Prefeitura moderniza iluminação pública do município de Godofredo Viana

A gestão do prefeito Sissi Viana está intensificando o trabalho de melhoria e modernização do sistema de iluminação pública do município de Godofredo Viana.

Objetivando beneficiar a população, além de contribuir para fortalecer a segurança pública, as lâmpadas de vapor metálico estão sendo substituídas por luminárias de LED.

O trabalho está sendo desenvolvido, neste momento, nos bairros do Alegre, Itereré e na Avenida Antônio Dino.

De acordo com Sissi Viana, as substituições, além de melhorar a qualidade da iluminação, prevenir a criminalidade e trazer mais segurança aos pedestres e motoristas, também traz o benefício econômico.

“A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e é um instrumento de cidadania, porque traz mais segurança e permite a população desfrutar dos espaços públicos com mais tranquilidade. Outro aspecto é a durabilidade das lâmpadas de LED, que necessitam de pouca manutenção e são mais econômicas”, disse.

A melhoria do sistema de iluminação pública, segundo o prefeito, também embeleza as áreas urbanas e favorece o comércio e lazer noturno, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico.

O secretário municipal de Infraestrutura, Claudemir Sertão, explicou que o trabalho de substituição das lâmpadas será levado para outras localidades da cidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Edivaldo confirma avanços no atendimento da Cemarc em mais uma visita ao local

Diminuição expressiva das filas e maior agilidade e conforto para quem busca consultas e exames na rede municipal são algumas das conquistas da gestão do prefeito Edivaldo para a área da saúde com os investimentos feitos na Central de Marcação de Consultas e Exames

Prefeito Edivaldo retorna à Cemarc seis meses após implantação do novo sistema e constata avanços

A modernização e melhoria do atendimento promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) tem proporcionado mais agilidade aos serviços de saúde da capital e, como uma das consequências, promovido o bem-estar da população. Para constatar o processo de mudança na Cemarc o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem empreendido uma série de visitas ao local com o objetivo de conversar com as pessoas que usam o serviço e ver de perto o funcionamento do órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Nesta quarta-feira (16), o gestor voltou à Cemarc seis meses após à implantação da nova sistemática de agendamentos que teve como principal resultado a redução das filas no local. Com as melhorias realizadas pela Prefeitura foi triplicada a oferta disponibilizada nas unidades que passou de 6.500 para cerca de 19 mil atendimentos mês.

“Estamos voltando à Cemarc em mais uma visita de rotina para acompanhar de perto o trabalho realizado no setor, porque essa é uma característica da nossa gestão: estar perto da comunidade, vistoriar os serviços, corrigir os rumos que devem ser seguidos e, também, observar os acertos. E acertos é o que podemos verificar aqui na Central de Marcação de Consultas e Exames, que vive hoje uma nova realidade”, destacou o prefeito que esteve acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro, do secretario municipal de Saúde, Lula Fylho e da adjunta, Natália Mandarino.

Neste novo momento, o agendamento de consultas e procedimento são feitos diariamente e não mais apenas na primeira semana de cada mês como era anteriormente. De acordo com dados da Semus, a Cemarc fechou o ano de 2018 com mais de 2 milhões atendimentos ofertados na rede municipal de saúde. “Conseguimos fazer com que o serviço funcionasse e avançasse. Vir aqui e não ver mais aquela situação indigna das pessoas esperando atendimento em longas filas ou dormindo no local para conseguir agendamento de serviço é, realmente, motivo de muita alegria para todos nós”, completou Edivaldo.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, avaliou as melhorias estruturais e de gestão executadas no setor como cruciais para os resultados hoje alcançados pela Cemarc, que registrou um aumento de mais de 80% na oferta de especialidades médicas como ortopedia, por exemplo, que passou de 80 consultas/mês para cerca de 600 consultas/mês, um número considerado extremamente significativo e que denota a mudança no setor de modo geral. Com as mudanças efetivadas, o atendimento aumentou de 6 mil, em agosto de 2017, para cerca de 19 mil consultas e procedimentos agendadas, triplicando o atendimento para as especialidades médicas na rede municipal de saúde.

“A orientação do prefeito Edivaldo é para darmos atenção especial à Central de Marcação de Consultas e Exames, um dos gargalos no setor da saúde que deveriam ser enfrentados com maior diligência. E foi o que fizemos. Mudamos a sistemática de agendamento, que passou a ser diário; aumentamos a oferta de serviços e disponibilizamos novos procedimentos que não eram realizados antes na rede, como arteriografia, ecodoplercardiograma e cateterismo, por exemplo. Com todas essas melhorias implementadas, ofertamos hoje um atendimento muito mais rápido e humanizado, porque as pessoas não precisam mais dormir no local, nem ficar em longas filas para agendar sua consulta ou exames médicos”, observou Lula Fylho.

Ainda conforme o secretário, com a mudança de estratégia no atendimento, houve redução significativa também do tempo de espera por atendimento. Uma ressonância, por exemplo, que antes tinha um tempo de espera de até seis meses para ser realizado, hoje o mesmo exame é feito num espaço de 30 dias, após o agendamento. O mesmo é observado com os exames de tomografia, que hoje são feitos em no máximo 10 dias após sua marcação.

O titular da Semus informou ainda que um grupo de trabalho foi instituído para analisar o desenvolvimento do serviço no setor, traçar as metas e implementar as ações com vistas a garantia da excelência no atendimento. O último balanço realizado na área aponta também que todos os procedimentos de saúde ofertados na rede tiveram crescimento significativo, atendendo ao planejamento no qual foram mapeadas 41 intervenções discutidas em reuniões semanais por esse grupo de trabalho e implementadas uma a uma.

REESTRUTURAÇÃO

Com a reestruturação da sistemática de agendamento, que proporcionou uma dinâmica muito mais eficaz para a marcação de procedimentos médicos especializados, o município conseguiu também outros feitos nunca antes observados, como aumentar o número de vagas para exames de alta complexidade e zerar as filas para alguns procedimentos. A fila para marcação de exames de ressonância magnética, tomografia, cintilografia e densitometria, por exemplo, é uma delas.

A mudança na sistemática de atendimento também passou a ofertar outros procedimentos que não eram disponibilizados na rede e ampliou a oferta de exames realizados em convênio com o Hospital Universitário (HUUFMA), entre eles estão cateterismo, arteriografia, ecodoplercardiograma, broncoscopia, radiologia e outros. Com isso, o numero de exames dessas especialidades passou de 1.016, em janeiro, para 1.858, em junho.

DESISTÊNCIAS

Com o aumento da oferta de vagas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) observou também um número maior de desistência das consultas, ou seja, as pessoas marcam a consulta ou o exame, mas não comparecem ao local para realizá-lo e nem informam à Central sobre sua desistência.

Com a elevação do quantitativo de pessoa que desistem do atendimento, Lula Fylho destacou que essa situação pode ser atribuída a diversos fatores, inclusive ao fato de que, hoje, as pessoas têm maior facilidade para marcar os procedimentos que deseja, já que não precisa mais pegar senha, nem esperar nas longas filas. Entretanto, é uma situação que vai ser trabalhada com a conscientização da população sobre os transtornos causados às demais pessoas que também precisam do atendimento.

“Invertemos o jogo e a nossa luta agora é combater o número de ausências aos atendimentos. As pessoas marcam e não comparecem, ocupando o lugar de quem poderia está realmente precisando do procedimento. Só para tomografia registramos uma desistência em torno de 40 % de faltas do paciente. Precisamos combater isso sensibilizando a população para que marque os exames realmente dentro das suas necessidades e que compareçam aos locais de atendimento quando agendarem”, concluiu Lula Fylho.

De acordo com o secretário, foi de aproximadamente 55% o número de faltas dos pacientes aos atendimentos agendados, inclusive para exames especiais como ressonância, por exemplo.

MODERNIZAÇÃO

A modernização e melhoria do atendimento na Cemarc é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, por orientação do prefeito Edivaldo. O processo de mudança na Cemarc teve início em agosto de 2017, quando foi iniciado o mapeamento das necessidades e dos problemas para compreensão do fluxo de marcação.

Com organização e planejamento, o município tem registrado sobra de vagas em torno de 60% dos procedimentos disponíveis, entre estes estão exames de raio x, broncoscopia e cirurgia torácica, por exemplo.

Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas diariamente na Cemarc estão mastologia, proctologia, hematologia, nefrologia, oncologia infantil, gastropediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo, oftalmologia, nutrição, dermatologia, odontologia entre outras especialidades. Na Cemarc da Alemanha, que realiza somente agendamentos prioritários, o atendimento é feito das 8h às 17h. Já nos demais pontos de marcação localizados na cidade, o atendimento é feito das 7h às 13h.

A melhoria do atendimento no setor é comemorado pela população com a reestruturação da Cemarc. O aposentado Amós da Liberdade Rêgo, 75 anos, anos, esteve pela manhã na Cemarc e conseguiu agendar o ecocardiograma prescrito periodicamente por seu médico, após ter sofrido uma parada cardíaca. “Não há comparação o atendimento atual com o que vivenciarmos anteriormente aqui. Além do aumento de vagas em várias especialidades, tem muito mais atendente no setor, fazendo com que percamos menos tempo esperando pelo agendamento”, disse ele.

O agendamento diário foi pontuado pela dona de casa Míriam Freitas, 65 anos, como o aspecto mais positivo entre as mudanças adotadas pela Prefeitura na Cemarc. “Eu conheci bem o transtorno de antes pois várias vezes tive que dormir na fila para conseguir uma consulta. Hoje venho aqui e agendo todo o atendimento que preciso com muita tranquilidade e rapidez. A mudança foi, com certeza, para muito melhor em todos os aspectos”, disse ela.

A dona de casa Maria Piedade dos Santos, 59 anos, também enalteceu as melhorias proporcionadas ao setor. “Agora ficou tudo mais rápido. Consegui agendar facilmente meus exames para próxima semana. Antes a gente esperava vários meses para conseguir marcar, o que era transtorno pois doença não espera. Com certeza melhorou bastante o atendimento aqui”, concluiu ela.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Zé Inácio acompanha inauguração de rodovia em Paulino Neves

O deputado Zé Inácio esteve nesta terça-feira (15) na cidade de Paulino Neves para acompanhar a inauguração de 38 km  de pavimentação e sinalização da MA – 315, que liga os municípios de Paulino Neves e Barreirinhas.


A MA-315 recebeu pavimentação em TSD, garantindo mais segurança e aderência, principalmente no período chuvoso, além de drenagem superficial e sinalização vertical e horizontal.

A nova rodovia diminui o tempo do percurso entre uma cidade e outra, além de proporcionar mais conforto também para turistas que visitam o local. O trecho entre as duas cidades é de grande importância turística e já faz parte da Rota das Emoções, que engloba 14 cidades dos Estados do Maranhão, Ceará e Piauí.


Zé Inácio parabenizou o governo do estado pela inauguração e destacou “Parabéns ao governador Flávio Dino e as secretarias envolvidas nessa importante obra que irá facilitar não só o turismo, mas a geração de emprego e renda na região”.

Participaram desta importante solenidade o Governador Flávio Dino, o Secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, o Senador eleito pelo Maranhão, Weverton Rocha, dentre outras autoridades.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Projeto Praia Limpa mobiliza voluntários para ação de limpeza na Praia do Meio em São Luís

Um mutirão de limpeza e coleta seletiva de lixo está programado para acontecer nos próximos dias 26 e 27, na Praia do Meio, uma das mais movimentadas de São Luís.  A iniciativa integra o projeto “Praia Limpa”, uma das ações do programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha, em parceria com o Instituto Cidade Solidária (ICS). As ações estão previstas para acontecerem em todas as praias da capital maranhense.

Além de realizar a coleta do lixo, o objetivo do projeto, também, é conscientizar e sensibilizar os turistas, frequentadores e trabalhadores do comércio como donos de bares, restaurantes e barracas quanto ao uso do descarte irregular de resíduos sólidos e limpeza do litoral ludovicense.

Durante os dois dias do evento, além da distribuição de panfletos educativos, o Praia Limpa vai contar com lixeiras e sacos de material biodegradável para a coleta de lixo no local. Todos os resíduos sólidos recolhidos serão separados, pesados e doados para cooperativas e oficinas de reciclagem que trabalham com a confecção de artesanatos.

As atividades serão executadas por monitores voluntários do curso de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que conversarão com os banhistas sobre como agir corretamente com o lixo que é gerado nas praias.

Quem quiser se voluntariar para o projeto, a concentração vai ser às 10h, na Praia do Meio. Todos os monitores voluntários irão receber um kit contendo protetor solar, camisa e boné com a identificação da ação.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Luciano Genésio entrega tomógrafo e mamógrafo para população de Pinheiro

O Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, e a Deputada Estadual Thaiza Hortegal, estiveram presentes no Hospital Antenor Abreu para receber os novos equipamentos de exames de imagem da saúde.

O aparelho de tomografia e mamografia serão instalados dentro do Hospital Antenor Abreu e fazem parte da estrutura que irá compor o Centro de Imagem de Pinheiro – CIP.

“Hoje Pinheiro já é uma referência de saúde dentro do estado atendendo mais de 40 municípios; é uma demanda muito maior do que podemos oferecer mas não podemos negar atendimento a quem precisa. A aquisição desses aparelhos para o nossa cidade é a consolidação dessa referência. O Centro de Imagem é uma promessa de campanha que já estamos caminhando para cumprir e entregar para a nossa população. Instalamos um moderno aparelho de raio-x que já está a serviço da população e agora estamos implantando o serviço de tomografia e mamografia. Essa é a base da nossa gestão: com saúde, educação e infraestrutura vamos construindo uma nova história na Princesa da Baixada.”-  Prefeito Luciano.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Othelino participa de inauguração da estrada que liga Barreirinhas a Paulino Neves

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), prestigiou a inauguração da pavimentação e sinalização da MA-315, que liga Barreirinhas a Paulino Neves. O trecho asfaltado, com dunas e pequenas lagoas ao redor, faz parte da Rota das Emoções, que liga os litorais do Maranhão, Piauí e Ceará. 

“Sem dúvidas, é uma das estradas com as paisagens mais bonitas que já tive a oportunidade de ver e ainda coloca Paulino Neves na rota do Turismo do Brasil, melhorará a economia do município, gerará empregos e a população viverá melhor”, avaliou o parlamentar.

Othelino Neto disse ainda que a obra entregue é exemplo de como a dedicação à política está valendo a pena. “Um estado que ainda é pobre e enfrenta crises , mas que, com a gestão dos recursos públicos sendo feita de forma responsável, é possível ter bons resultados”.

O Governo do Estado fez investimentos superiores a R$ 9 milhões em 38 quilômetros de rodovia, além de drenagem superficial e sinalização vertical e horizontal. A cidade recebeu ainda 10 km de calçamento entre perímetro urbano e povoados, graças à parceria com a empresa Ômega.

Flávio Dino , governador do Maranhão, enfatizou a importância da parceria com o Legislativo Estadual, além da iniciativa privada. “A Assembleia sempre nos apoia no sentido de conseguir recursos para a execução das obras, seja por intermédio da aprovação do orçamento, seja por emendas parlamentares. Hoje estamos presenciado um resultados precioso dessa união ampla que nós promovemos, fazendo com que Paulino Neves saia do isolamento e possa se integrar plenamente às rotas turísticas”, destacou.

O senador Weverton Rocha, os deputados Zé Inácio, Ana do Gás e Marcos Caldas, secretários de estado, prefeitos e lideranças também estiveram no evento, que contou com outras ações juntamente com a inauguração do asfalto, como as entregas da Escola Municipal São Francisco Xavier, certificados aos concludentes do Curso de Bombeiro Hidráulico e títulos de imóveis rurais.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Edivaldo vistoria obras de casarão para habitação social no Centro Histórico

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) vistoriou na manhã desta terça-feira (15) as obras de requalificação de casarão localizado na Rua da Palma, no Centro Histórico, onde estão sendo construídas 14 unidades residenciais para famílias de baixa renda. O trabalho está sendo executado pela Prefeitura de São Luís em parceria pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Centro de São Luís tem recebido uma atenção especial da nossa gestão, e essa é mais uma obra de requalificação que contribui para a valorização da nossa arquitetura, história e cultura. Mais do que isso, esse espaço vai abrigar famílias de baixa renda que residem no Centro Histórico, dando uma moradia mais digna e proporcionando mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Júlio Pinheiro, do superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary, e de secretários municipais.

O casarão 195 e 205 abrigará 14 unidades residenciais com sala, um, dois ou três quartos, cozinha com lavanderia integrada à sala e um banheiro social, atendendo segmentos populacionais de baixa renda, com condições de segurança e habitabilidade. O prédio é um sobrado datado do século XIX com dois pavimentos, em zona de proteção histórica e com traços da construção tradicional portuguesa. O projeto de restauro do casarão foi elaborado dentro dos valores estéticos e culturais do bem que está sendo trabalhado, com o mínimo de interferência em sua autenticidade.

A revitalização dos imóveis para uso residencial, executada na gestão do prefeito Edivaldo, se caracteriza pela requalificação do espaço urbano e melhoria da qualidade de vida de moradores e frequentadores do Centro Histórico. Além das 14 unidades do casarão da Rua da Palma, outras 27 moradias também entrarão em processo de restauro para abrigar famílias de baixa rendo, sendo parte executada pela Prefeitura e parte pelo Iphan.

Revitalização

O Centro de São Luís está recendo o maior volume de investimentos dos últimos 30 anos. Entre as principais obras estão a do Complexo Deodoro – que compreende as praças Deodoro e Panteon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro –, e a da Rua Grande, que teve a primeira etapa concluída e entregue em dezembro. As intervenções eram demandas antigas da cidade que somente agora conseguiram sair do papel, executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura. Outros espaços como a Praça Pedro II também já foram entregues revitalizados, inclusive com a total restauração da fonte do lugar.

A gestão do prefeito Edivaldo também tem investido em ações de reocupação qualitativa do Centro de São Luís. Alguns dos investimentos que o pedetista tem feito são a Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos na Praça Benedito Leite, e programas como o Reviva, o Férias Culturais e o Caminhos da Memória, que estimulam o visitante a conhecer mais sobre as riquezas históricas, culturais e arquitetônicas do lugar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com nova edição do Reviva, Edivaldo leva programação cultural ao Complexo Deodoro

Uma nova edição do programa Reviva está sendo preparada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e vem com novidades.

Uma delas é no cenário, além da Praça Benedito Leite, parte da programação será realizada também nas praças Deodoro e Panteon – áreas totalmente revitalizadas e recentemente entregues à população, fruto de ação parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de São Luís.

Somado aos já conhecidos e consagrados eventos Sarau Histórico, Passeio Serenata e Roteiro Reggae, o Reviva apresenta à população o Sarau de Carnaval e o Circuito Histórico do Complexo Deodoro. Será uma vasta programação que inicia na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, e prossegue até 6 de fevereiro, sempre aos fins de tarde. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

“O programa Reviva, que atraiu grande público em todas as edições de 2018, volta este ano com uma programação ainda mais especial para reforçar o valor da nossa cultura e da nossa história, por meio da música, do teatro, da dança, da literatura e outras formas de expressões artísticas que contribuíram para a formação cultural da nossa cidade e da nossa gente”, destacou o prefeito Edivaldo destacando ainda que ao levar a programação também para o Complexo Deodoro a Prefeitura de São Luís busca consolidar o espaço como mais um local de lazer e diversão para as famílias ludovicenses e para os turistas que visitam a capital.

O Reviva tem colaborado de maneira marcante para divulgação da cidade e para elevar o nome de São Luís no cenário turístico e cultural do país, reforça o prefeito. “Dessa forma, contribui forte e significativamente para atrair grande volume de turistas, assim como também maranhenses que passam a conhecer mais sobre nossa história”, pontua Edivaldo.

Principal novidade da nova programação do Reviva, o Circuito Histórico do Complexo Deodoro terá como foco a história das praças Deodoro e Panteon e dos 18 bustos de nomes da literatura maranhense expostos no local.

Em uma espécie de sombreiro, espaço fixo montado na Praça Panteon, monitores levam ao público um pouco sobre a história destas praças e também sobre a vida dos escritores maranhenses destacados nos bustos. A programação segue com um passeio para que o público contemple a estrutura das praças. As atividades terão inicio este mês e prosseguem de segunda a sábado, sempre a partir das 17h.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Sissi Viana coordena planejamento estratégico para área da saúde

O prefeito Sissi Viana promoveu, esta semana, reunião de planejamento com profissionais e técnicos do setor da saúde do município de Godofredo Viana.

A iniciativa visou discutir e elaborar novas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, além de propor um modelo organizacional mais ágil em termos de valores, missão e metas.

Desde que assumiu o comando da prefeitura, em 2017, Sissi vem executando um trabalho eficiente que já resultou na reconstrução de várias unidades de saúde; construção de novas; implementação de serviços de atendimento e exames; além do fortalecimento da atenção básica e do estoque de medicamentos.

“Graças a correta aplicação dos recursos públicos, já contabilizamos diversos avanços na saúde pública de Godofredo Viana. Construímos novas unidades e melhoramos a infraestrutura de outras. Contratamos mais profissionais e estamos investindo fortemente na atenção básica preventiva. Os resultados são muito positivos e, ao longo de nosso mandato, investiremos cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Para Emanuel Coimbra, secretário municipal de Saúde, o planejamento torna-se importante objetivando conquistar metas com maior qualidade.

“Esse foi o primeiro contato com enfermeiros e técnicos da Saúde foi para planejar o ano de 2019, as ações essenciais, aquilo que será o funcionamento da atenção básica, um pontapé inicial de como será o funcionamento das nossas ações. É importante também porque obtemos u, feedback dos profissionais após demonstrar os números, que são muito satisfatórios graças ao empenho dispensado pelo prefeito Sissi” comemorou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Zé Inácio acompanha entrega de casa de farinha a moradores do povoado Vila Nova –Bequimão

O deputado Zé Inácio esteve nesta quinta-feira (10) na cidade de Bequimão participando da entrega de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca para os agricultores do Povoado Vila Nova.

A agroindústria é composta por equipamentos novos e modernos, de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos pela vigilância sanitária.

Zé Inácio parabenizou a SAF e o Governo do Estado pela importante iniciativa e destacou, “Essa agroindústria além de facilitar o processo de produção, por contar com equipamentos mais modernos, ira garantir um produto com mais qualidade, geração de renda e valorização do agricultor familiar”.

Além das 25 famílias do povoado Vila Nova os povoados vizinhos Matinha, Bebedouro, Monte Alegre e Rio Grande também serão beneficiados.

O projeto é de iniciativa do Governo do Estado por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF) e esta sendo desenvolvido em 17 municípios, beneficiando cerca de 700 produtores.

Também participaram da entrega o secretário de estado da Agricultura Familiar, Júlio Mendonça, dos secretários adjuntos Lobato e Chico Sales, o vice-prefeito de Bequimão, Magal, o secretário municipal de agricultura Cleuber, o secretário municipal de indústria e comércio, Ademar, representantes do STTR, do Sebrae e da comunidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deputado Wellington cobra mais segurança para motoristas e passageiros

Na tarde desta quinta-feira (10), o deputado estadual Wellington do Curso presidiu audiência pública que teve por tema a “segurança e melhorias no sistema de transporte por aplicativos” e contou com a participação de mais de 500 motoristas de aplicativos.

Estiveram presentes na composição da mesa o ouvidor geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Márcio Rabelo; o advogado Marinel Dutra, representado a OAB; o vereador Marquinhos; além dos motoristas Breno Froz e Victor Magalhães, que representaram a categoria.

Na ocasião, diversos motoristas expuseram o sentimento de medo que é predominante na categoria, já que recentemente houve mais um assassinato de motorista, totalizando 03, além de relatos de vários assaltos e cárcere privado.

“Eu já fui assaltado três vezes. Então, recebemos uma chamada e, às vezes, do outro lado quem tá a nos esperar é um bandido, pronto para levar o nosso carro ou nosso dinheiro. A gente sai pra trabalhar e não sabe se volta”, desabafou um dos motoristas.

Na ocasião, o deputado Wellington deixou claro que todas as solicitações foram anotadas e, em seguida, encaminhadas a quem é competente para efetivar.

“Recebemos a solicitação dos motoristas e aqui estamos para, no âmbito das nossas atribuições, lutar para combater a criminalidade. Hoje em dia, o trabalhador sai e não sabe se volta vivo pra casa. O Estado deve sim se posicionar para que a violência seja atenuada. São homens e mulheres que utilizam os aplicativos para sustentar as suas famílias”, afirmou Wellington.

Todas as solicitações foram formalizados e encaminhadas ao Executivo, Governo e Prefeitura, além dos representantes do UBER e outros aplicativos de transporte.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hospital Dr. Carlos Macieira agradece Dra. Cleide

Na confraternização dos funcionários do principal hospital público estadual do Maranhão, o diretor da unidade Dr. Marko Antônio dos Santos agradeceu o empenho e o trabalho da deputada eleita, Dra. Cleide Coutinho que também ajudou a festa.

Dr. Marko Antônio, solicitou que a médica Léa Coutinho, que também foi diretora da instituição, e é servidora do hospital, a fazer uso da palavra. Dra. Léa agradeceu o trabalho de todos, a menção à sua tia Cleide e disse que a deputada eleita será a voz dos funcionários do Carlos Macieira, assim como de toda a saúde pública do Maranhão, na Assembleia Legislativa do Estado.

Dra. Cleide Coutinho tem profundos laços com a saúde, pois já exerceu cargos públicos na área é empresária no setor e exerce a medicina desde 1970.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.