RAPIDINHAS DO LC

    ECAD  BAMBURRA

    Nunca o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD -faturou tanto como agora no governo de Roseana Sarney.

    A Secretaria de Estado da Cultura, dirigida divinamente pelo advogado Bulcão, repassou para o ECAD R$ 250 mil no mês de março. A farra é boa e promete.

    BOM CORAÇÃO

    O secretário de Cultura, o divino Bulcão, anda com o doador aberto. Contemplou em março deste ano uma estranha Associação dos Amigos da Música do Maranhão com R$ 93 mil.

    E ainda tem gente que diz por aí que Bulcão não abre a mão nem para acenar tchau. Pura maldade. Boizinho, o Bulcão, ou melhor, bonzinho, o Bulcão.

    PLENOS PODERES

    A folha da Fapema é uma graça. Contempla de A a Z.  Altamiro Ferraz  JR. Poderes Públicos, percebeu em março R$ 26.876,56, enquanto Neuton da Silva Poderes Públicos levou, no mesmo período, R$ 5 mil.

    Se for sobrenome, os Poderes Públicos estão encaixados em seus devidos lugares.

    ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA LAVAM A BURRA

    A Caema e o Detran possuem setores jurídicos gabaritados. Ainda assim, gastam os tubos com escritórios de advocacia.

    O Detran pagou ao Duailibe E Sauia Advogados Associados R$ 421.750,00, em março, enquanto a Caema desembolsou para a Fernando Cavalcante Advogados Associados R$ 32.847,50, também em março.

    Um apita, sinaliza, e o outro jorra.

    CAMPANHA ANTECIPADA

    O deputado Ricardo Murad comandou pessoalmente a festa do Dia do Trabalhador, primeiro de maio, em Coroatá.

    Depois de fazer gincana estudantil, com a premiação de estadias no litoral maranhense para as equipes vencedoras, distribuiu, através de sorteios, 90 geladeiras.

    E mais: 300 capacetes. Que o sol de Coroatá é escaldante, todos sabem. Mas Ricardão acha que a população anda com a cabeça quente. Nada mais justo para Ricardão proteger o jardim dos coroataenses.

    O AZAR DE LUIS PEDRO

    Preparado para assumir a vaga do deputado Chico Leitoa, o ex-deputado Luiz Pedro teve a esposa demitida da Assembléia Legislativa para não consumar o ato de nepotismo.

    A Justiça Eleitoral decidiu pela permanência de Leitoa e a esposa de Luiz Pedro nunca mais retornou ao cargo. Só muita vela e orações aos orixás.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Após 18 anos, governo libera retomada do garimpo em Serra Pelada, no Pará

     

     Do Globo Amazônia, em São Paulo

    Foto: Reprodução/TV Globo Foto: Reprodução/TV Globo

    Homens trabalham em Serra Pelada nos anos 80, quando o local ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Desativada desde 1992, a mina de ouro de Serra Pelada, no Pará, deverá retomar suas atividades de forma mecanizada. A portaria de concessão de lavra que permitirá o retorno da mineração no local, conhecido nos anos de 1980 como o maior garimpo a céu aberto do mundo, foi assinada na manhã desta sexta-feira (7) pelo ministro de Minas e Energia, Marcos Zimmermann, em Curionópolis.

    A decisão dá direito de exploração do ouro à Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE), formada pela empresa canadense Colossus Minerals Inc, detentora de 75% da sociedade, e pela Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que terá 25% de participação no negócio e conta com 45 mil garimpeiros associados. 

    A atividade será retomada de maneira mecanizada, restringindo a lavra rudimentar em qualquer área, exceto em remanescentes de rejeitos. Para tornar a exploração viável, será construída uma mina subterrânea com rampa de acesso de 1,6 quilômetro, por onde deverão ser transportados os equipamentos.

    Segundo o Ministério de Minas e Energia, a retomada de Serra Pelada é negociada desde 2003 com mais de 20 associações, sindicatos e cooperativas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Assembléia Legislativa paga para deputados ausentes

    O deputado Ricardo Murad, desde que deixou o cargo de secretário de Saúde, compareceu apenas duas sessões plenárias na Assembléia Legislativa.

    Desde então, nunca mais apareceu. Despacha normalmente em sua residência pela manhã, no Olho D`agua, e à tarde no hotel Luzeiro, na Ponta do Farol, entre um gole e outro de uisque, com prefeitos e deputados.

    Mesmo assim, seu jeton caiu integral na sua conta bancária. Nenhuma falta registrada em seu contracheque. Ele percebe cerca de R$ 16 mil mensais como salário, mais R$ 32 mil de verba indenizatória e tem mais aproximadamente R$ 100 mil distribuídos entre os cargos de assessorias. 19 ao todo.

    Ao contrário de Ricardo Murad, qualquer funcionário efetivo da Assembléia Legislativa não pode faltar. O corte no ponto é feito imediatamente. Ou seja: a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa usa de dois pesos e duas medidas.

    Mas Murad não está sozinho, não. O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Camilo Figueiredo, falta uns 25 dias em um mês. E chega a passar 30 dias sem comparecer. Tranquilamente recebe salário integral, com todas as vantagens inerentes ao cargo.

    Na Cãmara Federal, as faltas dos parlamentares são computadas e descontadas de seus jetons. No Senado Federal o mesmo procedimento é adotado.

    Mas, infelizmente, ainda estamos no velho Maranhão. Simples assim, como diria o jornalista Marcos Deça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Palácio vai coordenar a campanha de Roseana na capital e Murad o coordenador financeiro

    O secretário de Turismo, Tadeu Palácio, vai se licenciar do cargo a partir de julho para coordenar a campanha de Roseana Sarney na capital.

    Ex-prefeito de São Luís, Palácio foi reeleito no primeiro turno na eleição de 2004. Deixou a prefeitura com índices baixos de popularidade, tanto que seu candidato à sua sucessão em 2008  ficou em quarto lugar (na verdade em terceiro) e sequer elegeu um vereador.

    Ao tomarem conhecimento da indição da governadora Roseana Sarney, os candidados do campo da oposição agradeceram.

    Soube hoje que o deputado Ricardo Murad busca o posto de coordenador financeiro da campanha de reeleição da cunhada Roseana Sarney.

    Aliados próximos da governadora logo lembraram aquela música de Caetano Veloso, cantada por Gal Costa: “onde está o dinheiro…”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Edivaldo Holanda afirma que governo continua dando calote no povo

    Deputado Edivaldo Holanda (PTC)
    O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda, declarou na manhã desta quinta-feira (5), que à semelhança dos servidores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), os auditores do Estado também estão sendo enganados pelo governo.

    “Estamos diante, como tenho dito, do governo do calote, que continua confirmando o dom de escamotear a verdade e de enganar as pessoas! Zomba, escarnece e menospreza importantes segmentos da administração do Estado”, afirmou Edivaldo Holanda.

    Ele acrescentou que o governo é formado por “uma trinca que não respeita ninguém, não preza a palavra empenhada e vive de sofismas. São vários secretários capitaneados pela comandante de uma nau que não vai conseguir atravessar o vendaval deste oceano de pessoas revoltadas, porque são enganadas sistematicamente por este governo”.

    Citando uma reportagem publicada pelo Jornal Pequeno, o deputado oposicionista mostrou que o governo não cumpriu até agora o acordo feito com os auditores estaduais.

    “A palavra deste governo não valeu até agora para os trabalhadores da educação do Estado, não valeu até agora para os servidores da Uema, não valeu para os militares e muito menos para os auditores do Estado. São palavras sem valor; são palavras que não foram cumpridas, porque, como tenho dito, este governo menospreza os segmentos da administração do Estado”, enfatizou Edivaldo Holanda.

    Ele leu na tribuna um documento produzido pela Associação dos Auditores da Auditoria-Geral do Maranhão (Audima), que afirma haver falta de interesse do Governo do Estado em ter suas contas auditadas pelo Órgão de Controle Interno em decorrência da falta de decisão política, quanto à realização de concurso público ou aumento da jornada de trabalho, no sentido de suprir a demanda de auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE).

    A omissão do Poder Executivo estadual – diz o documento – em autorizar o aumento na jornada mensal de trabalho dos auditores como forma de suprimir paliativamente a não realização do concurso público, em muito contribuiu para que o Órgão de Controle Interno não tivesse exercido de forma satisfatória as suas atribuições constitucionais.

    Na visão de Edivaldo Holanda, esta situação está ocorrendo porque o governo não quer ser auditado, de modo a assegurar o controle das contas do Estado do Maranhão. O deputado chamou a atenção para a principal desculpa utilizada pelo governo para não atender às reivindicações dos auditores. É o argumento anunciado pelo Palácio dos Leões de que o Estado se encontra deficitário em R$ 230 milhões.

    “Isto é inacreditável. O Ministério Público poderia imediatamente começar a investigar para onde foram os recursos do Tesouro estadual. Este governo recebeu quase R$ 1 bilhão do caixa do governo anterior. Há uma Secretaria de Estado que arrecada com um superávit de 11% todo mês”, afirmou o deputado frisando que, além disso, a Assembleia Legislativa aprovou dois empréstimos no valor global de R$ 800 milhões.

    Edivaldo Holanda lembrou que o governo, entre outras coisas, prometeu 75 hospitais que seriam construídos em 10 meses. “Não conseguiu até agora fazer nada. São 400 dias de inércia, de desplanejamento, de falta de respeito para com o povo maranhense, e nenhum hospital ficou pronto até agora”.

    Com informações da Secom da Assembléia Legislativa

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A dor dos meus filhos

    Havia prometido não falar mais sobre questões familiares no blogue. Mas difícil não registrar a dor de dois dos meus filhos neste exato momento.

    Pablo E Neto foram morar comigo para ajudar a cuidar de minha mãe. Dona Conceição faleceu na segunda-feira e enterrada no dia seguinte. Lá estavam os dois.

    A avó materna de ambos estava internada no Hospital do IPEM, mas em adiantado estado de recuperação. Hoje, pela manhã, antes do café, vem a notícia triste: o falecimento de dona Irandir Marques, avó dos meus dois filhos.

    Pablo e Neto perderam dois avós (paterno e materna) em três dias, em menos de uma semana. Lamentável. Mas a vida continua.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão pode sofrer intervenção federal

    Por descumprimento de ordem judicial, no Maranhão poderá ser decretada intervenção federal. O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Astof Rocha, expediu liminar dando o prazo de 48 horas para que o Governo do Estado aceite a decretação de emergência em São Luís.

    Se considerando acima da Justiça, a governadora Roseana Sarney não cumpriu a ordem, expedida há mais de 160 horas.

    O pedido de intervenção ao STJ deve ser encaminhado amanhã pelo deputado Edivaldo Holanda, líder da oposição na Assembléia Legislativa.

    Em razão das fortes chuvas que destruíram casas e alagaram ruas na capital, deixando dezenas de famílias desabrigadas, o prefeito João Castelo decretou estado de emergência.

    Roseana Sarney, porém, entendeu que as chuvas de março e parte de abril só caíram em Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, acatando os pedidos de emergência dos prefeitos.

    Castelo ingressou na Justiça e ganhou a causa, mas esbarrou na má vontade da governadora. Por causa da decisão, as famílias desabrigadas em São Luís podem ficar literalmente no olho da rua.

    Ocorre que a prefeitura da capital não tem mais recursos próprios para pagar os aluguéis sociais e nem pode receber recursos federais para construção de novas moradias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Aliança do PT com o PMDB no Maranhão deixa de ser prioridade

    A aliança do PMDB com o PT em estados considerados como prioridades para a campanha presidencial de Dilma Rousseff, deixou de lado o Maranhão.

    O partido de Roseana Sarney, o PMDB, resolveu os entraves em Minas Geraes, onde o PT vai apoiar a candidatura do ex-ministro Hélio Costa.

    No Ceará e no Pará, as questões ainda estão pendentes. Por essa razão, o partido adiou o lançamento do nome do deputado federal Michel Temer como vice na chapa de Dilma, previsto para o dia 15 deste.

    Aqui no Maranhão a maioria dos petistas optou por aliança com o PCdoB de Flávio Dino. Mas o PMDB de Roseana não desiste de atrair para seu lado o PT, e aguarda a intervenção da direção nacional petista. Tudo é provável de acontecer.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ricardo Murad: Roseana Sarney é uma farsa

    O deputado Ricardo Murad, por todos os lugares que andava,  classificava Roseana Sarney de incompetente, de não saber nada. E mais: que sua cunhada era uma Farsa.

    Murad alertava aos eleitores maranhenses que não votassem em Roseana Sarney por ela representar o atraso, os interesses de um grupo familiar que só pensa em enriquecer e aumentar o patrimônio pessoal.

    Quando esteve no palanque das oposições, em 2002, Murad chegou a gritar nomes impublicáveis sobre a sua cunhada, desrespeitando, inclusive, a presença de crianças e menores que assistiam aos comícios.

    Mas hoje é diferente. De volta ao convívio do grupo que só pensa em se locupletar e e aumentar o patrimônio familiar, Ricardo Murad é de fato, hoje, o governador.

    Mas não custa nada refrescar a memória para saber exatamente o que Ricardo Murad dizia a respeito da cunhada Roseana Sarney. Assista abaixo:

    .

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito acusado de Pedofilia se recusa mais uma vez comparecer à CPI

    O prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Abraão Baquil, acusado de pedofilia, não compareceu mais uma vez para depor aos membros da CPI que investiga denúncias de abuso sexual contra menores no Maranhão.

    A sua atitude revoltou os membros da CPI da Pedofilia, que poderiam ter pego o depoimento ontem, quando o prefeito esteve na sede da Assembléia Legislativa, a exemplo do que ocorreu com o prefeito de Pirapemas, Eliseu Moura.

    Raimundo Nonato Abraão é acusado pela Promotoria de Justiça de Tutóia de abusar de duas menores de 13 e 14 anos. Lamentável que continue andando solto e mandando nos cofres da prefeitura de Tutóia.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.