Regularização eleitoral já pode ser realizada nas unidades do Viva/Procon-MA

    O Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) retornou, desde segunda-feira (15), com as atividades referentes à regularização eleitoral. Entre os serviços estão emissão do primeiro título, transferência, revisão de dados e regularização da situação eleitoral.


    A pessoa que for requerer o primeiro título precisa levar documento oficial que contenha a sua nacionalidade (RG original, carteira de trabalho, certidão de nascimento etc.). Os maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem apresentar o certificado de reservista.

    Quem for realizar as demais operações, é necessário apresentar qualquer documento oficial, comprovante de residência em nome do eleitor, com no máximo três meses, e título de eleitor, caso tenha.

    Durante o período eleitoral, de 07 de julho a 28 de outubro, os cartórios que prestam esses serviços tiveram suas atividades suspensas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dessa medida, entidades e órgãos públicos ficaram proibidos de realizar qualquer atividade que configurasse campanha ou publicidade.

    A presidente do Viva/Procon Maranhão, Karen Barros, reforça que os cidadãos já podem regularizar situações relacionadas ao Tribunal Regional Eleitoral. “O Viva/Procon é um grande balcão de serviços e está apto para atender grandes demandas, com conforto, qualidade, acessibilidade e segurança para o cidadão”, destaca.

    Karen Barros explicou que, após a eleição é possível, nas unidades do Viva/Procon-MA, realizar todo o processo de regularização, mas a justificativa do voto, em caso de ausência, é realizada somente no fórum eleitoral. O prazo para se regularizar é de 60 dias após cada turno da votação.

    O eleitor pode se dirigir às unidades do Viva Beira-Mar, localizada na Av. Beira-Mar; do Shopping da Ilha, Av. Daniel de la Touche – Cohama; no Shopping Passeio, Av. Contorno Norte – Cohatrac; e no Pátio Norte Shopping, localizado na Estrada de São José de Ribamar – Bairro Saramanta.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Aqui em São Luís, Bolsonaro antecipou que ganharia a eleição com campanha pelas redes sociais

    O presidente eleito ontem, domingo (28), Jair Bolsonaro (PSL) quando esteve em São Luís no dia 14 de junho, indagado pelo jornalista Luis Cardoso como ganharia a eleição sem tempo de TV, disse que não faria “acordo com o diabo”, referindo-se aos partidos políticos.

    E levantando um celular, Bolsonaro deixou claro que sua vitória seria com as campanhas pelas redes sociais. Foi o que aconteceu no primeiro e segundo turnos. O povo fez sua campanha nas ruas e o elegeu o novo presidente do Brasil.

    Confira momento da entrevista dada em nossa capital:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Edvan Brandão é eleito prefeito de Bacabal

    O atual prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, vai permanecer administrado o município por mais dois anos. Ele foi eleioto hoje pela maioria dos votos da população para um mandato tampão de dois anos. 

    Apuradas mais de 97% das urnas, ela tem mais de 2 mil votos à frente do seu adversário, o candidato do governador Flávio Dino, o vereador César Brito. Restando apenas menos de 1 mil votos, não tem mais como reverter o resultado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Disputa acirrada em Bacabal entre Edvan Brandão e César Brito

    Encerrada a votação em Bacabal, a população acompanha a apuração dos votos com muita expectativa. A disputa entre os dois principais candidatos, o atual prefeito Edvan Brandão e César Brito permanece acirrada.

    Edvan Brandão e César Brito (foto de Vanilson Rabelo)

    Com quase 44% das urnas apuradas, Edvan está com 49,54% dos votos e César Brito já alcança 46,60% dos votos. A diferença é conseiderada pequena.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    TSE registra troca de 912 urnas e 17 prisões por propaganda eleitoral

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram registradas 912 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o país até as 10h.

    Segundo o tribunal, o número representa 0,17% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

    Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram São Paulo (177), Rio de Janeiro (123), Minas Gerais (94), Rio Grande do Sul (92), Paraná (91), Goiás (49), Sergipe (40) e Ceará (38).

    O TSE também registrou 17 prisões de eleitores por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição. As prisões foram registradas no Ceará, Distrito Federal, Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.

    Neste segundo turno, os eleitores de 13 estados e do Distrito Federal vão às urnas para escolher os governadores e vices e o futuro presidente da República. Nos outros 13 estados, as eleições para o governo estadual foram definidas no primeiro turno, e os eleitores vão votar somente para presidente.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Para o 2º turno, será enviada Força Federal para 45 municípios do Maranhão

    O objetivo é garantir a tranqüilidade no dia da eleição, promovendo o livre exercício do voto e uma boa apuração dos resultados.

    Na sessão administrativa dessa terça-feira, 23, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou novamente o envio de força federal para as eleições do segundo turno no Maranhão, que será realizado no próximo domingo, 28.

    O Código Eleitoral (Lei nº. 4737/1965), em seu inciso XIV, artigo 23, explicita que uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

    Os municípios que receberão as tropas federais são:

    Alto Alegre do Pindaré (70ª zona eleitoral)

    Amapá do Maranhão (64ª zona eleitoral)

    Axixá (31ª zona eleitoral)

    Belágua (73ª zona eleitoral)

    Benedito Leite (17ª zona eleitoral)

    Bequimão (111ª zona eleitoral)

    Boa Vista do Gurupi (100ª zona eleitoral)

    Buriti (25ª zona eleitoral)

    Buriti Bravo (44ª zona eleitoral)

    Cândido Mendes (64ª zona eleitoral)

    Centro do Guilherme (101ª zona eleitoral)

    Centro Novo do Maranhão (100ª zona eleitoral)

    Chapadinha (42ª zona eleitoral)

    Coroatá (8ª zona eleitoral)

    Cururupu (14ª zona eleitoral)

    Esperantinópolis (61ª zona eleitoral)

    Governador Nunes Freire (101ª zona eleitoral)

    Grajaú (15ª zona eleitoral)

    Icatu (31ª zona eleitoral)

    Itaipava do Grajaú (15ª zona eleitoral)

    Junco do Maranhão (100ª zona eleitoral)

    Loreto (62ª zona eleitoral)

    Maracaçumé (100ª zona eleitoral)

    Maranhãozinho (101ª zona eleitoral)

    Mata Roma (42ª zona eleitoral)

    Matões do Norte (84ª zona eleitoral)

    Nova Iorque (17ª zona eleitoral)

    Nova Olinda do Maranhão (80ª zona eleitoral)

    Pastos Bons (17ª zona eleitoral)

    Pedro do Rosário (106ª zona eleitoral)

    Penalva (45ª zona eleitoral)

    Peri Mirim (111ª zona eleitoral)

    Pinheiro (37ª zona eleitoral)

    Presidente Sarney (106ª zona eleitoral)

    Santa Filomena do Maranhão (79ª zona eleitoral)

    Santa Luzia (70ª zona eleitoral)

    Santa Luzia do Paruá (80ª zona eleitoral)

    São Benedito do Rio Preto (73ª zona eleitoral)

    São Domingos do Azeitão (62ª zona eleitoral)

    São Félix de Balsas (62ª zona eleitoral)

    São José de Ribamar (47ª zona eleitoral)

    São Luís (01, 02, 03, 10, 76 e 89ª zona eleitoral)

    São Mateus (84ª zona eleitoral)

    Tuntum (79ª zona eleitoral)

    Urbano Santos (73ª zona eleitoral)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro (60%) e Haddad (40%) seguem estáveis

    Metrópoles.com

    Presidenciável do PSL aparece consolidado com larga vantagem em relação ao adversário do PT

    Na reta final da disputa pela sucessão presidencial, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue consolidado com 60% das intenções de voto contra 40% de Fernando Haddad (PT), conforme pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual ao Instituto FSB.

    Os percentuais desconsideram votos em branco, nulo e de indecisos. Comparativamente à última pesquisa BTG/FSB, Bolsonaro oscilou um ponto para cima, enquanto a movimentação de Haddad foi de igual ponto percentual para baixo.

    Os dados divulgados nesta segunda-feira (22/10) mostram que, quando são considerados todos os votos, o militar da reserva tem 52% enquanto o petista aparece com 35%.

    A rejeição de Haddad é maior (52%) do que a de Bolsonaro (38%). Ao analisar as razões de voto do eleitor no segundo turno, 10% dos eleitores do militar da reserva querem impedir a vitória de Haddad. Entre os que querem eleger o petista, 18% buscam evitar a vitória do militar da reserva.

    Em relação ao sentimento com o processo eleitoral, os eleitores estão, em alguma medida, decepcionados (73%), com medo (62%), sem empolgação (56%) e desesperançados (30%).

    O levantamento foi feito no fim de semana (20 e 21/10) com 2.000 eleitores nas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa, registrada no TSE sob o número BR-03689/2018, é de dois pontos percentuais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ibope: Bolsonaro lidera entre mulheres, negros e em quatro regiões

    AGÊNCIA BRASIL

    Mais pobres, menos escolarizados e nordestinos preferem Haddad.

    Os resultados da pesquisa de intenção de votos divulgada nessa segunda-feira (15) pelo Ibope Inteligência – que aponta vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) na disputa presidencial de 2º turno, com placar de 59% a 41% dos votos válidos (excluindo nulos, brancos e indeciso) – se assemelham aos resultados das eleições presidenciais de 2002 e 2006.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputada Ana do Gás agradece aos maranhenses pela sua reeleição na Assembleia legislativa

    A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB), reeleita para o seu segundo mandato na assembleia legislativa, agradeceu aos maranhenses pelos 44323 votos conscientes conquistados nas eleições deste ano.

    “Agradeço primeiramente a Deus e aos maranhenses pelos 44323 votos conscientes a mim confiados. Com muita garra, fé e perseverança chegamos até aqui. Fizemos uma campanha linda, limpa, transparente, emocionante e cheia de boas energias, cada abraço, aperto de mão, demonstração de afeto nos dava a certeza de que estávamos no caminho certo. Agradeço a minha família e a minha equipe que me acompanharam nesta batalha. Aos Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Ex-Prefeitos, lideranças, que confiaram e acreditaram no nosso projeto, vocês fazem parte desta conquista e por isso, podem ter a certeza que, por mais quatro anos, continuarei trabalhando, buscando recursos, honrando o seu voto e defendendo os direitos dos nossos maranhenses. Obrigada meu Deus, Obrigada Maranhão”, afirmou Ana do Gás.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Lobão Filho declara apoio a Jair Bolsonaro

    Maranhão de verdade 

    O suplente de senador, o empresário Lobão Filho, anunciou apoio na tarde desta terça-feira (09), ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) no 2º turno contra Fernando Haddad (PT).

    Segundo Lobão Filho, o mesmo disse não ter mais nenhuma dúvida de que, Bolsonaro será eleito presidente.“Não tenho dúvidas, Bolsonaro será eleito presidente e aqui declaro a ele todo o meu apoio. Minha preocupação é com o Maranhão, o povo sofrerá demais neste segundo governo de Flávio Dino, os maranhenses pagarão um preço alto por terem reelegido este comunista, tenho pena do povo pelo que virá pela frente”, disse Lobão Filho.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.