Hilton Gonçalo em faixa própria pelo Senado…

    Com grupo político consolidado e capilaridade eleitoral em todo o estado, ex-prefeito de Santa Rita com diferentes forças políticas para viabilizar seu projeto.

    CAPILARIDADE ELEITORAL. Com apoio de Enoque Mota, Hilton Gonçalo se espalha por mais uma região importante do estado

    prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (Mobiliza) e o prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota, é mais uma etapa da articulação estadual que Gonçalo vem fazendo pelo projeto senatorial de 2026.

    • Gonçalo tem capilaridade eleitoral com aliados em todas as regiões do estado;
    • ele também controla partidos e tem gente na Câmara Federal e na Assembleia;
    • a estrutura política montada pelo ex-prefeito é um atrativo para qualquer grupo.

    Mais vinculado à política de centro-direita – que tem como opções de governo o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSDD), o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Dr. Lahésio Bonfim (Novo) e o ex-senador Roberto Rocha (sem partido) – Gonçalo se movimenta em faixa própria.

    Pode se alinhar a qualquer um deles ou mesmo ajudar na unificação de todos em torno do mesmo projeto.

    Com Enoque Mota, liderança histórica na região do Sertão, Hilton Gonçalo pode controlar uma fatia significativa do eleitorado; mas ele já se espalhou também por outras regiões.

     O ex-prefeito de Santa Rita é, portanto, liderança estratégica para 2026…

    Do Marco Aurélio D’Eça

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fábio Gentil assume Secretaria de Agricultura e Pecuária do Maranhão

    O gov­er­nador do Maran­hão, Car­los Brandão (PSB), anun­ciou nes­ta quin­ta-feira (3) a nomeação do ex-prefeito de Cax­i­as, Fábio Gen­til (PP), como novo secretário de Agri­cul­tura e Pecuária do esta­do. A mudança foi ofi­cial­iza­da por meio das redes soci­ais do gov­er­nador, que tam­bém agrade­ceu ao ex-tit­u­lar da pas­ta, Flávio Viana, e dese­jou suces­so a Gabriel Tenório, novo gestor da Agên­cia Exec­u­ti­va Met­ro­pol­i­tana do Leste Maran­hense (Agem­leste).

    Fábio Gen­til, além de sua tra­jetória políti­ca como ex-prefeito, tem forte influên­cia na políti­ca maran­hense, com famil­iares atuan­do em car­gos leg­isla­tivos. Sua nomeação ocor­reu den­tro de um alin­hamen­to políti­co, uma vez que Flávio Viana, que deixa o car­go, é lig­a­do ao min­istro André Fufu­ca, pres­i­dente do PP, par­tido ao qual Gen­til tam­bém é fil­i­a­do. Sem­anas atrás, em entre­vista à rádio Nordeste, o ex-prefeito e ago­ra secretário declar­ou que Felipe Camarão seria “o mel­hor para o grupo e para o Maran­hão”, posi­ciona­men­to que pode ter impacto nas artic­u­lações políti­cas do esta­do.

    Por Felipe Mota 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tribunal escolhe advogados para lista tríplice de membro substituto do TRE

    Durante a Sessão Plenária Administrativa desta quarta-feira (2), os desembargadores e as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) votaram para a composição de lista tríplice para membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na categoria jurista, para o mandato de dois anos.

    Foto: Reprodução

    Para compor a lista tríplice para vaga, em virtude do desligamento de Amanda Almeida Waquim da Corte Eleitoral, em razão da sua nomeação para exercer o cargo de Procuradora-Geral do município de Timon, foram escolhidos os advogados Pablo Savigny Di Maranhão Vieira Madeira, Luís Paulo Correia Cruz e Luís Eduardo Franco Bouéres.

    A lista será encaminhada ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) para as providências necessárias.

    Por Neto Ferreira 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa Genial/Quaest: desaprovação ao governo Lula dispara sete pontos, chega a 56% e descola da aprovação

    Nordeste, jovens e eleitores de classe média baixa puxam escalada da rejeição

    Nova rodada da pesquisa Genial/Quaestdivulgada nesta quarta-feira mostra que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não apenas completou a quarta alta consecutiva, como também agora aparece descolada do índice de aprovação em um nível inédito para a atual gestão. São 56% os que desaprovam a administração petista, contra 41% que o avaliam positivamente — as taxas eram de 49% e 47%, respectivamente, na pesquisa anterior, de janeiro.

    Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

    A taxa de rejeição à gestão Lula escalou 13 pontos percentuais desde julho do ano passado, quando teve início esse ciclo de insatisfação popular com a administração federal, enquanto a aprovação ao governo recuou na mesma medida.

    Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest de março de 2025 — Foto: Divulgação/Quaest

    A escalada da insatisfação com o trabalho de Lula se espalhou por todas as regiões do país, mas foi mais intensa no Nordeste, historicamente uma fortaleza eleitoral para os governos do PT. Nessa região, a taxa dos que desaprovam o governo pulou de 37% para 46% em dois meses, enquanto o percentual de aprovação recuou de 59% para 52%. No Sudeste, região mais populosa do país, são 60% os insatisfeitos, contra 37% que aprovam a gestão petista.

    A desaprovação também saltou com maior intensidade entre os mais jovens, atingindo 64% no grupo dos que têm de 16 a 34 anos; entre eleitores com ensino superior incompleto (também 64%); e junto a pessoas de renda familiar considerada média baixa (61%).

    Os resultados corroboram o cenário de deterioração da imagem do governo federal que vinha sendo apontado já há alguns meses por diversos institutos de pesquisa, como a própria Quaest, o Ipsos-Ipec e o Datafolha. Também indicam que as tentativas de ajuste de rota promovidas por Lula não surtiram efeito na opinião popular até agora. De janeiro para cá, o presidente substituiu Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), cobrou ministros, ampliou o espaço em sua agenda para viagens pelo país e anunciou medidas como o crédito consignado para trabalhadores em regime CLT e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.

    A troca na Secom, inclusive, foi pouco sentida pela população. A pesquisa Genial/Quaest mostra que 44% acham que a comunicação do governo Lula “está igual” desde a posse de Sidônio Palmeira, enquanto 19% veem melhora, e 21%, piora. Outros 16% não souberam opinar.

    Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest de março de 2025 — Foto: Divulgação/Quaest

    Quando instados a atribuir uma avaliação ao governo entre “positivo”, “regular” ou “negativo”, 41% dos entrevistados optaram pela pior classificação — taxa que era de 37% dois meses atrás. Foram 29% os que avaliaram a gestão Lula como “regular”, e 27%, como “positiva”. Ao longo dos pouco mais de dois anos do atual governo, esses três grupos vinham se equilibrando em torno de um terço cada, mas agora a distribuição se descolou, com um peso maior para a avaliação negativa.

    A pesquisa traz indicações de que o desgaste da imagem do governo está ligado à insatisfação com o cenário econômico e a um sentimento de decepção com o retorno de Lula ao Planalto. Para 56%, o país está na direção errada (eram 50% em janeiro), e o mesmo percentual diz achar que a economia piorou nos últimos 12 meses — taxa 17 pontos acima da que havia sido registrada na pesquisa de dois meses atrás.

    Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest de março de 2025 — Foto: Divulgação/Quaest

    São 71% os que acham que o petista não tem conseguido cumprir as promessas de sua campanha, e mais da metade (53%) dos entrevistados considera que a gestão Lula 3 está pior que os outros dois mandatos do petista na Presidência. Outros 23% não veem diferença entre os três governos de Lula, e 20% acham o atual melhor.

    Já na comparação com o mandato de Jair Bolsonaro, as opiniões se dividem: 43% dizem que o trabalho de Lula é pior que o de seu antecessor, enquanto 39% preferem o desempenho do petista. Trata-se de um empate técnico no limite da margem de erro, estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.

    Contratada pela Genial Investimentos, a Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre 27 e 31 de março. A pesquisa tem índice de confiança de 95%.

    Por Nicolas Iory, O Globo

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enquete: Se a eleição para governador do Estado do Maranhão fosse hoje, em qual candidato você votaria?

    Faltando mais de um ano para a eleição de governador do Maranhão em 2026, partidos já se movimentam para a definição de seus postulantes. Atualmente, sete nomes são os mais cogitados.

    O blog do Luís Cardoso inicia agora, no dia 1º de abril, uma enquete que ficará disponível até o dia 10, ao lado, para saber a preferência dos eleitores. Lembrando que a enquete não tem caráter científico.

    Enquete: Se a eleição para governador do estado do Maranhão fosse hoje, em qual candidato você votaria?


    Ver Resultados

    Carregando ... Carregando ...

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cinco vereadores de Tutóia podem ser cassados por suposta fraude à cota de gênero

    O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de cinco vereadores eleitos da cidade de Tutóia por fraude À conta de gênero.

    Foto: Reprodução

    O parecer foi emitido pelo promotor de Justiça, que responde pela 40ª Zona Eleitoral de Tutóia, John Derrick Barbosa Braúna. Caso o pedido seja aceito, os parlamentares podem ser cassados.

    José de Arimatea Oliveira do Espirito Santo, o “Mathea do Regino”, Paulo Roberto Galvão de Caldas, o “Paulinho”, do Avante, Heltonio dos Santos Araújo, Kaio Costa Alves, o “Kaio do Rone”, e Lucilda Oliveira Carvalho, a “Professora Lucilda”, do PRD.

    Todos são acusados em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) de terem se beneficiado de fraude à cota de gênero em seus partidos no pleito de 2024.

    No caso do Avante, segundo o representante do MPE, ficou comprovado que as candidatas Adriana Ramos Gomes (“Adriana Gomes”) e Maria Tamires Aguiar dos Santos (“Tamires da Funerária”) não realizaram atos significativos de campanha, tiveram número ínfimo de votos e não registraram movimentação financeira na prestação de contas, “que inclusive foi apresentada de forma padronizada”.

    “No caso dos autos, depreende-se que o requisito da orientação do TSE de “votação zerada ou inexpressiva” para configuração da fraude restou preenchido, considerando que, conforme o resultado das eleições de 2024 (disponível no portal https://resultados.tse.jus.br/), a candidata Adriana Ramos Gomes (“Adriana Gomes”) recebeu apenas 13 (treze) votos, enquanto Maria Tamires Aguiar dos Santos (“Tamires da Funerária”) recebeu míseros 03 (três) votos, ambas concorrendo ao cargo de Vereadora pelo partido AVANTE. A inexpressividade fica ainda mais evidente quanto se observa que foram computados mais de 34.020 votos válidos no Município e que os candidatos eleitos para o mesmo cargo receberam entre 1.596 e 657 votos, cada um”, apontou Braúna.

    Já em relação ao PRD, a suspeita recai sobre as candidatas Raquel Maria de Souza, a “Raquel de São Paulo”, e Antônia Maria da Costa Silva, conhecida como “Toinha Costa”. A primeira obteve apenas dois votos; a segunda, oito.

    Por Neto Ferreira 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caxias: Gentil Neto e sua equipe alcançando metas e a busca da qualidade total…

    Visando alcançar metas dentro dos princípios da qualidade total, o prefeito Gentil Neto e sua equipe vem traçando um processo de melhorias no gerenciamento dos serviços públicos eficientes aos munícipes, sendo vislumbrado em todas as áreas de atuação da gestão da Prefeitura de Caxias.

    A gestão Gentil Neto ver a relação entre as necessidades, expectativas e satisfação, cujas necessidades criam expectativas, baseadas na percepção dos caxienses em sua experiência direta, visando, tão somente, atender corretamente os anseios e expectativas da coletividade.

    Por isso, as ações são tomadas para aproximar o poder público da população e é nessa assertiva que Gentil Neto afirmou: “Com novas climatizações e mobiliário renovado, nossas escolas se tornam espaços mais confortáveis e inspiradores para alunos e professores”.

    Dizendo, ainda, “mais que calçamento, estamos construindo caminhos para um futuro melhor. Cada pedra colocada é um passo a mais para mais conforto, segurança e dignidade para nossa cidade.”

    Alcançar metas é o objetivo de uma gestão que já mostrou a quê veio!!!

    Do Caio Hostilio

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Paço do Lumiar: diálogo e compromisso ambiental marcam reunião sobre descarte de resíduos na Praia Olho de Porco

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu encontro com proprietários de estabelecimentos da Praia Olho de Porco para tratar do descarte irregular de resíduos e das estratégias para a preservação do ecossistema costeiro. A iniciativa busca não apenas a conservação ambiental, mas também a melhoria das condições para comerciantes, moradores e turistas que frequentam uma das praias de Paço do Lumiar.

    O superintendente de Políticas Ambientais, Victor Martins, destacou a importância da participação ativa dos empresários locais na adoção de práticas sustentáveis.

    “Precisamos unir esforços para garantir que o descarte correto dos resíduos seja uma realidade na praia. A proteção desse ambiente natural influencia tanto para os comerciantes como quem busca esta praia no dia de lazer”, afirmou Martins.

    O secretário municipal de Meio Ambiente, Dr. Augusto Barbosa, reforçou o compromisso da gestão pública com ações que aliam desenvolvimento e responsabilidade ecológica:

    “Nosso objetivo é construir soluções que respeitem o meio ambiente e promovam um equilíbrio entre atividade econômica e preservação”, frisou o secretário.

    A secretaria anunciou que novas reuniões serão realizadas para envolver moradores e demais atores sociais na busca por soluções conjuntas. O compromisso com a sustentabilidade e a defesa das águas da Praia Olho de Porco seguem como prioridades na agenda ambiental do município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa Futura: Michelle tem 48,5% e Lula, 37,3% em simulação de 2º turno

    Futura Inteligência ouviu 1.000 pessoas, por entrevista telefônica, entre os dias 19 e 22 de março; margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Michelle superaria Lula em um eventual segundo turno, de acordo com a pesquisa Futura Inteligência • WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/Ricardo Stuckert/PR

    Douglas Porto da CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia em um eventual segundo turno na eleição de 2026 para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) na disputa ao Planalto, segundo pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (26).

    Michelle tem 48,5% das intenções de voto e o atual chefe do Executivo, 37,3%.

    Para o levantamento, a Futura Inteligência ouviu 1.000 pessoas, por entrevista telefônica, entre os dias 19 e 22 de março. O índice de confiança é de 95%.

    A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Veja o cenário:

    2º Turno – Lula x Michelle
    • Michelle Bolsonaro (PL): 48,5% (43,3% em novembro/2024)
    • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37,3% (43,7% em novembro/2024)
    • Ninguém/branco/nulo: 13,4% (11,3% em novembro/2024)
    • Não sabe/não respondeu: 0,7% (1,7% em novembro/2024)

    Do Blog Repasse Informativo

    Com Informações: https://www.cnnbrasil.com.br

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Paulo Vitor e dois assessores são processados por ausência de pagamento de aluguel de imóvel utilizado como Comitê de Campanha

    Por Direito e Ordem 

    O locatário que assinou o primeiro contrato, o senhor ALEXANDRO MORAIS, trata-se do assessor do vereador Paulo Victor. O contrato foi assinado pelo assessor porque o contrato não poderia ser assinado pelo vereador, pois seria o caso de campanha eleitoral antecipada.”

    Foto: Reprodução

    O Presidente da Câmara Municipal de São Luís (Paulo Victor Melo Duarte) e os seus assessores Alexsandro Morais e José Antonio Silva Tinoco, estão sendo processados. A ação, que é de cobrança com pedido de indenização por danos materiais e morais, foi formalizada por Alessandra da Cruz Muniz Santos e Hamilton Martins Santos.

    Direito e Ordem transcreve a parte fática da petição inicial, nos seguintes termos (negritos aplicados):

    “Trata-se de ação de cobrança em face o vereador Paulo Victor (PSB), que no ano de 2024 firmou contrato de locação com os Autores por meio de funcionários a ele ligados, bem como diretamente, conforme será esclarecido.

    Excelência, no dia 8 de janeiro de 2024 foi firmado um contrato de aluguel do espaço de eventos de propriedade dos Autores, por nome H&A Eventos: Aqui a estrela é Você, localizado à Rua 205 NE – Unidade 205 – Número 15 – Cidade Operária- CEP: 65.058-135, matrícula nº 25186, ficha 07, Livro nº 2 do Registro Geral do 2º cartório de Registro de imóveis de São Luís, por um período de 10 (dez) meses (início dia 8 de janeiro de 2024 e término no dia 8 de novembro de 2024) para que o espaço servisse de comitê de campanha eleitoral para o vereador PAULO VICTOR (Contrato 01 anexo).

    O locatário que assinou o primeiro contrato, o senhor ALEXANDRO MORAIS, trata-se do assessor do vereador Paulo Victor. O contrato foi assinado pelo assessor porque o contrato não poderia ser assinado pelo vereador, pois seria o caso de campanha eleitoral antecipada.

    Chegado o período de campanha eleitoral, o vereador PAULO VICTOR firmou um novo contrato de locação do espaço de eventos, desta vez em seu próprio nome, pois a campanha eleitoral já estava liberada, e, no dia 13 de agosto de 2024, o vereador assinou o contrato de locação do espaço pelo período de 2 (dois) meses, início no dia 13 de agosto e término no dia 6 de outubro de 2024, para que o espaço continuasse a servir como comitê de campanha eleitoral na área do bairro Cidade Operária, sendo acordado que o prédio seria entregue nas mesmas condições no dia 9 (nove) de outubro de 2024. (Contrato 02 anexo).

    Até o mês de setembro de 2024 a locação do imóvel ocorreu conforme os termos contratuais, os aluguéis eram pagos mês a mês, ocorria atrasos, mas os pagamentos eram feitos.

    Contudo, após o término da campanha eleitoral (6 de outubro de 2024) e o consequente término do contrato locatício, as relações mudaram e tudo se transformou em um pesadelo.

    Para que o espaço fosse entregue, era necessário que o imóvel passasse por uma vistoria para que fosse entregue nas mesmas condições em que foi alugado, conforme a vistoria feita no início do contrato (vistoria do início do contrato anexa).

    No dia 11 de outubro de 2024 foi marcada uma vistoria no imóvel, estando presentes os Autores e o assessor do vereador Paulo Victor, por nome JOSÉ ANTONIO SILVA TINOCO (conhecido como seu Totó), contudo, o assessor marcou em cima da hora, não quis esperar que os autores redigissem um documento para que depois ele assinasse constatando todos os defeitos encontrados. Os autores então pegaram um pedaço de papel e escreveram todos os defeitos encontrados e o assessor supra assinou (documento anexo).

    Na vistoria, feita às presas, porque o assessor não queria demorar, constatou-se que vários objetos móveis estavam danificados tais como 4 (quatro) mesas de vidro, 67 (sessenta e sete) assentos de cadeiras danificados, 2 (dois) ar condicionados com defeito e revisão nos outros que não estavam funcionando como antes do aluguel e precisava de revisão técnica, 1 (um) ventilador sem funcionar (ventilador que fica na cozinha), descarga do vaso sanitário do banheiro feminino com defeito, falta de pintura (pois tinha cartazes do vereador nas paredes e depois da campanha os cartazes foram retirados e danificou a pintura), tomada da cozinha com defeito, toldo da frente do estabelecimento quebrado, lâmpadas de lustre queimados, falta de pagamentos das contas de água e luz dos meses setembro e outubro, foi feita uma sala de gesso dentro do prédio sem o consentimento dos Autores, reduzindo o espaço sobremaneira o espaço. Antes da sala de gesso o espaço comportava 100 (cem) pessoas, depois da sala de gesso o espaço comporta apenas 50 (cinquenta) pessoas.

    Ressalta-se que, a cobrança do aluguel referente a outubro se dá em razão do imóvel não ter sido entregue em condições de uso e o fato de os requeridos ficarem postergando o devido reparo, sendo os Autores obrigados a arcar com todos os custos para o espaço tivesse condições de uso novamente.

    No dia da vistoria os autores deram o prazo para a entrega do imóvel, sendo marcada para o dia 20 de outubro de 2024 a entrega nas mesmas condições que o imóvel foi alugado com todos os reparos necessários e todas as contas de energia e águas pagas (vistoria de entrega anexa).

    O senhor José Antonio Silva TINOCO, assinou a vistoria de entrega e afirmou que iria repassar as despesas para o gabinete do vereador Paulo Victor e que todas as despesas seriam pagas pelo vereador.

    Contudo, os autores enfrentaram uma Odisseia ainda maior, pois o prédio não foi entregue na data acordada e os Autores tiveram que viver em verdadeira peregrinação em busca de solução, pois um assessor ficava repassando a responsabilidade para outro assessor e nunca nenhum apresentava a solução.

    Os autores tiveram que ir na Câmara de Vereadores de São Luís no dia 18 de dezembro a procura do vereador Paulo Victor, para que ele solucionasse os problemas ocasionados ao prédio e aos equipamentos necessários para a realização de eventos. Os Autores foram atendidos pela chefe de gabinete que informou uma proposta de acordo nos seguintes termos: “os valores seriam pagos em duas parcelas, a primeira no dia 26 de dezembro de 2024 e a segunda no dia 26 de janeiro de 2025. Os Autores aceitaram a proposta, contudo, não foi cumprido o acordo.

    Excelência, a principal renda dos Autores consiste no aluguel o espaço com todos os equipamentos necessários para realização de eventos tais como mesas de vidro, lâmpadas, lustres, ar condicionado, ventilador, aparelhos sanitários, equipamentos esses que foram danificados durante o aluguel do espaço para o comitê do vereador.

    O senhor José Antonio Silva TINOCO (seu Totó), que era o responsável pelo comitê eleitoral e intermediador de todas as tratativas, não entregou a chave na data acordada.

    Destaca-se que no dia 15 de outubro de 2024 a Equatorial efetuou o corte da energia do prédio, por falta de pagamento. Os autores avisaram o senhor José Antonio Silva TINOCO (seu Totó), contudo, não teve retorno e o problema não foi resolvido.

    Depois de muita insistência dos Autores, a chave do imóvel foi entregue no dia 11 de novembro de 2024, contudo, apenas a pintura do prédio, alguns reparos elétricos e o conserto do ventilador da cozinha (no dia 14/11/2024) foram feitos. As contas de energia e água referentes aos meses de setembro e outubro não foram pagas e a energia do prédio estava cortada por falta de pagamento.

    No dia 12 de novembro os Autores tiveram que pagar as faturas de energia atrasadas para a energia fosse religada e pudessem alugar o espaço para outros eventos, pois já estavam cansados de esperar que o assessor do vereador efetuasse o pagamento das faturas.

    Os autores pagaram as contas de energia que estavam atrasadas no valor de R$4.935, 66 (quatro mil novecentos e trinta e cinco reais e sessenta e seis centavos) e enviaram o comprovante para o senhor José Antonio Silva TINOCO (seu Totó), sendo os valores das faturas de energia restituídos via pix no dia 13 de novembro de 2024, contudo, a taxa de religação e a multa por atraso totalizando o valor de R$399,00 (trezentos e noventa e nove reais) não foram pagas.

    Todos esses problemas foram informados para o assessor do Vereador, o senhor José Antonio Silva TINOCO (seu Totó), sempre sem retorno positivo, apenas promessas.

    Os Autores informaram que estavam precisando que o prédio fosse entregue nas mesmas condições em que foi alugado, pois no dia no dia 16 de novembro de 2024 aconteceria um evento por nome Prêmio Líder – cerimônia de entrega de certificados e troféus.

    (…)

    Contudo, a obrigação não foi cumprida, e, os Autores foram obrigados a arcar com todos os prejuízos, (pagar as faturas, fazer os reparos nos ares-condicionados, aparelho sanitários, mandar arrumar as cadeiras danificadas…) pois necessitavam cumprir o contrato firmado com o evento.

    Os Autores tiveram que correr contra o tempo para conseguir honrar com o contrato. Em três dias trabalharam incansavelmente para conseguir fazer todos os reparos necessários para o bom funcionamento do espaço de eventos. Tiveram que comprar o material de estofado para reformar as 67 (sessenta e sete) cadeiras, totalizando o valor de R$ 2.195,59 (dois mil, cento e noventa e cinco reais e cinquenta e nove centavos). (comprovantes anexos). Compraram o material para o conserto dos arescondicionados e o pagamento do técnico que fez a manutenção, totalizando o valor de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais). (comprovante anexo). Tiveram que pagar as contas de água dos meses de setembro e outubro totalizando o valor de R$ 450,87 quatrocentos e trinta e um reais e setenta e nove centavos).

    Destaca-se que, o evento foi realizado, porém, em situações precárias, pois os Requerentes não tiveram tempo hábil para deixar o imóvel em perfeitas condições. Tal falto, gerou, inclusive, descredibilidade aos Requerentes, pois a própria produtora do evento fez reclamações e informou que nunca mais alugaria o imóvel.

    Ressalte-se ainda, que os autores deixaram de alugar o espaço para diversos eventos (tais como aluguel do espaço para a Natura nos dias 17 de outubro de 2024 e 12 de novembro de 2024, no dia 25 de outubro de 2024 um evento da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão -JPA, bem como, outros eventos que os Autores tiveram que dispensar em razão do imóvel estar em más condições para uso.

    (…)

    Excelência, normalmente os Autores alugam o espaço para eventos pelo valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), os autores deixaram de ganhar uma renda considerável ante o descaso dos requeridos.

    Resumindo, o prédio foi entregue no dia 11 de novembro de 2024 sem o fornecimento de energia, com 50 (cinquenta) lâmpadas queimadas, cadeiras com estofado estragado, mesas de vidro quebradas, vaso sanitário quebrado, ar condicionados com defeito, toldo da fachada quebrado, contas de energia e água em atraso, taxas e multas provenientes do pedido de religação de energia, espaço reduzido com a construção da sala de gesso (sem consentimento) e aluguel atrasado.

    Os Autores buscaram incansavelmente solução para os problemas ocasionados pelo Réus, mandaram milhares mensagens por WhatsApp para os assessores do vereador, mandaram e-mail para o gabinete do vereador, compareceu à Câmara de vereadores a procura do vereador Paulo Victor com o objetivo de solucionar o problema de forma amigável, contudo, todas as tentativas foram frustradas. (provas em anexo).

    (…)

    Os Autores tiveram que arcar sozinhos com os prejuízos causados, e, só após o reparo de todos os problemas deixados é que os autores conseguiram alugar novamente o espaço, suportando um prejuízo enorme, e, para ver tais prejuízos reparados pelo vereador não restou outro caminho a não ser a via judicial.

    (…)

    Excelência, além da reparação dos danos materiais, os Autores protestam pelo pagamento de danos morais no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), em razão do descaso na resolução do problema; em razão da falta de respeito para com os Autores em não responder as mensagens via WhatsApp, e-mails e atendimento descortês no gabinete do vereador; em razão do corte de energia elétrica ocasionada pelo não pagamento das faturas; em razão da falta de reparos dos problemas deixados no prédio; em razão do não ressarcimento dos valores desembolsado pelos Autores para que o espaço de eventos tivesse condições de ser alugado novamente; e pelo sofrimento e desgaste emocional que os Autores tiveram que suportar.

    Outrossim, junta-se todas as conversas tidas com os assessores do vereador via WhatsApp, e-mail enviado para o gabinete do vereador, comprovante de pagamento das faturas de energia e água, comprovante de compra de lâmpadas, material para reforma dos estofados das cadeiras, comprovante de manutenção dos ares-condicionados, aparelho sanitário, calçada, toldo.”

    A ação tramita no 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís (Comarca da Ilha de São Luís), sendo o valor da causa referente a R$ 53.931,35 (cinquenta e três mil, novecentos e trinta e um reais e trinta e cinco centavos).

    site está à disposição dos interessados para postagem de qualquer manifestação.

    Veja abaixo a íntegra da petição inicial.

    PETIÇÃO

    Referência: Poder Judiciário do Estado do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Justiça Federal bloqueia contas do prefeito de Raposa

    A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do prefeito do município de Raposa, Eudes Barros, devido ao descumprimento de uma decisão judicial que exigia medidas contra a ocupação irregular da Praia de Mangue Seco.

    Foto: Reprodução

    A decisão faz parte de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusa o município e diversos particulares de permitir construções ilegais em uma Área de Preservação Permanente (APP), causando impactos ambientais significativos.

    Segundo a decisão da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária, o prefeito foi intimado pessoalmente para cumprir a determinação judicial, que previa a fiscalização e o impedimento de novas ocupações na área.

    No entanto, o município não apresentou as providências exigidas no prazo estabelecido, levando à aplicação de sanções mais severas.

    Além do bloqueio de bens, que pode alcançar R$ 200 mil, a Justiça autorizou a realização de uma perícia para avaliar a extensão dos danos ambientais e a regularização provisória do fornecimento de energia elétrica na região, visando mitigar riscos à população local.

    A decisão reforça a responsabilidade do poder municipal na gestão e fiscalização ambiental, e o descumprimento pode levar a penalidades ainda mais rigorosas contra o gestor público.

    Do Imirante.com

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.