Santa Rita já vacinou quase 100% de toda população quilombola a partir de 18 anos

    O município de Santa Rita é destaque nacional por conta da eficiência da vacinação dos povos residentes em comunidades quilombolas. Até o dia 13 de junho, a Prefeitura aplicou a primeira dose da vacina contra covid-19 em 5.120 quilombolas, representando quase 100% de todos aqueles aptos a receber o imunizante contra o coronavírus.

    Foto Divulgação

    A população total de quilombolas em Santa Rita estimada é de 7.500, sendo que nesse contingente estão incluídas crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que não são contemplados pelo Plano Nacional de Imunização.

    A eficiência de Santa Rita quanto aos povos quilombolas se dá pelo total interesse do prefeito Hilton Gonçalo em priorizar a vacinação desse público. Ainda no mês de fevereiro foi solicitado junto ao Ministério da Saúde, o envio de doses para imunização dos moradores de regiões reconhecidas pela Fundação Palmares como redutos quilombolas.

    No dia 5 de março foi vacinado o primeiro quilombola em Santa Rita e desde então as equipes de saúde do município tem sido incansáveis na imunização. Para esse público especifico, os agentes de saúde foram de casa em casa, garantir a vacinação.

    Com quase 100% dos quilombolas já imunizados com a primeira dose, a Prefeitura de Santa Rita inicia nesta semana, um novo mutirão para aplicar a segunda dose e garantir o ciclo completo da vacinação.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de São Luís anuncia vacina para pessoas a partir de 24 anos e abre cadastro para quem tem 18 anos

    São Luís segue liderando entre as capitais brasileiras que mais avançam na vacinação contra a Covid19 e inicia, já nesta segunda-feira (14), a aplicação da vacina na população adulta com idade entre 24 e 29 anos, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide, que também anunciou a abertura de cadastro para a população acima de 18 anos, a ser imunizada ainda a partir desta próxima semana. O endereço para cadastramento, primeiro passo para a vacina, é o saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

    Foto Divulgação

    Planejamento, organização e empenho nos fizeram avançar tão rapidamente na vacinação da população ludovicense contra a Covid. Continuaremos trabalhando dia e noite, como sempre o fizemos desde o início da Campanha Municipal de Vacinação, para alcançar a todos os que puderem receber a vacina, único meio comprovado para nos livrar dessa pandemia. Por isso, é importante seguir o calendário, obedecer o passo a passo e não deixar de tomar essa dose de esperança”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

    A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís continua dividindo a vacinação dos grupos em dois períodos da seguinte forma: pela manhã vacinam os nascidos de janeiro a junho; e pela tarde, os nascidos de julho a dezembro. A estratégia visa a não aglomeração dos postos disponíveis pela capital, a organização das filas e, principalmente, a agilidade na aplicação da vacina a quem estiver no aguardo para ficar imune contra o coronavírus.

    Os nove pontos de vacinação estão disponíveis para as duas faixas etárias que vacinam por dia, em São Luís. A orientação do prefeito Eduardo Braide é que possamos avançar cada vez mais na imunização da população, e para isso, montamos uma logística que conta principalmente com a dedicação de todos os profissionais da saúde e parceiros, pronta a atender a todos”, reforçou o secretário de saúde, Joel Nunes.

    A vacinação seguirá acontecendo em ordem decrescente. Nesta segunda-feira (14), primeiro dia de imunização desta nova faixa etária, serão vacinados os adultos com 29 e 28 anos. Na terça-feira (15), aqueles que têm 27 e 26 anos. Já na quarta-feira (16), os jovens com 25 e 24 anos. Para este público estarão disponíveis todos os nove postos disponibilizados pela Prefeitura de São Luís, com funcionamento entre 8h às 18h e 8h às 20h.

    Para receber a primeira dose, é necessário que todos tenham se cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís e, no respectivo dia para receber a vacina, levar documento oficial com foto e comprovante de residência.

    O mesmo processo realizado pelos adultos com idade entre 24 e 29 anos, de cadastro para garantir a vacina, também deverá ser feito pelos adultos com idade a partir de 18 anos. Basta acessar o #VacinaSãoLuís, preencher todos os campos com os dados solicitados e aguardar a divulgação do calendário, que será divulgado já nos próximos dias.

    Cobertura vacinal de São Luís é destaque

    A capital garantiu destaque na Campanha Nacional de Imunização contra a Covid19 pelo alcance, em tempo recorde, de outros públicos após a Prefeitura ter vacinado todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

    Até a última sexta-feira (11), conforme dados do Vacinômetro da Prefeitura de São Luís, foram aplicadas um total de 551.998 doses desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro.

    Nas últimas semanas, com a vacinação em massa da população, o Município tem alcançado uma média de 17 mil doses aplicadas diárias, quantitativo este que vem batendo recorde a cada dia.

    PONTOS DE VACINAÇÃO

    Entre 8h e 18h:

    Centro de Convenções – UFMA
    Drive-Thru – UFMA
    Centro de Vacinação – Senai BR-135
    Centro de Vacinação – UEMA

    Entre 8h e 20h:

    Centro de Vacinação – SEBRAE
    Drive-Thru – Shopping da Ilha
    Centro de Vacinação – UNDB
    Drive-Thru – UEMA
    Drive-Thru – Universidade Ceuma

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Contrário a Bolsonaro, Flávio Dino afirma que não será suspenso o uso da máscara no Maranhão

    Em entrevista coletiva virtual, realizada na manhã desta sexta-feira (11), o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou que não haverá suspensão do uso de máscaras no Maranhão, mesmo com a redução do número de casos do novo coronavírus no Estado.

    Flávio Dino em entrevista coletiva

    Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que havia discutido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para quem já foi vacinado contra a Covid-19 e também para quem já a contraiu. A fala provocou a reação do governador.

    No Maranhão permanece e permanecerá em vigor a determinação do uso de máscaras enquanto não tivermos as condições sanitárias favoráveis a tomada de uma decisão dessa. Eu acredito que nós chegaremos sim a esse momento, mas não chegamos ainda”, disse Flávio Dino.

    “Queiroga vai ultimar parecer visando desobrigar uso de máscara de quem estiver vacinado ou já tenha sido contaminado”, disse o presidente, durante evento do setor do turismo realizado ontem. Na avaliação de Bolsonaro, o uso de máscara deve ser obrigatório apenas para quem esteja infectado com a Covid-19.

    Dino contesta.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pai, mãe e filha morrem de Covid-19

    Meio Norte

    O empresário Manoel Honorato Nascimento Filho, esposo da professora Noélia Maranhão, vítima da Covid-19 no último sábado (5), morreu nesta terça-feira (08) após não resistir as complicações da doença. Ele estava internado há dias em um hospital de Teresina. Manoel Honorato é pai da estudante Bianca Maranhão, de 24 anos, que também faleceu em decorrência do coronavírus.

    Foto Reprodução

    A informação foi confirmada pela filha Maria Clara, em suas redes sociais. Manoel Honorato era sócio das filhas em uma papelaria virtual em que as duas eram proprietárias. “É com imenso pesar que eu Maria Clara comunico o falecimento do meu sócio e pai Manoel Honorato Nascimento Filho. Manoel sempre será lembrado por sua alegria, responsabilidade, cuidado para com a loja. Agradecemos a todos que sempre nos apoiaram e confiaram no nosso trabalho”, diz trecho do comunicado na página da loja.

    Nos comentários, muitos amigos e conhecidos deixaram mensagens de apoio à filha e seus familiares neste momento de luto. “Maria Clara deixamos aqui nosso carinho . Sem palavras nesse momento é só pedir que o Consolo do nosso Deus esteja sobre sua vida . E estamos aqui para o que precisar”, escreveu um seguidor. “Que Deus te dê muita força e proteção”, disse outro.

    Professora Noélia Maranhão

    Noélia Maranhão, de 58 anos, morreu no sábado (05) após 10 dias do falecimento da filha, a estudante de nutrição Bianca Maranhão, de 24 anos, vítima da mesma doença. A educadora foi diretora das escolas Valter Alencar, Deoclécio Dantas e José Omatti, da rede municipal de ensino da capital. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) lamentou a morte da servidora, que prestou seus serviços por anos com muita maestria.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Wellington parabeniza Prefeitura de São Luís por campanha de vacinação

    O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para parabenizar o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o secretário de saúde, Joel Nunes, pelo bom trabalho desenvolvido à frente da campanha de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o deputado Wellington, a aquisição de 300 mil doses extras de vacina contra a Covid-19 evidencia o empenho da Prefeitura de São Luís e a boa articulação para trazer resultados positivos à sociedade.

    Deputado Wellington e o secretário Joel Nunes

    Ao externar as congratulações, o deputado Wellington destacou que só na última quinta-feira (03), mais de 13 mil pessoas foram vacinadas em um único dia na capital maranhense e sugeriu ao governador Flávio Dino que aprendesse com o prefeito Eduardo Braide.

    Somente ontem, mais de 13 mil pessoas foram vacinadas em São Luís. Resultado do bom trabalho que vem sendo desempenhado pelo prefeito Eduardo Braide e pelo secretário Joel. As 300 mil doses extras de vacina demonstram que estamos com uma gestão preocupada em dar resultados à população. Flávio Dino deveria aprender com o prefeito Eduardo Braide em vez de apenas seguir tentando usar a pandemia com fins políticos. Sigo atento para fiscalizar, mas também para elogiar quando merecerem”, disse o deputado Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bancários do Maranhão anunciam greve e reivindicam vacinação prioritária da categoria

    Em Assembleia Geral realizada na terça-feira (01/06), via Zoom, os bancários do Maranhão aprovaram – por ampla maioria – decretar estado de greve a partir desta quarta-feira, 02 de Junho, a paralisação por tempo indeterminado começa a partir do dia 08/06 em todo o Estado.

    Foto Divulgação

    Os funcionários reivindicam a vacinação prioritária da categoria, visto que os bancários nunca pararam o atendimento à população durante a pandemia de Covid-19 e são expostos diariamente em seus locais de trabalho com aglomerações e espaços sem ventilação adequada.

    O SEEB-MA lutou por todas as vias institucionais cabíveis antes de convocar a Assembleia Geral e deflagrar Greve Sanitária.

    O presidente do Sindicato, Eloy Natan, ressalta: “Acreditamos que com o recebimento de mais de 300 mil doses extras pelo Estado e a possibilidade de inclusão de categorias no grupo prioritário, os bancários merecem o reconhecimento dos governos por estarem o tempo todo na linha de frente do atendimento a população”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de São Luís anuncia cadastro de vacinação para pessoas com 35 anos

    O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (2) para anunciar abertura do cadastro para vacinação contra a Covid-19 das pessoas com 35 anos de idade, ou mais, na plataforma Vacina São Luís. O calendário ainda será divulgado. Veja o que disse o prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Clube dos Servidores da Assembleia é cedido para vacinação em Paço do Lumiar

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), informou, na sessão plenária remota desta terça-feira (1º), que o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) cedeu o Clube dos Servidores da Alema para ser utilizado como mais um ponto de vacinação contra o coronavírus em Paço do Lumiar, a pedido da prefeita do município, Paula Azevedo, por intermédio do deputado estadual Pará Figueiredo.

    Ana Paula Lobato acompanhou o início da vacinação no Clube dos Servidores da Alema, junto com a prefeita Paula Azevedo

    Quanto mais locais de vacinação tivermos, principalmente em regiões de grande densidade populacional, melhor para todos, pois amplia o acesso à imunização, abrangendo um número maior de pessoas atendidas”, ressaltou Othelino Neto.

    No final da manhã, a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, acompanhou o início dos trabalhos de vacinação no local, junto com a prefeita Paula Azevedo e sua comitiva. “É uma grande satisfação para o Gedema ceder este espaço, onde já realizamos um trabalho maravilhoso com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, para colaborar com a campanha de vacinação de forma que o município possa alcançar um número ainda maior de luminenses”, afirmou.

    Espaço

    Othelino informou a cessão do Clube dos Servidores da Alema para local de vacinação no município de Paço do Lumiar

    O espaço ficará à disposição para a vacinação dos grupos prioritários até o mês de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Nas sextas, sábados e domingos, o clube continuará voltado para o desenvolvimento das ações sociais destinadas às crianças e jovens do bairro Maiobão.

    Othelino Neto cumprimentou a prefeita Paula Azevedo pela iniciativa e o deputado Pará Figueiredo pelo intermédio. “Faço referência à bela e importante decisão da prefeita Paula para ampliar o acesso das populações mais carentes à vacinação. Cumprimento também o deputado Pará Figueiredo por ter sido o interlocutor deste pedido junto à Assembleia”, concluiu.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ministério da Saúde autoriza Estados e Municípios a vacinarem toda população acima de 18 anos

    Metrópoles

    O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28/5), a nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

    Foto Reprodução

    Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.

    A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

    Conforme o Metrópoles mostrou na quinta-feira, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstos.

    Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO”, informou a pasta.

    Trabalhadores da educação

    A orientação do Ministério é que a imunização dos trabalhadores da educação respeite a seguinte ordem:

    Creches;
    Pré-escolas;
    Ensino Fundamental;
    Ensino Médio;
    Profissionalizantes;
    Educação de Jovens e Adultos (EJA);
    Ensino Superior.

    “A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garante a segurança alimentar das crianças”, informou a pasta.

    Leia aqui a Nota Técnica na íntegra

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com 38 indianos hospedados na capital, Maranhão anuncia fiscalização em portos e aeroporto

    Após confirmada a presença de 38 indianos hospedados em hotel de São Luís, o governo do Maranhão, emitiu uma nota informando sobre os protocolos adotados a fim de controlar a propagação de novas variantes do coronavírus no Estado. Confira a seguir.

    Governador Flávio Dino

    O Governo do Maranhão vem informar que:

    1. Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Governo Federal, o controle e a autorização de embarque e desembarque no país, como determina o seu protocolo de maio de 2020;

    2. Na tarde desta terça-feira (25), o Governo do Estado recebeu comunicação oficial da Prefeitura de São Luís informando a presença de uma tripulação composta por 38 indianos hospedados em hotel na capital que, segundo o Governo Federal, cumpriram os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para Covid-19;

    3. Tão logo informado pela prefeitura, o Governo do Maranhão enviou equipe que realizou testes do tipo RT-PCR nos tripulantes, funcionários e hóspedes do referido hotel;

    4. A equipe da Vigilância Estadual encaminhou os testes para o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas;

    5. Em face deste fato, mesmo respeitando que no caso de portos e aeroportos a fiscalização é federal, o governador do Estado está editando Decreto com uma camada adicional de fiscalização, em complementação ao trabalho do Governo Federal. Com isso, todos os navios, portos e hotéis passam a ser obrigados a notificar à Vigilância Sanitária Estadual os casos de embarque, desembarque e hospedagem de tripulantes estrangeiros que podem, eventualmente, implicar na proliferação de novas variantes do coronavírus.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.