Hildo Rocha critica buraqueira e falta de segurança na rodovia de acesso aos Lençóis Maranhenses

    O presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Hildo Rocha, criticou a precariedade da BR-402 e a falta de segurança na rodovia que inicia na cidade de Bacabeira, no Maranhão, e se estende até Umirim, no Ceará, tem 703,5 quilômetros de extensão. Boa parte do roteiro turístico chamado de “Rota das Emoções”, com cerca de 500 quilômetros, é percorrido pela BR-402.

    Deputado Hildo Rocha

    Durante deslocamento para a cidade de Água Doce do Maranhão, na semana passada, onde participei de um evento, o carro que eu viajava caiu num buraco e furou o pneu. Ao longo do trajeto, encontrei 14 veículos que também tiveram pneus furados em razão da buraqueira. Isso mostra que o trecho maranhense da BR-402 está em estado precário”, disse o parlamentar.

    Ausência da PRF

    Hildo Rocha destacou também a falta de policiamento na rodovia. “Por ter ficado bastante tempo parado na estrada federal e não ver trabalho da Polícia Rodoviária Federal procurei saber o motivo e fui informado pelo Dnit do Maranhão que a PRF considera aquela estrada de responsabilidade do governo estadual. Esse entendimento é equivocado. Toda a extensão da BR-402 é federal”, destacou Hildo Rocha.

    Pendenga judicial

    A falta de entendimento acerca da esfera estatal responsável pelo trecho da BR-402 em questão decorre de judicialização do tema. A origem da pendenga decorre de desdobramentos do convênio PG-180/95-00 celebrado entre o extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagens (DNER), hoje DNIT, e o antigo Departamento de Estradas de Rodagem do Maranhão (DER/MA).

    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a partir de 1º de julho de 2020, o trecho da BR-402 entre o km 0,0 (Bacabeira/MA) ao Km 103,2 (entrada para Humberto de Campos, no Maranhão) tornou-se uma estrada estadual.

    Entretanto, a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) conseguiu junto à Justiça Federal determinação, via tutela provisória de urgência, que as obras de manutenção e intervenção na BR-402 voltassem a ser feitas pelo DNIT. Mas, os indícios são de que a decisão não fora colocada em prática.

    O Certo é que, além da falta de manutenção, pois o Dnit que é o responsável pela estrada não tem nem contrato de manutenção para a rodovia, ainda não existe o serviço de policiamento. Isso é grave porque estrada sem policiamento facilita a desobediência as regras do trânsito, contrabando, o tráfico de armas e de drogas, além de outras atividades criminosas. Vou realizar audiência pública, por meio da Comissão de Viação e Transportes, para encontrar soluções para a falta de segurança na BR 402. Com relação a manutenção da rodovia fui informado pelo Dnit do Maranhão que já há um processo de contratação de empresa para fazer o serviço de restauração e manutenção”, ressaltou Hildo Rocha.

    Rota das Emoções

    O deputado enfatizou que a BR-402 é a principal ligação terrestre de acesso aos Lenções Maranhenses. A rodovia também abrange a Rota das Emoções roteiro turístico que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por 14 municípios em três estados: Ceará, Piauí e Maranhão:

    • Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz;

    • Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande);

    • Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro do Maranhão.

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    “Filas de espera, sujeira e atrasos”, diz deputado Wellington ao cobrar melhorias no serviço de ferry-boat

    Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wellington do Curso destacou recomendação do Ministério Público pela revogação dos contratos com a empresa Confiança, atual responsável pela gestão do serviço de ferry-boat no Maranhão. A recomendação foi assinada por 07 (sete) promotores de justiça e encaminhada a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), para a imediata revogação da Portaria nº 088.

    A recomendação feita pelo Ministério Público vai ao encontro das solicitações apresentadas pelo deputado Wellington, que apontou falhas no procedimento licitatório que escolheu a referida empresa como vencedora para administrar o serviço de ferry-boat no Maranhão.

    Filas de espera, sujeira e atrasos. Essa é a realidade só serviço do ferry oferecido pelo Governo do Estado aos maranhenses. Desde o início, apontei as falhas já identificadas no procedimento licitatório em que quem saiu vencedora foi uma empresa que não tinha sequer ferry-boat, mas sim balsas. Agora, o Ministério Público encaminhou uma Recomendação pela revogação do contrato com essa empresa. Estou confiante que teremos um resultado positivo e, assim, melhorias no serviço ferry-boat no Maranhão. Como deputado estadual, meu papel é fiscalizar e sempre solicitar melhorias. É o que faço em defesa da população da Baixada Maranhense”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

    Hoje (7) motoristas se mobilizaram e fecharam a entrada do Cujupe.

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    Macas em péssimas condições derrubam pacientes no Maranhão; confira imagens

    Nos dois vídeos que você vai ver abaixo pacientes são colocados em macas em condições precárias e caem antes mesmo de entrarem em ambulâncias para serem atendidos em hospitais no Maranhão.

    As cenas de descaso foram registradas nas cidades de Santa Quitéria e Santa Luzia do Paruá.

    Confira abaixo.

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    Lixo amontoado nas ruas de São Luís deixa população indignada e ameaça saúde pública

    A população de São Luís pede socorro. O governo municipal está deixando a desejar e a cidade está virando um grande lixão a céu aberto.

    Moradores de vários bairros têm se queixado da coleta. Na rua Nova Betel, no bairro  Jardim São Cristóvão, bem próximo a um hotel que com certeza hospeda pessoas de outras localidades, o lixo não é recolhido e se acumula em diversos pontos.

    Um descaso total por parte da Prefeitura da capital e uma ameaça à saúde pública.

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    Travessia São Luís/Cujupe vira sacrifício e terror para passageiros de ferries

    Os problemas enfrentados por quem precisa do transporte marítimo para realizar a travessia de São Luís ao terminal do Cujupe, em Alcântara, parecem distantes de acabar.

    Foto Reprodução

    Os serviços de péssima qualidade relativos ao transporte por ferry-boats no Maranhão são motivos de reclamações constantes por parte de usuários que seguem enfrentando filas quilométricas chegando a esperar por mais de 20 horas por um embarque.

    Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) que não consegue resolver essas questões e a sensação que temos é de humilhação, como se estivéssemos pedindo favor, mas não, pagamos caro por esse serviço que é precário.

    O descaso é tanto que por várias vezes embarcações ficaram à deriva. Algumas delas, em sua maioria, tem sérios problemas estruturais como goteiras que as deixam inundadas causando transtornos e inseguranças aos passageiros, como ocorreu recentemente com um ferry da Servi Porto, que é administrada pela MOB.

    As águas das fortes chuvas invadiram as goteiras no teto do ferry “Baía de São José”, durante uma travessia, causando rápido alagamento em pleno alto mar na embarcação, colocando a vida dos passageiros em grave risco, podendo resultar em uma grande tragédia. (Reveja)

    Confira nas imagens abaixo.

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    Passageiros de ferry boat correm sérios riscos e casos são denunciados ao MP e Marinha

    Os proprietários da Serviporto estão preocupados com as sérias denúncias recebidas pelos usuários de transporte marítimo, assim como os representantes do sindicato dos trabalhadores, que versam sobre o risco de vida e a integridade física em que os usuários e funcionários das embarcações estão submetidos durante a travessia Ponta da Espera/Cujupe por conta das péssimas condições das embarcações.

    Foto Reprodução

    Ocorre que a empresa Serviporto, ainda está sob intervenção do Governo do Estado do Maranhão, sendo que a MOB é quem atualmente administra a travessia e os ferry-boats desta empresa e a quem caberia fazer as manutenções corretivas e preventivas.

    Diante das denúncias recebidas e preocupados com a segurança e qualidade dos serviços os legítimos proprietários da Servi Porto esclarecem que comunicaram os fatos relatados à Marinha, Promotoria de Defesa do Consumidor e a alguns deputados solicitando apuração sobre a veracidade das denúncias.

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    Moradores do Miritiua dizem que foram abandonados pelo prefeito Dr. Julinho

    Os moradores do Miritiua, mas especificadamente do Residencial Andra Luzia, em São José de Ribamar, estão vivendo um verdadeiro caos em relação a falta de Infraestrutura. O prefeito, Dr. Julinho, simplesmente sumiu e abandonou os munícipes.

    Foto Reprodução

    A população está inconformada com a situação. “O prefeito fez várias promessas para os nossos moradores, agora que se elegeu simplesmente esqueceu da gente. Não tem a coragem nem de mandar passar a máquina aqui pra ver se melhora.”

    Foto Reprodução

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    Em Formosa da Serra Negra, prefeito diz que pagou 17 salários em 2021, mas professores desmentem

    Além de não pagar o rateio dos recursos do Fundeb, o prefeito de Formosa da Serra Negra, no Maranhão, fez um estardalhaço espalhando que em 2021 já pagou 17 salários. Os professores rebateram o que consideram uma mentira descarada ou deboche.


    Em vídeo abaixo, os professores são tratados com ironia pelo prefeito Cirineu Costa, do PL, ao inventar que já pagou 17 vezes os salário, como forma de não atender a distribuição do que sobrou do Fundeb do ano passado, além de não prestar contas aos professores. Mas ele insiste em falar nos 17 salários, como mostram a imagem abaixo:

    Insatisfeitos com o tratamento dado pelo prefeito, os trabalhadores na Educação de Formosa da Serra Negra ganharam as ruas e avenidas em protesto; confira abaixo o vídeo:

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    Alô Sinfra! Moradores improvisam ponte com troncos de palmeiras no interior do Maranhão

    O Governo do Estado do Maranhão, através de sua Secretaria de Infraestrutura, ainda não tomou nenhuma providência com relação a uma ponte que moradores da região de Paraibano improvisaram com troncos de palmeira de babaçu para não ficarem isolados.

    É que com as chuvas, o Rio Balseiro acabou cortando a rodovia MA-271, que liga a cidade à Sucupira do Norte. A situação é caótica e precisa de medidas emergenciais.

    Confira o vídeo:

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    O silêncio do prefeito Eduardo Braide enquanto a população de São Luís sofre com a falta de água

    Em várias cidades maranhenses, a exemplo de Santa Inês, prefeitos estão ameaçando privatizar o sistema de abastecimento de água potável em virtude do descaso e incompetência da Caema, órgão estadual responsável pelos serviços.

    Foto do G1

    Entra governo e sai governador e na capital do Maranhão só aumenta o sofrimento de seus moradores. Porém, como nunca em outras gestões, São Luís vive atualmente a maior crise no setor.

    O governador Flávio Dino não demonstra o menor interesse em resolver o problema e vai empurrando com a barriga para o próximo gestor. Aliás, não se tem conhecimento de que sua administração comunista ou socialista tenha feito algum investimento na busca de soluções.

    Ele não percebe ou finge não saber que água é saúde, é vida. Além da omissão do governador, agora vem o silêncio sepulcral do prefeito da nossa ilha, Eduardo Braide, que já foi presidente da Caema e tem a obrigação de levantar o debate. Ao menos esse gesto.

    Afinal, Braide é prefeito de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes atingidos cruelmente pela falta do líquido precioso. Os ricos, a exemplo do prefeito e do governador, podem comprar a água de carros pipas. Os pobres, notadamente os moradores das periferias, lutam desesperados para tomar banhos e encher a caneca para beber o líquido precioso.

    A gestão da Caema é do governo estadual, mas o problema reside na cidade administrado pelo prefeito. O silêncio de Eduardo Braide serve para mostrar que não temos ninguém lutando por nós.

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    “O curso de medicina da UEMA em Caxias pede socorro!”, denuncia deputado Wellington

    Durante a sessão plenária desta quarta-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso fez referência à reunião que aconteceu no município de Caxias, na última segunda-feira (20). A reunião contou com a presença de acadêmicos de medicina da UEMA em Caxias, com o prefeito da cidade, Fábio Gentil, e membros da sociedade civil. 

    O objetivo da reunião foi tratar sobre os problemas que afetam os acadêmicos de medicina em Caxias, a exemplo da falta de professores e de mudanças unilaterais no internato.

    Na última segunda-feira, estive em Caxias, para ouvir as demandas apresentadas pelos acadêmicos de medicina da UEMA. Os estudantes apontam que sofrem com a falta de professores, com a ausência de diálogo e comunicação com a diretoria do Curso e, ainda, com a mudança unilateral no internato, que deixará de ser em São Luís e ocorrerá em Caxias. De acordo com os acadêmicos, a Universidade não dispõe de estrutura para ofertar internato. O curso de medicina da UEMA em Caxias pede socorro. Em virtude disso, os acadêmicos solicitaram uma audiência pública, que será agendada e contará com a representatividade, também, do Ministério Público. Nosso objetivo é garantir que nossos estudantes tenham uma educação de qualidade”, concluiu o deputado Wellington.

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    Professora precisa passar por cirurgia urgente; Estado está descumprindo liminar

    A funcionária pública estadual Nalva Araújo, muita conhecida e querida em Esperantinópolis, está desde o dia 01 de maio internada no Hospital do Servidor de São Luís, em virtude de uma extração de dente que infeccionou cervical e cérebro, seguindo de AVC e menginite, segundo relato de familiares.

    Foto Reprodução

    Devido todos esses graves problemas, Nalva Araújo permanece com cerebite e um aneurisma micótico, um tipo raríssimo. Seu quadro é estável, todavia a cirurgia é necessária e urgente. O problema é que, mesmo sendo funcionária pública e pagando o plano de saúde do servidor (FUBEN) há 30 anos, não teve aprovação da SEGEP, órgão que faz a gestão do plano, e colocou-a na fila de regulação.

    A família, que já fez de tudo ao seu alcance, conseguiu, judicialmente, uma liminar para que Nalva fosse transferida e realizasse a cirurgia no hospital Carlos Macieira, já que é o hospital público que tem todo aparato e especialistas nesse tipo de cirurgia. Contudo, já estão com 8 dias de descumprimento da liminar, colocando em risco a vida da nossa querida Nalva Araújo.

    Na sexta, dia 20/08, o Estado recorreu com o pedido de arquivamento do processo, tendo vista que a mesma já teria sido transferida por meios políticos e não pelo Estado, mas não houve leitura total do processo, onde solicitava resolução cirúrgica do caso. Sendo assim a paciente ainda segue internada, sem resposta e previsão de cirurgia.

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