Dr Kaio assina acordo de parceria entre hospitais de Pinheiro e Universidade Federal do Maranhão

O secretário de saúde de Pinheiro Dr Kaio, deu mais um passo importante na gestão da saúde do município. Ele esteve na reitoria da Universidade Federal do Maranhão , onde juntamente com o reitor Fernando Carvalho Silva, participou da cerimônia de assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino da Saúde, COAPES.

Esta parceria trará um enorme benefício ao atendimento de saúde pública não só de Pinheiro, mas de toda a região, pois os médicos em formação terão a oportunidade de atuar nos 2 hospitais municipais, Antenor Abreu e Materno Infantil.

Com esta ação , à possibilidade de um médico formado, em Pinheiro, seguir trabalhando na cidade, aumenta consideravelmente. É o que confirma um levantamento realizado pela própria Universidade Federal do Maranhão,ele mostra que taxa de mortalidade nas cidades onde os médicos depois de formados, seguem atuando nos mesmos hospitais, chega a ser 30 % menor, em comparação a outros.

O aluno do curso de medicina chega a passar 80% do curso nos hospitais, a assinatura do COAPES, irá facilitar o desenvolvimento do curso de medicina da UFMA, em Pinheiro, com a possibilidade da realização da residência médica. Os maiores hospitais de Pinheiro atendem gente de toda a baixada maranhense e até de outras regiões do estado.

A Dr Thayza Hortegal participou da cerimônia, como médica atuante nos hospitais Antenor Abreu e Materno Infantil , destacou a importância dessa parceria. “Pinheiro ganha, a saúde ganha, teremos uma oferta maior de profissionais para atender a população, e com possibilidade real de permanência dos médicos formados na cidade, trabalhando lá “, enfatizou a ex deputada estadual.

Para o Dr Kaio, tudo que vem para somar, é bem vindo. “Vivemos uma realidade de avanços significativos, conseguimos em pouco tempo ajustar alguns fatores que precisavam ser melhorados. Agora com a possibilidade do reforço dos residentes em medicina, teremos uma oferta maior de atendimento à população onde todos ganham, formandos, hospitais, e principalmente à população “, comemorou o secretário de saúde.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Dr. Julinho entrega mais uma escola reformada na Zona Rural de São José de Ribamar

Mais uma escola foi entregue aos ribamarenses. Dessa vez, a comunidade de Juçatuba, localizada na Zona Rural do município, recebeu da prefeitura de São José de Ribamar uma escolinha novinha e totalmente reformada.

Com uma nova estrutura, toda com acessibilidade, instalação de banheiro para PCD, climatizada, uma nova mobília e completamente transformada, a comunidade de Juçatuba comemora mais essa conquista.

A Escola de Juçatuba foi inaugurada em 1994, na primeira gestão do Dr. Julinho, e agora volta a ser lembrada e reformada, 30 anos depois, pelo mesmo gestor. Já são mais de 90% das escolas reformadas, todas seguindo o mesmo modelo, principalmente com adaptação da acessibilidade e climatização.

A atual gestão, administrada pelo prefeito Dr. Julinho, segue valorizando a educação ribamarense. Essa é mais uma escola que segue o padrão de dignidade ao ribamarense, marcando mais uma vez, de forma positiva e levando qualidade de vida e ensino de qualidade às crianças ribamarenses.

“É uma satisfação enorme fazer parte dessa história, inaugurar a escola e agora reformar, trazendo as adequações necessárias. Parabenizo toda a comunidade da Zona Rural, que eu amo muito, e tem valorizado e zelado para transformar essa localidade, seja com escolas, como é o caso da construção de uma nova creche aqui, ou seja com outros serviços que dê dignidade e qualidade de vida aos munícipes da Zona Rural”, destacou o prefeito Dr. Julinho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

TÁ FUNCIONANDO: Rigo Teles inaugura sistema com 350 câmeras de videomonitoramento em Barra do Corda

350 câmeras estão espalhadas em ruas, praças e avenidas da cidade. Escolas também estão monitoradas para reformar a segurança. O sistema chega para combater: “roubos a carros e motos, assaltos nas ruas e crimes contra a vida”.

O Prefeito Rigo Teles, em uma iniciativa inovadora, implementou um sistema de videomonitoramento em larga escala na cidade de Barra do Corda, totalizando a instalação de 350 câmeras. Essa medida representa não apenas um avanço significativo em termos de segurança pública, mas também demonstra o compromisso da gestão municipal com a proteção e o bem-estar dos cidadãos.

ta-funcionando-rigo-teles-inau

Com esse investimento, Barra do Corda se destaca como detentora do maior sistema de videomonitoramento do estado do Maranhão, proporcionando não apenas uma sensação de segurança para os moradores, mas também agilizando a resposta a incidentes e contribuindo para a prevenção de crimes(assaltos, roubos a carros e motocicletas e crime contra a vida). Essa infraestrutura moderna e abrangente coloca a cidade em um patamar de excelência no que diz respeito à segurança urbana.

A solenidade realizada na última sexta-feira, 3 de maio, contou com a presença do governador Carlos Brandão, deputada estadual Abigail Cunha, secretário de segurança Maurício Martins, vereadores, secretários e demais autoridades.

“Estou impressionado com tamanho sistema de videomonitoramento aqui em Barra do Corda. Acredito que seja o maior do Maranhão. Parabéns ao prefeito Rigo Teles pela ousadia em idealizar tamanho projeto em favor da segurança pública da população”, disse o governador.

ta-funcionando-rigo-teles-inauta-funcionando-rigo-teles-inauta-funcionando-rigo-teles-inauta-funcionando-rigo-teles-inauta-funcionando-rigo-teles-inauta-funcionando-rigo-teles-inau

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ministro do Esporte participa do lançamento de núcleo do programa TEAtivo, em Imperatriz (MA)

O espaço integra um conjunto de 10 núcleos de atendimento a serem implementados por meio de projeto apresentado pela Apae Brasil, com recursos captado pela Lei de Incentivo.

ministro do Esporte, André Fufuca, participou do lançamento de um núcleo do Programa TEAtivo nesta quinta-feira (25/4), em Imperatriz, no Maranhão. O espaço integra um conjunto de 10 núcleos de atendimento a serem implementados por meio de projeto apresentado pela Apae Brasil, com recursos captado pela Lei de Incentivo ao Esporte, com o Itaú.

Além de Imperatriz, a iniciativa da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) será implantada em todas as capitais do Nordeste, com público de 240 beneficiários em cada um dos 10 núcleos. Os espaços ofertarão as modalidades de natação, futebol, capoeira e atletismo e capacitação para os profissionais de educação física.

O trabalho será desenvolvido pedagogicamente, junto com os profissionais, e serão disponibilizados materiais lúdicos em ambientes que favoreçam a estimulação e a psicomotricidade por meio do brincar, da atividade esportiva, do desafio e da solução de problemas. Nas sessões de atividade física específica, será utilizada uma metodologia ativa e relacional com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), envolvendo os profissionais, o espaço e os materiais esportivos.

Fufuca ressaltou que assumiu o compromisso do Ministério do Esporte. “Vimos que tem que ter uma maior interação, e, acima de tudo, uma maior sensibilidade sobre essas pessoas. É por isso que criamos o TEAtivo, programa que visa, acima de tudo, à inclusão”, disse.

No Maranhão, o primeiro núcleo foi criado na cidade de Caxias, e o segundo, em Imperatriz. “Nós temos dois núcleos para atender a máxima quantidade de crianças e jovens que precisam de integração e acesso. Essa é a diretriz do Ministério do Esporte, democratizar o esporte de qualidade não apenas à minoria, mas a todos aqueles que podem ou não podem ter”, destacou o ministro.

“O trabalho, com quanto mais mãos dadas, quanto mais abraços dados, mais pessoas iremos atender e mais chegaremos ao norte desse projeto, que é dar acessibilidade. O autismo tem que ser enfrentado da melhor forma possível, e a melhor forma é colocarmos essas pessoas junto com a sociedade”, acrescentou.

Para o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, o projeto é um marco importante na inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, fortalecendo o esporte e atividades para todos. “O lançamento do Projeto TEAtivo em Imperatriz marcou o início das atividades dos 10 núcleos de atendimento que acontecerão nas capitais do Nordeste. O projeto será executado pela Apae Brasil que captou recursos do Itaú Unibanco, pela Lei de Incentivo ao Esporte, frisou.

Para o presidente da Apae de Imperatriz, José João da Silva, o programa trará muitos benefícios para Imperatriz a cidade e região. “O TEAtivo veio preencher uma lacuna muito grande em relação às pessoas com autismo. A cidade ainda está muito distante de atender significativamente essas pessoas. A própria Apae atende uma pequena parte. Hoje, só na rede municipal, temos mais de 600 crianças com autismo, e não conseguimos atender nem 10%. Ele vem, mesmo, casar com os interesses daqueles que lidam nessa área. É preciso tornar essas pessoas com autismo participantes do processo, e o esporte causa o desenvolvimento de habilidades e muito desenvolvimento para essas pessoas.”

“Priorizamos projetos de esporte que estejam vinculados à inclusão e a educação porque a gente acredita muito no potencial transformador do esporte para desenvolvimento de crianças e adolescentes, A inclusão na sociedade, quando se fala de um projeto como esse, que trata de crianças no espectro autista, tem um potencial muito maior, porque são crianças que hoje não têm oportunidade de ter esse tipo de inclusão”, acentuou o superintendente de Relações Institucionais e Negócios Inclusivos do Banco Itaú, Bruno Crepaldi.

Mãe de dois autistas, a presidente da Associação de Familiares e Amigos de pessoas com Autismo de Imperatriz (Afagai), Ester Cristina, afirmou estar muito feliz com a implantação do projeto na cidade. “É de grande importância para a comunidade autista, principalmente para as crianças, porque é na infância que começamos a trabalhar com essas crianças a parte motora, cognitiva. A maioria dos autistas são crianças carentes”, completou.

TEAtivo

O público-alvo desse projeto do TEAtivo são crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir dos 6 anos de idade, buscando atender, preferencialmente, 50% desse público de meninas. Esse número pode chegar até 320, a depender do nível de suporte dos beneficiários. O valor captado para o projeto é de cerca de R$ 5 milhões.

O objetivo do TEAtivo é a implantação de núcleos de práticas esportivas, corporais, psicomotoras e de lazer voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. O intuito é de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de seus familiares, buscando a transformação social, entendida como o exercício, em toda a sua plenitude, do direito à cidadania e da inclusão dos beneficiários do programa.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Em Brasília, ministro André Fufuca lança programa Revelar Talentos

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta quinta-feira (24/04) pelo ministro André Fufuca, na presença de atletas e autoridades do mundo esportivo. A iniciativa aposta na excelência esportiva ao contemplar jovens e crianças de até 21 anos, gestores, treinadores e equipe multidisciplinar com treinamento, capacitação e aperfeiçoamento.

“É um projeto que começa pequeno, mas que vai alcançar uma amplitude muito grande em todo o país, será uma mola propulsora para os próximos jogos e para as próximas gerações. O jovem vai ter o seu incentivo, e principalmente o apoio do Ministério do Esporte, pois grande parte dos talentos que hoje brotam no Brasil são talentos do próprio sacrifício, que não têm a mão amiga”, afirmou Fufuca.


O ministro ressaltou ainda que com esse programa o Ministério do Esporte dá visibilidade a uma parcela da população que vive à margem e que, apesar disso, faz muito pelo país. “Tudo isso é fruto da natureza do nordestino, acreditar que o próximo dia sempre será melhor, nós temos inúmeros diamantes, vários lapidados e outros a serem lapidados”, ressaltou.

“Para mim, que vivi a excelência esportiva em todos os seus serviços, é grande a satisfação de hoje poder fazer políticas públicas para as pessoas, que assim como esses atletas e como eu tiveram o sonho de um dia se tornarem atletas profissionais e vestir a camisa da seleção brasileira”, disse a ex-atleta do basquete e secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques.

O Revelar Talentos compreende serviços que a excelência esportiva estabelece na Lei Geral do Esporte (LGE), a especialização e o aperfeiçoamento a que competem justamente revelar talentos e abraçar o alto rendimento e a transição de carreira.

O coordenador do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira, acompanhado de atletas comemorou o lançamento do projeto. “Esse programa vai ser um divisor de águas para o esporte brasileiro, por ser um programa destinado à base, com foco na descoberta de novos talentos. Para nós que trabalhamos diretamente com a base, sabemos que esse é o caminho para desenvolver o esporte”, apontou.

Para Hugo Parisi, ex-atleta do salto ornamental, a iniciativa do governo de apoiar os atletas de base é muito interessante. “Fui beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta muitos anos, e sei o quanto esse auxílio ajuda em nossa trajetória esportiva. Quando esse benefício chega antes dos 21 anos, é melhor ainda. Ter um programa de governo dessa dimensão é relevante para melhorar a vida de crianças e jovens”, concluiu Parisi.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Avança PL de Pedro Lucas que cria banco de empregos para mulheres vítimas de violência

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º 2221/2021, de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), que cria o Programa “Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”. O objetivo da proposição é promover a qualificação de mão de obra e a melhoria do nível educacional e cultural das mulheres em situação de violência doméstica.

Conforme a proposição, as empresas com mais de 100 empregados deverão disponibilizar pelo menos uma vaga para cada centena de empregados contratados para ser preenchida preferencialmente por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Segundo o deputado, o projeto assegura às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar meios de emancipação para que elas saiam do ciclo de violência e encontrem uma vaga no mercado formal de trabalho.

“É necessário lembrar que as mulheres geralmente terão que arcar sozinhas com a responsabilidade de cuidar de suas famílias quando tomam coragem para denunciar os abusos domésticos e familiares. Garantir mecanismos de empregabilidade é uma forma de proteger não apenas as mulheres, mas também seus dependentes”, pontuou Pedro Lucas na justificativa do projeto.

Garantias

Pedro Lucas também é autor de outros projetos que visam garantir dignidade às mulheres vítimas de violência doméstica. O Projeto de Lei n.º 5606/2019, por exemplo, veda a divulgação de dados profissionais de mulheres vitimas de violência sob medida protetiva. O de número 4196/20 torna o feminicídio crime autônomo em relação ao homicídio. O objetivo do projeto é garantir que o agressor passe diretamente a ser denunciado por feminicídio.

O PL n°4866/19 garante a proteção e apoio psicológico à mulher atleta vitima de violência física ou sexual. Já o de n°2220/21 estabelece a prioridade na realização de exames toxicológicos de mulheres vítimas de violência.

Blog do Rogério Silva

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Astro de Ogum cobra pagamento de emendas parlamentares

Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos

O vereador Astro de Ogum (PCdoB) voltou a cobrar a regularização no pagamento das emendas parlamentares por parte da prefeitura de São Luís. O assunto foi tema de discurso realizado durante o pequeno desta segunda-feira, 22.

Astro de Ogum lembrou que o pagamento das emendas tem previsão legal / Leonardo Mendonça

O parlamentar defendeu o instrumento legal – que conta inclusive com previsão na Lei Orgânica do Município. Por meio das chamadas emendas parlamentares impositivas, os vereadores compõem o orçamento público, cuja aplicação é feita pelo poder executivo.

“A emenda parlamentar não é crime. Trata-se de uma situação financeira criada para os vereadores ajudarem suas comunidades a dar saúde, educação, etc. Neste momento, a Lei Orgânica do Município tem sido ferida!”, exclamou.

Convocação

Astro cobrou o seu cumprimento e anunciou medidas junto à Prefeitura, entre elas a convocação de secretários a fim de prestar esclarecimentos sobre a aplicação do recurso. Os secretários mencionados respondem pelas pastas de Assuntos Políticos e de Governo, respectivamente.

“Eu quero que cumpram a lei. A emenda parlamentar é impositiva, portanto, tem caráter obrigatório e está na hora dessa Casa se posicionar. Dessa forma, vou pedir a convocação do Márcio Andrade e Emílio Murad para explicarem o porquê do não empenho dessas emendas”, declarou.

Transporte Público

A situação do transporte público também foi observada pelo parlamentar que citou entre outros o VLT, os terminais e, principalmente, lamentou o resultado da CPI dos Transportes realizada pela Câmara. O relatório final foi encaminhado ao Ministério Público para providências.

Fonte: Contextualizando Blog

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Paço do Lumiar: Obras na Estrada do Mocajutuba são feitas com recursos 100% próprios

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) continua acompanhando de perto as obras de recuperação asfáltica na Estrada do Mocajutuba. Acompanhada por diversos representantes do Legislativo Municipal, incluindo o presidente da Câmara, vereador Jorge Marú (SD), e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, a prefeita visitou o local nesta terça-feira (16). As intervenções visam melhorar a trafegabilidade tanto para moradores quanto para visitantes.

Apesar dos desafios causados pelas condições climáticas, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo conseguiram concluir os serviços em três segmentos da via, totalizando 550 metros.

Para a prefeita Paula Azevedo, a recuperação da estrada é crucial, pois vias em boas condições garantem segurança e conforto aos moradores e facilitam o transporte de produtos agrícolas e pesqueiros. O presidente da Câmara, Jorge Marú, também destacou a relevância da intervenção para o escoamento da produção agrícola local, ressaltando que Paço do Lumiar é um dos principais produtores de verduras e hortaliças na Grande Ilha.

A obra, realizada com recursos próprios da prefeitura, incluirá o recapeamento de trechos danificados, como na altura do Porto do Mocajutuba, próximo à UEB Luis Pires da Fonseca. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura viária e também impulsionar a geração de emprego e renda na região. Com uma extensão de 7,2 quilômetros, a Estrada do Mocajutuba se estende da MA 204 até a comunidade Cotovelo, e todo o seu pavimento será recuperado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeita Paula Azevedo fiscaliza inicio das obras de recuperação asfáltica na Estrada do Mocajituba

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Semiu (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo), iniciou a recuperação da pavimentação da Estrada do Mocajituba. A malha viária, que possui extensão de 7,2 quilômetros, e começa na MA 204 e vai até a comunidade Cotovelo, terá todo o seu pavimento recuperado.

Malha viária, que possui extensão de 7,2 quilômetros terá todo o seu pavimento recuperado

Até chegar à aplicação da massa asfáltica nos pontos mais deteriorados, os serviços serão divididos em 5 fases: retirada da camada de asfalto antiga; colocação de camada de solo brita; estabilização da base; imprimação; e pintura de ligação. Ao todo, 1,2 quilômetros de trechos da Estrada receberão cobertura asfáltica.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), acompanhada do secretário da Semiu, Walburg Neto, esteve no local verificando o trabalho das equipes.Durante a visita, a Chefe do Executivo destacou a importância desse investimento para a qualidade de vida da população. “Com a via recuperada, estaremos proporcionando condições de circulação e passagem, oferecendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para os moradores, pesqueiros e produtores rurais, assegurando o fluxo de pessoas em períodos de chuvas intensas”, sublinhou a prefeita Paula Azevedo.

No Mocajituba, onde a principal fonte de renda nessa comunidade é a pesca, a estrada recuperada deve também fortalecer o desenvolvimento econômico/social e ainda aumentar o potencial turístico da localidade.

“Trata-se de uma intervenção definitiva. Por isso, primamos, desde o começo, pela qualidade da obra, seguindo cronograma estabelecido, executando cada intervenção com muita responsabilidade. Além de facilitar o escoamento das produções pesqueira e agrícola, também vamos melhorar o acesso para moradores, estudantes e o tráfego de veículos pesados”, ressaltou Walbur Neto, titular da pasta.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Quadra coberta poliesportiva viabilizada por Hildo Rocha, no Bairro Sebastião Régis, em Imperatriz, será inaugurada este mês

A quadra coberta poliesportiva construída no Bairro Sebastião Régis, em Imperatriz, financiada com recursos públicos federais originários de emenda parlamentar de Hildo Rocha será inaugurada no próximo dia 16 de abril.

Saudação in memoriam

Wanderley Rodrigues liderou a luta em defesa da construção da quadra coberta poliesportiva que será inaugurada este mês, no Bairro Sebastião Régis, em Imperatriz

Em vídeo postado nas redes sociais, Hildo Rocha destacou que o benefício foi concretizado graças a um pedido feito a então líder da comunidade, Wanderley Rodrigues.

“Esse benefício foi solicitado pelo saudoso amigo Wanderley Rodrigues que na época era Presidente da Associação de Moradores do Residencial Sebastião Régis. A obra está pronta e em breve a população de Imperatriz poderá utilizar essa quadra coberta para a prática de inúmeras atividades esportivas, atividades culturais e festivas. Parabenizo o prefeito Assis Ramos pela excelente qualidade dessa importante obra construída com recursos de emenda parlamentar de minha autoria”, destacou Hildo Rocha.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Centro Reabilitação de Açailândia, obra viabilizada por Hildo Rocha, entra na fase final de construção

Financiado com recursos públicos federais originários do Ministério da Saúde, por meio de indicação do deputado Hildo Rocha e recursos próprios do município, o CER é uma unidade de saúde que tem como finalidades atender pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação.

Hildo Rocha, o prefeito Aluísio Sousa e membros da equipe do governo municipal estiveram no local a fim de verificar o andamento e a qualidade da obra.

“Na condição de deputado federal consegui esse Centro de Reabilitação para Açailândia e outro para Barra do Corda. O prefeito Aluísio está executando a obra com muita competência. Aluísio se preocupa com os mínimos detalhes da obra. Quando esse Centro de Reabilitação tiver funcionando ele vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Vai aumentar a autonomia da pessoa com deficiência física no desempenho das atividades do dia a dia. Fico muito feliz por ver que meu esforço em viabilizar para Açailândia esse Centro de Reabilitação não foi em vão porque o prefeito Aluísio também tem compromisso em melhorar a qualidade de vida da população de Açailândia”, destacou Hildo Rocha.

Oficina de Próteses

Além do Centro de Reabilitação funcionará no mesmo local a primeira oficina municipal de próteses. As órteses, próteses e meios auxiliares de Locomoção (OPM) serão produzidas pensadas de forma individualizada, de acordo com as necessidades e características de cada pessoa. O serviço será custeado pelo SUS. A confecção dos dispositivos é totalmente gratuita para população.

Os CER IV: são unidades de saúde que prestam assistência nas áreas de ortopedia, neuropediatria, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, otorrinolaringologia, pilates, psicologia, psicopedagogia, serviço social e enfermagem.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.