Zé Inácio participa de inauguração do Centro de Hemodiálise de Pinheiro

    Em pronunciamento na assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (05), o deputado Zé Inácio (PT) comentou a importante inauguração (04) do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, na baixada maranhense, que aconteceu na terça-feira (04)

    “A inauguração de ontem não só vai amenizar a situação, a saúde de vários irmãos maranhenses, sobretudo, os nossos irmãos da Baixada, como também vai permitir um tratamento de qualidade”, disse Zé Inácio.

    O hospital irá atender além da região da Baixada, as regiões do Alto Turi e Gurupi, beneficiando um região com cerca de 500 mil habitantes.

    O Centro de Hemodiálise de Pinheiro oferece atualmente 40 cadeiras, funcionando nos três turnos, e em breve esse número deve subir para 240.

    Zé Inácio também parabenizou o Governador do Estado, Flávio Dino, e o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, pelo aumento em 1000% no número de cadeiras de hemodiálise em todo o Maranhão.

    O Centro de Hemodiálise de Pinheiro era uma reivindicação que já  vinha sendo feita pelo deputado desde seu primeiro mandato, por meio de requerimentos, pronunciamentos e que agora irá atender aqueles que a tempos enfrentavam dificuldades para cuidar da saúde.

    O parlamentar participou da inauguração de modo virtual, respeitando o distanciamento social e as normas de segurança dos órgãos de saúde.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cleide Coutinho articula ações e obras para dinamizar o esporte no interior

    Em visita ao secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) tratou de diversas ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta.

    A parlamentar cobrou do secretário obras em Santa Filomena  do Maranhão, a liberação do campeonato esportivo em São Francisco do Maranhão, do projeto “São Mateus do Amanhã”, na cidade de São Mateus, e quadras esportivas nas cidades de Colinas e Coroatá.

    Além disso, ela solicitou o fornecimento de equipagens esportivas para jogadores de diversos clubes amadores. “O esporte é fundamental para afastar os jovens das drogas e integrá-los cada vez mais na sua comunidade, na sua família e nas atividades escolares. Quanto mais equipamentos e ações esportivas levarmos para nossa juventude, do interior e na capital, mais cidadãos do bem estaremos ajudando a formar, para um Maranhão melhor”, disse Cleide Coutinho.

    O secretário Rogério Cafeteira afirmou que recebeu a deputada Cleide Coutinho com muita alegria. “Com quem convivi e tenho muito respeito pela seriedade, determinação e muito trabalho em prol da sua base eleitoral. É uma deputada valorosa”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com pedido do prefeito Luciano e indicação de Thaíza, Governo entrega Praça IV Centenário e Centro de Hemodiálise

    Blog Marcelo Vieira 

    O governador Flávio Dino entregou nesta terça-feira (4) duas novas obras no município de Pinheiro. O esperado Centro de Hemodiálise e, em parceria com a Prefeitura, a nova Praça do Centenário.

    A deputada Dra. Thaiza e o prefeito Luciano participaram da entrega das obras através de videoconferência realizada pelo Governo do Maranhão, junto com autoridades do executivo e legislativo.

    “O Centro de Hemodiálise não só atenderá a Baixada, mas as regiões vizinhas e por isso é uma conquista que ajuda muito o sistema de saúde de São Luís porque desde o Alto Turi, região do Gurupi, estarão com a possibilidade de atender em Pinheiro.

    A Praça do Centenário, o prefeito Luciano disse que era um grande sonho da população e eu me esforço para concretizar sonhos, e juntos conseguimos, e oferecer um espaço digno, gratuito é um direito fundamental, principalmente, para as nossas crianças”, disse o governador Flávio Dino.

    Durante a inauguração, o prefeito Luciano agradeceu o governador Flávio Dino pelas grandes obras entregues hoje, destacou as parcerias, e comentou os investimentos, principalmente, na saúde. O Centro de Hemodiálise chega em uma das fases de grandes avanços na saúde pública de Pinheiro, realizados na gestão do prefeito Luciano.

    “Implantamos leitos de UTI e ampliamos os de UCI no Hospital Municipal Antenor Abreu, em breve abriremos o Centro de Diagnóstico, estamos realizando os mutirões itinerantes de saúde, adquirimos ao longo da nossa gestão novas ambulâncias e investimos também no Materno Infantil de Pinheiro, portanto, estamos em uma importante fase na saúde pública da nossa região, com uma rede de atendimento de muita qualidade que vai desde a atenção básica até o especializado, graças a união de forças, muito trabalho e a sensibilidade do governo do estado.

    Por isso, quero agradecer aos fortes parceiros para que esses avanços se realizem, os deputados Othelino, Dra. pThaiza, o federal André Fufuca, o nosso senador Weverton e, claro, o governador Flávio Dino”, ressaltou o prefeito Luciano.

    A revitalização da praça também é fruto de Indicação da deputada Dra. Thaiza, assim que chegou na Assembleia Legislativa. A conclusão do Centro de Hemodiálise, que é um anexo do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, também foi uma das reivindicações da deputada.

    “Em fevereiro de 2019 cobramos diretamente o líder do governo deputado Rafael Leitoa a conclusão do Centro. No decorrer do ano, também cobramos nas reuniões com o secretário Carlos Lula a conclusão desta obra. E em janeiro de 2020 ela foi retomada. A praça do Centenário também é uma importante conquista para as famílias pinheirenses”, destacou Dra. Thaiza.

    “Hoje foi um dia memorável com mais um grande avanço para nosso sistema de saúde, A unidade vai atender a demanda da nossa região e amenizar o sofrimento de quem precisa do atendimento. Essa é mais uma obra realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Pinheiro. Antes, os pacientes precisavam se deslocar três vezes por semana para São Luís para realizarem os procedimentos. Com a inauguração do Centro, disponibilizamos inicialmente 40 cadeiras, que funcionarão em três turnos. Esse dia ficará marcado para sempre na memória de todos os pinheirenses”, finalizou o prefeito Luciano.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PT de Bacabal declara apoio ao prefeito Edvan Brandão

    Em assembleia realizada na semana passada, os membros do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Bacabal declararam apoio ao atual prefeito Edvan Brandão, que é pré-candidato à reeleição no município.

    A maioria do diretório assinou a ata de apoio à candidatura do atual prefeito. Os votantes enfatizaram que o apoio é resultado do excelente trabalho que o prefeito vem fazendo no município.

    O presidente do diretório municipal, William Silva, destacou as obras da atual gestão, que estão beneficiando toda a população bacabalense.

    Dentre elas, está o maior programa de asfaltamento da cidade, que já levou mais de 100km de asfalto para diversos bairros; os investimentos na saúde, com a reforma de unidades básicas de saúde e a construção do hospital de campanha municipal; e o programa de abastecimento de água, que levou a perfuração de poços a povoados distantes do centro da cidade.


    “É notório a ótima gestão realizada pelo atual prefeito, que tem se preocupado com a população. São inúmeras obras que beneficiam a cidade e outras que ainda serão entregues. Por isso, declaramos apoio a Edvan Brandão”, destacou Wiliam Silva.

    O coletivo Dialogando com a Militância sustenta que o PDT (partido do atual prefeito) integra o espectro de partidos de mesmo alinhamento que o PT, reconhecido inclusive por resolução do PT nacional, e que no estado do Maranhão os dois partidos integram base ao governo do Estado.

    RECONHECIMENTO DA POPULAÇÃO

    A gestão do atual prefeito também é reconhecida pela população, que avaliou a atual gestão municipal com quase 70% de aprovação. O atual prefeito de Bacabal teve um dos menores índices de rejeição entre os candidatos avaliados.

    A pesquisa Exata, divulgada no mês passado, também aponta o candidato Edvan Brandão como franco favorito à reeleição a prefeitura. Os números mostraram que se a disputa para as eleições municipais fossem hoje, Edvan venceria o pleito com mais que o dobro de votos do segundo colocado. Ele aparece com 50% das intenções de votos.

    O atual prefeito de Bacabal desponta, também, em primeiro lugar em todos os cenários, mesmo com a soma da intenção de votos de todos os oponentes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Incentivar empresariado e criar ambiente de novos negócios”, diz Yglésio ao comentar geração de emprego e renda 

    “A Prefeitura tem que ser uma parceira dos empreendedores, incentivar a atividade empresarial e consolidar um ambiente de novos negócios, com segurança jurídica para que a iniciativa privada tenha interesse em se instalar em São Luís e gerar emprego para nossa gente.”, foi o que disse o pré-candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio (PROS), ao responder a pergunta do jornal O Imparcial sobre Geração de Emprego e Renda durante a série “A pergunta é…”. A entrevista é desta segunda-feira (03).

    Uma das medidas é estudar sobre a redução de alíquotas tributarias para incentivar o empreendedorismo e geração de emprego. “Eventuais propostas que versem sobre redução de alíquotas tributárias não significam que vamos arrecadar menos, pelo contrário, o retorno em geração de emprego pode ser muito mais benéfico ao município que mera ampliação do erário.”, disse

    O pré-candidato disse ainda que é necessário oportunizar para os jovens que por falta de experiência não tem oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Os últimos anos castigaram nossa economia, atingindo até os profissionais com mais capacitação. As mulheres são muito vulneráveis, quando elas têm mais idade é quase impossível que sejam reinseridas no mercado. Por ouvir essas pessoas e entendê-las, temos que desenvolver políticas públicas que estejam em consonância com a necessidade dos ludovicenses”, complementou.

    Yglésio tratou ainda sobre a criação de Centros de Apoio ao Trabalhador e ao Empregador e um olhar diferenciado para os trabalhadores informais da cidade, que não devem ser vistos como criminosos, mas como trabalhadores que querem trabalho e renda.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputada Cleide Coutinho acompanha prefeitos em reunião com Chefe da Casa Civil

    A Deputada Estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT), acompanhou nesta sexta-feira, 31/07, os prefeitos Miltinho Aragão (PSB) de São Mateus e Idan Torres (PDT) de Santa Filomena em audiência com o Secretário de Estado da Casa Civil Marcelo Tavares. Estava presente na comitiva da deputada, a vice-prefeita de Alto Alegre do Maranhão, Paula Noleto(PSDB) que é pré-candidata a prefeita da cidade.

    No encontro foram tratadas diversas questões fundamentais para os municípios, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura.

    Dra. Cleide também lembrou ao Secretario Marcelo, dos compromissos que o estado tem com a cidade de Coroatá, especialmente melhorias como asfalto e obras de infraestrutura, fundamentais para a administração do prefeito Luis da Amovelar Filho (PT).

    Todos os representantes dos municípios saíram satisfeitos da audiência e ressaltaram o compromisso de trabalho intenso que a deputada Dra. Cleide tem com suas bases eleitorais.

    “Presencialmente ou por videoconferência estou sempre trabalhando por quem me elegeu. É meu papel, é meu dever. ”, afirmou Dra. Cleide.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em direito de resposta, Raimundinho da Audiolar diz que faz campanha limpa em Presidente Dutra

    Prezado Luis Cardoso, em resposta ao vosso post, eu, Raimundinho, também concordo que ataques pessoais não levam a lugar nenhum e, nós, quanto equipe, não temos publicizado nada neste sentido. Temos feito e iremos fazer uma campanha limpa. Infelizmente este tipo de ataque surgem dos dois lados. Meu filho e eu já recebemos ataques que buscaram, sem sucesso, atingir, tão somente, a nossa honra, de forma pessoal, mas, pela graça de Deus é a verdade que nos guia, tais invertidas foram descartadas pelo povo de Presidente Dutra, que nos conhece há muito tempo.

    No mais, sobre as propostas, penso que o caro jornalista é ciente que eu, enquanto pré-candidato, sou impedido, legalmente, de divulgá-las. Inclusive, prometo que, quando confirmada a minha candidatura e eu estiver liberado para externá-las pela Justiça Eleitoral, este blog será um dos primeiros a saber. Enquanto isso, neste momento só cabe a mim, em obediência ao que prega a legislação brasileira, manter as propostas somente com a minha equipe.
    Certo da publicação desta resposta em sua página, agradeço pela atenção dispensada.
    Raimundinho da Audiolar, pré-candidato do Republicanos a prefeito em Presidente Dutra, Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Por causa da doença do pai, Hernando Macedo desiste de candidatura em Dom Pedro

    Considerado forte candidato a  voltar a comandar a cidade de Dom Pedro, o ex-prefeito Hernando Macedo informou hoje a desistência do seu projeto político. Ele explicou que seu pai, o empresário Dedé Macedo, está doente e que precisa dos cuidados da família. Confira abaixo a nota:

    Boa tarde meus amigos e companheiro de jornada política!Quero me dirigir especialmente a vocês em primeira mão para comunicar que precisei tomar umas das decisões mais difíceis da minha vida. Todos sabem que meu pai está precisando de mim, preciso cuidar dele e dos negócios dele.

    Por mais que eu me dedicasse a prefeitura não conseguiria fazer tudo com a dedicação e atenção que uma cidade precisa. Nossa gestão deixou marcas muito positivas, marcada pelo compromisso com responsabilidades que uma prefeitura necessita.

    Vamos precisar adiar esse projeto, mas vamos adiar apenas o meu projeto, o projeto do grupo pertence, vou apoiar, ajudar e está presente na campanha de cada um de vocês, vamos fazer essa campanha juntos.

    Espero que entendam nossa decisão, minha família precisa de mim.

    Hernando Macedo

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Roberto Rocha Reúne com líderes políticos de Bom Lugar e anuncia obras

    O encontro aconteceu ontem, dia 31, sexta-feira, na cidade de Bacabal. Principais lideranças políticas de Bom Lugar estavam acompanhadas da prefeita Luciene Costa e de Rogério Pit Bul.

    Durante a reunião, o senador Roberto Rocha garantiu obras, como asfaltamento da sede e de povoados de Bom Lugar com recursos federais. A prefeita  agradeceu o gesto do senador e informou a ele as necessidades do povo do seu município. Rocha prometeu novos encontros produtivos na cidade de Bom Lugar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Zé Inácio propõe cadastro étnico-racial de pacientes com a Covid-19

    O deputado estadual Zé Inácio protocolou indicação solicitando a obrigação dos órgãos e instituições de saúde de promover o registro e cadastramento de dados relativos a marcadores etnico-raciais, idade, gênero, condição de deficiência e localização dos pacientes por eles atendidos em decorrência de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid19) no estado do Maranhão.

    De acordo com o documento essas informações serao utilizadas para a produção de dados e realização de estudo ou investigação epidemiológica sobre infecção, mortalidade e para a prestação de informações sobre a Covid-19 no estado do Maranhão.

    “Com a presente proposição legislativa, buscamos contribuir para superar a escassez de análise e interpretação de dados étnico-raciais, de gênero e de localização no estudo de epidemias no Maranhão. A importância de pesquisas epidemiológicas que incluam tais recortes se apresenta, pois, não somente na análise sobre a disseminação da doença, mas principalmente na compreensão do que produz as desigualdades”, disse Zé Inácio.

    Populações negras e pobres são as mais afetadas

    É fundamental a produção de informações precisas sobre fatores de vulnerabilidade, como raça, gênero, idade, condição de deficiência e localização geográfica da população atingida. Sem tais informações, o inimigo não será corretamente identificado, e ceifará suas vítimas de forma indiscriminada, impedindo até mesmo que o Estado direcione seus esforços para evitar mortes e o colapso da rede de atenção à saúde.
    Nesse contexto, as populações negras e pobres são as mais afetadas. As taxas de contágio e mortalidade tendem a se elevar nesses segmentos, em razão de sua situação social e econômica, de condições de habitação e saneamento, e de acesso aos serviços públicos.

    O histórico de precariedade e exclusão social, racial e de gênero das populações
    residentes em favelas e periferias, zona rural, comunidades quilombolas, aldeias e outras situações de risco agrava um quadro já dramático.

    Segundo dados do IBGE, 67% da população negra brasileira depende do Sistema Único de Saúde (SUS), segmento em que há também grande incidência de doenças como diabetes, tuberculose, hipertensão e doenças renais crônicas no país, todas consideradas
    agravantes para o desenvolvimento de quadros mais gravosos de Covid-19. Há também uma incidência muito maior de pessoas pretas e pardas em ocupações informais, 47,3% em comparação com 34,6% de pessoas brancas, condições nas quais o isolamento social também enfrenta maiores dificuldades de ser observado.

    “Há a necessidade de se estabelecer uma aferição mais rigorosa do critério raça/cor para que se planeje a política de assistência à saúde e social com maior eficiência no âmbito do estado do Maranhão” afirma Zé Inácio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Desemprego aumentou no Maranhão antes da pandemia, afirma César Pires

    O deputado César Pires cobrou uma política mais eficaz de geração de empregos e combate à pobreza no Maranhão ao criticar o governador Flávio Dino por tentar transferir para o governo federal a responsabilidade de reduzir o desemprego no estado, o que não teve competência para fazer desde quando assumiu o comando do Estado.

    O parlamentar lembrou que de 2014 a 2018 mais de 377 mil pessoas ficaram desempregadas no Maranhão, muito antes da pandemia do coronavírus.

    “O governador propõe um pacto pelo emprego ao presidente Bolsonaro, transferindo para o governo federal a responsabilidade pelo fracasso de sua gestão também nessa área. Quando fechava todas as atividades comerciais por conta da pandemia, sem se preocupar com a renda das famílias, não houve essa disposição em trabalhar em conjunto com a União. Assim é fácil governar”, enfatizou o deputado.

    César Pires afirmou que o governador maranhense se apropria da pandemia para justificar a incompetência de sua gestão, que no período de 2016 a 2018 permitiu que mais 223 mil pessoas passassem a viver abaixo da linha da pobreza, segundo dados do IBGE. “No primeiro trimestre de 2019, o Maranhão tinha 12.1% de desocupados. No primeiro trimestre deste ano, antes mesmo da pandemia, esse índice aumentou para 16.1%. Imagine qual o cenário que o IBGE encontrará quando começar a mensurar o impacto da Covid, no Maranhão”, ressaltou.

    No Maranhão onde 47% da população vive sem água encanada e 84% sem esgoto tratado, e o governo estadual prioriza os investimentos em propaganda, César Pires cobrou mais responsabilidade e competência administrativa da gestão Flávio Dino, para gerar emprego e renda no estado e tirar milhares de pessoas da extrema pobreza.

    “É um governo de incompetência que vive muito mais da mídia e não resistiria a uma discussão séria com base nos dados do IBGE e da Lei Orçamentária Anual, que mostra diminuição dos investimentos em áreas prioritárias como a saúde, e mais recursos para a propaganda”, finalizou ele.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.