Afya classifica-se para a segunda etapa do Mais Médicos 3 e pleiteia a abertura de cursos de Medicina na Regional de Saúde de Chapadinha

     A trajetória consolidada da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expansão no Maranhão, com a abertura de curso de Medicina no município de Araioses (MA) por meio do Programa Mais Médicos 3. O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (31/01), a relação das mantenedoras admitidas na primeira etapa do processo, com a classificação da Afya para a região de Chapadinha, que ocorreu por meio da instituição de ensino Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos – Itpac.

    No Estado, a Afya já conta com a Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, com curso de Medicina reconhecido e nota 5 (máxima) pelo MEC. A unidade vai formar sua primeira turma do Mais Médicos em junho do ano que vem. Com 5 anos de atuação, a unidade de Santa Inês conta com 356 alunos ativos de medicina, dos quais 100 já fazem atendimentos em internato, em unidades de saúde do município.

    Com a terceira edição do Programa, o Governo Federal prioriza a interiorização e a ampliação do acesso à saúde, possibilitando mais 5,7 mil vagas de Medicina. “A Afya tem um compromisso sólido com a expansão do ensino médico em regiões que mais precisam de profissionais qualificados. A classificação para a segunda etapa do Mais Médicos 3 reforça nosso propósito de levar formação de excelência para o interior do Brasil, fortalecendo a rede de saúde local e promovendo impacto direto na qualidade do atendimento à população. A chegada de um curso de Medicina representa não apenas uma nova oportunidade educacional, mas também econômico e um avanço para toda a estrutura de saúde da região”, avalia Luiz Cláudio Pereira, diretor acadêmico de graduação da Afya.


    O município de Araioses possui cerca de 40 mil habitantes. Nesta primeira etapa, o Ministério da Educação avaliou a análise documental e a capacidade econômico-financeira das mantenedoras. A próxima fase, com resultado previsto para o dia 28 de março, analisará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O desfecho do processo está previsto para o dia 30 de maio.

    Tradição e reconhecimento
    A Afya é referência na formação de profissionais de saúde com excelência acadêmica e inovação. No Nordeste conta com 14 instituições de ensino de graduação e outras 6 unidades de Educação Médica, com cursos de pós-graduação. Além de Alagoas, a Afya oferece graduação em medicina nos estados da Bahia, Paraíba, do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, com notas 4 e 5 no MEC.  

    A empresa é reconhecida pelo compromisso em oferecer ensino de qualidade, aliando tecnologia e metodologias inovadoras para transformar a jornada dos médicos desde a graduação até a especialização e a prática profissional. Seu impacto é amplamente validado pelo mercado e por órgãos reguladores, garantindo uma formação alinhada às necessidades reais da saúde no Brasil.

    Expansão
    Além do curso pleiteado em Araioses, a Afya busca abertura de cursos em outras 22 cidades, em diferentes regiões do País, confirmando sua abrangência enquanto maior hub de educação em saúde e healthtechs do Brasil. Hoje, a Afya possui 37 Instituições de Ensino e está em 19 Estados brasileiros.

    Sobre a Afya  

    A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq  em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.  Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Profª Honorina Carneiro e Tiago Carneiro lideram a transformação do IESF em Centro Universitário reconhecido pelo MEC; novos cursos a caminho

    Sob a liderança estratégica da Professora Doutora Honorina Maria Simões Carneiro e de seu filho, o Especialista Tiago Carneiro, o Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano (UNIESF) alcançou uma transformação significativa, tanto no âmbito estrutural quanto na consolidação de um ensino superior de excelência, alinhado às demandas sociais e econômicas da comunidade local e regional.

    No dia 20 de janeiro de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 58, de 17 de janeiro de 2025, que oficializa o credenciamento do UNIESF como Centro Universitário. Este ato normativo reflete o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) pelo desempenho da instituição e reafirma seu protagonismo no cenário educacional de Paço do Lumiar e demais localidades do interior do Maranhão, onde já oferece cursos superiores de alto impacto.

    Com o credenciamento, o UNIESF passa a gozar de autonomia acadêmica plena, conforme previsto na legislação educacional brasileira, possibilitando a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, a ampliação do número de vagas e a expedição direta de seus próprios diplomas. Esses avanços reforçam a posição institucional da UNIESF como uma entidade de ensino comprometida com a formação cidadã e com a qualificação profissional de excelência, atendendo às necessidades do mercado e das políticas públicas de educação.

    “Em quase duas décadas de dedicação à direção da instituição, nosso objetivo sempre foi oferecer um ensino superior transformador, capaz de formar cidadãos conscientes de seu papel social e preparados para impactar positivamente suas comunidades”, destacou a Profª Drª. Honorina Maria Simões Carneiro, Diretora Acadêmica e Mantenedora do UNIESF.

    O credenciamento representa não apenas um marco jurídico e institucional, mas também um passo estratégico para fortalecer a capacidade do UNIESF de contribuir para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Maranhão. A conquista reflete a seriedade com que a instituição conduz sua missão, investindo continuamente na qualificação de seus docentes, na modernização de suas instalações e na adoção de práticas pedagógicas inovadoras.

    “Este é o resultado de um trabalho coletivo, realizado com o esforço de toda a comunidade acadêmica. Agradecemos e parabenizamos nossos discentes, docentes, gestores e colaboradores administrativos, que constroem diariamente o ambiente de excelência que caracteriza o UNIESF”, afirmou o Diretor Administrativo e Financeiro, Esp. Tiago Carneiro.

    O credenciamento do UNIESF como Centro Universitário inaugura uma nova era de oportunidades e desafios, reafirmando o compromisso da instituição com a educação como um instrumento de transformação social e fortalecimento da cidadania. “Sejam todos bem-vindos a essa nova fase, marcada por um futuro promissor e por um compromisso ainda mais sólido com a formação de profissionais preparados para os desafios do século XXI”, concluiu a Profª Drª. Honorina Carneiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Curso Wellington realizará a 16ª edição de “Revisão Solidária para o ENEM”

    O Curso Wellington, preparatório para concursos, Enem e outros vestibulares, realizará a 16ª edição do “Enem Solidário”, que consiste em uma revisão com os principais conteúdos cobrados nas provas. Com o tema “você doa alimento, Curso Wellington doa conhecimento”, a instituição busca arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados a pessoas carentes.

    Sobre a revisão, Wellington, o diretor do Curso, disse ser uma forma de ajudar aqueles estudantes que não tem condições financeiras de pagar um bom cursinho e, também, ajudar as pessoas que precisam de alimentos.

    A Revisão ocorrerá no auditório do Curso Wellington, unidade do Monte Castelo, nos dias 29 de outubro a 09 de novembro. Serão abordados temas das disciplinas Língua Portuguesa, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Matemática e Redação. Para participar, o vestibulando precisa doar 05 quilos de alimentos, que serão revertidos para comunidades carentes, entidades filantrópicas, dentre elas o Hospital Aldenora Bello.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Codó inaugura nova Escola Municipal Santo Antônio totalmente modernizada no Povoado Puraquer

    A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado (18) a cerimônia de inauguração da nova Escola Municipal Santo Antônio, no povoado Puraquer, no Polo Educacional Centro dos Monteiros.

    A nova Escola Municipal Santo Antônio representa um marco histórico para a comunidade do Puraquer, que por mais de 12 anos aguardava por uma estrutura educacional moderna e adequada. A escola, construída do zero, oferece aos alunos um ambiente amplo, seguro e propício para o aprendizado, com salas de aulas iluminadas, refeitório e áreas de lazer.

    A secretária de Educação, Maria do Carmo, destacou a importância da nova escola para a região. “A Escola Santo Antônio é um sonho realizado para os moradores do Puraquer. Essa escola representa o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação pública e com o desenvolvimento das nossas comunidades quilombolas”, afirmou.

    O prefeito Dr. Zé Francisco celebrou a entrega da nova escola e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a educação. “A educação é a chave para o futuro das nossas crianças e jovens. Por isso, estamos investindo na construção de novas escolas, na formação dos professores e na compra de novos materiais didáticos”, disse ele.


    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão apresenta melhor modelo pedagógico entre os 22 estados brasileiros acompanhados pelo Instituto Sonho Grande e Natura

    O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa diagnóstica conduzida pelo Instituto Sonho Grande e Instituto Natura. Os Centros Educa Mais, que representam 70% das escolas analisadas em 22 estados, demonstraram o melhor desempenho na execução do modelo pedagógico, conforme revelado durante uma reunião com o vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

    Com a participação de 57 escolas, 850 professores e 5.069 estudantes, a pesquisa, intitulada Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), apontou que os Centros Educa Mais lideram em projeto de vida e acolhimento.

    O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que os resultados evidenciam o comprometimento do Governo do Estado em fortalecer a educação integral no Maranhão, destacando a importância do acompanhamento e domínio técnico sobre o modelo pedagógico e de gestão.

    A qualidade do ensino integral nos Centros Educa Mais reflete-se nos resultados do SEAMA 2023, onde os alunos da 3ª série do ensino médio integral demonstraram uma proficiência média significativamente superior em Matemática e Língua Portuguesa em comparação com os alunos do ensino parcial.

    Houve também um esforço de expansão do ensino médio integral no estado, com um aumento de 83 novos Centros Educa Mais em 2024, elevando o total para 136 unidades escolares, incluindo duas escolas quilombolas, demonstrando o compromisso contínuo do Maranhão em promover uma educação de qualidade e inclusiva.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enem 2024: período para pedir isenção na taxa de inscrição começa nesta segunda

    O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15).

    Foto: Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Resumo da agenda do Vice-Governador e Secretário de Educação Felipe Camarão no mês de Março de 2024

    Participou do lançamento do programa Pé-de-meia junto com o ministro da Educação Camilo Santana e do Governador Carlos Brandão.

    Prestigiou o lançamento de abertura do Seminário Estadual da Pedagogia da Alternância.
    Participou da Cerimônia de Posse do companheiro Washington Oliveira no cargo de Secretário da Representação Institucional do Distrito Federal.

    Divulgou o novo PAC só na área da Educação aqui no Estado do Maranhão com o investimento de 900 milhões.
    Participou de uma reunião importante entre a Seduc, Funai, MEC e representantes de povos indígenas para tratar sobre o ano letivo das comunidades.
    Prestigiou na Academia Maranhense de Letras da comemoração do nascimento de Manuel Francisco Pacheco e o lançamento do livro o Senhor Fran Pacheco do imortal Carlos Gaspar.
    Participou da posse dos conselheiros e conselheiras e da entrega de requalificação da sala do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Prestigiou no Iema Pleno do lançamento do Projeto do TRE “Voto Jovem na Escola”.
    Reuniu-se com o Governador Carlos Brandão, Duarte Jr, alguns presidentes de partidos aliados e lideranças políticas para debater projeto para a nossa capital.
    Participou junto com o Governador Carlos Brandão e da secretária Tati Pereira do lançamento do edital do Programa Cartão Transporte Universitário.

    Reuniu-se com as Secretarias de Administração, Monitoramento de Ações Governamentais e os Correios para o alinhamento de parceria.
    Participou do Segundo Encontro do PT Maranhão com a presidenta Gleisi Hoffmann para o lançamento dos pré-candidatos e pré- candidatas de diversas cidades do Maranhão.

    Recebeu a Presidenta Nacional do PT na Assembleia Legislativa junto com o Governador Carlos Brandão, Deputados Federais e Estaduais, dentre outros.

    Prestigiou da missa do Festejo de São José, padroeiro do Estado na cidade de Timon.
    Visitou o Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva na cidade de Timon e foi recebido por mais de 150 estudantes que passaram no vestibular.

    Reuniu-se em Balsas com o prefeito, Doutor Erik, a Deputada Estadual, Doutora Viviane, dentre outros.
    Conversou com o pré-candidato à prefeitura de São Pedro dos Crentes, Pedro Coutinho.
    Reuniu-se em Feira Nova do Maranhão com os membros do Diretório Municipal do PT.

    Firmou parceria com os Correios para operação de logística e entrega de materiais da Seduc.

    Prestigiou o Décimo Nono Troféu Mirante Esporte no Teatro Arthur Azevedo.
    Reuniu-se com o Governador Carlos Brandão, Deputadas Iracema Vale e Ana do Gás, o Deputado Rafael para tratar de assuntos políticos.

    Recebeu a comissão do Fórum e do Conselho de Economia Solidária do Maranhão.
    Participou da II Conferência da região que integram os 13 municípios do Estado do Maranhão.
    Reuniu-se com o presidente da Câmara de vereadores de São José de Ribamar, Dudu Diniz dialogando sobre políticas públicas, especialmente na área da educação.

    Prestigiou da Formação “Sobrevoo Mais Integral” com a participação de centenas de gestores e professores.
    Participou em Brasília do anúncio pelo presidente Lula da criação de novos Institutos Federais em todo o Brasil no qual o Maranhão ganhará quatro.
    Participou de uma reunião com a representante da Associação “Preparação da Criança e do Adolescente para a vida” de Fortaleza dos Nogueiras contando com a presença do Deputado Estadual Ricardo Arruda.
    Recebeu estudantes colombianos e professores da Escola Bilíngue José Max Leon de Bogotá.
    Participou da abertura do Festejo da Paróquia de São José dos Migrantes na Vila Itamar.
    Esteve em Olho D’água das Cunhãs entregando a reforma e ampliação do Centro de Ensino José Matos de Oliveira.
    Esteve em Vitorino Freire para a entrega da reforma Centro Ensino Rui Barbosa. Ainda testemunhou o Governador Brandão entregar novos carrinhos do Programa Mais Renda e também títulos de terra aos moradores da cidade.

    Esteve em Bom Jardim para as inaugurações do Centro de Ensino Luzia Rodrigues de Sousa e do Centro Educa Mais Newton Serra.
    Esteve junto com o Governador Carlos Brandão entregando obras nos municípios de Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Joselândia. Em Lima Campos, vistoriaram as obras da Ponte Riacho Quebra Anzol.
    Inaugurou o Centro de Ensino Chagas Costa em Igarapé Grande e o Centro de Ensino Euletério Rocha em Bernardo do Mearim.
    Participou de uma linda homenagem ao lado do Governador Carlos Brandão a todas as mulheres pelo seu dia no Sebrae.
    Recebeu as mulheres do MST para dialogarmos sobre educação do campo, oportunidades e geração de emprego.
    Entregou oficialmente o Centro de Ensino Manuel Beckman no Bequimão.
    Reuniu-se com Rubens Pereira Jr, Bira do Pindaré, Clayton Noleto, Diego Galdino e Francimar Melo para tratar de política.
    Ministrou uma palestra para os acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade IESF no Maiobão.
    Participou da posse dos novos membros do Conselho Estadual de Educação.
    Esteve em Brasília e dialogou com o ministro da Educação Camilo Santana sobre o Maranhão.
    Reuniu-se em Brasília com os Secretários de Educação que compõem os 9 Estados do Nordeste sobre pautas importantes do MEC.
    Participou do Encontro Estadual da Juventude da Articulação em Disparada.
    Vistoriou a obra da nova sede da PRF-MA, acompanhado do diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira e do Deputado Federal Duarte Jr.

    Participou de uma banca de defesa de dissertação do Mestrado em Inovação da UFMG do querido Lucas Martins.
    Reuniu-se com a equipe da Seduc e do IEMA para tratar estratégias para melhorar ainda mais a Educação do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Aprovado Projeto de Lei de autoria de Zé Inácio que prevê valorização da vida nas escolas

    Nesta quinta-feira (14), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei nº 225/2023, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas Escolas do estado.

    O projeto tem como principal objetivo promover a defesa incondicional da vida, fortalecendo a autoestima e os valores que contribuem para o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Além disso, visa alertar toda a comunidade escolar sobre a realidade emocional das crianças e adolescentes, promovendo estratégias de prevenção.

    Entre as diretrizes do projeto, estão a disponibilização de indicadores sobre situações como suicídio, automutilação e depressão, o fornecimento de orientações especializadas às equipes técnicas e docentes, e o desenvolvimento de ações para a solidificação de valores e prevenção de conflitos.

    O texto também prevê a inclusão de atendimento escolar especializado, em caráter preventivo, para orientação e encaminhamento individual dos alunos, pais e equipe técnico-pedagógica. Além disso, determina que os pais ou responsáveis sejam comunicados sobre a situação emocional dos filhos, especialmente em casos de transtorno psíquico.

    A aprovação desta política representa um importante avanço na garantia do bem-estar emocional e na promoção da saúde mental dos estudantes maranhenses. A iniciativa visa contribuir para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e empático, onde se fortaleçam os laços de solidariedade, respeito mútuo e busca pela paz.

    Com a promulgação desta lei, o deputado Zé Inácio reafirma seu compromisso com a valorização da vida e o cuidado com seus cidadãos mais jovens, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O “Avesso da Pele” e da educação no ensino médio. “Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego”

    Por Alex Ferreira Borralho

    O governador do Paraná mandou recolher nesta semana das escolas estaduais do referido estado a obra “Avesso da Pele”. Segundo a Secretaria de Educação tal ato, que está sendo deflagrado por outros estados, foi necessário porque o mencionado livro contém expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito que podem ser considerados inadequados para exposição a menores de 18 anos, além de vocabulário de “baixo nível”.

    “Vem, minha branquinha. Vem, meu negão. Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego. Adoro a tua pele branquinha. Adoro a tua pele, meu nego. Adoro tua boceta branca. Adoro teu pau preto. E de repente vocês gozavam. E dali para a frente será sempre assim que irão gozar”. Esse é um trecho da obra.
    E aí? É preciso ou não uma análise crítica e reflexiva dos educadores sobre orientação sexual nas escolas? O que percebemos é que através do emprego de nomenclaturas chulas a escola pretende substituir totalmente a função que, inicialmente, tem que ser exercida pela família, esquecendo que nesse contexto, o papel deverá ser o de complementação, com planejamento responsável e adequado para a idade dos alunos e sem lesionar o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de observar e respeitar o pudor, que no início da vida, é herdado dos pais e do ambiente social em que vivem. Esses parâmetros não podem ser banalizados.
    Que o professor deverá transmitir valores, isso ninguém questiona. Agora fazer alunos buscarem o prazer, ensinando-os a “gozar”, ultrapassa o legítimo e o lícito essenciais para o exercício da profissão e não tem relação alguma com ampliação do universo de conhecimentos.
    Orientações em relação a equidade de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual e aos aspectos que envolvem a prevenção de gravidez não planejada, são essenciais e devem existir no ambiente escolar na faixa etária adequada. Mas instigar a “chupar a branquinha e o nego”, com alegação de ensino concernente a captação de informação sexual, é demais. Se assim não for, que passem a colocar alunos para assistirem filmes pornôs em sala de aula, que o efeito de transmissão da temática seria mais rápido.
    Por sua vez, sabemos que a construção da sexualidade é diretamente ligada a individualidade, com atos e funções definidas e pré-determinadas pela própria pessoa.
    Educação sexual é um assunto fundamental para ser debatido de forma regular dentro das instituições, primordialmente no combate a violência de gênero e homofobia e não para adorar “boceta branca” ou “pau preto”, não possuindo tal contexto qualquer relação inclusiva, equitativa e de qualidade.
    No mais, antes que alguém mande fazer o “L”, vale informar que o livro foi incluído no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no ano de 2022, ou seja, durante a presidência de Jair Bolsonaro, tendo sintonia com “o avesso do mundo”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul

    G1

    A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) está com inscrições abertas para concurso público, com oferta de seis vagas de professor, sendo quatro para o campus Imperatriz e duas para Açailândia.

    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul — Foto: Divulgação/UEMASUL

    As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro.

    Podem se inscrever professores com titulação de doutorado, que deverão atuar nos cursos de:

    • Administração
    • Ciências Biológicas
    • Geografia
    • Letras
    • Química

    A carga horária é 40 horas semanais, com salário de aproximadamente R$ 9.830.

    Para a cidade de Imperatriz, o Edital 01/2024 disponibiliza uma vaga para professor no curso de licenciatura em Geografia.

    Já os editais 03/2024 e 04/2024 disponibilizam três vagas para o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz, sendo duas para a licenciatura em Ciências Biológicas e uma para Química.

    Em Açailândia, o Edital 02/2024 oferta duas vagas nos cursos de Administração e Letras/Português.

    A seleção para todos os cargos é composta de:

    • prova escrita de conhecimentos, com leitura pública, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova de títulos, de caráter classificatório.

    A taxa de inscrição é de R$ 300.

    Para se inscrever, o candidato deve protocolar o requerimento de inscrição no Protocolo Geral da Uemasul, campus Imperatriz, localizado na Rua Godofredo Viana, 1.300, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Para se candidatar é necessário verificar todos os requisitos de cada vaga nos seus respectivos editais.

    Os editais podem ser acessados por meio do link: https://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?td=5.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em São José de Ribamar guarda municipal comanda escolas cívico-militares

    A volta às aulas no município de São José de Ribamar veio com muitas novidades. Além de escolas bem estruturadas e climatizadas, a prefeitura entregou uma nova creche na região das vilas e aderiu o modelo de ensino cívico militar em duas escolas da rede, que passam a ser comandadas pela Guarda Municipal, fato único no estado do Maranhão, tendo em vista que em nenhum outro município a Guarda Municipal atua dentro das escolas neste formato.

    Agora as escolas Humberto de Campos e Dr. José Silva, são cívico-militares, a Secretaria de Educação continua responsável pelo currículo escolar, que é o mesmo das escolas civis e os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo os guardas municipais responsáveis pelo monitoramento na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

    Segundo o comandante da escola Humberto de Campos, Tenente Carneiro, as escolas cívico-militares são instituições de ensino que combinam elementos da educação civil com a disciplina e a estrutura das instituições militares enfatizando a disciplina e a hierarquia.

    “Os alunos são preparados para seguirem regras e mostrarem respeito pelas autoridades escolares. A aceitação dos pais foi muito positiva, tanto que já estamos planejando junto à Secretaria de Educação aplicar esse modelo”, destacou o tenente.

    Dentro das escolas, os estudantes aceitaram bem as mudanças, antes e depois das aulas todos ficam em pelotão e os professores são tratados com formalidade.

    “Eu gostei das mudanças, sempre fomos bem tratados na escola, a diferença agora é que seguimos algumas regras que não tinham antes. Mas é bom ter disciplina e mais organização”, disse o estudante Ruan Costa, de 13 anos.

    Os alunos também usam uniformes diferenciais, semelhantes ao da Guarda Municipal.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Seduc divulga editais para pré-matrícula na rede estadual de ensino no Maranhão

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (12), editais referentes às datas e normas para a realização da pré-matrícula, que acontecerá de 15/01 a 02/02/2024, e matrícula, que será de 24/01 a 09/02/2024, na rede estadual de ensino.

    Foto Reprodução

    Todo o processo será feito de modo on-line, por meio do link https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2024, durante as datas especificadas nos editais próprios das etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    A medida irá facilitar o acesso à rede estadual de educação de forma rápida e cômoda. Para quem tem dificuldades de acesso à internet, a Seduc irá disponibilizar pontos de apoio para a realização da pré-matrícula on-line, disponíveis em cada uma das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) espalhadas pelo Maranhão e em algumas escolas da rede.

    As vagas serão preenchidas considerando a ordem cronológica de inscrição. É importante destacar que, para a confirmação da matrícula, caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos durante a pré-matrícula, omissão de informações requeridas ou ausência de qualquer documento obrigatório exigido no edital específico da etapa, o estudante terá sua matrícula cancelada, com desclassificação.

    Iema Integral Bilíngue

    As vagas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Integral Bilíngue (tanto na unidade São Luís quanto na unidade Santa Inês) serão oferecidas às crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2024. Não serão admitidas matrículas de estudantes em desacordo com esta norma.

    Creches – Centro e Liberdade (São Luís)

    As vagas serão oferecidas para a turma Berçário (bebês com um ano completo até 31 de março de 2024) e turma Creche 1 (crianças com dois anos completos até 31 de março de 2024) nas duas unidades. Serão ofertadas também para a turma Creche 2 (crianças com três anos completos até 31 de março de 2024), somente na unidade Creche do Centro.

    Educação Especial e demais modalidades

    A matrícula da Educação Especial, Campo, Quilombola e Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando não constante no sistema de pré-matrícula, será realizada diretamente nos Centros de Ensino, nos limites da disponibilidade de vagas de cada unidade escolhida pelo estudante.

    Cronograma

     O período de pré-matrícula para cada etapa:
    – Iema Integral Bilíngue: 15 e 16 de janeiro;
    – Creches do Centro e Liberdade: 17 a 19 de janeiro;
    – Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais: 22 a 26 de janeiro;
    – Ensino Médio Parcial, Integral (1ª série) e Ejatec (I etapa): 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

    O número de vagas disponíveis de todas as etapas e modalidades para a matrícula dos estudantes transferidos estará disponível nos Centros de Ensino. Para acessar o link da modalidade desejada, acesse o site educação.ma.gov.br.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.