MARANHÃO: Infrações de trânsito cresceram 30% em dois anos

    Transitar acima da velocidade máxima permitida, não usar o cinto de segurança e estacionar em local/horário proibido são as autuações mais recorrentes no estado

    Tá Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo

    Motoristas maranhenses receberam mais multas e autuações em 2021 do que nos dois anos anteriores, de acordo com estatísticas do Departamento Estadual do Maranhão (Detran-MA). Segundo dados do Departamento, houve um aumento de 30,45% nas infrações de trânsito de 2019 para 2021, considerando os meses de janeiro a agosto.

    Em 2019, o Detran-MA registrou 152 mil autuações de trânsito, em 2020 foram 179 mil infrações, já em 2021 foram registradas 198 mil (30,85% de crescimento acumulado em dois anos).

    Imagem: divulgação/DOK Despachante. Ilustração: Bruna Florentino

    As infrações de trânsito aumentaram em 2020 mesmo com tendência de decrescimento na maioria dos estados brasileiros – que passaram a registrar menos infrações por conta da pandemia de covid-19 e por conta da quarentena.

    Multas mais cometidas

    Segundo dados registrados no último trimestre pelo Detran-MA (junho, julho e agosto), as multas mais cometidas por condutores maranhenses são: transitar acima da velocidade máxima permitida, não usar o cinto de segurança e estacionar em local/horário proibido. Confira quantas vezes as infrações foram cometidas e qual a multa referente a cada uma delas:

    Se você costuma dirigir acima do limite de velocidade, tenha cuidado: Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração mais cometida ao longo do trimestre, foram 27 mil registros referente à infração. Nesse caso, a natureza da infração é média e a multa para quem cometê-la é de R$130,16.

    Já a segunda autuação mais recebida por condutores infratores no Maranhão é a condução de veículos sem o uso devido do cinto de segurança com 9,4 mil registros. A infração é considerada grave e prevê uma multa de R$195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    E em terceiro lugar, a infração mais registrada pelo Detran-MA é a por estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização, que é uma infração média, com multa de R$130,16.

    Por Guilherme Dalbem

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    PRF inicia Operação Independência 2021 no Maranhão

    Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (3), a Operação Independência nas rodovias federais que cortam o Maranhão, reforçando o policiamento ostensivo para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no feriado. A Operação irá até às 23h59 do dia 8 de setembro, próxima quarta-feira.

    Em virtude do feriado da independência do Brasil e do aniversário de São Luís, capital maranhense, que completará 409 anos nesta quarta-feira (8), a PRF prevê um aumento no fluxo de veículos nas rodovias federais do Maranhão nos próximos dias.

    O foco da Operação será o combate à embriaguez ao volante, com realização de testes de alcoolemia, e reforço na fiscalização para evitar ultrapassagens proibidas e, por meio do uso de radares móveis, inibir excesso de velocidade, infrações mais comuns registradas nas rodovias que aumentam as chances de acidentes fatais.

    Dicas para uma viagem segura

    A PRF recomenda aos motoristas algumas condutas para garantir uma viagem segura:
    – Faça uma revisão no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
    – Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso.
    _ O acostamento deve ser utilizado apenas para situações emergenciais;
    – Jamais faça a mistura perigosa e criminosa que é dirigir sob efeito de álcool;
    – Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
    – Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores e pedestres;
    – Lembre-se que o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;
    – Crianças menores de 10 anos têm que usar dispositivos de retenção;
    – Em caso de emergência e necessidade de apoio da PRF, ligue para o telefone de emergência 191.

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    Medidas vão intensificar barreiras em avenidas e ruas principais de São Luís para evitar circulação

    Dentre as medidas que serão decretadas pelo Governo do Estado a partir de terça-feira, dia 5, o trânsito de carros e pessoas nas principais vias da Grande São Luís, com barreiras para evitar a circulação de pessoas e veículos.


    Flávio Dino citou como exemplo a Avenida Litorânea, onde não será permitido o estacionamento, assim como  no Espigão Costeiro, que fica localizado na Península da ilha.

    O governador disse que nas vias principais do Centro de São Luís irão acontecer barreiras para evitar a movimentação de carros e que só poderão circular as com pessoas que estejam indo para o trabalho de caráter essencial. As paradas de ônibus sofrerão alterações, e ficarão reduzidas.

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    Em entrevista à TV Assembleia, comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária fala sobre educação no trânsito

    A nova comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMR), coronel PM Edilene Soares, foi a entrevistada do programa Portal da Assembleia, no quadro “Sala de Entrevista” desta sexta-feira (12), na TV Assembleia. Ela falou sobre o trabalho realizado pelo Batalhão.

    Edilene Soares explicou que o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária é novo e trabalha nas MAs localizadas dentro da Ilha de São Luís, mas que também atua, pontualmente, nas MAs do interior do estado. “Somos um batalhão especializado que abrange todo o Maranhão. Já temos um projeto de expansão que prevê a colocação de seis companhias para atuarem nas MAs”, esclareceu.

    Edilene Soares complementou: “Cumprimos rigorosamente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como prioridade a defesa à vida. Trabalhamos a questão da educação no trânsito, a fiscalização, a fluidez e a segurança. Desenvolvemos o programa de Educação no Trânsito, coordenado por uma equipe multidisciplinar, que promove palestras em escolas e outros estabelecimentos sobre as regras do trânsito. A educação é fundamental para diminuirmos os índices de violência”.

    De acordo com a nova comandante do BPMR, só teremos um trânsito cada dia mais seguro e menos violento se a população fizer a sua parte. “É preciso que a sociedade se conscientize que álcool e direção não combinam. E só por meio da educação é que a sociedade poderá adquirir essa consciência”.

    Colaboração da população

    A coronel pediu a colaboração de todos os condutores de veículos no sentido de colaborarem com as fiscalizações do BPMR nas blitzen que realizam. “Pedimos que os usuários de transporte rodoviário regularizem sua situação e que, mesmo que não esteja regulares, parem e expliquem as razões. Nossos policiais são altamente preparados para ouvir as explicações e dar as orientações necessárias para cada caso”, advertiu.

    Indagada sobre a intenção do Governo Federal de diminuir as barreiras eletrônicas de controle de velocidade, Edilene Soares afirmou que é preciso que seja feito um estudo para verificar se esses instrumentos são ou não eficazes no controle de velocidade. “Se restar comprovado que sim, acho que sua manutenção é benéfica para a sociedade. Se for possível uma educação no trânsito sem o emprego desses instrumentos, melhor para todos nós, acredito”, salientou.

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    Prefeitura de Pedreiras fará mudanças no trânsito a partir de abril

    O trânsito na área central de Pedreiras passará por reformulação a partir do mês de abril (data ainda não definida). Após estudos numa parceria entre Prefeitura de Pedreiras por meio Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito com o Departamento de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA), algumas alternativas estão sendo tomadas para dar mais fluidez aos itinerários e estacionamentos de vias do centro comercial da cidade.

    O titular da pasta, Rodrigo Assaiante, já está fazendo um trabalho prévio de educação para o trânsito e esclarece que todas as medidas estão sendo tomadas para melhorias para todos os usuários do sistema de trânsito, seja pedestres, condutores de veículos, motocicletas, bicicletas, etc. “Mas precisamos do apoio e da compreensão, pois o aumento da quantidade de carros e motos nos últimos anos sobrecarregou, sobretudo no aspecto de estacionamentos, então as mudanças são realmente necessárias e se todos contribuírem teremos um fluxo melhor, com menos possibilidade de acidentes, sendo, portanto, mais seguro para todos”, explicou.

    Mudanças que serão adotadas:

    – Rua Maneco Rêgo passará a ter mão única a partir da sede da 7ª Ciretran, passando pelo Banco do Brasil, Viva Cidadão, até a Praça do Jardim;

    – Rua Miguel Atta será totalmente via de mão única com saída desde a rotatória que será instalada nas proximidades do Estádio Pilizão e INSS até a Avenida Rio Branco;

    – Rua Eurico Ribeiro partindo da saída do Mercado Central, próximo ao Beco da Noroeste, seguindo sentido Asa Néfron, Frango Dourado, indo até o cruzamento da Rua Miguel Atta;

    – Rua Crescêncio Raposo, seguindo pelo Correios, passando pela entrada do Anfiteatro Dom Jacinto Brito, IEMA, até o cruzamento da Travessa José Eusébio, que dá acesso ao Santuário de São Benedito;

    – Praça do Jardim passará a ter circulação em sentido horário.

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    Demorou: Blitz volta dinovo; confira nas imagens

    Um dia após a eleição de ontem, hoje (segunda, dia 08) já foi possível o motorista deparar com as velhas blitzes que tanto assustaram proprietários de carros até dois meses  antes do pleito. 

    Na avenida São Luís Rei de França, em São Luís, viaturas da BPRV estavam realizando as famosas barreiras em busca de documentação dos carros e dos motoristas. Ou seja: já começou tudo dinovo.

    Veja abaixo o vídeo:

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    Filas enormes por procura de combustíveis engarrafam o trânsito em várias avenidas de São Luís

    Desde de manhã cedo que os engarrafamentos se acumulam no trânsito da nossa capital. São motoristas que formam enormes filas que tomam de contas de ruas e avenidas em busca de combustíveis. Muitos postos fecharam, enquanto outros funcionam apenas para abastecimento de ambulâncias e viaturas da polícia. O caos, aos pouco, se instala na capital maranhense.

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    Vereador aliado de Flávio Dino é preso bêbado no volante, mas faz ligação, e é liberado

    O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, conhecido por Marinho do Paço, estava bêbado quando foi abordado ontem por uma blitz da BPRv no Maiobão. O fato de ser aliado e cabo eleitoral do governador o fez avançar contra a guarnição e até oferecer propina para ser liberado, mas acabou sendo preso. Ocorre que após um telefonema, não se sabe a quem endereçado, o vereador foi liberado ao pagar uma fiança.

    Marinho do Paço (foto abaixo), que puxa a brasa para a sardinha do prefeito de Paço, Domingos Dutra, não contava que os policiais da BPRv fossem levá-lo para a prisão. Só que na Delegacia do Maiobão foi liberado após pagar uma fiança, até agora desconhecido o valor. Além de dirigir embriagado, colocando em risco a vida das pessoas e até a dele também, não poderia ter sido liberado na mesmo hora, levando em consideração também que tentou subornar os policiais.

    Existem vários casos de aliados de Flávio Dino envolvidos em acidentes que nem chegaram a ser presos, como o de dois conhecidos deputados estaduais, além do vereador Gaguinho, que acabou nada acontecendo a ele e as fiscalizações da BPRv  ficaram reduzidas.

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    Depois de pesquisa indicar que ações ostensivas da BPRv eram impopulares, recua fiscalização no trânsito

    Não tem sido mais comum a presença de viaturas da BPRv no trânsito de São Luís. As buscas por IPVAs atrasados, bêbados no volante e outras irregularidades como falta de pagamento de multas e ausência da CNH, estão bastante reduzidas. As viaturas sumiram dos bairros periféricos.

    Muitos imaginam tratar-se de punição por causa de situação que o vereador da capital, Gaguinho, considerou de constrangimento em uma abordagem na Vila Janaína, uma comunidade que quase não olha viaturas policiais, embora esteja relacionada como uma das violentas.

    A abordagem dada a um vereador, deputado, prefeito, secretário ou até mesmo a outros militares, deve ser profissional e respeitosa. Não pode é ter distinção, do tipo achar que eles são diferentes de nós pobres mortais. Não vejo exagero nas fiscalizações da BPRv. Já passei por uma com um amigo e os achei educados.

    Ocorre que uma pesquisa interna do governo sobre o que não agradava a população encontrou resistência por ampla maioria de motoristas e proprietários de carros, principalmente, quando se tratava de documentação de carros, reboque, e depois para ser leiloado.

    De início a substituição do tenente-coronel Magalhães por um coronel no comando do BPRv. E depois o recuo. Ocorre, porém, que quem teve seu carro guinchado por causa de atrasos e até leiloados para aumentar o caixa do governo, não esquece jamais da situação humilhante que passou.

    O que uma eleição não faz, nem mesma a cachaça irá fazer.

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    Pesquisas apontaram os incômodos das blitzes e Flávio Dino pegou a carona para exonerar comandante da BPRv

    Uma semana antes o governador Flávio Dino direcionou para o deputado Wellington do Curso críticas de que quem se posiciona contra as blitzs da BPRv são amigos do crime e insinuou que o parlamentar faz parte de facção. Hoje, para surpresa dos próprios militares do batalhão, a demissão do tenente-coronel Magalhães, comandante da BPRv. Motivo: político eleitoral. 

    Dino estava de posse de uma pesquisa em que aponta a rejeição grande da forma como os agentes tratam motoristas e donos de veículos, além da apreensão dos carros, cobranças de multas e IPVA se estiver até com poucos meses em atraso. No caso da combinação álcool com bebida, a apreensão dos carros, prisão de motoristas com alto teor e multa altíssima, não há o que reclamar.

    Os militares obedeciam ordens do comandante Magalhães que apenas cumpria o que determinava o governador. Flávio Dino encontrou na apreensão dos veículos uma indústria que rendeu muitos milhões aos cofres públicos. Quando o dono não tinha como pagar o IPVA, o carro ia pra leilão.

    O governador aproveitou também a carona de um episódio que envolveu uma equipe da BPRv e o vereador Gaguinho, que se considerou tratado como bandido durante uma revista ao seu carro na Vila Janaína, na tarde de ontem.

    Hoje, o ex-secretário Márcio Jerry participou na Câmara Municipal de São Luís de um ato político em favor da sua candidatura a deputado federal e pelo projeto de reeleição de Flávio Dino. São 25 vereadores da capital engajados nas duas campanhas, mas cinco justificaram as ausências.

    Foi bem ai que ficou selado o destino do tenente-coronel Magalhães. A exoneração tirou a força dos comandados. O governador ficou bem na fita ao atender aos pedidos dos vereadores e as fiscalizações serão reduzidas a partir de amanhã, quinta-feira (05).

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    Flávio Dino e seu líder na AL mentem na questão das blitzes no trânsito

    O governador do Maranhão saiu na defesa das blitzes que apreendem carros e os leilões em curto tempo para aumentar a robustez dos cofres públicos com o dinheiro das vendas ou com o recebimento de multas e IPVA. Da mesma forma agiu seu líder na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira, com o mesmo argumento de que as fiscalizações preservam vidas, que o número de acidentes diminuiu no trânsito. 

    Ora, ninguém reprova a apreensão de veículos em poder de bêbados, nem se discute a multa que eles devem pagar. As leis têm que ser rigorosas para quem dirige embriagado. É o Correto.

    Mas o que não se aprova é apreender veículos por atraso em multas e IPVA, ainda mais neste momento de alto desemprego e de crise financeira. Além disso, o Supremo Tribunal Federal já entendeu que a apreensão é inconstitucional. Flávio Dino já foi juiz federal, mas lamentavelmente estamos no Maranhão. Na Bahia houve um recuo onde IPVA e multas são negociados. Aqui o tempo é curto e vai logo para o leilão.

    O veículo é uma propriedade do cidadão que passou anos pagando prestações, que deixou de comer algo melhor para ter um carro. Um veículo que lhe possibilite ir ao trabalho, levar as crianças para as escolas e até mesmo serve como instrumento de trabalho. Mas nada disso é respeitado ou levado em consideração.

    Se Flávio Dino fosse prefeito de São Luís e Rogério Cafeteira presidente da Câmara Municipal, quem atrasasse o IPTU seria despejado do seu lar. Ainda bem que Dino foi derrotado para prefeito e Cafeteira nunca quis ser vereador.

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