Informativo Câmara Municipal de São Luís

Silvino Abreu reafirma continuidade na luta para cumprir compromissos e manifesta otimismo  

Ao manifestar suas expectativas de trabalho para o segundo semestre da atual legislatura, o vereador Silvino Abreu (PRTB) afirma que “continuarei na luta para manter os compromissos assumidos com a população, principalmente os que já encaminhei no período passado e ainda não foram atendidos”.

Como representante de parcela do eleitorado ludovicense na Câmara Municipal, o vereador do PRTB enfatiza que “estou desenvolvendo meu papel na Câmara Municipal, encaminhando reivindicações, tanto as que me são encaminhadas, as que tomo conhecimento em encontros e reuniões, além das que faço constatação ‘in locu’, como cidadão”.

Ele diz entender que muitas proposições dos vereadores não são atendidas prontamente, “em razão da demanda de pedidos, além das questões financeiras pelas quais o País, e por consequência os municípios atravessam”. De maneira otimista, o parlamentar da sigla renovadora trabalhista brasileira , “ainda acredito que toda essa situação não possa ser resolvida de uma hora para outra, mas nossa torcida é para que aconteça alguma melhora”.

Assinala Silvino Abreu que a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente na área da saúde é a principal prioridade para a atuação de qualquer agente público, notadamente os que ocupam postos nos poderes Legislativo e Executivo. “Mas, a maioria desses problemas é decorrente da necessidade de execução de obras e serviços de infraestrutura, principalmente as que se relacional com o saneamento básico”.

O parlamentar do PRTB acentua que “por isso é que na Câmara Municipal estamos constantemente apresentando requerimentos e indicações aos poderes públicos municipal e estadual, no sentido de executar obras como resolução problemas de áreas de alagamentos, como também relacionadas a assuntos sanitários, calçamento e pavimentação de vias, entre outras”. Finalizando, Silvino Abreu reafirma que “continuaremos firmes nessa luta para o cumprimento de compromissos ligados a proposições por nós apresentadas, para que possamos apresentar a justificativa para tudo isso que a população nos apresenta cobranças”.

Câmara Municipal destaca atuação do vereador Cézar Bombeiro pelo número de moções e projetos de lei em 2017

O vereador Cézar Bombeiro (PSD), em seu primeiro mandato politico e com inexperiência parlamentar, mas com a prática das lutas sindicais e comunitárias, conseguiu atravessar o primeiro ano de atuação no legislativo municipal com resultados positivos.

De acordo com a Diretoria Legislativa da Câmara Municipal de São Luís, Cézar Bombeiro está entre os vereadores que tiveram destaque na atuação parlamentar no exercício de 2017. Os registros contabilizados, o colocam com o maior número de moções e projetos de lei, no total de 44 e 25 respectivamente.

Cézar Bombeiro ao tomar conhecimento do registro feito pela Diretoria Legislativa, disse que sente a sua responsabilidade aumentada em trabalhar muito mais. “Continuo mantendo as minhas práticas comunitárias e como politico serei mais determinado pela responsabilidade que recebi da população para representá-la no parlamento municipal”, afirmou.

Acrescentando, parlamentar do PSD acentuou que “procuro ser um defensor de uma educação, que faça transformação e proporcione a que as pessoas se tornem protagonistas das suas próprias vidas, principalmente os jovens. A maioria dos jovens, homens e mulheres das nossas comunidades, precisam apenas de oportunidades na formação profissional para abrir algumas portas, depois eles construirão as suas vidas com as suas famílias e podem levar o nome do Maranhão, além fronteiras’.

Cezar Bombeiro finalizando afirma que “neste exercício legislativo de 2018, vou continuar com a minha trajetória, com mais determinação e esperando lutar muito mais, em defesa dos direitos e da dignidade da nossa população mais humilde, de onde eu vim e com quem me identifico perfeitamente e nos olhos das pessoas identifico a verdade de cada uma”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura orienta população para alterações em paradas de ônibus na Praça Deodoro

Mudança ocorre por conta da obra de requalificação da área, feita pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís

A partir de sábado (20), um novo posicionamento das paradas de ônibus passará a funcionar nas proximidades da Praça Deodoro, no Centro da cidade. A mudança será realizada por conta da obra de requalificação do Complexo Deodoro e Rua Grande, que provocará a interdição temporária de trechos por onde atualmente circulam os coletivos. Para melhor orientar os passageiros, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), implantará placas indicativas nos novos pontos de ônibus e fará atividade de orientação na área.

Prefeitura modificará paradas de ônibus por causa das obras de requalificação do Complexo Deodoro

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destaca que a intenção da Prefeitura é fazer com que as informações sobre as alterações alcancem os usuários do transporte coletivo de São Luís. “A mudança começa a vigorar a partir de sábado (20). A proposta é lançar também a informação no aplicativo Meu Ônibus e desenvolver outras ações que orientem os passageiros. Os usuários precisam saber onde devem pegar o seu ônibus e essas são iniciativas que visam facilitar esse entendimento”, afirma o secretário.

Com a mudança, não haverá redução na quantidade de pontos de ônibus, mas todas as paradas auxiliares das avenidas Silva Maia (via à direita da biblioteca por onde passam ônibus como Cohatrac/São Francisco, Sacavém/Cerâmica e Janaína/Riod) e Gomes de Castro (via à esquerda da Biblioteca Pública Benedito Leite, por onde passam linhas como Uema/Ipase, Cidade Olímpica/Ipase, Coroadinho/Bom Jesus, São Francisco e Ponta d’Areia) serão deslocadas.

Durante a execução das obras, onde havia duas paradas na Avenida Silva Maia, localizadas nas proximidades do Laboratório Cedro, passará a ter cinco novos pontos, distribuídos até as proximidades do Colégio Liceu Maranhense e do Ginásio Costa Rodrigues. O objetivo das paradas localizadas nas proximidades do Liceu Maranhense é, além de beneficiar os passageiros, favorecer os trabalhadores dos camelôs que, por conta das obras, serão instalados no local.

 

Já uma das paradas da Gomes de Castro, passará a funcionar onde estão os pontos de ônibus como Vila Embratel e Gapara, que não sofrerão alterações. As duas demais paradas que estavam localizadas na lateral da Biblioteca Pública Benedito Leite e do Serviço Social do Comércio (Sesc) serão deslocadas para o lado das paradas localizadas em frente ao Banco do Brasil.

A parada localizada na via que dá acesso à Rua Rio Branco não sofrerá alteração, mas a mudança dos demais pontos de ônibus possibilitará a redução de fluxo de veículos na área, que também será contemplada com a obra. Os pontos de ônibus funcionarão como paradas seletivas, caracterizadas por uma sequencia de paradas por onde passam as linhas.

REQUALIFICAÇÃO

A obra de requalificação da Praça Deodoro e da Praça do Pantheon está sendo realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O projeto vai contemplar a requalificação urbana de todo o complexo Deodoro, que engloba também a Praça do Pantheon, além das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, e a Rua Grande, no trecho entre o Largo do Carmo e Parque Urbano Santos. O novo posicionamento das paradas de ônibus na região funcionará durante toda obra.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Vereador Raimundo Penha vistoria obras no bairro da Liberdade

Acompanhado do secretário municipal Antônio Araújo (Obras) e de lideranças comunitárias, o vereador Raimundo Penha (PDT) vistoriou, nesta última sexta-feira (12), obras de infraestrutura e de saneamento básico que estão sendo executadas pela prefeitura de São Luís na Vila Sésamo, no bairro da Liberdade.

Raimundo Penha na área da Liberdade vistoriando obras de infraestruutura e saneamento básico.

No local, está sendo realizada a concretagem de vias e os serviços de recuperação de galerias antigas que absolvem as águas pluviais.

Raimundo Penha, durante a visita, conversou com os moradores e ouviu suas reivindicações, que serão defendidas pelo parlamentar na Câmara Municipal de São Luís.

Atendendo pedido do vereador, Antônio Araújo anunciou que irá determinar a recuperação de um outro trecho das galerias, serviço este, que não estava previsto no projeto inicial.

“Assim que concluirmos esta primeira etapa, iniciaremos a recuperação do outro trecho em atendimento ao pleito feito pelo amigo Raimundo Penha e pelas lideranças comunitárias do bairro”, disse o secretário.

É importante destacar que o vereador, desde o início do seu mandato, vem tendo forte atuação na Liberdade e destinou, por exemplo, recursos financeiros – via emenda parlamentar – que foram empregados na recuperação da Feira do bairro.

“As demonstrações de carinho que recebo dos moradores é que me motivam e me dão energia para continuar trabalhando no sentido de garantir os direitos de nossa população”, afirmou Penha.

REIVINDICAÇÕES DO BEQUIMÃO

Mesmo com a Câmara Municipal de São Luís estando em recesso, o vereador Raimundo Penha (PDT) continua trabalhando e tentando viabilizar soluções que atendam as demandas dos moradores dos mais diversos bairros da capital.

Na última quinta-feira (11), por exemplo, o parlamentar reuniu-se com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, oportunidade na qual apresentou reivindicações feitas pelos moradores do Bequimão.

Também participou do encontro o presidente da Associação de Moradores do bairro, Bill.

Raimundo Penha solicitou ao secretário que sejam instaladas paradas de ônibus nas proximidades das Unidades de Educação Básica Neiva Moreira e Elcida Ramos. No pedido, também consta a colocação de sinalização nas áreas onde estão situadas as unidades de ensino.

As reivindicações, é importante destacar, foram objetos de requerimentos apresentados por Raimundo Penha na Câmara de São Luís ano passado.

Durante o encontro de trabalho, o vereador também pediu a Canindé que interceda junto ao Hospital São Domingos no sentido de que seja construída uma escadaria nas imediações das intervenções de trânsito promovidas recentemente na Avenida Jerônimo de Albuquerque e que foram frutos de parceria entre a prefeitura e a direção da unidade de saúde.

Raimundo Penha encontra Canindé para encaminhar reivindicações da comunidade do Bequimão.

Canindé Barros, além de elogiar o empenho de Raimundo Penha, determinou que uma equipe da Secretaria promova levantamento no sentido de atender os pleitos, priorizando a colocação das paradas de ônibus.

“Essas demandas são bem antigas em nosso bairro. Escolas que atendem centenas de crianças e adolescentes e que ainda não possuem uma faixa de pedestre e uma parada de ônibus. Acreditamos que agora vamos conseguir”, afirmou Bill.

Raimundo Penha agradeceu o apoio do secretário. “Estamos reforçando esses pedidos que, embora sejam ações simples, podem melhorar a vida das pessoas, garantindo mais segurança em seu deslocamento”, avaliou o vereador.

Vereador Ricardo Diniz ouve demandas de moradores da Cidade Operária

O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) mantêm uma intensa agenda de visitas à bairros de São Luís com o objetivo de ouvir as demandas da população. Em recente visita a Cidade Operária, Ricardo Diniz se reuniu com moradores da Unidade 105 e ouviu reivindicações da comunidade que solicitou a
recuperação de ruas e avenidas, melhorias no serviço de limpeza e do transporte público.

Ricardo Diniz atendeu ao chamado do moradores da Cidade Operária, ouviu as solicitações e disse que vai propor requerimentos para solicitar da Prefeitura os benefícios para a comunidade. “A importância do vereador estar sempre dentro da comunidade é porque ele pode observar, conversar com os moradores, sentir quais são os problemas que mais incomodam e discutir com a população quais as soluções viáveis para os bairros, estamos sempre em visita as comunidades para tentar levar esperança para as pessoas que aguardam os benefícios”, apontou o vereador Ricardo Diniz.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hoje tem Happy Hour com Caio Montteiro no shopping do automóvel

Hoje, dia 12 deste,  o cantor  Caio Montteiro comanda o Happy Hour no Shopping do Automóvel, a partir das 18h30. O melhor repertório pra você  curtir a sexta-feira com sua família e amigos.

Caio Montteiro está com a agenda aberta para o mês de janeiro, contrate pelo fone (98) 99123-9190.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Câmara Municipal recebe projeto com regras de mobilidade urbana

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Luís, na quinta-feira (14), marcou a entrega do projeto de lei que trata das regras de mobilidade urbana da capital.

A sessão foi presidida pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB) e contou com a presença do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; da secretária de Meio Ambiente, Maria de Lurdes Cavalcanti, e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). O presidente da Fundação de Patrimônio de São Luís, José Aquiles Andrade, representou a Prefeitura no evento e apresentou os principais objetivos do projeto de lei.

De acordo com Andrade, todas as secretarias municipais participaram da discussão para montar o projeto com as regras de mobilidade.

“As regras são baseadas na Lei 12.537/12, que trata das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade e adaptadas conforme o Estatuto das Cidades”, explicou.

Aquiles Andrade ainda aproveitou a audiência para anunciar que o Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo Urbano está sendo revisado e deve ser apreciado na Câmara Municipal em abril de 2018.

O Executivo entregou as regras de mobilidade urbana no dia 11 de dezembro para os vereadores. Eles vão analisar o projeto, que deve entrar na pauta de votação ainda este ano.


Período natalino requer policiamento ostensivo na Rua Grande, afirma Josué Pinheiro

Com aumento do número de pessoas que estão frequentando a Rua Grande, em razão de compras durante o período natalino, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) que determine aos órgãos relacionados à segurança pública a permanência de policiamento ostensivo na localidade, bem como na área comercial da cidade. A solicitação foi feita por meio da indicação 521/2017, de sua autoria, aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís.

“Visando garantir a segurança da população e dos comerciantes, torna-se imprescindível que sejam adotadas medidas mais ostensivas, com objetivo precípuo de garantir a segurança das pessoas para que possam transitar com tranquilidade ao fazerem suas compras, principalmente nesta época, quando a expectativa de consumo se eleva”, destaca o vereador tucano.

Dizendo-se ser sabedor do esforço que vem sendo empreendido pela segurança pública, ele acrescenta que “a medida propõe reforço no policiamento na área com viaturas policiais para inibir os assaltantes e inclusive com a instalação de maior quantidade de Câmeras de segurança em locais diversos”.

O parlamentar do PSDB faz essa sugestão também visando os meliantes que agem durante o dia, e no período noturno, “objetivando a identificação imediata dos fatos ocorridos, proporcionando garantia de proteção e segurança, tanto para os consumidores quanto para os comerciantes, alvo da ação de marginais que não têm o mínimo de respeito com a população quando realizam seus ataques, até provocando vítimas às vezes fatais, e prejuízo ao comércio local”.


Vereador Ricardo Diniz parabeniza o governador Flávio Dino pelo apoio às rádios comunitárias

O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) parabeniza o governador Flávio Dino (PCdoB) pela distribuição de kits de comunicação para rádios comunitárias do Maranhão. O edital para a entrega dos kits foi lançado e as inscrições para as rádios foram prorrogadas até o dia 28 de dezembro.

O kit de Comunicação é composto por itens como transmissor FM 25W, antena Plano Terra, cabo montando 50m, mesa de áudio 4 canais, microcomputador, antena Parabólica com receptor e dois microfones, entregues já no primeiro semestre de 2018.

Com essa iniciativa do governador Flávio Dino dá uma importante e inovadora contribuição para a democratização na mídia em nosso estado melhorando a estrutura das rádios comunitárias. “As rádios comunitárias têm um papel fundamental na criação de um diálogo democrático com a população maranhense, pois permite aprimorar esse importante canal de comunicação popular, fortalecendo a democracia e incentivando o desenvolvimento das localidades”, elogiou Ricardo Diniz.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Painel proposto pelo vereador Ricardo Diniz vai debater violência contra a mulher

Em sessão realizada segunda-feira (11) na Câmara Municipal de São Luís, os vereadores aprovaram o Requerimento  Nº 1203/17 de autoria do vereador Ricardo Diniz (PCdoB), que cria o Painel “Avanços e Desafios no Combate a Violência Contra as Mulheres no Maranhão”.

O Painel será realizado no dia 8 de Março de 2018, às 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira e será uma forma de promover no Dia Internacional da Mulher, um momento de debate e reflexão sobre os números crescentes de crimes cometidos contra as mulheres.

De acordo com o Requerimento, o objetivo é reunir parlamentares, representantes da segurança pública, Ministério Público, Poder Judiciário, entidades que acolhem vítimas da violência e a sociedade para discutir um melhor caminho para identificar e punir os agressores, além de despertar na sociedade a consciência da vigilância para denunciar os casos da agressão. “É de grande importância essa mobilização para se discutir a melhor forma de reduzir esses índices de violência contra a mulher no nosso estado, precisamos de mais ações efetivas para evitar novos casos e proteger as vítimas, é necessário levar aos deputados federais propostas para punir com mais rigor os autores de crimes contra as mulheres”, destacou Ricardo Diniz.

——————————————————————————

Domingos Paz pede melhoria no trânsito e tapa buracos para bairros da capital

O vereador Domingos Paz (PEN) protocolou, junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, dois requerimentos solicitando melhorias no trânsito e operação tapa buracos para bairros da capital.

O primeiro ofício sugere que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realize operação de tapa buracos na Avenida Principal e nas ruas São José e São Domingos, no bairro Mangue Seco II. Segundo o parlamentar, o excesso de buracos estão causando constantes transtornos e reclamações dos moradores.

No segundo pedido, Domingos Paz pede que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coloque, com urgência, duas faixas de pedestres na Avenida Moçambique, no Anjo da Guarda. Uma será colocada próximo ao Supermercado Carone e outra nas proximidades da Igreja Assembleia de Deus.

“A falta de faixa obriga os moradores da região a arriscarem a vida ao atravessar a avenida. Os veículos são obrigados a frearem bruscamente para não atingir eles. Isso causa grandes transtornos no trânsito do local”, destacou o vereador.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti durante semana de mobilização

Dia D ocorre nesta quarta-feira (13) e visa unir poder público e comunidade contra o mosquito; além das visitas domiciliares haverá recolhimento de pneus, nebulização espacial e atividades do projeto Selo Legal

Com atividades educativas e de saúde e limpeza, a Prefeitura de São Luís tem investido em ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade. Em 2017, os trabalhos resultaram, por exemplo, na redução de 80% nas notificações dos casos de dengue em relação ao mesmo período no ano passado. Nesta semana, quando semana de mobilização contra o mosquito, as ações foram intensificadas. Nesta quarta-feira (13), Dia D, a programação tem início às 8h30, no Parque do Bom Menino.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, reforçou o trabalho que vem sendo feito na gestão do prefeito Edivaldo e o papel da sociedade nas ações para conter as arboviroses, que são doenças transmitidas por mosquitos. “Os casos de arboviroses estão reduzindo devido ao conjunto de ações da Prefeitura, que une o trabalho dos agentes com o controle químico e a educação em saúde para combater o Aedes aegypti. Com o Dia D estamos convidando a população a se integrar às estratégias, observando e cuidando para que sejam eliminados os criadouros do mosquito nos ambientes domiciliares”, disse o secretário.

A atividade reunirá agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que farão visitas domiciliares e distribuirão material informativo sobre prevenção das arboviroses, em especial dengue, zika e chikungunya. As ações, que envolverão as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), serão executadas especialmente em áreas prioritárias como Centro, Monte Castelo, Coroadinho e Cohatrac III, mas durante toda a semana os trabalhos serão intensificados em outros bairros da cidade.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, destacou o empenho da Prefeitura para eliminar os criadouros do mosquito. “É importante ressaltar que essa é uma missão diária, os cuidados com a eliminação de criadouros deve ser constante. É preciso lembrar a importância do Dia D e reforçar a ideia de que esse é um trabalho de todos os dias, pois bastam poucos minutos para vistoriarmos nossas residências e eliminar os possíveis locais onde o mosquito possa proliferar”, afirmou o secretário.

Além das visitas domiciliares, as atividades da campanha incluem o recolhimento de pneus, a nebulização espacial e as atividades do projeto Selo Legal, no Monte Castelo. Ao longo da semana também serão realizadas abordagens educativas em postos de saúde, feiras e supermercados; e panfletagem em escolas, semáforos e shoppings da cidade; e o recolhimento de bagulhos volumosos nos bairros Monte Castelo, Alemanha, Caratatiua, Jordoa, Apeadouro e Vila Ivar Saldanha.

AÇÕES

Permanentemente, a Prefeitura de São Luís realiza atividades de combate ao Aedes aegypti. Na área da saúde, as ações incluem capacitação de profissionais, palestras educativas, orientação dos servidores das unidades de saúde acerca de notificações, investigação de óbitos suspeitos, coleta de sangue hospitalar e domiciliar para confirmação de diagnóstico, além das ações rotineiras de visitas domiciliares, identificação de criadouros, tratamento de focos e nebulização espacial.

Com o trabalho de recolhimento de pneus, executado pela Semosp, o poder público municipal elimina do meio ambiente, possíveis criadouros do mosquito. Só em 2017, foram recolhidos mais de 78 mil pneus. A Semosp possui, ainda, um comitê interno que trabalha com o controle dos materiais recebidos na sede, que funciona como Ecoponto de pneus. O comitê também orienta os funcionários sobre o armazenamento adequado de água e vistoriam regularmente a caixa d’água da secretaria.

O projeto Selo Legal é outra ação da Prefeitura de São Luís contra as arboviroses. Executado através de uma parceria entre a Semosp, a Vigilância Sanitária, as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Urbanismo e Habitação e a Vigilância Epidemiológica do Estado, o projeto tem o objetivo de certificar com o selo os estabelecimentos comerciais – como borracharias, ferros-velhos e oficinas – que guardam materiais inservíveis e que seguem as recomendações de prevenção repassadas pelos agentes durante a visita.

Durante a visita, além do diálogo com orientações sobre os riscos de doenças, os estabelecimentos recebem cartazes ilustrativos que ajudam a seguir as recomendações para o combate as arboviroses e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos inservíveis nestes locais. Só em 2017, foram vistoriados mais de 200 ferros-velhos e mais de 150 borracharias.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Acessos ao Hospital Geral necessitam de limpeza e desobstrução, diz Josué Pinheiro

Um ofício proveniente da Câmara Municipal de São Luís, oriundo da aprovação de um requerimento de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), deverá está chegando às mãos do prefeito Edivaldo Holanda Junior, solicitando que determine ao órgão competente de sua administração, “que dentre as ações emergenciais de mobilização para limpeza urbana, sejam adotadas as providências cabíveis quanto aos serviços de limpeza e desobstrução de galerias e bueiros existentes na avenida Vitorino Freire, nas proximidades da escadaria de acesso ao Hospital Geral”.

Afirma o vereador tucano que “a situação no local é de calamidade pública, considerando o risco de contaminação por microorganismos que podem acometer a população com doenças”. Na continuação de sua argumentação ele diz que “portanto é imprescindível que a medida seja adotada de cunho emergencial, com finalidade de se evitar que algo de potencial grave venha afetar a saúde, principalmente das pessoas que transitam por aquela área e até de pacientes internados e que procuram o Hospital Geral”.

O parlamentar do PSDB acentua que “os dejetos sólidos que se acumulam na entrada da galeria e bueiros no referido logradouro impedem o escoamento regular dos dejetos líquidos, formando poças de esgoto a céu aberto, com material fétido que se espalha em plena avenida”.

Josué Pinheiro assinala que “cabe a nós procurarmos oferecer a nossa contribuição para que o poder público possa está vigilante com os problemas de nossa cidade, como também zelar pela saúde da população”. E encerra enfatizando que “urge a necessidade de atendimento desse pleito, que vem da comunidade, e o estamos apresentando na forma de ser um representante de nosso povo na Câmara Municipal, e acreditar na sensibilidade do poder público e o cuidado com o bem estar da população”.

 Vereador Ricardo Diniz solicita asfaltamento de ruas na Vila dos Frades

Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira (4), o vereador Ricardo Diniz (PCdoB), apresentou requerimento solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário municipal de obras e serviços públicos, Antônio Araújo, a realização de melhorias nas ruas Gonçalves Dias e Frei Ângelo que ficam na Vila dos Frades, região do Coroadinho.

Por meio do requerimento Nº 1167/17 Ricardo Diniz pede a execução de serviços de asfaltamento nas ruas. “Os moradores das ruas Gonçalves Dias e Frei Ângelo nos procuraram preocupados com a situação das vias, por isso solicitamos com a máxima urgência as melhorias que vão trazer, além da mobilidade para os moradores, muito mais qualidade de vida. Os moradores enfrentam buracos e poeira no período de seca e muita lama durante as chuvas”, justificou Ricardo Diniz.

Chico Carvalho cobra de Rodrigo Maia a  revisão sobre voto distrital misto

  “Presidente, o senhor tem que estabelecer a revisão sobre alguns dos itens da reforma política. Um deles é o que estabeleceu o voto distrital misto. Ele penaliza o legislativo municipal, não nos agrada e isso acaba transformando os vereadores em autênticas cobaias.  Tal sistema, bem que poderia  ser adotado nas eleições de 2018, mas o Congresso preferiu deixar a experiência para 2020, com os vereadores. Essa história bem que poderia ser modificada”.

Essa foi a forma com que o vereador Francisco Carvalho (PSL) se dirigiu ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, durante café da manhã realizado no último sábado 2), na residência do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum, no Olho D,Água.

Além de Chico Carvalho, se posicionaram em cobranças a Rodrigo Maia, os vereadores Isaías Pereirinha (PSL) , Genival Alves (PRTB) e Beto Castro (PROS).  Eles criticaram também o fim das coligações, que prejudica os pequenos partidos.  Em meio às conversas entre os vereadores e Maia, ficou estabelecido que haverá  a abertura de uma pauta na Câmara Federal para a discussão do assunto.

Chico Carvalho propôs  o encaminhamento de um ofício  à Associação Brasileira de Câmaras Municipais  -ABRACAM e União Brasileira de Vereadores, para que o assunto seja discutido em plenária, onde serão elaborado um documento a ser encaminhado à Câmara Federal, propondo a alteração de alguns pontos da reforma política, no tocante às eleições municipais do próximo ano. Rodrigo Maia acatou a sugestão.

Sá Marques parabeniza Senarc pelas ações no combate ao narcotráfico e reafirma total apoio a Polícia Civil

 O Vereador de São Luís, Sá Marques (PHS), que também é Policial Civil, parabenizou nesta semana a Superintendência de Combate a Narcóticos (Senarc), pelo importante trabalho que vem desenvolvendo no combate ao tráfico de drogas.

“Sou policial civil a mais de vinte anos e sei o quanto é difícil exercer está profissão, mais também sei, o quanto é gratificante. Não há dinheiro que pague a satisfação pessoal em poder defender a sociedade e atuar em prol da segurança, setor que carece de tanto investimento e reconhecimento em todo o país. Estou licenciado por conta da atividade parlamentar, mas sempre que posso estou em contato com os meus queridos amigos da polícia. Na Câmara tenho lutado diariamente por melhores salários e condições de trabalho a instituição Polícia Civil. Estes bravos guerreiros, que todos os dias lutam por uma sociedade mais justa e trabalham firme para resolução de crimes a partir do trabalho investigativo. A Polícia Civil tem um trabalho de fundamental importância para a sociedade. Quanto a Senarc, desde que a Superintendência foi criada o combate ao tráfico de entorpecentes evoluiu e os resultados têm sido altamente positivos, com a apreensão de armas e drogas e prisões de traficantes”, destacou Sá Marques.

 Só neste ano de 2017, a Senarc já apreendeu mais de sete toneladas de drogas, entre crack, maconha, cocaína e pasta base. Quase 60 armas de fogo foram apreendidas, e consequentemente, tiradas de circulação e das mãos da bandidagem, além claro, de várias pessoas presas em operações na capital São Luís e nos mais diversos municípios do interior do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Vereador pede pavimentação para bairros de São Luís

Pensando na melhoria da qualidade de vida e mobilidade urbana dos moradores de vários bairros de São Luís, o vereador Antônio Garcez (PTC) protocolou junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal, dois requerimentos solicitando que a Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realize pavimentação asfáltica de ruas dos bairros da capital.

No primeiro ofício, o parlamentar sugere que a Prefeitura realize estudos com objetivo de pavimentar a Rua 96, localizada no bairro Vinhais.

O segundo requerimento pede que a execução dos serviços de pavimentação asfáltica seja realizado na 2ª Travessa São Raimundo, no bairro Alto da Esperança.

O vereador Antônio Garcez tem o mandato voltado para buscar junto ao Executivo Municipal melhorias para qualidade de vida da população ludovicense.

Comunidade da Coreia de Cima apela para o vereador Cézar Bombeiro pedir o Mais Asfalto ao governador Flávio Dino para o bairro

         O vereador Cézar Bombeiro (PSD) reuniu com lideranças do bairro Coreia de Cima, localizado entre a Vila Passos e a avenida Kennedy, quando importantes assuntos relacionados a comunidade estiveram no centro das discussões.

O comerciante Domingos, um dos moradores antigos do bairro, disse ao vereador que são muitos os problemas da Coreia de Cima, mas dentre as prioridades, eles gostariam da recuperação de ruas com asfaltamento para que no inverno não encontrem dificuldades para locomoção, dentre elas para o trabalho e as crianças para as escolas.

Cézar Bombeiro informou às lideranças do programa Mais Asfalto é do Governo do Estado, o que não o impede de fazer indicação e pedir no plenário da Câmara Municipal, para que o dirigente do Executivo Estadual atenda interesses coletivos, relatando que o governador  Flavio Dino, teve bastante sensibilidade quando fez pedido idêntico para a comunidade da Gancharia.

O comerciante Domingos pediu a presença do vereador Cézar Bombeiro e registrou que está bastante otimista quanto a recuperação das ruas do bairro. Na Câmara Municipal, o vereador Cézar Bombeiro já teve aprovada indicação ao Executivo Estadual.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Informativo Câmara Municipal São Luis

Vagas para cargas e descargas são criadas depois da solicitação de empresários e do vereador Ricardo Diniz

Em reunião realizada na Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o titular da pasta, Canindé Barros, anunciou que vai realizar a demarcação das vagas destinadas à veículos que realizam carga e descarga de mercadorias. O vereador Ricardo Diniz (PCdoB), participou da reunião junto com empresários.

O secretário disse que nessa primeira fase será feita a demarcação no
Centro de São Luís, na Rua de Santana, Avenida Magalhães de Almeida e na Praça João Lisboa, em frente ao prédio dos Correios. Com essas alterações os caminhões vão ter mais mobilidade para estacionar.

O secretário informou que estão sendo feitos estudos para que outras áreas da capital também recebam a sinalização de carga e descarga. Para Ricardo Diniz, a mudança vai melhorar o tráfego de veículos de carga em locais movimentados da cidade.

“Com essas demarcações os transportadores de mercadorias vão ter a oportunidade de estacionar em vagas autorizadas”, explicou o vereador.

Ricardo Diniz apresentou também na Câmara Municipal o requerimento Nº 795/2017, solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Canindé Barros estudos técnicos para a liberação de estacionamento rotativo nos bairros do João Paulo, Centro e São Francisco. “A falta de vagas para estacionamento afasta os clientes e prejudica o comércio de regiões movimentadas da cidade”, concluiu Diniz.

“As escolas comunitárias cumprem um papel fundamental  na educação pública”, diz Chaguinhas

Durante a manhã desta terça-feira, 21, o vereador Francisco Chaguinhas (PP) falou sobre a grande importância da frente parlamentar em defesa das escolas comunitárias. A comissão, que é formada por nove vereadores.

No ato, o vereador disse que os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com as escolas comunitárias da grande Ilha de São Luís. Chaguinhas também fez um apelo ao prefeito de são Luís, Edivaldo Júnior (PDT), e ao secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa.

“Já estamos trabalhando em defesa dessas escolas comunitárias. A comissão está atuando da melhor forma possível para que esse trabalho possa ser desenvolvido com a melhor flexibilidade”, disse.

Vereadora Fátima Araújo destina emenda para reforma e ampliação do Estádio Gaiolão, na área do João de Deus

O esporte está aliado à educação e principalmente à saúde de uma comunidade. É através do esporte que uma cidade ganha visibilidade social, retirando da rua crianças e adolescentes, dando oportunidades e afastando das drogas. Mas para que isso aconteça, alguém precisa agir e lutar por tudo isso. Foi pensando nisso, que a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) abraçou a causa e vai ajudar na reforma e ampliação do Estádio Gaiolão, que fica na Vila Conceição no bairro João de Deus.

Com o intuito de colaborar com o esporte da capital maranhense, a parlamentar do PCdoB destinou, em junho deste ano, uma emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil que será investida na reforma e ampliação do Estádio Gaiolão, praça esportiva muito conhecida e importante da Vila Conceição no bairro João de Deus.

A verba foi destinada à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMDEL).

A reforma vai incluir recuperação do gramado, muro, alambrado, vestiário, banheiros, fachada, cabines de rádio e arquibancada. O serviço já foi iniciado e a vereadora está acompanhando tudo de perto. Primeiro vão melhorar o muro, as arquibancadas, banheiros, cabines e por último será o gramado para aproveitar o período chuvoso.

O Estádio Gaiolão faz parte do Departamento de Futebol do bairro João de Deus e congrega centenas de clubes de futebol amador de várias categorias. Os campeonatos realizados nessa praça esportiva movimentam os bairros da localidade, o que propicia mais uma opção de lazer na região. Com a reforma e ampliação, os torcedores também terão mais comodidade. Após a conclusão da obra, a vereadora deverá realizar uma grande festa envolvendo todos os desportistas da região.

Paulo Victor pede reforma de quadra poliesportiva do Jardim América

Por meio do requerimento aprovado na manhã desta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Paulo Victor (PROS) solicitou ao prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior (PDT), a reforma completa da quadra poliesportiva Pedro Lucas de Reis Neto, no bairro Jardim América. 

Na justificativa do parlamentar, ele disse que esse é um pedido da comunidade e que está confiante em que o Executivo Municipal irá atender a esse pleito.

“Essa é uma reivindicação da comunidade que espera ansiosamente a sensibilidade do executivo municipal. Estamos na expectativa para que esse pleito possa ser atendido”, disse.

Chico Carvalho solicita ao governo estadual blindagem de viaturas de agentes de segurança

Comumente, as solicitações de parlamentares para a área de Segurança são para aumento de policiamento em uma região ou mesmo solicitando a presença de uma viatura em determinada comunidade. O agente público que faz o serviço ostensivo para evitar crimes e também prender em caso de ocorrências nunca é lembrado.

E foi pensando na proteção da vida do policial que o vereador Francisco Carvalho (PSL) apresentou a indicação 481/17 solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) que seja feito um estudo para viabilizar a blindagem das viaturas da Polícia Militar e também veículos utilizados pelos agentes penitenciários e policiais civis.

“O policial militar, o agente penitenciário e o policial civil fazem um juramento de proteger a sociedade, mas não custa nada o Poder Público garantir àquele que disponibiliza sua vida para proteger os cidadãos dá estrutura para evitar que um agente da segurança venha a perder sua vida”, afirmou Carvalho.

O vereador lembrou que o aumento da violência e os tipos de armas que são adquiridas por facções criminosas impõe a cada dia mais risco de vida a policiais e agentes penitenciários.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Imperdível! Emoção, adrenalina e velocidade em mais uma etapa do campeonato de Kart em São Luís

Para quem gosta de velocidade e fortes emoções, um prato cheio hoje, sábado, na 8ª Etapa do Campeonato Ludovicense de Kart, a partir das 13h no Kartódromo Engenheiro João Salem, no Complexo Esportivo do Castelão. Hoje as feras irão se encontrar. 

Antes um esporte fechado, agora no Kart São Luís você tem uma nova alternativa para a prática do esporte. Junte os amigos de terça aos domingos, bem ali no Complexo Esportivo Castelão, e curta as emoções que o kartódromo pode lhe oferecer. E não importa a idade, até crianças acima de 1m20 também já estão participando.

O kart virou um esporte mais acessível na capital maranhense. É uma opção de lazer para reunir amigos e testar a velocidade ou apenas se divertir com as emoções que afloram nos treinos.

Para a turma que imagina voos mais altos, não vamos esquecer que o kart abriu as portas para várias lendas,  como Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet, Lewis Hamilton, Emerson Fittipaldi, Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Isto para os que desejam um dia ser profissionais.

Confira abaixo a tabela com as tomadas de tempo, apresentações e  horários das baterias na etapa de hoje:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Greve dos médicos anestesistas paralisa cirurgias no hospital Carlos Macieira

Sem receber seus honorários, médicos anestesistas decidiram cruzar os braços e, com isso, todos os procedimentos cirúrgicos estão suspensos no hospital Carlos Macieira. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não se manifestou sobre o grava problema que a paralisação começou a ocasionar ao estabelecimento hospital e às pessoas que estavam com operações marcadas, notadamente as que residem no interior do Maranhão. 

Cirurgias como retirada da vesícula bilar (colecistectomia videolaparoscópica), realizada por vídeo e outras eletivas estão suspensas e os pacientes estão recebendo altas administrativas. Ou seja: recebem altas sem ter recebido atendimento cirúrgico e voltam para casa do jeito que vieiram e esperam uma nova remarcação.

25 pacientes estavam com cirurgias marcadas para hoje, dia primeiro de novembro, sendo a maioria pobres que estava aqui para fazer operações. Até os que necessitam de procedimentos emergenciais aguardando intervenções cirúrgicas, também  foram dispensados.

A questão é grave porque envolve vidas e pessoas vindas do interior que acompanham seus parentes e  estão sem condições de permanecer por mais tempo na capital.

Portanto, cabe ao governador Flávio Dino se sensibilizar é e pagar os salários dos médicos que estão em atraso. Cuidar das pessoas é tratar bem a quem cuida da vida delas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Página 1 de 212