Modernização do estádio de Peri Mirim foi viabilizada com emenda do deputado Hildo Rocha

    Legado importante da gestão do ex-prefeito Geraldo Amorim, a modernização, reforma e ampliação do estádio de futebol de Peri Mirim, empreendimento que foi entregue no final do mês passado, é mais uma conquista histórica alcançada graças ao apoio do deputado federal Hildo Rocha.

    Os recursos financeiros aplicados na obra foram viabilizados pelo parlamentar, por meio de emenda de sua autoria. “Peri Mirim muito lhe agradece, deputado Hildo Rocha, pelo seu trabalho, pelo seu empenho, pela sua vontade, pelo seu desejo de ajudar o município. Peri Mirim está de parabéns. Muito obrigado, deputado, pelo estádio de futebol que você nos ajudou a modernizar e que agora está em ótimas condições para proporcionar momentos de alegria para os desportistas e para a população da nossa cidade”, enfatizou Geraldo Amorim. Satisfação e dever cumprido O deputado Hildo Rocha parabenizou o ex-prefeito pela conclusão da obra, agradeceu e manifestou satisfação por também ter contribuído para a realização de uma obra que era muito desejada pelos desportistas de Peri Mirim. “Fiquei muito feliz com a conclusão dessa obra que foi entregue ainda na gestão do meu amigo Geraldo Amorim e também por ter contribuído para que a obra fosse realizada. Graças a Deus, conseguimos atender essa importante demanda da população. Agora os atletas de futebol de Peri Mirim tem à disposição uma praça esportiva espetacular”, afirmou Hildo Rocha.

    Veja:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Drª Cleide leva Mais Renda para quatro cidades

    Desde o dia 04 de janeiro, o programa MAIS RENDA da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou a primeira etapa do projeto nas cidades de Paraibano (04/01-13/01); Passagem Franca (20/01-29/01); Colinas (01/02-10/02) e Matões (22/02-03/03).

    Nesta etapa o programa está ofertando cursos de capacitação e treinamento nas atividades de cabeleireiro e manicure, qualificando pessoas ao mercado de trabalho ou para abrirem seus próprios negócios.

    Estas cidades foram beneficiadas graças ao trabalho da Deputada Estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) em parceria com o Secretário de Estado, Márcio Honaiser.

    “Uma pessoa qualificado tem mais possibilidade para conseguir trabalho ou se empregar.  Junto com o Secretário Márcio Honaiser, vamos ampliar este programa para mais municípios, ajudando centenas de maranhenses a construírem uma vida melhor a partir de suas habilidades e capacidades. ” Disse, entusiasmada, Dra. Cleide.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bancada do Cidadania no Senado apoia convocação extraordinária para debater estado de calamidade e auxílio emergencial

    A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), autora de um projeto que amplia por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial (PL 2825/2020), manifestou apoio por meio das redes sociais ao requerimento apresentado pelo Senador Alessandro Vieira pedindo interrupção do recesso parlamentar.

    “Apoio total ao requerimento apresentado pelo meu colega Senador Alessandro Vieira para que o Congresso Nacional interrompa o recesso para discutir pautas urgentes e necessárias para o país. O ano de 2021 começou com os mesmos problemas de 2020 e precisamos continuar os esforços no combate à pandemia”, afirmou a senadora.
    O pedido apresentado pelo vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), de convocação de sessão legislativa extraordinária do Congresso Nacional este mês está ganhando apoio e adesão dos parlamentares, e conta com o apoio integral da bancada do partido na Casa. A intenção é debater a prorrogação do estado de calamidade pública e do auxílio emergencial e o processo de vacinação no País. O senador está colhendo assinaturas para que o requerimento possa ser protocolado junto à Mesa.

    Para Alessandro Vieira, o Congresso precisa se posicionar para garantir condições de enfrentamento à crise e proteção social mínima à parcela da população que se encontra mais vulnerável. Ele lembra que a crise decorrente da Covid-19 não parece estar próxima do fim.

    “Não podemos aceitar o fim formal do estado de calamidade se a calamidade continua. Não podemos nos abster sobre um tema fundamental como a imunização da população”, afirma o senador no requerimento.

    Cerca de 65 milhões de brasileiros deixam de receber o auxílio emergencial. Deste total, 14 milhões são brasileiros sem nenhuma outra fonte de renda e que estarão abandonados à própria sorte com o fim do benefício.

    O estado de calamidade pública, decretado em março, terminou em 31 de dezembro e o fim da vigência dificulta a destinação de recursos para políticas de assistência social e ações emergenciais na saúde e no setor produtivo. O recesso parlamentar do fim do ano vai de 23 de dezembro a 1° de fevereiro, mas a Constituição traz a possibilidade de convocação extraordinária, pela maioria dos membros das duas Casas legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Yglésio solicita medidas de contenção do coronavírus na rede hoteleira de São Luís

    Após divulgação de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) em parceria com o Observatório do Turismo da cidade de São Luís, que é vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a qual informou que houve crescimento na ocupação de hotéis na capital, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de indicação protocolada nesta quinta-feira (14), solicitou ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, bem como ao titular da SETUR, Saulo Santos, a promoção de ações de contenção contra a covid-19 nesses estabelecimentos.

    Segundo a pesquisa, é apontado um crescimento percentual de 83% entre 30 de dezembro de 2020 até 02 de janeiro deste ano, dado que coincide com a elevação no número de casos que vem acontecendo tanto no âmbito nacional quanto estadual. Isso, segundo especialistas, ocorreu em função das comemorações do Natal e ano novo.

    Segundo o deputado, o cenário ainda pede medidas de proteção contra a covid-19, ainda mais em ambientes de grande circulação ou permanência de pessoas.

    “A rede hoteleira teve crescimento em termos de ocupação, principalmente por conta das festividades de ano novo e deve aumentar, agora, por conta das férias escolares. Por isso, por conta dessa grande circulação de pessoas na rede hoteleira, solicitamos que as autoridades competentes tomem as atitudes necessárias para que o coronavírus seja contido e que não cause a infecção de mais pessoas”, disse o deputado.

    Covid-19 no Maranhão

    Em todo o Estado, a covid-19 infecta uma média de 151,5 pessoas por dia, nas últimas duas semanas. No total, 202.574 pessoas já foram infectadas no Estado e desse total, mais de 4,5 mil pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença e mais de 6 mil ainda tratam a covid-19 em casa ou internadas nas enfermarias ou nos leitos de UTI. Por outro lado, quase 192 mil pessoas já foram recuperadas.

    No Brasil, mais de 8,2 milhões de pessoas já foram infectadas pela covid-19 e desse total, mais de 205 mil pessoas faleceram com a doença e cerca de 713 mil pessoas ainda estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde em todo o país.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF apreende veículo com ocorrência de apropriação indébita

    O carro pertence a uma locadora e foi alugado há quase um ano e nunca foi devolvido.

    No dia 13 de janeiro do ano de 2021, por volta das 08 horas da manhã, no km 14 da BR 135, no município de São Luís/MA, uma equipe PRF abordou um veiculo Ford/KA Se 1.0, cor prata, conduzido por um rapaz de 37 anos, de profissão cantor.

    Após consultas nos sistemas PRF verificou-se que para o automóvel consta um boletim de ocorrência, por apropriação indébita, registrado no dia 13 de fevereiro de 2020, na cidade de Guarulhos/SP.

    O envolvido é natural do Rio Grande do Sul, mas mora em São Luís/MA. Ele alega que alugou o veículo há um ano e que com a pandemia não conseguiu arcar com as parcelas.

    O veículo foi recolhido para o pátio da PRF e o envolvido encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para as providências que o caso requer.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vereador Álvaro Pires intercede por ciclistas de São Luís

    O vereador Álvaro Pires se reuniu com o secretário da SMTT Cláudio Ribeiro e o coordenador do Clube Pedal Bike Denis Veloso para garantir aos ciclistas da cidade a presença da SMTT nos passeios noturnos do clube.

    O secretário garantiu que todas as ações que incluem a segurança do pedestre e do ciclista serão apoiadas e mantidas. Para Álvaro Pires é importante apoiar essas iniciativas. “Esporte e saúde são prioridades e no que pudermos apoiar vamos estar presentes”, disse o vereador.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Santa Rita garante distribuição de 8 mil litros por mês a famílias em situação de vulnerabilidade social

    A Prefeitura de Santa Rita mantém em plena atividade o Programa do Leite. Iniciado desde os primeiros dias da gestão Hilton Gonçalo no ano de 2017, o programa contempla mais de duas mil famílias no município.

    O Pro grama do Leite em Santa Rita funciona em parceria com o PAA Leite do Ministério da Cidadania. Todas famílias cadastradas nos programas sociais são contempladas com o leite que é distribuído semanalmente às segundas, quartas e sextas-feiras.

    De acordo com Hilton Gonçalo, o programa do Leite de Santa Rita ajuda a manter uma nutrição balanceada da população local.

    Além dos contemplados pelos programas sociais, gestantes, puérperas e imunossuprimidos também tem direito ao leite.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em reunião com a diretoria e comissão técnica do PAC, prefeito Luciano reafirma apoio e discute o futuro do time

    Em reunião na tarde de hoje (12), Luciano Genésio, o presidente do PAC, Filemon Guterres e a comissão técnica do time discutiram sobre o início da temporada e as novas estratégias de marketing para o time pinheirense.

    A pré temporada visando o campeonato Maranhense, teve início nesta terça-feira (12) no Açaí clube, com academia pela manhã e à tarde treino com bola em campo reduzido.

    A comissão técnica é integrada por nomes conhecidos no esporte nacional e já conhecidos da temporada passada. O Búfalo da Baixada retorna o treinador João Carlos   Angelo; o auxiliar técnico, Douglas Ferreira; o preparador físico, Dimas Viana. Na preparação de goleiros trás Bruno Nunes e faz a estreia do gerente de futebol, Werbeth Muniz. O PAC vem com grande expectativa do torcedor e mescla sua equipe com jogadores experientes e novatos.

    “Nos últimos anos o investimento fez a diferença para o PAC, voltamos ao cenário esportivo e nos destacamos, hoje temos um quadro de jogadores e comissão técnica de peso, esperamos que este ano seja de muitas vitórias”, disse Filemon.

    Luciano é um dos principais investidores do time, tem feito a diferença nos últimos anos, graças a ele o Pinheiro Atlético Clube retornou ao palco dos grandes clubes de futebol do Maranhão.

    “Apoiar nossos atletas é fundamental, o PAC tem levado o nome de Pinheiro por onde passa, estamos mostrando que nossos jogadores são talentosos e é claro que sempre é um prazer assistir ao meu time do peito jogar”, disse Luciano.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em visita ao MPMA, vereadores Osmar Filho e Raimundo Penha discutem parcerias e projetos para São Luís

    Por Câmara SLZ

    Alinhar propostas em beneficio da capital maranhense, esse foi o objetivo da visita de cortesia dos vereadores Osmar Filho e Raimundo Penha, (ambos do PDT), à sede da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ), na manhã desta terça-feira (12).

    Foto: Hamilton Júnior

    Os parlamentares, além do procurador da Casa, Victor Cardoso, planejaram demandas pertinentes em prol da cidade e discutiram com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, medidas urgentes que envolvam as duas instituições.

    Durante a pauta, o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho celebrou a visita e harmonia entre as esferas de Poder.

    Foto: Hamilton Júnior

    ‘’Discutimos a importância de projetos voltados para os que mais precisam. Seguiremos trabalhando de forma harmoniosa com todos os Poderes, para fazer de São Luís, uma cidade cada vez melhor. Agradeço o procurador pela acolhida e receptividade’’, destacou o pedetista.

    O encontro foi marcado por projetos específicos, entre eles: a celeridade na doação do prédio Solar do Ribeirão, a ser feita pela Prefeitura de São Luís e que precisa da aprovação do colegiado de vereadores.

    Foto: Hamilton Júnior
    Outro ponto foi à proposta das Promotorias de Justiça descentralizadas, neste caso, o apoio do Parlamento Ludovicense é fundamental na busca da concessão de um imóvel na zona rural para instalação do projeto.
    Equivalente a isso, Penha ressaltou o encontro e enalteceu a parceria com a entidade.
    ‘’Nos foi apresentado um projeto que busca tornar a Justiça mais acessível para os cidadãos, que vão poder contar com atendimento do Ministério Público em vários pontos da cidade. Ótima iniciativa que com certeza vai trazer mais dignidade e ajudar a garantir os direitos dos ludovicenses!’’, finalizou o vereador.
    Foto: Hamilton Júnior

    Paralelo a isso também foi apresentado pela Procuradoria um plano macro de cunho social voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e população de rua da cidade.

    Vale destacar que ao final da visita, os vereadores colocaram a Casa Legislativa em total disposição da Procuradoria, selando o compromisso em apreciar e debater os projetos, além de fortalecer o constante diálogo entre os Poderes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com apoio de Yglésio, aprovados no concurso de Presidente Vargas solicitam respostas

    Na manhã desta terça-feira (12), uma comissão de aprovados no concurso do município de Presidente Vargas, localizado a 166 km de São Luís, realizado no ano passado, reuniu-se com o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), na Assembleia Legislativa, para tratar sobre o assunto e solicitar apoio do parlamentar.

    Por decisão liminar da justiça, após pedido do Ministério Público do Maranhão, em decisão divulgada no dia 02 de agosto de 2020, o certame teve os seus trâmites suspensos por terem sido identificadas inúmeras irregularidades, a exemplo de questões plagiadas da internet, grande número de questões anuladas e problemas na divulgação dos gabaritos, fatores que comprometerem a integridade do processo seletivo.

    No entanto, de acordo com a comissão representante dos aprovados no certamente, as autoridades que suspenderam o concurso e a Prefeitura do município presvarguense, até então, não apresentaram qualquer informação quanto à continuidade do certame e nem sobre a situação dos aprovados. Por isso, hoje, o grupo pediu o apoio do deputado Yglésio Moyses para que sejam solicitados esclarecimentos e, principalmente, a nomeação dos servidores.

    “Nós estamos aqui de forma legítima porque fomos candidatos aprovados por mérito, no concurso, e estamos brigando por uma causa que é nossa, buscando o nosso de direito de sermos convocados e sermos nomeados para aquilo que nós nos esforçamos para que acontecesse”, disse

    O deputado, em apoio à luta dos aprovados, disse que vai prestar apoio jurídico à comissão dos aprovados no certame e atuar junto às autoridades competentes.

    “Recebemos a comissão em nosso gabinete, entendemos que a situação precisa de apoio e nós vamos solicitar, junto à Corregedoria Geral de Justiça, as respostas necessárias sobre o andamento do concurso, o que falta resolver e todos os detalhes que estejam ligados à essa questão, além, é claro, tomar conhecimento de como ficará a situação dos aprovados no certame, já que eles concorreram e passaram no concurso do município de Presidente Vargas”, concluiu o deputado.

    O concurso do município em questão oferecia um total de 119 para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.580,19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro participa, em São Luís, de treinamento para iniciar os preparativos da campanha de imunização contra a convid-19

    A prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Saúde participou, nesta terça-feira (12), de um treinamento na capital, São Luís. Representando o município estavam coordenadores da atenção básica e assessora especial da pasta Daniele Gomes. O objetivo do Governo do Estado é preparar os municípios para a campanha de vacinação contra a covid-19, apesar de ainda não haver data definida para o início dessa imunização.

    “Estamos aqui para entender como poderemos dar sequência às ações que nortearão essa campanha tão importante e esperada, todos estão na expectativa da chegada da vacina contra a covid, precisamos estar preparados”, disse Daniele Gomes, assessora especial da Secretaria Municipal de Saúde.

    Pinheiro foi pioneira nas ações de combate ao vírus na baixada, as decisões do prefeito Luciano foram assertivas, promoveram excelentes resultados com número mínimo de mortes. Agora dando continuidade ao combate à pandemia a nova etapa é a imunização, extremamente importante que envolve um processo delicado de organização e logística para que o número máximo de pessoas consiga ter acesso à vacina.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Yglésio solicita ações de contingência contra mutações do Coronavírus

    Sabendo da crescente preocupação em relação às novas mutação do coronavírus, estas que vêm contaminando as primeiras pessoas no mundo, o  deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) solicitou ao Estado, por meio de indicação, que providencie ações de contingenciamento, barreiras mais
    efetivas que possam evitar a chegada dessa variante ao Maranhão por meio
    dos portos, aeroportos e rodovias maranhenses.

    As autoridades em saúde do mundo todo já afirmam que a nova variante do coronavírus apresenta maior potencial de transmissão do que o Sars-Cov-19, vírus causador da covid-19, doença que já matou mais de 200
    mil pessoas no Brasil e 4.562 no Maranhão, mas ainda não há estudos que determinem o grau de infecção causado pelas novas cepas.

    O deputado relembrou o que foi feito pelo Estado à época anterior à chegada da covid-19 no Maranhão e destacou a importância da prevenção desse novo vírus.

    “Assim com foi feita antes dos primeiros casos de covi-19 no Estado, é  preciso que sejam tomadas medidas de proteção contra essa nova variante do coronavírus, isso porque, apesar de ter sintomas semelhantes aos da covid-19, não sabemos, ainda, o seu nível de periculosidade”, disse o
    deputado. “Então, frente ao crescente número de pessoas infectadas por
    esse vírus e até mesmo pela covid-19, é preciso que o governo do Maranhão tome precauções e ajude a proteger a nossa gente”, concluiu o parlamentar.

    Recentemente, o Ministério de Saúde do Japão notificou as autoridades brasileiras sobre a chegada de quatro viajantes ao aeroporto de Haneda, no dia 02 deste mês, vindos do Amazonas, com uma variante tendo 12 mutações. Segundo as autoridades japonesas, os pacientes apresentaram
    sintomas como dor de cabeça, problemas respiratórios e febre. Um deles não apresentou sintomas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.