Urgente! Rebelião em presídio deixa detento morto e esquartejado no Maranhão

O fato aconteceu hoje pela manhã, dia 05, domingo, durante rebelião na Penitenciária Regional da Cidade de Pinheiro. O detento Johnnattan Kennedy Silva Oliveira, 21 anos, foi assassinador por outros presidiários e o corpo esquartejado.

O detento que foi morto estava na penitenciária desde o último dia 18 de junho passado.A movimentação seguida de morte deixou vários detentos e funcionários assustados.

A Secretaria de Estado de Administração e Penitenciária já divulgou nota confirmando a morte.

Confira abaixo:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que já acionou a Polícia Civil, bem como o Poder Judiciário do Maranhão, para apuração da motivação e circunstâncias do homicídio do interno Johnnattan Kennedy Silva de Oliveira, de 21 anos, registrado na manhã deste domingo (5), na Penitenciária Regional de Pinheiro (PRPHO), onde estava custodiado desde 18 de junho.
Um inquérito policial já foi instaurado e os investigadores estão colhendo depoimentos de internos e funcionários da unidade prisional.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito some e governo presenteia Carolina com um presídio para abrigar perigosos

A esquecida cidade turística de Carolina MA sofreu dois duros golpes agora em 2016: um no começo do 2016 quando se iniciou a gestão do desaparecido prefeito, o médico Erivelton Teixeira Neves, e agora no final do ano com o anúncio da construção de um presídio para abrigar bandidos de alta periculosidade. Foi o começo de um ano macabro e um pesadelo que se avizinha para 2018. Em reunião ontem, dia 10 deste, a população recusou o presente (foto abaixo).

Flávio Dino, com três anos no comando do Estado, ao que parece, não gosta de Carolina nem para fazer turismo. Uma cidade com os atrativos que tem nunca recebeu investimentos nem mesmo quando Dino foi presidente da Embratur.

Agora, como governador, mandou para a cidade apenas 4 km de asfalto que no dia seguinte se esfarelou. Em comparação com outras cidades de porte bem menor, Carolina ficou no esquecimento do Palácio dos Leões tanto na Saúde, Segurança e Educação.

Para mostrar sua vontade de fazer o turismo diminuir e deixar a população intranquila, Flávio Dino decidiu que Carolina vai abrigar uma UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) que vai abrigar assassinos, estupradores e toda ordem de gente que assusta só no olhar.

Ora, se na capital que tem em Pedrinhas o sistema de segurança mais forte e ainda assim os bandidos fazem rebeliões, comandam de dentro do sistema carcerário o tráfico de drogas, execuções de pessoas, fogem e fazem estragos, imaginem em Carolina.

Ontem, populares e representantes dos segmentos da sociedade estiveram reunidos para dizer que não aceitam um presídio em Carolina. Foi formada uma comissão para tratar da questão. O único que não esteve presente foi o sumido prefeito Erivelton Neves, aquele que só aparece quando os recursos do FPM, SUS, Fundeb, caem nas contas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

611 presos são beneficiados com saída temporária do dia das Crianças

A 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís divulga portaria na qual autoriza a saída temporária de 611 apenados para passarem o Dia das Crianças com a família. Eles deixarão as unidades prisionais a partir adas 9h desta terça-feira (10).

Os beneficiados com a saída temporária deverão retornar aos presídios até as 18h do dia 16 de outubro, próxima segunda-feira. A portaria tem a assinatura do juiz Rommel Cruz Viégas, auxiliar da capital e respondendo pela 1a VEP.Relata a portaria que os apenados contemplados com o benefício preenchem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, que dispõem sobre a saída temporária. Os beneficiados deverão obedecer algumas normas, entre as quais: Não se ausentar do Estado; Recolher-se às suas residências às oito da noite; Não ingerir bebidas alcoólicas; Não portar armas; Não frequentar bares, festas ou similares.

LEP – São cinco as saídas temporárias às quais os presos que cumprem pena em regime semiaberto têm direito durante o ano (Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal). De acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), a autorização para as saídas “será concedida por ato motivado do Juiz da Execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária”.

Ao ser contemplado com o benefício, o apenado assina um termo de compromisso onde constam as exigências a serem cumpridas durante o período da saída. Abaixo, em Arquivos Publicados, a portaria assinada pelo magistrado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Rebelião estoura em unidade da Funac no Alto da Esperança

Uma rebelião começou agora à noite em uma unidade  da Funac, no alto da Esperança , na região do Anjo da Guarda. Segundo informações ao blog, a situação é tensa, com a presença de várias viaturas para evitar maiores proporções. Aguardem novas notícias. 

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mais um adolescente foi encontrado morto na Funac com sinais de estrangulamento

O caso aconteceu  numa unidade do Alto da Esperança que fica localizado no Anjo da guarda. O menor infrator apresentou sinais de estrangulamento. A Funac ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Na madrugada de ontem um adolescente de 14 anos, natural da cidade de Pedreiras, também foi estrangulado por colega de cela. O caso aconteceu na unidade Centro Cannã, no Vinhais. Ele estava há duas semanas no local.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Funac confirma morte por estrangulamento nas dependências do Centro Canaã

NOTA

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), informa que um adolescente da Comarca de Pedreiras, que cumpria medida provisória, foi encontrado morto, nesta quinta-feira (6), no Centro de Juventude Canaã, no Vinhais, em São Luís.

O adolescente foi encontrado com sinais de enforcamento no alojamento, que tinha outros dois jovens. A vítima estava na unidade há 14 dias. Outro adolescente, companheiro de alojamento, assumiu a autoria do crime.

A Direção do Centro de Juventude Canaã já registrou boletim de ocorrência, bem como a Diretoria da Funac já está tomando os encaminhamentos referente ao ocorrido. O caso está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios de São Luís.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.