Maranhão apresenta melhor modelo pedagógico entre os 22 estados brasileiros acompanhados pelo Instituto Sonho Grande e Natura

    O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa diagnóstica conduzida pelo Instituto Sonho Grande e Instituto Natura. Os Centros Educa Mais, que representam 70% das escolas analisadas em 22 estados, demonstraram o melhor desempenho na execução do modelo pedagógico, conforme revelado durante uma reunião com o vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

    Com a participação de 57 escolas, 850 professores e 5.069 estudantes, a pesquisa, intitulada Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), apontou que os Centros Educa Mais lideram em projeto de vida e acolhimento.

    O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que os resultados evidenciam o comprometimento do Governo do Estado em fortalecer a educação integral no Maranhão, destacando a importância do acompanhamento e domínio técnico sobre o modelo pedagógico e de gestão.

    A qualidade do ensino integral nos Centros Educa Mais reflete-se nos resultados do SEAMA 2023, onde os alunos da 3ª série do ensino médio integral demonstraram uma proficiência média significativamente superior em Matemática e Língua Portuguesa em comparação com os alunos do ensino parcial.

    Houve também um esforço de expansão do ensino médio integral no estado, com um aumento de 83 novos Centros Educa Mais em 2024, elevando o total para 136 unidades escolares, incluindo duas escolas quilombolas, demonstrando o compromisso contínuo do Maranhão em promover uma educação de qualidade e inclusiva.

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    Enem 2024: período para pedir isenção na taxa de inscrição começa nesta segunda

    O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15).

    Foto: Reprodução

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    Resumo da agenda do Vice-Governador e Secretário de Educação Felipe Camarão no mês de Março de 2024

    Participou do lançamento do programa Pé-de-meia junto com o ministro da Educação Camilo Santana e do Governador Carlos Brandão.

    Prestigiou o lançamento de abertura do Seminário Estadual da Pedagogia da Alternância.
    Participou da Cerimônia de Posse do companheiro Washington Oliveira no cargo de Secretário da Representação Institucional do Distrito Federal.

    Divulgou o novo PAC só na área da Educação aqui no Estado do Maranhão com o investimento de 900 milhões.
    Participou de uma reunião importante entre a Seduc, Funai, MEC e representantes de povos indígenas para tratar sobre o ano letivo das comunidades.
    Prestigiou na Academia Maranhense de Letras da comemoração do nascimento de Manuel Francisco Pacheco e o lançamento do livro o Senhor Fran Pacheco do imortal Carlos Gaspar.
    Participou da posse dos conselheiros e conselheiras e da entrega de requalificação da sala do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Prestigiou no Iema Pleno do lançamento do Projeto do TRE “Voto Jovem na Escola”.
    Reuniu-se com o Governador Carlos Brandão, Duarte Jr, alguns presidentes de partidos aliados e lideranças políticas para debater projeto para a nossa capital.
    Participou junto com o Governador Carlos Brandão e da secretária Tati Pereira do lançamento do edital do Programa Cartão Transporte Universitário.

    Reuniu-se com as Secretarias de Administração, Monitoramento de Ações Governamentais e os Correios para o alinhamento de parceria.
    Participou do Segundo Encontro do PT Maranhão com a presidenta Gleisi Hoffmann para o lançamento dos pré-candidatos e pré- candidatas de diversas cidades do Maranhão.

    Recebeu a Presidenta Nacional do PT na Assembleia Legislativa junto com o Governador Carlos Brandão, Deputados Federais e Estaduais, dentre outros.

    Prestigiou da missa do Festejo de São José, padroeiro do Estado na cidade de Timon.
    Visitou o Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva na cidade de Timon e foi recebido por mais de 150 estudantes que passaram no vestibular.

    Reuniu-se em Balsas com o prefeito, Doutor Erik, a Deputada Estadual, Doutora Viviane, dentre outros.
    Conversou com o pré-candidato à prefeitura de São Pedro dos Crentes, Pedro Coutinho.
    Reuniu-se em Feira Nova do Maranhão com os membros do Diretório Municipal do PT.

    Firmou parceria com os Correios para operação de logística e entrega de materiais da Seduc.

    Prestigiou o Décimo Nono Troféu Mirante Esporte no Teatro Arthur Azevedo.
    Reuniu-se com o Governador Carlos Brandão, Deputadas Iracema Vale e Ana do Gás, o Deputado Rafael para tratar de assuntos políticos.

    Recebeu a comissão do Fórum e do Conselho de Economia Solidária do Maranhão.
    Participou da II Conferência da região que integram os 13 municípios do Estado do Maranhão.
    Reuniu-se com o presidente da Câmara de vereadores de São José de Ribamar, Dudu Diniz dialogando sobre políticas públicas, especialmente na área da educação.

    Prestigiou da Formação “Sobrevoo Mais Integral” com a participação de centenas de gestores e professores.
    Participou em Brasília do anúncio pelo presidente Lula da criação de novos Institutos Federais em todo o Brasil no qual o Maranhão ganhará quatro.
    Participou de uma reunião com a representante da Associação “Preparação da Criança e do Adolescente para a vida” de Fortaleza dos Nogueiras contando com a presença do Deputado Estadual Ricardo Arruda.
    Recebeu estudantes colombianos e professores da Escola Bilíngue José Max Leon de Bogotá.
    Participou da abertura do Festejo da Paróquia de São José dos Migrantes na Vila Itamar.
    Esteve em Olho D’água das Cunhãs entregando a reforma e ampliação do Centro de Ensino José Matos de Oliveira.
    Esteve em Vitorino Freire para a entrega da reforma Centro Ensino Rui Barbosa. Ainda testemunhou o Governador Brandão entregar novos carrinhos do Programa Mais Renda e também títulos de terra aos moradores da cidade.

    Esteve em Bom Jardim para as inaugurações do Centro de Ensino Luzia Rodrigues de Sousa e do Centro Educa Mais Newton Serra.
    Esteve junto com o Governador Carlos Brandão entregando obras nos municípios de Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Joselândia. Em Lima Campos, vistoriaram as obras da Ponte Riacho Quebra Anzol.
    Inaugurou o Centro de Ensino Chagas Costa em Igarapé Grande e o Centro de Ensino Euletério Rocha em Bernardo do Mearim.
    Participou de uma linda homenagem ao lado do Governador Carlos Brandão a todas as mulheres pelo seu dia no Sebrae.
    Recebeu as mulheres do MST para dialogarmos sobre educação do campo, oportunidades e geração de emprego.
    Entregou oficialmente o Centro de Ensino Manuel Beckman no Bequimão.
    Reuniu-se com Rubens Pereira Jr, Bira do Pindaré, Clayton Noleto, Diego Galdino e Francimar Melo para tratar de política.
    Ministrou uma palestra para os acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade IESF no Maiobão.
    Participou da posse dos novos membros do Conselho Estadual de Educação.
    Esteve em Brasília e dialogou com o ministro da Educação Camilo Santana sobre o Maranhão.
    Reuniu-se em Brasília com os Secretários de Educação que compõem os 9 Estados do Nordeste sobre pautas importantes do MEC.
    Participou do Encontro Estadual da Juventude da Articulação em Disparada.
    Vistoriou a obra da nova sede da PRF-MA, acompanhado do diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira e do Deputado Federal Duarte Jr.

    Participou de uma banca de defesa de dissertação do Mestrado em Inovação da UFMG do querido Lucas Martins.
    Reuniu-se com a equipe da Seduc e do IEMA para tratar estratégias para melhorar ainda mais a Educação do Maranhão.

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    Aprovado Projeto de Lei de autoria de Zé Inácio que prevê valorização da vida nas escolas

    Nesta quinta-feira (14), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei nº 225/2023, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas Escolas do estado.

    O projeto tem como principal objetivo promover a defesa incondicional da vida, fortalecendo a autoestima e os valores que contribuem para o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Além disso, visa alertar toda a comunidade escolar sobre a realidade emocional das crianças e adolescentes, promovendo estratégias de prevenção.

    Entre as diretrizes do projeto, estão a disponibilização de indicadores sobre situações como suicídio, automutilação e depressão, o fornecimento de orientações especializadas às equipes técnicas e docentes, e o desenvolvimento de ações para a solidificação de valores e prevenção de conflitos.

    O texto também prevê a inclusão de atendimento escolar especializado, em caráter preventivo, para orientação e encaminhamento individual dos alunos, pais e equipe técnico-pedagógica. Além disso, determina que os pais ou responsáveis sejam comunicados sobre a situação emocional dos filhos, especialmente em casos de transtorno psíquico.

    A aprovação desta política representa um importante avanço na garantia do bem-estar emocional e na promoção da saúde mental dos estudantes maranhenses. A iniciativa visa contribuir para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e empático, onde se fortaleçam os laços de solidariedade, respeito mútuo e busca pela paz.

    Com a promulgação desta lei, o deputado Zé Inácio reafirma seu compromisso com a valorização da vida e o cuidado com seus cidadãos mais jovens, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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    O “Avesso da Pele” e da educação no ensino médio. “Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego”

    Por Alex Ferreira Borralho

    O governador do Paraná mandou recolher nesta semana das escolas estaduais do referido estado a obra “Avesso da Pele”. Segundo a Secretaria de Educação tal ato, que está sendo deflagrado por outros estados, foi necessário porque o mencionado livro contém expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito que podem ser considerados inadequados para exposição a menores de 18 anos, além de vocabulário de “baixo nível”.

    “Vem, minha branquinha. Vem, meu negão. Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego. Adoro a tua pele branquinha. Adoro a tua pele, meu nego. Adoro tua boceta branca. Adoro teu pau preto. E de repente vocês gozavam. E dali para a frente será sempre assim que irão gozar”. Esse é um trecho da obra.
    E aí? É preciso ou não uma análise crítica e reflexiva dos educadores sobre orientação sexual nas escolas? O que percebemos é que através do emprego de nomenclaturas chulas a escola pretende substituir totalmente a função que, inicialmente, tem que ser exercida pela família, esquecendo que nesse contexto, o papel deverá ser o de complementação, com planejamento responsável e adequado para a idade dos alunos e sem lesionar o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de observar e respeitar o pudor, que no início da vida, é herdado dos pais e do ambiente social em que vivem. Esses parâmetros não podem ser banalizados.
    Que o professor deverá transmitir valores, isso ninguém questiona. Agora fazer alunos buscarem o prazer, ensinando-os a “gozar”, ultrapassa o legítimo e o lícito essenciais para o exercício da profissão e não tem relação alguma com ampliação do universo de conhecimentos.
    Orientações em relação a equidade de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual e aos aspectos que envolvem a prevenção de gravidez não planejada, são essenciais e devem existir no ambiente escolar na faixa etária adequada. Mas instigar a “chupar a branquinha e o nego”, com alegação de ensino concernente a captação de informação sexual, é demais. Se assim não for, que passem a colocar alunos para assistirem filmes pornôs em sala de aula, que o efeito de transmissão da temática seria mais rápido.
    Por sua vez, sabemos que a construção da sexualidade é diretamente ligada a individualidade, com atos e funções definidas e pré-determinadas pela própria pessoa.
    Educação sexual é um assunto fundamental para ser debatido de forma regular dentro das instituições, primordialmente no combate a violência de gênero e homofobia e não para adorar “boceta branca” ou “pau preto”, não possuindo tal contexto qualquer relação inclusiva, equitativa e de qualidade.
    No mais, antes que alguém mande fazer o “L”, vale informar que o livro foi incluído no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no ano de 2022, ou seja, durante a presidência de Jair Bolsonaro, tendo sintonia com “o avesso do mundo”.

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    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul

    G1

    A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) está com inscrições abertas para concurso público, com oferta de seis vagas de professor, sendo quatro para o campus Imperatriz e duas para Açailândia.

    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul — Foto: Divulgação/UEMASUL

    As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro.

    Podem se inscrever professores com titulação de doutorado, que deverão atuar nos cursos de:

    • Administração
    • Ciências Biológicas
    • Geografia
    • Letras
    • Química

    A carga horária é 40 horas semanais, com salário de aproximadamente R$ 9.830.

    Para a cidade de Imperatriz, o Edital 01/2024 disponibiliza uma vaga para professor no curso de licenciatura em Geografia.

    Já os editais 03/2024 e 04/2024 disponibilizam três vagas para o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz, sendo duas para a licenciatura em Ciências Biológicas e uma para Química.

    Em Açailândia, o Edital 02/2024 oferta duas vagas nos cursos de Administração e Letras/Português.

    A seleção para todos os cargos é composta de:

    • prova escrita de conhecimentos, com leitura pública, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova de títulos, de caráter classificatório.

    A taxa de inscrição é de R$ 300.

    Para se inscrever, o candidato deve protocolar o requerimento de inscrição no Protocolo Geral da Uemasul, campus Imperatriz, localizado na Rua Godofredo Viana, 1.300, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Para se candidatar é necessário verificar todos os requisitos de cada vaga nos seus respectivos editais.

    Os editais podem ser acessados por meio do link: https://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?td=5.

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    Em São José de Ribamar guarda municipal comanda escolas cívico-militares

    A volta às aulas no município de São José de Ribamar veio com muitas novidades. Além de escolas bem estruturadas e climatizadas, a prefeitura entregou uma nova creche na região das vilas e aderiu o modelo de ensino cívico militar em duas escolas da rede, que passam a ser comandadas pela Guarda Municipal, fato único no estado do Maranhão, tendo em vista que em nenhum outro município a Guarda Municipal atua dentro das escolas neste formato.

    Agora as escolas Humberto de Campos e Dr. José Silva, são cívico-militares, a Secretaria de Educação continua responsável pelo currículo escolar, que é o mesmo das escolas civis e os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo os guardas municipais responsáveis pelo monitoramento na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

    Segundo o comandante da escola Humberto de Campos, Tenente Carneiro, as escolas cívico-militares são instituições de ensino que combinam elementos da educação civil com a disciplina e a estrutura das instituições militares enfatizando a disciplina e a hierarquia.

    “Os alunos são preparados para seguirem regras e mostrarem respeito pelas autoridades escolares. A aceitação dos pais foi muito positiva, tanto que já estamos planejando junto à Secretaria de Educação aplicar esse modelo”, destacou o tenente.

    Dentro das escolas, os estudantes aceitaram bem as mudanças, antes e depois das aulas todos ficam em pelotão e os professores são tratados com formalidade.

    “Eu gostei das mudanças, sempre fomos bem tratados na escola, a diferença agora é que seguimos algumas regras que não tinham antes. Mas é bom ter disciplina e mais organização”, disse o estudante Ruan Costa, de 13 anos.

    Os alunos também usam uniformes diferenciais, semelhantes ao da Guarda Municipal.

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    Seduc divulga editais para pré-matrícula na rede estadual de ensino no Maranhão

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (12), editais referentes às datas e normas para a realização da pré-matrícula, que acontecerá de 15/01 a 02/02/2024, e matrícula, que será de 24/01 a 09/02/2024, na rede estadual de ensino.

    Foto Reprodução

    Todo o processo será feito de modo on-line, por meio do link https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2024, durante as datas especificadas nos editais próprios das etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    A medida irá facilitar o acesso à rede estadual de educação de forma rápida e cômoda. Para quem tem dificuldades de acesso à internet, a Seduc irá disponibilizar pontos de apoio para a realização da pré-matrícula on-line, disponíveis em cada uma das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) espalhadas pelo Maranhão e em algumas escolas da rede.

    As vagas serão preenchidas considerando a ordem cronológica de inscrição. É importante destacar que, para a confirmação da matrícula, caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos durante a pré-matrícula, omissão de informações requeridas ou ausência de qualquer documento obrigatório exigido no edital específico da etapa, o estudante terá sua matrícula cancelada, com desclassificação.

    Iema Integral Bilíngue

    As vagas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Integral Bilíngue (tanto na unidade São Luís quanto na unidade Santa Inês) serão oferecidas às crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2024. Não serão admitidas matrículas de estudantes em desacordo com esta norma.

    Creches – Centro e Liberdade (São Luís)

    As vagas serão oferecidas para a turma Berçário (bebês com um ano completo até 31 de março de 2024) e turma Creche 1 (crianças com dois anos completos até 31 de março de 2024) nas duas unidades. Serão ofertadas também para a turma Creche 2 (crianças com três anos completos até 31 de março de 2024), somente na unidade Creche do Centro.

    Educação Especial e demais modalidades

    A matrícula da Educação Especial, Campo, Quilombola e Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando não constante no sistema de pré-matrícula, será realizada diretamente nos Centros de Ensino, nos limites da disponibilidade de vagas de cada unidade escolhida pelo estudante.

    Cronograma

     O período de pré-matrícula para cada etapa:
    – Iema Integral Bilíngue: 15 e 16 de janeiro;
    – Creches do Centro e Liberdade: 17 a 19 de janeiro;
    – Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais: 22 a 26 de janeiro;
    – Ensino Médio Parcial, Integral (1ª série) e Ejatec (I etapa): 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

    O número de vagas disponíveis de todas as etapas e modalidades para a matrícula dos estudantes transferidos estará disponível nos Centros de Ensino. Para acessar o link da modalidade desejada, acesse o site educação.ma.gov.br.

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    Prefeitura de Tuntum inicia renovação de matrículas para 2024 na segunda (8)

    A Prefeitura de Tuntum vai dar início na próxima segunda-feira,08 e segue até o dia 12, ao processo de renovação de matrículas para o ano letivo de 2024 na rede municipal de educação.

    Serão contempladas todas as modalidades de ensino da Rede Municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Já nos períodos de 15 a 19 de janeiro acontece o processo de matrículas para novos alunos para alunos da Educação Infantil, Creche, Pré-Escola, e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano regular e Educação de Jovens e Adultos, EJA.

    O processo ocorre de forma presencial em todas as unidades de ensino municipais de Tuntum, junto a secretaria de cada instituição em que o estudante é matriculado, atualmente.

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    Prefeitura promove formatura do ABC em São Benedito do Rio Preto

    A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a primeira formatura do ABC dos alunos da creche-escola Carine Ellen Albuquerque Pereira, no último dia 10.

    Prefeito Wallas Rocha ao lado de uma das formandas

    As crianças estavam radiantes, vestidas a caráter para o baile de formatura. O evento foi prestigiado pelos pais dos alunos, o prefeito Wallas Rocha e autoridades municipais.

    A temática da festa foi o “Mágico de Oz”. Os detalhes da decoração encantaram os presentes. Os formandos recebem o canudo com os seus respectivos diplomas, o anel do ABC e realizaram uma linda apresentação.

    Nossas crianças simbolizam o futuro do nosso povo sambeneditense e nossa gestão não medirá esforços, nem distâncias para mantermos uma educação de qualidade. Parabéns aos nossos ‘Doutores do ABC’!”, parabenizou o prefeito.

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    Gestão Paula Azevedo avança na inclusão educacional com o Curso de LIBRAS em Paço do Lumiar

    A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) encerrou, nesta terça-feira (12), o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) destinado aos servidores da rede educacional municipal. Com duração de três meses, a formação teve o objetivo de fortalecer a capacidade de comunicação e interação com alunos surdos, promovendo a inclusão tanto dentro quanto fora da sala de aula.

    A iniciativa ressalta o trabalho importante da gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) na garantia de uma educação de qualidade em Paço do Lumiar, reforçando seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

    “Essa iniciativa reflete nosso compromisso com uma educação inclusiva e acessível a todos. Estamos empenhados em proporcionar as ferramentas necessárias para que nossa equipe possa oferecer o melhor atendimento. Educação é o alicerce do futuro, e queremos construir esse futuro juntos, com respeito e igualdade para todos os nossos alunos,” disse a prefeita.

    Realizado pelo Departamento de Aprendizado Educacional Especializado (DAEE), o curso contou com 44 servidores que concluíram com sucesso, evidenciando o comprometimento da SEMED e dos profissionais da educação municipal em aprimorar suas habilidades linguísticas para melhor atender às necessidades de uma comunidade diversificada.

    O próximo passo para os participantes é a transição para a turma intermediária em LIBRAS, proporcionando um aprofundamento nos conhecimentos adquiridos no curso básico.

    “A capacitação visa preparar ainda mais os servidores municipais para atuarem de maneira eficaz na promoção de um ambiente educacional inclusivo, facilitando assim a comunicação com a comunidade surda”, afirmou a secretária adjunta Kênia Guimarães, que prestigiou a solenidade de conclusão.

    As inscrições para a próxima turma de LIBRAS estão previstas para iniciar em março de 2024, abrindo oportunidades para que mais membros da comunidade educacional de Paço do Lumiar participem deste valioso programa de capacitação. A SEMED reforça seu compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade, destacando a importância da formação em LIBRAS como ferramenta essencial para a construção de uma educação mais acessível e igualitária.

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    Fernando Pessoa entrega escola recuperada em povoado de Tuntum após ser recebida em péssimo estado

    O prefeito de Tuntum Fernando Pessoa entregou na última quinta-feira (30), a Escola Oneide Milhomem Sipaúba no Povoado São Joaquim dos Melos, totalmente reformada e com novas mobílias.

    Junto ao prefeito Fernando Pessoa estavam o vice-prefeito Nelson do Nanxi, o vereador Sergio e a secretaria Municipal de Educação Antônia Morais.

    A Escola foi construída na gestão do saudoso ex-prefeito Chico Cunha, em substituição a antiga escola que tinha sido abandonada durante o terceiro mandato do ex-prefeito Tema.

    A atual gestão recebeu todas as escolas do município em péssimo estado de conservação, praticamente sem mobília e com a estrutura física em estado crítico com poucas condições de funcionamento.

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