O novo Mercado do São Francisco e o reconhecimento da luta de Osmar Filho

O São Francisco, um dos bairros mais tradicionais e antigos de São Luís, com 404 anos de fundação, está em festa.

A Prefeitura, através do programa São Luís em Obras, deu início ao trabalho de construção do novo Mercado da localidade.

O serviço atende a uma reivindicação antiga dos moradores e comerciantes e também se constitui em um merecido reconhecimento ao vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal e que durante anos – como político, cidadão e morador – lutou para que a tão sonhada obra se transformasse em realidade.

“Agradeço o apoio e sensibilidade do prefeito Edivaldo em ter atendido nosso pleito. O novo Mercado oferecerá aos comerciantes ótimas condições de trabalho e também contribuirá para aquecer a economia do São Francisco, importante bairro da nossa capital”, comentou o parlamentar.

Osmar reuniu-se por diversas vezes com os feirantes, tendo visitado o espaço em várias oportunidades.

Ano passado, por exemplo, em visita à sede da Prefeitura, ele acompanhou representantes da Associação dos Feirantes que, além de terem acesso ao projeto arquitetônico do novo espaço público, receberam do prefeito Edivaldo a garantia da execução dos serviços.

“Trata-se da realização de um sonho que, graças ao prefeito Edivaldo e ao vereador Osmar Filho, se tornará realidade”, disse, à época, o feirante José Humberto.

Orçada em pouco mais de R$ 3,4 milhões, a obra está sendo executada com recursos próprios do município e tem prazo de duração de doze meses.

O equipamento público ganhará novo sistema hidráulico, boxes padronizados, iluminação moderna, sistema de câmara de vídeo, área de estacionamento, sistema de drenagem, dentre outras benfeitorias. Além disso, toda a sua área terá acessos para pessoas com mobilidade reduzida.

Vales destacar que os feirantes, para não terem prejuízos, foram removidos para um espaço provisório, localizado no próprio bairro, onde estão podendo comercializar os seus produtos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito de Presidente Dutra e deputado entregam ambulância na zona rural

O prefeito Juran Carvalho, de Presidente Dutra, e o deputado estadual Ciro Neto participaram na manhã de segunda-feira, dia 13, da entrega de uma ambulância para povoados da zona rural daquele município.

A ambulância servirá para atender os moradores dos povoados e ficará à disposição da zona rural com o objetivo de fazer atendimentos,  deslocamentos e melhorar a saúde da população de Presidente Dutra.

Na oportunidade, o vereador André Jardins parabenizou o prefeito e destacou “diversos avanços na saúde já na gestão de Juran Carvalho”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Com melhorias nas estradas vicinais, Prefeito Eric Costa leva mais dignidade ao homem do campo

Blog Chico Araújo

A administração do Prefeito Eric Costa é marcada por diversos avanços e conquistas que também beneficiam o homem do campo em Barra do Corda-MA.

Como exemplo disso, Eric Costa segue honrando seu compromisso de beneficiar, também, a zona rural do município pois, nessa segunda-feira dia 13 de janeiro, esteve vistoriando os serviços de melhoramento da trafegabilidade e acessibilidade das estradas vicinais que interligam diversos povoados. Comprovem assistindo esse vídeo publicitário:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Luís executa obras de manutenção da infraestrutura urbana em áreas do Centro de São Luís

Na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior o Centro de São Luís tem recebido diversos investimentos que estão recuperando a área. Além das grandes obras de requalificação estão sendo executados também serviços para a recuperação de calçamento, sarjetas e mobiliário urbano em diversas vias da região. O objetivo é garantir a mobilidade, acessibilidade e as condições de lazer do Centro Histórico e seu entorno, que tem recebido um grande volume de pessoas como reflexo das ações de recuperação do patrimônio histórico e de ocupação dos logradouros com atividades artísticas, culturais e de lazer.

O trabalho está sendo coordenado pela Sub-Prefeitura do Centro Histórico e desde que foi iniciado já recuperou todas as transversais da Rua Grande, que foi completamente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Ao todo, foram recuperadas 10 transversais e uma travessa, que tiveram as calçadas e o pavimento (com paralelepípedos) recuperados.

O sub-prefeito do Centro Histórico, Jefferson Viégas, informa que o objetivo específico do trabalho que está sendo realizado por determinação do prefeito Edivaldo é fazer a recuperação de vias no Centro Histórico de São Luís e entorno. “Com todas as obras em execução no Centro está havendo um aumento no fluxo de pessoas que diariamente frequentam esta região, por isso, precisamos manter as ruas e travessas funcionais, com calçamento e piso que garantam ao transeunte circular com segurança, garantindo acessibilidade e diminuindo o risco de acidentes”, disse.

Após a finalização das transversais da Rua Grande o trabalho seguiu para vias do bairro Praia Grande já sendo contempladas ruas como a da Palma, dos Mocambos, João Vital de Matos, de Nazaré, Portugal, da Praia Grande, da Misericórdia, Santa Rita, João Henrique, os becos Catarina Mina, dos Catraeiros entre outras.

Atualmente, estão sendo executados serviços na Rua 28 de Julho, onde está sendo feita a recuperação das calçadas; nas ruas da Estrela e Afonso Pena estão sendo realizadas a recuperação do pavimento (colocação de paralelepípedos). Na Rua do Giz está sendo feita a recuperação da calçada, no entanto, em razão das primeiras chuvas do ano, parte do piso cedeu, por isso, a Prefeitura também está fazendo a recuperação do pavimento.

“Durante o período chuvoso, algumas ruas do Centro Histórico devem ter este tipo de problema, que é a erosão do piso, então, já estamos preparados para fazer a recuperação do pavimento em tempo hábil, recolocando os paralelepípedos, para evitar transtornos aos frequentadores da região. Na sexta-feira (4) tivemos um problema semelhante na Rua da Palma, que já está totalmente recuperada”, informou o sub-prefeito do Centro Histórico Jefferson Viégas.


Também estão sendo recuperados os bancos das praças do Centro Histórico. Na Praça dos Catraeiros todos os bancos danificados já foram trocados. Os serviços seguem agora para a Praça do Desterro. Com isso, quem frequenta os logradouros passa a ter mais conforto. A mureta da Praça do Desterro e o paredão da rampa de acesso à Praça Pedro II também estão sendo recuperados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Edivaldo inicia obra de drenagem profunda e pavimentação na região da Divinéia

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) começou a semana cumprindo mais um compromisso assumido com a população. Foram iniciadas as obras de drenagem profunda e pavimentação na região da Divinéia.

O sistema de drenagem que será implantado na região da Divinéia terá cerca de 11,5 km de extensão de rede. A obra compreende a implantação de tubulação, galerias e a retificação de um trecho do canal do Planalto Turu.

Esta é mais obra de infraestrutura realizada na gestão do pedetista que vai solucionar problemas estruturais na cidade. O bairro Divinéia sofre com os alagamentos durante o período chuvoso devido à falta de rede de escoamento da água das chuvas.

O trabalho vai garantir o desenvolvimento urbano, social e econômico da região, valorizando o local e proporcionando mais bem-estar para a população, que aguarda por esta obra há pelo menos 20 anos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Paulo Marinho quer Porto Seco em Caxias

O ex-prefeito Paulo Marinho tem sido incansável na luta pela implantação do Porto Seco na cidade de Caxias. Segundo Marinho, que fez especialização no Japão na área de portos e comércio exterior, o Porto Seco será o maior indutor de desenvolvimento do Maranhão capaz de criar em seu entorno milhares de emprego e tirar do marasmo a economia maranhense além de ampliar as receitas estaduais e.municipais.

O senador Roberto Rocha autor do projeto de criação da ZEMA tem dito que o Porto Seco de Caxias é fundamental para viabilizar a zona de exportação maranhense em estudo no governo federal. Caxias, conforme Paulo Marinho, oferece todas as condições para a implementação do Porto: logística privilegiada, modais de transporte e mão de obra qualificada a disposição.

Confira abaixo a explicação dada por Paulo Marinho:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vereador Honorato acompanha cortejo do bloco tradicional Os Foliões

Na tarde deste domingo (12), o vereador Honorato Fernandes (PT) prestigiou o Dia do Caçador, um grande baile popular à fantasia realizado pelo bloco tradicional Os Foliões, que oficializou o início das apresentações do grupo, nas festividades momescas de São Luís.

O parlamentar, que também é padrinho do bloco, acompanhou o cortejo festivo, que percorreu o circuito de São Pantaleão-Madre Deus, com parada especial na Praça da Saudade.

“Particularmente, me sinto muito honrado, por poder fazer parte dessa grande festa, que já é tradição do calendário carnavalesco da nossa cidade e por , desde sempre, ter sido muito bem recebido pela família Os Foliões”, afirmou o vereador, que, desde 2018, vem apoiando, através do seu mandato, as atividades do bloco tradicional, tanto nas festividades do período carnavalesco, quanto do período junino.

“O apoio ao bloco é uma missão do nosso mandato. Apoiamos Os Foliões, assim como apoiamos outros diversos grupos culturais tradicionais que mantém a chama da nossa identidade cultural viva. Apoiar, incentivar, para que, de alguma forma, a gente contribua para a preservação da nossa cultura e valorização dos nossos atores culturais, essa é uma das missões do nosso mandato”, destacou Honorato.

Os Foliões é um grupo de cultura que produz, além do bloco carnavalesco, o show Folias Juninas, números teatrais infantis, o Reisado Folias de Natal e a dança Raízes de Portugal. Já representou a cultura popular maranhense, nas Américas e na Europa, ganhando também diversos prêmios. Agora, em 2020, o bloco tradicional vai completar 44 anos e levará para a Passarela do Samba o desfile, cujo tema será “Halloween, Doces ou Travessuras”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maternidade Benedito Leite (MA) promove palestra sobre aperfeiçoamento do aleitamento materno

Capacitação sensibilizou colaboradores sobre a importância da amamentação; iniciativa integra etapas para a certificação da unidade como Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu na última quinta-feira (09/01), palestra sobre aperfeiçoamento do aleitamento materno. A ação integra as etapas de treinamento e qualificação de colaboradores para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno pela Iniciativa de Hospital Amigo da Criança (IHAC). Esta etapa da capacitação foi destinada para equipes que atuam na recepção, maqueiros, auxiliares operacionais de serviços gerais, além de profissionais que atuam na área administrativa do equipamento de saúde. A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) será submetida a um monitoramento ainda este mês para adquirir a certificação de Hospital Amigo da Criança.

Coordenando a capacitação, a enfermeira Brenda Veras, membro do Comitê Estadual em Aleitamento Materno, explicou a importância da atividade para os colaboradores. “É um momento para sensibilização dos funcionários em relação ao aleitamento materno. Todos precisam entender a importância do aleitamento materno dentro da maternidade. Com o selo da IHAC seremos modelo e referência para pacientes e acompanhantes”, detalhou.

Brenda lembrou ainda que a maternidade Benedito Leite conta com uma equipe técnica de profissionais capacitados em aleitamento materno que acompanha e desenvolve ações de sensibilização com demais funcionários desde a recepção até a área administrativa. Ela destacou que a unidade de saúde realiza outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, por exemplo.

Durante a capacitação, a enfermeira também lembrou a importância do aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e deu dicas para uma amamentação segura, entre as quais, não ofertar chupetas e mamadeiras, e falou sobre a realização de massagens e ordenhas para evitar o ingurgitamento mamário – peito empedrado. Além desses alertas, a profissional falou da necessidade de evitar a oferta de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento até o sexto mês de vida.

A estratégia da IHAC é usada no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foi lançada em 1991, com intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. No Maranhão, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) foi reconhecida recentemente como Hospital Amigo da Criança. A unidade, também administrada pelo Instituto Acqua, possui um Banco de Leite Humano, é referência no atendimento à gestante e tem promovido ações que apoiam o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e OMS. Para ser amigo da criança, o hospital garante também livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, cumprindo o que determina a Lei do Acompanhante e ainda cumpre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Em 2019 Edilázio pediu investigação por precariedade da MA-315

Parlamentar cobra respostas do MP após denúncia formalizada em 2019

No centro das discussões após denúncia formalizada pelo deputado Wellington do Curso, a precariedade da rodovia MA-315 já é alvo desde o mês de abril de 2019 de um pedido de investigação formalizado junto ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Justiça Estadual, pelo deputado federal Edilázio Júnior (PSD).

A rodovia foi entregue em janeiro daquele ano, e apenas 3 meses depois já apresentava trechos deteriorados, o que dificultava a trafegabilidade no local. A MA-315 liga Barreirinhas à cidade de Paulino Neves.

Na ocasião da denúncia, Edilázio apontou irregularidades quanto ao aditivo de mais de R$ 2 milhões e lesão ao patrimônio público, já que a obra apresentava graves problemas logo após a sua inauguração.

Ele protocolou ação popular, mas até o momento não houve providências do Ministério Público sobre o caso – que agora recebe nova denúncia, formalizada por Wellington -.

“É um problema que ainda persiste e que se agravou de 2019 para cá. Lembramos que em 2018 o Governo do Estado assinou contrato no valor superior a R$ 9,1 milhões para a recuperação da estrada. Depois houve um aditivo de mais de R$ 2 milhões à obra, que contraria o que determina o contrato da obra e a apuração a respeito da qualidade dos serviços já efetuados na rodovia. Até o momento aguardamos as providências a respeito”, disse.

SAIBA MAIS

Em 2019, logo após a denúncia de Edilázio, a Secretaria de Estado da Infraestrutura assegurou o uso de um seguro da obra para a recuperação da estrada. Não há informações, contudo, a respeito da utilização ou não da apólice.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Eliziane lidera comissão em visita a terras indígenas

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) lidera a comissão de parlamentares da Câmara dos Deputados que fará diligência nesta sexta-feira (10), nas terras indígenas Araribóia, no Maranhão para averiguar in loco a situação de conflitos na região.

Além de Eliziane Gama, a comissão terá os deputados federais Joênia Wapichana (Rede-RR) e Nilton Tatto (PT-RS).

Os parlamentares irão para a Aldeia Juçaral, localizada no município de Amarante-MA e ouvirão os familiares do Guardião da Floresta, Paulino Guajajará assassinado no ano passado. Os recentes assassinatos de índios no Maranhão tiveram grande repercussão nacional e internacional.

A senadora Eliziane Gama informou que a comitiva também ouvirá as lideranças indígenas na localidade, Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Policia Federal e Funai.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

UFMA realiza obras de recuperação e manutenção do Centro de Convenções

SÃO LUÍS – A Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Maranhão (Sinfra) está realizando obras emergenciais de restauração do Centro de Convenções da Universidade. “Estamos no período de chuvas, portanto, as atividades estão voltadas para a identificação de vazamento de água e goteiras, e, logo após esse período, trocaremos as placas do teto que estão danificadas e iniciaremos o projeto de pintura”, explicou o superintendente Wener Teixeira dos Santos. 

As obras vão devolver ao Centro condições adequadas para sediar grandes eventos. O estado de sucateamento do espaço, resultante da falta de manutenção, nos últimos anos, inviabiliza a continuidade de suas atividades, suspensas temporariamente até o dia 23 de janeiro. A Superintendência de Infraestrutura não encontrou qualquer registro de controle de saída das cadeiras do local para outros espaços. Algumas foram encontradas até nas dependências do navio escola e em setores administrativos da universidade.

O Centro de Convenções, com capacidade para aproximadamente 5 mil pessoas, é um dos maiores espaços para a realização de eventos do Maranhão. Possui uma área de 8.802 m² e conta com quatro miniauditórios, com capacidade para cem pessoas cada, uma cozinha industrial, uma cantina, salas de administração, almoxarifado, sala de som e banheiros. As dependências estavam em estado de total abandono.

Segundo o superintendente, a equipe está realizando serviços em caráter emergenciais, trabalhando de maneira intensa, das 7h da manhã às 18h, todos os dias, para sanar alguns problemas internos. “Foram feitos alguns reparos, mas ainda não o suficiente para manter as condições plenas de funcionamento do prédio”, avaliou.

A equipe de Infraestutura da UFMA está planejando e efetuando atividades de recuperação e manutenção do prédio como substituição de forro; revisão das centrais de ar; troca dos vidros quebrados das janelas; reparos na rede elétrica, iluminação e piso; além da conclusão da reforma de alguns ambientes.

Wener Santos revelou que a empresa licitada teve seu contrato reincidido por não realizar os serviços de recuperação e manutenção, comprometendo a qualidade estrutural dos prédios dos câmpus de São Luís e de outros em Pinheiro e São Bernardo. “Iniciamos uma nova licitação, para atender, também, o câmpus de Balsas, além de estarmos preparando orçamentos, avaliando equipamentos, máquinas e reunindo recurso humano”, finalizou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Sissi Viana segue incentivando setor da agricultura familiar

O prefeito Sissi Viana continua incentivando ações relacionadas ao setor da agricultura familiar no município de Godofredo Viana.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está ampliando o trabalho de prestação gratuita de assistência técnica para pequenos agricultores da cidade que participam do Programa de Aquisição de Alimentos.

Por meio do PAA, o órgão municipal adquire a produção dos agricultores e criadores, situação que gera mais emprego e renda e movimenta a economia local.

Proprietária de uma unidade produtiva no bairro Iterere, onde cultura hortifrútis e pimenta, Dona Terezinha é uma das agricultoras que estão sendo beneficiadas com a assistência técnica gratuita.

Ela agradeceu o apoio do governo municipal e disse estar satisfeita com o aumento de produção e, consequentemente, mais arrecadação para sua família.

Em parceria com a SAF e AGERP, a gestão Sissi Viana entregou, recentemente, à trabalhadores da cadeira agroextrativista do açaí um hectare com sistema de irrigação, insumos, preparo de área para plantio; além do oferecimento de assistência técnica gratuita.

Serão implantadas no município quatro unidades produtivas, situação que fomentará consideravelmente a atividade, gerando mais emprego e renda.

Sissi Viana, desde que assumiu a Prefeitura, vem promovendo ações de fomentação do setor agrícola.

Em parceria com a Mineradora Aurizona, por exemplo, implantou o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que oferece aos pequenos agricultores familiares subsídio e apoio técnico para aumentar a produção e comercializa-la.

Sissi criou a Feira da Agricultura Familiar, iniciativa itinerante que favorece agricultores e criadores e que também beneficia o consumidor, que tem acesso a produtos de ótima qualidade e a preços mais baixos.

Novo maquinário foi adquirido pela Prefeitura, que o disponibiliza para os agricultores e criadores para que estes produzam mais e melhor.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.