Emendas parlamentares do deputado Zé Inácio beneficiam comunidades em Apicum-Açu

    “Na última quinta-feira (30) estive na Secretaria de Infraestrutura na presença do secretário Aparício Bandeira e com o prefeito de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro.

    Na ocasião, realizamos a assinatura de convênio para a construção de um Campo de Futebol no povoado Cabeceiras. Uma demanda que foi solicitada pelo ex-prefeito e atual secretário municipal de infraestrutura do município, Cecé Monteiro”.

    Deputado Zé Inácio (PT)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Parceria entre Glalbert Cutrim e Bruno Silva garante mais avanços em Coelho Neto

    Amigos há muito tempo e aliados políticos desde a campanha de 2020, quando percorreram as ruas de Coelho Neto até a vitória avassaladora de Bruno Silva (PP), a parceria com o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), segue rendendo bons frutos para a população do município.

    Foto Divulgação

    Nesta quinta-feira (30), Glalbert Cutrim e Bruno Silva, acompanhados dos vereadores e de todo o grupo político, o maior da atualidade, estiveram nos povoados Brejinho e Piranhas, na zona rural do município, levando mais benefícios para população.

    Foto Divulgação

    “Realizamos a entrega dos dois sistemas de abastecimentos de água, sonho antigo dos moradores, que agora virou realidade graças a união de forças e muito trabalho desse grupo que tem transformado a realidade de Coelho Neto”, destacou Glalbert.

    Foto Divulgação

    Glalbert Cutrim é o pré-candidato a deputado estadual do prefeito Bruno Silva, e deve obter a maior votação na eleição marcada para outubro.

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Caxias, Fábio Gentil anuncia abono para profissionais da Educação e Garis

    A Prefeitura de Caxias (MA), anunciou que neste mês de julho de 2022, os profissionais da educação vão receber um abono. Além dos educadores, todos os demais profissionais serão contemplados. O anúncio foi feito pelo prefeito Fábio Gentil no encerramento do São João Que a Gente Quer. Ele ainda anunciou abono para os Garis.

    Prefeito Fábio Gentil

    Neste mês de julho teremos o 14ª para todos os salários da educação. E, vamos dá abono para aqueles que nunca tiveram, os Garis e Varredeiras de rua. Isso é valorização, porque enquanto a gente está dormindo, eles estão trabalhando. Só faz isso quem ama o município”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

    Além disso, o Prefeito Fábio Gentil, também destacou obras que serão inauguradas em parceria com o Governo do Estado. Obras que vão beneficiar toda a população de Caxias e da região, a exemplo da Policlínica e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia, dentre outras.

    Serão 40 km de asfalto. Nós vamos asfaltar a Pampulha, Lys Castro, Vila Lobão, Campo de Belém, Nova Caxias, João Viana, Volta Redonda e Vila Alecrim. Vamos abrir em parceria com o Estado, a Farmácia Estadual de Medicamentos, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, a Policlínica de Especialidades Médicas, a Clínica Sorrir“, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

    Foto Divulgação

    Além disso, o prefeito falou sobre os calçamentos que estão sendo realizados, nos bairros São Pedro e Nova Caxias, mas destacou obras que a gestão municipal também vai entregar nos próximos dias: A UPA Veterinária, no Conjunto Cohab para o cuidado com os animais e a UBS da Vila Paraíso, que será uma das maiores do Estado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Tuntum: Prefeitura na Comunidade foi realizado com sucesso no povoado Marajá

    Blog do Pedro Jorge

    A Prefeitura Municipal de Tuntum realizou nesta quinta-feira (30), o primeiro projeto ‘Prefeitura na Comunidade’, e o primeiro povoado contemplado foi o Marajá.

    Durante todo o dia de hoje foram realizadas várias ações no povoado através de todas as Secretarias Municipais.

    O prefeito Fernando Pessoa, a primeira dama Erika Costa, vice-prefeito Nelson do Nanxi, secretários, vereadores e funcionários das diversas secretarias do município atenderam a comunidade, que participou ativamente.



    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Zé Inácio destina emenda para educação de João Lisboa

    O deputado Zé Inácio esteve hoje na Secretaria de Educação com o prefeito de João Lisboa, Vilson Soares, e com a secretária de Estado da Educação Leuzinete Pereira para garantir melhorias na educação de João Lisboa.

    Foto Divulgação

    Na ocasião, foi assinado o convênio referente a emenda destinada pelo parlamentar para a aquisição de equipamentos que servirão para estruturar e garantir melhorias nas escolas do município de João Lisboa.

    “Esse é um momento de valorização da educação e como deputado é gratificante poder contribuir. E para isso contamos com o apoio do governador Carlos Brandão, através da Seduc, que tem investido cada vez mais para melhorar e ampliar a educação dos maranhenses, parabéns também ao prefeito Vilson que tem investido cada vez mais na educação de João Lisboa”, disse Zé Inácio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Hildo Rocha e prefeito Zé Martinho entregam viatura para Guarda Municipal de Cantanhede e vistoriam obras

    A Guarda Municipal de Cantanhede ganhou nova viatura que servirá para reforçar as ações da corporação. O veículo foi adquirido com recursos públicos federais originários de emenda individual do deputado federal Hildo Rocha. O parlamentar destacou que o benefício foi solicitado por membros da corporação, por meio de vereadores e do prefeito Zé Martinho.

    Foto Divulgação

    Zé Martinho é um prefeito trabalhador, é, portanto, um parceiro eficiente. São parcerias como essa, que nós mantemos aqui em Cantanhede, que geram benefícios para a população. Em razão dessa união foi possível fazermos a entrega de uma viatura que chega para reforçar, para dar melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal de Cantanhede. A cada dia o clamor da população por segurança pública aumenta. Dessa forma, o trabalho realizado pelas Guardas Municipais se torna ainda mais relevante e eu fico feliz por poder contribuir para melhorar o trabalho dos nossos amigos da Guarda Municipal de Cantanhede que é comandada pelo Major Ubiratan”, ressaltou Hildo Rocha.

    Foto Divulgação

    Governo municipal cuidando das pessoas

    O prefeito Zé Martinho também falou sobre a importância do novo benefício viabilizado pelo deputado Hildo Rocha para a população de Cantanhede.

    Foto Divulgação

    Aquilo que é melhor para a população a gente apoia. Por isso, a nossa população está satisfeita e eu me sinto feliz por mais essa conquista da nossa administração. Cuidar das pessoas é papel do poder público e isso nós estamos fazendo, aqui está mais um bom exemplo. Hoje fizemos a entrega de uma viatura que vai ajudar na segurança pública e quando nós conseguimos melhorar o setor da segurança a população se sente bem. Então, eu agradeço ao deputado Hildo Rocha e aos vereadores que também me ajudaram a materializar mais um sonho da nossa administração”, afirmou Zé Martinho.

    O Major Ubiratan, Comandante da Guarda Municipal de Cantanhede, ressaltou que proteger as pessoas é também uma das funções da Guarda Municipal.

    Quando o poder público proporciona os meios adequados a corporação trabalha com mais eficiência. Hoje nós temos a felicidade de receber uma viatura que chega para melhorar as condições de trabalho e tornar as ações da Guarda Municipal de Cantanhede mais eficientes. Agradeço ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Zé Martinho por essa ação importante para toda a sociedade cantanhedense”, enfatizou Ubiratan.

    Conquista marcante

    O vereador Dicó disse que a parceria institucional firmada entre o deputado Hildo Rocha e o prefeito Zé Martinho tem sido muito benéfica para a população de Cantanhede.

    É uma parceria muito boa, uma parceria que traz resultados importantes, não é uma parceria só de palanque como algumas que a gente vê aqui na nossa cidade. Hoje, Graças a Deus, Hildo Rocha e Zé Martinho entregaram mais uma grande conquista para a população. Isso sim é trabalho, é parceria de verdade porque os resultados aparecem. Por isso, eu quero agradecer e parabenizar Hildo Rocha e Zé Martinho por essa união tão benéfica para o município de Cantanhede”, sublinhou Dicó.

    É disso que o povo gosta

    O ex-vereador Dênis Roberth destacou que o deputado Hildo Rocha e prefeito Zé Martinho estão fazendo excelente trabalho em prol do município.

    “Hildo Rocha é um deputado que faz a diferença e Zé Martinho é um prefeito trabalhador. Então, não é à toa que estão fazendo um trabalho excelente. Essa dupla está fazendo bonito, é disso que o povo gosta. Eles estão de parabéns”, comentou Denis.

    Vistoria de obras na sede e na zona rural

    Após a entrega da viatura, Hildo Rocha e Zé Martinho, acompanhados de membros da equipe de governo e vereadores, visitaram as obras de reforma do Ginásio poliesportivo Roseana Sarney; construção de uma escola em tempo integral no bairro do Trado; modernização de algumas unidades escolares, entre elas a escola Pedro Freitas; creche Nilza Amorim Rocha; perfuração de poços artesianos nos bairros do Trado e Morro Branco e restruturação do Hospital Municipal Santa Filomena.

    Visita ao Hospital Municipal Santa Filomena
    Poço artesiano perfurado no povoado Morro Grande já está jorrando água
    Escola Municipal Nilza Amorim Rocha, uma das unidades escolares da rede pública municipal reformada e modernizada na administração do prefeito Zé Martinho

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Hildo participa do lançamento do curso que vai capacitar 200 mil Agentes de Saúde e de Combate às Endemias no país

    O deputado federal Hildo Rocha participou da solenidade de abertura dos cursos de formação técnica do programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde que vai proporcionar qualificação semipresencial, para formação de 200 mil Agentes de Saúde e de Combate às Endemias com formação técnica para as novas áreas de atuação em todo Brasil. As capacitações serão no formato semipresencial, com duração de 1.275 horas e, em 10 meses. As aulas começarão em Agosto.

    Foto Divulgação

    Hildo Rocha destacou que o Programa foi criado para atender as exigências das leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

    Os cursos irão melhorar e ampliar as ações dos agentes de saúde e de endemias que são fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profissionais exercem papel relevante na saúde preventiva, portanto, cada vez mais, se faz necessário que eles sejam devidamente preparados para melhorar o desempenho, a eficácia do trabalho que realizam porque sem os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias não há saúde preventiva. Dessa forma, após a conclusão dos cursos, com certeza esses profissionais da saúde estarão mais preparados para trabalhar com melhor qualidade em favor da saúde pública brasileira”, enfatizou Hildo Rocha.

    O Programa Saúde com Agente, coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

    Foto Divulgação

    Ao anunciar o lançamento dos cursos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que recursos humanos são parte fundamental da eficiência e da capacidade da assistência em saúde.

    Parte importante desses recursos humanos são os agentes comunitários de saúde. Eles são os olhos do SUS na casa dos milhões de brasileiros. Nada mais justo que valorizá-los e capacitá-los para levar atenção em saúde e um atendimento mais eficaz na ponta”, disse Queiroga.

    Como será

    Foto Divulgação

    O Saúde com Agente tem como objetivo a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania no SUS. O aperfeiçoamento da atuação desses profissionais é fundamental para prevenção de doenças e no cuidado com as pessoas, por meio da observação do dia a dia das famílias e do cotidiano das comunidades. Durante o período de seleção, encerrado em abril, mais de 236 mil agentes comunitários se inscreveram para as capacitações.

    O conteúdo completo dos cursos Saúde com Agente está disponível na internet, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para acesso, basta o uso de CPF e senha cadastrados no ato da matrícula.

    As teleaulas também são acessíveis por meio da televisão no Canal Mais Conasems, canal de TV aberto que é de acompanhamento livre e que requer o uso de antena parabólica ou de receptor de satélite.

    Durante as aulas na plataforma AVA, os alunos estarão sob o acompanhamento de tutores responsáveis por orientar o uso dos recursos on-line e pelo esclarecimento de dúvidas.

    A programação do curso prevê discussões em fóruns virtuais e avaliações de desempenho dos alunos. Apesar do acesso ao conteúdo ser livre, só os matriculados terão direito a certificado de conclusão dos cursos.

    Os concludentes dos cursos técnicos irão receber diplomas expedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Programa pró-vicinais inicia mais uma etapa: Estrada que liga os povoados Boa Vista a Estrada Nova tem barragem recuperada

    Entre os povoados Estrada Nova e Boa Vista está localizada a barragem que permite a circulação de pessoas entre essas duas localidades, todos os anos durante o inverno uma coisa era certa, as águas das chuvas levarem a barragem embora. Sem essa estrutura os moradores ficavam isolados.

    Foto Reprodução

    O trabalho do programa pró-vicinais tem o intuito de acabar com esses problemas crônicos, que dificultam a vida dos moradores de povoados com difícil acesso. As máquinas trabalham o dia todo, guiadas pelas equipes de trabalhadores que avançam rapidamente. Em cada trecho de estrada um trabalho diferente deve ser realizado para adequar a estrutura a necessidade do ambiente, na barragem que fica entre Estrada Nova e Boa Vista a compactação do material depositado na estrada é necessária para garantir a resistência do trabalho durante o período chuvoso.

    Após a compactação a elevação do terreno se faz necessária, bem como o sargetamento para direcionar as águas das chuvas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Zé Inácio assina convênio com o município de Centro Novo

    O deputado estadual Zé Inácio esteve na Secretaria Estadual de Infraestrutura – Sinfra, acompanhado do prefeito de Centro Novo, Junior Garimpeiro e do vereador Nego da Agricultura para assinatura de convênio para a recuperação de estrada vicinal no município. O deputado e o prefeito foram recebidos pelo secretário Aparício Bandeira.

    Foto Divulgação

    A obra será executada através de emenda destinada pelo parlamentar.

    A estrada vicinal da Quadra 25, na zona rural do município é o principal acesso para um dos pontos turísticos de Centro Novo.

    Na quarta-feira, 22, Zé Inácio esteve em Centro Novo na companhia do secretário de articulação política Rubens Pereira para o anúncio de 8km de asfalto, entrega de ambulância e assinaturas de ordens de serviços autorizadas pelo governador Carlos Brandão para pavimentação de vias e construção de estradas vicinais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dr Hilton Gonçalo participa de inaugurações do Restaurante Popular e Farol do Saber em Bacabeira

    O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, participou na terça-feira (21), em Bacabeira da inauguração de uma unidade da rede de Restaurante Popular e da nova biblioteca Farol do Saber Itevaldo Oliveira Costa. O gestor municipal acompanhou a comitiva de governo que também vistoriou obras de pavimentação asfáltica e entregou 300 cestas de alimentos e três toneladas de pescado. 

    O Restaurante Popular irá servir refeições no almoço e jantar, pelo valor simbólico de R$ 1,00, funcionando de segunda a sexta-feira. Este era um antigo pleito da prefeita Fernanda Gonçalo. A alimentação é preparada com orientação de equipe de nutricionistas. Este é o equipamento de número 113 do Governo do Maranhão.

    Já a rede de bibliotecas Farol do Saber é um equipamento educacional de incentivo à leitura e cultura que democratiza o acesso da população maranhense ao livro. Além do espaço para ler, oferece ainda oficinas, promove eventos com intuito de potencializar e disseminar o hábito da leitura.

    O prefeito parabenizou o Governo do Maranhão pela ações. Dr Hilton Gonçalo lembrou que o Restaurante Popular garante a segurança alimentar para população, enquanto que o Farol do Saber é um importante equipamento na complementação da educação do povo da região.

    A prefeita Fernanda Gonçalo agradeceu a parceria do Governo do Maranhão e o atendimento às demandas do município. “Estamos muito felizes por termos sido prontamente atendidos. O Governo tem sido um grande parceiro e sempre presente, o nosso governador Carlos Brandão, que é de muito tempo. Portanto, só temos a agradecer esse compromisso com a nossa cidade”, frisou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Codó transforma bairro São Francisco em um verdadeiro canteiro de obras após 12 anos de abandono

    O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco (PSD), transformou o bairro São Francisco em um verdadeiro canteiro de obras após 12 anos de esquecimento. A gestão de Zé Francisco vem olhando para as zonas mais críticas no município e priorizando as ruas mais afetadas com a falta de infraestrutura.

    Foto Divulgação

    Mais Asfalto

    Diversas ruas estão sendo asfaltadas para melhorar a trafegabilidade dos moradores do bairro São Francisco, as máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) trabalham a todo vapor. Os trabalhos de pavimentação asfáltica estão sendo executados nas ruas Pedro Álvares Cabral, Magalhães de Almeida e rua do Acre.

    Pavimentação em bloquetes

    Foto Divulgação

    O conjunto Parque Vitória onde convivem mais de 200 famílias está recebendo a pavimentação em bloquetes com sarjetas aperfeiçoando a qualidade do serviço. Olhando para a população mais carente, o atual prefeito de Codó tem se mostrado atuante em prol dos menos favorecidos.

    Revitalização Rua Rio de Janeiro 

    Um Canteiro Central foi construído na rua Rio de Janeiro, principal via de acesso ao Bairro São Francisco, para melhorar a trafegabilidade e proporcionar mais um ponto de lazer e atividade física para os moradores. Raimunda Maria, moradora do bairro, há mais de 23 anos, agradeceu ao prefeito Zé Francisco e relatou a nova cara que o bairro São Francisco vai viver a partir de agora.

    Foto Divulgação

    Eu moro aqui há mais de 23 anos e durante muito tempo o bairro São Francisco e a nossa rua sofrem com os alagamentos, intrafegabilidade, mato e muito, mais muito buraco […] mas isso ficou no passado com esse trabalho que já deu início aqui pelo prefeito Zé Francisco agora a realidade é outra, muito obrigado ao único gestor que olhou aqui por nós”, destacou a moradora.

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A pedido de Hildo Rocha, deputados e senadores fiscalizam as BR’s 135 e 222

    Deputados federais e estaduais, senadores, representantes do Tribunal de Contas da União, consultores da Comissão de Viação e Transportes da Câmara e autoridades municipais irão fiscalizar nesta sexta-feira (17) as rodovias BR-135 e BR-222. A fiscalização foi solicitada pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA).

    Deputado Hildo Rocha

    O ponto de partida será o km 002 da BR 135, em frente à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal/MA de onde a comitiva partirá às 08 horas. Na BR-135 serão fiscalizados dois trechos: a parte duplicada, entre Estiva e Bacabeira e a parte a ser duplicada, entre Bacabeira e Entroncamento. A etapa seguinte prevê inspeções em vários trechos da BR-135, entre Peritoró e Presidente Dutra.

    Mesa redonda

    Na etapa final da visita técnica os parlamentares e demais autoridades irão se reunir na prefeitura de Presidente Dutra onde será realizada uma rodada de debates acerca da situação em que se encontram as duas rodovias em questão.

    Todas as rodovias federais que atravessam o Maranhão apresentam problemas. A situação da BR-135, por exemplo, é emblemática. O primeiro trecho da duplicação, entre Estiva e Bacabeira, tem inúmeros problemas. A BR-222 não é diferente. Há anos essa rodovia tem problemas. Periodicamente fazem reparos, mas os serviços são de péssima qualidade pois em pouco tempo volta tudo como era antes”, destacou Hildo Rocha.

    Sumidouro de dinheiro público

    O deputado ressaltou que a falta de cuidados adequados, em relação às rodovias federais do Maranhão é antiga. “Essa situação não é de hoje, isso é antigo, há anos é assim. Não por culpa dos deputados federais e dos senadores pois a bancada federal do Maranhão tem destinado muitos recursos para o Dnit, mas a gente não vê os resultados. Então, solicitei essa visita técnica que será feita pelas comissões de Viação e Transportes e de Fiscalização Financeira e Controle, com participação do TCU. Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais é uma das atribuições dos deputados e nós estamos fazendo isso”, enfatizou Hildo Rocha.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.