Dr Hilton Gonçalo acompanha abertura da vacinação de crianças em Santa Rita

    O prefeito Dr Hilton Gonçalo acompanhou a abertura da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos na cidade de Santa Rita iniciou. Nesta quarta-feira (19), ocorreram as primeiras imunizações no público que possui comorbidades, assim como também quilombolas e ribeirinhos.

    A vacinação do público infantil está ocorrendo no prédio da Secretaria municipal de Saúde. As crianças devem comparecer com seus pais ou responsáveis, portando a carteira de identidade, cartão do sus, assim como prova da comorbidade ou comprovação que vive em comunidade quilombola ou ribeirinha.

    A aplicação de vacinas em crianças em Santa Rita ocorre entre às 09h à 12h e das 14h à 16h.

    Dr Hilton Gonçalo destacou o inicio da vacinação: “Nós temos a certeza, que a vacina é o principal caminhar para encerrar a pandemia e agora que temos a imunização de crianças em breve temos a certeza que poderemos entrar em um quadro próximo do fim da pandemia”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Júnior Verde e deputado Cléber Verde vistoriam obras de construção de casas de aplicação de crédito a trabalhadores rurais

    O presidente do Iterma, Júnior Verde, acompanhado do deputado federal, Cléber Verde, do ex-vereador, Luizinho, e do prefeito de Icatu, Walace, esteve na sexta-feira (14), vistoriando às obras de construção de casas nos povoados Mangueira e Jaburu.

    Foto Divulgação

    As casas estão sendo construídas por meio de convênio do Iterma com o Incra.

    O presidente do Iterma, Júnior Verde, disse que o órgão tem preocupação com os trabalhadores no sentido de gerar emprego e renda à população, ao mesmo tempo de movimentar a economia local.

    O Iterma tem uma preocupação com o trabalhador, no sentido de gerar renda, emprego e oportunidade, para isso temos feito vários aportes, buscando em Brasília com apoio do deputado Cléber Verde, viabilizar oportunidades para o município de Icatu e para o Maranhão”, disse Júnior.

    O prefeito de Icatu, Walace, disse que se sente grato em poder contar com o apoio do deputado Cléber, e do presidente do Iterma, Júnior Verde, que tem ajudado a levar recursos, emprego e renda para o município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mutirão do Glaucoma atendeu mais de 250 pacientes em Codó

    Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura de Codó através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o Mutirão de Oftalmologia que teve como objetivo diagnóstico e tratamento de Glaucoma. A iniciativa garantiu mais de 250 pacientes atendidos, diversas consultas, e exames realizados com entrega de colírios e medicamentos no último sábado, 16.

    Foto Divulgação

    “A cidade de Codó tem um número expressivo de pessoas com glaucoma, e enquanto gestão pública que devemos levar as políticas públicas adequadas, é necessário esse trabalho de mutirão que vamos estar fazendo frequentemente para combater e evitar o glaucoma em estágio avançado”, explicou o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco.

    Todos os pacientes passaram pelo processo de triagem nas Unidades Básicas de Saúde durante a última semana. Mais de 250 pacientes foram atendidos pelo médico oftalmologista Dr. Heron, que realizou exames, entrega de colírios e medicamentos para os pacientes, fruto de uma parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Codó.

    Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Codó

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Gestão Rigo Teles consegue farmácia HIV/AIDS para Barra do Corda e pacientes não precisarão mais realizar tratamento fora

    Segundo o setor de HIV/AIDS mais de 300 pessoas estão com vírus em Barra do Corda. 90% encontram-se indetectáveis, ou seja, não transmitem o vírus devido o tratamento com medicamentos retrovirais.

    AGORA É REALIDADE!

    Pacientes portadores do vírus HIV não precisarão mais se deslocar de Barra do Corda para realizarem seus tratamentos em outros municípios, principalmente, em São Luís.

    A gestão do prefeito Rigo Teles conseguiu instalar em Barra do Corda, precisamente, na UBS Aldo Andrade, a farmácia HIV/AIDS e HEPATITES.

    COMO ERA ANTES:

    Os pacientes portadores do vírus HIV ou aqueles que já convivem com a AIDS eram obrigados a se deslocarem para São Luís a cada dois meses em busca dos medicamentos.

    DOS PEDIDOS:

    O prefeito Rigo Teles atendeu um pedido feito pela primeira-dama Abigail Cunha para que a gestão buscasse o mais rápido possível a instalação da farmácia em Barra do Corda. “Ainda na campanha eleitoral do Rigo, eu era abordada por pessoas portadoras do vírus que me pediam para lutar no sentindo de colocar um ponto final naquelas viagens para São Luís, Imperatriz e outras cidades onde possuem a farmácia. Me relatavam o sofrimento, o cansaço. Apesar de ser um vírus altamente sob controle, as viagens constantes deixam os pacientes exaustos. Após assumir o comando da prefeitura o Rigo lutou bastantes para os pacientes fossem tratados aqui mesmo. Graças a Deus, hoje é uma realidade”, disse Abigail Cunha.

    O coordenador do setor de HIV/AIDS da prefeitura de Barra do Corda, enfermeiro Alisson Sarmento, afirma que, atualmente, mais de 300 pessoas estão em tratamento no município, sendo que, 90% dos pacientes portadores do vírus HIV estão com a carga viral indetectável. Isso quer dizer que, a chance deles transmitirem o vírus é quase que 0%. Mesmo com a carga viral indetectável, os pacientes não podem interromper o tratamento, pois ainda não existe cura para HIV. Os portadores tomam dois comprimidos diários e possuem uma vida saudável e normal.

    “Acredito que o HIV seja hoje o vírus mais controlado do mundo. A ciência avançou muito nos últimos 15 anos. E vale destacar algo; existe uma diferença enorme entre HIV e AIDS. 90% dos pacientes que possuem HIV em Barra do Corda, não possuem AIDS. HIV é o vírus e AIDS é a doença. A pessoa que trata cuidadosamente tomando seus medicamentos contra o HIV, dificilmente, terá chance de possuir AIDS. A sociedade precisa entender sobre este assunto para evitar o preconceito contra as pessoas que possuem o vírus HIV”, disse Alisson Sarmento.

    O prefeito Rigo Teles falou da luta que travou em 2021 para que a farmácia fosse instalada em Barra do Corda. “Fomos alisar a situação. Imagine o que é viajar mais de 800km em busca de um tratamento. 430km(ida) e mais 430km(volta). Hoje a realidade é outra. O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado existem em Barra do Corda. Isso é administrar uma cidade com amor e carinho, pensando sempre nas pessoas”, disse o prefeito Rigo Teles.

    UBS ALDO ANDRADE:

    A UBS Aldo Andrade fica localizada no bairro Nossa Senhora das Dores, na grande altamira. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A UBS foi escolhida para instalação da farmácia por ser a mais recuada, local calmo e de pouco movimento nas proximidades.

    PREVENÇÃO:

    O único meio para não ser infectado pelo vírus HIV é usando camisinha nas relações sexuais. Caso realize o exame e o resultado seja positivo, a pessoa precisa procurar a UBS Aldo Andrade o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

    RELATÓRIO DE DEZEMBRO/2021:

    Apenas em Dezembro de 2021 o setor a Secretaria de Saúde realizou testagem em vários pontos de Barra do Corda. 11 pessoas testaram positivo para HIV e outras 20 foram diagnosticadas com sífilis.

    ONDE REALIZAR O TESTE:

    Em todas as UBS e Postos de Saúde. Se você tem uma vida sexual ativa, é recomendável realizar o teste. NÃO TENHA MEDO DO TESTE!

    Texto/Foto: Departamento de Comunicação/DECOM- Prefeitura de Barra do Corda  

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Santa Rita: Dr Hilton Gonçalo inicia trabalhos recuperação de pontes e desobstrução de bueiros e galerias

    O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, se antecipou e determinou o inicio de uma operação para recuperar e desobstruir bueiros, pontes e galerias no município. O objetivo é mitigar os efeitos das fortes chuvas que devem cair na região nos próximos dias.

    De acordo com a previsão meteorológica e a média histórica, o período mais intenso de chuvas em Santa Rita será entre 1º de fevereiro e 1º de maio com uma média de 255 mm durante esse período.

    Diversas frentes de trabalho estão empenhadas nos serviços de limpeza de canais, recolhimento de entulhos, capina e reforço das estruturas de pontes que dão acesso a varias comunidades de Santa Rita.

    Homens e máquinas da Prefeitura de Santa Rita foram mobilizadas na força tarefa para implementar as intervenções – que vão permitir o escoamento adequado das águas, evitando possíveis inundações.

    No Maranhão, inúmeros municípios já decretaram situação de emergência por conta das enchentes causadas pelas fortes chuvas.

    Nas redes sociais, Dr. Hilton manifestou solidariedade aos afetados pelas enchentes. “Nos solidarizamos com a população que sofre as consequências dos alagamentos causados pela cheia do Rio Itapecuru”, escreveu o prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Mercial e o secretário Ricardo Arruda agradecem ao vice, Carlos Brandão, apoio para Grajaú e região

    O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e o secretário de Planejamento, Ricardo Arruda, estiveram no Palácio dos Leões para agradecer o apoio que o vice-governador, Carlos Brandão, vem dando aos flagelados das enchentes ocasionadas pelos rios Grajau e Mearim.

    “Fomos agradecer ao amigo e Vice-Governador do Maranhão, @carlosbrandaoma , pelo apoio prestado no enfrentamento da enchente dos Rio Grajaú e Mearim e por tantos outros benefícios que essa amizade tem conquistado em favor de toda a nossa região”, informou Ricardo Arruda, reconhecendo a “Gratidão, Brandão! Conte sempre conosco!”

    Confira no vídeo abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Dr. Zé Francisco e equipe de governo conseguem importantes investimentos para Codó após viagem a São Luís

    Começando o ano em busca de melhorias para o município de Codó, o prefeito Dr. Zé Francisco e sua equipe de governo foram até São Luís durante esta semana, em busca de investimentos, ações e projetos que visam contemplar as áreas da infraestrutura e educação no município.

    A agenda iniciou na última terça-feira (11), o prefeito esteve na Secretaria Estadual de Obras tendo como objetivo importantes recursos na infraestrutura para operações tapa-buraco, asfaltamento de ruas e saneamento básico no município de Codó.

    “Devido ao intenso período de chuvas, a nossa responsabilidade pelo trabalho na infraestrutura se multiplica, por conta do nosso município não poder fazer convênios por irresponsabilidade de administrações anteriores, viemos em busca de recursos e investimentos para esse importante setor de Codó, mostrando o nosso compromisso enquanto gestor público”, afirmou o prefeito Dr. Zé Francisco.

    Dando continuidade à sua agenda, nesta quarta-feira (12), o prefeito esteve com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, em busca de aumentar o quantitativo de vagas, com a criação de um Ensino Médio regular na zona rural de Codó. O prefeito destacou as conquistas para a região da Trizidela e zona rural do município.

    “Na zona rural de Codó existem povoados que ficam bem distantes da zona urbana do município dificultando nossos jovens a estudarem na modalidade de ensino médio, problema crônico que vem afetando nossos jovens e adolescentes durante muitos anos, que agora vai acabar pois através do governo do estado estamos levando essa conquista para o município de Codó”, explicou o gestor.

    Na oportunidade Zé Francisco e os Secretários Municipais estiveram reunidos com a Secretária Estadual de Juventude Tatiana para resolver o problema dos valores abusivos na taxa de ônibus que os universitários de Codó têm que pagar para estudar em Caxias. o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco (PSD), segue empenhado em buscas de emendas e verbas para os principais setores de sua gestão à frente do município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Afonso Cunha, prefeito Arquimedes garante atendimentos de saúde especializados para a população

    Por blog do Raphael Duarte

    Em Afonso Cunha, o prefeito Arquimedes Bacelar segue promovendo importantes investimentos em saúde pública no município. O hospital municipal conta agora com uma série de especialidades médicas; são atendimentos com Ortopedista, Urologista, Ultrassonografia e muitos outros.

    Com os novos serviços ambulatorial e profissionais médicos especializados atendendo pela prefeitura, Afonso Cunha avança, e a Secretaria Municipal de Saúde qualifica a assistência à comunidade afonsense.

    “Estamos trazendo esse serviço para o nosso paciente via rede municipal de saúde em parceria com o governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde. É mais uma iniciativa do prefeito Arquimedes que traz o incremento ao serviço de saúde e vai desafogar a fila de espera com o atendimento que está sendo oferecido”, disse a secretária municipal de saúde e coordenadora da CIR na região, Analídia.

    “É preciso ter um olhar diferenciado para a saúde, uma vez que a cidade precisa e quando precisava se obrigava a buscar atendimentos em outros centros e gastar até o que não tinha, para poder ter acesso aos serviços básicos. Em nossa gestão está sendo diferente! Estamos trazendo para Afonso Cunha conquistas históricas na saúde e continuaremos fazendo muito mais. Agradeço a parceria do governador Flávio Dino, ao secretário Carlos Lula e à direção da A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) por serem parceiros da gente”, disse o prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Arquimedes Bacelar entrega quadra de esportes do povoado Capoeiras em Afonso Cunha-Ma

    Os desportistas do povoado Capoeiras, zona rural de Afonso Cunha, a partir de agora, terão mais motivação para suas atividades. Isso porque o prefeito Arquimedes Bacelar acompanhado do deputado estadual Adelmo Soares e uma grandiosa comitiva, entregou no último sábado (08) naquela comunidade, a Quadra de Esportes Anexo Santa Vitória. 

    De acordo com o Superintendente Municipal de Esportes e Lazer, Jane Gomes, essa foi apenas à primeira quadra de esportes entregue pela Prefeitura das cinco construídas pela zona rural pelo prefeito Arquimedes Bacelar.

    Durante a solenidade, secretários municipais e vereadores agradeceram ao prefeito pelo benefício. “Será um espaço importante para as nossas crianças, jovens praticarem o esporte e o povo das Capoeiras realizar suas atividades”, destacou o vereador Manoel Gomes.

    Outros líderes políticos que fizeram questão de ressaltar a importância da obra, foram o prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, o deputado estadual Adelmo Soares, o secretário de educação, Pedro Medeiros e o ex-prefeito Mário Bacelar.

    O prefeito Arquimedes Bacelar em sua fala, fez um breve relatório das ações realizadas por gestão para os moradores das Capoeiras; obras como a construção de banheiros, reforma e ampliação da escola, ampliação do sistema de abastecimento de água e muitos outros. Ele agradeceu ao público pela presença, a parceria do deputado Adelmo para com o município e reafirmou que continuará fazendo muito mais pelos afonsenses.

    Após a inauguração foi realizada partidas entre equipes da região! O prefeito também entregou kits esportivos para os atletas da localidade.

    Entre os presentes estavam também os vereadores, Weliton Cabeção, Manoel Gomes e professor Paizin, além de todos os secretários, articuladores e lideranças.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Veja os locais de atendimento aos pacientes com sintomas gripais no Maranhão

    Ambulatório pediátrico com consultas e testagem para crianças com sintomas gripais nas seguintes unidades:

    • Hospital da Vila Luizão (São Luís)
    • Policlínica de Santa Inês
    • Materno Infantil de Pinheiro
    • Upa de Balsas

    Leitos pediátricos para crianças com síndrome respiratória aguda grave:

    • Hospital Dr. Juvêncio Matos
    • Hospital Dr. Carlos Macieira
    • Hospital Regional Materno Infantil (Imperatriz)

    Hospitais exclusivos para pessoas com síndrome respiratória aguda grave:

    • Hospital Dr. Genésio Rêgo
    • Hospital de Cuidados Intensivos (HCI)

    Leitos adultos para pessoas com síndrome respiratória aguda grave:

    • Hospital Regional de Bacabal
    • Hospital Regional de Balsas
    • Hospital Regional de Chapadinha
    • Hospital Regional de Pedreiras
    • Hospital Regional de Timon
    • Hospital Macrorregional de Caxias
    • Hospital Macrorregional de Coroatá
    • Hospital Macrorregional de Imperatriz
    • Hospital Macrorregional de Pinheiro
    • Hospital Macrorregional de Presidente Dutra
    • Hospital Macrorregional de Santa Inês
    • Hospital Regional de Barreirinhas
    • Hospital Regional de Grajaú
    • Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá
    • Hospital Regional de Carutapera
    • Hospital Regional de Itapecuru
    • Hospital Regional de Lago da Pedra
    • Hospital Regional de Viana
    • Hospital da Criança de Colinas
    • Hospital Municipal de Açailândia (parceria)
    • Hospital Municipal de Codó (parceria)

    Ambulatório com consultas e testagem para pessoas com sintomas gripais

    • Hospital Regional de Pedreiras
    • Escola Geraldo Sá (Mirador)

    Ambulatório itinerante com consultas e testagem para pessoas com sintomas gripais

    10 a 14/01, das 8h às 16h

    • Hospital Aquiles Lisboa – Iema (antigo Cintra)
    • Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres – Cidade Olímpica
    • Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho – Paço do Lumiar

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Santa Rita monta estratégia para atendimento de pessoas com sintomas gripais

    O prefeito Dr Hilton Gonçalo adotou uma série de medidas para otimizar o atendimento a pessoas com sintomas gripais. A UBS do bairro 5 Estrelas foi destacada para ser exclusiva para casos suspeitos de gripe e covid.

    A UBS Vereador Raimundo Vieira possui sala de testagem, sala de observação, sala de nebulização e medicação, assim como uma enfermaria com cinco leitos disponíveis.

    Uma equipe multidisciplinar está pronta para atender na UBS. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais estão aptos para oferecer o melhor atendimento.

    Em casos mais graves em que seja necessária uma transferência para São Luís, o SAMU de Santa Rita está de prontidão para fazer o traslado, equipado com ambulâncias, sendo uma UTI móvel.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura prepara mega evento para a 32ª corrida de São Sebastião em Codó

    Dia 20 de janeiro a tradicional corrida de São Sebastião estará de volta com as seguintes modalidades.


    Corrida Rústica (M/F)
    Corrida Speed (M/F)
    Corrida MTB (M/F)

    São mais de 40 mil em prêmios (Medalhas, troféu, dinheiro). As inscrições serão abertas a partir do dia 5 e vai até 15 de janeiro no portal codo.ma.gov.br.

    Para se inscrever contribua com 2 quilos de alimentos não perecíveis. (Obs: Entregar os alimentos na retirada dos kits). O evento ocorrerá no tradicional circuito da Avenida Augusto Teixeira.

    Ascom – PMC

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.