Divulgados no Blog do Luis Cardoso e em seguida na TV Mirante, um usuário da travessia São Luís/Cujupe que demonstra o estado de abandono de um dos ferries da empresa Servi-porto, o “Baía de São José”, tendo uma cachoeira em seu interior diante das fortes chuvas que assolam nossa cidade.

Água descendo do teto do ferry

Como o leitor e o telespectador observaram, as águas das fortes chuvas invadiram as goteiras no teto, causando rápido alagamento em pleno alto mar na embarcação, colocando a vida dos passageiros em grave risco, podendo resultar em uma grande tragédia. No dia seguinte, esperava-se uma resposta dura da Marinha ou do Ministério Público, que passaram calados, mudos, cegos e surdos diante do episódio.

Este é mais um relato da triste história que este blog já vem denunciando da tentativa da MOB em tomar os ferry-boats da empresa Servi-Porto para darem a uma empresa paraense que, sem ter embarcações e recursos, foi beneficiada e se tornou vencedora numa licitação marcada de irregularidades, já denunciada anteriormente.

Não satisfeitos com o estrago realizado, em dezembro de 2020 o governo voltou a intervir na empresa sob o mesmo pretexto e começou novamente seu pacote de maldades, não realizando adequadamente a manutenção dos ferries, abandonando e sucateando totalmente o ferry “Cidade de Tutóia” . Para piorar mais ainda,  pedindo dinheiro público através da Medida Provisória 360/2021 homologada pela Assembleia no intuito de endividar a empresa para que esta pague o próprio governo com seu patrimônio.

O vídeo abaixo apresentado veio para salientar a atuação desastrosa e mal intencionada de um governo que esquece da população quando seus caprichos políticos falam mais alto.

Para quem não recorda desta novela, em Fevereiro de 2020 o governo do Maranhão, sob o pretexto de melhorar os serviços de travessia, realizou a primeira intervenção na empresa tirando seus proprietários do comando sem respaldo legal e de uma forma abusiva nunca ocorrido em nenhum outro estado do Brasil. Passados 180 dias, o governo devolveu a empresa com um aumento na quantidade de atrasos nas travessias, motivo alegado para a intervenção, e ainda com dois novos problemas de alta gravidade: entregou danificado um dos motores do ferry “Cidade de Araioses” e ainda deixou a empresa inadimplente, pois parou de pagar os compromissos financeiros assumidos pela empresa junto às instituições bancárias.

O mais curioso é que a Justiça Estadual não se manifesta diante da quantidade de processos impetrados pela empresa usurpada na tentativa de recuperar seu patrimônio e gerir uma atividade que vinha exercendo sem grandes problemas já mais de 30 anos. O Ministério Público não toma providências diante destes fatos notórios e que a cada dia tornam mais arriscada a utilização deste transporte por aqueles que necessitam da travessia São Luís/Cujupe. E a Marinha, via a Capitania dos Portos segue como se nada estivesse acontecendo nos altos mares.

Lamentável que fatos como este só acontecem em nosso Maranhão!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.