MPMA requer resgate e cuidados para animais em estado de abandono em São Luís

    Ação foi proposta contra o Município de São Luís e o Estado do Maranhão

    Denúncias sobre abandono de animais chegam ao MPMA constantemente

    Em Ação Civil Pública ajuizada, em 26 de outubro, o Ministério Público do Maranhão requereu que a Justiça obrigue o Município de São Luís e o Estado do Maranhão a providenciarem o resgate, cuidados, cadastro, acompanhamento e identificação, além da busca de abrigo e de adoção, para animais de pequeno porte, em especial gatos e cães, que se encontram em estado de abandono.

    A manifestação ministerial foi assinada conjuntamente pelos promotores de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior (1ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís) e Cláudio Rebêlo Correia Alencar (2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís).

    O planejamento do trabalho deve ser elaborado e executado sob o acompanhamento de veterinários.

    Em caso de descumprimento, foi previsto pagamento de multa diária, com valor a ser estabelecido pela Justiça, conforme parâmetros da legislação referente ao meio ambiente.

    Foi solicitada também a condenação do Município de São Luís e do Estado do Maranhão ao pagamento de R$ 1 milhão, por danos morais coletivos, devido à consternação, vexame e constrangimento públicos causados à sociedade, ao longo do tempo, decorrentes do abandono de cães e gatos em vias públicas na capital maranhense. A quantia deve ser encaminhada ao Fundo Estadual de Proteção aos Direitos Difusos.

    ABANDONO

    Na ação, foi destacado que, de forma corriqueira, as Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís recebem informações sobre animais de pequeno porte em estado de abandono, em condições insalubres, sem oferta de água, alimentação e assistência veterinária. Em razão desse fator, vários procedimentos já foram adotados pelo MPMA, ao longo dos anos, sobre o assunto, entre inquéritos, Ações Civis e Ações Penais.

    Foi levantada também a problemática dos inúmeros casos de animais em estado de abandono noticiados na imprensa e nas redes sociais e as ações de voluntários e de organizações não governamentais (ONGs) voltadas à temática.

    O MPMA igualmente enfatizou que a Prefeitura de São Luís não possui um local para acolher animais abandonados ou maltratados, informação confirmada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses, órgão atrelado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

    Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Comissão de Defesa e Proteção Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informaram que não existem cadastros de entidades públicas ou privadas que realizam o resgate e a guarda temporária de animais vítimas de maus-tratos e abandonos.

    Conforme representação do CRMV, destacada na ação, esses espaços de acolhimento de animais, não são fiscalizados nem controlados pelo Poder Público, sendo irregulares e coordenados por pessoas que se autodenominam protetores de animais.

    Por isso, muitas vezes cães e gatos são submetidos a procedimentos cirúrgicos, como castração, em ambientes não habilitados, que podem comprometer o bem-estar animal, ocasionando internações e óbitos.

    “Nesse contexto, urgente e alarmante, a sociedade civil, utilizando-se de recursos próprios, mobiliza-se para amenizar a problemática, cuja obrigação é do Poder Público”, destacaram, no documento, os promotores de justiça.

    Na manifestação ministerial, foi enfatizado ainda que a guarda de animais abandonados é competência do Município, como forma de prevenir a propagação de zoonoses e outros malefícios à saúde pública.

    “A proteção ambiental visa à preservação da natureza em todos os elementos essenciais à vida humana e à manutenção do equilíbrio ecológico, de modo a assegurar a sobrevivência das gerações presentes e futuras em condições satisfatórias”, enfatizaram os membros do Ministério Público.

    Redação: CCOM-MPMA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bolsonaro vai sancionar projeto que aumenta pena a maus-tratos a cães

    Por R7 Notícias 

    PL aumenta pena de agressores de gatos e cachorros para até cinco anos de prisão. Sanção terá cerimônia no Palácio do Planalto 

    O presidente Jair Bolsonaro irá sancionar nesta terça-feira (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei 1095/19 que aumenta o crime para quem maltratar cães e gatos.

    Bolsonaro vai sancionar projeto que aumenta pena a maus-tratos a cães e gatos

    A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, defendeu a sanção do projeto de lei, aprovado no dia 09 de setembro no Senado.  O PL é de autoria do deputado Fred Costa (Patriota-MG).

    Atualmente, quem maltrata animal é enquadrado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano de reclusão e multa. A nova lei modifica a pena e passa para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor de animais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Leitor comenta os perigos que animais doentes de grande porte jogados nas ruas representam

    Por Zel Carvalho

    Eu sou leitor assíduo do blog, e às vezes relembro em raros comentários que aqui faço, que o titular do blog já merece meu respeito, por permitir (ao contrário de uns e outros blogueiros) que os leitores expressem suas opiniões, adversas ou não e de forma educada.

    Quanto à questão do pobre animal, concordo sim, que todos nós (seres humanos), deveríamos nos responsabilizar pelo custeio e resgate desse e tantos outros animais, em parceria com o poder público. Mas…lembro-me que a coisa de duas décadas exatamente falando, quando carroças e outros meios de transporte de tração animal ainda eram muuuito utilizados em grandes capitais como São Luís, a prefeitura regulamentava e fiscalizava de perto, os donos e condutores, multava e recolhia esses animais, caso o responsável deixasse em via pública!

    Segundo a “lei”, o animal poderia transmitir doenças e causar graves acidentes…se fosse recolhido, o dono pra resgatar, pagava multa, ou seja: era muito lucrativo às prefeituras e prejuízo ao dono, se não fosse buscar seu “ganha pão”. Bom, financiamentos de veículos se popularizou nessa última década, e já não foi mais interessante aos antigos donos, custear seus animais.

    Pras prefeituras, já não rende lucros recolher os animais, mas e a “lei” que coibia animais de grande porte nas vias, por risco de acidentes e doenças transmitidas pelas fezes e urina. Pois é, deixou de ser observada e cumprida, os animais circulam pelas vias de qualquer bairro, comendo lixo, adoentados e se p.r.o.c.r.i.a.n.d.o aos olhos de todos nós e da prefeitura!

    Concordo com os representantes das ONG’s…difícil resolver sem ajuda do poder público, então sejamos humildes e humanos: melhor abater misericordiosamente esses animais, de forma indolor, do que sermos hipócritas, porque não basta estar vivo, qualquer ser vivo precisa ter o mínimo de qualidade de vida.

    O titular do blog fez seu papel de divulgar o fato, mas quem tem que dar as soluções pro problema, é o poder público e seus representantes eleitos por nós, justamente pra essas e outras funções vitais que nossa sociedade precisa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Após morte de cadela dentro de supermercado, Congresso decide aumentar penas por maus tratos

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enfermeira que matou e atropelou cão é multada em R$ 25 mil

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Atropelamento aos cachorros foi proposital, informa delegada que investigou o ato cometido pela enfermeira

    Não tem como mais inventar que o atropelamento de dois cachorros, com a morte de um deles, foi apenas um infeliz acidente. A enfermeira que cometeu o ato o fez de propósito.

    A conclusão foi da delegada que investigou o caso, Caroliny Fernanda Atan, após ouvir nove testemunhas. Segundo ela, em entrevista hoje à tarde para o Portal G1 Maranhão, a autora do atropelamento,Ana Giselly Ata não agiu em legítima defesa ao acelerar o carro contra os cachorros.

    A investigação concluiu também que a dona dos animais, uma professora universitária, também mentiu ao dizer que os cães fugiram quando houve uma tentativa de assalto à sua residência. Foi confirmado também que os cachorros agrediram um vira-la e que a enfermeira, com o carro, conseguiu afastar os animais, como mostram a imagens colhidas pela autoridade policial. Essas imagens foram feitas bem antes do atropelamento.

    Confira o vídeo abaixo:

    Surge vídeo que mostra a intenção de atropelar; enfermeira que matou cachorro depõe e some

    Após repercussão nacional, empresa afasta enfermeira que atropelou e matou cães em São Luís

    Crueldade! Enfermeira atropela cachorros de propósito em São Luís

    No dia 14 deste, imagens de vídeo monitoramento mostram o momento que a enfermeira da Emserh dirige o carro lentamente acompanhando o casal de pastor alemão. Ela para o veículo e quando Peppe e Dukeza se alinharam, arranca o carro e passa por cima dos dois, matando a cachorra.

    O fato ganhou repercussão nacional, com a manifestação de artistas como Anitta, Luiza Mel, Preta Gil, Enzo Celulares, e vários outros. No Maranhão, entidades protetores de animais reagiram e o assunto tomou conta nas redes sociais.

    Ainda não foi informado a punição que levará a mulher que causou atropelamento e morte, mas como enfermeira já foi convidada pela empresa em que trabalha a retornar para seu posto de trabalho.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Após atropelamento e morte de cachorro, passeata hoje por segurança dos animais na Lagoa da Jansen

    Será realizada hoje uma grande manifestação com uma passeata para protestar contra a violência aos animais. O atropelamento proposital por uma enfermeira de dois cachorros, sendo que um morreu, motivou a caminhada a partir das 16h de hoje na Lagoa da Jansen.

    O local de concentração será na Arena Beach Soccer da Lagoa e as pessoas que queiram participar podem ir vestidas de camisas brancas. É uma forma de homenagear a  cadela Duquesa, que foi covardemente atropelada e morta pela enfermeira Ana Giselly Atan, na Residencial Pinheiros na última terça-feira, dia 14.

    Crueldade! Enfermeira atropela cachorros de propósito em São Luís

    Após repercussão nacional, empresa afasta enfermeira que atropelou e matou cães em São Luís

    Surge vídeo que mostra a intenção de atropelar; enfermeira que matou cachorro depõe e some

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Surge vídeo que mostra a intenção de atropelar; enfermeira que matou cachorro depõe e some

    Um novo vídeo de monitoramento extraído de uma casa, no Residencial Pinheiros, em São Luís, mostra que houve a intenção de uma enfermeira (foto abaixo) de atropelar dois cachorros, que resultou na morte da cadela (pastor alemão), Duquesa. 

    A autora dos atropelamentos, enfermeira Gisele Atan, que reside na mesma rua onde moram os cães, prestou depoimento no final da tarde na Delegacia de Meio Ambiente e disse que a intenção não era de atropelar e muito menos matar um dos cachorros, mas sim ajudá-los a chegar à casa dos donos, na terça-feira, dia 14.

    Ela desmentiu a informação passada pelas redes por uma parente de que os dois cachorros teriam machucado bastante uma cadela de sua propriedade, como forma de tentar justificar o crime de forma equivocada. Após o depoimento, a enfermeira sumiu com medo de represálias e da reação de populares.

    No novo vídeo abaixo, é possível observar com clareza que houve a intenção concretizada do atropelamento sem piedade, que deixou o cão Pepe ferido e a cadela Duquesa morta. Manifestações surgiram de todo o Brasil de entidades organizadas e de artistas.

    Confira o ato em novo vídeo, com mais detalhes:

    Após repercussão nacional, empresa afasta enfermeira que atropelou e matou cães em São Luís

    Crueldade! Enfermeira atropela cachorros de propósito em São Luís

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Após repercussão nacional, empresa afasta enfermeira que atropelou e matou cães em São Luís

    A enfermeira Gisele Atan, funcionária da EMSERH, após ter ganhado fama nacional por ter atropelado intencionalmente dois cães, sendo que um morreu no local e o outro está  em estado grave, foi afastada de suas atividades como enfermeira. 

    O caso está tomando repercussão nacional, onde a famosa ativista Luísa Mell compartilhou o vídeo da cena crime em sua conta pessoal no Instagram, a atriz e ativista pede justiça e exige que o governador Flávio Dino tome as providências cabíveis. O famoso padre Fábio de Melo também também se pronunciou sobre o assunto ”  Como é que essa pessoa consegue dormir?” indagou o religioso.

    Atropelamento aos cachorros foi proposital, informa delegada que investigou o ato cometido pela enfermeira

    Crueldade! Enfermeira atropela cachorros de propósito em São Luís

    Policial mata cachorro na frente de criança em São Luís e é afastado da PM

    A atriz global Gio Ewbank comentou o caso: “Meu Deu como pode alguém ser assim? Não consigo acreditar…estou acabada!! Que triste! ” lamentou.

    O advogado e presidente da EMSERH, Vanderley Ramos Santos, se pronunciou no Twitter e anunciou o afastamento da enfermeira de seu cargo na Saúde do Estado.

    Por fim, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão emitiu a seguinte nota: 

    NOTA PÚBLICA

    O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) vem através da presente nota esclarecer:

    1 – Que repudia veemente o ato supostamente praticado pela profissional inscrita nesse Conselho onde ocasionou o atropelamento de dois cachorros em via pública, no dia 14 de agosto de 2018, conforme imagens divulgadas em redes sociais.

    2 – Ato contínuo, informamos que iremos tomar as providências cabíveis em face a profissional envolvida no presente caso;

    3 – Por fim, estaremos aguardando os desdobramentos do caso e acompanhando o trabalho das autoridades competentes para auxiliar no que for cabível.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Crueldade! Enfermeira atropela cachorros de propósito em São Luís

    Na última terça-feira (14), no Residencial Pinheiros, uma enfermeira atropelou intencionalmente dois cachorros que estavam na rua. A mulher esperou apenas o momento em que os cães se posicionaram em frente ao seu veículo para atropelá-los de forma cruel. 

    O caso está ganhando grande repercussão nas redes sociais dos ativistas dos Direitos dos Animais, que estão pedindo Justiça e que o caso não fique impune.

    Após repercussão nacional, empresa afasta enfermeira que atropelou e matou cães em São Luís

    O vídeo abaixo contém cenas fortes e mostra o exato momento do atropelamento, onde a enfermeira aguarda os cães para e começar acelerar o carro para poder atingi-los, logo em seguida, arrasta os dois.

    Um dos cães morreu no local, o outro cão está em estado grave.

    O veículo usado nesse crime bárbaro é um Honda HR-V EXL CVT, cor prata, ano 2017.

    O caso foi compartilhado até pela famosa apresentadora e ativista dos Direitos dos animais, Luísa Mell.

    Saiba mais:

    Policial mata cachorro na frente de criança em São Luís e é afastado da PM

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.