Gaeco realiza operação por contratações irregulares em São Luís Gonzaga

    O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Illusio, em cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

    Gaeco conta com apoio das Polícias Civil e Militar

    Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de São Luís Gonzaga (sede da Prefeitura, da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Assistência Social e da Comissão Licitação), São Luís (5 locais) e Penalva.

    Mandados estão sendo cumpridos em três municípios

    Conforme procedimento investigatório instaurado no Gaeco, há indícios de ilegalidades na contratação da empresa Instituto Singulare para prestação dos serviços de terceirização de mão de obra no município de São Luís Gonzaga (MA).

    Foi autorizado o bloqueio do valor de R$ 1.491.252,45 nas contas bancárias de todos os investigados. O valor corresponde ao levantamento parcial do dano causado ao erário.

    Em abril deste ano, outras empresas contratadas pelo município de São Luís Gonzaga foram alvo da Operação Spectrum, deflagrada pelo Gaeco, após autorização judicial.

    Sedes de órgãos públicos estão entre os alvos da operação

    A operação contou com o apoio dos promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís e Timon, as Polícias Civil e Militar do Maranhão, e ainda os promotores de justiça das comarcas de Açailândia, Anajatuba, Chapadinha, Santa Inês e Viana. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) também auxiliou nos trabalhos.

    Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), para compor o conjunto probatório necessário para embasar o oferecimento de Denúncias contra os investigados.

    ORIGEM DO NOME

    Operação Illusio: Nome que significa “ilusão”, simbolizando a aparência enganosa do contrato firmado pelo Instituto Singulare, cujo objeto é fornecimento de mão de obra terceirizada, quando na verdade, os próprios servidores municipais é que executam o serviço.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Operação Hagnos: Homem é preso por estupro de vulnerável em São José de Ribamar

    No âmbito da “Operação Hagnos”, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deu cumprimento, na manhã da última segunda-feira (18), a um mandado de prisão preventiva contra um homem, acusado pelo crime de estupro de vulnerável, em São José de Ribamar.  Após o crime, o acusado foi condenado a mais de 8 anos de prisão pelo ato criminoso.

    O delegado Jader Alves informou que, após uma minuciosa investigação, a Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão do autor, no bairro Rio São João, em São José de Ribamar, onde o acusado exerce a função de Guarda Municipal.

    O preso foi conduzido à unidade policial e, em seguida, foi transferido ao sistema prisional do Maranhão, onde ficará à disposição da Justiça.

    Ação policial

    A prisão de deu durante a “Operação Hagnos”, uma ação integrada que visa o combate à violência contra crianças e adolescentes, conforme o plano estabelecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Polícia Civil do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tráfico de drogas: Polícia Civil prende duas pessoas em bairros de São Luís

    Em duas ações distintas e realizadas na última quinta-feira,(14), a Polícia Civil do Maranhão, conseguiu prender em flagrante duas pessoas , um homem e uma mulher ,pelo crime de tráfico de drogas ,em São Luís. As prisões coordenadas pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC),foram realizadas nos bairros do São Francisco e Liberdade.

    No bairro do São Francisco, um homem ,de 37 anos , foi preso após as equipes policiais encontrarem em sua residência cerca de 14 tabletes de maconha. A ação policial teve como base denúncias relatando a existência de ponto de armazenagem de drogas no bairro .

    Segundo a superintendência especializada, o homem,que já tinha sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de drogas, foi autuado em flagrante e encaminhado à Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha e permanece à disposição do Poder Judiciário.

    Prisão no bairro da Liberdade 

    Após receber informações de que estava ocorrendo intenso tráfico de drogas em um apartamento localizado no bairro Liberdade, policiais da SENARC montaram monitoramento e lograram êxito em prender uma mulher, de 59 anos , com uma grande quantidade de drogas dos tipos crack, maconha e cocaína.

    A mulher já responde a quatro processos criminais anteriores, todos eles pelo crime de tráfico de drogas.

    Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, ela foi encaminhada para a Central de Inquéritos e Custódia e permanece à disposição do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mulheres são envenenadas com “chumbinho” misturado no açaí

    Três mulheres maranhenses da mesma família são envenenadas com chumbinho pra rato misturado no açaí; adolescente de 16 anos morre.

    Foto Reprodução

    Três mulheres maranhenses, da mesma família foram vítimas de envenenamento após consumirem açaí em sua residência, localizada no Conjunto Maguari, na cidade de Belém do Pará, no último domingo (10). Elas se sentiram mal logo após tomarem açaí misturado com veneno de rato.

    As mulheres foram identificadas como Maria Neide dos Santos Mendes (62) anos, sua filha Eurineuda dos Santos Mendes (45) anos, e sua neta Verônica Sabrine dos Santos, de 16 anos.

    Eurineuda, que estava em processo de separação com o marido, recebeu sua mãe, que foi dar apoio emocional. A adolescente Verônica, que morava com o pai, foi responsável por levar o açaí para a mãe e a avó, atendendo ao pedido do genitor.

    Após consumirem o açaí, as três mulheres começaram a passar mal e foram levadas ao Pronto Socorro Roberto Macedo. A adolescente Verônica não resistiu aos efeitos do veneno e veio a óbito. Maria Neide e Eurineuda seguem em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    O pai da adolescente foi ouvido pela polícia na última segunda-feira, dia 11, mas foi liberado após prestar depoimento.

    A polícia segue investigando o caso e não descarta a possibilidade de envenenamento proposital, buscando esclarecer como o veneno foi parar no açaí e quem poderia ter motivação para cometer o crime.

    No decorrer das investigações, ficando comprovado que o pai tem envolvimento direto com o caso, a polícia poderá requerer a prisão preventiva dele. O fornecedor do açaí ao homem deverá ser ouvido pelo delegado responsável pela investigação.

    Por Observatório da Blogosfera 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PF desarticula grupo acusado de fraude bancária no MA

    A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (14), a Operação Falsioloquium, que visa desarticular um grupo criminoso responsável pela obtenção de valores indevidos por meio da abertura de contas bancárias com documentos falsos. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.

    Foto Reprodução

    Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte/CE, após solicitação da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte.

    As investigações começaram em junho deste ano, quando um suspeito foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, no município de Mauriti/CE, usando documentos falsos.

    Com o avanço das investigações, foi identificado que o suspeito possuía uma extensa lista de antecedentes criminais e supostamente era membro de uma facção criminosa.

    O grupo operava em várias localidades nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, realizando fraudes em instituições financeiras por meio do uso de documentos falsificados. Outros dois indivíduos, também com histórico criminal, foram identificados como membros dessa organização.

    Os envolvidos poderão responder por crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil do Maranhão prende nove pessoas em Imperatriz durante operação de combate a fraude contra concessionária de energia elétrica

    Diligência seguirão durante todo o dia para dar cumprimento a todos os 14 mandados de prisão, de busca e apreensão e de bloqueio e sequestro de bens e ativos da rede criminosa, que fez dezenas de vítimas desde que começou a prática, há cerca de oito meses.

    Nove pessoas foram presas em Imperatriz, na manhã desta quarta-feira (13), durante a Operação Blackout, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão para desarticular um grupo que estaria envolvido em um esquema de fraude financeira contra a concessionária que fornece energia elétrica para os maranhenses. Detalhes da operação e de como os suspeitos atuavam foram apresentados em entrevista coletiva na sede da Delegacia Regional.

    Durante a operação, os policiais já apreenderam vários dispositivos eletrônicos, entre celulares e computadores, que seriam os principais meios utilizados para o cometimento dos crimes e onde podem ser encontradas mais provas, inclusive da participação de mais indivíduos.

    A operação foi motivada depois que as vítimas passaram a procurar a delegacia para registrar o golpe que haviam sofrido. A própria concessionária de energia também registrou uma ocorrência e fez um requerimento de apuração à polícia.

    “Logo que tomamos conhecimento da prática, a partir dos registros de ocorrência e do requerimento da concessionária, passamos a investigar e chegamos a vários suspeitos. O objetivo da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil é apresentar todos os indivíduos que compõem essa rede criminosa à justiça o mais breve possível, para que eles sejam responsabilizados no rigor da lei”, assinalou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

    A investigação que levou a essa operação tem cerca de oito meses. “Durante esse período, dezenas de pessoas foram vítimas dessa rede criminosa, a mais recente delas registrou ocorrência na semana passada. A maioria só percebia que tinha caído em um golpe quando eram notificadas do corte no fornecimento”, destacou o delegado Guilherme Campelo, chefe do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SIEC).

    A operação é mais uma ação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e tem por objetivo dar cumprimento a 14 mandados judiciais, entre eles, mandados de prisão, de busca e apreensão e, também, de bloqueio e sequestro de bens e ativos. Os policiais, que saíram às ruas logo no início da manhã, seguirão em diligências durante o dia de hoje.

    “São alvos dessa operação tanto pessoas que articulavam a prática desse crime quanto quem cedia suas contas bancárias para colaborar com o esquema, recebendo o dinheiro que as pessoas acreditavam estar pagando para a concessionária”, pontuou o chefe do DCCT.

    De acordo com as investigações, os suspeitos criavam sites falsos para tomar o dinheiro das vítimas. Essas páginas tinham praticamente o mesmo formato que o do site real da concessionária e eram patrocinadas para ranquear nas buscas na internet, levando as vítimas a acreditarem que estavam emitindo boletos reais e pagando os valores para a empresa, quando, na verdade, estavam realizando transferência para os fraudadores.

    O delegado Guilherme Campelo disse, ainda, que muitas pessoas tiveram prejuízos para além do dinheiro que pagaram aos criminosos sem saber. “Muitas pessoas foram prejudicadas com a fraude, inclusive com risco de morte, uma vez que em alguns casos elas dependiam da energia elétrica para funcionamento de equipamentos médicos e para conservar medicamentos que precisavam ficar refrigerados em suas residências”.

    Todos os nove presos inicialmente foram levados para a Delegacia Regional de Imperatriz. Eles passarão pelos procedimentos de praxe e, em seguida, serão encaminhados a uma unidade prisional, onde permanecerão à disposição da justiça. Os eletrônicos apreendidos serão periciados visando a coleta de mais provas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhenses morrem carbonizados após incêndio em alojamento em MT

    Vítimas foram identificadas como Anselmo dos Santos Beserra, 36 anos, Flávio Alves da Silva, 33 anos e Rivaldo Oliveira Lopes, 26 anos.

    Foto Reprodução

    Três trabalhadores maranhenses perderam a vida em um incêndio que atingiu um alojamento na cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, no último domingo (10).

    As vítimas foram identificadas como Anselmo dos Santos Beserra, de 36 anos, natural de Barra do Corda; Flávio Alves da Silva, de 33 anos, de Estreito; e Rivaldo Oliveira Lopes, de 26 anos, de Imperatriz.

    A Polícia Civil encontrou os corpos parcialmente carbonizados no banheiro da agência de turismo onde os maranhenses passariam a noite.

    De acordo com informações da Polícia Militar, eles estavam descansando no local antes de retornarem ao Maranhão.

    Em vídeos obtidos pelo Portal Difusora News, moradores relatam que ouviram gritos desesperados vindos de dentro do alojamento durante o incêndio. (veja abaixo).

    As equipes localizaram os corpos das vítimas apenas após o controle das chamas.

    A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) está investigando as causas do incêndio.

     

    Por Difusora ON

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão visando apreender armas e munições em Santa Inês

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), visando a apreensão de armamentos e munições, deu cumprimento na manhã da última quinta-feira (7), ao mandado de busca e apreensão de armas e munição em desfavor de um homem, investigado por tentativa de homicídio, em Santa Inês. Durante ação policial, uma mulher foi presa em flagrante.

    De acordo com a Delegacia Especial da Mulher de Santa Inês, após o homem disparar vários disparos de arma de fogo, contra a ex-compnheira, policiais civis em posse do mandado judicial, se deslocaram até o endereço alvo.

    No curso das investigações, a equipe encontrou a atual companheira do investigado em posse de 400g de crack, 02 kg de maconha prensada; 01 invólucro de cocaína 3g; 07 cartuchos intactos de calibre .12; uma balança de precisão; aparelhos celulares; cigarros contrabandeados; R$ 4.240 reais em espécie; e R$440 em moedas, todos oriundos do tráfico de drogas.

    Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão, a mulher foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.  Já o alvo, não foi encontrado durante as diligências.

    Após os procedimento legais na delegacia, a conduzida foi encaminhada à Unidade Prisional de Santa Inês, onde permanecerá a disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil cumpre 04 mandados de busca e medidas cautelares em combate ao “roubo” de dados e extorsão virtual

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6), mais uma investigação policial Intitulada como operação “Data And Extortion”, que investiga crimes cibernéticos em todo o estado. Durante as diligências, quatro mandados de prisão foram cumpridos contra endereços alvos na grande ilha.

    De acordo com o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), a operação tem por finalidade,  identificar “roubo” de dados de vários usuários e extorsão do detentor de base de dados.

    Autoridade que coordenou a operação, informou que os criminosos além de “roubar” os dados para venda ilegal do mundo do crime, cobravam em média R$ 17 mil reais por pacote e ainda passaram a extorquir uma pessoa, detentora do banco de dados, exigindo o pagamentos de R$ 100 mil reais, para não capturar, vender e expor mais dados.

    Ainda de acordo com autoridade policial, com o desenvolvimento de investigação pela Polícia Civil, foi possível a coleta de provas da materialidade e elementos indicativos de autoria que resultaram no deferimento de cautelares de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares pessoais em desfavor de 04 investigados.

    Durante o cumprimento dos mandados,  a  Polícia Civil consegui apreender documentos e vários equipamentos eletrônicos. As investigações seguem para apurar o alcance dos fatos e o envolvimento de mais suspeitos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil prende homem suspeito de tráfico de drogas na região tocantina

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu em flagrante, na manhã da última terça-feira (5), um homem, de 27 anos, investigado por tráfico de drogas no município de Imperatriz. A ação criminosa era praticada dentro de um veículo automotor.

    De acordo com a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz (DENARC), após a prisão de outro suspeito, elementos informativos apontaram o indivíduo como integrante de uma organização criminosa que vem atuando no tráfico de drogas na região tocantina maranhense.

    Diante das evidencias e após terem a convicção que o suspeito estava transportando drogas dentro de um veículo, a equipe procedeu a abordagem veicular, o que culminou na apreensão de aproximadamente 03 kg de manconha.

    Após receber voz de prisão em flagrante, o suspeito foi conduzido a DENARC, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhado posteriormente ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Vale destacar que foram realizadas pesquisas nos sistemas policiais e, verificou-se que o indivíduo ostenta por diversas passagens criminais pelo crime da mesma natureza.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Suspeito de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em São Luís

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), no âmbito da “Operação Hagnos”, deu cumprimento na manhã desta terça-feira (5), ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 31 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, no bairro Areinha, em São Luís.

    O delegado Henrique Mesquita, responsável pelo caso, disse que o crime ocorreu em 2019, na época, a menina tinha apenas 5 anos, quando foi abusada sexualmente pelo autor.

    A PC-MA  deu início nas investigações, com o  serviço de inteligência, foi possível descobrir o  paradeiro do suspeito em seu local de trabalho, onde se deu sua captura.

    Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi recambiado para Unidade Prisional, onde ficará, à disposição da Justiça.

    Operação Hagnos 2024:

    A força-tarefa que visa o combate à violência contra criança e adolescente, é de coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJSP). No Maranhão, a ação é realizada pela Delegacia Geral e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil prende pai e filho por tentativa de homicídio em Imperatriz

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na manhã desta segunda-feira (4), dois homens, acusados por tentativa de homicídio,  no bairro Vila Cafeteira, em Imperatriz.

    De acordo com delegado Alex Coelho, responsável pelo caso, no dia 13 de setembro deste ano, a vítima encontrava –se no estabelecimento comercial do acusado, momento em que houve uma discursão entre as partes. Após várias egressões mútuas, a vítima saiu do local e o agressor juntamente com o filho, saíram em sua busca.

    Durante a perseguição, pai e filho encontram a vítima às margens da BR010, onde na posse de um de um objeto cortante, desferiram a vítima com vários golpes, bem como utilizaram objetos contundentes na agressão.

    Diante do fato, uma equipe do Grupo de Pronto Emprego (GPE) se deslocou até o estabelecimento do acusado e, de forma exitosa, conseguiu efetuar a prisão dos autores da ação criminosa.

    Após as formalidades legais na Delegacia, os presos foram recambiados para a Unidade Prisional de Imperatriz, onde permanecerão à disposição da Justiça.

    Vale destacar que vítima foi hospitalizada, submetida a cirurgia e depois de alguns dias, precisou retornar ao hospital para realizar outros procedimentos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.