Os atos de um insensato contra uma estudante de medicina do Ceuma, que é sua colega de turma

    Por Alex Ferreira Borralho
    Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e os insultos direcionados, através de um grupo de WhatsApp, pelo estudante de medicina Jorge Carlos Pittas Reinbold contra uma aluna do mesmo curso que possui diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), com ápice de incitação ao suicídio. Quanta estupidez!

    Os atos transloucados de referido estudante não pouparam nem a Polícia Civil e a Casa da Mulher Brasileira, que foram alvos de deboches, tendo o doidivanas postado a sua imagem em frente a CMB com a seguinte frase: “Éguas, depois de 15 longos minutos, fui liberado, vai demorar pra me recuperar dessa”.

    Foto: Reprodução

    Como não poderia deixar de ser, a mãe da estudante agredida agiu (Juliana Camarão), tendo o Poder Judiciário concedido medida protetiva proibindo Jorge Carlos de se aproximar da aluna, de seus familiares e de frequentar qualquer ambiente em que aquela esteja presente.

    Esse tipo de atitude não pode ser tolerada e nem banalizada por nenhuma universidade, merecendo punição rígida e exemplar e tendo que ultrapassar a materialização, apenas, de mera nota, sob pena da instituição de ensino compactuar com práticas de discriminação e deflagradoras de crimes, contribuindo para a formação de pessoas sem ética e sem conciência sobre respeito e ignorando a necessidade do comprometimento com uma sociedade justa e igualitária.
    Na verdade, o que se espera de um ambiente em que pessoas frequentam para obter aprendizado, é sempre a prática sadia, respeitosa e livres de preconceitos e violência, devendo ser um lugar plural de proteção de direito fundamentais, que abomina visão de mundo que atente contra a dignidade das pessoas, objetivando a prevalência do contido no artigo 3o, inciso IV, da Constituição Federal, que prevê como objetivo nacional a promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
    É inadmissível que um jovem que tem acesso ao conhecimento e que pretende cuidar da saúde e da vida de pessoas, esteja envolvido em atos grotescos que configuram, acima de tudo, menosprezo pela vida de um ser humano, disseminando a intolerância que já não pode ter espaço no meio coletivo e ignorando o necessário compromisso no combate as práticas de exclusão.

    Vale destacar que esses atos devem servir de alerta aos professores e professoras, ditando a necessidade de incansável reflexão sobre as bases sociais dos educadores, com a busca de diálogos construtivos com os alunos, voltados não só para a formação técnica, mas, acima de tudo, visando a consciência garantidora dos valores de respeito, tolerância e solidariedade, com promoção de ambiente saudável e seguro para todos.
    Jorge Carlos Pittas Reinbold lhe informo que o Código de Ética do Estudante de Medicina (CEEM), com 45 artigos, disciplina que o estudante deve respeitar os seus colegas independentemente da sua idade, sexo e convicções/ ideologias, devendo, ainda, ser solidário com aqueles e com os profissionais de saúde. Aliás, faça a leitura do parágrafo único do artigo 17 (O estudante deve reconhecer que o preconceito no ambiente universitário é fator causal para adoecimento e sofrimento), além do artigo 39 (É dever do estudante de medicina agir de forma solidária e respeitosa com as pessoas, a instituição e as normas vigentes, valorizando atitudes e medidas que beneficiem o crescimento coletivo), não esquecendo que um dos princípios fundamentais de referido código estabelece que “A escolha pela medicina exige compromissos humanísticos e humanitários, com promoção e manutenção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e da coletividade.”

    No futuro, Jorge, você lembrará que teve um momento da sua vida em que foi um tremendo idiota e se você conseguir se formar, será inevitável não ser lembrado como o médico que durante o período universitário, aparentava não ter consciência de suas responsabilidades, deveres e de limites junto à sociedade.
    Depois de 15 longos minutos, Jorge, você vai demorar para se recuperar dessa. Éguas!
    Por fim, vai estudar para aprender que mesmo com o Transtorno Borderline, a pessoa tem condições de viver plenamente, fazendo o que parece constituir uma dificuldade para você, que é manter relações pessoais saudáveis.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulher que cortou, tirou foto e jogou o pênis do marido na privada, é condenada a mais de 4 anos de prisão

    Por Alex Ferreira Borralho

    Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em Atibaia (estado de São Paulo), quando a cozinheira Daiane dos Santos Farias, cortou, tirou foto e jogou na privada o órgão sexual do marido (Gilberto Nogueira de Oliveira). O motivo do crime seria vingança por uma suposta traição. Após o fato, a própria Daiane foi à delegacia para confessar o delito, ficando presa até a presente data.

    “Boa noite moço, eu vim me apresentar, porque eu acabei de cortar o pênis do meu marido”, disse Daiane, ao se apresentar na delegacia com o seu irmão, sendo tudo transcrito no boletim de ocorrência. Para cortar o órgão sexual, Daiane excitou o marido e durante o ato sexual, amarrou suas mãos com uma calcinha. Logo após e como antes narrado, cortou o órgão, tirou foto e jogou no vaso sanitário, puxando a descarga, vez que, segundo relatou, tinha ouvido falar que era possível “reimplantar” o órgão.

    Ontem (15.05) Daiane foi condenada a 4 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido em regime fechado, pelo crime de lesão corporal gravíssima, tendo a defesa registrado que vai recorrer.

    Além de perdoar a vítima, Gilberto afirmou perante a juíza que Daiane não oferece riscos para a sua integridade física, ressaltando que está pronto para reatar o relacionamento com a ex-esposa e afirmando que vai arcar com os custos dos honorários da advogada de defesa (algo em torno de R$ 40 mil reais). É que ele acredita ter sido o responsável pelo que aconteceu, já que tudo teve origem com a traição com a sobrinha de 15 anos. “Se não tivesse tido relações sexuais com a minha sobrinha no dia do aniversário da minha companheira, nada disso teria acontecido. Daiane é uma mulher maravilhosa, amorosa, que me ama. Ela não merecia ser traída dessa forma”.

    Já Daiane externa sentir “vergonha” pelo que fez ao marido e vai reatar o relacionamento.

    Esse fato me fez lembrar da música “fica comigo” do grupo Placa Luminosa (o nosso amor é lindo, tão lindo, nada pode ser mais lindo, do que o nosso amor…).

    Fonte: Daiane dos Santos Farias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bolsonaro recebe alta de hospital em SP após tratar erisipela

    Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia 6 de maio, ele foi transferido para um hospital na capital paulista, onde ficou internado até a manhã desta sexta (17).

    O ex-presidente Jair Bolsonaro, em imagem de 25 de março de 2024 — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta na manhã desta sexta (17) e deixou o Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. A informação foi divulgada pelas redes sociais de Bolsonaro.

    Ele estava internado desde o dia 6 de maio, quando foi transferido de um hospital em Manaus após apresentar um quadro de desidratação e infecção na pele.

    Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em SP — Foto: Reprodução/Redes sociais

    Bolsonaro já havia tratado uma erisipela em novembro de 2022, logo após as eleições. Em 16 de novembro, em entrevista concedida ao jornal “O Globo”, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) citou a doença ao justificar a ausência do então presidente em uma cerimônia para receber as cartas credenciais de embaixadores estrangeiros.

    “É questão de saúde. Está com uma ferida na perna, uma erisipela. Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda?”, disse Mourão na ocasião.

    Na semana passada, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu nas redes sociais o advogado e ex-secretário de Comunicações Fábio Wajngarten por cuidar da logística do transporte entre os hospitais.

    Na ocasião, também pelas redes sociais, Wajngarten informou que o ex-presidente “dará seguimento ao seu tratamento de obstrução intestinal, aos cuidados do cirurgião Dr Macedo, bem como ao quadro infeccioso de erisipela, com antibióticos endovenosos, aos cuidados da equipe de infectologia do hospital Vila Nova Star”.

    (G1)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulher é morta ao ser atingida por bala perdida durante tentativa de assalto no bairro Cohab, em São Luís

    disparo foi feito por um policial militar à paisana que passava pelo local e atirou contra os criminosos.

    Uma mulher, identificada como Marlene Campelo Correia, de 51 anos, foi morta ao ser atingida por bala perdida durante uma tentativa de assalto, na noite dessa quinta-feira (16), no bairro Cohab Anil I, em São Luís. O disparo foi feito por um policial militar à paisana que passava pelo local e atirou contra os criminosos.

    Marlene Campelo Correia, de 51 anos, morreu ao ser atingida por uma bala perdida. (Foto: Divulgação)

    De acordo com testemunhas, por volta das 19h, Marlene voltava do trabalho para casa quando se deparou com uma tentativa de assalto que acontecia na Avenida Henriques Leal. Dois homens em um motocicleta tentavam assaltar uma jovem.

    Um dos criminosos, identificado como Dionatha de Oliveira Pereira, de 28 anos, portava um simulacro de arma de fogo. Durante a tentativa de assalto, um policial militar, identificado como o 2º Sargento RR Atenecy Moraes Ribeiro Filho, que passava à paisana pelo local, ao perceber a ação dos suspeitos, sacou uma pistola e disparou contra eles.

    Após a ação, os dois suspeitos fugiram. Um deles, baleado na região lombar, foi preso na Avenida 4, próximo à maternidade Marly Sarney, na Cohab. Ele recebeu voz de prisão e foi levado ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), onde passou por um procedimento cirúrgico. O outro assaltante, ainda não foi localizado.

    No entanto, uma uma bala perdida disparada pelo policial militar acabou atingindo Marlene Campelo, que morreu no local. A equipe do Serviço de Atimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou posteriormente, confirmou o óbito.

    A polícia apreendeu o simulacro de arma de fogo, uma pistola calibre 40, e a moto que estava em posse dos assaltantes.

    Já policial militar que efetuou os disparos foi levado à Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), que investiga o caso.

    (Imirante)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Campeonato Brasileiro de Futebol vai ser paralisado em virtude da tragédia no Rio Grande do Sul

    Por Alex Ferreira Borralho
    Acatando a vontade da grande maioria dos clubes de futebol do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá paralisar o campeonato brasileiro.

    Os referidos clubes divulgaram uma nota oficial conjunta com o pedido de paralisação em razão da tragédia climática envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

    O presidente da CBF (Ednaldo Rodrigues), informou que vai acatar a decisão dos clubes sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro.

    “Sobre o pedido de paralisação, é interessante que possamos ouvir todos os clubes para definir. Isso envolve calendário, classificação para as competições sul-americanas e até a Intercontinental, caso um clube brasileiro ganhe a Libertadores. Não é tão fácil assim. Mas somos todos democráticos. Depois de colocar todos esses pontos para que eles definam, não tenho como ficar contrário (aos clubes) porque nossa gestão é democrática. Vamos mostrar o contraditório dessa paralisação, mas vamos respeitar a decisão dos clubes”, registrou Ednaldo.

    Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caso Maldine: vídeo editado tenta culpar a própria vítima…

    Blog Marco Aurélio D’Eça

    Imagens divulgadas no fim de semana – claramente de interesse de Rosana Rodrigues, Saymon Aquino e Bruno Campelo, vistos ainda como testemunhas – deixa fortes lacunas e abre questionamentos importantes para elucidação da morte do jornalista, ocorrida há duas semanas; a pedido deste blog Marco Aurélio d’Eça policiais, advogados e especialistas em segurança assistiram ao vídeo. A conclusão é unanime: “há muito a ser explicado”

    Análise da Notícia

    Vazado no fim de semana, um vídeo com o que seriam “os últimos momentos do blogueiro Maldine Vieira” levantou ainda mais suspeitas na morte do jornalista, ocorrida no último dia 1º de maio, na piscina da casa noturna Rosana Drinks.

    Claramente editado e legendado para corroborar a narrativa que aponta a vítima como culpada da própria morte, e para casar com os depoimentos das três principais testemunhas – a dona da boite, Rosana Rodrigues, o empresário Saymon Aquino e o policial militar Bruno Campelo  – o vídeo deixa fortes lacunas.

    Pior: as imagens se chocam frontalmente com as próprias legendas e com os depoimentos dessas três testemunhas, que, curiosamente, têm o mesmo advogado.

    Está claro no vídeo – de mais de 17 minutos – que há imagens ocultadas, muitas das quais fundamentais para o esclarecimento do caso; não há dúvida, também, de que o conteúdo, da forma como foi divulgado, tenta responsabilizar só Maldine pelo seu fatídico dia.

    O blog  do Marco Aurélio d’Eça analisou o vídeo nesta segunda-feira, 13, o que gerou vários questionamentos:

    • 1 – o que ocorreu atrás daquele armário no bar?!? Com quem Maldine brigava e com quem Saymon falava?!? Havia outra pessoa ali, além de Maldine?!?
    • 2 – por que aquela moça chorava dentro do bar?!? O que ocorreu para ela chorar? O que tanto ela olhava e botava a mão na cabeça, em contrito?!?
    • 3 – por que não foi apresentada nenhuma imagem do jornalista na piscina, que comprovasse a narrativa apresentada pelas testemunhas?!?
    • 4 – por que não há imagens mostrando como e quem tirou Maldine Vieira da piscina e qual o estado do jornalista neste momento?!?
    Saymon faz estranho gesto de mão estendida enquanto mulher observa o que seria briga entre Maldine e alguém que não aparece nas imagens

    O vídeo foi encaminhado também a policiais, advogados e especialistas em segurança com os quais este blog Marco Aurélio d’Eça mantém contato pessoal; Ponderando-se opiniões de cada um – e as suas idiossincrasias – a conclusão é unânime: “há muito a ser explicado”.   

    Até agora, há uma clara tentativa das três principais testemunhas – Rosana Rodrigues, Saymon Aquino e Bruno Campelo – de usar setores da mídia para construir uma narrativa apontando que Maldine Vieira morreu por overdose e que eles fizeram tudo para salvá-lo.

    O problema é que, a cada narrativa apresentada com este objetivo, mais dúvidas surgem.

    E mais suspeitas se levantam…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Família de Policial é assaltada dentro de shopping em São Luís

    Na noite desta sexta-feira (10/05), a família de um policial civil passou momentos de terror no estacionamento do Golden Shopping no Calhau.

    O Policial, acompanhado da esposa e de duas crianças, após realizar o pagamento do ticket de estacionamento e se deslocar em direção ao carro, foi abordado pelo assaltante que, de logo, ameaçou atirar na cabeça das vítimas.

    Os criminosos tomaram todos os pertences da família, inclusive o ticket do estacionamento e saíram em fuga pela cancela do estacionamento.

    A esposa do policial e suas filhas entraram em choque.

    Até o presente momento, não há informação sobre o paradeiro do carro (Honda Fit, cinza Placas: PTI-3237).

    O shopping ainda não liberou as imagens, o que dificulta as investigações.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Eunice Honaiser, mãe do deputado Marcio Honaiser morre de infarto em Balsas e PDT decide adiar convenção

    A empresária Eunice Honaiser, 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (09) na cidade de Balsas vítima de um infarto fulminante. Ela é mãe do deputado federal Márcio Honaiser e mais três filhos, Lisiane, Renan e Deise.

    Eunice Honaiser, 80 anos e o filho, o deputado federal Márcio Honaiser.

    O marido, Francisco José Honaiser, tinha falecido em 10 de março de 2023.

    E por conta da morte da mãe do deputado do PDT, o partido decidiu adiar a Convenção Estadual e Municipal de São Luís que aconteceria nesta sexta-feira (10) a partir das 16 horas, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão e que contaria com a presença do Ministro da Previdência e presidente nacional licenciado, Carlos Lupi, do senador Weverton Rocha, dos deputados estaduais e federais.

    O evento também serviria para lançar oficialmente a pré-candidatura do suplente de deputado federal, Fábio Câmara, a prefeito de São Luís, e dos 32 pré-candidatos a vereadores.

    Domingos Costa 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PF cumpre mandados de prisão preventiva em face de madeireiros responsáveis pela extração e comercialização ilegal de madeiras de terras indígenas do Maranhão

    São Luís/MA – A Polícia Federal no Maranhão, deflagrou, nesta terça-feira (07/05), a operação RELUTANTES, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal, em face de responsáveis pela extração e comercialização ilegal de madeiras oriundas de terras indígenas inseridas na Amazônica Legal do Maranhão, no noroeste do Estado.

    A operação é uma segunda fase das operações ARRABALDE e KAMBÕ URUCUM, deflagradas em julho de 2023, que cumpriu Mandados de Busca e Apreensão, suspensão das atividades econômicas, além de outras medidas cautelares.

    Na apuração, constatou-se que os investigados recebiam para fins comerciais, madeira e outros produtos de origem vegetal, sem a licença devida, ou seja, desacobertada de Documento de Origem Florestal (DOF), que constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

    Os investigados foram indiciados por inserir informações falsas no sistema de controle da origem florestal, fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor sem licença ou autorização dos órgãos ambientais, explorar economicamente floresta em terra de domínio público (terra indígena), além de outras infrações penais.

    As prisões foram decretadas em resposta a pedido da Polícia Federal, que demonstrou que os investigados estavam reiteradamente descumprindo ordem judicial de suspensão das atividades econômicas e embargos aplicados pelos órgãos de fiscalização ambiental, em afronta ao sistema de justiça criminal, acirrando o contexto de conflitos com indígenas que fazem a proteção territorial da terra indígena Alto Turiaçu.

    Além da prisão preventiva, foi determinado o bloqueio de bens no valor total de até R$ 951.889,71 (novecentos e cinquenta e um mil, oitocentos e oitenta e nove reais, e setenta e um centavos).

    Ao todo, 03 (três) investigados foram presos e encaminhados para uma unidade prisional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    URGENTE: Cai mandado de segurança e decisão por cassação de Domingos Paz será levada ao plenário da Câmara nesta semana

    O comunicado veio por meio do Presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor, que confirmou que o mandado de segurança conseguido por Domingos Paz foi extinto.

    Por conta disso, Paulo Victor confirmou que na sessão desta terça fará a leitura do relatório apresentado pela Comissão de Ética da Casa, que deu parecer favorável ao afastamento de Domingos Paz.

    Paulo Victor confirmou ainda que na próxima quinta, dia 9, será realizada a Sessão Extraordinária para votação em plenário para abertura do processo de cassação do vereador por quebra de decoro parlamentar.

    Domingos Paz é citado por várias vítimas pelos crimes de estupro de vulnerável e assédio, inclusive o processo na Câmara de São Luís diz respeito a uma vítima que o denunciou por esse último crime.

    Nesta segunda (6), o deputado Yglésio, que já vem cobrando uma resposta por parte da Câmara de São Luís a respeito das várias denúncias que pesam contra Domingos Paz, desde 2022, dê uma resposta a sociedade.

    (Eduardo Ericeira)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.