Serviços diários da Prefeitura levam ações de melhoria de infraestrutura a diversos bairros

Serviços estão sendo feitos diariamente pela gestão do prefeito Edivaldo em diversas avenidas e vias da capital e visam proporcionar mais mobilidade urbana e qualidade de visa à população

Prefeitura realiza serviços de melhoria da iluminação pública com colocação de postes em avenidas da capital

Manutenção asfáltica, serviço de limpeza de galerias, terraplanagem e melhorias na iluminação pública. Essas são algumas ações que são realizadas diariamente pela Prefeitura de São Luís para melhorar a infraestrutura de diversos bairros da capital, garantindo melhor trafegabilidade nas vias urbanas e a qualidade de vida da população. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Nesta quarta-feira (20) equipes estiveram na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em trecho da Cohama sentido bairro do Angelim, realizando a manutenção do pavimento asfáltico – serviço que tem por objetivo a melhoria da mobilidade urbana para a passagem de veículos e transporte público e o deslocamento de moradores da região. Avenidas como Alexandre Moura, no Centro; Africanos; Avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco; Avenida dos Holandeses; Avenida Joaquim Mochel e Contorno Leste, no Cohatrac; assim como a Avenida Nina Rodrigues, na Penísula; entre outros locais, também estão sendo beneficiados com a recuperação asfáltica.

“Sob orientação do prefeito Edivaldo, seguimos intensificando as ações de drenagem nesse período de chuvas visando o melhor escoamento das águas pluviais. Estamos também aumentando as frentes de manutenção asfáltica, a fim de garantir a mobilidade do sistema viário e o bem-estar do cidadão”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

ILUMINAÇÃO E DRENAGEM

Novas luminárias estão sendo instaladas em 24 pontos luminosos da Avenida Este 103, da Cidade Operária, oferecendo mais segurança aos moradores do bairro. A Avenida Guajajaras, uma das mais movimentadas da capital, está recebendo a expansão de iluminação com a implantação de postes com luminárias. Já a Avenida dos Holandeses, outra via de grande fluxo, recebeu a substituição de um poste que foi danificado por consequência de um abalroamento.

Para assegurar melhor escoamento das águas pluviais, a Semosp segue executando serviços de limpeza e desobstrução de galerias e recuperação de bueiros. Na Avenida Nina Rodrigues, situada na Ponta d’Areia (Península), equipes municipais realizaram a limpeza manual de galerias e passagem molhada. Na estrada do Mato Grosso, zona rural, e na Rua do Fio, em Pedrinhas, equipes estão executando a recuperação da rede de drenagem que foi danificada por ação das fortes chuvas na cidade.

Serviços de terraplanagem também estão sendo executados conforme as condições climáticas sejam favoráveis para que as equipes executem o trabalho. A Estrada do Porto Grande está recendo a melhoria e outros locais como as vias da Cidade Operária, estão no cronograma para receberem o benefício.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Gil Cutrim quer regulamentação da profissão de condutor de ambulância

Por mais um ano, a categoria dos condutores de ambulância trava batalha pela valorização e reconhecimento da profissão no Brasil, que conta com mais de um milhão de profissionais. Deste total de profissionais, cerca de 80% não têm qualificação para conduzir veículo de transporte de emergência.

Com o intuito de colaborar com a mudança do quadro, o deputado federal Gil Cutrim (PDT-MA) assinou, esta semana, requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei n° 3.553/2015, que trata da regulamentação do exercício da atividade.

“Somente no Maranhão, dos cerca de 14 mil que exercem a profissão, menos de três mil têm o curso de condutor de veículo de emergência devidamente registrado nas suas habilitações. E isso é inconcebível, uma vez que estamos falando de uma profissão de risco que precisa de qualificação”, defende Gil Cutrim.

De acordo com o parlamentar, além da necessidade de que o motorista seja qualificado para o serviço, também é essencial que o condutor possua formação especializada para que possa auxiliar a equipe de saúde que esteja prestando atendimento.

“Assim, a regulamentação da profissão trará benefício para todos, irá melhorar as condições de trabalho do profissional e, consequentemente, os serviços prestados à sociedade”, argumenta o deputado.

A questão defendida pelo pedetista é considerada de extrema importância, tanto pelo Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Maranhão (Sindconam-MA), quanto pela Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulância (Abramca).

“É uma luta que travamos há muitos anos. É preciso entender que nossa atividade não exige um motorista comum, mas um que seja obrigado a se qualificar e que busque se aprimorar”, afirma Nilson José, vice-presidente da Abramca.

“Afinal, são vidas que estão em jogo. Um veículo conduzido por uma pessoa despreparada pode provocar acidentes e pior ainda mais uma situação. Por isso precisamos ter esse reconhecimento legal”, finaliza.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Detinha visita APAE de São Luís e ouve principais demandas da entidade

A deputada estadual Detinha (PR) visitou a APAE de São Luís (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), nesta terça-feira (20), onde se reuniu com a diretoria da entidade, representada pelo presidente, Sebastião Vanderlan Rolim, pela assessora jurídica, Conceição Rolim, e pela gestora, Christiane Diniz.

Na oportunidade, a parlamentar conheceu os espaços da entidade e ouviu relatos das principais demandas, abrangendo as áreas nas quais são prestados atendimentos, como o laboratório, que atende a cerca de 150 pacientes por dia (incluindo as famílias dos deficientes), salas de aula, salas de informática e a área onde é realizado o teste do pézinho. Os serviços são oferecidos diariamente e atendem a todos os municípios maranhenses.

“Sou assistente social,e enquanto profissional da área, é um prazer enorme entrar num ambiente como esse, onde somos bem recepcionados desde o primeiro contato. Parabenizo à atual gestão, que é cuidadosa e responsável. Fui gestora de municipio por oito anos e sei das dificuldades que a população enfrenta. A APAE de São Luís, com certeza, é uma referência de trabalho”, afirmou a deputada.

A parlamentar, que já levanta essa bandeira social, pretende buscar novas formas de apoio, não somente para a APAE de São Luís, mas para todas as regionais do estado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Campanha de combate às drogas visita dez escolas

Idealizada pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, a campanha “Quem Escolhe o Seu Caminho? Você ou as Drogas?” visitou na última terça-feira, 19, dez escolas da rede pública de ensino, nove em São Luís e uma na Raposa.

Campanha contra as drogas chega ao sexto ano

A promotora Cristiane Lago foi a palestrante na UEB Rubem Almeida (Coroadinho) e UEB Mário Pereira (Vila Sarney). Onze palestrantes convidados visitaram as outras oito escolas: UEB Camélia Costa Viveiro (Coroado), UI Artur Azevedo (Parque Pindorama), UEB João Lima Sobrinho (Parque Timbira), CE Cidade Operária II (Cidade Operária), CE Professor José França de Sousa (Raposa), CE Cidade de São Luís (Cohab), CE Y Bacanga (Anjo da Guarda) e CE Antônio Ribeiro da Silva (Sá Viana).

As ações foram realizadas em parceria com a Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis) e Patrulha Escolar da Polícia Militar.

Para a promotora de justiça Cristiane Lago, “as parcerias são fundamentais para ampliar o alcance da campanha. As drogas atingem milhões de pessoas no mundo todo, destroem famílias e tiram vidas. Não é mais um problema só de segurança, mas de saúde pública também. Precisamos unir esforços na luta contra as drogas e toda ajuda é bem-vinda”.

Nas palestras, foram destacadas as diferenças entre drogas depressoras, estimulantes, alucinógenas e seus efeitos na vida dos usuários. Também foram abordadas as consequências físicas e psicológicas do uso de drogas lícitas, como o cigarro e o álcool.

CAMPANHA

As atividades do “Quem Escolhe o Seu Caminho? Você ou as Drogas?” são desenvolvidas, desde 2013, em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, em municípios do Maranhão. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de substâncias entorpecentes por crianças e adolescentes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Gil Cutrim e deputados do MA solicitam criação de Frente Parlamentar para modernização de Alcântara

Deputados da Bancada Maranhense em Brasília pediram a criação de um Colegiado Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O requerimento foi assinado pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB) e cooperado pelos deputados Gil Cutrim (PDT), Márcio Jerry (PCdoB), Hildo Rocha (MDB), Marreca Filho (Patriotas) e João Marcelo (MDB) que acompanharam a entrega do pedido à mesa diretora.

Um dos objetivos da Frente Parlamentar, segundo os parlamentares, é acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional de interesse do Centro de Lançamento de Alcântara.

“Nós, da bancada do Maranhão, assinamos hoje um requerimento para a criação de um Colegiado Parlamentar para modernização do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Queremos acompanhar de perto a tramitação de matérias no Congresso a respeito da instituição”, disse Gil Cutrim.

De imediato, o Colegiado Parlamentar vai acompanhar todas as informações do acordo assinado entre Brasil e Estados Unidos para uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão.

Assinado ontem, pelos presidentes Bolsonaro e Trump, para entrar em vigor, o Acordo de Salvaguardas tecnológicas – AST precisa ainda ser aprovado pelo Congresso Nacional, que já barrou o documento em 2002 por considerar que ele feriria a soberania do país. A Agência Espacial Brasileira (AEB) defende a aprovação do acordo para que o Brasil não fique de fora do mercado de lançamentos espaciais e afirma que esse tipo de documento é praxe no setor espacial.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pinheiro foi um dos contemplados pela Lei de Incentivo ao Esporte, com o apoio do deputado Dr. Leonardo Sá

Na manhã desta terça-feira (19), o governador Flávio Dino em parceria com a Federação Maranhense de Futebol (FMF), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), entregou os certificados de apoio financeiro aos clubes que disputam o Campeonato Maranhense de Futebol.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no palácio dos Leões e contou com a presença do deputado estadual Dr. Leonardo Sá, representante de um dos times contemplados, o Pinheiro Atlético Clube do município de Pinheiro.

Dr. Leonardo Sá, tem como uma de suas marcas o incentivo ao esporte, principalmente o futebol amador, esporte esse que ele sempre abraçou e promoveu no município de Pinheiro e região da Baixada.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Pedreiras realizará solenidade de entrega de plano diretor

A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizará nesta quinta-feira (21/03), às 10 horas da manhã, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a solenidade de entrega do processo de revisão do Plano Diretor de Pedreiras.

Na oportunidade os técnicos da empresa de consultoria DatAmérica farão a apresentação da proposta final do plano. Após discussão em audiência pública e reuniões setoriais realizadas em 2018, o documento ainda passará por uma nova audiência pública e posteriormente será encaminhado à Câmara Municipal como Projeto de Lei.

O Plano Diretor é obrigatório para municípios brasileiros acima de 20 mil habitantes, e objetiva direcionar o crescimento urbano e rural, regulamentando prédios, calçadas, bairros, etc.

Plano Diretor Municipal (PDM) é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores.

Serviços:

Evento: solenidade de entrega do processo de revisão do Plano Diretor de Pedreiras.

Data: 21/03/2019
Horário: 10 horas da manhã
Local: Auditório da UEMA

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Bolsonaro comemora com Roberto Rocha: ”Agora o Maranhão vai decolar”, disse o presidente

Para comemorar com o senador Roberto Rocha (PSDB) o acordo de uso da Base Espacial de Alcântara pelo Estados Unidos, o presidente da República fez segura previsão: “Agora o Maranhão vai decolar”.

O líder da bancada do PSDB no Senado, foi apontado por Bolsonaro como um dos responsáveis pela nova fase que o Maranhão viverá com o o acordo de Salvaguardas Brasil-Estados Unidos da Base de Alcântara e deu a entender que ao nosso estado estará reservado mais investimentos por indicação de Roberto Rocha.

O senador maranhense aproveitou o evento em Washington para falar a um grupo de empresários sobre a Zona de Processo de Exportações que será instalada em nosso território.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mesmo com as fortes chuvas a prefeitura de Zé Doca continua intensificando o trabalho

Muitos gestores culpam o “inverno” pela morosidade das ações da prefeitura. O município de Zé Doca, localizado em uma região maranhenses conhecida pelo rigoroso período de chuva (Alto Turí), vem fazendo exatamente o contrário. A prefeita Josinha Cunha (PR), determinou que o cronograma de trabalho seja cumprido, faça chuva ou faça sol.

previous arrow
next arrow
Slider

As obras continuam em ritmo acelerado na sede e zona rural. A Praça do Comércio está em construção e recentemente foi entregue a Praça da Amizade. O trabalho de asfaltamento segue firme e foram asfaltas as ruas; José Sarney, Rua Riachuelo e Rua Osvaldo Cruz. O trabalho de reforma de escolas também segue intenso e estão passando por reformas e ampliações as escolas; São Francisco Canindé, Miranda Braz, Raimundo Abreu e Getúlio Vargas.

Na zona rural a prefeitura também está trabalhando, reforma e ampliação da creche da Ebenézia, construção da creche da Nova Conquista e reforma da escola Francisco Mano. A prefeita Josinha Cunha tem o apoio incondicional dos deputados Josimar Maranhãozinho (federal) e Detinha (estadual) nesse grande trabalho que vem transformando Zé Doca em modelo administrativo para o estado.

Josinha enfatizou que período chuvoso não serve de desculpas para não trabalhar. “Vivemos em uma região em que as chuvas são constantes, isso não deve impedir o nosso trabalho pois temos planejamento e determinação para enfrentar qualquer situação, aqui não tem tempo ruim.”

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Governo Itinerante beneficia comunidades de Godofredo Viana

A gestão do prefeito Sissi Viana continua expandindo as políticas públicas em todas as regiões do município de Godofredo Viana. 

A prefeitura realizou recentemente mais uma edição do projeto Governo Itinerante.

Moradores das comunidades Praia do Japó, São Jorge e Boa Vista tiveram a oportunidade de ter acesso a serviços variados, tais como atendimento médico, vacinação, atendimento odontológico, entrega de remédios, aferição de pressão arterial, teste de glicose, emissão do cartão do SUS, cadastramento para o Bolsa Família, dentre outros. 

O evento contou com a participação de todas as secretarias do Município, que levaram serviços básicos da Prefeitura diretamente ao cidadão que vive na zona ribeirinha da cidade. 

“O objetivo do programa é atender a população, para conversar sobre os problemas da comunidade, ouvindo críticas e sugestões para tornar o município cada vez melhor”, afirmou Sissi Viana. 

“Fui super bem atendida e fiquei surpresa pelo atendimento à população, pois moro aqui há muitos anos e nunca vi um prefeito fazer isso. O prefeito Sissi Viana está de parabéns”, declarou a dona Maria, de 48 anos.

O secretário municipal de Saúde, Emanuel Coimbra, também destacou a importância da ação itinerante. “Os serviços disponibilizados pela prefeitura nas comunidades das praias possibilitam aos munícipes dessas localidades o acesso aos serviços ofertados em nossas unidades da sede. É de suma importância esta ação pensada e desenvolvida pelo prefeito Sissi”, disse.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

SAAE realiza intervenções de abastecimento de água na Zona Urbana e Zona Rural em Coelho Neto

A Prefeitura de Coelho Neto, através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, não tem medido esforços para garantir água gratuita aos moradores do município.

Atendendo determinações do prefeito Américo de Sousa, o SAAE tem procurado sanar os problemas que se apresentam, visando atender melhor a demanda de cada localidade. As ações executadas não se resumem apenas na sede, as comunidades rurais também têm recebido atenção especial, como o trabalho de manutenção de poços, substituição de bombas d’água e ampliação das redes de abastecimento.

Na terça quarta e quinta-feira, na semana passada a equipe do SAAE, sob a coordenação do diretor Francisco Doroteu, realizou o restabelecimento do abastecimento de água nas localidades, Taboca dos Leitões, Mulatas, Bairro Parque Amazonas e Bairro Santana. As bombas apresentaram problemas em virtude de constantes oscilações de energia, na rede elétrica destes sistemas, ocasionadas pelas intensas chuvas que tem caído no município.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Santa Rita implanta primeira Packing House da região

A prefeitura de Santa Rita, por intermédio das secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, e Emprego e Renda, implantou no sábado (16) a primeira Packing house (Casa de Embalagem ) da Região Baixo Itapecuru. Na ocasião estiveram presentes a primeira-dama e prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo, o vice-presidente do SEBRAE – Dr Celso Gonçalo; vereadores de Santa Rita e Bacabeira; Secretários municipais e assessores.

O prefeito Hilton Gonçalo, resolveu capacitar e profissionalizar a produção local, focando nas comunidades com potencial agrícola. Em Santa Filomena (antiga fazenda da Ypióca) as primeiras operações, devem trabalhar com o processamento de manga, açaí, farinha e bacuri, e assim, desenvolver um modelo para outras localidades, além de aproveitar alguns galpões já existentes na localidade.

“Um dos maiores exemplos de trabalho com Packing House está em Petrolina (PE) lá existem estruturas de Packing house estrategicamente localizadas, onde se encontra 90% da produção de manga do Brasil, com forte influência na exportação para países da Europa”, destacou Dr Celso Gonçalo.

“A implantação de uma Packing house no município, ajudará na organização da produção e comercialização de produtos nativos, gerando emprego e renda. Santa Filomena recebe apenas a primeira, onde já existem equipamentos prontos para uso e muito em breve implantaremos mais duas Packing House na cidade”, garantiu o prefeito Hilton Gonçalo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.