Astro de Ogum: 61 anos de lutas e muitas conquistas em favor do próximo

Nesta terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum comemorou 61 anos. Em poucas, mas sábias palavras, ao receber homenagens de amigos, assessores, funcionários e políticos, Ogum evidenciou a grandeza de alma, que o diferencia de muitos que ladrilharam o caminho semelhante ao dele.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maura Jorge é recebida no aeroporto por seguidores de Bolsonaro

Maura Jorge é recebida por uma multidão em aeroporto de São Luís, após encontro no Rio de Janeiro com Jair Bolsonaro e demais representantes de outros estados. Logo na saída do desembarque, a representante do capitão concedeu entrevistas para TV’s e Rádios e seguiu em carreata com militantes do time 17 percorrendo bairros da capital maranhense .

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Adimplência de 92% mostra confiança da municipalidade na gestão Cleomar Tema

A gestão do prefeito Cleomar Tema, da cidade de Tuntum, à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão é a que possui, em três décadas de existência da entidade, o maior percentual de municípios filiados e, consequentemente, de adimplência em favor da municipalidade.

Quando assumiu o comando da Federação, em janeiro de 2017, Tema deparou-se com um quadro nada animador.

Dos 217 municípios maranhenses, apenas 124 estavam filiados à Famem – um quantitativo considerado muito baixo.

Tal situação, à época, podia ser explicada devido a uma série de fatores, dentre os quais a crise financeira que, até hoje, prejudica as administrações municipais.

Executando uma gestão transparente e organizada, Tema conseguiu mudar o cenário.

Hoje, a Famem possui 198 municípios filiados, o que corresponde a um acréscimo de 60%, em relação ao início de 2017, e que se configura em um total de 92% dos municípios do estado.

Foram muitos os avanços obtidos por Cleomar Tema nestes quase dois anos e que o credenciam a continuar gerindo a entidade no biênio 2019/20.

Graças a uma articulação da Famem, pela primeira vez na história parlamentares destinaram diretamente ao setor da Saúde dos municípios emendas de bancada.

A Federação ganhou uma nova sede, bem estruturada e equipada para receber bem prefeitos e prefeitas de todas as regiões.

Foi ampliado o oferecimento de cursos de capacitação gratuitos destinados aos técnicos municipais.

Tema mobilizou deputados e senadores, que votaram a favor do aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro.

117 municípios maranhenses estão em processo de habilitação na gestão plena do sistema de saúde.

A implantação do Custo Aluno Qualidade inicial foi outra importante bandeira levantada pela gestão de Tema, bem como o parcelamento da devolução dos recursos retirados das prefeituras por força do ajuste do Fundeb, em 2017.

Este alto percentual de adimplência, apesar da crise financeira que se abate sobre os municípios, reflete a credibilidade da atual diretoria da Famem e o respeito que os prefeitos têm pelo dirigente maior da entidade que os representa.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ampla maioria da bancada da oposição fecha apoio com Othelino; sobe para 37 o número de apoiadores

Candidato à reeleição ao cargo de  presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Othelino Neto contabiliza hoje o apoio de cinco dos seis deputados da oposição e chegou já a 37 deputados dos 42 eleitos e reeleitos que estão dando apoio.

Nesta sexta-feira, dia 19, o atual presidente terá reunião com todos os apoiadores em local ainda não definido. A costura para garantir a reeleição não passou pelo Palácio dos Leões, embora o governador Flávio Dino tenha declarado desde o período da eleição que gostaria de ter Othelino como presidente.

Da bancada da oposição, já declararam apoio os deputados Adriano Sarney (foto acima com Othelino), Roberto Costa, César Pires, Roberto Costa, Wellington do Curso, ao projeto de reeleição. Agora, ao meio dia, por telefone de Brasília, o deputado Rigo Teles garantiu ao Blog do Luis Cardoso o voto. Resta apenas o deputado eleito, Arnaldo Melo decidir para fechar a bancada da oposição.

Do lado governista, 31 informaram ou declararam publicamente na presença de Othelino Neto que o querem administrando a Assembleia Legislativa por mais dois anos.

O quase consenso resulta do trabalho firme, equilibrado, e imparcial que o atual presidente imprime naquela Casa. Além de contar com o apoio da quase totalidade dos parlamentares, Othelino Neto faz uma gestão aprovada pelos funcionários da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

10 erros cometidos por Roseana Sarney durante a campanha eleitoral de 2018

A ex-governadora do Maranhão sofreu a maior derrota da sua vida política e resolveu pendurar as chuteiras. Foi a segunda vez que perdeu uma disputa para o Palácio dos Leões. Ou seja: já entrou sabendo da impossibilidade de vencer.

Não foi difícil encontrar os 10 erros cometidos durante a campanha, sem anotar aqueles praticados antes de iniciar a disputa, a exemplo de fechar todos os espaços para impedir a candidatura do deputado Eduardo Braide e assim possibilitar o segundo turno.

Mas vamos ao que interessa:

1º  –  Demorou muito tempo para decidir se realmente iria entrar na disputa, enquanto seu principal adversário vinha trabalhando pela reeleição desde 2015.

2º  –  A definição do seu vice, um inexpressivo nome que ficou em quarto lugar na eleição de prefeito de Imperatriz, em 2016. Ora, se nem os eleitores da imperosa conhecem o Ribinha, imaginem o restante do mundo.

3º  –  Escolher o cunhado Ricardo Murad, que embora seja bom de campanha, estava ocupado com a dele de federal, da filha e genro para estadual. Nenhum dos três foi eleito e muito menos Roseana.

4º  –  Dona de patrimônio financeiro e patrimonial enorme não envolveu nenhum centavo seu ou de seus milionários familiares para investir na campanha, além de não saber captar recursos permitidos pela Legislação Eleitoral.

5º  –  Não garantiu estrutura de campanha para as cidades, ao ponto de determinados períodos da campanha não havia nem material para distribuir.

6º  –  Não contratou ao menos um instituto que pudesse realizar pesquisas mais constantes e registradas quando as diferenças favoráveis ao adversário eram bem menores e publicá-las. Seu adversário passou os últimos dois anos empurrando pesquisas até que os maranhenses aceitassem como verdadeiras.

7º  –  Não acreditou e nem investiu nas redes sociais, mesmo assistindo que campanhas mundiais e nacionais foram e estão sendo ganhas pelos instrumentos de convencimento pela internet. Aliás, Roseana só passou a ter uma página própria na metade da campanha.

8º  –  Permitir que o irmão Sarney Filho entrasse na campanha ou que ela mesmo participasse. Se um Sarney já é demais, imaginem dois.

9º  –  Fazer uma campanha no horário eleitoral das mais medíocres. Televisão é emoção e a campanha não soube tocar no emocional do eleitor ao fazer denúncias de descasos e corrupção. Ao invés de colocar pessoas, ficava a candidata parecendo uma múmia paralítica falando.

10º  –  Deixar o velho pai aparecer na campanha. Repetiu o mesmo erro de 2006. Sarney é um retrato para ficar na memória dos maranhenses sob dois aspectos: do político que abriu o Maranhão para o futuro quando foi governador e fechou os sonhos de todos nós durante longas décadas, inclusive quando foi presidente da República.

Obs: caso o amigo leitor queira apontar outros equívocos, coloque aqui nos comentários do blog.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Paulo Marinho reclama que seu filho foi traído pela família do prefeito de Caxias

O grupo político liderado pelo ex-prefeito Paulo Marinho vem sendo fiel no acordo com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, mas foi traído no dia da eleição. Familiares de Gentil ostentavam no peito propaganda de Cléber Verde, no dia da eleição, em detrimento de Paulo Marinho Júnior, também candidato a deputado federal.

Em entrevista abaixo, Marinho pai lamenta a postura dos Gentil que fingiram apoiar a candidatura do seu filho e acabou votando em Cléber Verde, enquanto a família dele votou e fez campanha para o pai do prefeito, que foi eleito. Confira abaixo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Senador eleito pelo Ceará, Cid Gomes diz que PT vai perder a eleição

Em evento político recente sobre o segundo turno da eleição e a candidatura de Fernando Haddad, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, eleito senador da República no último dia 7 deste, pediu ao PT que reflita, peça perdão ao povo brasileiro, reveja os conceitos de fazer política.

Foi o suficiente para ser vaiado pelos petistas e anunciou que o partido caminha para perder e feio o segundo turno. Veja abaixo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Senador elogia apoio de Maura Jorge para Bolsonaro

“Agradeço as palavras do Senador José Medeiros (MT). Nossa luta aqui no Maranhão não tem sido fácil, mas felizmente estamos conseguindo levantar cada vez mais o nome do nosso presidente Jair Bolsonaro, o que é fruto de um trabalho intenso que vem sendo realizado desde o início da nossa caminhada. Tenho convicção de que no segundo turno a votação de Bolsonaro será ainda mais expressiva por aqui. Estamos juntos por um país melhor.”

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Secretaria de Agricultura e Pesca de Coelho Neto e entidades beneficiadas do PAA reúnem-se

Através do Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, concretiza-se no município uma importante ação, em parceria com o governo do estado, que é a implantação do Programa de Aquisição de Alimento-PAA-Estado, que visa permitir o oferecimento de alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade alimentar atendidas pelos órgãos da assistência social e saúde e ainda fortalecendo o âmbito da agricultura familiar, garantindo o escoamento de parte da produção e fomento do setor.

Representantes da UPA, Hospital e Maternidade, CAPS AD e CAPS I, CRAS (Bairro Centro e Quiabos) da Prefeitura de Coelho Neto estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15/10) para acerto dos últimos procedimentos referentes ao cadastro das entidades beneficiadas para início do PAA.

A reunião foi mediada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, representada pelo Secretário Municipal Albertino Veríssimo, Ailton Trajano (AGERP), Edvaldo Aguiar (Engenheiro Agrônomo) e João Batista (Técnico Agrícola). Os órgãos foram orientados a entregar documentação e demanda de produtos para o consumo interno por pessoas atendidas. O programa ainda dá oportunidade de famílias em vulnerabilidade serem atendidas pela doação de alimentos, ação essa que poderá ser realizada pelo Cras.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca-Albertino Veríssimo, AGERP-Ailton Trajano, Engenheiro Agrônomo-Edvaldo Aguiar, Técnico Agrícola-João Batista, Secretária Municipal de Saúde-Olimpia Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social- Ravanne Bastos, Coordenadora da UPA-Ivonete Aguiar, Coordenadora do CAPS-Rosemere Santana, Diretora do Hospital e Maternidade-Dinah Santos, Psicóloga do CRAS-Laiane Gomes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Senador Magno Malta enfatiza o empenho de Chico Carvalho por Bolsonaro

O vereador Chico Carvalho, atual presidente do PSL no Maranhão, acompanhado de lideranças do partido, participou de um encontro com o senador Magno Malta, em visita na cidade de Santa Inês, onde o parlamentar representou o candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro.

Na oportunidade, Malta fez questão de enfatizar o empenho de Chico Carvalho em prol da campanha de Bolsonaro no estado, além de relembrar que o vereador permanece como presidente legítimo do PSL/MA. Confira no vídeo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro tem 59% de votos válidos; Haddad vai a 41%

Por Metrópoles

Na pesquisa estimulada, considerando os votos totais, presidenciável do PSL aparece com 51% ante 35% do adversário petista.

O primeiro levantamento encomendado pelo Banco BTG Pactual ao Instituto FSB para a disputa presidencial em segundo turno mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 59% das intenções de votos válidos contra 41% de Fernando Haddad (PT).

Esses percentuais desconsideram intenções de voto em branco, nulo e os indecisos. Na pesquisa estimulada, considerando os votos totais, Bolsonaro aparece com 51% enquanto Haddad tem 35%.

O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07950/2018, foi feito no fim de semana (13 e 14/10) com 2.000 eleitores nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.