PRF apreende carretas carregadas com madeira que estavam escondidas na zona rural de Açailândia

Sábado, dia 4 de julho de 2020, por volta das 10h30, uma equipe da PRF realizava ronda ostensiva na altura do Km 335 da BR 010, entre Açailândia/MA e Itinga do Maranhão/MA, e ao avistar um caminhão saindo da estrada de chão que dá acesso ao Povoado 50 Bis, resolveu adentrar na referida estrada e chegando no Povoado Nova Vitória, visualizou carretas paradas que aparentavam transportar madeira serrada.

Nos cinco veículos foram encontrados 234 metros cúbicos de madeira

No mesmo instante, pelo menos quatro homens que se encontravam num restaurante próximo aos veículos empreenderam fuga pelo matagal.

A equipe tentou alcançá-los, porém, sem sucesso. Ao retornar em direção aos caminhões, percebeu que todos encontravam-se com carga de madeira serrada e suas cabines trancadas. Informações deram conta que os veículos estavam parados no povoado a cerca de 03 a 05 dias.

Diante das constatações iniciais, os policiais permaneceram no local até a chegada de apoio para retirada e apreensão dos veículos e da carga.

Equipes da PRF, PM e Exército Brasileiro auxiliaram na retirada e escolta dos caminhões, que foram entregues ao ICMBio em Açailândia.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Combate a crimes ambientais na Região Tocantina

Somente no ano de 2020, a Polícia Rodoviária Federal na Região Tocantina apreendeu 42 (quarenta e duas) carretas transportando um total de 1.265 metros cúbicos de madeira irregular.

Toda essa madeira é suficiente para transbordar uma piscina semi-olímpica, que tem 1.000 metros cúbicos, dividos em 25 metros de comprimento, 20 metros de largura e dois metros de profundidade.

A PRF em todo o Brasil tem intensificado as fiscalizações a veículos de carga, com foco em combater crimes ambientais, visto que quadrilhas especializadas estão atuando no desmatamento das florestas brasileiras.

Fonte: PRF

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cavalaria Militar realiza ações preventivas na região central de São Luís e adjacências

Ações de policiamento preventivo e montado realizado pela Policia Militar, por meio do CME fora realizado nesta sexta-feira (03) e sábado(04), em diversos bairros da área central de São Luís.

A ação preventiva e operacional fora realizada pela Cavalaria Militar.


A ação contou com o policiamento preventivo e montado da Cavalaria Militar, os quais realizaram abordagens na região do Centro( Reviver, Desterro, Deodoro, Rua Afonso pena, Jacinto Maia).

Foram realizadas abordagens ainda no Eco Tajaçoaba; Ilhinha e Nova Jerusalém.

Operação da cavalaria nesses locais no combate à criminalidade acontece por tempo indeterminado, no sentido de garantir a segurança e a tranquilidade da região.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia faz operação contra compra irregular de testes de covid

Autoridades cumprem mandados de busca e apreensão no DF e pelo menos  sete estados. Licitação sob investigação chega ao valor de R$ 73 milhões

Por CHRISTINA LEMOS

Do R7

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPDFT cumpre, na manhã desta quinta-feira, dia 02, 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados da União (SP, ES, RJ, BA, GO, SC, PR),  para apurar ilegalidades praticadas em contratações que envolvem testes para detecção da COVID-19. Os mandados foram deferidos pela Justiça Criminal de Brasília. A operação foi batizada de “Falso Negativo”.

Existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis ou de baixa qualidade para a detecção eficiente do COVID-19. A soma dos gastos na licitação sob investigação supera o valor de 73 milhões de reais.

No DF, a Polícia cumpre 22 mandados de busca a apreensão em 3 empresas e 9 endereços residenciais e o principal alvo é a própria Secretaria de Saúde e o Lacen (Laboratório Central). Em nota, a Secretaria afirmou que testes foram aprovados e testados pela Anvisa.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do DF emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“Todos os testes comprados, recebidos através de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, têm o certificado da Anvisa e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão Federal.

Quanto aos preços, representam os valores praticados no mercado e as compras foram efetuadas avaliando as marcas apresentadas, os certificados de qualidade e os menores preços apresentados pelas empresas nas propostas”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Homem mata sargento do CTA e fere outro militar no Maranhão

Uma equipe do CTA ao atender uma ocorrência foi recebida a tiros , resultando na morte de um sargento e do ferimento de um outro militar, na Cidade de São Domingos, no Maranhão 

No povoado Viola um elemento estava causando desordens devido ao seu estado mental que estava em desequilíbrio. Uma equipe do CTA  se deslocou de Presidente Dutra e foi ao local.

E em lá chegando foi recebido pelo elemento com tiros de uma arma bate bucha. O sargento Cantanhede foi atingido no rosto e veio a óbito. O deficiente mental chegou a atingir o policial militar Danilo que ficou ferido.

Aguardem novas informações

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Gerente é feito refém e agência bancária é assaltada em Caxias

Blog Enquanto Isso no Maranhão 

Uma agência do Banco do Nordeste no município de Caxias foi assaltada na manhã desta sexta-feira (26), após o gerente ter sido feito refém.

De acordo com informações da Polícia Civil o gerente foi abordado por homens em sua própria residência. Em poder dos criminosos ele foi levado até o banco onde teve que entregar uma certa quantia em dinheiro que havia no cofre da agência.

Após praticarem o assalto eles libertaram o gerente e fugiram. As polícias Civil e Militar realizam diligências para localizar os assaltantes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Receptador e assaltante confessa na delegacia que matou Diogo, Sobrinho-neto do ex-presidente Sarney

O elemento Raimundo Diniz se apresentou agora pela manhã na Delegacia de Homicídio com um advogado e confessou que foi a pessoa que matou com um tiro no pescoço  o sobrinho-neto do ex-senador José Sarney na manhã do dia 16 de junho, numa terça-feira, por volta das 11h30.

A polícia chegou a prender o jovem Ayrton Campos achando que pelo fato de possuir um carro Fiat Argo vermelho, que teve as placas clonadas, fosse o autor do crime. Ele foi liberado 24h depois que ficou preso em Pedrinhas.

Aguardem novos detalhes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Civil realiza incineração de 758 kg de entorpecentes no Maranhão

Dando seguimento nas ações contra o crime no Estado do Maranhão, a Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (25/06), o transporte de 773 kg de entorpecentes.

Os entorpecentes foram encaminhados até os fornos de uma empresa de incineração.

Durante o transporte, policiais civis deram suporte ao processo de transporte e incineração da droga.

As informações repassadas pelo Superintendente da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), Breno Galdino, foram que os 773 kg entorpecentes incinerados foram:

Maconha – 758 kg
Crack – 12 kg
Cocaína – 3kg
Além de anfetaminas e LSD.

A Incineração dos entorpecentes contou com o apoio de policiais da Senarc; do Grupo de Resposta Tática (GRT), da Seic; do Promotor Orfileno da Central de Inquéritos e da Vigilância Sanitária.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Civil do Maranhão prende acusado com carregamento de drogas em Santa Inês.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão/MA, através das Superintendências Estadual De Repressão Ao Narcotráfico/ SENARC-MA, Superintendência De Polícia Civil De Interior/SPCI-MA, 7° Delegacia Regional De Santa Inês-MA, Delegacia De Pio XII, através de suas equipes, prendeu hoje 13/06/2020, por volta das 09:30 horas, na BR 316, próximo a entrada da cidade de Santa Inês/MA, um indivíduo natural de Boa Vista Do Gurupi-MA, transportando 35 invólucros de uma droga comumente conhecida como maconha.

As equipes policiais, vem combatendo o tráfico de drogas nos municípios do Maranhão, e hoje, 13/06/2020, obtiveram a informação que um carregamento de drogas estaria vindo do município de Boa Vista Do Gurupi-MA. As equipes de policiais civis montaram uma barreira, nas proximidades da entrada da cidade, na BR 316, e passaram a revistar todos os veículos passando pelo local.

Já por volta da 09:52 Da manhã pararam um ônibus de transporte intermunicipal, e após breve revista identificaram um indivíduo muito nervoso, ao ser questionado sobre sua bagagem, o homem demonstrou mais nervosismo ainda, e tentou ludibriar os policiais, dizendo que não tinha bagagem.

Diante das respostas vaga do indivíduo foi feito uma revista no bagageiro do ônibus, e os policiais conseguiram identificar a bagagem do suspeito, ao abrir se depararam com a bolsa cheia de entorpecentes, cobertas apenas com uma rede de dormir, sem ter como esconder o fato delituoso o acusado por fim confessou tal prática criminosa, reconhecendo que tal bagagem é sua, e o entorpecentes em seu interior de sua propriedade.

Diante do fato foi dado voz de prisão, e o acusado foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil De Santa Inês-MA, para os procedimentos de praxe, e logo após será encaminhado ao sistema prisional, ficando a disposição do judiciário.

Denúncias podem ser encaminhados para o Whatsapp Denúncia da 7° Delegacia Regional de Santa Inês-MA, através do telefone (98) 98488-6317.
É assegurado o sigilo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Civil faz busca e apreensão contra Vera Lúcia e na Câmara de Chapadinha

ATUAL7

Operação Arroba apura suposta fraude em licitação e peculato pela presidente da Casa, vereadora Vera Lúcia

A Polícia Civil Maranhão cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Chapadinha, nesta quarta-feira 10, durante a deflagração da Operação Arroba, que apura suposta fraude em licitação e peculato.

A presidente da Câmara de Vereadores, Vera Lúcia Aguiar (PTB), e o próprio Palácio Francisco Carneiro Almeida, sede do Poder Legislativo do municipal, figuram entre os alvos.

Na ação, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks, computadores e tablet. Não há informações sobre apreensão de documentos.

O inquérito, segundo a Polícia Civil, permanece sob sigilo.

Em nota, Vera Lúcia disse que a Câmara de Chapadinha “possui certificado de transparência”, e que a investigação policial, instaurada a partir de denúncia formulada por vereadores que fazem oposição à sua gestão, tem o “intuito único e exclusivo” de atacá-la. “Todos os dados oriundos de folha de pagamento, pagamento de fornecedores entre outros encontram-se inseridos no portal da transparência”, garantiu.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Empresários presos pela PF negociaram com mais sete prefeituras no Maranhão; confira aqui

Os três empresários presos hoje, terça-feira (09) pela Polícia Federal  em São Luís por venda de produtos superfaturados na área de saúde, estão sendo investigados também por prováveis negócios com mais sete prefeituras maranhenses.

Policiais federais na madrugada se preparando para desencadear a operação em São Luís

De acordo com as investigações, possíveis fraudes em processos licitatórios dessas empresas revendedoras de insumos hospitalares superfaturados nos municípios de Timbira e Matinha.

Concluíram também que após a dispensa de licitação, a principal empresa envolvida na operação estaria formalizando contratos com as prefeituras de  Icatu, Cajapió, Lago do Junco, e Porto Rico do Maranhão.

Durante a deflagração da operação foram empregados 60 (sessenta) policiais federais da Superintendência Regional do Maranhão para o cumprimento de 03 (três) Mandados de Prisão Temporária, e 14 (quatorze) Mandados de Busca e Apreensão, além do sequestro de bens, bloqueio de contas dos investigados no valor de R$ 2.306.600,00 (dois milhões trezentos e seis mil e seiscentos reais). As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da 1ª Vara Federal de São Luís/MA.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícias Civil e Militar apreendem fuzis, munições e dinamite no Maranhão

Blog do Alpanir Mesquita 

A Polícias Civil e Militar do Maranhão, por intermédio respectivamente do Plantão da Delegacia Regional de Bacabal e do 15º BPM, informam que neste domingo (07) foi desarticulada uma organização criminosa especializada em assaltos a instituições financeiras.

Armas apreendidas.

As prisões se deram a partir da prisão em flagrante delito de um casal de suspeitos da prática de uma tentativa de latrocínio, ocorrida no Povoado Pau Vermelho, zona rural de Vitorino Freire, prisão esta realizada pela PM.

Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante em desfavor dos suspeitos foi descoberto pela equipe de investigação da Polícia Civil que o suspeito estaria informando seu nome errado e logo se conseguiu chegar ao nome verdadeiro, sendo que o mesmo tinha um mandado de prisão preventiva contra sua pessoa pelo assalto a uma instituição financeira na cidade de Turiacu, fato ocorrido no início do mês de dezembro do ano de 2019, sendo que neste assalto o irmão do conduzido morreu em confronto com a polícia.

Uma equipe de PCMA e guarnições da PMMA saíram em diligências para os locais onde estavam o armamento utilizado pela organização, sendo o primeiro alvo, uma fazenda localizada próximo onde o casal foi preso, foram encontrados um fuzil e uma submetralhadora, momento em que foi efetuada a prisão do proprietário do imóvel.

Em ato contínuo os policiais se deslocaram até a cidade de Lago da Pedra, onde apreenderam mais dois fuzis, bem como o proprietário do imóvel. A missão seguiu até a cidade de Presidente Dutra. Ao total foram apreendidos cinco fuzis, uma pistola, dinamite e munições de calibres variados, assim como, conduzidos e presos por ora, cinco pessoas.

ASCOM PCMA.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.