Toca Serra tem aprovação de 84% da população de Pedro do Rosário

    O Prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, tem trabalhado incansavelmente em prol da cidade. No primeiro ano do mandato, já é possível ver mudanças significativas para a população.

    Prefeito Toca Serra

    O trabalho não para. São estradas vicinais, construção de pontes, colocação de bueiros, construção de escolas, postos de saúde, implantação de asfalto em povoados da zona rural e na sede do município, aquisição de veículos e equipamentos novos, pagamento sempre em dia para os servidores e fornecedores do município.

    O setor da cultura, esportes e lazer também têm muito a comemorar. Neste ano aconteceu o maior campeonato municipal de futebol masculino de todos os tempos, com premiação de R$ 20 mil. Além de gincana cultural, desfile de beleza negra, valorização das comunidades.

    No aniversário da cidade realizou um mega evento com show do Wesley Safadão. Várias outras obras estão em andamento, a exemplo do tão sonhado estádio municipal de futebol.

    Toca Serra é um gestor presente e comprometido com o município Pedro do Rosário. Todo o trabalho tem sido reconhecido pela população. Prova disso é o índice de aprovação do gestor, 84%, conforme pesquisa realizada pelo Instituto EXATA.

    Ainda segundo a pesquisa, 59% disseram que votariam em Toca Serra nas próximas eleições municipais. Foram entrevistadas 400 pessoas, entre os dias 22 e 24 de dezembro. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem deverro de 4 pontos para mais ou para menos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Esposa de Rigo Teles, Abigail Cunha, tem 56% na preferência do eleitorado de Barra do Corda para deputada estadual, diz pesquisa INOP

    O Instituto Nacional de Opinião Pública(INOP) realizou entre os dias 17 a 21 de dezembro de 2021 uma pesquisa para sondagem das eleições 2022.

    Dessa vez, o INOP ouviu 401 eleitores em 16 bairros e 14 povoados no município de Barra do Corda. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou menos. O nível de confiabilidade da pesquisa chega a 95%.

    ABIGAIL CUNHA, PRÉ-CANDIDATA A DEPUTADA:

    O Instituto INOP fez a seguinte pergunta ao eleitor em Barra do Corda:

    Em 2022 ocorrerá eleições gerais. Pergunto: O Sr.(a) votaria em Abigail Cunha, esposa de Rigo Teles, para deputada estadual?

    Resultado: 56,61% responderam que sim, votariam em Abigail Cunha para deputada estadual. 27,93% responderam que não votariam nela, outros 15,46% não souberam ou não quiseram responder.

    DEPUTADO FEDERAL:

    O INOP perguntou também se o eleitor Barracordense votaria no candidato a deputado federal apoiado pelo prefeito Rigo Teles. Resultado: 53,12% disseram que votam no candidato a deputado federal do prefeito Rigo Teles, 29,43% responderam que não votam e outros 17,45% não souberam ou não quiseram responder.

    SENADOR:

    O INOP perguntou ao eleitor ele(a) votaria no candidato a senador do prefeito Rigo Teles nas eleições de 2022. Resultado: 54,11% disseram que votariam no candidato a senador de Rigo Teles, 26,68% responderam que não e outros 19,21% não souberam ou não quiseram responder.

    GOVERNADOR:

    O INOP sondou o eleitorado de Barra do Corda quando a influência do prefeito Rigo Teles nas eleições para o governo do estado em 2022 e perguntou ao eleitor se ele(a) votaria no candidato a governador apoiado pelo prefeito Rigo Teles. Resultado: 54,36% responderam que votariam sim no candidato a governador apoiado pelo prefeito Rigo Teles, 26,43% disseram que não e outros 19,21% não souberam ou não quiseram responder.

    O INOP é o mesmo Instituto de Pesquisa que monitorou a corrida eleitoral nas eleições municipais de 2020 em Barra do Corda e foi o único que acertou no resultado das eleições e a vitória de Rigo Teles para prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Simplício Araújo pontua 7% no Maranhão e lidera em todos os cenários as pesquisas no Mearim e Médio Mearim

    O Solidariedade recebeu pesquisas de 120 municípios do Maranhão avaliando cenários de disputa para o governo do estado, senado e outras avaliações.

    Nas pesquisas é notório a boa avaliação do Secretário de Indústria, Comércio e Energia em todas as regiões do estado, especialmente nas maiores cidades do Maranhão como São Luís, Timon, Coroatá, Codó, Buriticupu e na região do Mearim e Médio-Mearim onde sua grande aceitação está irradiando em todos os municípios destas duas regiões a partir das cidades de Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras.

    Simplício Araújo já supera até mesmo a Ex-Governadora Roseana Sarney em algumas cidades do Mearim e Médio-Mearim, e no cenário sem Roseana pontua em segundo lugar com 7,5 por cento em todo o estado do Maranhão, o nome que aparece liderando nesse cenário é do Senador Weverton, com 9%, o vice-governador Carlos Brandão tem 5,5%, Edvaldo 4%, Lahesio 3%, Roberto Rocha 2%, Josimar 2%, Felipe Camarão 0,5%, Nenhum deles 2%, Não sabem não respondem 64,5%.

    Com menos de 6 meses de pré-candidatura, Simplicio Araújo tem ótima avaliação entre os que conhecem todos os candidatos, portando “ele melhor possibilidade de crescimento na opinião popular, uma vez que existem pré candidaturas lançadas a dois anos que não conseguem passar do patamar alcançado ou tem alta rejeição por parte da população. O grande índice de pessoas indecisas também podem favorecer o pré-candidato do Solidariedade, pois entre os pré-candidatos ele ainda é pouco conhecido é o Solidariedade aposta no histórico de resultados de Simplício com deputado federal e secretário de Indústria, Comércio e Energia, principalmente durante o combate à Pandemia”, disse Saulo Giovani, Secretário Geral do Solidariedade.

    Para Simplício “a hora ainda é de trabalho e solidariedade para com as pessoas e o maranhão, mesmo satisfeito com os números da pesquisa, quero continuar trabalhando até o último momento por mais empregos, crescimento econômico e alimentos para quem precisa, é com isso que a população, esses quase 70 por cento que não respondem as pesquisas, está preocupada nesse momento. Política é na hora da política” disse o pré-candidato a governador do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa revela que gestão do prefeito Dr. Júnior tem 84% de aprovação da população de Peritoró

    Pesquisa do Instituto Exata, de São Luís, divulgada nesta quarta-feira (1) mostra que o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior chega ao fim de seu primeiro ano de mandato com recorde de aprovação e popularidade de 84%. O instituto ouviu 352 entrevistados em diferentes localidades do município.

    A pesquisa avaliou a popularidade do gestor e o desempenho da administração em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras políticas públicas adotadas pelo governo O Progresso Chegou.

    A alta popularidade do prefeito Dr. Júnior e a aprovação de sua gestão devem-se ao grande número de obras de infraestrutura realizadas no município, a revitalização completa da rede pública de ensino, reforma das unidades de saúde e o combate efetivo a Covid-19, o fomento a produção agrícola, incentivo a cultura e a execução eficiente dos programas da assistência social. A visível e expressiva recuperação de Peritoró também está atraindo grande número de empresas e investidores para região.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Instituto aponta a queda na diferença entre Lula e Bolsonaro; Moro alcança o terceiro lugar

    Já não ultrapassa mais a 16% a vantagem que Lula vinha mantendo sobre o atual presidente da República, conforme apontavam as pesquisas de vários institutos de abrangência nacional.

    Levantamento feito pelo Instituto Paraná, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula teria uma diferença de apenas 6% em relação ao seu oponente, Jair Bolsonaro. Em outras institutos, o petista aparecia ameaçando ganhar no primeiro turno.

    A surpresa ficou por conta do nome do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que já deixou Ciro Gomes para trás e passou a ocupar o terceiro lugar, podendo surgir como a terceira via na disputa presidencial.

    Confira abaixo um cenário com o nome de João Dória na disputa:

    Lula (PT): 34,9%
    Jair Bolsonaro (sem partido): 29,2%
    Sergio Moro (Podemos): 10,7%
    Ciro Gomes (PDT): 6,1%
    João Doria (PSDB): 3,1%
    Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1,2%
    Simone Tebet (MDB): 0,6%
    Alessandro Vieira (Cidadania): 0,4%
    Rodrigo Pacheco (PSD): 0,4%
    Branco/nulo: 9,9%
    Não sabe/não respondeu: 3,5%

    Cenário 2 (com Eduardo Leite pelo PSDB)

    Lula (PT): 35,1%
    Jair Bolsonaro (sem partido): 29,8%
    Sergio Moro (Podemos): 11%
    Ciro Gomes (PDT): 6,1%
    João Doria (PSDB): 1,6%
    Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1,4%
    Simone Tebet (MDB): 0,5%
    Alessandro Vieira (Cidadania): 0,4%
    Rodrigo Pacheco (PSD): 0,3%
    Branco/nulo: 10,2%
    Não sabe/não respondeu: 3,4%

    Metodologia – O Paraná Pesquisa entrevistou 2.020 eleitores entre os dias 16 e 19 de novembro, em 164 municípios brasileiros. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais para os resultados gerais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Para deputado federal em São Luís, segundo o Escutec, lideram Duarte Júnior, Roseana e Neto Evangelista

    Conforme a pesquisa quantitativa feita pelo Instituto Escutec, Duarte Júnior aparece com 24% das intenções de votos se a eleição fosse hoje, seguido de Roseana Sarney com 21%, Neto Evangelista com 18%, Bira do Pindaré com 12%, Pedro Lucas Fernandes com 5%.

    Estão embolados com 3% os pré-candidatos a deputado federal Felipe Camarão, Lobão Filho, Rubens Pereira Júnior, nenhum deles com 7%, e não souberam ou não responderam 4%.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino é o segundo candidato a senador mais rejeitado, conforme pesquisa Econométrica

    O blog do Luís Cardoso tem sido o único até agora a apostar que o governador Flávio Dino não sairá candidato ao Senado Federal. Por um simples motivo : ele vem derretendo cada vez mais nas pesquisas e assim que sair do trono para se desincompatibilizar do cargo, a queda vai ser bruta.

    Pesquisa Escutec feita em outubro, apontou que Dino só vem caindo tipo o Vasco da Gama. Em julho do ano passado chegou a ter mais de 70%, liderando com ampla vantagem. Já em novembro baixou para 60% e em março deste ano ficou com 51% e em outubro despencou para 44%.

    O Instituto Econométrica comprovou a queda do governador e o apontou no seu recente levantamento que ele figura como o segundo candidato ao Senado mais rejeitado pelo eleitorado maranhense. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 a 6 de novembro.

    Ainda assim, Dino continua liderando, mas vendo pelo retrovisor o senador Roberto Rocha, que foi quem mais cresceu nas últimas pesquisas dos dois institutos. Confira abaixo o cenário pesquisado pela Econométrica:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Paulo Romão é surpresa em pesquisa Econométrica para o Senado

    O sociólogo Paulo Romão é mais uma peça que entrou no disputado jogo pela vaga única do Maranhão ao Senado, que estará em disputa em 2022, de acordo com levantamento feito pela Econométrica entre os dias 3 e 6 de novembro.

    É a primeira aparição do petista em uma pesquisa de intenção de votos para a vaga desde que anunciou sua disponibilidade pelo partido de Lula, há cerca de um ano. Em dois dos três cenários apresentados pela sondagem, Romão surpreende ao se posicionar no 4º lugar na preferência dos eleitores ouvidos pela Econométrica.

    O melhor desempenho de Romão aparece num cenário em que o governador Flávio Dino não entraria na disputa, surgindo com 6,8% das intenções de voto, ficando atrás de Roberto Rocha (35,4%), Othelino Neto (14,5%) e Josimar Maranhãozinho (13%).

    No segundo cenário, Dino lidera a pesquisa para o Senado, com 45,3% das intenções. Os desempenhos de Rocha e Maranhãozinho caem para 24,3% e 9,8%, respectivamente, com o petista ficando com 4,2% da preferência.

    Em um terceiro cenário sondado, sem a presença de Romão, o 4º lugar fica com Edivaldo Holanda Júnior (6,5%), atrás de Maranhãozinho (9,9%), Rocha (24,5%) e Dino (44,4%).

    O resultado consolida o trabalho de formiguinha que o petista vem fazendo ao longo do último ano, focado em convencer os petistas a tornarem-se aliados numa provável disputa. O caminho é longo, visto que o nome do PT para qualquer disputa eleitoral precisa vir balizado pelo voto interno dos filiados.

    Estamos fazendo um trabalho de base amplo, abrindo diálogo com diversas instituições, com os movimentos sociais, líderes políticos e com a própria sociedade. A intenção de nossa campanha é apresentar um candidato novo, mostrar que o Partido dos Trabalhadores apresenta bons quadros e que o nosso interesse é trabalhar para fazer o brasileiro feliz de novo”, destaca Paulo Romão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Roseana se empolga com pesquisas e pode aceitar disputar a eleição de governador

    Se depender do amigos mais próximos, Roseana Sarney volta a disputar o cargo de governador, mas a depender dos familiares ela fica mesmo em casa cuidando de netos e da culinária, especialidade que abraçou nos últimos dois anos.

    Ocorre que as pesquisas por ela recebidas são cada vez mais cativantes, com resultados que indicam o caminho livre para obter o passaporte do eleitorado e chegar ao Palácio dos Leões.

    Sempre com o dobro da votação do segundo colocado, senador Weverton Rocha, a ex-governadora tem se animado com os índices dos institutos. Em várias cidades, como em Coelho Neto, por exemplo. Lá, O Escutec apurou que Roseana ganharia com folga se a eleição fosse hoje, como mostram o resultado abaixo:

    Visualizar alterações (abrir em uma nova aba)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Datafolha: Com larga vantagem, Lula lidera e vence Bolsonaro por 55% a 32%

    Carta Capital

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira 12 indica o ex-presidente Lula (PT) com larga vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro em uma projeção para as eleições de 2022.

    Bolsonaro e Lula. Foto Reprodução

    No primeiro turno, o petista tem 41% das intenções de voto, contra 23% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Na sequência, aparecem Sergio Moro, com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck, com 4%; João Doria (PSDB), com 3%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo), com 2%.

    9% dos entrevistados disseram optar pelo voto branco ou nulo e 4% estão indecisos.

    Em um segundo turno contra Bolsonaro, Lula também aparece com ampla folga na liderança: 55% a 32%. O ex-presidente também superaria Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).

    Bolsonaro, por sua vez, empataria tecnicamente com Doria (39% x 40%) e perderia para Ciro (36% x 48%).

    Trata-se do primeiro levantamento produzido pelo Datafolha após a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as condenações de Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o petista. A determinação da Corte restituiu os direitos políticos de Lula.

    O Datafolha ouviu 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Lula aumenta na preferência do eleitorado maranhense, segundo pesquisa Exata

    Pesquisa realizada pelo Instituto Exata e divulgada terça-feira (23), mostra que o ex-presidente Lula aumentou na preferência do eleitor do Maranhão, ganhando de Jair Bolsonaro por larga vantagem de diferença, caso a eleição para presidente da República fosse hoje.

    Pelo resultado deste último levantamento feito pelo Exata, Lula lidera com 69% e Bolsonaro apenas 16%. Agora, com a confirmação de que Lula estará elegível em 2022, a surra vai ser grande e dolorida.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Turilândia, Paulo Curió vence a eleição com 70% dos votos

    O Instituto Escutec realizou um levantamento com 300 eleitores do município de Turilândia.

    A pesquisa destacou o favoritismo do candidato a prefeito Paulo Curió com a população.

    Devido ao seu ótimo desempenho no período de campanha, o candidato conquistou a confiança dos moradores que acreditam ser o próximo prefeito da cidade, aparecendo com com 80% dos votos na pesquisa.

    No cenário espontâneo, se as eleições fossem hoje Paulo Curió venceria com 67% das intenções de voto, seguido de Gonzaga Ferraz com 20% e Manelzinho do Frango com 2%. Ninguém com 1% e não sabem e não responderam com 10%.

    No cenário estimulado, o candidato Paulo também dispara em liderança, aparecendo com 70% dos votos, em segundo lugar Gonzaga Ferraz com 21%, seguido de Manelzinho do Frango com 2%, Bileco e Natal Gonçalves ambos com 1%. Nenhum deles 1% e não sabem ou não responderam com 4%.

    A pesquisa também identificou a rejeição dos candidatos ao questionar os entrevistados em quem não votariam nessas eleições. Em todos os cenários, o resultado negativo de Gonzaga Ferraz se destacou com um alto índice de desaprovação.

    Sendo 45% de forma espontânea, sem ser informado o nome dos candidatos aos eleitores e 47% de forma estimulada, quando é apresentado o nome dos candidatos.

    O intervalo de confiança é de 90% com margem de erro de 5% para mais ou para menos.

    O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 de novembro e registrada no TSE sob o número MA-06937/2020.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.