Na manhã desta quarta-feira(9), em Santa Inês, cidade que fica na Região do Vale do Pindaré, um homem, de 54 anos, foi alvo de uma mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil do Maranhão. O alvo, que é treinador de handebol, é investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável contra suas alunas, incluindo menores de 14 anos.
Foto: Reprodução
A prisão é fruto de uma investigação coordenada pela 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, que teve como base várias denúncias de vítimas que estudam em uma instituição de ensino da cidade.
Segundo os relatos das vítimas, o investigado, que também é proprietário de uma associação voltada a modalidade de esporte, se utilizava de sua função para atrair alunas com promessas variadas, inclusive financeiras, para praticar os crimes em sua própria residência, mais especificamente em um quarto ao fundo do imóvel.
Foto: Reprodução
De acordo com o delegado Alisson Guimarães, da Delegacia Regional de Santa Inês, o caso agrava pelo fato de que o investigado atua nas escolas da região há mais de 30 anos, possivelmente com outras vítimas a serem identificadas.
Foto: Reprodução
De posse do mandado de prisão, os policiais civis estiveram no endereço do investigado para cumprir a ordem judicial. No momento da prisão, foram encontrados diversos elementos que devem colaborar com a investigação, bem como houve apreensão de aparelhos de celular e equipamentos eletrônicos.
POR: ASCOMPC/MA
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (7), um mandado de prisão por sentença condenatória em desfavor de uma mulher, de 40 anos, acusada pelo crime de latrocínio ocorrido no ano de 2012 no bairro Cidade Nova II, em Timon.
Foto: Reprodução
De acordo com o delegado Claudio Mendes, à época do crime, a mulher na companhia de seu marido efetuou vários disparos contra um homem para roubar seus pertences. Após o ato criminoso, a acusada fugiu do local e passou a ser considerada foragida desde maio de 2024, quando teve a sua prisão decretada pelo Juiz da Vara de Execuções de Timon, que determinou uma pena de 17 anos e 11 meses de prisão em regime fechado.
Após um trabalho investigativo da Polícia Civil, a mulher foi localizada e conduzida à Delegacia, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Por ASCOM/PCMA
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) cumpriu, no início da tarde desta segunda-feira (7), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, investigado por descumprir medidas protetivas de urgência, em Imperatriz.
Foto: Reprodução
O delegado Alex Coelho, responsável pelo caso informou que, o homem reside em um imóvel ao lado da casa da vítima e vinha persistindo em vários atos de espionagens contra ela.
Segundo consta no inquérito policial, mesmo tendo ciência da medida imposta pelo Poder Judiciário, o investigado descumpriu a ondem judicial, realizado vários buracos no muro divisório entre as residências, possibilitando a visão da área privativa do quintal da casa da vítima, onde ela costuma tomar banho no local.
No no dia 06 de março, o suspeito fez novos furos no muro, sobrepondo os que já haviam sido tapados pela vítima. Já no dia 13 do referido mês, o indivíduo continuou com os atos de espionagens, perfurando novamente o muro, o que levou ao acionamento da Patrulha Maria da Penha. Ao saber da presença policial, o homem tentou fugir do local, mas foi capturado e conduzido à Delegacia.
Após as oitivas, o preso foi recambiado para Unidade Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Por ASCOM/PCMA
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Em mais uma ação de repressão ao crime de tráfico de drogas em cidades do leste do estado, a Polícia Civil, através a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC) de Timon, deflagrou, na última quinta-feira(3), operação policial, no bojo de uma investigação relacionado ao crime de tráfico de drogas e posse de arma de fogo.
Foto: Reprodução
A equipe da delegacia especializada recebeu um comunicado oficial da Central de Flagrantes encaminhando um boletim de ocorrência da Polícia Militar, que dava conta que moradores que residem próximo a uma escola situada no Parque Alvorada, teriam acionado uma equipe da Ronda Escolar em razão um possível ponto de vendas de drogas que estaria funcionando próximo a instituição de ensino.
Após a investigação constatava a veracidade das informações e, após levantamentos, foi montada uma operação policial no final da tarde desta quinta-feira.
Em uma residência foi localizado uma arma de fogo artesanal, do tipo “calça balas”, com duas munições de calibre .38 além de crack e maconha prontos para comercialização.
Diante disso, os policiais conduziram uma pessoa para a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Timon para os procedimentos cabíveis.
Por: ASCOMPC/MA
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A Polícia Civil do Maranhão tem atuado fortemente para combater a criminalidade e garantir a ordem social nos municípios do interior do estado. Como exemplo, a 4ª Delegacia Regional de Codó, através de ações realizadas em todas as suas unidades, prendeu, no mês de março deste ano, 27 pessoas por praticarem diversos crimes nos municípios que compõem a regional.
Foto: Reprodução
Com esses dados, a Polícia Civil registrou um aumento de 108% no número de prisões em comparação ao mês de março de 2024, quando foram registradas 13 prisões.
Além das prisões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, bem como mandados de prisão contra alvos investigados pela prática dos crimes de roubo, estupro de vulnerável e homicídio. Como resultado do cumprimento dos mandados judiciais, os investigadores ainda apreenderam armas de fogo entorpecentes.
Dentre as ações, destaca-se a prisão, no dia 6 de março, de um homem, de 46 anos, suspeito pelos crimes de estupro e dano qualificado praticados contra uma adolescente de 14 anos, na cidade de Peritoró. O preso, que é vereador da cidade, teria cometido atos libidinosos dentro do seu veículo, inclusive ficado despido com a intenção de se relacionar sexualmente com a menor.
Foto: Reprodução
Em outra ofensiva, as equipes policiais conseguiram, no dia 27 de março, cumprir quatro mandados de prisão preventiva contra quatro indivíduos investigados por cometerem homicídios distintos na cidade de Codó. Durante o cumprimento dos mandados, foram encontradas armas de fogo do tipo espingarda, de fabricação artesanal, dos tipos garrucha e cartucheira, bem como, munições de calibre .38.
A 4° Delegacia Regional de Codó enaltece a participação da população, com o oferecimento de informações vitais às investigações, e na atuação dos demais órgãos atuantes na persecução penal, com a expedição de pareceres e decisões de forma célere.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares
Nove pessoas foram presas preventivamente, na manhã desta sexta-feira (3), em São Luís, durante a segunda fase da Operação Tanque Cheio, que investiga roubo de carga de combustíveis no Maranhão. A ação do Sistema de Segurança Pública do Estado foi executada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Além das prisões, os policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca, que resultaram na apreensão de quatro veículos de luxo, entre eles, um Corolla, uma Hilux, uma S10 e uma SW4 – sendo este último, alvo, inclusive, de um mandado de sequestro expedido pela Justiça. Carregadores de pistola, munições 9mm, cartões e celulares dos investigados também foram apreendidos.
Imagem de parte do material aprendido na ação policial.
“Entre os presos de hoje, alguns são receptadores, alguns são assaltantes e outros faziam a intermediação entre os assaltantes e os receptadores dos postos que recebiam esse combustível roubado não só aqui em São Luís, mas, também, no interior do estado. Tivemos registros, por exemplo, em Miranda do Norte, São Mateus e Bacabeira”, explicou o delegado Jorge Pacheco, chefe do DCRC e superintendente interino da Seic.
O delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva, disse que a maioria dos indivíduos presos nesta segunda fase da Operação Tanque Cheio tinha sido alvo de mandados anteriormente. “Alguns dos investigados cumpriam medida cautelar com uso de tornozeleira eletrônica. Agora, esses indivíduos vão responder pelo crime de organização criminosa, roubo majorado e, possivelmente, com o curso das investigações, por lavagem de capitais também”, informou.
Outras pessoas envolvidas em roubo de cargas de combustíveis no Maranhão, suspeitas de integrarem a mesma organização, também já foram identificadas e terão pedido de prisão representado à Justiça. “Além desses presos, acreditamos haver outras pessoas envolvidas. Por isso, as investigações continuarão para que possamos chegar até elas e desarticular de vez esse grupo”, pontua o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão.
A segunda fase da Operação Tanque Cheio contou com o apoio operacional de policiais do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).
Operação Tanque Cheio
A operação foi deflagrada, pela primeira vez, em julho do ano passado. À época, a Polícia Civil do Maranhão contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, haja vista que um dos investigados estava residindo no município de Palhoça. Inclusive, ele é um dos que teve mandado de prisão preventiva cumprido nesta sexta.
Naquela ocasião, as investigações levaram a 10 integrantes da organização, entre assaltantes e receptadores. Quatro pessoas, no entanto, foram presas mediante mandado de prisão temporária. Veículos de luxo, munições e celulares também tinham sido apreendidos.
A investigação que motivou a operação se iniciou a partir do roubo de uma carga de combustível avaliada em, aproximadamente, R$ 105.000,00, da empresa Gilmar de Sousa Franco Eirele, ocorrido no dia 26 de janeiro de 2023, em São Luís.
Fique por dentro
Em 2023, o Maranhão foi o segundo estado do país com maior redução no índice de roubo de cargas, apontou o Mapa da Segurança, elaborado pelo Ministério da Justiça. O levantamento revelou que a redução, em relação a 2022, foi de 78%, saindo de 145 para 32 registros, um reflexo do trabalho que vem sendo executado pelo Sistema de Segurança Pública para combater este tipo de crime em todo território maranhense.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagraram uma megaoperação com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca domiciliar contra suspeitos de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa. No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão no município de Cajamar, interior do estado de São Paulo.
O delegado Guilherme Campelo, chefe do Departamento de Combate ao Crime Tecnológico(DCCT/SEIC), disse que os presos são suspeitos de atuarem no crime conhecido como “Golpe da Falsa Central” onde se passavam por atendentes de centrais de segurança de instituições financeiras para subtrair valores das vítimas.
Ainda segundo com o delegado, com os frutos financeiros obtidos através dos golpes, os criminosos ostentavam em suas redes sociais através de veículos de luxo, acessórios de grifes e festas de alto padrão.
As investigações foram coordenadas pela Polícia Civil do Maranhão, onde o grupo criminoso fez várias vítimas, com golpes de até 40 mil reais. Em razão disso, o DCCT realizou investigação, representando pelos mandados, que foram cumpridos nesta manhã, com apoio operacional da Divisão de Crimes Cibernéticos(DCCIBER/DEIC) da Polícia Civil de São Paulo.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A residência do ex-deputado estadual e suplente de deputado federal, Pastor Cavalcante recebeu na manhã de hoje, quarta-feira (03) a visita dos agentes da Gaeco, com a ajuda da PRF para operação de Busca e Apreensão na Região Tocantina maranhense.
GAECO está cumprindo mandados judiciais com apoio da PRF, entre os endereços, o município de Açailândia.
Os agentes policiais passaram em três cidades: Itinga, Imperatriz e Açailândia. O Pastor também é líder da Convenção dos Ministros das Assembleia de Deus no Estado do Maranhão. Que vergonha!
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Na tarde da última segunda-feira(18), policiais civis da Delegacia de Polícia da cidade de Bequimão, deram cumprimento a um mandado de busca e a apreensão contra uma residência situada no Povoado Rio Grande, de propriedade de um idoso cadeirante o qual é investigado pelo crime de tráfico de drogas.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram no interior do imóvel, 17 pedras de crack prontas para venda, seis porções de maconha e uma espingarda de fabricação artesanal. Diante dos fatos, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Após os atos de praxe na Delegacia de Polícia de Bequimão, o investigado foi encaminhado para uma unidade prisional da Região da Baixada Maranhense, onde deve aguardar um parecer do Poder Judiciário.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Com a volta dos trabalhos do Legislativo tuntuense a população do município espera que a Comissão de Justiça da Câmara de prosseguimento a ação para processar o vereador Renan Bilio que está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí por falsificação de documentos para entrar na Faculdade CET no curso de Medicina em Teresina.
Segundo vereador Renan Bilio, utilizou documentos falsos em nome da Faculdade São Leopoldo Mandic, sediada em Campinas (SP), dando a entender que cursava o terceiro período de Medicina na referida instituição, com intuito de ingressar na Faculdade CET por meio de transferência, no início deste ano.
Renan Bilio chegou a fazer um depósito de R$ 40.000,00 para a senhora BRENDA RAVENA MOTA BARBOSA, que também está sendo investigada por agênciar e conseguir a documentação. A data do depósito foi dia 01 de dezembro de 2022.
Com todas as evidências e a documentação levantada pela Polícia Civil o vereador Renan Bilio deve ser afastado.
Um vereador da casa que pediu para não ser indicado disse que já tem vereadores suficientes par afastar o vereador suspeito de falsificação de documentos.
Segundo informações dois ou três vereadores de oposição não aceitam o comprometimento do vereador investigado, mesmo sendo do mesmo bloco podem votar pelo seu afastamento, fazendo com que o suplente Marcos do Carlito que é bem aceito por todos assuma o mandato.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, prendeu preventivamente mais um investigado pelo assassinato do empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, o Nando Net, ocorrido em Turiaçu (MA) neste último sábado (27), na cidade de Caruaru (PE).
Nando Net, assassinado em Turiaçu
O investigado, de acordo com a PCMA, morava em Pinheiro, na região da Baixada Maranhense, e fugiu após descobrir que era alvo da investigação que apura o homicídio do empresário. A prisão dele ocorreu após minuciosa investigação do Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão.
“Durante abordagem, foi verificado que o suspeito estava usando documentos falsos e descoberto, ainda, que ele possui um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça do estado de Alagoas”, informou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.
Essa não é a primeira prisão relacionada ao homicídio de Nando Net, ocorrido no dia 25 de agosto de 2022. Em dezembro de 2022, um homem, também empresário, foi apontado pelas investigações como sendo o mandante do crime e foi preso pela Polícia Civil do Maranhão no município cearense de São Gonçalo do Amarante.
As investigações seguem a fim de localizar o terceiro envolvido no crime, que seria um dos executores do empresário Nando Net.
O empresário foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no dia 25 de agosto de 2022 em um posto de combustível na cidade de Turiaçu, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os disparos contra a vítima.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Leônidas Ribeiro, vulgo ‘Lobinho’ está foragido. Ele é acusado de ter dado carona aos menores que assaltaram e mataram Francisco Vale com um tiro na cabeça na noite da última segunda-feira (22), na Avenida dos Franceses, em São Luís.
Leônidas, foragido/ Francisco, vítima
“A equipe da SHPP (Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa), em uma operação comandada por Marconi Freitas, iniciou, desde ontem, as buscas pelo suspeito, que não estava na região dele. Ele continua sumido, e as diligências estão sendo tomadas”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva.
Leônidas havia sido preso em logo em seguida posto em liberdade por decisão da juíza Maria da Conceição Rêgo, plantonista no Fórum Criminal de São Luís, que considerou não haver elementos suficientes para manter a prisão.
Porém, o juiz Titular da 1ª Central de Inquéritos e Custódia, Rogério Pelegrini Tognon Rondon, considerou a gravidade do delito, a periculosidade do acusado, bem como a necessidade de maiores esclarecimentos acerca do fato e acatou o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público estadual. Mas Lobinho segue foragido.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.