O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (15), falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas no estado. Para falar sobre o assunto, a jornalista Elda Borges conversou com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.

Jornalista Elda Borges com Mayrlan Avelar, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES

Nós vamos entrar agora no período sazonal, onde temos um aumento das síndromes gripais e essas síndromes incluem também a Covid, que já é uma doença de notificação compulsória. E isso que está acontecendo agora já estava dentro do que a gente esperava e, nesse momento, a gente tem que tentar as ações de vigilância, que são manter a testagem e o monitoramento dos territórios”, observou Mayrlan Avelar.

A superintendente observou que, até o momento, não foi detectada a nova sub-variante no estado, mas o monitoramento está sendo mantido. Mayrlan Avelar alertou a população para que, em caso de sintomas gripais, a pessoa deve fazer uso da máscara por 10 dias e, caso sinta a necessidade de procurar atendimento no sistema de saúde, o uso da máscara deve ser mantido e, no caso de diagnóstico da doença, fazer o isolamento por sete dias.

Segundo a superintendente, crianças e idosos têm sido os mais acometidos pelas síndromes gripais. Atualmente, apenas 10,64 % da população estão vacinados, assim mais de 80% da população imunizável ainda não tomaram nenhuma dose. Mayrlan Avelar reforçou que a vacina bivalente segue à disposição da população nos postos de saúde.

As vacinas estão à disposição, inclusive, neste final de semana faremos uma ação de vacinação em alguns shoppings. Se você estiver fazendo suas compras de Natal, de final de ano, aproveite para atualizar seu cartão de vacina”, ressaltou.

Sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19, Mayrlan Avelar afirmou ainda ser muito baixa, com menos de 11% de vacinados em todo o estado. Ela reforçou ainda que, ao apresentar sintomas gripais, as crianças não devem ir para a escola ou ambientes de convívio com outros da mesma idade.

Mayrlan Avelar também fez um apelo aos profissionais de saúde para que mantenham seus cartões de vacina atualizados.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.