Prefeitura de Santa Rita desenvolve Jornada Pedagógica com grandes nomes da educação brasileira

A prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 a 28, a Jornada Pedagógica 2019, a qual é referência e serve de modelo para a região do Munim. O tema desse ano foi “Avaliação: uma ferramenta para o fortalecimento da docência”. Ao longo de quatro dias, grandes nomes da educação brasileira passaram pelo Ginásio Poliesportivo “Babau” trazendo qualificação aos professores da rede municipal.

A cerimônia de abertura na segunda-feira (25), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor do Instituto Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Prof° Me. Jhonatan Almada, a Coordenadora do Programa Ensinar da UEMA, Professora Dr. Regina Célia, o palestrante Prof° Dr. Casemiro Campos, o Tenente do Colégio Militar de Santa Rita, Cláudio, o Coordenador Geral Pedagógico de Santa Rita, Prof° Wagner Baldez e o Secretário Municipal de Educação, Prof° Paullo Márcio.

Ao longo dos últimos, os palestrantes Éliton Rufino, Casemiro Campos, Sharlene Serra e Eduardo Shyniashiki abordaram temas de extrema relevância para os professores.

Centenas de professores de toda a região e principalmente de Santa Rira, participaram em busca de mais conhecimentos, para que possam compartilhar um pouco de seus aprendizados na sala de aula com seus alunos.

O secretário municipal de educação, Prof° Paullo Márcio, agradeceu à presença de todos e falou o quanto é importante que o município de Santa Rita, realize mais uma vez a Jornada Pedagógica, mantendo foco na formação continuada de professores.

O secretário também aproveitou para agradecer de público, o prefeito Hilton Gonçalo, que vem sempre apoiando os projetos da Educação, demonstrando sempre resultados positivos e que o foco é investir mais e mais, tendo a educação como uma das prioridades do governo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura monta central de atendimento para atender às demandas de matrículas na rede municipal

Atendimento será feito no Ginásio Costa Rodrigues, das 8h às 12h e das 14h às 17h; no local, técnicos da Semed receberão pais e responsáveis e analisarão caso a caso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) montou, no Ginásio Costa Rodrigues, Centro, uma central de atendimento para matrículas na rede municipal de ensino. A partir desta terça-feira (26), até sexta-feira (1º) será feito o atendimento aos pais para atender a casos específicos. O horário de início de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a estrutura contará com 12 equipes de técnicos especializados da Semed para atender a demanda. Destas, 10 equipes vão receber os pais em salas climatizadas, no mezanino do ginásio e duas estarão na entrada do para atendimento específico de pessoas com dificuldade de locomoção.

Moacir Feitosa ressalta que foram oferecidas 21 mil vagas, destas, 13 mil novas matrículas foram efetuadas e ainda há sete mil vagas para serem preenchidas, por motivos diversos, como, por exemplo, os pais não terem aceitado o local de lotação do filho. “Vão ser analisados caso a caso. Temos a relação de escolas com vagas ociosas que serão apresentadas aos pais, havendo o aceite, eles já saem com a matrícula do filho realizada. Há outras demandas como distâncias entre escolas do Núcleo Rural, o que será solucionado com a providência de transporte escolar e para as demandas do Núcleo Urbano estão sendo alugados espaços para funcionar como anexos onde vão ser alocados os estudantes”, explicou o secretário.

O secretário fez uma análise do aumento do número de matrículas durante os três anos de sua gestão à frente da pasta da Educação. “A demanda superou a previsão. De 2016 a 2018 aumentou em três mil o número de vagas e em 2019 foram 20 mil”, disse. O secretário tranquilizou os pais e responsáveis, garantindo que a Semed vai cumprir os 200 dias letivos previstos na Lei.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Estudantes podem optar entre o Fies ou bolsas de estudo para iniciar um curso superior

Depois do Sisu e Prouni, chegou o período de inscrição do Fies 2019 e P-Fies para quem pretende financiar um curso superior em uma faculdade particular. Algumas regras de seleção mudaram, por isso os candidatos devem redobrar a atenção quanto aos critérios para participar. Outra oportunidade são as bolsas de estudo do Educa Mais Brasil que permanecem à disposição dos estudantes para se inscreverem.

Para o financiamento as inscrições são entre os dias 07 e 14 de fevereiro na página do Fies. São duas modalidades com requisitos diferentes para ingresso, confira:

Fies e P-Fies

O Novo Fies oferta vagas a juro zero para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já o P-Fies funciona com recursos de Fundos Constitucionais, de Desenvolvimento e dos bancos privados participantes, e as taxas de juros variam de acordo com o banco. É voltado para participantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Bolsas de estudo Ensino Superior

Com as bolsas de estudo do Educa Mais Brasil é possível conseguir descontos de até 70% nas mensalidades, em diversas faculdades particulares em todo país. Depois de concluir a formação o estudante não terá dívidas futuras com o programa de inclusão educacional e nem com a instituição de ensino, desde que esteja adimplente com ambos.

Para conseguir uma bolsa de estudo, o candidato deve realizar a inscrição por meio do site www.educamaisbrasil.com.br, clicar na modalidade graduação e fazer filtros por cidade, pelo curso ou instituição, escolher entre as bolsas de estudo e fazer o cadastro informando os dados pessoais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Por não cumprirem ordem judicial, prefeito e esposa de deputado podem ser presos, no Maranhão

Concursada desde 2009 como professora em Mata Roma, Maria da Natividade Ferreira Diniz foi demitida sem justa causa por ordem da secretária de Educação Carmem Neto, esposa do deputado estadual Paulo Neto (DEM). O prefeito Raimundo Ivaldo (Bode) acatou a determinação da secretária.

Tudo começou depois do rompimento da professora com o grupo político da secretária e após discussão com Carmem Neto. Depois de demitida, a professora ingressou com ação na Justiça, que, através de expedição de mandados de segurança, ordenou o retorno da Maria Natividade ao cargo.

Por ser esposa de deputado e secretária de Educação, Carmem Neto nunca cumpriu a decisão judicial, assim como o prefeito, mais conhecido como Bode, que se acha acima das leis. Carmem neto, na verdade, é quem administra a cidade de onde já foi prefeita.

Veja o que diz o advogado da professora, Lourival Soares da Silva, sobre o não cumprimento da decisão judicial:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Rigo Teles solicita implantação de Campus avançado da Ufma em Barra do Corda

O deputado Rigo Teles enviou requerimento ao Ministério da Educação e aos presidentes do Senado e Câmara Federal empenho na implantação de um Campus avançado da Ufma na cidade de Barra do Corda.

O mesmo pedido foi destinado aos senadores e deputados federais pelo Maranhão. Rigo Teles justifica o pleito no requerimento abaixo e no vídeo da tribuna da Assembleia Legislativa; confira:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Estudante de 15 anos passa em 1º lugar para Medicina na Uespi

Cidade Verde

Maria Eduarda Carvalho Albuquerque Brito, de apenas 15 anos, conquistou o primeiro lugar para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí. O resultado da única chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) saiu nesta segunda (28) e pode ser consultado na página do programa na internet e pelo aplicativo. 

Eduarda Albuquerque é filha do ex-diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o médico Gilberto Albuquerque. A família está muito feliz com a vitória da caçula.

“Eu estava muito ansiosa pelo resultado, mas não foi uma surpresa porque eu me dedico muito aos estudos. Eu já esperava o resultado, a surpresa mesmo foi passar em primeiro lugar”, comentou Eduarda ao Cidadeverde.com.

Aos 15 anos, Eduarda já concluiu o Ensino Médio. Agora é aguardar as aulas da Uespi começarem para absorver cada ensinamento.

Eduarda ressaltou que entrará no curso com a “mente aberta” e “sem preconceitos”. No momento, não possui uma área em especifico que mais goste. No entanto, a meta é ser professora universitária e pesquisadora. Na escola, as disciplinas preferidas eram biologia e história.

“Quero entrar no curso com a mente aberta para poder explorar todas as áreas e aproveitar ao máximo cada conhecimento porque são tantas opções, especializações. Estou muito feliz”, contou a futura médica.

Para Gilberto Albuquerque, a aprovação da filha é uma alegria que não cabe no peito. “Ela é minha caçula, completou 15 aninhos agora. Ela sempre gostou de estudar, sempre foi dedicada. É um orgulho. E ainda passou em primeiro lugar, colocou mesmo foi pra arrebentar”, disse o pai animado.


*

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Loucura total: Em Goiás, governo achou a solução para economizar, fechando escolas

Os pais, é claro, estão reclamando dessa medida insana e cruel do governador Ronaldo Caiado (foto acima). E o pior: O governo, através de sua Secretaria de Educação, defende a nefasta decisão para demonstrar seriedade na aplicação dos recursos. Quanta loucura!

Não demora muito o Governo de Goiás vai mandar fechar as delegacias de bairros e municípios, deixando apenas funcionando as das cidades pólos para racionalizar recursos e deixar imperar a violência e bandidagem.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Coelho Neto: Secretaria Municipal de Educação e Cultura dá início ao período de matrículas

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu início ao período de matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2019. 

De 14 a 25 de janeiro, as matrículas podem ser realizadas pelos pais ou responsáveis, nas secretarias das escolas, em horário normal de funcionamento: das 8h às 11h / das 14h às 17h – Atendimento às crianças de 2 e 3 anos, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Fortuna continua insistindo na redução de salários dos professores

A Prefeitura de Fortuna-Ma continua insistindo na redução de salários dos professores da rede municipal. Uma sessão extra na Câmara Municipal, hoje (28), terá como pauta a redução dos salários de educadores, que gira em torno de R$ 900,00 (novecentos reais).

A decisão do prefeito Arlindo Filho (PDT) dependerá da aprovação dos vereadores de Fortuna, sendo que, alguns mesmo pertencendo a categoria de professores, já declararam publicamente apoiar a medida que visa descontar quase mil reais dos salários atrasados de cada educador.

A redução de direitos já adquiridos pela classe educadora será discutida ainda hoje (28) em Fortuna. A administração municipal alega que os recursos não estão sendo suficientes para a folha dos servidores e que está usando recursos do FUNDEB para pagamentos.

Servidores denunciam Prefeitura de Fortuna por irregularidades na Educação

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Zé Doca se destaca com premiação concedida pelo MEC

A 11º edição do prêmio “Professores do Brasil” reconheceu 30 educadores de escolas públicas que tiveram seus projetos premiados na etapa regional. A professora zedoquense Cleonice de Sousa dos Santos da escola Santos Dumont concorreu na categoria do 6º ao 9º ano e foi premiada, com o título de relato de prática “Ler é Conhecer o Mundo e Transformar a Vida,” ela se destacou em um universo de milhares de professores.

No Maranhão apenas a capital e 07 cidades do interior conseguiram essa premiação. A professora Cleonice ao lado da Secretária de Educação de Zé Doca Sônia Maria recebeu a premiação das mãos do Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão.

Sônia Maria enfatizou que, o município vai continuar dando esse suporte a educação e apoio aos professores, assim como no desenvolvimento de projetos e iniciativas dos docentes, tanto na sede como zona rural para que novas premiações e reconhecimento aconteçam.

“Eu acredito muito nessa maneira inovadora de ensinar para desenvolver a educação, iniciativas como essa sempre terão o nosso reconhecimento.” Ela destacou ainda o compromisso na atual gestão na pessoa da prefeita Josinha Cunha (PR), em trabalhar por uma educação de qualidade e que apresente bons resultados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.