Aprovado Projeto de Lei de autoria de Zé Inácio que prevê valorização da vida nas escolas

    Nesta quinta-feira (14), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei nº 225/2023, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas Escolas do estado.

    O projeto tem como principal objetivo promover a defesa incondicional da vida, fortalecendo a autoestima e os valores que contribuem para o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Além disso, visa alertar toda a comunidade escolar sobre a realidade emocional das crianças e adolescentes, promovendo estratégias de prevenção.

    Entre as diretrizes do projeto, estão a disponibilização de indicadores sobre situações como suicídio, automutilação e depressão, o fornecimento de orientações especializadas às equipes técnicas e docentes, e o desenvolvimento de ações para a solidificação de valores e prevenção de conflitos.

    O texto também prevê a inclusão de atendimento escolar especializado, em caráter preventivo, para orientação e encaminhamento individual dos alunos, pais e equipe técnico-pedagógica. Além disso, determina que os pais ou responsáveis sejam comunicados sobre a situação emocional dos filhos, especialmente em casos de transtorno psíquico.

    A aprovação desta política representa um importante avanço na garantia do bem-estar emocional e na promoção da saúde mental dos estudantes maranhenses. A iniciativa visa contribuir para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e empático, onde se fortaleçam os laços de solidariedade, respeito mútuo e busca pela paz.

    Com a promulgação desta lei, o deputado Zé Inácio reafirma seu compromisso com a valorização da vida e o cuidado com seus cidadãos mais jovens, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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    O “Avesso da Pele” e da educação no ensino médio. “Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego”

    Por Alex Ferreira Borralho

    O governador do Paraná mandou recolher nesta semana das escolas estaduais do referido estado a obra “Avesso da Pele”. Segundo a Secretaria de Educação tal ato, que está sendo deflagrado por outros estados, foi necessário porque o mencionado livro contém expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito que podem ser considerados inadequados para exposição a menores de 18 anos, além de vocabulário de “baixo nível”.

    “Vem, minha branquinha. Vem, meu negão. Chupa a tua branquinha. Chupa o teu nego. Adoro a tua pele branquinha. Adoro a tua pele, meu nego. Adoro tua boceta branca. Adoro teu pau preto. E de repente vocês gozavam. E dali para a frente será sempre assim que irão gozar”. Esse é um trecho da obra.
    E aí? É preciso ou não uma análise crítica e reflexiva dos educadores sobre orientação sexual nas escolas? O que percebemos é que através do emprego de nomenclaturas chulas a escola pretende substituir totalmente a função que, inicialmente, tem que ser exercida pela família, esquecendo que nesse contexto, o papel deverá ser o de complementação, com planejamento responsável e adequado para a idade dos alunos e sem lesionar o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de observar e respeitar o pudor, que no início da vida, é herdado dos pais e do ambiente social em que vivem. Esses parâmetros não podem ser banalizados.
    Que o professor deverá transmitir valores, isso ninguém questiona. Agora fazer alunos buscarem o prazer, ensinando-os a “gozar”, ultrapassa o legítimo e o lícito essenciais para o exercício da profissão e não tem relação alguma com ampliação do universo de conhecimentos.
    Orientações em relação a equidade de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual e aos aspectos que envolvem a prevenção de gravidez não planejada, são essenciais e devem existir no ambiente escolar na faixa etária adequada. Mas instigar a “chupar a branquinha e o nego”, com alegação de ensino concernente a captação de informação sexual, é demais. Se assim não for, que passem a colocar alunos para assistirem filmes pornôs em sala de aula, que o efeito de transmissão da temática seria mais rápido.
    Por sua vez, sabemos que a construção da sexualidade é diretamente ligada a individualidade, com atos e funções definidas e pré-determinadas pela própria pessoa.
    Educação sexual é um assunto fundamental para ser debatido de forma regular dentro das instituições, primordialmente no combate a violência de gênero e homofobia e não para adorar “boceta branca” ou “pau preto”, não possuindo tal contexto qualquer relação inclusiva, equitativa e de qualidade.
    No mais, antes que alguém mande fazer o “L”, vale informar que o livro foi incluído no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no ano de 2022, ou seja, durante a presidência de Jair Bolsonaro, tendo sintonia com “o avesso do mundo”.

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    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul

    G1

    A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) está com inscrições abertas para concurso público, com oferta de seis vagas de professor, sendo quatro para o campus Imperatriz e duas para Açailândia.

    Abertas as inscrições para concurso público com seis vagas para professores na Uemasul — Foto: Divulgação/UEMASUL

    As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro.

    Podem se inscrever professores com titulação de doutorado, que deverão atuar nos cursos de:

    • Administração
    • Ciências Biológicas
    • Geografia
    • Letras
    • Química

    A carga horária é 40 horas semanais, com salário de aproximadamente R$ 9.830.

    Para a cidade de Imperatriz, o Edital 01/2024 disponibiliza uma vaga para professor no curso de licenciatura em Geografia.

    Já os editais 03/2024 e 04/2024 disponibilizam três vagas para o Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz, sendo duas para a licenciatura em Ciências Biológicas e uma para Química.

    Em Açailândia, o Edital 02/2024 oferta duas vagas nos cursos de Administração e Letras/Português.

    A seleção para todos os cargos é composta de:

    • prova escrita de conhecimentos, com leitura pública, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova de títulos, de caráter classificatório.

    A taxa de inscrição é de R$ 300.

    Para se inscrever, o candidato deve protocolar o requerimento de inscrição no Protocolo Geral da Uemasul, campus Imperatriz, localizado na Rua Godofredo Viana, 1.300, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Para se candidatar é necessário verificar todos os requisitos de cada vaga nos seus respectivos editais.

    Os editais podem ser acessados por meio do link: https://www.uemasul.edu.br/portal/publicacoes/?td=5.

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    Em São José de Ribamar guarda municipal comanda escolas cívico-militares

    A volta às aulas no município de São José de Ribamar veio com muitas novidades. Além de escolas bem estruturadas e climatizadas, a prefeitura entregou uma nova creche na região das vilas e aderiu o modelo de ensino cívico militar em duas escolas da rede, que passam a ser comandadas pela Guarda Municipal, fato único no estado do Maranhão, tendo em vista que em nenhum outro município a Guarda Municipal atua dentro das escolas neste formato.

    Agora as escolas Humberto de Campos e Dr. José Silva, são cívico-militares, a Secretaria de Educação continua responsável pelo currículo escolar, que é o mesmo das escolas civis e os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, sendo os guardas municipais responsáveis pelo monitoramento na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

    Segundo o comandante da escola Humberto de Campos, Tenente Carneiro, as escolas cívico-militares são instituições de ensino que combinam elementos da educação civil com a disciplina e a estrutura das instituições militares enfatizando a disciplina e a hierarquia.

    “Os alunos são preparados para seguirem regras e mostrarem respeito pelas autoridades escolares. A aceitação dos pais foi muito positiva, tanto que já estamos planejando junto à Secretaria de Educação aplicar esse modelo”, destacou o tenente.

    Dentro das escolas, os estudantes aceitaram bem as mudanças, antes e depois das aulas todos ficam em pelotão e os professores são tratados com formalidade.

    “Eu gostei das mudanças, sempre fomos bem tratados na escola, a diferença agora é que seguimos algumas regras que não tinham antes. Mas é bom ter disciplina e mais organização”, disse o estudante Ruan Costa, de 13 anos.

    Os alunos também usam uniformes diferenciais, semelhantes ao da Guarda Municipal.

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    Seduc divulga editais para pré-matrícula na rede estadual de ensino no Maranhão

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta sexta-feira (12), editais referentes às datas e normas para a realização da pré-matrícula, que acontecerá de 15/01 a 02/02/2024, e matrícula, que será de 24/01 a 09/02/2024, na rede estadual de ensino.

    Foto Reprodução

    Todo o processo será feito de modo on-line, por meio do link https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2024, durante as datas especificadas nos editais próprios das etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    A medida irá facilitar o acesso à rede estadual de educação de forma rápida e cômoda. Para quem tem dificuldades de acesso à internet, a Seduc irá disponibilizar pontos de apoio para a realização da pré-matrícula on-line, disponíveis em cada uma das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) espalhadas pelo Maranhão e em algumas escolas da rede.

    As vagas serão preenchidas considerando a ordem cronológica de inscrição. É importante destacar que, para a confirmação da matrícula, caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos durante a pré-matrícula, omissão de informações requeridas ou ausência de qualquer documento obrigatório exigido no edital específico da etapa, o estudante terá sua matrícula cancelada, com desclassificação.

    Iema Integral Bilíngue

    As vagas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Integral Bilíngue (tanto na unidade São Luís quanto na unidade Santa Inês) serão oferecidas às crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2024. Não serão admitidas matrículas de estudantes em desacordo com esta norma.

    Creches – Centro e Liberdade (São Luís)

    As vagas serão oferecidas para a turma Berçário (bebês com um ano completo até 31 de março de 2024) e turma Creche 1 (crianças com dois anos completos até 31 de março de 2024) nas duas unidades. Serão ofertadas também para a turma Creche 2 (crianças com três anos completos até 31 de março de 2024), somente na unidade Creche do Centro.

    Educação Especial e demais modalidades

    A matrícula da Educação Especial, Campo, Quilombola e Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando não constante no sistema de pré-matrícula, será realizada diretamente nos Centros de Ensino, nos limites da disponibilidade de vagas de cada unidade escolhida pelo estudante.

    Cronograma

     O período de pré-matrícula para cada etapa:
    – Iema Integral Bilíngue: 15 e 16 de janeiro;
    – Creches do Centro e Liberdade: 17 a 19 de janeiro;
    – Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais: 22 a 26 de janeiro;
    – Ensino Médio Parcial, Integral (1ª série) e Ejatec (I etapa): 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

    O número de vagas disponíveis de todas as etapas e modalidades para a matrícula dos estudantes transferidos estará disponível nos Centros de Ensino. Para acessar o link da modalidade desejada, acesse o site educação.ma.gov.br.

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    Prefeitura de Tuntum inicia renovação de matrículas para 2024 na segunda (8)

    A Prefeitura de Tuntum vai dar início na próxima segunda-feira,08 e segue até o dia 12, ao processo de renovação de matrículas para o ano letivo de 2024 na rede municipal de educação.

    Serão contempladas todas as modalidades de ensino da Rede Municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Já nos períodos de 15 a 19 de janeiro acontece o processo de matrículas para novos alunos para alunos da Educação Infantil, Creche, Pré-Escola, e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano regular e Educação de Jovens e Adultos, EJA.

    O processo ocorre de forma presencial em todas as unidades de ensino municipais de Tuntum, junto a secretaria de cada instituição em que o estudante é matriculado, atualmente.

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    Prefeitura promove formatura do ABC em São Benedito do Rio Preto

    A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a primeira formatura do ABC dos alunos da creche-escola Carine Ellen Albuquerque Pereira, no último dia 10.

    Prefeito Wallas Rocha ao lado de uma das formandas

    As crianças estavam radiantes, vestidas a caráter para o baile de formatura. O evento foi prestigiado pelos pais dos alunos, o prefeito Wallas Rocha e autoridades municipais.

    A temática da festa foi o “Mágico de Oz”. Os detalhes da decoração encantaram os presentes. Os formandos recebem o canudo com os seus respectivos diplomas, o anel do ABC e realizaram uma linda apresentação.

    Nossas crianças simbolizam o futuro do nosso povo sambeneditense e nossa gestão não medirá esforços, nem distâncias para mantermos uma educação de qualidade. Parabéns aos nossos ‘Doutores do ABC’!”, parabenizou o prefeito.

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    Gestão Paula Azevedo avança na inclusão educacional com o Curso de LIBRAS em Paço do Lumiar

    A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED) encerrou, nesta terça-feira (12), o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) destinado aos servidores da rede educacional municipal. Com duração de três meses, a formação teve o objetivo de fortalecer a capacidade de comunicação e interação com alunos surdos, promovendo a inclusão tanto dentro quanto fora da sala de aula.

    A iniciativa ressalta o trabalho importante da gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) na garantia de uma educação de qualidade em Paço do Lumiar, reforçando seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

    “Essa iniciativa reflete nosso compromisso com uma educação inclusiva e acessível a todos. Estamos empenhados em proporcionar as ferramentas necessárias para que nossa equipe possa oferecer o melhor atendimento. Educação é o alicerce do futuro, e queremos construir esse futuro juntos, com respeito e igualdade para todos os nossos alunos,” disse a prefeita.

    Realizado pelo Departamento de Aprendizado Educacional Especializado (DAEE), o curso contou com 44 servidores que concluíram com sucesso, evidenciando o comprometimento da SEMED e dos profissionais da educação municipal em aprimorar suas habilidades linguísticas para melhor atender às necessidades de uma comunidade diversificada.

    O próximo passo para os participantes é a transição para a turma intermediária em LIBRAS, proporcionando um aprofundamento nos conhecimentos adquiridos no curso básico.

    “A capacitação visa preparar ainda mais os servidores municipais para atuarem de maneira eficaz na promoção de um ambiente educacional inclusivo, facilitando assim a comunicação com a comunidade surda”, afirmou a secretária adjunta Kênia Guimarães, que prestigiou a solenidade de conclusão.

    As inscrições para a próxima turma de LIBRAS estão previstas para iniciar em março de 2024, abrindo oportunidades para que mais membros da comunidade educacional de Paço do Lumiar participem deste valioso programa de capacitação. A SEMED reforça seu compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade, destacando a importância da formação em LIBRAS como ferramenta essencial para a construção de uma educação mais acessível e igualitária.

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    Fernando Pessoa entrega escola recuperada em povoado de Tuntum após ser recebida em péssimo estado

    O prefeito de Tuntum Fernando Pessoa entregou na última quinta-feira (30), a Escola Oneide Milhomem Sipaúba no Povoado São Joaquim dos Melos, totalmente reformada e com novas mobílias.

    Junto ao prefeito Fernando Pessoa estavam o vice-prefeito Nelson do Nanxi, o vereador Sergio e a secretaria Municipal de Educação Antônia Morais.

    A Escola foi construída na gestão do saudoso ex-prefeito Chico Cunha, em substituição a antiga escola que tinha sido abandonada durante o terceiro mandato do ex-prefeito Tema.

    A atual gestão recebeu todas as escolas do município em péssimo estado de conservação, praticamente sem mobília e com a estrutura física em estado crítico com poucas condições de funcionamento.

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    Programa Saúde na Escola de Paço do Lumiar é destaque na Grande Ilha

    A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), e as secretárias de Educação e Saúde, respectivamente, Yanne Pessoa e Danielle Oliveira tem muito o que comemorar em razão da  atuação destacada do Saúde na Escola (PSE) em Paço do Lumiar. O programa recebeu merecido reconhecimento na “I Mostra de Experiências Exitosas da Macrorregional Norte”.

    Na oportunidade, a equipe do PSE apresentou o trabalho “PSE e imunização: Estratégia de multivacinação para o aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes de Paço do Lumiar – MA” e conquistou o 2º lugar entre as cidades da Região Metropolitana.

    A gestão da prefeita se destaca pelo compromisso notável com a educação e a saúde dos munícipes. Sob sua liderança, iniciativas como o PSE demonstram a eficiência de ações integradas entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

    Para a prefeita Paula Azevedo, o reconhecimento denota a qualidade das práticas adotadas, promovendo a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes. “A participação destacada em eventos regionais não só projeta Paço do Lumiar como referência, mas também fortalece a comunidade escolar ao garantir acesso a serviços essenciais”, disse.

    A equipe, composta pelas enfermeiras Ingrid Cristine e Lidyane Pinto, a coordenadora de imunização Layla Trindade, e a coordenadora de atenção básica Aracy Santos, apresentou dados impactantes sobre a atualização da caderneta vacinal nas escolas municipais. A iniciativa visou reconhecer o território como propulsor de conhecimento, destacando a experiência positiva do PSE em Paço do Lumiar.

    COMANDO EFICIENTE
    A secretária de Educação, Yanne Pessoa, parabenizou a equipe pelo empenho e pelos resultados excepcionais. “Paço do Lumiar se tornou destaque com o trabalho do PSE. Estamos empenhados em garantir que cada aluno tenha acesso a esses serviços básicos, promovendo mais saúde e cuidados aos nossos estudantes.”

    Já a titular da Semus, Danielle Oliveira, ressaltou que a premiação é resultado da dedicação e trabalho conjunto das equipes das duas pastas, reconhecendo as atividades que aproximam a saúde da comunidade escolar.

    A gestão Paula Azevedo demonstra um compromisso constante em garantir serviços essenciais, fortalecer a educação, promover a cultura local e enfrentar desafios de maneira estratégica, buscando sempre o melhor para os munícipes.

    O PSE no município, desenvolve ações cruciais, oferecendo orientação nutricional, odontológica, e realizando a atualização da carteira vacinal, incluindo a aplicação de vacinas de rotina e outras essenciais. O programa visa facilitar o acesso a esses serviços básicos no ambiente escolar, fortalecendo a saúde e promovendo hábitos saudáveis.

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    Professor do Iema Itaqui-Bacanga conquista 2ª lugar em prêmio nacional de robótica

    O professor de robótica Roosevelt Aurélio Silva Costa, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Itaqui-Bacanga, conquistou o 2º lugar no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire. A premiação também concedeu uma menção honrosa a outro docente do instituto, Felipe Borges Pereira, pelas conquistas na área da robótica que ambos alcançaram junto a seus alunos.

    Foto Divulgação

    Os projetos vencedores foram apresentados durante o II Seminário Seymour Papert-Paulo Freire, que ocorreu nesta quinta-feira (23) na Fundação Sousândrade, em São Luís. Uma das razões para o reconhecimento do método educativo desses professores foi o destaque recebido desde 2019 pelo Iema na Federation of International Robosports Association (FIRA), competição mundial de robótica.

    O projeto premiado do professor Roosevelt teve como objetivo incluir e priorizar a inclusão de meninas na ciência, conforme a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

    A divulgação dos experimentos científicos, tecnológicos e de inovação são essenciais para que possamos formar jovens cidadãos que irão contribuir positivamente para o desenvolvimento de nossa comunidade”, disse Roosevelt. “É sabido que sozinho, não poderei mudar o mundo, mas estou fazendo a minha parte”, acrescentou.

    Já o professor Felipe explicou que seu trabalho busca a inserção da comunidade Itaqui-Bacanga na ciência, cedendo o laboratório. “Alunos de 10 a 12 anos dessa região vêm pro laboratório e têm aula de graça. A ideia é fazer com que eles consigam pegar problemas reais, que eles têm, e cheguem a soluções diferenciadas, inovadoras”, contou. “Um prêmio como esse mostra que estamos indo pelo caminho correto. Afinal, são projetos como esse que conseguem mudar a vida das pessoas”, completou.

    O prêmio vem para destacar o trabalho feito diariamente nas unidades do IEMA. A excelência de nossos professores, que já era conhecida por nós e pelos alunos, está cada vez mais sendo reconhecida a nível nacional e internacional”, comemorou a diretora-geral do instituto, Cricielle Muniz, referindo-se à participação de equipes do IEMA em campeonatos mundiais. “O que sentimos quando um de nós vence, seja aluno ou professor, é orgulho”, pontuou.

    Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire

    O Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire consiste no reconhecimento de boas práticas em robótica educacional implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como projetos desenvolvidos por secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil.

    O prêmio é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association (FIRA)/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (CIEPP), o Centro Universitário ENIAC e a Robo City (Escola de Robótica).

    A delegação do Iema para a Fira Brasil 2023 é composta por oito unidades de Iemas Plenos, reunindo 22 alunos que competirão entre os dias 23 e 25 de novembro, em Juazeiro do Norte (CE).

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    Projeto inovador melhora alfabetização em Paço do Lumiar

    A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem adotado uma abordagem inovadora para impulsionar os índices de alfabetização entre os pequenos luminenses, o projeto Maleta Viajante. Essa iniciativa busca unir o lúdico ao ensino, utilizando contos e fábulas para tornar o aprendizado mais envolvente e participativo.

    Nas creches do município, a Maleta Viajante tem se destacado por movimentar o ambiente escolar, proporcionando não apenas a introdução ao processo de alfabetização, mas também incentivando a participação ativa das famílias nesse percurso educacional.

    “Essa metodologia tem tido um papel importante na formação dos nossos futuros leitores. Temos visto o engajamento dos alunos, da comunidade escolar e da família. Essa tem sido uma forma de ensinar de forma lúdica e envolvendo nossos alunos da rede municipal”, enfatizou a secretária de Educação, Yanne Pessoa.

    A culminância desse projeto foi vivenciada nesta sexta-feira (17) pelo corpo discente da Escolinha Comunitária ABC. O evento foi marcado por cores vibrantes, música, poesia e, é claro, muita leitura.

    A apresentação não apenas demonstrou os avanços dos pequenos na alfabetização foi além, ressaltou, ainda, a importância de métodos que tornam o aprendizado mais prazeroso e eficaz.

    O projeto Maleta Viajante não apenas ensina a decodificação das letras, bem como incute o amor pelos livros desde a infância, preparando os alunos para um futuro de aprendizado contínuo e desenvolvimento intelectual. O comprometimento da SEMED com estratégias educacionais inovadoras evidencia o esforço da gestão do Executivo Municipal, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) em proporcionar uma base sólida para as futuras gerações de Paço do Lumiar.

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