O Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) retornou, desde segunda-feira (15), com as atividades referentes à regularização eleitoral. Entre os serviços estão emissão do primeiro título, transferência, revisão de dados e regularização da situação eleitoral.


A pessoa que for requerer o primeiro título precisa levar documento oficial que contenha a sua nacionalidade (RG original, carteira de trabalho, certidão de nascimento etc.). Os maiores de 18 anos, do sexo masculino, devem apresentar o certificado de reservista.

Quem for realizar as demais operações, é necessário apresentar qualquer documento oficial, comprovante de residência em nome do eleitor, com no máximo três meses, e título de eleitor, caso tenha.

Durante o período eleitoral, de 07 de julho a 28 de outubro, os cartórios que prestam esses serviços tiveram suas atividades suspensas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dessa medida, entidades e órgãos públicos ficaram proibidos de realizar qualquer atividade que configurasse campanha ou publicidade.

A presidente do Viva/Procon Maranhão, Karen Barros, reforça que os cidadãos já podem regularizar situações relacionadas ao Tribunal Regional Eleitoral. “O Viva/Procon é um grande balcão de serviços e está apto para atender grandes demandas, com conforto, qualidade, acessibilidade e segurança para o cidadão”, destaca.

Karen Barros explicou que, após a eleição é possível, nas unidades do Viva/Procon-MA, realizar todo o processo de regularização, mas a justificativa do voto, em caso de ausência, é realizada somente no fórum eleitoral. O prazo para se regularizar é de 60 dias após cada turno da votação.

O eleitor pode se dirigir às unidades do Viva Beira-Mar, localizada na Av. Beira-Mar; do Shopping da Ilha, Av. Daniel de la Touche – Cohama; no Shopping Passeio, Av. Contorno Norte – Cohatrac; e no Pátio Norte Shopping, localizado na Estrada de São José de Ribamar – Bairro Saramanta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.