Justiça condena acusados de roubar e matar os pais do deputado Cléber Verde

    Foi julgada pelo Poder Judiciário, a ação penal do crime de roubo e assassinato (latrocínio) do casal Jesuíno Cordeiro Mendes e Maria da Graça Cordeiro Mendes – pais do deputado federal Cléber Verde. O crime foi praticado em 14 de julho de 2020, na residência das vítimas, na zona rural de Turiaçu.

    Jesuíno Cordeiro e Maria da Graça foram assassinados em Turiaçu

    O juiz Gabriel Almeida de Caldas, titular da comarca, decidiu, conforme os atos praticados por cada um dos envolvidos no crime, pela condenação do ajudante de pedreiro Daniel Paiva a 66 anos, dois meses e 14 dias de reclusão; do pescador Eliselson Cardoso Paiva (“Beiço”) a 41 anos, seis meses e 20 dias de reclusão e do lavrador Jeferson Silva da Costa (“Nhonhongo”) a 41 anos, seis meses e 20 dias de reclusão.

    O acusado José Fernando Ferreira Nascimento (“Elétrico”), que deu carona a um dos acusados até um local próximo da fazenda, foi absolvido por falta de provas de seu conhecimento e participação no crime, conforme parecer do Ministério Público. Já Fábio da Conceição Cardoso (“Fabinho”) apontado como o mandante, foi morto “em confronto com a polícia”, segundo os autos.

    O crime

    O crime aconteceu no dia 14 de julho de 2020, às 14h, na fazenda no Povoado Limão, zona rural do Município de Turiaçu, quando os acusados roubaram dois revólveres, três espingardas, um relógio, uma pulseira, dois celulares e R$ 4.000 e mataram os dois idosos, com o uso de arma e punhal.

    Em outro processo, mais três pessoas foram envolvidas no crime: um suposto menor, que ficou na função de vigia no local do crime e outros dois com menoridade comprovada, que aguardavam em uma canoa no rio que passa na fazenda, onde receberam os objetos roubados no crime.

    A denúncia

    Na denúncia, recebida em 15 de setembro de 2020, o Ministério Público atribuiu aos condenados a prática dois crimes cometidos na forma do artigo 157 (roubo mediante violência), parágrafo terceiro, combinado com o artigo 70 (prática de dois ou mais crimes), do Código Penal e, ainda, “corrupção de menores”, de acordo com o artigo 244-B, da Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    As provas anexadas ao inquérito policial incluíram exames cadavéricos, documentos de apreensão de arma, munição, objetos e parte do dinheiro roubados das vítimas, além de depoimentos de seis testemunhas de acusação e a confissão de réus.

    Na sentença, o juiz de Turiaçu recomendou aos Paiva o cumprimento da pena na Unidade Prisional de São Luís e a Costa, no presídio Regional de Pinheiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso enteado que matou padrasto idoso por engano com golpe de facão no Maranhão

    Foi preso pela Polícia Civil, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira(19), um homem suspeito de ter assassinado Miguel Castro, o padrasto de 73 anos de idade, com um golpe de facão ocorrido noite da última segunda-feira(17), em São Vicente de Ferrer.

    Idoso vítima do homicídio

    O cumprimento ao mandado de prisão temporária contra Ailton Pinheiro foi coordenado pela Delegacia de Polícia Civil da cidade que informou que a vítima estava apenas tentando separar uma briga quando teve sua vida ceifada. Ainda segundo com a polícia, o preso é considerado de alta periculosidade, pois que já responde por outras duas tentativas de homicídio (uma delas contra o próprio irmão), por crimes de porte e posse de arma de fogo e ameaça contra a própria mãe.

    O preso foi apresentado na delegacia da cidade e após os procedimentos de praxe, o mesmo foi encaminhado a uma Unidade Prisional da região onde ficará à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enteado mata padrasto idoso por engano com golpe de facão no interior do Maranhão

    Miguel Castro Diniz, tinha 73 anos e foi morto por engano pelo próprio enteado dentro de um bar no município de São Vicente Férrer.

    Imagem Ilustrativa

    Testemunhas contam que o idoso estava no local do crime com um amigo identificado como José Raimundo. Este tinha uma rixa com Ailton Pinheiro, enteado de Miguel.

    Armado de facão, Ailton então foi ao local para matar José Raimundo mas acabou ferindo mortalmente o padrasto com um golpe profundo no tórax. O idoso morreu antes de ser socorrido.

    O alvo do acusado também foi ferido mas não corre risco de morte.

    O autor dos golpes, Ailton, já havia tentado contra a vida de José Raimundo e respondia por tentativa de homicídio, e já foi preso anteriormente por posse de arma de fogo e violência doméstica contra a própria mãe. Agora ele encontra-se foragido.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Suspeito de matar mulher a pauladas em cemitério no Maranhão é preso em Bacabal

    Carlos Lima, de 21 anos, foi preso como principal suspeito de matar Joziele da Silva Sousa, de 22 anos. O crime que chocou a cidade de São Mateus, no Maranhão, foi cometido na madrugada do último domingo (16) dentro de um cemitério. A vítima foi morta a pauladas.

    Em entrevista ao repórter e apresentador Ray Lima, da cidade de Bacabal, ele disse que está sendo acusado por ser a última pessoa que foi vista com Joziele.

    Ela é praticamente uma irmã pra mim. Nós estávamos bebendo em uma brincadeira”, disse ele.

    A festa terminou à meia-noite e de lá, segundo ele, seguiram para casa de moto, já que ambos residem próximo um do outro.

    Próximo da casa Joziele, a moto teria estancado e ela pulou da moto e saiu correndo, depois não a vi mais. Só soube no outro dia porque a irmã dela e minha comadre me ligou contando o que aconteceu,” disse o suspeito.

    Com Carlos Lima, a polícia encontrou a bolsa e o celular da jovem. Ele já foi encaminhado Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Bacabal, na BR-316, no Povoado Piratininga.

    O crime

    Joziele da Silva Sousa, de 22 anos, residente na Rua João Lisboa, no bairro Vila Nova, em São Mateus, foi morta a pauladas, no início da madrugada desse domingo (16), dentro de um cemitério.  Ela estava nua, com o rosto desfigurada e com suspeita de ter sofrido violência sexual.

    Por volta das 9h30, o corpo foi levado para o Hospital Geral Municipal para procedimentos iniciais. Em seguida, foi encaminhado ao IML em São Luís. A polícia suspeita que a jovem pode ter sido estuprada antes de ser assassinada a pauladas.

    O investigador Espírito, da Polícia Civil, disse que pode se tratar de um crime passional e que quem o cometeu estava com muito ódio.

    A vítima está com uma pancada muito forte na cabeça. Ela está nua e apresenta vermelhidão entre as pernas, indicando que houve alguém forçando. Vamos levar o corpo para o hospital para que o médico confirme se houve estupro ou não”, disse o investigador.

    Com informações do Blog Falando Sério/Bacabal

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Crime brutal: jovem é encontrada morta dentro de cemitério

    Uma jovem teve o corpo encontrado nesta madrugada de domingo, 16, com a cabeça quebrada é totalmente despido. No mesmo dia, um idoso também foi assassinado.

    A cidade de São Mateus amanheceu abalada com dois bárbaros crimes cometidos hoje, domingo, 16. Uma jovem foi morta dentro do cemitério da cidade, que pode ser investigado como crime de estupro ou magia negra.

    A morte do idoso conhecido como Chico da Maria Faceira aconteceu dentro da própria residência da vítima.

    O prefeito Ivo Rezende reagiu e garantiu que os dois crimes não ficaram impunes. Confira a nota abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão contabiliza 21 casos de feminicídio só este ano; entre as vítimas, uma gestante

    Luciana Campos Santos, de 37 anos, estava grávida e foi morta na tarde desta segunda-feira (3) com um tiro na cabeça, sem chance de se defender. Ela é a 21ª mulher vítima de feminicídio no Maranhão, somente este ano.

    Luciana foi morta com um tiro na cabeça

    O suspeito do crime, que ocorreu no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís, é o ex-companheiro dela, identificado como Francisco Gomes, que se passava por sargento da Polícia Militar e agora encontra-se foragido.

    Luciana, assim como dezenas de mulheres, entra para a estatística de mortes brutais femininas em decorrência de violência doméstica praticada por algum familiar ou laço afetivo por ciúmes ou por seus parceiros não aceitarem a separação.

    No ano passado, 60 mulheres foram mortas no Maranhão, vítimas de feminicídio. Este ano, esta marca pode acabar sendo ultrapassada haja vista que em menos de cinco meses, 21 casos já foram registrados no Estado.

    No país, pelo menos cinco mulheres foram assassinadas ou vítimas de violência por dia em 2020 segundo dados da Rede de Observatório da Segurança divulgados no mês de março de 2021.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulher grávida é assassinada com tiro na cabeça em um bar na Grande São Luís

    Uma mulher, identificada como Luciana dos Santos Campos, foi morta na tarde desta segunda-feira, no Bar do Palheta, no final da Avenida 13, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís. 

    Luciana foi morta com um tiro na cabeça

    Informações preliminares dão conta de que um homem que estava em um veículo branco é que seria o autor do disparo que vitimou a mulher que estava gestante. O suspeito é o ex-marido, Francisco que teria marcado encontro com ela naquele local. Ele já está sendo procurado pela polícia.

    Viaturas das Polícias Civil e Militar foram acionadas para atender a ocorrência de feminicídio. O Instituto Médico Legal fez a remoção do corpo da vítima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Empresário é assaltado na porta do supermercado de sua propriedade em São Luís

    O empresário proprietário do Comercial Félix, no Bairro de Fátima, em São Luís, foi vítima de assalto na porta de seu próprio estabelecimento.

    Félix, estava na porta de seu comércio. Um indivíduo que estava no interior, saiu e ficou rondando a porta e ao notar que a vítima estaria usando um aparelho celular com um fone, aproximou-se e mostrou uma arma ao empresário e roubou seu pertence.

    A vítima não reagiu, entregou seu objeto. Pessoas que estavam próximas a cena do crime, ficaram sem ação para o nível de audácia do assaltante, que fugiu do local com um comparsa em uma motocicleta, tomando rumo ignorado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em troca de dinheiro e bebida, pais deixavam filha de 11 anos ser estuprada no Maranhão

    Um crime cruel praticado Povoado Juçara, na cidade de Buriti Bravo, no interior do Estado, culminou na prisão de três pessoas em uma ação realizada pela Delegacia de Polícia Civil nesta quarta-feira (28).

    Foto: Polícia Civil

    Foram cumpridos mandados de prisão temporária contra um casal, pais da vítima e mais um homem, pelos crimes de estupro de vulnerável, favorecimento à prostituição, abandono material e maus tratos à crianças.

    Foto: Polícia Civil

    Segundo a Polícia Civil, os pais de uma menina de 11 anos de idade levavam a vítima para a residência de um homem que cometia o crime de estupro, tudo em troca de dinheiro para o consumo de bebida alcoólica.

    Ainda de acordo com as investigações, além da vítima dos estupros, o casal ainda possuem outras quatro crianças entre 9 e 2 anos que passaram por todo tipo de maus tratos e abandono por parte dos genitores.

    As investigações devem continuar, tendo em vista que existe a suspeita de que outras duas filhas dos autores também foram aliciadas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Professor é preso no Maranhão suspeito de abusar da sobrinha e de pelo menos 5 crianças

    A Delegacia de Polícia Civil da cidade de Carutapera, deu cumprimento, na tarde de ontem (27), ao mandado de prisão preventiva contra um professor, que não teve o nome revelado, suspeito de abusar sexualmente da própria sobrinha, de 12 anos, e de pelo menos mais cinco crianças na cidade. 

    Foto Divulgação

    Consta na Delegacia de Carutapera dois inquéritos policiais que apuram denúncias de abuso sexual cometido pelo professor. Na última segunda-feira (26), a Polícia Civil recebeu denúncia de uma vítima do investigado preso, uma adolescente de 12 anos de idade, sobrinha do mesmo , relatou que estava vivendo momentos de terror, pois estava sendo abusada desde os 8 anos de idade até os dias atuais.

    A vítima ainda apontou outras supostas vítimas do professor preso, segundo ela, o abuso sexual acontecia quando seus pais saíam para pescar e o acusado ia até sua residência, no período da noite, quando estava sozinha com seu irmão de 10 anos de idade e praticava conjunção carnal e atos libidinosos com ela.

    De posse dessas informações a autoridade policial de Carutapera representou pela prisão preventiva do professor e foi prontamente atendido pela Justiça com parecer favorável do Ministério Público.

    A Polícia Civil dará continuidade às investigações para elucidar todos os delitos perpetrados pelo professor ,sobretudo com o uso do depoimento sem dano em prol das vítimas. Ressalta-se que por se tratar de crimes sexuais, os quais ocorrem de forma clandestina, sem testemunhas presenciais, o depoimento da vítima desse tipo de delito, possui grande relevância jurídica.

    Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário de Carutapera, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    As informações são da ASCOM-PC

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bandidos invadem lanchonete em São Luís, roubam e matam funcionário a tiros

    Mais um jovem foi morto na região da Cidade Operária, em São Luís, enquanto trabalhava. O crime aconteceu durante a madrugada de hoje (26) em uma lanchonete no referido bairro.

    Vítima de assaltantes na Cidade Operária

    Bandidos adentraram o estabelecimento comercial e anunciaram o assalto. A vítima, Nielson Cardoso da Silva, de 22 anos, funcionário da lanchonete, teria reagido se negando a entregar o celular. Ele correu dos meliantes, mas acabou sendo atingido por disparos de arma de fogo efetuados por um dos marginais.

    Após roubarem pertences de clientes da lanchonete e o caixa, os assaltantes fugiram.

    A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local a vítima já estava sem vida. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Seguro-defeso continua pagando benefícios para empresários, políticos e até mortos

    O Blog do Luis Cardoso foi o primeiro divulgar no Maranhão uma lista extensa de falsos pescadores que moravam em lugares onde nunca existiram rios, riachos ou marés e, em alguns, nem açudes.
    Na carona do pagamento irregular, foramn eleitos no Maranhão ( e ainda são), deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. O caso foi investigado pela Polícia Federal, com os criminosos sendo indiciados, mas nenhum deles preso.
    A Controladoria Geral da União acaba de descobrir que na Paraíba, além de empresários e políticos, até quem já morreu continua sacando o benefício.

    Só em nome de mortos, a CGU chegou a 521 benefícios operando o milagre dos peixes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.