Com Felipe Camarão na Seduc, Maranhão conquista maior redução do país na taxa de analfabetismo

    O índice de analfabetismo no Estado do Maranhão diminuiu para 12,1%. Essa redução foi a maior entre todas as unidades da federação para o período compreendido entre os anos de 2019 e 2022.

    Felipe Camarão

    A baixa significa uma grande conquista da gestão de Felipe Camarão, governo em exercício, frente à Secretaria de Estado de Educação.

    Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2022, realizada pelo IBGE  que demonstram que no Brasil, no ano passado, havia 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de cidade analfabetas, o equivalente a uma taxa de analfabetismo de 5,6%. Dessas pessoas, 55,3% (5,3 milhões de pessoas) viviam na Região Nordeste e 22,2% (2,1 milhões de pessoas) na Região Sudeste. Em relação a 2019, houve uma redução de 0,5 ponto percentual (p.p.) dessa taxa no País, o que corresponde a uma queda de pouco mais de 490 mil analfabetos em 2022.

    Os números da PNAD Contínua – Educação, para o Maranhão, apresentam uma significativa redução na taxa de analfabetismo. Em 2019, a taxa era de 14,6% e o dado divulgado apontou uma redução de 2,5p.p. em relação ao dado de 2022 (12,1%). Essa redução foi a maior entre todas as unidades da federação para o período de entre 2019 e 2022. O Acre (-2,4p.p.) e o Rio Grande do Norte (-2,1p.p.) apresentaram a segunda e a terceira maior redução da taxa de analfabetismo.

    Essa taxa significa que, em 2022, eram 647 mil pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas. Uma redução de 111 mil frente ao número 758 mil pessoas analfabetas apontado pela PNAD Contínua em 2019.

    Por outro lado, entre as 27 unidades da federação, as que mostraram as três maiores taxas de analfabetismo foram Piauí (14,8%), Alagoas (14,4%) e Paraíba (13,6%). Já as três menores taxas foram as do Distrito Federal (1,9%), Rio de Janeiro (2,1%) e de São Paulo e Santa Catarina (ambos com 2,2%).

    Essa diminuição é considerada estatisticamente significativa e mantém a trajetória de redução da taxa apresentada nos últimos anos. Apesar da queda, o Maranhão ocupa a quarta posição entre as unidades da federação com a maior taxa de analfabetismo, mesma colocação que se encontrava em 2019.

    Quando se compara com os dados de 2016, início da série histórica do módulo de Educação da PNAD Contínua, se observa uma melhora do Maranhão no ranking, pois naquele ano o estado ocupava o terceiro lugar entre as unidades da federação com maior taxa de analfabetismo (15,8%).

    Nota-se que, no Maranhão, e no Brasil de forma geral, o analfabetismo está diretamente associado à idade. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. Em 2022, o grupo etário de 60 anos ou mais de idade tinha 302 mil analfabetos, o que equivale a uma taxa de analfabetismo de 36,4% para esse grupo etário. Ao incluir, gradualmente, os grupos etários mais novos, observa-se queda contínua na taxa de analfabetismo.

    Esses resultados indicam que as gerações mais novas estão tendo um maior acesso à educação e sendo alfabetizadas ainda enquanto crianças. Por outro lado, os analfabetos continuam concentrados entre as pessoas mais idosas. Assim, para uma redução mais forte da taxa de analfabetismo é essencial observar políticas públicas específicas para esse segmento.

    Sobre o analfabetismo, a pesquisa apresenta classificação dos dados por sexo e cor/raça. Sendo possível notar uma taxa maior de analfabetismo para os homens em comparação com as mulheres, bem como uma maior taxa entre aquelas pessoas que se consideram pretas/pardas.

    Nível de instrução

    O nível de instrução é o indicador que capta o nível educacional alcançado por cada pessoa, independentemente da duração dos cursos por ela frequentados. Como as trajetórias educacionais das pessoas variam ao longo da vida, esse indicador é mais bem avaliado entre aquelas pessoas que já poderiam ter concluído o seu processo regular de escolarização, em geral, em torno dos 25 anos.

    No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais de idade que terminaram a educação básica obrigatória – ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio – manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 53,2% em 2022. Destaca-se o percentual de pessoas com o ensino superior completo, que subiu de 17,5% em 2019 para 19,2% em 2022.

    No Maranhão, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais de idade que terminaram a educação básica obrigatória – ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio – manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 42,8% em 2022. Destaca-se o percentual de pessoas com o ensino superior completo, que subiu de 9,0% em 2019 para 11,2% em 2022.

    Entre aqueles que não completaram a educação básica, 12,8% eram sem instrução, 31,4% tinham o ensino fundamental incompleto, 7,7% tinham o ensino fundamental completo e 5,3%, o ensino médio incompleto. Os níveis dos sem instrução, com fundamental incompleto ou completo apresentaram quedas de forma continuada entre
    2016 e 2022.

    Em 2019, o Maranhão ocupava o topo do ranking, entre as unidades da federação, com maior percentual de pessoas sem instrução. Entretanto, com a diminuição de 2,8 pontos percentuais apresentada em 2022, o estado conseguiu ultrapassar o Piauí com 13,5% de pessoas sem instrução. O percentual de 12,8% de pessoas sem instrução corresponde a um contingente absoluto de 521 mil indivíduos. O percentual para Brasil ficou estável em 6,0%.

    Destaca-se o percentual de pessoas com o ensino superior completo, que alcançou dois dígitos no Maranhão. Passando de 9,0%, em 2019, para 11,4%, em 2022. Apesar do crescimento, o estado continua sendo a Unidade da Federação com o menor percentual de pessoas com nível superior completo. O Distrito Federal segue sendo a Unidade da Federação líder nesse quesito com 37,0% da população com 25 anos ou mais sendo detentora do ensino superior. Para Brasil, esse percentual era de 19,2%.

    Número médio de anos de estudo

    No Maranhão, a média de anos de estudo das pessoas com 25 anos ou mais de idade, em 2022, foi 8,4 anos. Essa média vem crescendo ao longo dos últimos anos. Era de 7,8 anos em 2016, 8,0 em 2017, 8,2 em 2018 e 8,4 em 2019.

    Com esse resultado, o Maranhão conseguiu subir uma posição no ranking das unidades da federação em comparação com 2019, quando era o terceiro estado com a menor número médio de anos de estudo. Em 2022, três estados apresentaram um número médio de anos de estudo menor que o Maranhão: Alagoas (8,3 anos), Paraíba (8,1 anos) e Piauí (8,1 anos).

    A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade, para o Brasil em 2022, foi 9,9 anos. Distrito Federal (11,9 anos), Rio de Janeiro (11,0) e São Paulo (10,9) possuem as maiores médias entre as unidades de federação.

    Frequência à escola ou creche

    Para auxiliar o monitoramento do acesso, do atraso e da evasão do sistema de ensino brasileiro, utilizam-se dois indicadores como referência: a taxa de escolarização e a taxa ajustada de frequência escolar líquida3 . O primeiro indicador retrata a proporção de estudantes de determinada faixa etária em relação ao total de pessoas dessa mesma faixa etária.

    No Maranhão, em 2022, entre as crianças de 0 a 3 anos, a taxa de escolarização foi 33,7%. De 2016 a 2022, a taxa de escolarização nessa faixa etária aumentou 6,6 pontos percentuais. Para esse grupo etário, no Brasil, a taxa de escolarização foi de 36,0%. Entre as crianças de 4 a 5 anos, a taxa foi de 96,4% em 2022, ficando estatisticamente estável em relação aos 96,6% em 2019 e bem acima da média do Brasil (91,5%).

    Na faixa de idade de 6 a 14 anos, o resultado foi de 99,4%, o mesmo número percentual da média do país (99,4%). Assim, ficando muito próximo à universalização estabelecida pela Meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE).

    Pelo PNE, a Meta 3 define a universalização, até 2016, do atendimento escolar para a população de 15 a 17 anos. Em 2022, todavia, essa parte da meta não havia sido alcançada em nenhuma Grande Região brasileira. No Maranhão, a taxa de escolarização entre os jovens de 15 a 17 anos, em 2022, foi de 89,7%, apresentando um crescimento de 3,6 pontos percentuais acima do dado apurado em 2019.Entretanto, nesse grupo etário, o Maranhão segue abaixo da média nacional (92,2%).

    As pessoas de 18 a 24 anos de idade são aquelas que idealmente estariam frequentando o ensino superior, caso completassem a educação escolar básica na idade adequada. Contudo, o atraso e a evasão escolar estão presentes tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Consequentemente, muitos jovens entre 18 e 24 anos já não frequentam mais a escola e alguns ainda frequentam as etapas da educação básica obrigatória.

    Em 2022, a taxa de escolarização das pessoas de 18 a 24 anos, independentemente do curso frequentado, foi de 23,3% no Maranhão. Tendo apresentado uma queda em comparação com o dado de 2019 (27,0%). Esse comportamento é similar ao registrado no Brasil, com os dados nesse segmento etário apontando taxas de 31,1% (2019) e 30,4% (2022).

    Quanto às pessoas com 25 anos ou mais, a taxa de escolarização foi de 4,1% em 2022, percentual abaixo da média nacional que marcou 5,1% para esse recorte etário.

    Para o analista do IBGE, João Ricardo Silva, os resultados do módulo Educação da PNAD Contínua apontam uma melhora em alguns indicadores educacionais, entre 2016 e 2022, sendo os dados relevantes para uma melhor aferição em relação aos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação. “Os dados divulgados fornecem um panorama detalhado, sendo fundamentais para a sociedade ter conhecimento da situação educacional e para os gestores públicos avaliarem as políticas públicas voltadas ao setor”, destaca.

    As informações são da Superintendência Estadual do IBGE no Maranhão.

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    Governador em exercício fecha parceria para intercâmbio de estudantes maranhenses na Austrália

    Passados dois meses da missão de imersão pela Nova Zelândia e Austrália, o governador em exercício, Felipe Camarão, recebeu nesta quinta-feira (17), em São Luís, representante do Instituto Sarina Russo, que tem sede em Brisbane, na Austrália, onde a comitiva esteve no dia 16 de junho.

    Foto Divulgação

    Na ocasião, foi fechada parceria para que sejam enviados estudantes maranhenses para aprender inglês e também a inserção deles no mercado de trabalho da Austrália durante o intercâmbio, tornando, assim, o Maranhão pioneiro entre os estados brasileiros nessa modalidade.

    Para Allan Mitelmão, Marketing Manager Latin America, do Instituto Sarina Russo, a visita de Felipe Camarão à Austrália foi fundamental para que houvesse interesse do Instituto nesta parceria. Segundo ele, o gestor demonstrou todo o seu comprometimento com a qualidade e seriedade do projeto educacional.

    “Queria agradecer ao Estado do Maranhão pela visita, e estamos muito honrados em poder caminhar juntos e propiciar ao jovem maranhense uma oportunidade espetacular na Austrália”, afirmou Allan.

    O Instituto Sarina Russo é o maior centro de ensino privado da Oceania, possui sede da Austrália e é líder no fornecimento de cursos de inglês e habilidades vocacionais para estudantes australianos e internacionais. Como parte do grupo, fundado em 1979, o Instituto fornece a estudantes e empregadores um serviço de treinamento e emprego de ciclo completo para empresas e indivíduos.

    Felipe destacou a satisfação em fechar a parceria com o centro de ensino internacional e assim beneficiar os estudantes maranhenses. “Nós aprendemos muito com vocês, especialmente sobre cursos vocacionais, cursos técnicos e o link que vocês fazem com o mercado de trabalho. Quero que nossos estudantes, tão logo, vivenciem essa experiência”, ressaltou o governador em exercício, Felipe Camarão.

    Foto Divulgação

    A proposta feita pelo Instituto Sarina Russo foi aumentar o tempo de intercâmbio de 12 para 14 semanas; diminuir o investimento por estudante em 20%; e de forma inédita no Brasil, permitir ao estudante trabalhar na Austrália durante o intercâmbio.

    Para Felipe Camarão, trata-se de uma experiência única. “Nossos estudantes, através dos Programas Cidadão do Mundo e IEMA no Mundo, até então só iam para estudar. Em nome do governador Carlos Brandão, em nome do povo do Maranhão, eu quero agradecer a vocês pela parceria”, finalizou o governador em exercício.

    O parceiro da Via Mundo Antônio Bacelar, que leva os estudantes maranhenses aos intercâmbio educacionais, comentou a conquista. “Será muito útil para o nosso estado, que carece de uma mão de obra que tenha experiência internacional e possa assumir cargos maiores dentro do mercado de trabalho no estado do Maranhão”, disse.

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    Felipe Camarão realiza reunião para início da expansão do ensino integral no Maranhão

    Em reunião realizada na tarde da última segunda-feira (14), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, recebeu representantes do Instituto Sonho Grande e Instituto Natura para dialogar sobre a expansão de escolas em tempo integral, no Maranhão.

    Foto Divulgação

    Atualmente, a rede pública estadual de ensino possui 61 escolas de tempo integral – incluindo unidades escolares dos Centros Educa Mais e IEMAs. E a proposta de expansão vem de encontro ao “Programa Escola em Tempo Integral”, divulgado recentemente pelo Governo Federal para incentivo do ensino integral em todo o país.

    No Maranhão, com os estudos apresentados será possível expandir e dobrar o número de escolas em tempo integral em todo o estado.

    Após o lançamento do “Programa Escola em Tempo Integral”, pelo presidente da República, Lula, e pelo Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, o governador Carlos Brandão determinou que o vice-governador e secretário da Seduc, Felipe Camarão, apresentasse um projeto de ampliação do programa.

    Continuamos nossos diálogos com os institutos Sonho Grande e Natura para que possamos expandir as escolas de tempo integral no estado do Maranhão em 100 ou 150 unidades. Realizamos o mapeamento e iremos apresentar ao governador Brandão ainda nesta semana e, até o final do mês de agosto, cadastrar no MEC para que a partir do próximo ano o Maranhão tenha ainda mais escolas com esse modelo. Acreditamos que esse é o modelo de educação que as nossas crianças e jovens merecem”, afirmou vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

    A reunião contou com a presença de Ludmila Serpa, diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, organização parceira do Governo do Maranhão nesse processo de expansão. E para a diretora, o momento é bastante favorável pois será um meio de avançar na política de ensino integral.

    “Desejamos que esta reunião seja um passo para a gente aprovar uma expansão bastante relevante de escolas em tempo integral daqui do Maranhão. Esta política trará resultado para muitos jovens, pois o Maranhão está com a implementação positiva, eficiente e pode avançar ainda mais na quantidade”, ressaltou Ludmila Serpa.

    Durante a reunião também estiveram presentes o subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, Delmar Matias; Guilherme Rampim, coordenador de Implantação no Sonho Grande; e Iara Viana, gerente de Implantação do Instituto Natura.

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    Uema divulga prazo de matrícula e rematrícula para 2023.2

    A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou os prazos para a realização de matrícula e rematrícula para o segundo semestre letivo de 2023 aos estudantes veteranos, readmitidos, transferidos, e portadores de diploma de graduação e núcleo comum.

    Os processos de matrícula e rematrícula devem ser realizados por meio do Sistema Acadêmico (Siguema), no período de 31 de julho a 4 de agosto de 2023.

    Veja o cronograma:

    • 31/07 até 04/08 – rematrícula e matrícula dos estudantes veteranos, readmitidos, transferidos, portador de diplomas de graduados e núcleo comum para o segundo semestre de 2023.

    • 07/08 e 08/08 – rematrícula de estudantes veteranos retardatários para o segundo semestre de 2023.

    • 14/08 – início do segundo semestre letivo de 2023 no anexo do CCSA no Centro Caixeiral.

    Para a realização da matrícula on-line no endereço eletrônico, de acordo com o edital, os estudantes deverão seguir o passo a passo a seguir:

    a) acessar e ler o Edital n.º 341/2023-PROG/UEMA, disponível na página da Uema;

    b) acessar o endereço eletrônico http://sis.sig.uema.br;

    c) fazer o login no Siguema. Acadêmico com CPF e senha, preencher o questionário socioeconômico obrigatório;

    d) acessar o Portal do Discente;

    e) em seguida, acessar a aba ‘Ensino’, ‘Matrícula on-line’, depois em ‘Realizar matrícula’;

    f) selecionar ‘Iniciar seleção de turma’ (o estudante deverá escolher as turmas e solicitará matrícula);

    g) após selecionar as turmas em que deseja realizar matrícula, o estudante deverá clicar no botão ‘Adicionar turmas selecionadas’;

    h) o sistema apresentará um quadro resumo com as turmas selecionadas com as respectivas informações de horário, docente e carga horária das disciplinas;

    i) após visualização do quadro resumo, o estudante deverá clicar no botão ‘Confirmar matrícula’. Em seguida, o sistema solicitará confirmação de dados pessoais que poderá ser CPF e senha;

    j) após a validação dos dados pessoais, o sistema apresenta uma tela com a mensagem ‘Sua solicitação de matrícula foi gerada com sucesso’, o que permitirá a impressão do comprovante de solicitação de matrícula com sua respectiva numeração;

    k) para finalizar, imprima seu comprovante de solicitação de matrícula.

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    Matrículas para Creche e Educação Infantil já estão abertas em Paço do Lumiar

    A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Educação, sob o comando de Yane Pessoa- informa que as matrículas para Creche e Educação Infantil já estão disponíveis na cidade.

    Essa é uma ótima oportunidade para garantir a vaga das crianças na educação municipal de Paço do Lumiar. As unidades de ensino estão preparadas para receber os alunos com um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos de matrícula e documentos necessários para efetivar o processo.

    A Prefeitura, que te à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) reforça seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade e incentivar o desenvolvimento das crianças na primeira infância. Não perca tempo e garanta a vaga do seu filho.

    Pais e responsáveis podem procurar as seguintes unidades de ensino para realizar a inscrição:

    UEB João Galberto Souza Reis: Matrículas para Creche II (2 anos), Infantil l e II (4 e 5 anos). Endereço: Rua Principal, n° 92, Tendal Mirim. Inscrições nos períodos da manhã (Creche) e tarde (Infantil).

    UEB Geralda Melo: Matrículas para Infantil I e II (4 e 5 anos de idade). Bairro: Cotovelo. Inscrições no período da manhã.

    – UEB ALCILENE MORAES: Matrículas para Creche II e Infantil I e II (3, 4 e 5 anos de idade). Endereço: Rua Principal, n° 54, Iguaíba. Inscrições nos períodos da manhã (Creche III e Infantil I) e tarde (Infantil II).

    UEB Edith Ribeiro: Matrículas para Infantil I (4 anos). Endereço: Rua do Itatuaba, s/n Iguaíba. Inscrições nos períodos da manhã e tarde.

    UEB Cumbique: Matrículas para Infantil I e II (4 e 5 anos de idade). Inscrições no período da manhã.

    UEB José Raimundo Rubim: Matrículas para Infantil II (5 anos de idade). Endereço: Rua Tia Bia, l s/n, Pindoba. Inscrições no período da manhã.

    UEB Maria do Perpétuo Socorro: Matrículas para Creche III e Infantil I e II (3, 4 e 5 anos de idade). Inscrições nos períodos da manhã e tarde.

    UEB Nicolau Dino: Matrículas para Creche III e Infantil II (3, 4 e 5 anos de idade). Endereço: Rua Principal, n° 6, Mojó. Inscrições pela manhã.

    UEB O Bom Aluno: Matrículas para Infantil I e II (4 e 5 anos de idade). Endereço: Rua Principal, n° 184, Timbuba. Inscrições no período da manhã.

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    Com maior queda na taxa de analfabetismo do país, Maranhão é destaque em pesquisa do IBGE sobre alfabetização

    Quando soube da pesquisa, passou um filme na minha cabeça, e me fez lembrar da história de seu João Paz Amorim, morador do Povoado Jatobá, em Itaipava do Grajaú. Ele começou a estudar com 57 anos, em uma das turmas da ‘Jornada de Alfabetização Sim, Eu Posso’. Na época, o senhor João disparou: ‘Eu fui fazer uns exames, e quando recebi o resultado e consegui ler, vi que tinha aprendido. Quando eu comecei a ler os primeiros nomes, eu chorei: ‘Siô, de alegria’”, relembrou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

    Vice-governador Felipe Camarão

    Histórias como essas nos emocionam bastante, mas também nos fortalecem para continuarmos trabalhando e promovendo ainda mais ações para erradicar o analfabetismo em nosso estado. O governador Carlos Brandão continua priorizando a educação e possibilitando iniciativas para que os maranhenses tenham acesso ao letramento”, finalizou o secretário, ao destacar o compromisso do Governo do Maranhão no combate ao analfabetismo.

    De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados demonstram que as ações de alfabetização executadas pelo Governo do Maranhão obtiveram êxito: em 2019, a taxa de analfabetismo era de 14,6% e o dado divulgado apontou uma redução de 2,5 pontos percentuais em relação ao dado de 2022 (12,1%) – a maior diminuição entre todas as unidades da federação para o período entre 2019 e 2022.

    Para o governador Carlos Brandão, a redução demonstra que o governo está no caminho certo. “Os resultados, fruto de anos de empenho, nos mostram que as ações do governo estão começando a colher as respostas satisfatórias, mas sabemos também que ainda há muito trabalho pela frente. Continuaremos realizando ações efetivas para combater o analfabetismo e possibilitar cada vez mais o acesso à leitura para as crianças, os jovens e adultos”, ressaltou o governador do Maranhão.

    Ainda segundo a pesquisa, no Brasil, em 2022, havia 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, o equivalente a uma taxa de analfabetismo de 5,6%. Dessas pessoas, 55,3% (5,3 milhões de pessoas) viviam na Região Nordeste e 22,2% (2,1 milhões de pessoas) na Região Sudeste. Em relação a 2019, houve uma redução de 0,5 ponto percentual (p.p.) dessa taxa no país, o que corresponde a uma queda de pouco mais de 490 mil analfabetos em 2022.

    Maranhão no combate ao analfabetismo

    Com vistas a tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo, o Governo do Maranhão dará prosseguimento a uma série de ações. Entre elas, o lançamento do programa Jornada de Alfabetização, que está em fase de planejamento e articulação com setores públicos, privados, instituições de ensino superior, igrejas, associações comunitárias e com diversos outros órgãos, para implementar ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos que estão em situação de analfabetismo absoluto.

    O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acredita que a Jornada de Alfabetização contribuirá para a erradicação do analfabetismo no Maranhão. “O programa visa, entre seus objetivos centrais, oferecer dignidade aos maranhenses analfabetos, dando-lhes garantias de continuidade da escolarização básica e, ainda, qualificação profissional como sustentabilidade da proposta. A Jornada surge como ferramenta importante de inclusão e transformação social”, enfatizou Felipe Camarão.

    Durante a Jornada, outras atividades serão executadas, como a realização de avaliações que permitam aferir o grau de alfabetização de jovens e adultos com mais de 15 anos de idade e a implementação de ações que garantam a continuidade da escolarização básica – criando benefício adicional no programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização – ambas entre os direcionamentos centrais.

    Outro ponto é a execução de ações de atendimento aos estudantes por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e saúde, além de apoio técnico e financeiro para projetos inovadores na educação de jovens e adultos e o estabelecimento de mecanismos e incentivos para compatibilização da jornada de trabalho com a oferta destas ações.

    A Jornada de Alfabetização inclui, também, a perspectiva de implementar programas de capacitação tecnológica da população jovem e adulta, e, também, de considerar, nas políticas públicas de jovens e adultos, as necessidades dos idosos.

    Sim, Eu Posso!

    A história de João Paz Amorim relembra as conquistas alcançadas pelo ‘Sim, Eu Posso!’, uma das ações estratégicas do Plano Mais IDH, que tinha o objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais. Assim como o senhor João, mais de 25 mil maranhenses de cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foram alfabetizados pelo projeto fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), entre os anos de 2016, 2017 e 2018.

    Em 2016, (1º ciclo) o programa aconteceu em oito municípios com baixo IDH no Maranhão. Cerca de 7 mil pessoas foram alfabetizadas. Em 2017, a Jornada libertou da escuridão do analfabetismo, aproximadamente, 20 mil maranhenses em 15 municípios.

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    Emocionante! Cacique expressa gratidão por construção de escola digna pelo Governo do Maranhão

    Blog do Felipe Mota

    Na última semana, ocorreu um encontro emocionante entre o Secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, e o cacique Evandro Canela, representante da aldeia Escalvado, localizada em Fernando Falcão. Durante essa reunião, o cacique expressou sua gratidão em relação ao Secretário Camarão e ao governador Carlos Brandão pela construção de uma escola digna em sua comunidade, um investimento realizado pelo Governo do Maranhão.

    Foto Reprodução

    O projeto consiste na construção de uma escola com 12 salas de aula na aldeia Escalvado, em Fernando Falcão. O valor total investido nessa iniciativa é de R$ 3.955.563,18. O cacique Evandro Canela ficou emocionado com essa conquista, e o cacique aproveitou a oportunidade para visitar o gabinete do Secretário Camarão, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a fim de expressar pessoalmente sua gratidão pelo empenho do governo em proporcionar uma educação de qualidade para sua comunidade.

    Esse encontro é um exemplo de reconhecimento e valorização das comunidades indígenas pelo poder público, destacando a importância da educação como um direito fundamental e promovendo a inclusão social desses povos. A construção da escola irá contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural dos moradores da aldeia Escalvado, proporcionando um ambiente adequado para o aprendizado e o fortalecimento da identidade indígena,

    Veja o vídeo:

    https://youtu.be/dDB5mVwfGDg

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    SEBRAE oferece 150 cursos online gratuitos à distância com direito a certificado, saiba como se inscrever

    Encontram-se abertas as inscrições para 150 cursos EAD gratuitos do Portal de Educação a Distância do Sebrae, que é considerado a maior estrutura EaD gratuita do país.

    Com 45 novas capacitações, a plataforma on-line oferece soluções educacionais entre cursos, oficinas, minicursos, jogos, dicas empresariais e vídeos.

    Entre as vantagens do Portal EaD estão o acesso imediato, a tutoria personalizada e as vagas ilimitadas. Para os interessados em começar um negócio, estão disponíveis 64 opções de cursos no site do Sebrae (CLIQUE AQUI).

    Outras 86 opções são exclusivas para quem já possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A expectativa é que no próximo mês de julho sejam lançadas mais 80 soluções educacionais.

    Os cursos mais procurados pelos usuários são: Aprender a Empreender, Iniciando um Pequeno Grande Negócio, MEI – Microempreendedor Individual, Análise e Planejamento Financeiro, SEI Controlar Meu Dinheiro, Gestão da Qualidade, e Atendimento ao Cliente.

    A procura também é alta por oficinas realizadas por meio de mensagens de celular, voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI), cujo negócio fatura até R$ 60 mil por ano.

    Desde 2012, quando esse tipo de capacitação começou, 100 mil alunos se matricularam. Assim como os cursos, o usuário também conta com tutoria por SMS. Todas as soluções são exclusivas para CNPJ por tratar de abordagens específicas ao MEI já formalizado.

    O passo a passo para inscrição é o seguinte: entrar no Portal EAD Sebrae, escolher a opção Oficinas por Celular nas Soluções; e preencher o cadastro.

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    Reunião no MP discute déficit de vagas em escolas da área Itaqui-Bacanga, em São Luís

    O promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, que está respondendo pela 4ª Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Itaqui- Bacanga, participou de reunião na última quinta-feira, 9, com os Conselheiros Tutelares da área Itaqui-Bacanga, Luís Fernando Alves, João Santos Gonçalves e Danielle Bucele para tratar sobre problemas pontuais que a população enfrenta, em especial o déficit de vagas e de escolas.

    Promotor Douglas Nojosa com conselheiros tutelares

    Os representantes do Conselho Tutelar relatam que 127 alunos do Itaqui-Bacanga estão fora da sala de aula e muitos que estão matriculados enfrentam dificuldades de locomoção por conta da distância das escolas.

    A região corresponde a um dos sete polos estabelecidos pelo Ministério Público do Maranhão para instalação das Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania.

    O promotor de Justiça Douglas Nojosa assegurou que fará contato com a Secretaria Municipal de Educação para requerer informações sobre a referida demanda. Além disso, destacou a importância da atuação das Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania que atendem às reivindicações da região, aproximando o Ministério Público da comunidade.

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    Comissão presidida por Ricardo Arruda reúne-se para definição da agenda de trabalhos

    Os parlamentares integrantes da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia reuniram-se, pela primeira vez, na manhã desta terça-feira (14), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão. Eles fizeram a instalação oficial da Comissão, sob a presidência do deputado Ricardo Arruda (MDB), e definiram uma agenda preliminar de trabalho para os próximos meses.

    Sob a presidência de Ricardo Arruda, a Comissão de Educação foi instalada nesta terça-feira

    Além do presidente Ricardo Arruda, e do vice-presidente Leandro Bello (Podemos), a reunião de instalação da Comissão de Educação contou também com a presença dos deputados Wellington do Curso (PSC), Júlio Mendonça (PCdoB), Juscelino Marreca (Patriota), Aluízio Santos (PL) e Fernando Braide (PSC).

    Durante a reunião, ficou acertada uma agenda preliminar de trabalhos que inclui discussões e encaminhamentos sobre obras inacabadas na área da educação, em todas as regiões do Maranhão.

    “A ideia é fazer um levantamento de verdadeiros elefantes brancos – creches, escolas, quadras esportivas etc – que estão espalhados em diversos municípios. O primeiro passo desta Comissão será, portanto, o de fazer um diagnóstico dessas obras inacabadas, para avaliar a real situação de cada uma delas e lutar para que sejam retomadas e concluídas em benefício da população”, afirmou Ricardo Arruda.

    Ao final do encontro, foi acertado que as reuniões da Comissão de Educação serão realizadas às quartas-feiras, às 8 horas da manhã.

    Ricardo Arruda e Leandro Bello foram enfáticos ao afirmar o propósito de um trabalho articulado com as demais comissões técnicas da Casa.

    Vamos trabalhar com uma postura propositiva, bastante participativa e democrática, para assegurar o sucesso dos nossos trabalhos. Tenho certeza de que eu e os demais pares vamos fazer um bom trabalho nesta Comissão, que será bastante atuante”, ressaltou Ricardo Arruda.

    Ele confirmou os nomes dos parlamentares que passam a fazer parte da Comissão de Educação: Ricardo Arruda, Leandro Bello, Cláudia Coutinho, Júlio Mendonça, Othelino Neto, Ricardo Rios e Júnior França.

    Os suplentes são Juscelino Marreca, Janaína Ramos, Ana do Gás, Aluízio Santos, Abigail Cunha, Hemetério Weba e Wellington do Curso.

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    Curso de Orientação Para o Mercado de Trabalho em Caxias gratuitamente

    O Secretário Municipal de Trabalho Fause Simão, convida à todos para participar gratuitamente do curso OMT (Orientação para o Mercado de Trabalho), Prepare-se para ter um Currículo campeão e melhorar sua performance na entrevista de emprego.
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    Início das Inscrições de 28 de novembro a 02 de dezembro.

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    FIES: renegociação de dívidas com descontos de até 92%; saiba como obter esse benefício

    A Medida Provisória de nº1090, de 30 de dezembro de 2021, que prevê descontos de até 92% no pagamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), beneficia mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes.

    Esse benefício atingirá, principalmente, alunos que estão com atraso de mais de 90 dias no pagamento das parcelas, englobando todos os débitos vencidos e não pagos e que tenham contratação formalizada até o segundo semestre do ano de 2017, sendo o desconto de 92% para estudantes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou para aqueles que receberam auxílio emergencial.  Já os demais estudantes terão descontos de 86,5%.

    Saiba como fazer a renegociação da dívida no Instagram do advogado Alex Ferreira Borralho (Direito em Ordem).

    @alexferreiraborralho

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