Em Pinheiro, prefeito antecipa pagamento dos servidores da saúde

O prefeito Luciano Genésio (PP), do município de Pinheiro, segue dando exemplo para o Maranhão e mostrando que, com planejamento e austeridade, é possível executar uma administração exitosa, mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam todas as prefeituras do país.

Genésio antecipou o pagamento dos salários dos servidores do setor da saúde, que é realizado no dia 20 de cada mês. O dinheiro estará disponível nas contas a partir de hoje.

Com a antecipação, o prefeito, além de valorizar o funcionalismo público, contribui para movimentar vários setores da economia da cidade, principalmente neste período de feriado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Famem, Aged e Sagrima buscam soluções para regularizar abatedouros municipais

Custos elevados, entraves da legislação e falta de informações tem impedido as prefeituras de construírem ou de regularizarem os abatedouros municipais.

O caso é grave e foi levado ao conhecimento da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) pelo presidente do Sindicado dos Fiscais Agropecuários – SINFA.

Para se ter uma ideia da situação, nenhum dos 217 municípios maranhenses possuem abatedouros municipais regularizados pelos órgãos de inspeção animal (AGED), sendo a maioria dos abates feitos de forma clandestina, sem higiene e que pode causar danos a saúde dos consumidores, visto que não há um acompanhamento por parte de um veterinário para atestar a saúde do animal.

Outra preocupação dos órgãos com os matadouros clandestinos é que não há cuidado com o bem estar do animal, causando-lhe enorme sofrimento no momento do abate.

Apreensiva com esta situação, a Federação encabeçou uma reunião em sua sede com todos os responsáveis diretamente no processo de fiscalização e controle, os quais se fizeram presentes na ocasião a AGED, a SAGRIMA, o Ministério Público, SINPA e todo o corpo técnico dos setores de saúde, projetos, agricultura e meio ambiente da federação.

Após uma ampla discussão entre os órgãos, chegou-se a conclusão que os trâmites burocráticos não permitiriam a regularização em curto prazo. E que diante dos elevados custos de construção e de manutenção, nem que todos os municípios possuíam disponibilidade orçamentária para tê-los em sua estrutura administrativa.

Com um enorme desafio pela frente, a entidade e os órgãos governamentais organizaram-se em um grupo de trabalho que vem buscando modelos e experiências de outros estados para tentar adequar a nossa realidade, além de estar realizando visitas técnicas aos abatedouros privados localizados nos municípios.

Já tendo realizado a primeira visita técnica a um abatedouro de São Luís no dia 31/10, nesta quinta(8/11) e sexta-feira(9/11) foi a vez da equipe da FAMEM, AGED e do consórcio do CIM fazerem o acompanhamento dos abatedouros privados das cidades de São Bernardo e Tutoia, respectivamente, no qual estiveram presentes a convite da federação os prefeitos Alberto Rocha(Prefeito de Santa Quitéria) e Leonardo Caldas(Prefeito de Milagres do Maranhão), além do chefe de gabinete de Anapurus, Pedro Francisco e dos secretários de agricultura de Tutóia e de Santana do Maranhão.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de visitarem e conhecerem pessoalmente os princípios de funcionamento e as instalações necessárias para a regularização destes locais a partir de abatedouros privados da região que estão em funcionamento e que contam com a certificação SIE (Selo de Inspeção Estadual).

“Estamos buscando auxiliar os municípios que já possuem uma estrutura com viabilidade a se regularizarem, e assim, servirem de apoio regional aos demais da sua proximidade. Outra possibilidade também que estamos estudando, seria através de consórcios públicos, onde teríamos um abatedouro construído em um ponto estratégico para o abate e transporte, e nos demais consorciados seria construído somente um entreposto(câmaras frigoríficas) para receberem as carcaças dos animais. A parceria público privada também poderá ser uma saída para esse embrólio”, defende a coordenadora do setor de Agricultura e Meio Ambiente da entidade, Rita de Cássia.

A Famem está desenvolvendo o projeto base com o menor custo/benefício para as prefeituras, obedecendo todos os critérios dos órgãos de fiscalização e controle para disponibilizar aos municípios interessados na construção.

Diante da abertura de programa para construção, ampliação e reforma de abatedouro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com prazo de apresentação de proposta até o final do mês de novembro, o presidente da Famem, Cleomar Tema, solicitou que o Setor de Projetos e Convênios realize um mutirão para auxiliar os prefeitos municipais no cadastramento das propostas por meio do SICONV.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Coelho Neto realiza a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Município de Coelho Neto, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a 3ª Conferência Municipal, com o tema: “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS”. O evento aconteceu no Teatro Municipal, na manhã desta terça-feira, 13/11.

previous arrow
next arrow
Slider

A Conferência teve todo o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. O principal objetivo do evento foi debater, elaborar, promover e fortalecer as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente com a participação de todos  os segmentos da sociedade.

Fizeram uso da palavra, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Rebêlo, a Secretária Municipal de Assistência Social, Ravanne Bastos, a Procuradora Geral do Município, Eliana Lima, o Presidente da Câmara, Vereador Osmar Aguiar e o Prefeito Américo de Sousa.

Após os discursos, as autoridades e o público presente prestigiaram as apresentações das crianças do Centro de Apoio Milca Gardênia, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS do Bairro Mutirão e Centro.

O Psicólogo Breno de Oliveira, do Instituto Federal do Maranhão-IFMA, proferiu a palestra acerca do tema discutido durante a Conferência.

Estiveram presentes, a Primeira dama Iranete Sousa, secretários municipais, estudantes, servidores, Conselho Tutelar, membros da sociedade civil organizada e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Coelho Neto realiza primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimento (PAA)

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou nesta segunda-feira (12), mais um importante investimento, a primeira entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estado – Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

previous arrow
next arrow
Slider

A implantação do programa no município só se tornou possível graças ao empenho e parceria do Prefeito Américo com o Governo do Estado. O PAA permite a oferta de alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade alimentar atendidas pelos órgãos da assistência social e saúde e garante  o escoamento de parte da produção e fomento do setor.

Os alimentos foram entregues para o Hospital Municipal e Maternidade, Unidade de Pronto Atendimento-UPA, CAPS AD, CAPS I e CRAS do Bairro Mutirão e  Centro.

O agricultor familiar, Israel Moraes, do povoado São Pedro, entregou 100 kg de peixe e agradeceu a oportunidade de participar do PAA: “É com imensa felicidade que participo deste programa que oportuniza a venda do que produzimos em nossa comunidade. Isso é um incentivo que reforça a geração de renda e amplia a nossa produção. Agradeço a Deus por essa benção e ao governo municipal por abrir portas para o homem do campo, garantindo investimentos necessários para desenvolvermos nossas atividades”.

Nesse evento da primeira entrega de alimentos, o Prefeito Américo de Sousa foi representado pelo Secretário de Planejamento, Administração e Finanças, Milton Mourão.

Estiveram presentes secretários de governo, assessores, vereadores, servidores da SEMAGRI e agricultores beneficiados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hilton Gonçalo participa de inaugurações e comemoração dos 24 anos de Bacabeira

O prefeito Hilton Gonçalo marcou presença na série de atividades desenvolvidas na cidade de Bacabeira entre os dias 9 e 10 de novembro.

Inaugurações da Secretaria de Cultura, escola, posto de saúde, praças, calçamento de ruas, fábrica de bloquetes, casas de alvenaria, rede de energia elétrica e a revitalização da Fonte do Bombaim foram algumas das obras inauguradas pela prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, esposa do prefeito de Santa Rita. “Entendemos que a nossa gestão deverá ser marcada com obras que venham beneficiar a população, trazendo melhoria da qualidade de vida e geração de emprego e renda”, justificou Fernanda Gonçalo.

Acompanhando sua esposa Fernanda Gonçalo, Hilton Gonçalo participou da entrega calçamento de ruas, casas, fábrica de bloquetes e a Secretaria de Cultura e Esporte.

Ainda na sede, a prefeita fez o lançamento da pedra fundamental para construção de uma praça – solicitação do vereador Jefferson Calvet – e de um Hospital Municipal de Bacabeira – que será construído ao lado da UBS e formará um complexo hospitalar. Fernanda Gonçalo explicou que a UBS foi construída com recursos da Vale e ainda não foi entregue por apresentar problemas estruturais. “A Vigilância Sanitária não aprovou a obra e estamos fazendo as adequações necessárias para que possa funcionar juntamente com o novo hospital, que terá sala de parto e centro cirúrgico”, explicou a prefeita.

Na comunidade de Peri de Cima/Alto Satuba, a prefeita e sua comitiva inauguraram calçamento de ruas, rede de distribuição de energia e casas populares. Nestes dois primeiros anos de gestão, a prefeita construiu com recursos do tesouro municipal quase 600 casas de alvenaria para pessoas de baixa renda, em substituição às casas de taipa e cobertas de palha. “Estas casas levam melhoria de vida e dignidade para as famílias. Estamos com aproximadamente 600 casas entregues e outras em andamento”, completou a gestora estadual.

Assentamento – Em todos os povoados existem obras concluídas pela Prefeitura de Bacabeira. No Assentamento foi inaugurada a primeira Escola Municipal Benedito Felipe Corrêa e o Posto de Saúde Sebastiana Mourão. “Estamos todos muitos felizes porque, pela primeira vez, um gestor municipal atendeu as nossas necessidades. A nossa vida era muito difícil com as crianças estudando longe”, falou a dona de casa Maria Eduarda, mãe de um aluno. A escola atendeu também a uma reivindicação do vereador Ademir Castro.

No Distrito de Peri de Baixo, Fernanda Gonçalo entregou a Revitalização da Fonte de Águas Naturais do Bombaim (faz parte da história do município e abastece parte da comunidade com água pura) e a Praça da Amendoeira – construída às margens da BR-135. “Estamos muito felizes de entregar esta praça para a comunidade porque este local aqui era tomado de mato, lama e lixo. Conversamos com o arquiteto Reginaldo Calvet para fazer a revitalização deste local e agora é uma área de lazer”, completou a prefeita. A construção da Praça da Amendoeira e a revitalização da fonte são obras que fazem parte dos requerimentos do vereador Thacbal.

Faziam parte da comitiva da prefeita, os vereadores Tchabal, Dino, Ademir, Magno, Romualdo, Meu Povo, Jefferson Calvet e Arrumadinho. Os secretários Ramon (Pesca), Lucas (gabinete), Ivanildes (Educação), Fábio (Semdes), Linhares (Portos), Ruck (Agricultura) e secretários adjuntos também acompanharam as inaugurações durante.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Godofredo Viana comemora 53 anos com festa e muitas conquistas

O município de Godofredo Viana comemorará, na próxima quinta-feira (15), 53 anos de emancipação política e administrativa.

Sissi Viana recuperou e ampliou várias unidades de saúde.

Para festejar a data em grande estilo, a gestão do prefeito Sissi Viana (PSDB) organizou uma vasta programação, composta por shows da Super Poderosa Biz e Caminhão Tornado que serão realizados na chamada Praça de Eventos da cidade.

O cidadão godofredense, nestes quase dois anos da administração do tucano, tem muito o que comemorar.
Sissi investiu fortemente em todos os setores e segue firme valorizando o funcionalismo público que, desde 2017, recebe seus salários rigorosamente em dia, situação que vem contribuindo para aquecer, sobremaneira, a economia.

Novos serviços públicos foram implantados pela prefeitura.

Godofredo Viana tornou-se referência, por exemplo, em saúde bucal com a introdução de novos serviços, tais como diagnóstico local, periodontia, extração, além de atendimento de urgência e emergência.

Várias unidades de saúde foram reformadas e ampliadas; tendo ganhado equipamentos modernos e novas equipes de profissionais.
A prestação de serviços foi modernizada e a prefeitura oferece ferramentas online, como emissão de nota fiscal eletrônica e o próprio contracheque do servidor.

No setor educacional, os alunos estudam em unidades mais dignas e tem acesso a merenda de qualidade, assim como fardamento e material didático.

As manifestações culturais foram resgatadas e as chamadas festas tradicionais, como São João e Carnaval, tornaram-se referência na região atraindo milhares de brincantes.

Prefeitura continua recuperando estradas da zona rural.

Sissi Viana continua investindo no trabalho de pavimentação de vias e recuperação de estradas que interligam a sede da cidade à zona rural.

Os programas sociais funcionam efetivamente e oferecem atendimento de qualidade e mais cidadania ao godofredense, em especial aquele mais carente.

O pequeno produtor e o agricultor familiar foram beneficiados com programas que prestam assistência técnica gratuita, além de terem suas produções adquiridas pela prefeitura, o que fomenta consideravelmente este setor.

Godofredo Viana, graças ao empenho do prefeito, possui Secretarias Municipais integradas e, hoje, está habilitada e dispondo de um sistema de licenciamento ambiental ágil e livre de burocracia.

O prefeito mantém um relacionamento respeitoso e institucional com o Poder Legislativo, já tendo encaminhado à Câmara de Vereadores suas prestações de contas, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Assumimos um município atolado em dívidas. Com planejamento, organizamos a casa e começamos a executar as políticas públicas que o povo tanto clamava. Mesmo diante das dificuldades financeiras, fizemos muito, é verdade. E temos a consciência de que ainda é necessário fazer muito mais. E é desta forma que continuaremos trabalhando e desenvolvendo a cidade”, disse Sissi.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Secretaria de Meio Ambiente promove curso de produção e consumo sustentáveis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (SEMMAM) de Bacabal vai promover uma capacitação sobre o consumo sustentável e educação ambiental nos dias 29 e 30 de novembro.  O curso é direcionado para os professores e educadores do Ensino Fundamental  da rede municipal e estadual.

O curso será realizado no auditório da Assembleia de Deus, no horário das 8h às 12 e das 14h às 18h, e terá o seguinte conteúdo: Prática sociais: a evolução da vida societária e a racionalidade socioambiental; Comunidades aprendentes e comunidades interpretativas; Recursos naturais; Consumo e as práticas envolvidas; Sustentabilidade e os princípios em dimensões; Ecopedagogia e Cultura solidarista.

No ano de 2019, a Prefeitura de Bacabal deve implantar o serviço de coleta seletiva do lixo, segundo a SEMMAM e o curso servirá também para orientar os educadores sobre a implantação desse projeto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ministério audita saúde em Bacabal

Durante os últimos quatro dias, 05, 06, 07 e 08, uma equipe formada por quatro auditores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão realizou, na secretaria municipal de saúde de Bacabal, auditoria referente ao período de janeiro de 2017 a junho de 2018 – intervalo que compreende o governo do ex-prefeito José Vieira Lins – e ao período de junho a setembro de 2018 – intervalo que compreende a gestão do prefeito em exercício Edvan Brandão de Farias – que teve como escopo as ações desenvolvidas pelo núcleo da Atenção Básica de Saúde (ABS), concernente aos serviços utilizados pelos pacientes diabéticos e hipertensos da rede Sistema Único de Saúde (SUS).

“A auditoria visa fazer o levantamento de dados e informações sobre o atendimento deste público,” explicou o coordenador da equipe, Augusto Enéas Pereira Frazão Neto.

Ao secretário municipal de saúde, farmacêutico bioquímico Silas Duarte de Oliveira, foi solicitado e, in loco, concedeu todas as informações sobre o atendimento deste público e a quantidade de profissionais médicos nas Unidades Básicas de Saúde, gerenciamento da entrega de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico, número de hipertensos e diabéticos com 18 anos ou mais, relação de pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitius (DM), atendidas pelo serviço de reabilitação; relação de usuários hipertensos e diabéticos com necessidade de acompanhamento domiciliar, dentre outros itens que foram auditados.

“Esta ação não está sendo realizada só no município de Bacabal, mas em vários municípios do Brasil. No Maranhão também tem outras equipes que estão em campo. E após esse trabalho o Ministério da Saúde, provavelmente, vai consolidar as informações que formarão um diagnóstico geral de todas as cidades que foram contempladas nesta ação,” concluiu Augusto.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, é uma campanha de conscientização realizada em novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Previna-se!

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura valoriza servidores e movimenta economia de Godofredo Viana

A gestão do prefeito Sissi Viana (PSDB) segue valorizando os servidores públicos municipais de Godofredo Viana e, desta forma, contribuindo para movimentar a economia da cidade, situação que ratifica, mais uma vez, o compromisso do tucano em desenvolver a cidade e oferecer melhores condições de vida ao seu povo.  

Esta semana, a prefeitura pagou todo o funcionalismo. Mesmo diante da crise financeira que continua prejudicando as cidades brasileiras, Sissi Viana, desde o ano passado, mantém uma política permanente de valorização dos servidores, pagando em dia os vencimentos [sempre até o dia 10 de cada mês] e contribuindo, desta forma, para estimular os setores econômicos.

Sissi Viana recebeu uma prefeitura atolada em dívidas e totalmente desorganizada administrativamente e financeiramente.

Só para se ter uma ideia, a gestão passada de Godofredo Viana se negou a fazer o processo de transição determinado por Lei.

O salário do funcionalismo estava atrasado, o que prejudicou milhares de famílias godofredenses.

No seu primeiro mês de governo, em 2017, Sissi, além de regularizar o pagamento do funcionalismo, ainda pagou débitos da gestão anterior, como foi o caso do 13ª salário de dezembro de 2016.

“Mesmo trabalhando com recursos escassos, de forma planejada e austera, colocamos em dia o salário do servidor, este importante agente que nos ajuda a fazer uma cidade melhor. Organizamos a gestão financeira e administrativa, o que nos proporcionou trabalhar em favor do povo executando as políticas públicas que o município tanto necessitava. Godofredo Viana, graças a Deus, vive um novo momento, um momento mais próspero e de realizações. E nunca mais retornará ao atraso”, avaliou o prefeito.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Projeto “MAIS LAZER PARA TODOS” chega a Coelho Neto

O Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Maranhão e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou na manhã deste dia 07/11, na Câmara Municipal, a cerimônia de abertura do “Projeto Mais Lazer Para Todos”, cujo objetivo é desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de Lazer e Esporte Recreativo. Dos 217 municípios maranhenses, apenas 30 foram beneficiados com o Projeto, dentre esses o Município de Coelho Neto. 

O Plano de Ação, para Coelho Neto, será executado de 07/11 a 09/11/2018, e visa a Capacitação em Lazer com o foco em: Recreação, Esporte recreativo, Arte e Cultura. Estão participando estudantes, profissionais de Educação Física e agentes da comunidade. O curso habilita novos coordenadores para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer no município. A capacitação engloba teoria e prática, e conta com a carga horária de até 40 horas certificadas.

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Sedel, é responsavél pelo projeto em todo o estado. O treinamento está sendo coordenado pelo Superintendente de Lazer, Gigi Moreira, acompanhando de técnicos do estado.

A culminância do Plano de Ação acontecerá com uma “Manhã de Lazer”, dia 09/11, às 8h, no Corredor da Folia, com atividades desenvolvidas pela equipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer assegura a viabilidade do projeto para o município, com significativos ganhos para a comunidade: “Quero agradecer a toda equipe do governo do estado, através da Sedel, e em especial ao nosso prefeito Américo de Sousa, que não mediu esforços prestando toda assistência necessária para realização deste importante projeto de lazer em nossa cidade. Essa ação tem o importante papel de tornar comum o acesso ao lazer e ao esporte por meio da parceria entre estado e município“.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Roberto Rocha quer 50% dos investimentos das operadoras de telefonia móvel para o Norte e Nordeste

Senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia aprovaram nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 79/2016, que substitui o modelo de concessões de telefonia fixa por autorização e abre espaço para investimentos que aprimorem a cobertura e a capacidade das redes de suporte à internet em banda larga.


Na avaliação do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a norma da Lei Geral das Telecomunicações precisa ser atualizada, uma vez que o serviço de telefone fixa passa por um período de declínio irreversível. “O Brasil precisa se modernizar. Nos últimos quatro anos, o país gastou R$ 1,1 bilhão em manutenção de orelhões e esse dinheiro derreteu, foi para o ralo. Não se usa mais orelhão”, disse.

O parlamentar maranhense afirmou que no texto do projeto precisa estar destacado que 50% dos investimentos das operadoras de telefonia sejam prioritariamente para as regiões Norte e Nordeste, com a intenção de melhorar os índices socioeconômicos, diminuir as desigualdades regionais e aumentar a inclusão social, especialmente, em cidades com renda per capita baixa.

“Reuniremos com o Ministério das Comunicações e com a Anatel no meu gabinete para discutir a edição do decreto presidencial que contemple essas regiões, sobretudo o Maranhão, que tem 16 dos 30 municípios com as menores rendas per capitas, segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)”, destacou o senador Roberto Rocha.

Com maior investimento das operadoras de telefonia celular, a oferta de acesso à internet aumenta, popularizando os serviços de banda larga e ampliando a cobertura de pacotes de dados para celular, principalmente em localidades mais carentes.

A proposta segue para deliberação do plenário do Senado, e se não receber emendas, irá à sanção presidencial. Se aprovada com emenda, o projeto retorna a Câmara dos Deputados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.