Militares resgatam mulher que que caiu em barranco na Estiva; confira no vídeo

Chamados por moradores, militares do GTM e do 21º BPM resgataram com dificuldades uma mulher que caiu de um barranco na Estiva, zona rural de São Luís. Ela estava gritando por socorro. 

Bravamente, os militares desceram no local e conseguiram trazer a mulher enrolada em uma rede para evitar que ficasse mais ainda machucada. A identidade dela ainda não foi revelada e nem as causas da queda. Confira no vídeo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Jovem foi assassinado com um tiro na testa quando assaltava uma mulher no Araçagy

O bandido não deu sorte quando assaltava uma mulher nas imediações do 8º BPM, no Araçagy, e acabou vindo a óbito quando foi atingido por um tiro na testa.

Wanderson Silva Dias, conhecido como “Greg”, de 19 anos, é conhecido naquela região pela prática de assaltos. Nessa tentativa, uma pessos passava de carro por perto da cena do assalto e acertou o bandido, que ainda foi levado para o Socorrão II, mas morreu.

Com Greg, que mora na Raposa, foi encontrado um revólver calibre 38. aparelho celular e uma moto.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dois jovens são executados com 20 tiros no interior do Maranhão

Um crime ainda não esclarecido pelo polícia abalou a cidade de Chapadinha hoje de manhã, quarta-feira (15). Dois jovens, sendo um rapaz e uma moça, fora executados com 20 tiros por dois motoqueiros de identidades ainda não reveladas. Foram vítimas Silbane Conrado da Silva e Paula Andreia Silva Gomes.

Na hora em que os policiais chegaram à casa da vítima à rua Idalina Mendes, segundo o Portal CN1, para investigar as mortes, um homem estava em atitude suspeita e saiu correndo, mas foi capturado. Trata-se de Ariel Monteiro das Neves.

Na residência de Paula Andreia foram encontrados 37 gramas de cocaína, 7o gramas de crack, quatro aparelhos de celular e uma balança de precisão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Roubo de cargas no Supermercado Mateus: envolvidos funcionários, empresário, policiais

A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que vinha roubando cargas do Supermercados Mateus em São Luís e concluiu que estão envolvidos um empresário do ramo varejista, policial militar, agente penitenciário e vários funcionários do grupo Mateus. Alguns já estão presos e outros foragidos. 

Ontem, terça-feira (14),  a polícia prendeu o proprietário do comércio varejista O Barateiro, que fica no Turu, o empresário Antônio Marcos Cordeiro, os funcionários do Mateus, Pedro Ivo de Oliveira Filho e Thiago Silva Pereira. Foi apreendido ainda um caminhão cheio de mercadoria roubada e inspecionado um galpão que funciona no João Paulo e guarda o produto do roubo.

A polícia foi em busca de um policial militar e de um agente penitenciário, mas eles conseguiram fugir. O funcionário Ivo Filho era um operador que atuava como despachante de mercadorias no estabelecimento do empresário Wilson Mateus.

Aguardem novas informações.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mulher encontrada morta na Ufma era funcionária pública municipal

Trata-se de Roseane Costa, 45 anos, a mulher que foi encontrada hoje morta no campus da Ufma, em São Luís. Ela era funcionária pública municipal e morava sozinha no São Cristóvão.

De acordo com informações da polícia, a mulher foi assassinada dentro da Ufma e estava com o rosto cheio de hematomas. A vítima estava com o vestido rasgado e provavelmente foi morta dentro de uma carro e jogada do lado de fora do veículo.

Policiais que investigam o caso trabalham também com a hipótese de que Roseane tenha sido esganada. O serviço de videomonitoramento deve ajudar a polícia a esclarecer o carro e placas que estive no local do crime.

Mulher foi espancada e assassinada dentro da UFMA em São Luís

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Polícia Federal prende 14 pessoas envolvidas em assaltos à Agência dos Correios no Maranhão

A Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio – DELEPAT da Polícia Federal do Maranhão deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 10 de maio de 2019, nas cidades de São Luís/MA e Cajari/MA, a Operação “Trabalho Espúrio” com a finalidade de reprimir Organização Criminosa especializada em assaltos à Agências dos Correios no Estado do Maranhão.

A equipe de investigação apurou que a organização criminosa é composta por 14 pessoas estruturalmente ordenados e caracterizados pela divisão de tarefas e funções específicas.

O grupo criminoso foi responsável por pelo menos 17 (dezessete) assaltos a bancos postais localizados em Agências dos Correios, ocorridos em menos de 06 (seis) meses, no qual foram subtraídos a quantia de R$ 893.000,00 (oitocentos e noventa e três mil reais.

As agências dos Correios que foram vítimas das ações delituosas foram as seguintes:

10/04/2018 AC BACABEIRA
20/04/2018 AC HUMBERTO DE CAMPOS
15/05/2018 AC PACO DO LUMIAR
17/05/2018 AC HUMBERTO DE CAMPOS
18/05/2018 AC BACABEIRA
22/05/2018 AC RAPOSA
23/05/2018 AC MATOES DO NORTE
24/05/2018 AC PINHEIRO
30/05/2018 AC TURU
19/06/2018 AC HUMBERTO DE CAMPOS
20/06/2018 AC SÃO BENTO
25/06/2018 AC VITORINO FREIRE
28/06/2018 AC CURURUPU
03/07/2018 AC BEQUIMÃO
27/08/2018 AC SÃO BENTO
14/09/2018 AC ANAPURUS
19/09/2018 AC BARREIRINHAS

A Polícia Federal cumpriu 14 Mandados de Prisão Preventiva, e 04 Mandados de Busca e Apreensão, tendo as ordens judiciais sido expedidas
pelo Excelentíssimo Dr. Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, juiz titular da 1.ª Vara Criminal de São Luís/MA.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de roubo qualificado, organização criminosa, previsto no artigo 157, § 2º, II § 2º-A, I do Código Penal Brasileiro e o Artigo 2º da Lei nº 12.850/2013.

A Operação foi denominada “Trabalho Espúrio” em razão da situação peculiar do líder da quadrilha que cumprindo regime semiaberto de prisão, aproveitava o horário de trabalho para realizar levantamento das agências a serem assaltadas e participar de assaltos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Operação Cifra Negra: Polícia Civil cumpre mandados de prisão pelo crime de pistolagem no interior do Maranhão

Um trabalho conjunto da Polícia Civil do Maranhão sob coordenação da Delegacia Geral de Polícia Civil que envolveu equipes da Superintendência de Policia Civil do Interior (SPCI) e das Delegacias das cidades de Zé Doca, Bom Jardim e Santa Inês, deflagraram uma operação nesta terça-feira (7) batizada de “Cifra Negra” no intuito de combater a crime de pistolagem no interior do Maranhão.

Na ocasião foram cumpridos mandados de prisões e de busca e apreensões domiciliares que resultaram nas prisões de Raimundo Nonato Alves, conhecido como “Raimundinho de Aderbal” e de José da Silva Oliveira, conhecido por “Kambute”, integrantes de um grupo de extermínio, suspeitos da prática de crimes de homicídios de encomenda (pistolagem) nos municípios de Bom Jardim, São João do Carú e Governador Newton Belo.

Segundo as investigações, as vítimas do grupo de extermínio, eram geralmente pessoas eram envolvidas em diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, assaltos e roubos na região. Durante as Buscas foram apreendidas armas e munições, sendo uma escopeta 12 e uma espingarda calibre .28 e munições de calibres .12, .28 e .38.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Operação do Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em São Luís e Paço do Lumiar

O Ministério Público do Maranhão realizou, com a participação da 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), operação para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos diversos documentos, computadores, telefones celulares e outras mídias eletrônicas.


A operação aconteceu simultaneamente nas cidades de Paço do Lumiar e São Luís na manhã desta terça-feira, 7. O pedido foi feito pela 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar e a decisão foi proferida pela 1ª Vara do Termo Judiciário da referida comarca.

O Inquérito Civil, instaurado a partir de denúncia formulada junto à Ouvidoria do MPMA, apurou que o município de Paço do Lumiar cometeu irregularidades na contratação de serviços de limpeza e higienização diária, asseio e conservação de áreas internas e externas nas instalações físicas e mobiliárias, roçagem, com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos. A contratação da empresa Araújo & Matos Serviços e Comércio LTDA – ME (Liberty Serviços e Comércio) foi feita através de adesão à Ata de Registro de Preços.

IRREGULARIDADES

As investigações apontaram que a empresa anteriormente contratada para prestar serviços gerais à Prefeitura de Paço do Lumiar foi o Instituto Bem Brasil. Vários contratados continuaram trabalhando, mesmo após a rescisão do contrato. Além disso, foi constatado que parte dos salários pagos pelo Município estavam abaixo do valor discriminado. Outros contratados também não receberam o pagamento.

De acordo com a investigação, os terceirizados não possuíam vínculo real com o Instituto Bem Brasil e com a Liberty Serviços e Comércio. Eles estavam, de fato, ligados ao controle da então secretária municipal de Administração e Finanças, Neusilene Núbia Feitosa Dutra (atualmente secretária municipal de Planejamento).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Presas irmãs acusadas de matar jovem ex-universitária na Baixada maranhense

Policiais do Serviço Velado da Polícia Militar do Maranhão prenderam hoje as duas irmãs que no dia 9 deste assassinaram uma jovem ex-universitária em Matinhas.

As irmãs Tayná e Taynara dos Santos aplicaram várias facadas na jovem Kelrry Mouzinho, na porta da residência da vítima, em Viana. Eles vinham de brigas sucessivas e um dia antes a mãe das suas brigou e apanhou da jovem Kelrry durante uma festa.

Depois da morte e de se livrar do flagrante, as duas se apresentaram ao delegado de Rosário e liberadas. Porém, o juiz de Matinhas, Celso Serafim, decretou a prisão das duas. Elas serão removidas por todo o dia de hoje para a Penitenciária de Pedrinhas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Operação prende políticos e empresários em São Luís e mais quatro cidades do Maranhão

Ministério Público do Maranhão (MPMA), com apoio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e da Polícia Civil do Estado do Maranhão, realizaram na manhã desta segunda-feira, 29, uma operação conjunta para cumprir doze mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos documentos, computadores, telefones celulares.

A ação aconteceu simultaneamente nas cidades de Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Pirapemas, Bacabal e São Luís. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha, em atendimento ao pedido do Ministério Público.

O Procedimento Investigatório Criminal apurou que o Município de Itapecuru-Mirim realizou procedimentos licitatórios irregulares para a contratação de serviços de montagem e desmontagem de estrutura, iluminação de palco, gerador e contratação de bandas musicais para as festividades do Carnaval do ano de 2016. A licitação teria sido feita para beneficiar a empresa Jaime R. da Costa – ME. As ilegalidades foram cometidas na gestão do ex-prefeito Magno Rogério Siqueira Amorim.

IRREGULARIDADES

As investigações apuraram que o Pregão Presencial nº 021/2016, realizado pelo município de Itapecuru-Mirim foi conduzido em desacordo com o que regem o Decreto Federal nº 3.555/00, a Lei Federal nº 10.520/2002 e a Lei Federal nº 8.666/93.

Foram identificadas a inexistência de comprovantes de publicação do aviso de licitação, do comprovante de publicação do resultado do pregão e dos comprovantes de publicação do extrato do contrato, evidenciando o direcionamento do processo licitatório para que a empresa fosse vencedora.

Foi constatado, ainda, que os serviços foram executados pela empresa M. Peixoto de Alencar, embora a empresa a empresa Jaime R. da Costa tenha sido contratada pelo Município. O ex-gestor contratou diretamente a empresa M. Peixoto de Alencar pelo valor de R$ 60 mil. Mas o valor do contrato licitado era de R$ 1.408.300,00.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Operação da Polícia Militar fecha fábrica clandestina de armas em Imperatriz

Uma ação desenvolvida na tarde desta sexta –feira (26), a Polícia Militar através do 3ºBPM, conseguiu fechar uma fábrica clandestina de armas de fogo no Parque Independência, em Imperatriz. Na ocasião, os policiais conduziram até a delegacia para prestar depoimento um homem identificado como Ivan Rogério da Silva Santos (47).

Foto: Divulgação/Polícia Militar

O Serviço de Inteligência do 3º BPM conseguiu informações através do Disque Denúncia relatando a conduta de um homem que estaria fabricando armamentos e munições de forma clandestina e comercializando para facções criminosas na cidade de Imperatriz.

Então iniciou-se um procedimento investigatório que resultou na localização do endereço citado onde, com a autorização do proprietário, a polícia constatou de fato a existência da fábrica bélica. Foram apreendidas 07 armas calibre .22; 04 armas calibre .38; 02 armas calibre .380; 02 simulacros de arma de fogo; 01 espingardas 5.5; 01 munições calibre .50; 12 munições calibre .12; 03 munições calibre .20; 01 munições calibre .36; 19 munições calibre .380; 14 munições .762; 2 munições calibre .44 e outras munições e maquinários.

A guarnição da PM encaminhou Ivan Rogério da Silva Santos, preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, conduzindo-o à Delegacia de Polícia Civil, sem lesões corporais, para os procedimentos legais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Policiais militares prendem assaltantes de escola da Vila Tropical

Policiais do Comando de Policiamento de Área Metropolitan II prenderam hoje de manhã dois irmãos, Carlos Vitor dos Santos Pereira, 23 anos, e Carliane dos Santos Pereira, 24 anos, como suspeitos de assalto cometido ontem no início da noite a alunos, professores e outros funcionários da escola estadual Professor Luiz Rêgo, no Jardim Tropical.

Moradores de invasão no bairro da Mata, em Ribamar, os irmãos entraram armados na escola, rendendo um porteiro e o restante do pessoal que estava no local. Eles levaram objetos de propriedade das vítimas.

O coronel Aritanã Lisboa informou que a dupla é velha conhecida da polícia e com eles foram apreendidos os objetos roubados. A dupla foi presa na invasão Raio de Sol.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.