Estoques estão chegando ao final nos supermercados, feiras e Ceasa no Maranhão

Enquanto a gasolina, óleo diesel e etanol vão aos poucos se normalizando nos postos de combustíveis, nas empresas de transportes coletivos, no principal aeroporto do Maranhão, e os serviços essenciais permanecem funcionando normalmente, o setor de alimentos começa a ter o estoque final reduzido.

Foto do Blog do Gilberto Lima

Prova disso são os supermercados que começam a ficar desabastecidos, inclusive com hortifrutigranjeiros já sumindo das prateleiras. Por essa razão, a procura pelos produtos aumentou bastante, mas os preços estão estabilizados.

Na Ceasa, principal distribuidor de frutas e verduras, os 40 caminhões previstos para garantirem a reposição do estoque, não apareceram durante o dia de ontem, domingo, 27 deste. O estoque final, segundo os comerciantes, deve acabar amanhã, terça-feira, dia 29.

Abastecimento de combustível no interior

As medidas adotadas pelo Governo do Estado estão, aos pouco, garantindo o abastecimento de combustíveis no interior do Maranhão. Com o confisco remunerado de ferry-boat, caminhões tanques chegaram a várias cidades da Baixada, sempre escoltados pela PM.

Para as regiões mais distante, como Imperatriz e Balsas, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, foi verificar pessoalmente as condições para que os combustíveis cheguem naquelas e outras cidades sob a escolta policial. Ainda assim, existem 16 pontos de bloqueios nas rodovias no Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Governador, reduza os impostos sobre os combustíveis e ajude a população a sair do sofrimento!

O Governo do Estado do Maranhão, encaminhou em dezembro de 2016 Projeto de Lei 10.542/2016 aumentando os impostos sobre a gasolina. Aprovado pela maioria dos deputados, desde então o estado fatura 26% de ICMS sobre o combustível. No Rio de janeiro, que atravessa um das suas piores crises financeiras, o governador Luiz Pesão reduziu para 12% o ICMS que incide sobre óleo diesel. No Maranhão, paga-se 17% do imposto sobre o diesel. Governador, por favor, reduza os impostos sobre os combustíveis!

A situação hoje no Maranhão é de caos, apesar das medidas tomadas pela Justiça Federal para que os caminhoneiros voltem ao trabalho e a situação se normalize. Tenha pena da população, senhor governador!

O presidente da Associação Maranhense dos Supermercados (Amasp), empresário Wilson Mateus, informou que hoje, em boa parte dos comércios, as prateleiras nos setores de hortifruti e de panificação estão vazias. Se perdurar a situação, na segunda-feira será muito pior.

Nos postos as filas continuam enormes com a procura por combustíveis, atrapalhando o trânsito e aumentando o medo de que possam pregar numa rua ou avenida por falta de gasolina, ainda mais se for durante o período da noite.

Portanto, Excelentíssimo Senhor Governador Flávio Dino, olhe para essa população sofrida e reduza já as alíquotas que sobre os preços dos combustíveis.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

“Tenente-Coronel” é preso no Maiobão dando golpes financeiros em idosos

Luis Eduardo Araújo Bento estava quase sacando a quantia de R$ 10 mil em uma agência bancária no Maiobão quando recebeu ordem de prisão por policiais da Depol daquele bairro. O dinheiro era referente a um empréstimo em nome da titular do cartão, uma idosa que não será revelada. Ele portava uma carteira funcional do Corpo de Bombeiros em que era identificado como tenente-coronel. 

Com o falso militar, foram encontrados também documentos e cartões bancários de pessoas idosas, que sugere que ele negociava empréstimos e ficava com os cartões para tirar vantagens como agiota, além de carteira funcional de membro da Guarda Municipal.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

UPA de Estreito é fechada

Do Blog Neto Ferreira

Nesta sexta-feira (01), a UPA de Estreito, interior do Maranhão, amanheceu de portas fechadas.

Segundo o aviso colocado na porta, as pessoas que procurarem atendimento na unidade hospitalar terão que se deslocar ao Hospital Municipal para serem atendidas.

Há alguns meses, o fechamento da UPA vem sendo denunciado pelos meio de comunicação e parlamentares, no intuito de sensibilizar o governador Flávio Dino a enviar recursos para a unidade.

No entanto, nada foi feito e a UPA fechou as portas, prejudicando, assim, centenas de pessoas.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Encontrado o corpo e veículo de funcionário do Hotel Metropolitan, totalmente queimados

Na noite deste último domingo (11), foi encontrado na BR-226, em Timon-MA, o veículo já queimado de Marco Antônio Oliveira, que estava carbonizado. O jovem estava desparecido desde o dia 4 de junho deste ano, quando foi visto pela última vez em seu carro. Amigos do funcionário do Hotel Metropolitan, em Teresina, pediram ao blog do Luis Cardoso publicação sobre o desaparecimento, o que foi feito no dia 10, sábado (relembre).

A família reconheceu o veículo e o corpo como sendo do rapaz.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crise: farmácias Big Ben fecham no Maranhão e em mais 4 estados

A operação Lava Jato faz mais uma vítima no mundo empresarial brasileiro. Hoje, lojas da Big Ben amanheceram com avisos  nas portas informando que as atividades estão encerradas. No Maranhão, foram 20 lojas fechadas, causando centenas de desempregos.

O dono da Big Ben, Andrés Esteves, foi preso pela Polícia Federal ainda em 2015 por ser o proprietário e controlador do Banco BTG Pactual e desde então entrou em crise financeira. Agora foi obrigado a vender a rede de farmácias, que inclui a Big Ben, ao empresário Paulo Remy, sócio da construtora Wtorres.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.