Rigo Teles convida deputados para a Conferência da Unale em Salvador

O deputado Rigo Teles (PV) subiu à tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (13), para convidar os colegas deputados para a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), que será realizada em Salvador (BA), nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Este ano, a Conferência da Unale terá como tema: “Humanizando as leis em um novo tempo”.

Rigo Teles, que exerce o cargo de tesoureiro nacional da Unale, informou que a Conferência terá início no dia 20, às 8h30, com credenciamento, seguida de vários eventos simultâneos que acontecerão durante todo o dia. A solenidade de abertura oficial será às 20h, no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia – CCBA.

Afirmou, ainda, que a Unale vem crescendo a cada dia e essa nova diretoria tem realmente revolucionado, fazendo com que seja reconhecida nacionalmente e até internacionalmente.

O deputado informou que está confirmada a presença do presidente Othelino Neto e de todos os presidentes de Assembleias Legislativas.

Em seu discurso, Rigo Teles destacou os pontos mais importantes da programação da 23ª Conferência da Unale, cuja apresentação de painéis começa no dia 21, às 8h30, com a palestra “Casos de humanização”, pelo senador Márcio Bitar e representante da Câmara dos Deputados.

No mesmo dia, no período da tarde, 13h às 14h, será entregue o relatório do cenário regional à ministra Damares Alves; das 14h às 15h20, proferida a palestra “Caso de humanização no Senado Federal”, pela dirigente Ilana Trompa e a juíza Andreia Brita, com a participação de representantes da AGU, ministro André Barbosa, e da OAB nacional, o presidente Filipe de Santa Cruz.

Já no dia 22, no mesmo auditório, das 10h às 10h30, haverá exibição de vídeos de eventos simultâneos, com os seguintes temas: “Abordagem sobre humanização das entidades legislativas”; “Diáspora – Atendimento humanizando às comunidades brasileiras que vivem no exterior”, tendo como palestrante a embaixadora Luiza Lopes, do Ministério das Relações Exteriores, e “Política tradicional à extinção”, com o palestrante Antônio Soler, estrategista político da Espanha.

De acordo com Rigo Teles, uma grande homenagem será realizada das 13h30 às 13h50, com entrega de troféus às Assembleias Legislativas que vencerem os melhores pontos das apresentações. “Todas as Assembleias, inclusive a nossa, vão participar”, destacou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Primeira parcial: Thaís Coutinho lidera enquete em Caxias, seguida de Fábio Gentil

Faltando dois dias para ser encerrada, a enquete do Blog do Luis Cardoso sobre a disputa pelo cargo de prefeito de Caxias, apresenta a pré-candidata Thais Coutinho com 37%, em seguida vem o atual prefeito Fábio Gentil com 32%, Feliciano do Bombom tem 11%, Juiz Antônio Velozo com 10%, Ney Jefferson 7%, e Júnior Martins com 3%. 

A enquete começou no dia 06 deste e termina nesta sexta-feira. Ainda tem tempo de votar e escolher seu candidato. Lembrando que cada aparelho registrará apenas um voto. Participe ao lado!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Edilázio defende PEC da Segunda Instância 

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD), único maranhense na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, defendeu a aprovação da PEC 005/2019, chamada de PEC da Segunda Instância, que trata da prisão após uma segunda condenação na Justiça do país.  

A peça será debatida na próxima semana na CCJ, antes de ir ao Plenário.

“Após ouvir a população e ter estudado dia e noite a matéria, acredito que a prisão em 2° instância é a medida coerente para combatermos a impunidade que existe no país! Presenciamos todos os dias vários casos onde réus que já foram condenados se utilizam de inúmeros recursos para protelarem o cumprimento da pena. Sem falar nos casos que acabam prescrevendo, pela demora do processo, beneficiando criminosos que sequer cumprem as condenações.  Um absurdo que não podemos mais permitir! Caso a PEC seja aprovada, uma nova fase iniciará, e possíveis reformulações da matéria poderão ser incluídas. Além de que, os processos e as decisões que já foram sancionadas não serão modificados. A nossa luta contra a impunidade vai se fortalecer com essa medida!”, disse.

Edilázio afirmou que o seu objetivo é combater a impunidade no país.

“A discussão da PEC 410/18 que trata da prisão em 2º instância vai muito além de um posicionamento político (esquerda/direta). É nosso dever buscar um entendimento para combater a impunidade que impera no Brasil, atendendo também o grande anseio da população”, finalizou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Acordo de Salvaguardas é aprovado na Comissão de Relações Exteriores

O projeto segue para o plenário do Senado em regime de urgência

Aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), relacionado à participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara. O projeto segue para o plenário do Senado em regime de urgência.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pesquisa aponta crescimento da aprovação de Edivaldo Holanda e queda de Braide

O Palácio dos Leões, que vem monitorando a sucessão nos principais municípios do Maranhão, ainda não sinalizou para um ambiente festivo, mas se agradou com o resultado da última pesquisa para consumo interno em São Luís. 

De acordo com os números confirmados por um deputado muito próximo do governador, o desempenho do prefeito Edivaldo Holanda Júnior ganhou seis pontos na aprovação do governo municipal e a de Flávio Dino se mantém acima dos 55%.

Mas o que deixou com sabor de festa foi o fato do instituto  encontrar uma queda de 3% na preferência do eleitorado de São Luís pelo deputado federal Eduardo Braide.

O núcleo duro dos Leões analisa que o crescimento de Holadinha na aprovação da sua gestão significa a queda de Braide, o que fortalece mais a ainda a intenção do governador e do prefeito de marcharem unidos por um só candidato desde o primeiro turno sem impedir o lançamento de outros nomes dentro do grupo.

Eles acham possível a reedição de 2016 quando as forças dos governos estadual e municipal reverteram o quadro e conduziu para a vitória o prefeito. Em 2020 acreditam que ganharão novamente a eleição, com um nome de consenso entre Dino e Holanda.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

“Continuaremos firme e forte na luta em defesa da liberdade plena do ex-presidente Lula”, diz Zé Inácio.

O deputado Zé Inácio usou a tribuna para dar destaque a liberdade do ex-presidente Lula na última sexta-feira (8).

“Mas embora a soltura de Lula represente um avanço em busca da justiça plena ao ex-presidente, precisamos ressaltar que essa justiça plena só será verdadeiramente feita quando Lula tiver sua condenação anulada pelo STF, que julgará nos próximos dias a suspeição do ex-juiz Moro no processo do triplex”, disse Zé Inácio.

O parlamentar relembrou o pedido feito pelo ex-presidente em seu discurso após ser solto, de que o povo deve seguir lutando contra os retrocessos do atual governo federal.

“Lula aproveitou o momento para convocar o povo brasileiro a resistir aos ataques aos direitos dos trabalhadores no Governo Jair Bolsonaro. E ele não poderia fazer diferente pela quadra histórica que nós estamos vivenciando de retirada de direitos, sobretudo dos mais humildes e da classe trabalhadora. Para Lula, é preciso uma mobilização constante e firme para barrar os retrocessos do atual Governo, que tem feito o povo sofrer com a fome, o desemprego e a falta de oportunidade”, disse.

Zé Inácio voltou a comentar que o Ministro Sérgio Moro foi imparcial na condenação de Lula, tomando uma decisão política, se utilizando do poder de juiz para tirar Lula da disputa e cumprir um papel, que foi ajudar a eleger Jair Bolsonaro. Algo que ficou claro quando Moro assumiu o Ministério da Justiça.

No fim de seu discurso Zé Inácio destacou o Encontro Estadual do PT que aconteceu no último sábado (9).

“Não poderia deixar de falar do Encontro Estadual do PT, que aconteceu sábado, exatamente no dia seguinte à liberdade do ex-presidente Lula. O que seria um encontro político, de delegados, de lideranças políticas do PT de várias regiões do Estado, de convidados, se tornou também uma grande festa em homenagem ao ex-presidente Lula, à liberdade do ex-presidente Lula. E nesse encontro elegemos, o Partido dos Trabalhadores no Maranhão reconduziu ao cargo de presidente Augusto Lobato, que terá mais 4 anos à frente do Diretório Estadual do PT”, disse.

Inácio destacou a presença de lideranças políticas de outros partidos no encontro, como os deputados federais Bira do Pindaré e Márcio Jerry, além da presença da Silvana, membro da Executiva Nacional do PT e representantes dos movimentos sociais MST, CUT, UNE, UBES e Federação dos Comerciários.

E encerrou reafirmando a decisão da maioria dos filiados, durante o congresso, de que o PT deve ter representação nas próximas eleições, não só na capital, mas em várias cidades do estado.

“Nesse encontro além de debater vários temas importantes da conjuntura, sinalizou que o PT terá candidatura própria em São Luís e terá candidatura nas principais cidades do nosso Estado. E vai continuar firme e forte na luta em defesa da liberdade plena do ex-presidente Lula”, declarou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Zito Rolim destaca presenças de Othelino Neto, Flávio Dino e Weverton Rocha em inauguração de fábrica em Codó

O deputado Ziro Rolim (PDT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta segunda-feira (11), para destacar a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PC do B), do governador Flávio Dino (PC do B), do senador Weverton Rocha (PDT), do deputado Ricardo Rios (PDT) e do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, na cidade de Codó, na sexta-feira (8), por ocasião da inauguração da Fábrica Oliverplast Soluções em Embalagens Plásticas.

“Foi um momento ímpar para a história de nossa cidade. Esse é um empreendimento feito para gerar centenas de empregos e podemos notar a satisfação dos ilustres convidados”, destacou Zito Rolim.

A indústria inaugurada faz parte do complexo de empreendimentos do Grupo S. Oliveira e o parlamentar afirmou que essa parceria entre o governo e o setor privado é fundamental para gerar oportunidades de empregos que beneficiarão milhares de codoenses.

Nesta primeira parte do projeto, foram investidos R$ 20 milhões em edificação, máquinas, equipamento e treinamento. Serão 500 empregos diretos e indiretos após o projeto ser inteiramente concluído. Quase todos os profissionais são da região. Eles foram capacitados em vários níveis profissionais, incluindo menores aprendizes.

A indústria  tem capacidade para produzir 600 mil quilos de produto por mês, sem gerar resíduos para o meio ambiente, já que, segundo a empresa, tudo o que sobrar será reciclado e reutilizado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Bolsonaro vai deixar o PSL e criar novo partido

Insatisfeito com seu atual partido, o PSL, o presidente da República, Jair Bolsonaro informou hoje que ira criar uma nova sigla por toda esta semana a convidar seus aliados mais próximos para mudar de agremiação.

Bolsonaro conta com mais de 30 deputados federais e mais 12 senadores que irão acompanhá-lo para onde ele for. O presidente quer uma partido em que ele tenha força e decisão. Provavelmente vai colocar um dos filhos no comando de seu futuro partidário.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com apoio de Jota Pinto, Taça Ribamarense de Futebol é retomada

Gláucio Ericeira

Um dos torneios de futebol amador mais tradicionais do município de São José de Ribamar, na Grande Ilha de São Luís, foi retomado neste domingo.

Trata-se da Taça Ribamarense, competição que, há três anos, não era promovida na cidade do Santo Padroeiro do Maranhão e que figurava como uma das principais dos reivindicações dos desportistas.

Reunindo dez equipes, a versão 2019 do torneio, organizado pela Liga Esportiva Ribamarense, tornou-se realidade, mais uma vez, graças ao apoio do ex-deputado e pré-candidato a prefeito, Jota Pinto (Patriotas).

Jota, inclusive, esteve na abertura oficial do evento, que aconteceu no período da manhã no campo do Sanorte, no Pindaí.

“Hoje foi dia prestigiar a abertura da Taça Ribamarense, no campo Sanorte. A competição não acontecia há três anos, e graças ao nosso esforço e de parceiros está sendo retomada. Fico feliz em contribuir mais uma vez com o esporte em São José de Ribamar, pois gera diversão, união e, além disso, afasta os jovens da violência. O torneio reúne dez times e prossegue até o dia 18 de janeiro. Leve sua torcida!”, disse o ex-deputado em suas redes sociais.

A Taça Ribamarense também serve para a montagem da seleção do município que disputará o campeonato intermunicipal de futebol.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Leonardo Sá prestigia I Encontro do PL Mulher em Governador Nunes Freire

Nesta sexta (08), o deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), prestigiou o I Encontro de Mulheres, promovido pelo Partido Liberal Mulher-MA, em Governador Nunes Freire.

Leonardo Sá aproveitou para parabenizar o trabalho que a presidente do PL Mulher e deputada estadual, Detinha (PL), tem feito em prol da força feminina na política.

“Parabenizo a Detinha e toda sua equipe pela maravilhosa recepção e organização desse grande evento. Foi o primeiro de muitos outros para fortalecer a voz feminina e participação na política em nosso Estado”, declarou o deputado.

O evento que reuniu mais de 1.200 pessoas, também contou com a presença do presidente do PL estadual e deputado federal, Josimar de Maranhãozinho juntamente com o deputado estadual, Hélio Soares (PL), para prestigiar o amigo Fernando (PL), que colocou seu nome como pré-candidato à prefeitura do município.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hospital Dr. Jackson Lago coleta 82 bolsas de sangue em Campanha de Doação 

Iniciativa foi organizada pela Agência Transfusional do hospital em conjunto com a Hemomar e promovida pelo Instituto Acqua em Ação; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Um dia para ajudar a quem precisa. Foi com essa premissa que doadores voluntários participaram da Campanha de Doação de Sangue promovida, na última terça-feira (05/11), pelo Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro (MA). A iniciativa integra o Instituto Acqua em Ação, vertente social do Instituto Acqua, que gerencia o hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A campanha foi organizada pela equipe da Agência Transfusional do hospital e teve o apoio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar). O serviço da agência funciona desde 2015 e a campanha é realizada há 4 anos.

“A demanda da agência aumentou em mais de 40% por conta da ampliação dos serviços de hemodiálise e a quantidade de internações e cirurgias. Todos os anos realizamos a campanha em parceria com a Hemomar”, destacou a bioquímica da Agência, Glaucejane Canindé Chaves.

Além do sangue, o acadêmico de Biologia, Lucas Daniel Sousa Rodrigues, 19 anos, saiu do município de Bequimão e gastou menos de duas horas para participar da campanha no Hospital de Pinheiro. Ele falou que já tem o hábito de doar sangue a cada dois meses. “O sangue que estou doando não vai me fazer falta, mas pode ajudar uma vida que está precisando. Para quem nunca doou, acho importante fazer essa reflexão. A gente tem que parar pra pensar na dor do outro”, refletiu.

As doações tiveram início às 8h e prosseguiram até às 17h. A campanha teve ampla divulgação na região da Baixada Maranhense e atraiu a participação de estudantes universitários da área da saúde, alunos de escolas federais e municipais, moradores de cidades próximas e os colaboradores do hospital. Ao todo, foram coletadas 82 bolsas de sangue.

O casal Maria Vânia Alves da Silva e Edson Carlos Gomes foram juntos doar. O incentivo foi compartilhado entre eles após assistir divulgação da campanha em programa de televisão da cidade. “Vi na TV e falei pra ele ir doar. Como ele decidiu vir eu resolvi acompanhar e doar também”, disse Maria Vânia. “Acho que muita gente ainda não vem porque tem medo ou diz que não tem tempo. Eu espero que se um dia precisar alguém também faça o mesmo por mim”, falou Edson.

Profissionais do Hemonúcleo de Pinheiro, que integra a Hemomar, realizaram os procedimentos de coleta e forneceram informações sobre a importância da doação e os benefícios para doadores e receptores. O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde, sem sintomas de pressão alta ou pressão baixa e ter peso mínimo de 50 kg. Homens podem doar a cada dois meses, no intervalo de 4 doações por ano. Mulheres, a cada três meses devido o fluxo menstrual.

As etapas de doação na campanha iniciaram com preenchimento de uma ficha de cadastro, exames de pré-triagem, com a verificação da pressão arterial, pesagem, teste de anemia, e depois a triagem com um especialista antes da coleta. Os doadores que chegaram em jejum receberam alimentação saudável com lanches e suco. Na segunda etapa de triagem, eles são avaliados por um médico sobre antecedentes de saúde, se teve alguma doença grave, infecções, se tomou vacina ou realizou algum procedimento cirúrgico ou dentário recentemente.

Emília Maria dos Santos Abreu, assistente social e articuladora das campanhas de doação do Hemonúcleo de Pinheiro, explica que a região abrange 14 municípios e a demanda de coleta aumentou com a implantação da agência transfusional. “A doação direcionada (aquele que o doador destina o sangue a um paciente) ainda é maior que a voluntária, por isso a importância das campanhas. Novembro é o mês dos doadores voluntários de sangue. E é muito importante divulgar essas ações. Nós também já realizamos o cadastro de doação de medula óssea”, informou.

Os doadores do Maranhão cadastrados na Hemomar têm direito a benefícios sociais. Cada doador recebe uma carteira e após a segunda doação tem direito a isenção de pagamento de taxa em concurso público, entradas gratuitas em espetáculos e os funcionários públicos têm direito a um dia de folga.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.