Cleide Coutinho participa de ato político em Tuntum

Fiel ao seu estilo de trabalho permanente, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT), está aproveitando o recesso parlamentar para intensificar os contatos com sua base política-eleitoral.

Nesta sexta-feira, 17/01, Dra. Cleide esteve em Tuntum para o lançamento da pré-candidatura à prefeito da cidade, deputado Fernando Pessoa, seu colega de parlamento estadual.

No evento estiveram presentes o Senador Weverton Rocha, o Presidente da Famem Erlânio Xavier, o prefeito de Santa Filomena, Idan Torres, o deputado federal Edilásio Jr, o secretário de estado e presidente estadual do partido Solidariedade, Simplício Araújo e os vereadores tuntunenses Ivalto, Jota, Dr. Alexandre e Nelson do Nanxi, presidente da Câmara municipal de Tuntum, dentre outras lideranças políticas populares.

Dra. Cleide, que ao lado do saudoso deputado Humberto Coutinho faz política em Tuntum há cerca de 30 anos, reafirmou seu compromisso com a cidade e agradeceu o reconhecimento do seu trabalho com seguidas votações que recebe daquela cidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Apostador de Imperatriz ganha sozinho na Lotofácil R$ 2,1 milhões

Foi numa lotérica da avenida Getúlio Vargas, na cidade de Imperatriz, que o apostador de identidade não revelada acertou sozinho as 15 dezenas da Lotofácil e vai embolsar R$ 2,1 milhões. A aposta foi realizada ontem, sexta-feira (17).

Os números sorteados, segundo o Blog BM Mídias foram: 01, 02, 03, 04, 10, 13, 14, 15, 17, 19, 20, 21, 23, 24 e 25.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito de João Pessoa convida Leonardo Sá para ver modelo de administração pública de sucesso com mais de 80% de aprovação na Paraíba

O deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), teve o prazer de vivenciar o novo modelo de gestão em administração pública de sucesso no Estado da Paraíba, nesta sexta (17).

Seu primo e prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo Pires de Sá (PV), com mais de 80% de aprovação e reeleito em primeiro turno nas últimas eleições foi o anfitrião, na sede da prefeitura, desta agenda positiva, para tratar sobre os avanços tecnológicos em infraestrutura nos municípios.

Devido a sua experiência, Luciano Cartaxo vem ganhando não só credibilidade como gestor público, de uma das capitais mais bem estruturadas e eficientes do país (com destaque no “trade” turístico internacional), mas também comprovando que com boa vontade e planejamento é possível transformar o funcionamento de forma sustentável de uma cidade, em quatro anos e implementar novas ações durante à reeleição.

“Os recursos tecnológicos já estão bem avançados e para gerir uma cidade precisamos levar em consideração tempo, investimento e planejamento das ações. Mas acima de tudo o querer mudar a vida das pessoas para melhor. Assim, com garra e determinação podemos contribuir como gestor, para a qualidade de vida da população gerando emprego e renda”, afirmou o prefeito, Luciano Cartaxo.

Neste ano de 2020, o Dr. Leonardo Sá, a pedido da população pinheirense, disputará as eleições para a Prefeitura da cidade de Pinheiro-MA, na qual já foi vereador mais votado por duas vezes no munícipio, médico no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente deputado estadual maranhense e vice-secretário de saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).

Nesta viagem, aponta como uma agenda positiva em todos os sentidos. Além de poder contar com conselhos do primo prefeito, também pode ver de perto os avanços que a capital paraibana teve nos últimos anos para atender as necessidades do povo.

“Fico lisongeado de ter um primo político com conduta ética, além de homem visionário, que conseguiu em tão pouco tempo destacar-se como exemplo de gestão pública em uma capital na Região Nordeste do Brasil. É impressionante os índices de crescimento não só em novas tecnologias na infraestrutura da cidade, como também na qualidade de vida proporcionada aos pessoenses. E é em exemplos como este, que quero me ater, para levar ótimas propostas de uma nova gestão em nossa querida Pinheiro”, declarou o deputado, Leonardo Sá.

No momento participaram desta visita o ex-candidato a governador do Estado da Paraíba, Lucélio Cartaxo Pires de Sá; o bioquímico, Dr. Marcos Pires; os amigos Rodrigo e Estênio.

Todavia Pinheiro, conhecida como “Princesa da Baixada”, a principal cidade da região da Baixada Maranhense, poderá ter uma ótima gestão pública, com Leonardo Sá frente à administração do munícipio, já que lidera todas as pesquisas e tem o menor índice de rejeição para prefeito nas eleições de 2020.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ze Inácio é confirmado como novo membro do Diretório Nacional do PT

O Deputado Estadual, Ze Inácio, representando o Estado do MA,  tomará posse no Diretório Nacional do PT, em reunião ordinária que será realizada no próximo dia 17, em São Paulo na presença do ex-presidente Lula e da Presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann. 
A composição do Diretório é fruto do último processo de eleição direta do PT, que culminou no 7° Congresso Nacional do partido, com a eleição de Gleisi Hoffmann para presidente e a indicação do novo Diretório Nacional.
O partido agora cumpre a agenda de contraponto ao Governo Federal e busca se destacar nas articulações nacionais de oposição, mirando em especial as eleições municipais de 2020.

Zé Inácio, que agora estará na cúpula do PT, e se destaca como referência nacional no Maranhão e se qualifica para propor os debates eleitorais no Diretório Estadual.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Lei de César Pires obriga escolas a manter livros didáticos por três anos

O deputado César Pires vai acionar o Procon para que fiscalize a aplicação da Lei 8.048/2003, de sua autoria, que dispõe sobre o reaproveitamento de livros didáticos a serem utilizados pelos alunos de escolas públicas e particulares do Maranhão, por um prazo de três anos. A iniciativa visa proteger os pais de alunos da prática abusiva de alguns estabelecimentos de ensino, que aumentam excessivamente os gastos com material escolar a cada ano.

A lei em vigor determina o reaproveitamento de livros didáticos a serem utilizados pelos alunos dos estabelecimentos oficiais de ensino público e particular do estado do Maranhão, por um prazo mínimo de 3 anos. Pela norma, os livros didáticos somente poderão ser substituídos de um ano letivo para o seguinte caso ocorra uma alteração substancial do seu conteúdo, a fim de possibilitar o reaproveitamento por outros alunos.

“A direção da escola deverá justificar aos pais ou responsáveis dos alunos que os livros, comprovadamente, já passaram por um processo de revisão, atualização e publicação da nova edição””, diz o parágrafo único da referida lei. O deputado buscar também o apoio do Ministério Público Estadual, para que a norma seja cumprida.

César Pires destaca que a Lei 8.048 estabelece que, no caso do seu descumprimento, os prejudicados poderão acionar o órgão de defesa dos direitos do consumidor e o Ministério Público estadual. “Os pais têm o amparo legal e devem cobrar a aplicação da lei para não serem submetidos a essas práticas abusivas. Nossa intenção é apoiar as famílias que se esforçam para dar educação de qualidade aos seus filhos”, concluiu o deputado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

É difícil eleger alguém do Partido Comunista como presidente; Flávio Dino sabe disso, diz Lula

O ex-presidente da República, Luis Lula da Silva, em entrevista ao TVT disse que não olha nenhuma possibilidade do Brasil eleger um presidente de uma partido comunista e disse que o governador do Maranhão é sabedor dessa realidade. Lula lembrou que um candidato da esquerda para se eleger hoje tem que passar pelo PT, que é um partido muito maior que o PCdoB. 

Confira abaixo a entrevista:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Carlos Madeira: surge, de fato, um candidato em São Luís…

Por Marco Aurélio D’Eça

Em sua primeira aparição já como filiado ao Solidariedade, juiz federal aposentado impressiona pelo carisma, pela postura de independência, simplicidade, e pelo preparo intelectual e experiência para comandar a capital maranhense

Carlos Madeira com Simplício Araújo: postura firme, respostas simples e respeito às diferenças com independência; São Luís ganha um candidato

Nenhum outro pré-candidato a prefeito conseguiu reunir, a um só tempo, todos os predicados capazes de fazer um debate em alto nível em São Luís quanto o juiz federal aposentado Carlos Madeira.

Já como filiado ao Solidariedade, Madeira reuniu a imprensa nesta quarta-feria, 15.

E impressionou.

O pré-candidato do secretário Simplício Araújo mostrou, ao mesmo tempo, todo o carisma de Neto Evangelista (DEM) e Duarte Júnior (PCdoB); a independência que Eduardo Braide (Podemos) e Wellington do Curso (PSDB) representam; o preparo intelectual de Adriano Sarney (PV) e a simplicidade de Jeisael Marx (Rede), para citar alguns exemplos.

E acrescentou a tudo isso um ingrediente adicional até agora inexistente nos postulantes ao posto do prefeito Edivaldo Júnior: a experiência acumulada em anos de sólida carreira na magistratura e a formação em gestão e empreendedorismo.

– Minha visão é de gestão, com posição e sentimento crítico. Não ficarei em cima do muro. Se para fazer gestão tiver que desconstituir ideias e posturas, não me furtarei e porei minha cara à avaliação. Me proponho a ser independente, sem achincalhe ou enxovalhamento a ninguém. Mas se essa independência contrariar alguém, ainda assim a exercerei – esta foi a síntese do pensamento apresentado pelo pré-candidato.

É como se Carlos Madeira juntasse em uma única pessoa o que há de melhor nas características de todos os candidatos já apresentados.

Disposto a “construir pontes, não muros” – e mesmo mantendo a visão crítica de São Luís – o candidato teve, inclusive, a coragem de reconhecer pontos de destaque na atual gestão, como o projeto de Ecoponto, que ele pretende ampliar e modernizar, melhorando o entorno destes equipamentos urbanos implantados por Edivaldo Júnior (PDT).

Mesmo com tantos atributos pessoais, o ex-magistrado mostrou-se humilde em relação ao que o espera na campanha.

– Estou no pelotão de trás desta disputa, que reúne gente com recall acumulado, vários mandatos na vida pública e exposição popular contínua; mas estou pronto a fazer o que os nigerianos aprenderam nas maratonas; uma corrida de recuperação – ponderou o escolhido do Solidariedade.

Para os jornalistas que participaram da coletiva de imprensa – e Madeira conseguiu levar alguns dos mais influentes para o evento, coisa que nenhum outro candidato havia conseguido – o debate pela Prefeitura de São Luís eleva o seu nível com a presença do candidato do Solidariedade.

Melhor para São Luís…

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Nem bem foi lançado como pré-candidato, Madeira já começou incomodando

O juiz federal aposentado, Carlos Madeira, concedeu entrevista coletiva hoje para informar que assinou ficha de filiação ao Solidariedade e que vai disputar o cargo de prefeito de São Luís. Madeira garantiu que sua candidatura será independente e quando for necessário fará observações e críticas aos governo municipal e estadual. Nada de errado até aqui, embora o solidariedade seja um partido da base governista.

Assim que terminou o encontro com a imprensa, com a presença dos principais veículos de comunicação, numero expressivo de jornalistas, radialistas e blogueiros, ele foi fazer uma visita ao governador Flávio Dino. Ate aqui tudo bem, tudo bacana, nada de errado. Afinal, Madeira e Dino se respeitam e foram colegas de toga, sem falar que o juiz aposentado exerceu por longos anos a magistratura e não a política partidária.

A visita de Madeira ao governador foi um gesto de maturidade e, caso seja eleito prefeito, deve também ir até Flávio Dino e pedir ajuda para executar seu planos em favor da cidade e de sua gente. Dino visitou seu maior inimigo, o ex-senador José Sarney, e nada de errado aconteceu.

Mas aqui as pessoas confundem a boa política com a política tupininquin, ainda que só quem perde é a população. Se eleito for, Madeira deveria também procurar o presidente Jair Bolsanaro para mostrar projetos e garantir o aporte de recursos para a capital. Talvez, se ele estivesse ido ao Planalto do Planalto no dia de hoje, certamente setores da imprensa que confundem o animal cágado com bunda suja iriam estampar que Madeira estava anunciando rompimento com o Palácio dos Leões.

Santa paciência!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

ALÔ, MP! Prefeito interino pretende esvaziar as contas públicas de Bela Vista

Luís Pablo 

O Ministério Público precisa ficar de olhos abertos nas contas públicas do município de Bela Vista do Maranhão.

site do Luís Pablo foi informado que o prefeito interino Valdinar da Silva Lima pretende esvaziar o cofre antes de deixar o comando do Poder Executivo Municipal.

Alguns empresários com contratos na prefeitura teriam sido chamados para uma “conversa”. O objetivo será pagar as empresas para dar um ar de legalidade, mas há suspeita de propina na efetuação desses pagamentos.

Valdinar é vereador e presidente da Câmara de Bela Vista. Ele é casado com a irmã do prefeito cassado Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), que perdeu o mandato junto com a vice Vanusa Santos Moraes (MDB).

O vereador apoiou o candidato Danielzinho, que foi derrotado nas eleições de domingo, dia 12. Danielzinho é ex-cunhado de Orias.

Em decorrência da eleição, a juíza Denise Pedrosa da Comarca de Santa Inês-Ma determinou, na última sexta-feira, dia 10, o bloqueio de todas as contas do município para preservar a moralidade administrativa, a transferência e a lisura do processo eleitoral suplementar que ocorreu no último domingo.

A decisão da magistratura teve prazo até segunda-feira, dia 14. Desde ontem (15), após a liberação das contas públicas, que a movimentação na prefeitura está sendo grande porque o prefeito interino deve ficar no cargo até a próxima semana.

Quem vai assumir a prefeitura será Augusto Filho, que venceu as eleições suplementar no domingo. O prefeito eleito tenta na Justiça o bloqueio das contas públicas para evitar um suposto desvio nos cofres da prefeitura.

É preciso que o MP tome as medidas cabíveis.

Abaixo a decisão proferida pela juíza:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Grupo de Zito Rolim e Francisco Nagib ganha na pesquisa Escutec em Codó

Em todos os cenário da pesquisa realizada pela Escutec em Codó apontam a liderança do grupo político do deputado estadual e ex-prefeito Zito Rolim e do seu companheiro político, o atual prefeito Francisco Nagib. 
No cenário em que não aparece o nome do prefeito, considerando que ele permanece inelegível, assim como Zé Francisco, o deputado Zito Rolim aparece com 33%, seguido de longe por Ricardo Archer com 10% e Camilo Figueiredo vem em terceiro também com 10%. Chiquinho do SAAE alcançou 5%, Pedro Belo 3%, César Pires 3% e Expedito Carneiro com 2%.
A Pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de janeiro e teve como contratante o Jornal O Estado do Maranhão, registrada junto ao TRE sob o número MA-07597/2020, ouvindo 500 pessoas, com levantamento de 4% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com a insistência do MDB e nova pesquisa, Roseana balança e pode ser candidata em São Luis

O deputado estadual e vice-presidente do MDB maranhense, Roberto Costa, saiu otimista da reunião que teve com Roseana Sarney e classificou como encontro saudável. Ele apresentou para a ex-governadora resultados de última pesquisa que a colocam bem na disputa municipal de São Luís. 
“Conversamos bastante sobre a atuação do nosso partido em todo o Maranhão. Na pauta a nossa querida São Luís, os projetos e caminhos para a eleição de outubro. Reafirmamos a decisão do MDB pela candidatura de Roseana. Além de inúmeras obras realizadas por toda a cidade, reconhecidas pela nossa população; Roseana tem uma ligação muito forte com São Luís, é essa relação de carinho e proximidade com as pessoas que nos motiva a encarar novos desafios”, disse Rocha.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

PRF prende homem por receptação no km 543 da BR-316

No dia 06 de janeiro do ano de 2020, por volta das 16h00, no km 543, da BR 316, Caxias/MA, em frente a Unidade Operacional da PRF, foi abordado um veículo GM/Onix 10mt Joye, cor branca.

Inicialmente, foi percebido que o veículo apresentava vestígios de adulteração de sinais de identificação, tendo a equipe avançado na fiscalização e constatado se tratar de um automóvel roubado cuja a placa, portanto, é outra. Constatou-se também que as informações inseridas no documento CRLV eram falsas uma vez que o próprio CRLV havia sido furtado do DETRAN-PI, conforme se constata do Boletim de Ocorrência. O condutor afirmou que o veículo pertence a uma pessoa residente em Timon-MA e que tomou o veículo emprestado para ir até a cidade de Codó-MA buscar um dinheiro para comprar uma máquina de moer carne. Procedeu-se a apreensão do CRLV.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Receptação de Veículo e Uso de documento falso.

O envolvido foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para as providências que o caso requer.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.