Zé Inácio trata com a Caema sobre situação de Paraibano

O deputado estadual Zé Inácio (PT) acompanhado do vereador de Paraibano, Ricardo Campos, participou nesta sexta-feira, 26/05, de uma audiência com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão-Caema, Carlos Rogério Santos Araújo, para tratar sobre a falta de abastecimento de água no município. 


Na reunião, o vereador de Paraibano, explicou que o bairro Vila Aparecida está há um ano sem água, isso devido a queda da bomba que acabou desativando o poço.  “São mais de 500 famílias que estão sem água em suas residências, já não temos mais o que dizer a elas. Estamos tentando ajudá-las com um carro pipa, mas não é suficiente. Se esse problema for sanado, conseguiremos resolver cerca de 80% da falta de água”, contou sobre o problema.

“A Caema está sempre empenhada em tentar solucionar os problemas, que no caso de Paraibano a situação está bem grave, mas com o empenho da empresa esperamos que o um resultado positivo seja alcançado em benefício da população de Paraibano”, disse o deputado Zé Inácio.

O presidente da Caema, Carlos Rogério, se comprometeu a realizar um Termo de Compromisso e organizar um plano de ação para dar cumprimento ao serviço do poço.  Assim como concretizar ainda a entrega de mais um poço e da reforma do prédio da sede da Caema em Paraibano.

Também participaram do encontro o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente Carlos Alberto Martins de Sousa, o chefe de gabinete Petrônio Alves, a chefe da assessoria de regulação e concessão e métodos, Leopoldina.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Coelho Neto marca presença em Oficina sobre o NutriSus realizada em São Luís

A Nutricionista Ana Maria, que integra o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Coelho Neto, está em São Luís participando de uma importante oficina sobre a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes (vitaminas e minerais).

O evento está sendo promovido pela Secretaria Adjunta da Politica de Atenção Primária e Vigilância em Saúde com apoio da Superintendência de Atenção Primária em Saúde, do Departamento de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente e da Coordenação Estadual e de Alimentação e Nutrição. A finalidade principal é qualificar o Grupo Técnico Intersetorial-GTI para a implementação da Estratégia do NutriSus, discutir as ações a serem desenvolvidas e apresentar o Sistema de Informações do Programa, visando a melhoria dos indicadores de saúde e nutrição nos municípios do estado do Maranhão.

Durante o evento, estão sendo tratados temas como: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Vigilância Alimenta e Nutricional, Avaliação dos ciclos de fortificação realizados em 2017 e planejamento dos ciclos de 2018.

Criado em 2014 pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS – consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças vinculadas ao Programa Saúde na Escola. O objetivo principal é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção de deficiências nutricionais , tais como hipovitaminose A, Anemia ferropriva, dentre outros.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cleomar Tema pede à bancada federal total empenho na votação de pauta municipalista

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, solicitou aos parlamentares federais maranhenses total empenho para a aprovação da pauta municipalista contida no programa apresentado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), durante a XXI Marcha a Brasília, que começou no último dia 21 e se encerra nesta quinta-feira, 24, em Brasília.

O apelo de Tema foi feito na tarde desta quarta-feira (23), durante a segunda reunião de prefeitos e a bancada federal do Maranhão, ocorrida no final da tarde, sob a coordenação da deputada Luana Costa (PSC), no Plenário 16, no Anexo III da Câmara Federal.

Na pauta municipalista defendida pelo dirigente da FAMEM, constam a aprovação da Lei Kandir, que propiciará um incremento de quase R$ 600 milhões nas receitas do Maranhão, a instituição de mais 1% no FPM a ser destinado aos municípios a cada ano no mês de setembro, a questão do ISS que está em tramitação no STF, além da elevação dos recursos dos programas federais, para evitar que os municípios continuem a ser onerados por conta de uma contrapartida que não deveria existir.

Ele citou, como exemplo, a merenda escolar, em que a União destina apenas 36 centavos por cada aluno,  quantia que – segundo Tema, é insuficiente para a aquisição de um simples pão francês.

“Temos programas como o PSF e o TFD, além do Samu e das UPAs, em que o Governo Federal aparece como redentor, mas que, na realidade, aloca recursos que são insuficientes para o funcionamento, nos levando a arcar com o restante”, acrescentou.

Cleomar Tema também pediu à bancada maranhense, que se esforce junto ao Governo da União, no sentido de que este disponibilize verbas  permanentes para o funcionamento da saúde em pequenos municípios, onde a falta de recursos leva a uma situação extremamente delicada.

De acordo com Tema, cidades com 10 ou menos de 10 mil habitantes estão com a saúde na UTI, provocando terror nas parturientes, uma vez que nestes municípios,  os hospitais não tem estrutura adequada sequer para a realização de partos.

“Sugiro, então, aos nossos deputados, que se articulem para que esse quadro seja modificado, através de recursos permanentes, possibilitando  uma saúde adequada a estas pequenas unidades municipais.  No Maranhão, por exemplo, posso afirmar que algo em torno de 80 cidades se encontram nessa situação”, acentuou.

O deputado federal Julião Amin (PDT), acatou a sugestão de Tema e sugeriu que a FAMEM elabore um documento a ser entregue aos deputados. “Que a pauta municipalista seja a pauta de vocês”, afirmou Tema, se dirigindo aos parlamentares.

 CODEVASF

Durante  a reunião dos prefeitos com a bancada federal, o superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, que já foi prefeito de Nina Rodrigues, fez uma ampla explanação sobre as ações desenvolvidas pela companhia, afirmando que ela atua em vários setores, de acordo com emendas de bancada ou individuais apresentadas pelos parlamentares.

Vários prefeitos se manifestaram mostrando-se otimistas quanto ao trabalho da Codvasf e afirmando que ela tem uma operacionalização mais dinâmica do que a da Caixa Econômica, onde a burocracia dificulta o andamento dos convênios

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Pinheiro realiza formação para mais de 300 professores

Durante os dias 21 e 22 de maio, a Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, promoveu mais uma formação para os professores da educação infantil. A formação disposta aos professores é de Apresentação da Proposta do Livro Didático Infantil da Coleção Descobrir e Aprender, da editora IPDH.

O início da formação foi marcado pela palestra da Professora Dra. Walkiria Kamiski, formada em Letras pela PUC- Paraná, Mestre em Arte e Terapia pela UFSC e Doutora em Arte e Terapia para Saúde Mental, que abordou as Competências Sócioemocionais na Educação Infantil.

Para a Secretária Adjunta de Educação, Leidiane Roland, as formações dispostas pela Secretaria de Educação de Pinheiro tem sido um suporte essencial para a sala de aula, em especial para a educação infantil: “A educação infantil é a primeira etapa da vida escolar do aluno. É a base que o aluno precisa para sua formação humana integral. Esses momentos de formação com os professores dão um suporte pedagógico, para que estes melhorem suas aulas e aperfeiçoem suas práticas.” Concluiu a Secretária Adjunta.

Para o ano letivo de 2018, a Secretaria de Educação elaborou o projeto de educação infantil “LENDO, BRINCANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL” com o objetivo de desenvolver atividades com base na literatura infantil que possibilitem momentos de interação entre as crianças, estimulando a oralidade, o desenvolvimento da capacidade de produção de texto, a criatividade, a percepção auditiva e de despertar o gosto pela leitura e escrita.

A Professora e Diretora da Escola Bem Me Quer, Vera Lúcia, que participou da formação, enfatizou a qualidade dos profissionais e do conteúdo levado para os professores da educação infantil de Pinheiro: “Eu gostaria muito de agradecer a Secretaria de Educação em nome do Secretário Augusto Miranda e da Leidiane Roland pela escolha da equipe que foi excelente; uma equipe que trouxe muita bagagem, muito conhecimento e muita novidade que só vem a somar com a nossa prática do dia-a-dia que já trabalhamos com esses livros; está sendo fundamental esse conhecimento para os professores e será levado sem dúvidas para a sala de aula.”

A formação realizada no Auditório do Centro de Cultura José Sarney contou com palestras e práticas dinâmicas realizadas em grupos com proposta de aproveitamento teórico e prático que serão abordados em sala de aula.

participaram da formação sendo eles professores titulares, auxiliares e de apoio a alunos com deficiência; participaram também as formadoras Neusa de Paula, pedagoga, Especialista em Coordenação, Supervisão e Psicopedagogia e Beatriz da Silva Barbosa, Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Júnior Verde dialoga com famílias do Residencial Nova Esperança em busca de melhorias para comunidade

Com o objetivo de continuar atendendo às reivindicações das famílias que vivem no Residencial Nova Esperança, o deputado Júnior Verde (PRB) conduziu reunião, na tarde desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, com representantes da própria comunidade, Secretarias de Direitos Humanos e de Infraestrutura, Funac e Cemar.
Desde 2015, a comunidade luta pela regularização da área onde vive. No ano passado, graças ao intermédio do parlamentar, foi firmado um Termo de Acordo entre a Associação da Nova Esperança, o Governo do Estado e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) – proprietária do local -, beneficiando 325 famílias com a garantia de um loteamento. Agora, os moradores pedem saneamento básico, energia elétrica e melhorias na infraestrutura.
“Nós fizemos a nossa parte. Cumprimos o acordo e o governo nos cedeu 7 hectares, mas também precisamos de água, luz e ruas trafegáveis para viver”, disse Urubatan Castro, líder comunitário.
O deputado Júnior Verde explicou que continuará dialogando com o Executivo para dar os próximos passos e conseguir, finalmente, atender às necessidades da comunidade. “O que nós queremos é que estas famílias possam, o mais rápido possível, ter todos os seus direitos garantidos, inclusive os benefícios sociais inerentes à condição humana. Nós já demos um grande passo, que foi conseguir apaziguar o conflito e manter estas pessoas em suas residências. Tudo por meio de diálogos e discussões com os órgãos responsáveis”, acentuou.
Presentes na reunião, o secretário adjunto de Direitos Humanos, Jonathan Galvão; o diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Soares, e o secretário adjunto de Projetos da Sinfra, Jorge Kusaba, que prestaram esclarecimentos sobre o andamento dos projetos que garantirão a chegada de iluminação pública e residencial, perfuração de poços artesianos e o asfaltamento de vias, de acordo com as reivindicações da comunidade.
“O Governo garantiu, após longos diálogos, o direito à moradia para mais de 300 famílias. Agora, continuamos a luta fazendo a interlocução, junto aos órgãos públicos estaduais e municipais, assim como da Cemar, uma empresa privada, para que os serviços públicos sejam entregues, justamente o que está sendo reivindicado. Por isso, é importante esse monitoramento periódico na comunidade”, explicou Jonathan Galvão.
Já o diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Soares, fez orientações à comunidade e alertou sobre os perigos das ligações clandestinas. “Já enviamos uma equipe técnica ao local e identificamos sérios riscos. Nossa orientação é que os moradores procurem a Prefeitura de Paço do Lumiar e se cadastrem para terem o direito ao desconto na tarifa de energia. Não há necessidade de ligações por conta própria. Isso pode gerar sérios riscos à vida”, alertou José Jorge.
E sobre a infraestrutura local, o secretário Jorge Kusaba disse que toda a parte de drenagem e pavimentação já está em desenvolvimento. “Nós já estamos bem adiantados quanto a isso e, em linhas gerais, podemos dizer que conseguiremos concluir até o mês de julho o projeto para que, em seguida, a licitação seja feita e o empreendimento implantado”, frisou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com o Tema “Sou do Esporte, Sou da Paz”, a Prefeitura Municipal iniciou os Jogos Escolares de Barra do Corda(JEBC).

O evento realizado no Estádio Leandro Cláudio da Silva, contou com a participação de autoridades, professores e de alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.

Este ano, os Jogos Escolares contarão com a participação de 27 escolas, envolvendo mais de 1.500 alunos divididos nas categorias Infantil e Infanto que disputarão nas modalidades de Atletismo,
Beach soccer, Futebol, Voleibol (quadra e dupla), Futsal, Handebol e Natação.

Mais uma ação da Prefeitura valorizando o esporte educacional e incentivando novos talentos na cidade!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Bacabeira inaugura Restaurante Cidadão que oferecerá refeições gratuitas

A Prefeitura de Bacabeira inaugurou na terça-feira (22), o Restaurante Cidadão que irá oferecer almoço gratuito diariamente para a população do município. A ação é da Secretaria de Agricultura.

A prefeita Fernanda Gonçalo seguiu o modelo adotado pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que também instalou um restaurante popular com recursos próprios.

O Restaurante Cidadão de Bacabeira irá funcionar de segunda a sexta-feira. Localizado no Mercado Público Municipal, o local vai servir refeições para pessoas que estiveram em busca de atendimento nas Secretarias municipais (em horário de almoço), produtores e servidores que moram em outros povoados, assim como pessoas carentes.

A instalação do Restaurante Cidadão em Bacabeira foi destacada pela prefeita Fernanda Gonçalo: “Todos os alimentos servidos serão comprados dos agricultores locais para incentivar a produção e geração de renda”, afirmou Fernanda Gonçalo.

Participaram da inauguração do Restaurante do Cidadão, os secretários municipais Olga Calvet (Educação), capitão Lucas (Gabinete), Ivanildes (Mulher), Fábio Torres (Semdes) e a vereadora Kellyane Calvet.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vereador Honorato Fernandes promove audiência para discutir políticas de estímulo à leitura e fortalecimento dos bibliotecários

A audiência vai ser realizada na quinta-feira, 24/05, às 10h no plenário da Câmara Municipal de São Luís.
Por: Tarcila Mendes

Por iniciativa do vereador Honorato Fernandes (PT), a Câmara Municipal de São Luís irá promover na próxima quinta-feira (24), no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, Audiência Pública para destacar e discutir temas referentes à campanha “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecários”, cujo objetivo é contribuir para o cumprimento da Lei nº 12.244/2010, que estabelece que até 2020 todas as escolas públicas e privadas do Brasil terão de ter bibliotecas.

Na oportunidade representantes do Poder Público Estadual e Municipal, profissionais da educação, bibliotecários, professores e demais segmentos da sociedade discutirão ações e políticas que visem a construção de estratégias para o cumprimento da referida lei.

A audiência visa atender os anseios dos profissionais da educação, sobretudo os bibliotecários, que têm travado uma luta árdua, no sentido de sensibilizar o poder público municipal quanto ao cumprimento da Lei de Universalização de Bibliotecas Escolas. “O cumprimento desta lei contribuirá de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino, pois será fator determinante para a diminuição do déficit de leitura e escrita entre os estudantes”, destacou o propositor da audiência, vereador Honorato Fernandes.

Assinada pelo ex-presidente Lula em 2010, a lei nº 12.244, mais conhecida como “lei da biblioteca escolar”, foi imensamente festejada pelos profissionais de Biblioteconomia, pelas inúmeras possibilidades proporcionadas pelas novas regras, principalmente as que dizem respeito à abertura de novos postos de trabalho aos profissionais. Hoje, a luta da categoria é pelo cumprimento a lei.

Serviço:
Audiência Pública “Queremos nossa biblioteca escolar com bibliotecários”
Local: Câmara Municipal de São Luís
Data: 24/05/2018
Horário: Às 10h

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dr. Leonardo Sá prestigia da 4ª edição da Cavalgada do Cabeça Branca em Pindaré-Mirim

Na manhã do último domingo (20), aconteceu em Pindaré-Mirim a 4ª edição anual da Cavalgada do Cabeça Branca que já é tradição no município. Conhecida e comentada em todo Maranhão, a atividade recebeu centenas de amazonas e cavaleiros de várias cidades do estado que percorreram as ruas de Pindaré até o destino final no Parque Surpresa.

Dr. Leonardo Sá é pré-candidato a deputado estadual e foi convidado a prestigiar e participar da cavalgada este ano, acompanhado do Dr. Alexandre Colares e do pré-candidato a deputado federal Junior Lourenço, que fizeram todo o trajeto da cavalgada juntos a frente dos cavaleiros levando as bandeiras de Pindaré, do Maranhão e do Brasil que representavam mudança, desenvolvimento e principalmente a grande vaqueirama do país.

Em entrevista ao jornal local Dr. Leonardo falou sobre a importância do incentivo à cultura da vaqueirama: “me sinto lisonjeado por estar aqui, e agradeço pelo convite de participar deste evento lindo, me surpreendi com a organização e acho muito importante que um evento deste aconteça e sobreviva anos após anos mesmo com a evolução da tecnologia, porque é uma demonstração muito bonita da cultura nordestina, amazonas e cavaleiros, toda a vaqueirama em geral estão de parabéns por ajudarem a se manter viva essa história que todos conhecem e amam que é a cavalgada símbolo da vaquejada, como nordestino que sou agradeço, muito obrigado”, agradeceu Leonardo.

A 4ª edição da Cavalgada do Cabeça Branca bateu recorde de participantes este ano, que acompanharam a cavalgada em motos, carros e até a pé. A organização da cavalgada é do vereador Antônio Martins que incentiva a ideia como uma forma de homenagear seu falecido pai.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tema clama pelo Pacto Federativo durante reunião com Bancada Maranhense em Brasília

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, disse, durante pronunciamento na tarde desta terça-feira (21), no auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, ser necessária a materialização do Pacto Federativo, para que os municípios brasileiros saiam dessa grave crise financeira em que estão mergulhados.

O pronunciamento do dirigente municipalista foi feito durante encontro com parlamentares da bancada federal e dezenas de prefeitos, como desdobramento da XXI Marcha a Brasília, movimento criado duas décadas atrás e que mobiliza prefeitos do Brasil inteiro na Capital Federal anualmente.

Além de clamar pelo Pacto Federativo, Tema disse que os programas federais não conseguem se sustentar, fazendo com que as prefeituras tenham que entrar com sua contrapartida. Exemplificou a situação do Programa Nacional de Família (PSF), que acaba se tornando um sufoco para os prefeitos.

“O Governo Federal, através do DENASUS, quer que os médicos exerçam uma jornada de 40 horas semanais, com um salário que não passa de R$ 7 mil. Ora, todos sabem que há uma grande carência de médicos no Brasil, e nenhum deles aceita essa jornada com esse minguado salário”, pontuou.

Cleomar Tema destacou ainda a questão da merenda escolar, afirmando que os recursos são parcos, e que acabam sendo complementados pelos municípios. Disse ainda o líder municipalista, que estes são alguns dos problemas que preocupam os gestores municipais.

“Estamos atravessando talvez a pior crise econômica das últimas décadas, com elevação diária no preço dos combustíveis, um drama que já afeta milhares de brasileiros, assim com uma alta taxa de desemprego. E não estamos vislumbrando saída a curto prazo, mas todos os problemas acabam recaindo sobre a cabeça é dos prefeitos”, salientou Tema.

O presidente da FAMEM conclamou os deputados federais do Maranhão para que insistam no projeto de se estabelecer o tão discutido, tão prometido, tão sonhado e nunca realizado Pacto Federativo.

O pronunciamento de Tema teve aparte do prefeito Dr. Borba, da cidade de Timbiras. Ele afirmou que tudo o que Tema falou se enquadra com sua linha de raciocínio e foi mais além, ao pedir o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos Médicos. Disse que é médico há 30 anos assegurando que é uma categoria desemparada, que tem que trabalhar em mais de um emprego para garantir o sustento. “Vejamos os profissionais do Direito: todos têm garantias salariais, ao contrário de nós médicos, que trabalhamos até à exaustão, com uma carga de trabalho muito sacrificante. por conta disso, dou meu total apoio ao seu pronunciamento, presidente Tema”, afirmou Borba.

A reunião no Nereu Ramos foi conduzida pela deputada Luana Costa (PSC), atual coordenadora da bancada e contou com as presenças dos deputados Rubens Pereira Júnior (PC do B), João Marcelo (MDB), Hildo Rocha (MDB), Julião Amin (PDT), Juscelino Filho (DEM), Kleber Verde (PRB), José Carlos da Caixa (PT), Zé Reinaldo (PSDB), Pedro Fernandes (PTB), Aluísio Mendes (Podemos), o vice-governador Carlos Brandão e os deputados estaduais Rafael Leitoa (PDT) e Vinícius Louro (PR).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Campanha de vacinação contra gripe continua sendo realizada nas unidades de saúde de Bacabal

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe teve início no dia 23 de abril de 2018. No último dia 13 de maio foi o Dia de vacina contra gripe, que mobilizou profissionais em todos os postos de saúde do município de Bacabal. Durante todo mês de maio até o dia 1º de junho, a vacina que previne contra três vírus do tipo influenza, incluído o H1N1 e o H3N2, estará disponível em todos os postos do município.

No centro de Especialidades Doutor Coelho Dias, que atende os moradores do Centro da cidade, muitos bacabalenses já foram se vacinar, como a dona Francinalva Nascimento, que tem problemas respiratórios e veio procurar a unidade de saúde para poder ser imunizada contra gripe. Além do público idoso, crianças também foram a unidade de saúde, como Tereza e Késia, trazidas pelos pais para serem vacinadas. Ambas têm 10 anos e já conhecem os benefícios da imunização.

De acordo com o Agente Comunitário de Saúde, José Augusto Lima Silva, a procura pela vacina ainda estava bastante tímida em alguns postos da cidade, mas com a promoção do Dia D contra gripe, realizada em 13 de maio, e a divulgação contínua da campanha, a procura está ganhando grande volume. “Com o decorrer da campanha a procura vem aumentando e temos a certeza que atingiremos todas as metas”, disse o agente.

O Posto de saúde da Vila Coelho Dias é uma das UBS de Bacabal com grande movimentação. Crianças, adultos e idosos a toda hora chegavam para serem vacinados. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Durante a campanha, que vai até o dia 1º de Junho, serão distribuídas em todo Brasil cerca de 60 milhões de doses. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 06 meses a 05 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Senador Roberto Rocha quer recuperar a Lagoa da Jansen pela CODEVASF

Empresa pública federal já tem atuado no restante do Maranhão em áreas de revitalização e conservação hídrica e ambiental

O Governo Federal deve editar, nos próximos dias, uma Medida Provisória contendo uma emenda do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) para incluir a Ilha de São Luís na área de atuação da Codevasf. Na última quarta-feira (16), o parlamentar maranhense esteve em audiência com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, e avançou sobre o assunto. O texto da emenda estava previsto para ser entregue à Casa Civil do Palácio do Planalto ontem, 21.

“Assim que a legislação se adequar, a Codevasf poderá também atuar na capital, e eu e os demais colegas parlamentares, tanto da Câmara quanto do Senado, teremos condições reais de viabilizar recursos federais, por exemplo, para elaborar projetos e promover ações e obras de revitalização da Lagoa da Jansen, que deixou de ser um cartão postal já algum tempo e se transformou em águas poluídas e impróprias”, afirmou o senador.

Além de obras para recuperar a lagoa em São Luís, a empresa pública também realiza a implementação de infraestrutura de irrigação, apoia produtores de pesca e aquicultores, monitora ações de preservação ambiental, recuperação dos rios e bacias, protege nascentes, constrói barragens, controla processos erosivos, além de realizar a compra de equipamentos e maquinários pesados.

“Desde o ano passado, a Codevasf já está operando em praticamente todo território maranhense, graças a uma lei federal aprovada de nossa autoria. E por causa disso, já consegui distribuir uma série de veículos, tratores e maquinários de todo tipo a diversas associações rurais pelo interior do Maranhão”, destacou o senador Roberto Rocha.

DIQUES DA BAIXADA 

A implantação de diques na Baixada Maranhense, ao longo da Baía de São Marcos, também foi tema da audiência do senador o ministro. O parlamentar solicitou que sejam realocados os projetos e as execuções das obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Essa obra gigantesca vai beneficiar diretamente milhares de maranhenses na região mais pobre do estado e do Brasil. Vamos transformar os trabalhadores que moram na Baixada em um dos maiores produtores de alimentos do Maranhão”, disse o senador.

O sistema de diques vai proteger os campos e os lagos, impedindo que a água do mar penetre nas áreas de água doce. Assim, ele pretende melhorar a atividade econômica da região, gerando milhares de empregos às famílias da baixada e, principalmente, mudando o quadro social da região mais carente do estado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Página 1 de 4912345...102030...Última »