Nova variante da Covid-19 lota leitos de UTI do Hospital Carlos Macieira

    A expansão da nova variante da covid-19 começa a preocupar as autoridades do setor de saúde do Maranhão. Na Grande São Luís é visível o aumento da pandemia, levando muitos para ocuparem leitos de hospitais públicos e privados e outros a que resistem fazendo o tratamento em isolamento familiar.

    O deputado estadual eleito e ex-secretário de Saúde, Carlos Lula, se manifestou através das suas redes sociais para demonstrar preocupação e informar que os leitos do Hospital Carlos Macieira estão lotados. Confira abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Uso de máscaras volta a ser obrigatório na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão

    O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Portaria nº. 27942022, torna obrigatório o uso de máscaras faciais para ingresso e permanência nas dependências da sede do Tribunal. A medida foi estabelecida em caráter temporário e imediato, até ulterior deliberação.

    Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão

    O documento, assinado pelo presidente em exercício do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, considera dados recentemente colhidos das Secretarias Estaduais de Saúde pelo consórcio brasileiro de veículos de imprensa que constataram significativo incremento no número de novos infectados pela COVID-19 no Brasil.

    A reinstituição da obrigatoriedade do uso das máscaras faciais considera, também, a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que se mantenha medidas sanitárias não farmacológicas de contenção da Doença, dentre as quais destaca-se uso de máscaras faciais (Nota Técnica nº 40/2022/SEI/ANVISA).

    Além disso, leva-se em conta a necessidade de minimizar os riscos de contaminação no ambiente de trabalho, principalmente diante dos registros de novos casos de contaminação por COVID-19 no quadro de servidores(as) do Poder Judiciário maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governo do Maranhão libera uso de máscaras em locais fechados; falta aumentar o público em shows

    Em novo decreto, o Governo do Maranhão voltou a flexibilizar medidas em combate à Covid-19 dispensando o uso obrigatório de máscaras em locais fechados.

    Foto Reprodução

    Porém, o uso só será liberado em cidades onde mais de 70% da população tenha recebido as duas doses ou a dose única da vacina contra a doença. Também podem deixar de usar máscaras em locais fechados aquelas pessoas que  tomaram todas as doses e apresentem o comprovante de vacinação.

    Vale ressaltar que o novo decreto libera, mas os municípios podem editar suas próprias normas não facultando o uso das máscaras.

    Mesmo com a nova flexibilização e levando em conta a redução no número de mortes pela Covid-19 em todo o território maranhense, o Governo segue restringindo o número de pessoas em shows o que ainda prejudica ‘alguns’ produtores de eventos. Este ponto deve ser repensado pelas autoridades sanitárias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Pinheiro, Ana Paula Lobato destaca avanços da vacinação infantil com mutirão realizado no fim de semana

    A prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, destacou os avanços no processo de imunização infantil contra a Covid-19 no município, que realizou, neste sábado (12), o “Dia C da Vacinação Pediátrica”, ação voltada ao público de 5 a 11 anos. O mutirão, que contou com a parceria do Governo do Estado, visa estimular e acelerar a vacinação da criançada pinheirense.

    Foto Divulgação

    De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, já foram aplicadas mais de 1.800 doses pediátricas em Pinheiro.

    A prefeita Ana Paula Lobato afirmou que o mutirão é mais uma estratégia realizada pelo município para atingir o público dessa faixa etária. “O nosso intuito é alcançar o maior número possível de crianças e avançar, cada vez mais, o processo de imunização de nossos pequeninos. As aulas já estão chegando e a vacinação é importante para que eles estejam mais protegidos”, frisou.

    Estrutura

    Durante o mutirão, todas as crianças tomaram doses do imunizante pediátrico da Pfizer. A ação foi realizada no pátio externo do Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro (CEMP), onde foi montada uma estrutura para recebê-las. O local foi preparado com temáticas infantis e programação cultural para atrair a atenção da meninada.

    Mirela Maria Soares, de 11 anos, foi uma das primeiras a chegar ao estande de vacinação. “Estava ansiosa para me vacinar porque esse vírus é muito perigoso”, disse a menina, ao lado da sua mãe, Ivana de Jesus Fraga. “É um grande alívio para todos os pais poderem vacinar seus filhos. Agora estou bem mais tranquila“, completou.

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Codó testa positivo para Covid-19

    A Prefeitura de Codó informa que o prefeito municipal, Dr. Zé Francisco, testou positivo para Covid-19 e síndrome gripal. O prefeito está bem e cumprindo isolamento domiciliar, de onde está realizando seu trabalho remotamente, conforme orientação médica.

    O diagnóstico foi feito após teste rápido na última sexta-feira (21), após o prefeito apresentar forte gripe.

    Dr. Zé Francisco tomou as duas doses e a dose de reforço da vacina, e atribui a essa imunização o não agravamento da doença. As agendas estão suspensas e serão retomadas apó o cumprimento da quarentena.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tribunal de Justiça passa a exigir comprovante de vacinação para ingresso nas unidades do Estado

    A partir desta sexta-feira (21), é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19) para entrada em todas as unidades judiciais e administrativas da Justiça de 1º e 2º Grau do Poder Judiciário do Maranhão. A medida foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, por meio da Portaria-GP N° 482022. (Veja abaixo)

    Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão

    Na entrada das instalações do Poder Judiciário do Maranhão, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores terceirizados, colaboradoras, terceirizadas, membros do Ministério Público, defensores públicos, defensoras públicas, advogados e população em geral deverão apresentar o certificado/passaporte ou carteira de vacinação contra a Covid-19, para que seja permitido o acesso.

    É considerado comprovante de vacinação, documento físico ou eletrônico, emitido pela autoridade sanitária competente.

    Foto Reprodução

    PASSO A PASSO PARA O COMPROVANTE ELETRÔNICO

    Primeiro, é necessário instalar o aplicativo “Conecte SUS” no smartphone, disponível para Android e IOS.

    Na interface do aplicativo, o usuário clica no ícone “Vacinas”, em que é preciso criar ou acessar uma conta no site Gov.br (o aplicativo direciona).

    Após se cadastrar e entrar com o login, que exige CPF e senha, aparecerá o ícone “Carteira de Vacinação Digital”, possibilitando o acesso em PDF da carteira para impressão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Caxias começou vacinação para crianças de 5 a 11 a partir desta quinta-feira (20)

    A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (20), a vacinação para as crianças de 5 a 11 anos de idade. Ao todo, 1.020 doses da Pfizer já chegaram ao município para iniciar a aplicação. A imunização para as crianças vai ser realizada em uma sala do Shopping de Caxias. A abertura da vacinação será as 10h no Caxias Shopping Center, onde haverá uma solenidade de lançamento da imunização das crianças.

    Foto Divulgação

    Na primeira etapa da vacinação infantil serão vacinadas as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficientes, indígenas e quilombolas. Na segunda etapa, a imunização será para as crianças da mesma faixa etária, em ordem decrescente de idade.

    A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais que as crianças que estiverem com sintomas gripais devem aguardar um prazo de quatro semanas para tomar a vacina contra a covid-19. Já para as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, a orientação é concluir o esquema vacinal com a vacina da Pfizer.

    O município também recebeu mais 3.612 doses da Pfizer para aplicação da primeira e segunda doses (D1 e D2) e dose de reforço, para o público acima de 12 anos. Desde o início da campanha de imunização, foram aplicadas 250.897 doses das 298.819 recebidas. Caxias já imunizou mais de 80% da população com as duas doses contra a covid-19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão registra quase 500 novos casos de covid-19 nas últimas 24hs

    De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde no Maranhão já são 373. 578 casos confirmados de Covid-19. Desse total 10.406 óbitos, 3.510 estão ativos, e 359.662 já se recuperaram.  A covid já acometeu 209.549 mulheres (56%) 164.029 homens (44%).

    Foto Reprodução

    Encontram-se em isolamento domiciliar 3.317 pessoas, 105 estão internadas em enfermarias e 88 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    De acordo com a SES, são quase 500 novos casos confirmados sendo 81 na Região Metropolitana de São Luís, 72 em Imperatriz e 318 em demais regiões do Estado.

    Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde, novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: (1) de Caxias, (1) Riachão, (1) Timon e (1) Tutóia. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

    Quase Hum milhão de testes já foram realizados no Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    80% de internações por Covid-19 no Maranhão são de pessoas que não se vacinaram

    A explosão da Covid-19 e suas variantes no Brasil tem nome e sobrenome: a insistência dos que não querem se vacinar que espalham o vírus contaminando até quem já tomou as duas doses. Esse grupo dos já vacinados pegou a Covid-19 de forma mais leve e estão se recuperando em até cinco dias, sem a necessidade de internação.

    Porém, no Brasil, assim como no Maranhão, já existe uma preocupação com a ocupação de leitos em hospitais das redes públicas e privada. Os que estão sendo internados são exatamente os que ainda não tomaram nenhuma vacina ou apenas a primeira dose. No Maranhão, esse grupo representa 80% das internações.

    O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde. Só na Grande Ilha, a taxa de ocupação de leitos do UTI já ultrapassa 50% e a metade com leitos clínicos. Ninguém deve ser obrigado a tomar as vacinas, mas a ninguém é dado o direito de ficar por aí contaminando os outros.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Agora lascou! Procuradoria Geral de Justiça quer fechar casas de festas em todo o Maranhão

    Procuradoria Geral de Justiça recomenda o cancelamento das festas privadas em todo o Maranhão até que doença como covid-19 e influenza não avancem mais e causem contaminações.

    Porém, se a solicitação for acatada, vai causar desemprego em massa de garçons, seguranças, e vai tirar o sustento de músicos, cantores, de seguranças, gerentes, e todo o pesssoal que monta pontos de vendas de lanches ao redor dos eventos.

    O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, expediu nova Recomendação para que seja negado as licenças e autorizações para festividades e demais eventos privados que possam ocasionar qualquer tipo de aglomeração, enquanto perdurar a emergência sanitária decorrente da pandemia.

    Eduardo Nicolau pede ainda que seja feita a “adoção de todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para impedir a ocorrência de aglomerações e a realização de eventos festivos, especialmente no período carnavalesco.”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MP recomenda que prefeito de Carutapera cancele festas do ‘Janeirão2022’

    A Promotoria de Justiça de Carutapera recomendou ao prefeito daquele município que sejam canceladas festas relacionadas ao carnaval, como o “Janeirão2022”, bem como não emita liberação de eventos privados como forma de conter a expansão da covid-19 e suas variantes, sob pena de penalização. Confira abaixo:



    A Prefeitura de Carutapera já estava com uma vasta programação para os dias 18, 18, e 20 de fevereiro, com a contração de bandas bastante conhecidas e cantores nacionais, como mostra abaixo:


    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Codó segue com Testagem em Massa contra Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde

    A Prefeitura de Codó segue até a próxima quarta-feira (12) à Campanha de Testagem em Massa contra Covid-19 em 7 locais do município. Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa.

    Confira abaixo as Unidades Básicas de Saúde – UBS que estão realizando a testagem contra Covid-19

    UBS Borborema- Bairro Santo Antônio.

    UBS Miguel Zaidan- Bairro São Sebastião.

    UBS Nossa Senhora de Fátima- Vila Camilo.

    UBS Sebastião Reis- Bairro Codó Novo.

    UBS Sílvia Santos- Bairro São Pedro.

    UBS João Chagas- Bairro São Benedito.

    UBS Luís Carlos Martins- Bairro Codó Novo.

    A Campanha de Testagem em Massa contra Covid-19 segue até a próxima quarta-feira (12) de 7h às 11h e 13h às 17h. “Com o aumento de casos das variantes da influenza e também da Covid-19 a prefeitura de Codó e a Secretaria de Saúde está realizando essa campanha para ajudar nossos codoenses no processo de testagem e saber se os sintomas que apresentam é Covid-19 ou algumas das variantes da gripe”, explicou a Secretária de Saúde, Tainara Lima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.