Operação policial prende duas pessoas em flagrante e apreende armas de fogo e drogas em Arari

    Na manhã desta sexta-feira(14), uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar do Maranhão, com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a investigados pelo crime de tráfico de drogas na cidade de Arari.

    Durante a ação policial coordenada pela Delegacia de Polícia de Arari, foram cumpridos simultaneamente três mandados de busca domiciliar resultando na apreensão de uma arma de fogo tipo revólver, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

    Também foram apreendidas 81 porções de maconha,109 pedras de crack, todas embaladas e prontas para comercialização, além de uma barra de maconha prensada.

    Na oportunidade, duas pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e falsa identidade, assim como também foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um dos presos, que estava foragido da justiça há pelo menos dois anos pelo crime de tráfico de drogas.

    A dupla presa foi apresentada na delegacia para serem tomadas a medidas necessárias, sendo posteriormente levada para uma unidade prisional da região da Baixada Maranhense.

    A operação policial foi deflagrada por equipes policiais das Delegacias de Polícia das cidades de Arari, Vitória do Mearim, com apoio de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais(BOPE), do Grupo de Operações Especiais(GOE) e da Força Tática do 36° Batalhão de Viana.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jornalista de Codó recebe ameaça de morte de suposto integrante de facção criminosa

    O jornalista Marco Silva, da cidade de Codó (MA), foi ameaçado de morte na manhã desta quinta-feira (13) por um indivíduo que se identifica como membro de uma organização criminosa. As ameaças foram enviadas por meio de mensagens, nas quais o suspeito afirma que o comunicador seria um dos primeiros alvos de uma suposta união entre as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho).

    Nas mensagens, o autor utiliza uma linguagem agressiva e intimidadora. “Se prepara que logo logo a União sinistra PCC e CV tão botando esse Codó no seu devido lugar. Primeiro quem vai descer é tu, seu merda”, escreveu o criminoso. Em outro trecho, o suspeito menciona: “Faz tempo que tou ligado em você”.

    O jornalista, conhecido por seu trabalho de investigação e denúncias de irregularidades no município, afirmou que está tomando as providências necessárias para comunicar as autoridades e garantir sua segurança.

    Conflito nacional

    As facções mencionadas nas ameaças são as duas maiores organizações criminosas do Brasil e, há anos, disputam o controle de rotas do tráfico de drogas e o domínio de presídios em diversos estados. O PCC, com origem em São Paulo, e o CV, surgido no Rio de Janeiro, foram aliados no passado, mas romperam a parceria, dando início a uma série de confrontos violentos pelo país.

    O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar o autor das ameaças e apurar a veracidade das informações sobre uma possível atuação dessas facções na cidade de Codó.

    Por Blog do Marcos Silva

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pix fora do ar: usuários relatam problemas para acessar serviço nesta quinta (13)

    Reclamações começaram a partir das 8h30; problema afeta diferentes bancos e instituições financeiras

    Pix apresenta instabilidade nesta quinta (13) | Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

    Clientes de bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Nubank e Santander relataram falhas no Pix na manhã desta quinta-feira (13).

    Segundo o site Downdetector, que monitora funcionamento de diversas páginas e serviços online, as reclamações começaram por volta das 8h30 e chegaram a registrar 4.371 notificações até as 9h14.

    Os termos “Pix” e “Pix fora do ar”apresentaram aumento expressivo de buscas no Google Trends na manhã desta quinta.

    Pesquisas por Pix subiram nesta quarta por causa da instabilidade do serviço. | Reprodução/Google Trends

    Por SBT News

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    DNIT avança na limpeza dos detritos da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226/TO

    Equipes já removeram do local 50% das 14 mil toneladas de concreto e ferro da estrutura remanescente

    As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do consórcio contratado para construir uma nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO, está a pleno com os serviços de remoção dos detritos da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Já foram removidos do local cerca de 50% das 14 mil toneladas de concreto e ferro oriundos da implosão da estrutura que colapsou.

    Conforme o cronograma, os trabalhos de demolição mecanizada com rompedores e retirada de todo o material devem ser concluídos na primeira quinzena e março. A autarquia salienta que o material retirado está sendo utilizado nos acessos provisórios que serão utilizados pelas equipes para o transporte do material e maquinário necessários para a construção da nova ponte.

    Importante destacar que os detritos oriundos da implosão são materiais inertes, ou seja, que não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas quando entram em contato com a água e solo. Portanto, não são poluentes. Contudo, após a execução da Obra de Arte Especial (OAE) todo o material será destinado para local de descarte licenciado.

    Nova ponte – Em paralelo à limpeza da área, os técnicos já atuam na elaboração dos projetos de engenharia da nova ponte e na sondagem do solo. Na sequência, serão iniciados os serviços de fundação da travessia que terá 630 metros de extensão, com um vão livre de 150 metros.

    A Obra de Arte Especial, denominada Ponte de Estreito, será mais comprida e mais larga que a antiga. A estrutura nova terá 19 metros de largura distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Capitã suspeita de envolvimento com organização criminosa é exonerada da Polícia Militar do Maranhão

    A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão anunciou a exoneração da capitã da Polícia Militar Marcela Soares Mouzinho Uhlmann, suspeita de envolvimento com uma organização criminosa. A decisão foi oficializada pelo governador Carlos Brandão e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (11). A medida foi tomada com base no Acórdão do Tribunal de Justiça do Maranhão, que declarou a militar indigna do oficialato e incapaz de permanecer nas fileiras da corporação.

    A exoneração da capitã se deu após sua prisão que ocorreu no dia 21 de junho de 2024, durante uma operação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) contra uma organização criminosa envolvida com jogos de azar, especialmente o “Jogo do Tigre”. O caso aconteceu no bairro Pirâmide, na cidade de Raposa, região metropolitana de São Luís.

    Na época, a SEIC informou que a militar foi detida após desacatar os agentes durante o cumprimento de dois mandados de prisão contra seu marido, Paulo Ricardo Santos Reis Silva, de 33 anos. Durante a abordagem, Paulo Ricardo tentou se esconder dentro de uma caixa d’água para evitar a prisão.

    Ainda segundo SEIC, a capitã resistiu à ação policial e foi autuada por desacato e resistência. Além disso, os peritos constataram uma fraude nas instalações elétricas da residência do casal, conhecida popularmente como “gato”, o que resultou em mais uma autuação contra a oficial.

    As investigações apontam que Paulo Ricardo atuava como segurança e fornecedor de armas para o grupo criminoso, enquanto a capitã Marcela seria responsável pelo fornecimento do armamento. O grupo era liderado por uma influenciadora digital, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades.

    Após a prisão, a capitã foi conduzida para a sede da SEIC, no Bairro de Fátima, e posteriormente encaminhada ao presídio do Comando Geral da PMMA, no bairro Calhau. Seu marido também foi detido e responderá pelos crimes investigados.

    A exoneração da capitã foi baseada no processo no qual a Justiça do Maranhão determinou a perda de sua graduação. O trânsito em julgado da decisão ocorreu em 3 de dezembro de 2024. A decisão foi assinada pelo governador Carlos Brandão e pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, Sebastião Torres Madeira.

    Por Folha do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Equipe GAT-01 do CPM, prende faccionado com arma e suspeito de atirar contra policial no Coroadinho

    Hoje, por volta das 21h, a equipe GAT-01 do CPM prendeu João Lucas Mendes, conhecido como “Elicar”, no bairro Coroadinho. Ele é suspeito de envolvimento em um assalto ocorrido em 4 de fevereiro na mesma região, onde teria atentado contra a vida de um policial que tentou intervir. Além disso, é suspeito de diversos assaltos na região metropolitana de São Luís, confrontos com facções rivais no Alto São Sebastião, Coroadinho, e de homicídios na região metropolitana e no interior do estado.

    A prisão só foi possível graças a informações de colaboradores e denúncias anônimas, que indicavam que João Lucas estava traficando e encontrava-se armado na porta de sua residência no bairro Coroadinho. No momento da abordagem, foi encontrado um revólver calibre 38 municiado com duas munições.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ministério Público gasta R$ 5 milhões em salário extra a promotores do Maranhão

    O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) gastou R$ 5 milhões no mês de janeiro deste ano com o pagamento de verbas indenizatórias, também conhecidas como penduricalhos, a 299 procuradores e promotores. O desembolso desse valor representou um acréscimo de até R$ 128,8 mil nos contracheques de alguns membros da instituição. Procurada, a instituição não se manifestou.

    As verbas extra são fruto da conversão em dinheiro do benefício conhecido como licença compensatória, que prevê o direito de um dia de folga para cada três trabalhados como forma de estimular a assiduidade.

    Porém, no MP-MA, a licença compensatória tem definição ampliada e vale para os promotores e procuradores que acumulam acervos processuais, funções de outros colegas temporariamente, plantões e tempo de serviço. Há ainda a licença compensatória cumulativa e a licença especial, que é similar ao quinquênio pago aos magistrados após cinco anos de trabalho ininterrupto.

    As circunstâncias de acúmulo de atividades ou tempo de trabalho deveriam ser compensadas com dias de folga, mas se transformou em remuneração extra aos membros da instituição. Os valores pagos oscilam entre R$ 8,7 mil e os R$ 128,8 mil pagos a um membro.

    A Lei Complementar nº 25/2019, aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, autorizou o MP estadual a converter a licença compensatória em dinheiro. O dispositivo, no entanto, não previu que a instituição maranhense instituiria quatro tipos diferentes de licença compensatória.

    Essa profusão de licenças gerou casos como o do procurador Francisco das Chagas Barros de Sousa, que acumulou R$ 128,8 mil no mês de janeiro ao converter em dinheiro a licença compensatória por acúmulo de função, a licença especial e a licença compensatória de acervo. A reportagem entrou em contato com o procurador, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

    As licenças foram debitadas nos contracheques dos procuradores e promotores com a rubrica de verba indenizatória, o que garante aos beneficiários o recebimento do valor líquido fora do teto remuneratório do serviço público, atualmente em R$ 46,3 mil.

    O bônus pago aos membros do MP-MA no mês passado será replicado e ampliado nos contracheques de fevereiro. O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo José Castro Ferreira, autorizou, em despacho publicado no dia 30 de janeiro, a conversão em pecúnia das licenças compensatórias por acúmulo de acervo processual, procedimental e administrativo.

    No ato, Ferreira ordena que os membros interessados em utilizar os dias de folga obtidos por meio das licenças comuniquem o seu gabinete. Caso não haja manifestação solicitando a folga, os procuradores e promotores serão automaticamente beneficiados com o valor extra de 1/5 da remuneração base no salário do mês.

    Os pagamentos no MP-MA seguem o movimento do MP de São Paulo, que autorizou o pagamento retroativo de um penduricalho que pode abonar em até R$ 1 milhão os servidores da instituição e, somado, ter um impacto de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

    A verba extra será paga a cerca de 1.900 procuradores e promotores da Justiça paulista a título de “compensação por assunção de acervo”, um benefício concedido a servidores que lidaram com uma carga maior de processos, para além de sua cota usual. A bonificação será retroativa, ou seja, relativa a um período passado, de janeiro de 2015 a agosto de 2023.

    Do Estadão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em São Luís, Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de cartilagens de barbatanas de tubarão

    Na última quinta-feira(6), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Meio Ambiente(DEMA), resultou na apreensão de 75 quilos de cartilagens de barbatanas de tubarão e de 16 quilos de bexigas natatórias, que estavam por vários cômodos de um imóvel situado no bairro Jardim Turú, em São Luís. Todo o material estava acondicionado em sacos de fibra e caixas de isopor.

    Segundo o delegado Lúcio Reis, da Delegacia de Meio Ambiente(DEMA), a prática do finning, que constitui na captura e extração apenas da barbatana e abandono do peixe mutilado, configura crime ambiental.

    As investigações preliminares apontaram que as barbatanas de tubarão estavam sendo enviadas para à China e outros países asiáticos, onde o quilo, segundo dados, pode variar entre 200 e 500 dólares por quilo.

    No imóvel, foram encontrados produtos químicos e petrechos o que leva a crer que o local era usado como base clandestina para beneficiamento das barbatanas e outros produtos de pesca, além anotações apreendidas dando conta de altos valores que podem estar por trás do suposto esquema ilegal.

    O Instituto de Criminalística(ICRIM) foi acionado para efetuar a incursão em conjunto com a equipe da DEMA, onde todo o material de origem marinha foi recolhido e encaminhado para os exames nos laboratórios da Perícia Oficial.  Somente após o laudo da perícia complementar a ser emitido pelo ICRIM será possível a identificação das espécies mutiladas. Após liberado pelos peritos todo material foi encaminhado para descarte/incineração.

    Ainda segundo o delegado, foram identificados e qualificados até o presente momento, dois responsáveis pelo material, que abandonaram a residência sem deixar paradeiro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Acidente causa engarrafamento na Ponte de São Francisco nesta segunda-feira (10)

    Filas de veículos se formaram ao longo da ponte no sentido do Centro ao São Francisco.

    (Foto: Reprodução/TV Mirante)

    SÃO LUÍS – Um acidente causa um longo congestionamento na Ponte José Sarney (Ponte do São Francisco), na manhã desta segunda-feira (10). Filas de veículos se formaram ao longo da ponte no sentido do Centro ao São Francisco.

    Testemunhas informaram que um motociclista está envolvido no acidente. Pelas imagens é possível observar ainda um ônibus parado, enquanto os outros veículos desviam e passam ao lado dele.

    Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local. Ainda não há informações sobre as circunstâncias deste acidente.

    Por volta das 8h30 um guincho fazia a retirada do ônibus do local. Os reflexos do acidente são sentidos no trânsito da região.

    Por TV Mirante

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PF cumpre mandados contra fraude de R$ 2,6 milhões no INSS

    Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís/ MA e São José de Ribamar/MA

    São Luís/MA. Na manhã desta quarta-feira, 5/2, a Polícia Federal deflagrou a operação Mandatum, com a finalidade de combater grupo criminoso especializado na prática de fraude em detrimento do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

    A fraude consistia na falsificação de atestados médicos para fins de cadastramento de procuradores de titulares de benefícios previdenciários e assistenciais, possivelmente falecidos, visando realizar prova de vida, renovar senha bancária e, posteriormente, receber os pagamentos mensais.

    Os policiais foram mobilizados para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luis/MA e São José de Ribamar/MA.

    Estima-se, de acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), que a ação da quadrilha tenha causado com o pagamento de 43 (quarenta e três) benefícios, inicialmente identificados, um prejuízo no montante de R$ 2,6 milhões. A economia projetada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), atinge a cifra de R$ 6,3 milhões. Entretanto, esses valores podem ser ainda maiores após a análise dos materiais apreendidos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil realiza operação contra desvio de cargas e combustíveis em Santa Inês

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, na última segunda-feira (3), em Santa Inês, uma operação policial na Estrada de Ferro de Carajás (EFC), com objetivo de reprimir furto de combustíveis e carga na região.

    De acordo com o delegado Allissom Guimarães, titular da 7ª Delegacia de Santa Inês, o trabalho preventivo faz parte de uma série de operações planejadas para o ano de 2025 na região do Vale do Pindaré. Ainda segundo o delegado, a ação visa o combate à todos tipos de delitos e proporciona mais segurança à população do Maranhão.

    De acordo com o delegado Allissom Guimarães, titular da 7ª Delegacia de Santa Inês, o trabalho preventivo faz parte de uma série de operações planejadas para o ano de 2025 na região do Vale do Pindaré. Ainda segundo o delegado, a ação visa o combate à todos tipos de delitos e proporciona mais segurança à população do Maranhão.

    Estrada de Ferro Carajás

    Vale destacar que a Estrada de Ferro Carajás é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, operada por uma mineradora que passa pelos estados do Maranhão e do Pará, lingando o Porto da Madeira, em  São Luís (MA), a Marabá e Parauapebas (PA).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF apreende dois caminhões com madeira ilegal no Maranhão

    Os motoristas foram flagrados com cargas sem documentação válida e um deles portava anfetaminas (rebites)

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nessa segunda-feira (03) dois caminhões que transportavam mais de 60 m³ madeira ilegal no Maranhão. As apreensões aconteceram durante fiscalizações nas rodovias federais BR-135 e BR-316.

    Caminhão com madeira não declarada

    Em São Luís, na BR-135, um caminhão carregava 31 m³ de madeira. Apesar de o motorista ter apresentado Nota Fiscal e Guia Florestal, a equipe da PRF encontrou madeira de espécie não declarada nos documentos, o que torna toda a documentação inválida, de acordo com a Instrução Normativa 21 do Ibama.

    Apreensão de madeira em São Luís
    Apreensão de madeira em São Luís

    Madeira sem documentação e motorista com anfetaminas (rebites)

    Já em Bela Vista do Maranhão, na BR-316, um caminhão com cerca de 30 m³ de madeira nativa serrada foi abordado. O motorista não tinha Guia Florestal nem qualquer outro documento da carga, configurando o crime de transporte ilegal de madeira. A situação é considerada mais grave pela Lei de Crimes Ambientais por ter sido praticada em período noturno, comportamento adotado para fugir de fiscalizações. Além do transporte da madeira ilegal, o motorista também estava com comprimidos de anfetamina, conhecidos popularmente como “rebites” e utilizados indevidamente para inibir o sono. A situação foi enquadrada como porte de drogas para consumo próprio.

    Com o motorista foi encontrado anfetaminas

    Destino da madeira e dos motoristas

    Os caminhões e a madeira apreendidos foram encaminhados para as unidades da PRF e ficarão à disposição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA) e da Justiça para continuidade dos procedimentos cabíveis. Os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão pelos crimes ambientais praticados.

    Apreensão de madeira em Santa Inês/MA
    Apreensão de madeira em Bela Vista do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.