Luís Fernando será eleito com folga em Humberto de Campos com 43,2% contra 23,8 de Zé Ribamar

    Blog Marcelo Vieira 

    Pesquisa realizada pelo instituto Prever realizada em Humberto de Campos aponta vitória tranquila do candidato do DEM Luís Fernando.

    De acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, Luizinho seria eleito prefeito com 43,2% dos votos, contra 23,8% do atual prefeito Zé Ribamar e 21,3% da terceira colocada Gardênia.  Desde sua pré-candidatura até agora a vantagem de Luizinho só aumenta e hoje a diferença é de quase 20 pontos pra o segundo colocado e de mais de 20 pontos para a terceira colocada.

    Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor responde sem que seja apresentado uma lista de candidatos, Luís Fernando também tem larga vantagem e é o escolhido por 39,9% do eleitorado. O prefeito Zé Ribamar aparece com 22,2% seguido de Gardênia com 17,5%.

    A pesquisa também avaliou a percepção de vitória do eleitor e a rejeição dos candidatos. Para  39,3% do eleitor,  Luís Fernando vence a eleição, enquanto apenas 24,4% do eleitorado acredita na eleição do prefeito Zé Ribamar e somente 12,2% acreditam numa vitória de Gardênia.

    Rejeição

    No quesito rejeição, quando o eleitor diz em quem não votaria de jeito nenhum, o prefeito Zé Ribamar é o mais rejeitado pelo eleitorado com 48,8%.  Segundo especialistas , esse alto  índice de rejeição é irreversível, ou seja, segundo esse levantamento, Zé Ribamar não tem chances de vencer a eleição. Gardênia é a segunda mais rejeitada com 18,6% .  O menos rejeitado é o candidato do DEM, Luizinho, com apenas 11,4% .

    Consolidado

    Diante dos números da pesquisa Prever, a vitória de Luiz Fernando é praticamente certa.  Ele lidera com quase 50% das intenções de votos e tem uma vantagem de mais de 20 pontos sobre seus adversários. E além de ter  a menor rejeição, e ainda conta a alta rejeição do atual prefeito Zé Ribamar.

    Registro 

    O instituto Prever Pesquisas de Opinião, contratado pela CES Soluções Tecnológicas LTDA / CES  Telecom, ouviu 361 eleitores em Humberto de Campos, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2020. A com margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número MA-09527/2020.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ibope em Teresina: Dr. Pessoa, 34%; Kleber Montezuma, 18%; Fábio Abreu,16%

    Por G1 PI

    Pesquisa Ibope divulgada pela TV Clube nesta sexta-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de Teresina nas Eleições 2020:

    O nome do candidato Gervásio Santos (PSTU) não foi citado pelos entrevistados.

    Rejeição

    A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

    • Fábio Abreu (PL): 25%
    • Kleber Montezuma (PSDB): 22%
    • Lourdes Melo (PCO): 21%
    • Dr. Pessoa (MDB): 14%
    • Fábio Novo (PT): 14%
    • Pedro Laurentino (UP): 9%
    • Gervásio Santos (PSTU): 8%
    • Major Diego Melo (Patriota): 8%
    • Simone Pereira (PSD): 7%
    • Gessy Fonseca (PSC): 6%
    • Mário Rogério (Cidadania): 6%
    • Fábio Sérvio (Pros): 5%
    • Lucineide Barros (PSOL): 5%
    • Poderiam votar em todos: 5%
    • Não sabem ou preferem não opinar: 14%

    Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.

    Sobre a pesquisa

    • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
    • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Teresina
    • Quando a pesquisa foi feita: 14 a 16 de outubro
    • A pesquisa foi encomendada pela TV Clube
    • Número de identificação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí: PI 05564/2020

    O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Biné Soares cresce e disputa fica acirrada em Presidente Dutra, aponta pesquisa

    Levantamento mais recente feito pela MBO Pesquisa aponta que nas últimas semanas o candidato que mais cresceu foi Biné Soares e levando a disputa para empate técnico, considerando as margem de erro que é de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de outubro e registrada sob o protocolo MA-03415/2020, tendo como nível de confiança 96,5% e foram ouvidos 500 eleitores.

    Confira abaixo o resultado que mostra o acirramento entre Biné Soares e Raimundinho da Audiolar, mo critério espontâneo e a pequena diferença no critério induzido:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Belezinha lidera em todos os cenários em Chapadinha, mostra Escutec

    Blog Atual7

    A candidata a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PL), lidera em todos os cenários pesquisa de intenção de votos para vencer as eleições em novembro. É o que revela levantamento feito pelo Escutec, entre os dias 28 de 30 de setembro, divulgado nesta quinta-feira 15.

    De acordo com os números, no cenário estimulado, que é quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados, Belezinha tem a preferência de 45% dos eleitores ouvidos pela instituto. Em segundo lugar aparece Magno Bacelar (Cidadania), que busca a reeleição, com 23%. Na sequência, Higor Almeida (PSB, 18%), Aldy Júnior (DEM, 5%), Neto Pontes (PSL, 2%), Márcia Gomes (MDB, 2%) e Professor Jânio (PSOL, 1%). Nenhum deles 1% e não sabem ou não responderam 3%.

    Ainda na estimulada, na iminência de indeferimento do registro de candidatura de Magno Bacelar por enquadramento na Lei da Ficha Limpa, o Escutec simulou dois cenários sem gestor na disputa e ele declarando apoio a outros nomes.

    Cenário 1
    Higor Almeida com apoio de Magno Bacelar

    Neste cenário, Belezinha mantém a liderança com 50%. Em segundo lugar, aparece Higor Almeida com 20%, seguido por Aldy Júnior com 6%, Neto Pontes 3% e Professor Jânio 1%. Nenhum deles 11%, não sabem ou não responderam 9%. Neste cenário, a candidata Márcia Gomes não pontuou.

    Cenário 2
    Talvane Hortegal com apoio de Magno Bacelar

    Belezinha mantém a liderança com 50%. Em segundo lugar, aparece Higor Almeida com 22%, seguido por Talvane Hortegal com 7%, Aldy Júnior tem 6% e Professor Jânio 1%. Nenhum deles 5%, não sabem ou não responderam 9%. Neste levantamento, os candidatos Neto Pontes e Márcia Gomes não pontuaram.

    Na espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Belezinha também lidera sondagem com uma larga vantagem. Ela tem 37% das intenções de voto. Magno Bacelar 22%, Higor Almeida 16%, Aldy Júnior 2%, Neto Pontes 1% e Talvane Hortegal 1%. Nenhum deles ou não sabem/não responderam somam 2%. A candidata Márcia Gomes não pontuou.

    A pesquisa ouviu 400 pessoas, com idade a partir de 16 anos, na sede e na zona rural de Chapadinha, e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-08876/2020. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, e a confiabilidade é 90%.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Instituto Amostragem diz que Ferdinando Coutinho ganha de capote do seu adversário

    De acordo com o Instituto Amostragem, mais respeitado instituto de pesquisas da região do meio norte, o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, deve ganhar as próximas eleições com o dobro de votos do seu adversário.

    Ferdinando Coutinho obtém 61% das intenções de votos, contra 31,4% dados à Gabriel Tenório na pergunta estimulada onde são apresentados os dois candidatos.

    Já no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Ferdinando Coutinho aparece com 57,8% contra 29,0% de Gabriel Tenório, repetindo o cenário de capote observado na pergunta estimulada.

    Coutinho é também considerado o principal líder do município para 51,8% dos entrevistados enquanto Tenório consegue apenas 9,2% neste quesito. O ex-prefeito Rubens Pereira é considerado líder por 8,6% dos entrevistados.

    O Grandão, como Ferdinando é conhecido no município, tem a menor taxa de rejeição com apenas 29,2% enquanto Tenório amarga 54,4% de rejeição nos matonenses.

    O levantamento estatístico foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, entrevistando 500 eleitores e está registrado no TRE-MA sob o número 04146/2020. O contratante é E B Lacerda de Oliveira/blog do Elias Lacerda.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Dário lidera em Senador La Rocque, atesta pesquisa Escutec

    O atual prefeito de Senador La Rocque, Dario Sampaio, caminha para ser reeleito, conforme aponta a pesquisa feita pela Escutec entre os dias 2 e 3 de agosto, ouvindo 400 pessoas, registrada no TSE sob o número 04342-20, com margem de erro de 4%.

    Prefeito Dario com a primeira dama Vanessa Sampaio

    Com uma ótima avaliação da sua gestão, Dario Sampaio lidera em todo os cenários e chega até a 57% quando o confronto é com seu principal adversário, que não ultrapassa de 36%. Quando o cenário é estimulado, incluindo todos os pré-candidatos, o prefeito segue liderando com 55% da intenção dos votos.

    Confira abaixo os números da Escutec:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bancos reajustam tarifas acima da inflação sucessivamente nos últimos dez anos

    Entre 2019 e 2020, bancos públicos lideram aumentos que chegam a ser 200 vezes acima da inflação

    Desde que iniciou as pesquisas de tarifas bancárias em 2009, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) constatou que as instituições financeiras aumentam sucessivamente as tarifas cobradas acima da inflação registrada no período de 12 meses anterior aos estudos. Neste ano, não foi diferente. O reajuste médio praticado nos pacotes de serviços foi de 6% e nas tarifas avulsas, foi de 5,1% – três vezes a inflação acumulada no período de 1,88% (Índice de Preços Amplo ao Consumidor – IPCA entre junho/2019 e maio/2020).

    “A cada novo estudo de comparação realizado pelo Idec, identificamos frequentemente a prática de reajustes abusivos no preço das tarifas avulsas e principalmente dos pacotes de tarifas dos principais bancos. Os ganhos em escala obtidos com a tecnologia na prestação de serviços não são repassados aos consumidores e as tarifas seguem aumentando”, constatou a economista e coordenadora do Programa de Servicos Financeiros do Idec, Ione Amorim, responsável pela pesquisa.

    Só no primeiro trimestre de 2020, os bancos acumularam receita de R$ 34,4 bilhões com tarifas, conforme aponta estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).

    Em tempos de pandemia de coronavírus, em que muitos consumidores tiveram redução de suas rendas, um outro dado chamou a atenção na pesquisa do último ano: dois bancos públicos reajustam o preço da “transferência entre contas da mesma instituição financeira presencialmente” em até 393% (Caixa R$ 1,40 para R$ 6,90) e 342% (Banco do Brasil – R$ 1,95 para R$6,85). Segundo a economista do Idec, isso é um total desrespeito com os consumidores, especialmente os mais vulneráveis que possuem maior dependência das operações presenciais.

    Os aumentos registrados nos maiores bancos vão na contramão dos novos concorrentes, os bancos digitais e as Fintechs, que seguem oferecendo as transferências entre contas e entre instituições financeiras gratuitamente.

    Pesquisa anual 2019-2020
    Juntos os seis maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Safra) ofereceram 75 pacotes de serviços incluindo os pacotes padronizados pelo Banco Central. Em 53% foram identificados reajustes com variação entre 2% (Bradesco) e 90% (Caixa). Somente o Santander e Safra não reajustaram os pacotes.

    Comparativo dos pacotes de tarifas com maior reajuste no último ano

    Banco

    Nome do Pacote

    (jun) 2019

    (jun) 2020

    Variação

    Banco do Brasil

    Personalizado Especial

            65,76

            76,60

    16%

    Bradesco

    Prático 2

            21,00

            26,00

    24%

    Caixa

    Universitária

              7,90

            15,00

    90%

    Itaú

    MaxiConta Itaú Universitária

              7,00

              8,15

    16%

    Santander

    Não aplicou reajuste no período

    Sem reajustes

    Safra

    Não aplicou reajuste no período

    Sem reajustes

    Entre as 45 tarifas avulsas, os reajustes praticados pelos bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú) atingiu mais de 50% dos serviços com variação entre 1% (Itaú e Bradesco) e 393% (Caixa); o Santander e o Safra, corrigiram o preço de 4 tarifas cada um.

    Tarifas avulsas com maiores reajustes no último ano

    Banco  

    Nome do Pacote 

    (jun) 2019

    (jun)

    2020 

    Variação

    Banco do Brasil

    Transferência entre contas na própria instituição presencial

            1,55

            6,85

    342%

    Bradesco

    Fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado

            6,10

            7,75

    27%

    Caixa

    Transferência entre contas na própria instituição presencial

            1,40

            6,90

    393%

    Itaú

    Transferência entre contas na própria instituição presencial

            1,50

            1,65

    10%

    Santander

    Venda de moeda estrangeira – espécie

          30,00

          50,00

    67%

    Safra

    Transferência por meio de DOC – DOC eletrônico

          8,50

            8,90

    5%

    Bancos tradicionais X bancos digitais

    Enquanto os grandes bancos abusam dos aumentos na cobrança de serviços, os bancos digitais e Fintechs avançam na oferta de contas digitais, com isenção de tarifas e ampliação da oferta de serviços. Entre os sete bancos e Fintechs que oferecem contas digitais, com atuação concentrada em operações de transferência entre contas de instituições financeiras e pagamentos, a maioria continua oferecendo o serviço sem cobrança de tarifas, algumas com isenção total de tarifas para todos os serviços.

    Nos bancos digitais, o serviço que pode apresentar cobrança de tarifa é o “saque” presente em 5 das 7 instituições. No período pesquisado, o único reajuste praticado entre as contas digitais foi do saque da Superdigital, 8% (R$ 5,90 jun/2019 para R$ 6,90 em jun/2020).

    Serviços oferecidos pelos bancos virtuais e tarifas

    Banco

    Nome do pacote ou serviços oferecidos

    (jun) 2019

    (jun) 2020

    Variação

    Agibank

    Saque

            6,49

          6,49

    0%

    Transferência para outros bancos

            1,90

    1,90

    0%

    Transferências entre contas Agibank

    Isento

    isento

    Neon

    Saque

              6,90

              6,90

    0%

    Compras internacionais no cartão

    4% + IOF

    Next

    Pacote serviços

              9,95

    Isento

    Banco Inter

    Pacote de serviços

    Isento

    Isento

    Banco Original

    Pacote de serviços

            12,90

            12,90

    0%

    Superdigital

    Pacote para movimentação inferior a R$ 500,00

            9,90

              9,90

    Saque

            5,90

              6,40

    8%

    Saque Cartão Exterior

          19,90

            19,90

    Emissão Extrato

            2,00

              2,00

    Transferência para outro banco

            5,90

              5,90

    Cartão Virtual

            4,90

              4,90

    Nubank

    Saque

            6,50

              6,50

    0%

    Com o propósito de realizar as operações digitalmente, o saque é uma função que não se enquadra nessa condição, e por não ter agência físicas o uso compartilhado da rede 24 horas apresenta uma tarifa superior a praticada pelos bancos tradicionais. Mas os consumidores podem evitar o uso dessa operação, otimizando o uso do cartão na função débito, dessa forma além de evitar a tarifa, possui um melhor controle dos gastos e acompanhamento da movimentação através de extrato.

    Para o Idec os consumidores devem ficar atentos às cobranças de tarifas nos extratos com descontos de pacote e tarifas avulsas. As cobranças são automáticas na conta o que facilita a ausência de controle por parte do consumidor e possibilita a prática abusiva.

    Além dos bancos digitais e Fintechs, que oferecem serviços gratuitos, os consumidores que optarem por manter as contas nos bancos tradicionais, também podem converter suas contas para o Serviços Essenciais, uma modalidade de conta sem pacote que garante ao consumidor a movimentação da conta com direito ao cartão de débito, 4 operações de saque, 2 extratos bancários, 2 transferências e consultas ao Internet banking e aplicativo pelo celular.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Rigo Teles lidera pesquisa em Barra do Corda em todos os cenários; confira os índices

    O Instituto Nacional de Opinião Público(INOP), acaba de divulgar o resultado da primeira pesquisa com registro na Justiça Eleitoral em que mede a corrida rumo ao comando da prefeitura de Barra do Corda referente as eleições de outubro. O deputado Rigo Teles lidera com folga. 

    A pesquisa com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-09591/2020 ocorreu entre os dias 27 de fevereiro a 3 de março e ouviu 434 eleitores em 15 bairros e 10 povoados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A confiabilidade no levantamento e resultado é de 95%.

    No questionário, o eleitor foi perguntado em quem ele votaria para prefeito de Barra do Corda se as eleições fosse hoje. Nesta pergunta, o entrevistador não diz ao eleitor os nomes dos pré-candidatos, sendo esta, a chamada pergunta com resposta ESPONTÂNEA, onde o eleitor fica livre para dizer o nome de quem bem ele deseja. O resultado abaixo foi o seguinte;

    1º lugar: Rigo Teles 25,12%

    2º lugar: Dr Adriano 8,29%

    3º lugar: Marcos da Unillar 7,83%

    4º lugar: Vitalzinho 7,14%

    5º lugar: Gil Lopes 5,30%

    6º lugar: Adão Nunes 2,53%

    7º lugar: Reinaldo Andrade 2,53%

    8º lugar: Raimundo Carvalho 0,92%

    9º lugar: Jessé Nogueira 0,23%

    10º lugar: Júnior do Nenzin 0,23%

    11º lugar: Sizenando 0,23%

    Não sabem ou não querem responder: 39,65%

    Quando o entrevistador em uma outra pergunta mostrou ao eleitor o nome dos onze pré-candidatos a prefeito e em que ele votaria, o resultado da pesquisa foi o seguinte.

    1º lugar: Rigo Teles 36,64%

    2º lugar: Dr Adriano 14,98%

    3º lugar: Vitalzinho 11,06%

    4º lugar: Marcos da Unillar 11,06%

    5º lugar: Gil Lopes 6,45%

    6º lugar: Reinaldo Andrade 4,61%

    7º lugar: Adão Nunes 3,69%

    8º lugar: Raimundo Carvalho 2.53%

    Nenhum destes 2,30%

    9º lugar: Selma Carvalho 0,69%

    10º Jessé Nogueira 0,23%

    11º Sizenando 0,23%

    Não sabe ou não quis responder 5,53%

    Em uma outra pergunta, o Instituto INOP quis saber em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum entre os onze pré-candidatos a prefeito de Barra do Corda. O resultado foi o seguinte; (REJEIÇÃO).

    1º lugar: Rigo Teles 17,51%

    2º lugar: Dr Adriano 11,52%

    3º lugar: Adão Nunes 10,14%

    4º lugar: Raimundo Carvalho 8,06%

    5º lugar: Gil Lopes 7,60%

    6º lugar: Selma Carvalho 6,68%

    7º lugar: Vitalzinho 5,76%

    8º lugar: Jessé Nogueira 4,15%

    9º lugar: Sizenando 3,00%

    10º lugar: Marcos da Unillar 2,07%

    11º lugar: Reinaldo Andrade 1,61%

    Não sabe ou não quis responder 21,90%

    A pesquisa realizou confrontos entre os principais pré-candidatos a prefeito de Barra do Corda e perguntou; Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos a prefeito de Barra do Corda em quem o Senhor ou a Senhora votaria?

    Rigo Teles 52,30%

    Dr Adriano 29,26%

    Não sabe ou não quis responder 18,44%

    Outro confronto foi feito na pesquisa entre Gil Lopes e Dr Adriano Brandes. Vale ressaltar, que essa pesquisa foi realizada antes do anúncio do retorno de Gil Lopes ao grupo do prefeito Eric Costa. O instituto perguntou; Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos a prefeito de Barra do Corda em quem o Senhor ou a Senhora votaria?

    Gil Lopes 42,86%

    Dr Adriano 33,87

    Não sabe ou não quis responder 23,27%

    Outro confronto foi realizado entre Rigo Teles e Vitalzinho com a seguinte pergunta; Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos a prefeito de Barra do Corda em quem o Senhor ou a Senhora votaria?

    Rigo Teles: 53,23%

    Vitalzinho: 27,42%

    Não sabe ou não quis responder 19,35%

    Outro confronto foi realizado entre Gil Lopes e Vitalzinho. Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada antes do anúncio de que Gil Lopes havia retornado ao grupo do prefeito Eric Costa. O instituto então perguntou ao eleitor; Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos a prefeito de Barra do Corda em quem o Senhor ou a Senhora votaria?

    Gil Lopes apoiado pela oposição ou em Vitalzinho apoiado pelo grupo do prefeito Eric Costa. O resultado foi o seguinte;

    Gil Lopes: 44,93%

    Vitalzinho: 28,80%

    Não sabe ou não quis responder 26,27%

    Outro confronto foi realizado pela pesquisa entre Marcos da Unillar e Dr Adriano. Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos a prefeito de Barra do Corda em quem o Senhor ou a Senhora votaria?

    Marcos da Unillar: 43,09%

    Dr Adriano: 34,33%

    Não sabe ou não quis responder 22,58%

    Outro confronto foi realizado pela pesquisa entre Marcos da Unillar e Vitalzinho.Se as eleições fosse hoje, e sendo esses os candidatos em quem voce votaria?

    Marcos da Unillar 47,70%

    Vitalzinho 25,35%

    Não sabe ou não quis responder 26,95%

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa Exata aponta a vitória de Toca Serra em Pedro do Rosário

    Com exceção do cenário espontâneo em que os dois principais pré-candidatos ao cargo de prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra (foto abaixo) e Raimundo Antônio, aparecem empatados, com margem apertada de diferença, nos demais cenários Toca Serra vence em todos. A pesquisa foi realizada em bairros e povoados pela Exata que ouviu 353 eleitores entre os dias 9 a 11 deste, com uma margem de erro de 3,5%, e 95% de confiabilidade.

    Quando o cenário é estimulado, Toca Serra ganha com a vantagem bem maior do seu concorrente e continua liderando nos demais quadros envolvendo todos os pré-candidatos e, inclusive, tem o menor índice de rejeição. Confira nos cenários abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta vitória de Eduardo Braide no primeiro turno em São Luís

    Pesquisa estimulada sobre a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda em São Luís aponta que o pré-candidato Eduardo Braide (foto abaixo) vence a eleição no primeiro tuno. O Instituto de Pesquisa e Opinião Pública Correta ouviu 1.201 eleitores na segunda quinzena de outubro deste ano.

    De acordo com os números, o deputado federal que lidera em todas as pesquisas teria 52,7% da intenção dos votos dos eleitores da capital, segundo dos pré-candidatos Duarte Júnior, Wellington do Curso, Osmar Filho e Neto Evangelista empatados tecnicamente.

    Confira abaixo o resultado da pesquisa do instituto que tem sede em São Luís:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Escutec: Jota Pinto lidera disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar

    Glaucio Ericeira

    Pesquisa mostrou que pré-candidato do Patriotas vence em todos os cenários divulgados. Atual prefeito, Eudes Sampaio possui desaprovação de quase 70% dos ribamarenses.

    Faltando menos de um ano para as eleições municipais, algumas cidades importantes do Maranhão já apresentam um diagnóstico mais detalhado e que mostra favoritos e rejeitados.

    É o caso de São José de Ribamar, terceiro maior município do estado em número de habitantes e que caminha para quebrar uma hegemonia feudal estabelecida desde 2005.

    Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Escutec, cujos números foram obtidos pelo editor do Blog, revela que o ex-deputado Jota Pinto (Patriotas) lidera, com folga, a disputa pela Prefeitura da cidade do Santo Padroeiro.

    Três cenários estimulados foram apresentados e, em todos, Jota vence a eleição. Os cenários não levaram em consideração o nome do ex-prefeito Júlio Matos, uma vez que o mesmo deverá não concorrer devido ao fato de ainda estar inelegível.

    No primeiro cenário, no qual Jota Pinto disputa com o atual prefeito Eudes Sampaio (PTB), o ex-deputado obteve 36,1% da preferência do eleitorado ribamarense.

    Sampaio cravou 21,2%. Nenhum deles 26,8% e não souberam ou não responderam 15,9%.

    No segundo cenário, no qual Jota disputa com Eudes e o vereador Nonato Lima (PDT), o resultado foi o seguinte: o pré-candidato do Patriotas obteve 31% das intenções de voto. Lima 16,4% e o atual prefeito 16%. Nenhum deles 22,5% e 14,1% não souberam ou não responderam.

    No terceiro cenário, no qual foram inseridos mais dois nomes de pré-candidatos, Jota cravou 26,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Beto das Vilas (PV), com 18,5%. Eudes Sampaio marcou 13,1%; seguido por Nonato Lima (9,2%); e pelo advogado Edson Júnior (MDB), que marcou 3,6%. Nenhum deles 15,7% e não souberam ou não responderam 13,8%.

    Rejeitado – O levantamento também mensurou o nível de satisfação do eleitor de São José de Ribamar para com a gestão de Eudes Sampaio.

    67,4% dos entrevistados afirmaram desaprovar o governo do cearense, que assumiu o comando do município, este ano, após o economista Luis Fernando Silva renunciar ao cargo pela segunda vez – devido a uma pressão popular jamais registrada na cidade – para se abrigar no governo Flávio Dino (PC do B).

    24,2% disseram aprovar a gestão e 8,4% não souberam ou não responderam.

    A desaprovação avassaladora de Sampaio deixa cristalino que ele e Luis Fernando, seu principal aliado, caminham, a passos largos, para sofrer uma derrota fragorosa.

    A pesquisa Escutec foi realizada no período compreendido entre os dias 13 a 17 de outubro. Entrevistou 801 ribamarenses, de várias regiões do município, e tem margem de erro de 3,45%, para mais ou para menos.

    Abaixo, veja os gráficos:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta que a população aprova combate a corrupção no município de Vitória do Mearim

    Diego Emir

    O Instituto de Pesquisas Atitude, renomado e reconhecido nacionalmente, tendo como clientes no Maranhão a Vale, Grupo Mateus, Fecomércio, Google, realizou uma pesquisa, no período de 2 a 7 de agosto de 2019, na cidade de Vitoria do Mearim. Na oportunidade foi aferida o impacto junto à população em relação as prisões dos vereadores acusados de chantagear a prefeita da cidade em troca de apoio na câmara.

    A pesquisa de opinião mostra que a operação da Polícia Cívil, que resultou nas prisões, tem um enorme apoio popular, assim como a destacada atuação da gestão municipal no combate a corrupção e inibição a subtração do erário público.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.