João Lisboa, Largo do Carmo e construção da Praça das Mercês são novas obras da parceria IPHAN, Prefeitura e Vale

A requalificação dos espaços representa o resgate da beleza e da histórica de áreas de grande importância para a cidade e para a população e soma-se ao maior pacote de obras realizados no Centro Histórico de São Luís nos últimos 30 anos

De imensurável valor histórico para a memória de São Luís, Patrimônio Mundial da Humanidade, a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e o logradouro onde será criada a nova Praça das Mercês vão passar por ampla intervenção de requalificação urbana para que esses importantes exemplares arquitetônicos e históricos imprescindíveis para a memória cultural da Atenas Brasileira sejam resgatados, dinamizados e voltem a deslumbrar os visitantes. Os projetos de revitalização desses três novos espaços foram apresentados no início da última semana, no ato de assinatura do Termo de Compromisso celebrado entre a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e representantes da empresa Vale, em evento com a presença do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

Os novos logradouros contemplados pelos serviços de requalificação urbana vão somar ao conjunto de intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura, para promover o resgate do conjunto arquitetônico do Centro de São Luís, um dos mais importantes sítios históricos do mundo, com seus 406 anos de história e um rico acervo composto por mais de mil prédios construídos entre os séculos XVIII e XIX, praças seculares e importantes monumentos que resguardam parte valiosa das singularidades históricas da cultura ludovicense. Atualmente, essa região da capital recebe o maior volume de investimentos já realizado nos últimos 30 anos. Uma parte das obras já está concluída, como o Complexo Deodoro e a Praça Pedro II. Ainda integrando o pacote de obras, a Rua Grande esta com obra pronta recebendo no momento pequenos serviços antes de ser entregue como mais um presente para a população.

“São Luis vive hoje um feliz momento de resgate dos espaços que contam muito sobre a nossa própria história e o modo de viver do povo local. A Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e Praça das Mercês, por exemplo, são logradouros emblemáticos nesse contexto, todos com grande representatividade cultural para a população da cidade que outrora os teve como palco de importantes movimentos políticos e sociais. Exatamente por esses importantes aspectos históricos os espaços foram incluídos entre as dezenas de obras de revitalização que estamos promovendo no Centro da nossa capital, junto com o IPHAN, para que também estes locais voltem a ser reocupados pela população e retomem a sua condição de cartão-postal que ostentaram um dia. De forma que, com mais estas intervenções, reafirmamos nosso compromisso de fazer muito mais para a preservação da nossa história, da memória do nosso povo e resguardar suas tradições genuínas”, observou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A linda Ilha do Amor que encanta a todos os visitantes, com os seus belos casarões e todos os demais elementos que compõem o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade, vai ficar ainda mais bela e magnética com a revitalização da Praça João Lisboa, do Largo do Carmo e a criação da Praça das Mercês. As três obras somam recursos totais da ordem de R$ 11 milhões e têm previsão para iniciar no segundo semestre deste ano.

Para que estes logradouros continuem sendo uma referência histórica da São Luís antiga, todos os elementos arquitetônicos atuais contidos na Praça João Lisboa e no Largo do Carmo serão restaurados e mantidos para a preservação da memória local, como os bancos, o grande relógio e a estátua de João Lisboa, edificada no centro da praça, no local onde também é o mausoléu do escritor. O conjunto arbóreo existente no local será preservado e mantido.

A ideia é que estes espaços, que hoje servem apenas para passagem de transeuntes apressados na correria do seu dia a dia, voltem a ostentar a beleza arquitetônica que têm e transformem-se em novos pontos de lazer, entretenimento e visitação cultural. Nesse aspecto, o mausoléu de João Lisboa, que fica no local onde está a estátua do escritor, fato que acredita-se ser do desconhecimento de grande maioria da população, será valorizado para se transformar em um dos principais roteiros de visitação turística de São Luís, tendo em vista à importância do escritor, expoente da literatura brasileira, patrono da cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, historiador, jornalista, político e nome de grande influência para as artes de modo geral.

“São Luís é um dos mais importantes exemplares da trajetória humana na Terra e sua gente também deve ser valorizada, como João Lisboa. As obras serão realizadas para exaltação e valorização do patrimônio local e promover o desenvolvimento turístico e econômico, mas é importante também que a sociedade abrace seu patrimônio e ajude a preservá-lo em favor da nossa memória cultural”, disse a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, no ato de assinatura do Termo de Compromisso firmado no início da semana.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, lembrou que das 44 obras previstas para São Luís pelo PAC das Cidades Históricas, já foram entregues 11 intervenções. “Um número significativo que contribui fortemente para a transformação que a cidade vive hoje”, ressaltou o superintendente.

As obras de intervenção da João Lisboa e do Largo do Carmo e entornos compreendem ainda a ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade; a uniformização do pavimento das vias que serão em paralelepípedos, com o reaproveitamento de peças removidas de trechos da praça e da Rua Grande; a colocação de novo pavimento na Rua de Nazaré, que fica no entorno da João Lisboa; a organização viária e melhor eficiência do trânsito; além de maior percepção da amplitude do espaço urbano e da riqueza do conjunto arquitetônico de ambos os logradouros.

O projeto prevê também a criação de uma rampa de acesso entre o Largo e a Igreja do Carmo e o reordenamento do serviço de engraxate, para desenvolvimento da atividade tradicionalmente realizada há décadas no espaço. Todos os elementos vão compor os cerca de 12 mil metros quadrados de área restaurada.

O abrigo do Largo do Carmo será mantido e restaurado para preservar as características arquitetônicas art dèco da marquise do prédio. O espaço ganhará nova iluminação artística, três lanchonetes, um posto policial, uma central de táxi e dois banheiros públicos adaptados. As bancas de revistas também retornarão ao espaço de forma ordenada.

Além disso, o espaço terá estacionamento para 22 veículos de passeio, 12 vagas para motocicletas, bicicletário com 12 vagas, nove vagas para táxis, espaço para estacionamento de ônibus de turismo, duas vagas para pessoas com deficiência, espaços para carga e descarga, entre outros.

MEMORIAL DA ESCRAVIDÃO

Já o projeto de construção da nova Praça das Mercês será desenvolvido em área nas proximidades do Convento das Mercês, em espaço que nos primórdios da fundação de São Luís foi usado para atracamento de navios negreiros. Por conta desse aspecto histórico, a Praça das Mercês terá entre seus elementos o Memorial da Escravidão, que vai resgatar um contexto histórico do período escravocrata. O local chegou a receber 400 mil escravos nesse período e dezenas de navios negreiros originários da África, entre os anos de 1693 a 1841. O espaço está inserido no conjunto tombado pelos governos estadual e federal.

O Memorial da Escravidão terá grandes placas com gravações em baixo relevo e painéis informando o nome de todos os navios negreiros que aportaram no local, a data do seu atracamento e o número de escravos que trouxeram, entre outras informações. Conforme Kátia Bogéa, o memorial não será um local para lamentações, mas um tributo em reconhecimento à contribuição do povo africano na formação da identidade cultural do povo ludovicense e brasileiro.

Além do Memorial da Escravidão, a nova Praça das Mercês, que ocupará uma área de 11 mil metros quadrados, prevê ainda espaço aberto para a realização de pequenos eventos e apresentações das manifestações culturais genuinamente maranhenses; área arborizada para lazer e descanso, canteiros ajardinados, bancos, equipamentos de ginástica para idosos e pessoas com deficiência, quadra poliesportiva, pista de skate, estacionamento de ônibus de turismo e de veículos, eixo de ligação entre o centro e o estacionamento, mirante, posto policial, acessos de pedestres à praça, entre outros equipamentos.

A nova praça detém aspectos que prometem mudar a visão do Centro Histórico, proporcionando uma nova configuração de acesso à área. A proposta é que o espaço seja um misto de cultura, entretenimento, esportes, entre outros elementos idealizados para deslumbrar o visitante.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Coelho Neto sedia oficina do CONASS sobre o autocuidado apoiado

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde-CONASS realizou nesta quarta-feira, (18), em Coelho Neto, uma Oficina de Capacitação sobre Autocuidado Apoiado, com participação de profissionais de secretarias municipais de saúde das cidades de Coelho Neto, Duque Bacelar e Buriti.

A oficina faz parte do processo de Planificação da Atenção à Saúde, um importante projeto do Conass para a organização dos processos de trabalho das unidades de saúde e promoção da integração das atenções Primária e Especializada. O objetivo principal é qualificar os profissionais de saúde, destes municípios, para o atendimento e o autocuidado aos pacientes com doenças crônicas, como: diabetes e hipertensão arterial.

O treinamento teve como palestrante a Consultora do CONASS-Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Alzira Guimarães, e foi realizado na Escola Municipal Professor Francisco Cleber Sampaio dos Santos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Serviços de pavimentação têm continuidade em Godofredo Viana

A gestão do prefeito Sissi Viana vem dando continuidade ao trabalho de asfaltamento de ruas e avenidas do município de Godofredo Viana.
Apesar do período chuvoso ainda apresentar-se intensificado, o governo municipal mantém frentes de trabalho em várias regiões da cidade – tanto na zona rural, quanto na zona urbana.

É o caso da avenida principal da comunidade Ponta do Jardim. A via está recebendo pavimentação em bloquete, situação que já melhorou a qualidade de vida dos moradores, além de beneficiar condutores que diariamente trafegam pelo local.
“Temos realizado vistoria e verificado a qualidade da obra executada com mão de obra local, gerando emprego e renda à comunidade, além de transformar o aspecto urbanístico das vias de nossa cidade”, disse o prefeito.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Coelho Neto amplia ações para recuperação de estradas vicinais

A Prefeitura Municipal de Coelho Neto tem garantido constantemente os serviços de melhorias nas estradas vicinais que interligam a zona rural do município. Centenas de quilômetros de estradas já foram recuperados, beneficiando mais de 20 povoados. 

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. Atualmente os serviços estão concentrados na região do povoado taboca da Santa Paz. A determinação do Prefeito Américo de Sousa é de que a frente de trabalho beneficie todas as regiões.

Outra importante ação executada durante os trabalhos é a recuperação de campos de futebol localizados nas comunidades, atendendo a solicitação dos moradores.

De acordo com o Secretário Albertino Verissimo, o trabalho segue em ritmo acelerado para atender às demandas e principalmente garantir o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Atendendo pedido de prefeito, Godofredo Viana recebe mais uma viatura policial

O município de Godofredo Viana foi beneficiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, com mais uma nova viatura que será utilizada pelos homens do 31º Batalhão da Polícia Militar.

O novo veículo foi um pleito feito pelo prefeito Sissi Viana ao governador Flávio Dino durante reunião no Palácio dos Leões, em São Luís.

A viatura será utilizada no atendimento de ocorrências nos serviços de Rádio Patrulha. O equipamento público contribuirá, sobremaneira, para fortalecer, cada vez mais, a segurança pública na cidade.

Sissi Viana agradeceu o apoio do governador. “Agradecemos o amigo Flávio Dino por esta conquista que vai ajudar muito na segurança dos moradores de nosso município”, disse.

 “Esse veículo reforçará as ações da Polícia Militar na sua tarefa diária de proteger o cidadão. A nova viatura vai fortalecer as ações de combate à criminalidade pelos nossos honrados policiais”, completou o prefeito.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Serviço Social da prefeitura de São Luís promove reinserção familiar de pessoas em situação de rua

O trabalho de reinserção familiar é fruto dos investimentos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na área da Assistência Social; a partir de intermediação o serviço social da Prefeitura o jovem Deilson Pereira, 25 anos, reencontrou e voltou a morar com familiares

Após passar um período vivendo no Terminal Rodoviário da capital e ser acolhido pelo Abrigo Institucional destinado a pessoas do sexo masculino, equipamento social mantido pela Prefeitura de São Luís, o jovem Deilson Pereira, 25 anos, natural do município maranhense de Vitorino Freire, retornou ao seio de sua família, na manhã desta terça-feira (16), quando reencontrou sua mãe, Raimunda Pereira. O desfecho feliz da situação do rapaz vitorinense que voltou à sua cidade de origem é mais uma história de sucesso entre várias articuladas pelo serviço de reinserção familiar de pessoas em situação de rua, colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), visando ao fortalecimento de vínculos familiares e ao bem-estar da pessoa assistida.

A secretária Andreia Lauande destaca o compromisso das equipes técnicas para esse grande momento. “O trabalho é iniciado na acolhida no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e em outros espaços, e é fruto de uma articulação com diferentes políticas públicas. A reinserção familiar, o retorno ao lar protegido é o ápice desse trabalho, é um momento muito especial, porque é isso que a Assistência Social faz, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, muda a vida das pessoas”, disse a secretária.

O serviço de recâmbio é um benefício ofertado pela Prefeitura quando a pessoa que se encontra em situação de rua é de outra localidade do estado ou de outros países. O benefício ocorre com a concessão de passagens terrestres ou aéreas para deslocamento à cidade de origem, após a realização do trabalho de escuta qualificada para levantamento e identificação das referências familiares do abrigado. Após o levantamento das informações, a equipe técnica do abrigo procede com as visitas domiciliares in loco, para obtenção do histórico familiar da pessoa assistida, conhecer os motivos que a levou a se encontrar na situação de rua e articular sua reinserção à família.

Foi esse trabalho articulado que levou o jovem Deilson a voltar para casa e findar um ciclo que ele mesmo diz querer esquecer. O rapaz veio a São Luís em busca de emprego na área de serviços gerais, mas não tinha qualquer referência de colocação no mercado. Ele foi encontrado pela equipe do Serviço de Abordagem Social Busca Ativa da Semcas, no Terminal Rodoviário de São Luís, onde a Semcas realiza o trabalho de identificação de pessoas em situação de rua. Após ser abordado, o rapaz foi conduzido ao Abrigo Institucional destinado a pessoas do sexo masculino, no Centro Histórico, onde permaneceu por cerca de dois meses, até ser concluído o trabalho de articulação para sua reinserção familiar, o que ocorreu nesta terça-feira (16), com a chegada da sua mãe, Raimunda Pereira, 57 anos, e da cunhada, Tatiana Silva, 32 anos, que fizeram questão de vir à Instituição buscá-lo.

“Fui muito bem atendido aqui no abrigo, onde recebi todo o atendimento que precisava, mas é ruim viver longe de casa e sem perspectivas de algo melhor. Agora vou voltar para minha cidade. Estou muito agradecido por tudo o que a equipe do Abrigo fez por mim”, disse Deilson Pereira.

A angústia de não saber o paradeiro do filho e tê-lo longe de casa acabou para dona Raimunda Pereira, que era só felicidade no reencontro com o filho, no abrigo. “Estou muito emocionada de encontrá-lo e ver que ele está bem, apesar de ter vivido um tempo na rua, antes de acolhido pela Instituição. Mãe não descansa o coração quando imagina que o filho pode estar sofrendo alguma privação. Agora só quero ir para casa e levá-lo comigo”, relatou ela.

Para o coordenador do Abrigo Institucional, George Costa Madeira, ter a aceitação da família após período de laços familiares fragilizados, é o principal fator impeditivo à inserção da pessoa atendida aos seus lares. “É nesse aspecto que buscamos fazer todo um trabalho para o fortalecimento dos laços familiares, pois em muitos casos não conseguimos mais direcioná-los às suas famílias por não quererem mais recebê-los, devido a diversas circunstâncias que comprometeram suas relações afetivas”, observou o coordenador.

Segundo ele, a equipe do Abrigo está concluindo outro processo de inserção familiar, para beneficiar um outro jovem atendido no abrigo. “Nós já conseguimos articular todo o processo de fortalecimento de vínculos e, em breve, também ele estará de volta à sua casa”, frisou George.

ACOLHIMENTO

O Abrigo para Pessoas em Situação de Rua, no Centro Histórico da capital, é mais uma unidade de acolhimento mantida pela gestão do prefeito Edivaldo. A casa tem capacidade para atender 50 homens, na faixa etária de 18 a 59 anos, mas que estão passando por alguma intervenção social ou de saúde, como tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) ou que estejam em processo de recâmbio. Todos os atendidos pelo abrigo são referenciados pela Central de Acolhimento da Semcas, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Defensoria Pública e Centro Pop.

O tempo de permanência assegurado no espaço é de até seis meses, porém, em muitos casos esse período é estendido devido às circunstância processuais de reinserção familiar, recâmbio ou inclusão nos serviços de proteção social que lhes garanta viver com dignidade fora da instituição.

No abrigo, as pessoas assistidas recebem seis refeições diárias, kits de higiene e limpeza e pernoitam em dormitório compartilhado. Recebem ainda atendimento multiprofissional nas áreas de saúde, assistência social e psicossocial. Têm apoio também na área de segurança, para retirada de documentos pessoais; e capacitação profissional. Ainda como parte do trabalho para garantir os direitos fundamentais a essas pessoas, a Semcas promove a inclusão delas aos programas sociais como Bolsa Família, auxílio moradia, programa Minha Casa, Minha Vida e inserção no Programa de Prestação Continuada (BPC), quando atender ao perfil exigido pela ação.

Segundo dados estatísticos levantados pelo abrigo, desde 2014, quando foi criada a instituição, já foram acolhidas 747 pessoas, sendo que deste quantitativo cerca de 200 pessoas foram recambiadas às suas cidades de origem ou reinseridas às suas famílias. Só este ano, o abrigo já atendeu 147 homens. A maioria dos assistidos é oriunda do próprio Maranhão, porém, há um número significativo de pessoas dos outros estados. Os dados revelam ainda que o público assistido pela casa tem tempo médio de quatro a cinco anos de vivência em rua, principalmente nas regiões do Mercado Central, Praça Deodoro e outras áreas do Centro Histórico.

Outro aspecto do levantamento aponta que 75% das pessoas atendidas são usuárias de substâncias psicoativas. Quando identificadas nessa situação, são encaminhadas para acompanhamento e tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Os serviços de reinserção familiar desenvolvidos pela área de Assistência Social da Prefeitura de São Luís também é desenvolvido para beneficiar o público infantil. Um dos muitos casos de sucesso registrados nesse sentido foi o do menor R.F.C.R, que retornou ao convívio de sua família, após viver sob custódia do município, na Casa de Passagem. O menor, que também foi beneficiado pelo projeto “Família Acolhedora”, iniciativa desenvolvida também pela Prefeitura com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos o acolhimento temporário por famílias cadastradas no projeto, foi conduzido ao estado do Rio de Janeiro para viver com uma tia que o acolheu.

R.F.C.R sempre manifestou, desde o início de seu acolhimento institucional, um grande desejo de viver um contexto familiar e verbalizava com muita frequência essa necessidade aos psicólogos e assistentes sociais que o atenderam na Casa de Passagem. Por conta disso, toda a articulação social foi realizada para que ele fosse acolhido por familiares biológicos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Alberto Magno realiza várias inaugurações em Turilândia

Luis Pablo

O prefeito de Turilândia, Alberto Magno, realizou diversas inaugurações no município. Foram duas novas escolas, a sede da Secretaria de Saúde, a reforma e ampliação de unidade de saúde, a entrega de 4 km de asfalto na sede.

Além disso, o prefeito ainda assinou a ordem de serviços de novas obras, como a reforma do estádio de futebol e 1 km de asfalto no povoado Primavera.

Alberto Magno estava acompanhado do vice, Gonzaga Ferraz, da primeira dama Ducilene Mendes, da sua filha Dra. Tânya Mendes, de vários vereadores, secretários, empresários e lideranças política.

A população ficou satisfeita ao ver o prédio da unidade de saúde com nova estrutura e com novos equipamento para garantir uma qualidade digna no atendimento dos pacientes.

O gestor também inaugurou e entregou para a comunidade do bairro Vila São Pedro, a unidade escolar Rosimeire Costa Pereira. O prédio construído com recursos próprios do município, conta com quatro salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório entre outras dependências que vai abrigar toda a comunidade escolar do bairro.

Também foi lançada a pedra fundamental de reforma e ampliação do estádio municipal Ferrazão, com a reforma o estádio contará com iluminação para pratica esportiva durante a noite, arquibancadas, cabine de transmissão entre outros benéficos.

No bairro Santo Antônio, o prefeito entregou para a comunidade 4 km de ruas asfaltadas com meio fio. No povoado Primavera, a comunidade em festa recebeu do poder público a nova unidade escolar Eliude Froés. A escola também foi construída com recursos próprios do município, uma obra de padrão excelente com quatro salas de aula, banheiros, área de recreação, refeitório e várias outras dependências.

Durante discurso, o prefeito Magno aproveitou para destacar o seu compromisso com a população, que reconheceu o avanço em todos os setores.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vereador Astro de Ogum faz visita ao comandante e sub-comandante da PM/MA

O vereador Astro de Ogum(PL), vice presidente da Câmara Municipal de São Luís – esteve na tarde desta terça feira(16), fazendo uma visita de cortesia ao comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, cel. Ismael Souza e o sub-comandante-cel. Pedro Ribeiro.

Na oportunidade, além de alinhar os detalhes para realização de um painel na Câmara Municipal sobre abordagem policial, que será proposto pelo parlamentar, a visita também serviu para Astro de Ogum agradecer o apoio dado pelo
Comando da PM, em tocante ao policiamento, nos arraias Pertinho de Você, na Cohama e Helena Leite, na Vila Palmeira.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

CRAS de Coelho Neto fortalecendo famílias, promove ação sobre prevenção de acidentes domésticos

O Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, Fortalecendo Famílias, realizou uma roda de conversa com os usuários assistidos pelo Serviço de Proteção Integral à Familia (PAIF) sobre prevenção de acidentes domésticos, mediado pelo profissional brigadista, Alexandro Bastos.

No encontro, foram repassadas informações importantes acerca da maneira de agir em casos de acidentes domésticos, bem como as precauções devidas diante de acidentes com fogo, gás de cozinha, engasgo, dentre outras situações de emergência.

De acordo com o Ministério da Saúde, embora os acidentes domésticos tenham apresentado queda, os números ainda são elevados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vitoria do Mearim terá Praça do Produtor com emenda de Roberto Rocha

A obra será um espaço para que os produtores da região comercializem seus produtos. Em vídeo, nas redes sociais, a prefeita agradeceu pelos recursos

Na última quinta-feira,11, foi assinado o convênio entre a prefeitura de Vitoria do Mearim e a Codevasf para a construção da Praça do Produtor no município. Os recursos, que aguardam liberação do Governo Federal, foram viabilizados por uma emenda do senador Roberto Rocha, no valor de 760 mil reais.

A obra será construída Rodovia BR-222, na altura do km 40, e contara com estrutura adequada para que os produtores da região possam comercializar seus produtos de forma segura e higiênica. Em vídeo, nas redes sociais, a prefeita agradeceu pelos recursos que vão possibilitar a obra.

A Praça do Produtor e um anseio antigo dos trabalhadores rurais do município. E o que afirma a prefeita Dídima Coelho: “A Praça do Produtor é uma demanda antiga e vai fortalecer as comunidades e associações de pequenos produtores rurais, gerando mais renda e inclusão produtiva”, destacou a prefeita Dídima Coelho, que agradeceu o senador por mais uma ação em benefício do município. “Agradeço ao senador Roberto Rocha que está sempre atento às necessidades de Vitória e tem trabalhado junto conosco para proporcionar melhorias aos vitorienses”, destacou. Confira no vídeo:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Emenda do senador Roberto Rocha viabiliza equipamentos agrícolas para Fortuna

O senador atendeu a uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Fortuna, vereador Roberto Luís, que agradeceu ao parlamentar, em vídeo.

O município de Fortuna- MA vai receber equipamentos agrícolas como caixas d´água e kits de irrigação para ajudar no fomento da agricultura familiar dos pequenos produtores rurais. Os implementos foram viabilizados pelo senador Roberto Rocha (PSDB), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O senador atendeu a uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Fortuna, vereador Roberto Luís, que esteve pessoalmente na sede da Companhia, para assinar o termo de doação.

Os equipamentos agrícolas serão entregues para a Associação dos Moradores, Agricultores e Trabalhadores Rurais do Povoado Bom Sossego, em Fortuna.

Para o vereador Roberto Luís, os kits de irrigação e as caixas d´água irão ajudar no fomento da agricultura familiar, ajudar no aumento da produção em menor espaço de tempo e, consequentemente, no aumento da renda dos pequenos trabalhadores rurais do povoado.

“Esses kits vão ajudar muitas famílias que sobrevivem da agricultura familiar em nosso município. Quero agradecer ao senador Roberto Rocha por tudo o que ele tem feito, e por todos os benefícios que estão chegando ao nosso município, por meio do seu mandato e da sua intercessão”, disse.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Edivaldo acompanha serviços de limpeza e de infraestrutura no Centro Histórico

O prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou neste sábado (13) mais uma ação de limpeza e serviço de infraestrutura na região central da cidade. A manutenção da limpeza em padrões de excelência nas áreas do Centro Histórico tem sido uma das metas e recomendação do gestor municipal. A vistoria dos serviços faz parte de uma agenda de rotina do prefeito. A ação vem também contribuir para oferecer um ambiente agradável para os participantes do Férias Culturais, programa da Prefeitura de São Luís com a participação de várias secretarias, que está sendo desenvolvido em diversos pontos do Centro Histórico até o dia 31 de julho.

“Como temos feito sempre, estamos acompanhando os serviços executados pela Prefeitura aqui no Centro Histórico. Este é um dos espaços mais frequentados neste período de férias e recebe uma atenção especial para garantir que ludovicenses e turistas desfrutem de um local com toda infraestrutura necessária para receber bem os visitantes e ser palco da nossa programação do Férias Culturais, que tem atraído ainda mais pessoas para o Centro”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais. “Aqui o trabalho de limpeza não se resume a varrição e capina, mas também realizamos a lavagem de ruas praças e escadarias, que garante mais qualidade no trabalho”, completou o prefeito.

Com o grande fluxo de pessoas atraídas para o Centro Histórico neste período de férias, a limpeza e higienização de áreas se projetaram como ações estratégicas para alavancar setor da economia, como o turismo, atividade de gastronomia e a comercialização de produtos de maneira geral. Portanto, duas frentes de trabalho foram acionadas em uma articulação conjunta da Subprefeitura do Centro Histórico e do Comitê de Limpeza para manter o ambiente adequado para o acolhimento do grande número de turistas que visitam São Luís e, sobretudo, aos habitantes da cidade.

O prefeito vistoriou o trabalho realizado em pontos relevantes do Centro Histórico, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda; da presidente do Comitê de Limpeza, Carolina Estrela Moraes; do subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas; do presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, Aquiles Andrade; do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

A presidente do Comitê de Limpeza Urbana, Carolina Estrela Moraes, ressaltou a importância das ações na região para elevar a satisfação do visitante e moradores. “A limpeza do Centro Histórico tem recebido atenção especial e redobrada do Comitê por recomendação do prefeito Edivaldo, por ser um ponto de recepção turística e pela importância como patrimônio da humanidade. Este é um espaço de lazer que todos os moradores de São Luís e visitantes têm como referência. Estamos sempre reforçando as ações de limpeza, lavagem, coleta e recolhimento de resíduos para manter esta área limpa e bem cuidada”, assinalou Carolina Estrela Moraes.

A Subprefeitura do Centro Histórico já realizou a cobertura de mais de cinco mil metros quadrados com serviços de capina, varrição, lavagem com utilização de jato quente e recolhimento de lixo em pontos de concentração de descarte irregular. “Vamos concluir o serviço de limpeza em uma área de 25 mil metros, cobrindo todos os 21 bairros que estão sob a responsabilidade da subprefeitura, desde a Praia Grande até o Anel Viário, passando pela Camboa, Fé em Deus, Madre Deus e outros locais. Contamos para isso com a colaboração do Comitê de Limpeza Urbana”, assinalou o subprefeito Jeferson Viegas.

Todas as praças, calçadas e pontos turísticos da região do Centro Histórico devem receber algum tipo de serviço. Em um dos pontos turísticos mais visitados da Praia Grande, a escadaria do Beco Catarina Mina, o prefeito acompanhou o trabalho meticuloso de limpeza que utiliza tecnologia moderna para remover sujeiras de monumentos tombados pela Unesco. A limpeza hidrotécnica está sendo realizada com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas, a ação de limpeza tem acontecido regularmente e cada vez com maior eficiência. “Estamos cobrindo toda a região da Praia Grande para em seguida estendermos os serviços para outros bairros. Temos contado com a colaboração da população. O Centro hoje tem uma nova cara. As pessoas estão podendo sentar até nos batentes da casa para fazer uma selfie, o que não se imaginava antigamente”, observou o subprefeito.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.