clínica Natus com exames e consultas em diversas especialidades e uma equipe de médicos e profissionais de saúde altamente especializados. No total, são gerados atualmente 500 empregos diretos.

Depois de apresentar as modernas instalações e equipamentos do Natus Lumine ao superintendente do BNB Isaque Costa, o empresário Paulo Braid elogiou a visão desenvolvimentista do banco e agradeceu a parceria:

“É essencial apoiar empresas que se dediquem a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida das pessoas, a exemplo do nosso Grupo Mercúrio acionista do Natus Lumine Hospital e Maternidade. Este financiamento não é apenas um investimento em infraestrutura, mas também um investimento na melhoria da qualidade de vida comunitária”, afirmou o empresário.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

UBS’s de Paço do Lumiar recebem premiação por pontuação máxima no Previne Brasil

No auditório da UEB Professora Nadir Nascimento Moraes, na tarde desta terça-feira(24), a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar realizou premiação das Unidades Básicas de Saúde que se destacaram no ranking do último quadrimestre do Previne Brasil. Paço do Lumiar subiu 35 posições, com um aumento de 48,22% do Q1 para o Q2 de 2023, aparecendo em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 7,1.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a titular da Semus – Danielle Oliveira comandaram a solenidade, que contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara – vereador Jorge Marú. Na oportunidade, a gestora frisou a importância de premiar as equipes das unidades que conseguiram alcançar uma boa pontuação, contribuindo assim para alavancar o município nos indicadores do Previne Brasil.

“Estou muito feliz em poder estar nessa tarde aqui, homenageando de forma simbólica aquelas UBS que se destacaram. Paço do Lumiar saiu do quadrimestre 1 para o quadrimestre 2 com quase 50% de aumento no ranking, isso para nós é muito significativo”, pontua a prefeita Paula.

O presidente da Câmara – aproveitou o ensejo para parabenizar todos os envolvidos que juntos alcançaram esse feito inédito. “Ficamos muito felizes com esse resultado obtido. Aqui aproveito para externar a minha satisfação em fazer parte dessa gestão que muito tem feito pelos cidadãos luminenses. Parabéns prefeita, parabéns secretária, parabéns a cada um dos senhores e senhoras que contribuíram para que esse momento se transformasse em realidade”, enfatizou o presidente.

A classificação das UBS ficou Vila São Pedro; Pindoba e Vila Epitácio Cafeteira em 1° Lugar com 100% na pontuação. Em 2° Lugar, a UBS Canaã com 99,2% de pontuação e por último e não tão menos importante, a UBS Santa Rita de Cássia em 3°Lugar, com 88,6% pontos.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira ressalta que todas as equipes são merecedoras de aplausos, pois não mediram esforços para alcançarem a meta desejada. “Sinto orgulho de toda a equipe da Semus e em especial as que hoje estão aqui recebendo esse prêmio por merecimento. Foram dias de dedicação, muito trabalho e sacrifício para que pudéssemos entrar esse quadrimestre com uma boa pontuação e assim pudéssemos alavancar os índices de Paço do Lumiar no Previne Brasil. Agora é continuar trabalhando para que esses índices aumentem ainda mais daqui para frente”, explica a secretária.

Orgulhosa por ser a gestora da UBS Vila Epitácio Cafeteira, umas das premiadas em primeiro lugar Giselia Maria Ferreira Oliveira, muito emocionada comenta que o prêmio é dedicado ao trabalho em equipe de todos que integram a UBS. “Este é um dia muito emocionante para todos nós e de grande reconhecimento ao nosso trabalho. Nos enforcamos muito para conseguimos alcançar os 100% na meta do Previne Brasil”, disse Giselia.

O QUE É PREVINE BRASIL:
O Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, através dele é monitorado sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.