Tribunal de Justiça passa a exigir comprovante de vacinação para ingresso nas unidades do Estado

    A partir desta sexta-feira (21), é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19) para entrada em todas as unidades judiciais e administrativas da Justiça de 1º e 2º Grau do Poder Judiciário do Maranhão. A medida foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, por meio da Portaria-GP N° 482022. (Veja abaixo)

    Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão

    Na entrada das instalações do Poder Judiciário do Maranhão, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores terceirizados, colaboradoras, terceirizadas, membros do Ministério Público, defensores públicos, defensoras públicas, advogados e população em geral deverão apresentar o certificado/passaporte ou carteira de vacinação contra a Covid-19, para que seja permitido o acesso.

    É considerado comprovante de vacinação, documento físico ou eletrônico, emitido pela autoridade sanitária competente.

    Foto Reprodução

    PASSO A PASSO PARA O COMPROVANTE ELETRÔNICO

    Primeiro, é necessário instalar o aplicativo “Conecte SUS” no smartphone, disponível para Android e IOS.

    Na interface do aplicativo, o usuário clica no ícone “Vacinas”, em que é preciso criar ou acessar uma conta no site Gov.br (o aplicativo direciona).

    Após se cadastrar e entrar com o login, que exige CPF e senha, aparecerá o ícone “Carteira de Vacinação Digital”, possibilitando o acesso em PDF da carteira para impressão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Caxias começou vacinação para crianças de 5 a 11 a partir desta quinta-feira (20)

    A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (20), a vacinação para as crianças de 5 a 11 anos de idade. Ao todo, 1.020 doses da Pfizer já chegaram ao município para iniciar a aplicação. A imunização para as crianças vai ser realizada em uma sala do Shopping de Caxias. A abertura da vacinação será as 10h no Caxias Shopping Center, onde haverá uma solenidade de lançamento da imunização das crianças.

    Foto Divulgação

    Na primeira etapa da vacinação infantil serão vacinadas as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficientes, indígenas e quilombolas. Na segunda etapa, a imunização será para as crianças da mesma faixa etária, em ordem decrescente de idade.

    A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais que as crianças que estiverem com sintomas gripais devem aguardar um prazo de quatro semanas para tomar a vacina contra a covid-19. Já para as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, a orientação é concluir o esquema vacinal com a vacina da Pfizer.

    O município também recebeu mais 3.612 doses da Pfizer para aplicação da primeira e segunda doses (D1 e D2) e dose de reforço, para o público acima de 12 anos. Desde o início da campanha de imunização, foram aplicadas 250.897 doses das 298.819 recebidas. Caxias já imunizou mais de 80% da população com as duas doses contra a covid-19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão registra quase 500 novos casos de covid-19 nas últimas 24hs

    De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde no Maranhão já são 373. 578 casos confirmados de Covid-19. Desse total 10.406 óbitos, 3.510 estão ativos, e 359.662 já se recuperaram.  A covid já acometeu 209.549 mulheres (56%) 164.029 homens (44%).

    Foto Reprodução

    Encontram-se em isolamento domiciliar 3.317 pessoas, 105 estão internadas em enfermarias e 88 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    De acordo com a SES, são quase 500 novos casos confirmados sendo 81 na Região Metropolitana de São Luís, 72 em Imperatriz e 318 em demais regiões do Estado.

    Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde, novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: (1) de Caxias, (1) Riachão, (1) Timon e (1) Tutóia. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

    Quase Hum milhão de testes já foram realizados no Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    80% de internações por Covid-19 no Maranhão são de pessoas que não se vacinaram

    A explosão da Covid-19 e suas variantes no Brasil tem nome e sobrenome: a insistência dos que não querem se vacinar que espalham o vírus contaminando até quem já tomou as duas doses. Esse grupo dos já vacinados pegou a Covid-19 de forma mais leve e estão se recuperando em até cinco dias, sem a necessidade de internação.

    Porém, no Brasil, assim como no Maranhão, já existe uma preocupação com a ocupação de leitos em hospitais das redes públicas e privada. Os que estão sendo internados são exatamente os que ainda não tomaram nenhuma vacina ou apenas a primeira dose. No Maranhão, esse grupo representa 80% das internações.

    O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde. Só na Grande Ilha, a taxa de ocupação de leitos do UTI já ultrapassa 50% e a metade com leitos clínicos. Ninguém deve ser obrigado a tomar as vacinas, mas a ninguém é dado o direito de ficar por aí contaminando os outros.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Agora lascou! Procuradoria Geral de Justiça quer fechar casas de festas em todo o Maranhão

    Procuradoria Geral de Justiça recomenda o cancelamento das festas privadas em todo o Maranhão até que doença como covid-19 e influenza não avancem mais e causem contaminações.

    Porém, se a solicitação for acatada, vai causar desemprego em massa de garçons, seguranças, e vai tirar o sustento de músicos, cantores, de seguranças, gerentes, e todo o pesssoal que monta pontos de vendas de lanches ao redor dos eventos.

    O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, expediu nova Recomendação para que seja negado as licenças e autorizações para festividades e demais eventos privados que possam ocasionar qualquer tipo de aglomeração, enquanto perdurar a emergência sanitária decorrente da pandemia.

    Eduardo Nicolau pede ainda que seja feita a “adoção de todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para impedir a ocorrência de aglomerações e a realização de eventos festivos, especialmente no período carnavalesco.”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MP recomenda que prefeito de Carutapera cancele festas do ‘Janeirão2022’

    A Promotoria de Justiça de Carutapera recomendou ao prefeito daquele município que sejam canceladas festas relacionadas ao carnaval, como o “Janeirão2022”, bem como não emita liberação de eventos privados como forma de conter a expansão da covid-19 e suas variantes, sob pena de penalização. Confira abaixo:



    A Prefeitura de Carutapera já estava com uma vasta programação para os dias 18, 18, e 20 de fevereiro, com a contração de bandas bastante conhecidas e cantores nacionais, como mostra abaixo:


    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Codó segue com Testagem em Massa contra Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde

    A Prefeitura de Codó segue até a próxima quarta-feira (12) à Campanha de Testagem em Massa contra Covid-19 em 7 locais do município. Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa.

    Confira abaixo as Unidades Básicas de Saúde – UBS que estão realizando a testagem contra Covid-19

    UBS Borborema- Bairro Santo Antônio.

    UBS Miguel Zaidan- Bairro São Sebastião.

    UBS Nossa Senhora de Fátima- Vila Camilo.

    UBS Sebastião Reis- Bairro Codó Novo.

    UBS Sílvia Santos- Bairro São Pedro.

    UBS João Chagas- Bairro São Benedito.

    UBS Luís Carlos Martins- Bairro Codó Novo.

    A Campanha de Testagem em Massa contra Covid-19 segue até a próxima quarta-feira (12) de 7h às 11h e 13h às 17h. “Com o aumento de casos das variantes da influenza e também da Covid-19 a prefeitura de Codó e a Secretaria de Saúde está realizando essa campanha para ajudar nossos codoenses no processo de testagem e saber se os sintomas que apresentam é Covid-19 ou algumas das variantes da gripe”, explicou a Secretária de Saúde, Tainara Lima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino recua e obriga o uso de máscaras em locais fechados do Maranhão

    Desde hoje, sexta-feira (07), em todo o território maranhense não é mais permitido circular em locais fechados sem o uso de máscaras de proteção contra a covid-19, derrubando decreto anterior do dia 21 de novembro de 2021 que tornou facultativo o uso das máscaras. Confira abaixo o novo decreto:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O Maranhão é o único estado do Brasil a decretar antecipadamente calamidade pública

    O decreto apressado deixou os maranhenses assustados com a possibilidade que o estado volte a fechar ou restrições mais duras sejam impostas no momento em que a covid-19 e suas variantes estão reduzidas.

    Para justificar sua tese, o governador começou a mandar testes para quase todos os municípios. O objetivo é muito claro para criar o alarde e impedir a realização de festas, como o carnaval, por exemplo. E também voltar o aumento do desemprego.

    Em estados com maior número de casos confirmados, não houve a pressa. Claro, é preciso ter cautela e agir com seriedade para que não pensem que o Maranhão tem os voltados e bolsos voltados para receber recursos federais e criar condições para dispensas de licitações.

    Fechar o estado, como parece a vontade do governador, levará novamente muitos estabelecimentos a trancarem as portas, exceto o do hoje amigo pessoal de Flávio Dino, o empresário Wilson Mateus.

    No fundo, se assemelha a uma grande jogada: fecha agora e libera para as campanhas eleitorais a partir de junho. Tempo suficiente para conter gastos. É aguardar para conferir!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Weverton Rocha testa positivo para a Covid-19 e Luís Cardoso deu negativo

    O senador Weverton Rocha testou hoje à tarde, quarta-feira (05) positivo para a covid-19. O exame foi feito em Imperatriz, onde ele foi conhecer in loco a situação das enchentes em sua cidade natal, Imperatriz,  e participou de uma campanha solidária.

    Do outro lado do Maranhão, em São Luís, o jornalista Luís Cardoso, fez o teste e deu negativo. Ocorre que uma pessoa que trabalha com Cardoso está acamado com a gripe Influenza e ontem testou positivo para a covid, as duas em um corpo só e no mesmo momento, um caso raro.

    Veja no vídeo abaixo o senador do PDT informando sobre o teste:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Secretário de Saúde do Maranhão sugere o cancelamento do carnaval 2022

    Em algumas capitais do Brasil ganha corpo a decisão de suspender o carnaval de ruas, como no Rio de Janeiro. A preocupação é com o avanço da variante da covid-19, conhecida como ômicron, que tem poder de contaminação maior que todas as variantes.

    Para o secretário de Estado de Saúde do Maranhão e presidente do Conass, Carlos Lula, seria mais prudente não realizar a festa por mais um ano, agora em 2022. Por causa da pandemia, em 2021 não houve a festa.

    Lula acha que a ômicron deve crescer a partir da segunda quinzena de janeiro e lembrou que o carnaval já começa em fevereiro. Por isso, a depender dele, é melhor aguardar para fazer a festa só a partir de 2023.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.