Urgente! Sargento é executado no São Cristóvão

    O sargento Mousaniel foi executado no final da noite de hoje (20) nas proximidades do Terminal do São Cristóvão em São Luís. De acordo com as primeiras informações o policial teria reagido a um assalto no posto Santana. Os suspeitos se evadiram do local com a pistola do PM. Essa foi a terceira morte contra policial militar em uma semana.

    Aguardem mais informações…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Urgente! Subtenente da PM é executado no Coroado

    O subtenente da Polícia Militar do Estado do Maranhão foi executado na noite deste sábado (16)  no bairro do Coroado, em São Luís. De acordo com as primeiras informações dois homens em uma Titan vermelha, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o militar. Um dos disparos atingiu a região da cabeça.

    O subtenente era lotado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Nenhum pertence do militar foi levado.

    Em breve mais informações…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF cumpre três mandados de prisão

    Cumprimos, neste final de semana (09 e 10), três mandados de prisão nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão.

    Na primeira ocorrência nossa equipe realizava fiscalização no município de Barra do Corda quando deu ordem de parada à uma motocicleta. Durante a fiscalização, em consultas aos sistemas, nossos policiais constataram a existência de dois mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em desfavor do condutor.

    A segunda ocorrência foi registrada no município de Santa Inês. Nossos policiais realizavam ronda ostensiva no trecho quando abordaram um veículo. Durante as consultas de praxe da fiscalização nossa equipe constatou a existência de um mandado de prisão, expedido pelo município vizinho, Pio XII, em desfavor do condutor.

    Os motoristas foram conduzidos à Polícia Judiciária correspondente para os procedimentos cabíveis.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bandidos voltam a atacar carro-forte com malotes de dinheiro no Maranhão

    A investida de bandidos contra carro-forte nas estradas do Maranhão voltaram. A ação aconteceu na tarde de hoje, segunda-feira (04) contra um carro da Prosegur, na MA-206, próximo da cidade de Amapá do Maranhão.

    Fortemente armados, eles interceptaram o carro-forte e explodiram a parte lateral do veículo, levando armas dos vigilantes e os malotes de dinheiro que seriam levados para agências bancárias de várias cidades.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dupla anuncia assalto em fila da marcação de consulta em São Luís e rouba moto

    A cada que passa bandidos ficam ainda mais ousados. Na madrugada desta segunda-feira (4), quase quatro horas da manhã, uma dupla anunciou assalto a mais ou menos dez pessoas que estavam na fila de espera para marcar uma consulta na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís.

    A moto foi recuperada pela Polícia Militar

    Além de levar os pertences das vítimas, os marginais roubaram uma motocicleta de um senhor que trabalha como pedreiro e também aguardava na fila. Em seguida fugiram com o veículo.

    A Polícia Militar foi acionada e  homens do 9º BMP conseguiram localizar a motocicleta, que tinha rastreador, no bairro Barreto. A dupla não foi localizada.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bêbado invade igreja no interior do Maranhão, esfaqueia esposa durante culto e acaba preso

    Acusado de tentar matar a esposa dentro da igreja

    Um homem identificado apenas como José Carlos, invadiu uma igreja evangélica na noite de ontem (3) na cidade de São Luís Gonzaga, no interior do Maranhão, e, completamente bêbado, feriu a esposa com golpes de faca.

    A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrida e levada para o hospital de Bacabal mas não corre risco de morte.

    O autor da tentativa de feminicídio acabou preso por policiais militares e foi conduzido para 16ª Delegacia Regional de Bacabal.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Militar prende 05 acusados por tentativa de homicídio contra policial militar na Lagoa da Jansen

    Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de 05 acusados pelo crime de tentativa de homicídio contra um policial militar. A vítima estava na Lagoa da Jansen, na tarde deste sábado (02), quando foi abordado pelos suspeitos. Houve troca de tiros e perseguição. Na ação da polícia foram apreendidos duas armas de fogo.

    As informações são que por volta das 03h:00, policiais militares foram acionados pelo CIOPS para que atendessem a uma ocorrência. Diante disto, policiais militares do BPTur e do 8° BPM se deslocaram até a Lagoa da Jansen, pois no local foi constatado inicialmente que houve uma troca de tiros envolvendo um policial militar. Ao chegarem ao local, averiguou-se que um grupo de cerca de 10 indivíduos tentou contra a vida de um policial militar lotado no 38°BPM, e que ao menos um dos suspeitos fora alvejado.

    Após o ocorrido, quatro suspeitos fugiram em um veiculo SW4, de cor preto. Imediatamente foi repassado as características ao Ciops, a fim que averiguasse algum atendimento em alguma unidade de saúde. Recebemos a informação da entrada de um indivíduo vitimado por disparo de arma de fogo no hospital UDI, juntamente com mais três indivíduos em um SW4 de cor preto.
    Ao chegar no local foi averiguada presença do suspeito ferido identificado como proprietário do veículo e mais três elementos. Ao revistar o veículo fora encontrado armas de fogo.

    Diante dos fatos foi dado voz de prisão aos quatro indivíduos e apresentado três deles a central de flagrantes, ficando o indivíduo ferido à disposição da polícia judiciária no hospital UDI.
    Ao chegar à central de flagrantes um quinto envolvido se identificou alegando ser irmão do suspeito ferido e afirmando ser o autor dos disparos contra o policial militar e também proprietário do material apreendido. Desta feita foi dado voz de prisão e apresentado juntamente com os outros três conduzidos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Comerciante envolvido com o tráfico de drogas é executado com 8 tiros em São Luís

    Carlos Antônio Polary de Brito, de 59 anos, foi assassinado na manhã desta segunda-feira (20), dentro do Corolla preto que dirigia na rua 11, no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. A vítima foi identificada como Carlos Antonio Polary de Brito, de 59 anos. A vítima, que era comerciante e morava no São Raimundo, foi executada com oito tiros. 

    Após o crime, os assassinos fugiram tomando rumo ignorado.

    O delegado George Marques, titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que apura o caso, confirmou que Carlos era envolvido com tráfico de drogas e que o carro que ele usava era alugado. A motivação está sendo investigada.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Centro Novo, Júnior do Garimpeiro, continua foragido de operação da PF sobre exploração ilegal de garimpo de ouro

    O prefeito Júnior Garimpeiro, como se soubesse antes da operação deflagrada hoje (15) pela Polícia Federal na cidade de Centro Novo permanece foragido para não cumprir prisão preventiva decretada pela 8ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Maranhão, juntamente com mais quatros pessoas. Eles são acusadas de exploração ilegal de garimpeiro de ouro naquela região, bem como desmatamento e poluição do Rio Marasçumé.

    Participaram das ações 130 policiais federais. Eles deram cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão nos Estados do Maranhão e do Pará. Foram apreendidos dois quilos de ouro, dois coletes balísticos, 250 munições, oito armas de fogo, dois veículos novos e escavadeiras, além de dinheiro em espécie.

    Operação da PF no Maranhão resulta em prisões e buscas e apreensões por exploração ilegal de ouro

    Durante as investigações foi apurado que se trata de uma organização criminosa armada com grande poderio econômico e político e com atuação na região de Centro Novo/MA há pelo menos três anos. Os investigados foram os responsáveis pelo desmatamento ilegal de mais de 60 mil hectares de áreas para abertura de garimpos de ouro, sem qualquer autorização dos órgãos competentes.

    Ademais, foi verificado que esses garimpos utilizam cianeto de forma massiva para extração do ouro, além do uso de mercúrio, situação que tem causado grande poluição ambiental, inclusive, do Rio Maracaçumé.

    Sob este aspecto, sabe-se que o cianeto pode atacar o cérebro e provocar tremores, delírios e alucinações. Também pode provocar parada cardíaca. A vítima desse tipo de envenenamento pode morrer por asfixia ou por falência múltipla de órgãos, assim há grande perigo para população local exposta a este tipo de substância.

    Os investigados responderão pelos crimes previstos no Art. 2º, da Lei 8.176/91 (usurpação de bens da União), no art. 54, §2º, V (poluição), c/c art. 55 (mineração ilegal), ambos da Lei nº 9.605/98, art. 14, da Lei 10.826/2003 (porte ilegal de arma de fogo), bem como o art. 2º, §2º, da Lei nº 13.850/2013 (integrar organização criminosa), cujas penas máximas somadas ultrapassam mais de 20 anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dono da empresa Araçagy Net é preso por furto de aparelhos de transmissão de internet em São José de Ribamar

    Blog do Gilberto Lima

    Segundo informações da policia, empresa Araçagy Net furtava equipamentos de transmissão de internet de diversos provedores incluindo empresas como TVN, Oi, VIVO e entre outros de forma frequente.

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu flagrante, nessa sexta-feira (10), o empresário identificado pelas iniciais D.R.S., proprietário da empresa Araçagi Net Telecom, por suspeita de cometer o crime de receptação majorada, A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma empresa de sinal de internet.

    Segundo informações da policia, a empresa, localizada em São José de Ribamar, furtava equipamentos de transmissão de internet de diversos provedores incluindo empresas como TVN, Oi, VIVO e entre outros de forma frequente.

    De acordo com as investigações, os funcionários da empresa estariam subindo na rede de posteamento e furtando equipamentos de TELECOM, equipamentos de transmissão de informações, como caixas OLT’s, roteadores W-Fi, cabos de fibra óptica e cobre, baterias estacionárias de gel e outros aparelhos. Segundo a policia, o material era de propriedade de empresas concorrentes.

    O dono da empresa, no momento da ação policial, foi flagrado com diversos equipamentos possuindo a logomarca das empresas concorrentes, como roteadores Wi-Fi e cabos de fibra da empresa Oi e outros aparelhos pertencentes à empresa TVN.

    Os equipamentos foram apreendidos e apresentados aos representantes das respectivas empresas, que reconheceram como sendo de posse das mesmas.

    O empresário D. R. S não apresentou comprovação da procedência lícita dos materiais e justificou que alguns haviam sido adquiridos através de sites de venda.

    O empresário foi encaminhado para a Penitenciária de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Grupo que fraudou convênios em mais de R$ 200 mil é alvo do GAECO e Polícia Civil em Timon

    Ponderando em ações contra a a criminalidade, uma operação desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 5ª Promotoria Especializada de Timon/MA e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil do Maranhão, pelo 1º Departamento de Combate à Corrupção de Timon/MA, unidade vinculada à SECCOR, resultou na Denúncia contra 13 (TREZE) pessoas apontadas pelo Ministério Público como integrantes de organização criminosa. Eles cometiam o crime obtendo vantagens de natureza patrimonial, desviando os recursos dos convênios celebrados entre as entidades e o Governo do Estado, através de suas Secretarias e as entidades localizadas neste Município.

    Foto Reprodução

    As investigações, iniciadas ainda no ano de 2016, revelaram que o esquema consistia no desvio de recursos oriundos do tesouro estadual, liberados através de convênios celebrados entre o Estado do Maranhão e entidades com sede no Município de Timon. De conformidade com as investigações, os recursos que deveriam ser utilizados para custear eventos culturais eram desviados para pessoas físicas e jurídicas, mediante a emissão de Notas Fiscais de Serviços não prestados, falsificação de documentos públicos e particulares, adulteração de cheques, duplicidade de pagamentos etc.

    A Denúncia apontou ainda como líder do esquema criminoso um contador que, segundo as investigações, elaborava os projetos e angariava os recursos em desfavor das entidades, ao final realizava as prestações de contas de forma fraudulenta, com empresas de fachada, pagamento em duplicidade por serviços não realizados e falsificação de cheques. O mesmo contador chegou a utilizar-se de empresa de terceiro para emitir Notas Fiscais e outros documentos que foram utilizados nas prestações de contas.

    O contador apontado como liderança da organização criminosa o Ministério Público afirma que o mesmo:
    1.Intermediava a celebração dos convênios, buscando recursos através de emendas parlamentares.
    2.Elaborava os projetos dos convênios.
    3.Prestava serviços de consultoria e contabilidade para todas as entidades.
    4.Realizava a prestação de contas, juntamente com os Presidentes das entidades, falsificando os cheques e forjando o pagamento para terceiros.
    5.Recebia os valores constantes nos cheques falsificados;
    6.Utilizava empresas criadas por ele, em nome de terceiros, para fornecer notas fiscais e simular a prestação de serviços;
    7.Mantinha o controle financeiro dos valores desviados.

    A respeito do grupo criminoso, afirma-se que cada um tinha uma tarefa delineada pelo interesse econômico do líder de fato, estabelecendo um grupo estruturado, unido e articulado, com o objetivo de obter vantagem de natureza patrimonial, desviando os recursos dos convênios celebrados entre as entidades e o Governo do Estado, através de suas Secretarias e as entidades localizadas neste Município.

    Foi pedida ainda a condenação de todos os denunciados ao dever de reparar os danos causados, devidamente atualizados, cujo montante, em valores originais, totalizam R$ 226.279,52 (Duzentos e vinte e seis mil duzentos e setenta e nove reais e cinquenta e dois centavos).

    Ressalte-se ainda que, por decisão judicial, o processo tramitará pela 1ª Vara Criminal de São Luís/MA, Vara especializada no processamento e julgamento de todos os crimes envolvendo atividades de organização criminosa no Estado do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Presos, ex-vereador e o filho estão entre os cinco que embebedaram e estupraram menor em Viana

    Mesaque Veloso Ferreira, ex-vereador (Mesaque do Povo) e candidato no ano passado em Penalva, e o filho dele, que não teve o nome divulgado, foram presos preventivamente na última terça-feira (7) na cidade de Viana, no Maranhão. 

    Delegacia de Viana

    Os dois, juntamente com mais três amigos, são acusados embebedar e em seguida estuprar uma adolescente de 17 anos no último fim de semana.

    Reveja aqui toda a cronologia dos fatos que culminaram no crime de estupro de vulnerável e consequentemente na prisão da dupla. Três dos acusados continuam soltos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.