Prefeitura de São Luís altera funcionamento de unidades de saúde na capital devido à diminuição de casos de Covid-19 na capital

Das 12 unidades de saúde que estavam atendendo exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias, duas permanecerão, quatro atenderão também a outras demandas e as demais voltam a ofertar consultas e realizar outros procedimentos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – tendo em vista o atual contexto da Covid-19 na capital maranhense e a gradativa diminuição do número de atendimentos na atenção primária de saúde observados no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade – colocará em execução, a partir da próxima segunda-feira (6), modificações na dinâmica no funcionamento de unidades de saúde na cidade. O foco serão as 12 unidades que, desde abril deste ano, estavam atendendo exclusivamente a pessoas com sintomas gripais e vinham sendo acompanhadas presencialmente e por teleatendimento. A medida segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

As unidades básicas de saúde do Cintra (no Anil) e da Vila Bacanga permanecerão com atendimentos voltados somente para sintomáticos respiratórios. Já os centros de saúde da Liberdade, Genésio Ramos Filho (na Cohab), Carlos Macieira (no Sacavém) e Cidade Olímpica I atenderão em dois fluxos: um setor específico para sintomáticos respiratórios e outro para demandas como consultas e outros procedimentos.

Por fim, os centros de saúde do Turu, São Raimundo, da Vila Sarney, além das unidades do São Francisco, Fabiciana de Moraes e Laura Vasconcelos retomam os atendimentos não relacionados a síndromes gripais. Estas seis unidades, a partir da semana que vem, estarão ofertando as vacinas contra a influenza para o público em geral.

Ainda em abril, quando a relação das unidades com síndromes gripais foi lançada, o Centro de Saúde Ribamar Frazão, na Vila Nova República, estava incluída, sendo substituída no mês passado pela Unidade Saúde da Família Vila Sarney.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, apesar das modificações, a oferta de estrutura para cidadãos com síndromes gripais dependerá do quadro sanitário futuro da doença na cidade. “A depender do contexto epidemiológico, a dinâmica adotada pode sofrer alterações, sendo revistas sempre que necessário. O objetivo da Prefeitura é voltar gradativamente com os atendimentos presenciais e assistência de outros serviços de forma plena”, afirmou.

Recentemente, o município de São Luís iniciou uma nova etapa na política de atuação dos pacientes diagnosticados com coronavírus. Em comum acordo com a direção do Hospital Universitário do Maranhão (HU), a gestão da saúde pública desativou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade federal. Além destas medidas, a Semus planeja liberar gradativamente uma das três alas de leitos clínicos do Hospital da Mulher que atende a casos mais graves de Covid-19.

SAIBA MAIS 

Novo fluxo de atendimento em unidades

EXCLUSIVOS PARA SÍNDROMES GRIPAIS

– CS Vila Bacanga – Avenida dos Portugueses, s/n – Bacanga

– UBS Cintra – Rua da Companhia, 01 – Anil

 EM DOIS FLUXOS (SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS E DEMANDAS)

– CS Liberdade – Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade

– CS Genésio Ramos Filho –  Rua 13, s/n – Cohab Anil

– CS Carlos Macieira – Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém

– USF Cidade Olímpica I – Avenida 4, Qd 36, Casa 11 – Cidade Olímpica

 PARA CONSULTAS E OUTROS PROCEDIMENTOS

– Unidade de Saúde da Família Vila Sarney, km 7, BR-135

– CS Fabiciana de Moraes – Rua 3, Qd 7, s/n – Habitat Nice Lobão

– CS Laura Vasconcelos – BR-135, Km, 23,  s/n, Vila Maranhão, região da Estiva

– CS São Raimundo – Vila Mauro Fecury, s/n – São Raimundo

– CS Turu – Avenida 07, S/N, Conj. Hab – Turu

– USF São Francisco – Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, são Francisco

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura retoma atendimento da Semfaz no Viva do Shopping da Ilha a partir de terça-feira (30)

Posto avançado vai disponibilizar aos contribuintes todos os serviços da secretaria, inclusive a emissão do boleto do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2020

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), retoma o atendimento aos contribuintes na unidade do Viva – Shopping da Ilha, localizado na Avenida Daniel de La Touche, a partir de terça-feira (30). Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a paralisação de diversas atividades, o atendimento ao contribuinte no posto havia sido suspenso temporariamente. Seguindo as normas para o retorno gradual às atividades na administração pública do Município, o funcionamento do posto será realizado de segunda a sábado, das 12h às 20h.

No posto avançado da Semfaz no shopping, os contribuintes terão à disposição todos os serviços, inclusive a emissão do boleto do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2020, e para quem estiver em dívida com o fisco municipal poderá fazer a adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís (Refaz 2020).

Para o Secretário Municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, o retorno das atividades no posto, irá descentralizar o atendimento na sede da Semfaz. “Apesar da pandemia, as atividades da Semfaz não paralisaram. Nesse momento de lançamento de IPTU e Refaz ao mesmo tempo, ficamos preocupados com a quantidade de pessoas no órgão, causando aglomeração de pessoas. Como a reabertura do posto de atendimento, vamos diminuir o quantitativo de pessoas em um local e dar celeridade ao atendimento”, afirmou.

Além do atendimento no Viva do Shopping da Ilha, o atendimento da Semfaz na Av. Kennedy, 1455 – Bairro de Fátima, está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. Se preferir, o contribuinte poderá agendar seu atendimento na Semfaz pelo canal de agendamento da Semfaz, que foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do contribuinte aos serviços prestados pelo fisco município. Para fazer o agendamento o contribuinte deverá acessar o portal da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), clicar no link AGENDAMENTO DE ATENDIMENTO e seguir as regras.

IPTU 2020

Este ano, a Prefeitura disponibilizou o teleatendimento do IPTU. Para emissão de boleto, informações sobre cadastro, isenção e outros, os contribuintes devem entrar em contato via whatsapp/ligação: (98) 99159-2769/ (98) 99162-5674 / (98) 98847-5037 / (98) 99186-3790

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Luís segue com cronograma de higienização de espaços públicos como medida de combate à Covid-19

Terminais de integração, feiras e mercados da capital estão contemplados nas ações de desinfecção que somam-se a outras ações de controle do novo coronavírus

Com as medidas de isolamento social sendo flexibilizadas, a retomada das atividades em curso e, consequentemente, o aumento do fluxo de pessoas nas ruas, a Prefeitura de São Luís reforçou a higienização de espaços públicos como em terminais de integração, paradas de ônibus, feiras e mercados da capital. As ações seguem a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior que dá prosseguimento às medidas de combate à Covid-19 na capital.

Nesta semana o Comitê Gestor de Limpeza Urbana já realizou trabalhos de desinfecção de espaços públicos, com foco nas áreas dos bairros da Cidade Operária, Cohama, Vicente Fialho, Angelim, Jardim América, Cidade Olímpica, São Cristóvão, Vinhais, Anjo da Guarda e Cohab. A agenda de serviços prossegue e vai contemplar diversos bairros da cidade.

No Vinhais, as ações se concentram na área da Feira Livre, com limpeza do piso, além de capina e roçagem em seu entorno. No bairro Anjo da Guarda, a higienização se concentrou nos mercados, enquanto na região da Cohab, os trabalhos tiveram foco no terminal de integração de transporte urbano.

Cumprindo todos os protocolos sanitários, os trabalhadores da Prefeitura de São Luís realizam os serviços usando equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Carros-pipa e pulverizadores são usados para promover a higienização dos locais.

Durante o trabalho, é utilizado uma solução à base de água e hipoclorito de sódio, de acordo com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para cumprir com maior efetividade a desinfecção dos ambientes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

PRF presta auxílio à mulher que deu a luz às margens da BR-316 no Maranhão

O nascimento aconteceu dentro de uma caminhonete, cujo condutor pediu ajuda aos policiais que faziam ronda durante a madrugada

Uma equipe PRF que realizava ronda noturna na BR-316/MA no início da madrugada desta terça-feira, 23 de junho, foi abordada pelo condutor de uma caminhonete L200, que estava parada nas margens da rodovia com uma mulher em trabalho de parto.

O evento aconteceu aos 35 minutos de terça-feira, no km 62 da BR-316, no perímetro urbano do município de Governador Nunes Freire, próximo à divisa com o Pará. O condutor da caminhonete observou a presença da viatura PRF e pediu ajuda. Os agentes desceram, observaram que a criança já havia nascido e chorava, passaram algumas instruções e procedimentos imediatos, e pediram para o a caminhonete acompanha-los até o hospital. Os policiais acionaram os profissionais de saúde, que prestaram o atendimento necessário verificando que o bebê passava bem, sendo uma criança do sexo masculino, que ainda não havia recebido nome.

O veículo que transportava a parturiente, uma caminhonete L 200, pertence a Secretaria Municipal de Saúde daquele município. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: PRF

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Godofredo Viana amplia ações de combate à Covid-19

A gestão do prefeito Sissi Viana (Republicanos) continua ampliando as ações de combate à proliferação do Novo Coronavírus (Covid-19) no município de Godofredo Viana, na região Leste do Maranhão.

Equipes de saúde estão percorrendo todas as localidades do município.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma nova etapa do trabalho, que consiste em levar equipes multiprofissionais para localidades mais afastadas. A medida está inserida em um Plano Estratégico que engloba todas as regiões da cidade.

No povoado Crispiana, médicos e enfermeiros realizaram testes rápidos nos moradores, além de oferecer vacinação e outros atendimentos na área da saúde básica.

Nesta sexta-feira (19), será promovido o chamado Dia D, que oferecerá monitoramento presencial/domiciliar a pacientes acometidos com sintomas gripais.

Equipes de saúde também estão percorrendo comunidades ribeirinhas, situadas na faixa de praia do município.

Graças a uma política de saúde eficiente e permanente, Godofredo Viana continua seguindo uma escala decrescente de casos de Covid.

Atualmente, segundo boletim epidemiológico, o município possui 70 pacientes que testaram positivo para doença. Destes, 38 já conseguiram se recuperar. Apenas três óbitos foram registrados.

Sissi Viana, ainda no mês de março, determinou todos os protocolos de segurança sanitária para preservar a saúde do cidadão godofredense.

Cidadão godofredense tem acesso rápido a medicamentos variados

Através de decretos, suspendeu as aulas na rede municipal de ensino com o objetivo de evitar aglomerações e evitar o contágio de alunos e docentes. As famílias dos estudantes, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, estão recebendo da Prefeitura cestas básicas como forma de garantir uma alimentação saudável e de qualidade.

O funcionamento do comércio não essencial foi proibido. Por meio de uma parceria entre Procon/MA e Vigilância Sanitária, inspeções continuam sendo feitas visando garantir que a determinação seja cumprida.

O uso de máscaras em ambientes públicos e de uso coletivo também é uma exigência que continua em vigência.

Uma nova ambulância Semi-UTI foi adquirida, com recursos próprios do município, e reforçou o trabalho de atendimento.

Sissi Viana instituiu a Gratificação de Combate ao COVID-19 (GC-COVID), um incremento salarial para os profissionais da área da saúde que exercem, diariamente, atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Godofredo Viana: Prefeitura realiza mais uma etapa de desinfecção de ruas e locais públicos

Com o objetivo de prevenir a propagação do Coronavírus, a Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste último fim de semana mais uma etapa do trabalho de desinfecção das Ruas e Avenidas da cidade e entorno dos locais com maior circulação de pessoas.

A ação conta com parceria da Mineração Aurizona e U&M. Ao todo, oito vias, incluindo as avenidas Teófilo Viana e a Deputado João Jorge Filho, foram higienizadas.

Os locais foram pulverizados com auxílio de um caminhão pipa, utilizando solução a base de água e hipoclorito de sódio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Emanuel Coimbra, a desinfecção traz resultados positivos para a prevenção ao Covid-19.

“O objetivo é reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias”, explica.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pinheiro: Povoado Paraíso recebe mutirão da Saúde de combate ao Covid-19

As estratégias para o enfrentamento da Covid-19 em Pinheiro têm surtido resultado positivo, vidas têm sido salvas, pensando na expansão da capacidade de atendimento do núcleo epidemiológico da Prefeitura de Pinheiro, o prefeito Luciano através da secretaria de saúde, criou os Mutirões da saúde, de combate a Covid-19, para atender um maior número de pessoas principalmente as que moram mais distante. O cronograma contempla uma região por semana.

A ação começou pelo polo Paraíso, que está recebendo hoje esse serviço de saúde. As equipes chegaram cedo, Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Laboratório, Técnicos em Enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde da localidade, estão realizando o atendimento da população.

Estão coletando material para teste da Covid-19 e distribuindo medicamentos que estão sendo usados no tratamento da doença. Essa ação conseguiu levar a população da comunidade de Paraíso, o pronto atendimento específico que está sendo utilizado no hospital Dr. Antenor Abreu.

“A população nos recebeu de braços abertos, com o carinho de sempre, a nossa preocupação é identificar os focos de contágio da Covid-19, para desenvolver mais políticas de combate a pandemia. Esse trabalho é fundamental”, disse o prefeito Luciano.

Segundo o boletim epidemiológico o Povoado Paraíso não tem casos registrados do novo coronavírus, outros povoados que compreende à região já tem casos confirmados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

“Nosso sonho se tornando realidade”, declara Osmar Filho após constatar avanço das obras do novo Mercado do São Francisco

Dando continuidade ao trabalho itinerante de visita às comunidades, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT) esteve, nesta quinta-feira (04), no bairro do São Francisco.

Na caminhada pelas ruas, o parlamentar conversou com moradores, respeitando as medidas de segurança sanitária e as recomendações de distanciamento social.

O presidente aproveitou também para constatar o avanço das obras do novo Mercado do São Francisco. Vale destacar que a construção da nova feira é uma reivindicação dos comerciantes e moradores desta região da cidade e que vinha sendo defendida por Osmar Filho no Parlamento Municipal, desde o ano passado, e que durante anos – como político, cidadão e morador – lutou para que a tão sonhada obra se transformasse em realidade.

“Ouvi as solicitações e demandas dos moradores sobre assuntos do bairro. Sabemos das carências que existem nesta comunidade, por isso, estamos retornando ao bairro para saber das dificuldades enfrentadas; além de constatar o avanço na execução da obra realizada na feira, que vai trazer benefícios aos moradores, aos feirantes e as diversas famílias da comunidade”, ressaltou Filho.

Atualmente, a obra está em andamento, com partes da estrutura de paredes levantadas.

Também já foram concluídos os alicerces de concreto armado das paredes de alvenaria dos boxes e estão sendo iniciados os demais serviços necessários para a edificação do novo prédio.

A luta do vereador não é de hoje. Osmar reuniu-se por diversas vezes com os feirantes, tendo visitado o espaço em várias oportunidades.

Ano passado, por exemplo, ele acompanhou representantes da Associação dos Feirantes em reunião na sede da Prefeitura. Lá, além de terem acesso ao projeto arquitetônico do novo espaço público, receberam do prefeito Edivaldo a garantia da execução dos serviços.

“Trata-se da realização de um sonho que, graças ao prefeito Edivaldo e ao vereador Osmar Filho, se tornará realidade”, disse, à época, o feirante José Humberto.

Sobre a obra – Orçada em pouco mais de R$ 3,4 milhões, a obra de construção do novo Mercado está sendo executada com recursos próprios do município. O prédio antigo está dando lugar a um novo espaço com instalações elétricas e hidráulicas renovadas.

O equipamento público ganhará novo sistema hidráulico, boxes padronizados, iluminação moderna, sistema de câmara de vídeo, área de estacionamento, sistema de drenagem, dentre outras benfeitorias. Além disso, toda a sua área terá acessos para pessoas com mobilidade reduzida.

Os serviços beneficiarão mais de 250 feirantes que, hoje, estão trabalhando em uma área provisória.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Covid-19: Pacientes recuperados emocionam profissionais da saúde e moradores de Godofredo Viana

As políticas públicas eficientes de combate ao Novo Coronavírus, implantadas pela gestão do prefeito Sissi Viana (Republicanos), continuam surtindo efeito positivo não apenas no que diz respeito a controlar a disseminação da doença no município de Godofredo Viana, mas também no que se refere a proporcionar a plena recuperação daqueles que contraíram a infecção.

Atualmente, a cidade possui 34 pacientes que testaram positivo para a Covid-19.

Dezesseis já conseguiram se recuperar e apenas três óbitos foram registrados.

Esta semana, mais cinco pacientes recuperados deixaram as dependências do Centro de Saúde Aprígio de Oliveira Silva, unidade que foi reformada e ampliada pelo prefeito.

Paulo Almeida da Silva, de 71 anos; Elma Rosário Silva e Silva, 66; Juvino Farias dos Santos Baldez, 76; Brahna Pereira Silva, 24; e Mônica Sardinha da Silva, 34; emocionaram os profissionais de saúde e a população godofredense.

“Agradeço a Deus por ter nos livrado deste mal. Agradeço os profissionais de saúde que cuidaram de nós com muito zelo e carinho”, comentou Paulo Almeida.

Para Emanoel Coimbra, secretário municipal de Saúde, constatar a recuperação de diversos pacientes é mais do que ter a certeza de que o trabalho está sendo bem desenvolvido.

“É uma bênção, na verdade. Quero, mais uma vez, agradecer todo o empenho do prefeito Sissi, que não mede esforços para reforçar, diariamente, o setor da Saúde e as ações voltadas para combatermos o Covid em Godofredo Viana”, afirmou.

Ações – Sissi Viana, ainda no mês de março, determinou todos os protocolos de segurança sanitária no sentido de evitar a disseminação do vírus, contribuindo, desta forma, para preservar a saúde do cidadão godofredense.

Através de decretos, suspendeu as aulas na rede municipal de ensino com o objetivo de evitar aglomerações e, consequentemente, o contágio de alunos e docentes. As famílias dos estudantes, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, estão recebendo da Prefeitura cestas básicas como forma de garantir uma alimentação saudável e de qualidade.

O funcionamento do comércio não essencial continua proibido. Por meio de uma parceria entre Procon/MA e Vigilância Sanitária, inspeções estão sendo feitas visando garantir que a determinação seja cumprida.

O uso de máscaras em ambientes públicos e de uso coletivo também é uma exigência que continua em vigência.

Barreiras sanitárias e de fiscalização foram instaladas na entrada da cidade objetivando identificar pessoas que apresentem sintomas da doença.

Uma nova ambulância Semi-UTI foi adquirida, com recursos próprios do Município, e reforçou o trabalho de atendimento.

Sissi Viana instituiu a Gratificação de Combate ao Covid-19, um incremento salarial para os profissionais da área da saúde que exercem, diariamente, atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

A Prefeitura continua executando o trabalho rotineiro de higienização e desinfecção de prédio públicos e de áreas comuns do município.

O setor da Farmácia Básica garante de forma rápida e sem burocracia medicamentos para os pacientes que testaram positivo para o vírus.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz recebem kits higiene em Vitória do Mearim

Começou nesta quarta-feira (3) a entrega de 150 kits de higiene e limpeza para as famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz em Vitória do Mearim. 

As 150 famílias em situação de vulnerabilidade estão recebendo detergente líquido, água sanitária, sabão em pó e em barra, desinfetante e álcool em gel em mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“A entrega dos kits de higiene e limpeza contempla muito bem o caráter do Criança Feliz, que é um programa muito abrangente, passando por todos os aspectos da família para garantir o desenvolvimento das crianças em situação de vulnerabilidade ainda mais afetadas pela pandemia que estamos passando”, disse a prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coêlho.

Os povoados de Jaguari e Jacaraí foram os primeiros a receber a ação, que segue até o dia 11 de junho, contemplando as comunidades de Nova Vitória, Vila Reginaldo, João Diogo, Alto São Francisco, Manijituba, Itapuytapera, Poeirão, Campinas, Conjunto do Hélio e Vila União.

O Programa Criança Feliz foi criado em 2016 pelo Governo Federal, e é desenvolvido em parceria com os estados e municípios, tendo como objetivo acompanhar de perto a primeira infância de crianças no país, entre 0 e 6 anos de idade. Em Vitória do Mearim o programa está em funcionamento desde 2018.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.