Osmar Filho institui sistema de votação virtual nas sessões remotas da Câmara de São Luís

    O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), anunciou na sessão extraordinária remota desta terça-feira (23) mais uma solução tecnológica para viabilizar a discussão e a votação de matérias de interesse da sociedade.

    Osmar Filho, Presidente da Câmara

    A plataforma de votação eletrônica, segundo o presidente, será utilizada na próxima sessão remota e possibilitará aos vereadores verificar a ordem do dia e votar de forma nominal, oferecendo transparência no processo dos debates legislativos sobre os projetos e propostas que estarão na pauta.

    O recurso soma-se as ações da Casa no combate a propagação do coronavírus e evita o encontro presencial dos parlamentares em meio ao contexto de pandemia, dando continuidade aos trabalhos legislativos.

    O gestor destacou a transformação digital que a Casa está vivenciando nesses últimos anos.

    ‘’É mais uma inovação que a Câmara ganha. Não medimos esforços para modernizar e tornar a Casa cada vez mais um plenário digital, principalmente neste momento de crise sanitária que vivemos. Logo no começo da pandemia instituímos o sistema de deliberação para continuar com as reuniões e com essa plataforma on-line iremos ter mais celeridade nos atos da Casa contribuindo de maneira transparente e democrática com as votações’’, destacou o pedetista.

    Foto Reprodução

    Desenvolvida pela Diretoria de Informática da Câmara, a novidade faz parte do sistema Gestor, ferramenta responsável pela integração de toda a estrutura administrativa e legislativa da instituição.

    Vale destacar que é a primeira plataforma de votação remota do Estado e similar a utilizada nas reuniões do Congresso Nacional. A funcionalidade desse suporte proporcionará agilidade na votação dos vereadores e nas discussões que beneficiem a população ludovicense.

    Como funcionará

    O diferencial dessa plataforma é que será disponibilizado um aplicativo para a votação e cada parlamentar terá acesso com um login e senha de uso único e pessoal.

    Na interface do App ficará disponível a foto e nome do parlamentar, com as opções: sim, não e abster; além de apresentar o quantitativo total de votos computados nos projetos de cada vereador.

    Também será permitido, no mesmo ambiente, a publicação de resultado preliminar depois de encerrada a votação, para conferência do votante antes de anunciado o resultado definitivo.

    Ressalta-se que a Casa Legislativa já utiliza o Sistema de Deliberação Remota (SDR) que permite o debate com vídeo e áudio entre os vereadores, e possibilita diversos recursos operacionais de forma remota, oferecendo fluidez nos encontros virtuais.

    Medidas para enfrentamento da covid-19

    Após um ano de realização da primeira audiência pública remota da Câmara, em 24 de março de 2020, o presidente Osmar Filho tem implementado uma série de inovações junto ao setor de Tecnologia da Informação da Casa, oferecendo uma plataforma de interação, como o sistema de deliberação, o aplicativo Câmara SLZ e agora, a criação da plataforma de votação nominal.

    Desde esse tempo, a Câmara tem estabelecido uma dinâmica de trabalho digital, em meio ao momento de pandemia, com o objetivo em preservar a saúde dos vereadores, funcionários e do próprio público diante da proliferação do Novo Coronavírus (COVID-19).

    Para saber mais sobre o pacote de ações desenvolvidas, acesse: camara.slz.br/coronavirus

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    Projeto de Yglésio garante socorro imediato a animais atropelados

    Visando proteger animais e o meio ambiente, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) protocolou, na manhã desta segunda-feira (22), o Projeto de Lei 149/2021, que garante atendimento imediato e obrigatório a animais atropelados em áreas urbanas em todo o Maranhão.


    De acordo com o texto da medida, apesar de ser uma obrigatoriedade e ter penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (uma lei federal), caso descumprida, o socorro ao animal atropelado só deve ser feito caso não haja risco de outro acidente ou qualquer dano à pessoa que for prestar o socorro: o condutor, no caso, o qual deve solicitar auxílio de autoridade pública responsável neste e em todos os casos.

    Como forma de evitar que haja animais em vias urbanas, regiões com maior fluxo de veículos, a medida reforça a necessidade de que os donos desses animais precisam ter em termos de protegê-los em casa, evitando que sofram acidentes.

    Dentre as penalidades, o projeto de lei prevê a aplicação de multa que vai de R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00, dependendo da gravidade do acidente envolvendo o animal. O valor das multas será encaminhado para o Hospital Veterinário da UEMA.

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    Luciano compra oxigênio para salvar mais vidas em Pinheiro

    Preocupado com o avanço do coronavírus em todas as regiões do Maranhão, o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio anunciou a aquisição de cilindros de oxigênio, bem como de outros insumos necessários para tratamento de pacientes internados com a Covid-19.

    Foto: Divulgação

    Os cilindros começaram a chegar à cidade nesta segunda-feira (22) e são fundamentais neste momento em que estamos atravessando no Maranhão.

    Com o sistema de saúde em colapso em todo o país, Luciano Genésio se antecipa e com isso busca salvar mais vidas em Pinheiro e região, uma vez que muitos pacientes de outras cidades da Baixada Maranhense buscam ajuda nos hospitais da cidade.

    “Com muito esforço estamos conseguindo adquirir mais cilindros de oxigênio para o tratamento de pacientes com Covid-19 que se encontram internados no Hospital Dr. Antenor Abreu. A falta de oxigênio no mercado para tratar pacientes em estágio moderado e grave da doença demonstra o nível da sobrecarga do sistema de saúde público. Com mais essa aquisição estamos contribuindo para que vidas sejam salvas”, disse Luciano.

    Sem dúvida alguma essa é uma grande notícia para levar mais esperança à população pinheirense.

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    Guarda-Vidas Municipais intensificam patrulhamento nas praias Olho d’Água e Ponta d’Areia

    O Corpo de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) está reforçando o patrulhamento nas praias do Olho d’Água e Ponta d’Areia, ambas de competência do Município.

    As atividades, no Olho D’água, foram deslocadas para uma tenda móvel que está servindo de base provisória, por conta dos serviços de construção do posto de salvamento, que integra o projeto de prolongamento da Avenida Litorânea. A previsão é de que as obras terminem em 180 dias.

    A reforma do posto do Olho D’água está sendo executada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Para que o trabalho de patrulhamento pudesse ter prosseguimento, os guarda-vidas estão contando com o apoio da Defesa Civil municipal e a parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão. Na Ponta D’areia, há um posto-base para as ações do grupamento.

    Os guarda-vidas usam equipamentos como quadriciclos e flutuadores (também conhecidos como “salsichões”), além de torres de observação e do trabalho de ronda em toda extensão das duas praias.

    Cuidados

    Neste período chuvoso é grande a incidência de raios, e por conta disso, os guarda-vidas estão orientando aos banhistas nas praias do Olho d’Água e também na Ponta d’Areia sobre as precauções que devem ser seguidas. “Há vários estudos científicos que comprovam que, durante tempestades, o risco de um raio cair nas praias é grande, por ser uma área descampada. Não é recomendável ficar na praia quando está chovendo forte. Os nossos guarda-vidas estão reforçando as ações preventivas aos frequentadores das praias”, enfatizou o secretário Marcos Affonso.

    O subinspetor Antônio Carlos, gestor do Corpo de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís, destaca que é sempre necessário prudência para os banhistas. “É importante que as pessoas fiquem atentas às nossas bandeiras vermelhas, que sinalizam trechos perigosos e as condições do mar. O ideal é que a água não ultrapasse a altura da cintura. Todos os cuidados devem ser tomados para que a diversão e o lazer não se transformem em tragédia”, pontuou.

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    Prefeitura de Godofredo Viana prorroga medidas restritivas até o dia 28

    O prefeito Sissi Viana (Republicanos) assinou novo decreto prorrogando até o dia 28 deste mês medidas restritivas já adotadas com o objetivo de conter o avanço do novo coranavírus no município de Godofredo Viana.

    Continuam suspensas as aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino da cidade.

    Festas e eventos de qualquer natureza permanecem proibidas.

    Em todos os locais públicos e de uso coletivo, ainda que privados, cujo funcionamento seja autorizado na forma deste Decreto, é obrigatório o uso de máscaras de proteção, descartáveis, caseiras, ou reutilizáveis, conforme determinado pela ANVISA.

    Deve ser observado o distanciamento social, limitando-se, ao estritamente necessário, a circulação de pessoas, estando terminantemente proibida aglomerações de qualquer natureza.

    Fica suspensa as atividades e estabelecimentos como: depósitos de bebidas, bares, restaurantes, pizzarias, conveniências, sendo autorizados a funcionar apenas por meio do comércio eletrônico/delivery, estando com horário de funcionamento definido a partir de 7h da manhã até às 21h.

    Fica autorizado apenas o funcionamento de atividade essencial, tais como: supermercado, farmácia, posto de gasolina, assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares, serviços funerários, as respectivas obras de engenharia, unidades lotéricas, trânsito e transporte interestadual e internacional de passageiros, atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos, de acordo com o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020.

    Nas Igrejas, Templos ou qualquer recinto de culto religioso, fica proibida a aglomeração de pessoas, devendo estar guardado o distanciamento social, bem como respeitar a redução de capacidade de pessoas no percentual de 30% (trinta por cento), observando o horário limite para funcionamento até às 21h.

    As academias de ginástica poderão funcionar com a capacidade de pessoal reduzida, no percentual de 30% (trinta por cento), observado o limite de funcionamento das 06h da manhã até às 20h.

    Devem os munícipes se recolherem em suas residências no período compreendido entre às 21 horas de um dia e às 05 horas da manhã do dia seguinte.

    Os supermercado, Lotéricas e Correspondentes Bancários, devem manter seu atendimento ao público, respeitando as regras estabelecidas pela ANVISA, em especial sobre o distanciamento mínimo de 01 (um) metro para cada pessoa na fila de espera, sendo obrigatório o uso de máscaras, estando com horário de funcionamento definido a partir de 7h da manhã até às 21h.

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    Prefeito Hilton Gonçalo vistoria UBS das Palmeiras

    O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, vistoriou a UBS das Palmeiras na última terça-feira (16). Recém-inaugurada, a unidade de atendimento de saúde contempla a população da região dos povoados que ficam em ilhas no município.

    O espaço conta com uma equipe composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e em breve terá também equipe odontológica.

    De acordo com Hilton Gonçalo, a UBS das Palmeiras funcionará de segunda a sexta e fará atendimentos básicos, assim como os primeiros socorros em caso de traumas e até mesmo suspeita de covid-19. A unidade de saúde conta com dois leitos de observação.

    Outra estrutura montada pela Prefeitura de Santa Rita na região. Foi a instalação do serviço de uma ambulância no povoado Marengo que estará de prontidão para atender qualquer demanda urgente que venha da UBS das Palmeiras, a distância entre os dois pontos é de apenas 10 km.

    A UBS das Palmeiras teve suas obras iniciadas no governo Hilton Gonçalo e entregue no mês de março de 2021.

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    Hildo Rocha vistoria duplicação da BR-010, na área Urbana de Imperatriz

    O deputado federal Hildo Rocha vistoriou, neste final de semana, a obra da Travessia Urbana de Imperatriz, na BR-010, no trecho entre as pontes do Riacho Cacau e o Trevo da entrada para ponte sobre o rio Tocantins. No início deste mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou os 1,2 quilômetros de vias laterais do trecho concluído.

    Deputado Hildo Rocha

    Hoje, cumpro novamente o meu dever de fiscalizar o andamento da obra para me certificar de que os recursos, que trabalhei para destinar ao DNIT, estão sendo aplicados em conformidade com o planejado. Essa é uma obra importante, vital para toda região. Se não houver um esforço muito grande por parte das autoridades o andamento desse empreendimento poderá se arrastar por muito mais tempo do que o previsto”, destacou o parlamentar.

    Esforço para garantir os recursos financeiros

    Hildo Rocha enfatizou a luta da bancada federal maranhense para garantir os recursos financeiros necessários para tocar a obra. “O custo total dessa obra está orçado em mais de 200 milhões de reais. Quando os serviços foram iniciados existiam apenas 5 milhões reais de orçamento, de dotação para a obra. Entretanto, graças ao trabalho que realizei, juntamente com outros deputados federais e senadores conseguimos alocar recursos e, este ano, estamos colocando mais 20 milhões para que possamos dar continuidade, levando a obra de duplicação até o entroncamento que dá acesso à ferrovia Norte Sul, na entrada do Bairro Cidade Nova e fazer dois viadutos que irão proporcionar melhores condições de trafegabilidade, segurança e conforto aos usuários e melhorar o acesso ao Estado do Tocantins e ao município de Davinópolis”, argumentou Hildo Rocha.

    Para o ano de 2021, o DNIT tem a previsão de aplicar mais 45 milhões de reais incluindo recursos próprios e de emendas parlamentares e avançar em direção a Davinópolis com a construção de 4,5 km de pista duplicada, vias laterais e os dois viadutos.

    Atuação reconhecida

    Integrante da comitiva que acompanhou Hildo Rocha na vistoria da obra, o ex-prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão ressaltou a atuação do parlamentar nas ações que resultaram no destravamento da obra.

    Essa obra ficou parada durante muito tempo. O deputado Hildo Rocha lutou muito e conseguiu destravar porque ele é atuante, esforçado, persistente. Eu sei a forma que Hildo trabalha, ele não é de sair por ai jogando conversa fora o que ele conversa aqui na região quando ele chega em Brasília ele coloca a sua competente equipe em campo e consegue resolver as demandas. Eu não tenho dúvida que para essa obra estar em andamento tem grande ajuda do nosso deputado federal Hildo rocha parlamentar que tem ajudado muito o Maranhão e na nossa região não é diferente”, afirmou Brandão.

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    Deputado federal Josimar Maranhãozinho entrega mais uma ambulância, desta vez, em Araguanã

    Em live realizada no último fim de semana, o deputado federal Josimar Maranhãozinho entregou mais uma ambulância, desta vez, o município contemplado foi Araguanã, que tem como prefeito Flávio Amorim.

    “Para nós é mais uma grande conquista, em meio a uma grande pandemia que estamos enfrentando receber uma ambulância é de fundamental importância no combate ao Covid 19, destacou o prefeito.

    O deputado federal Josimar Maranhãozinho garantiu que vai continuar entregando veículos para os municípios como meio de fortalecer a luta no combate ao Novo Corona Vírus, ao todo serão 40 ambulâncias.

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    SMTT orienta motoristas para alterações de tráfego no entorno do Elevado da Cohama e no Vinhais

    A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) dará continuidade, nesta segunda-feira (22), às intervenções no trânsito em toda região do Elevado da Cohama, em decorrência das obras de recuperação de trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, no sentido Vinhais-Cohama, por conta da erosão na via, causada no último sábado (20), pelo rompimento da tubulação de esgoto que corta a avenida.

    Para os trabalhos de reordenamento do fluxo de veículos, será empregado, a partir das 6h da manhã desta segunda-feira (22), um efetivo de 40 agentes de trânsito com o apoio de viaturas e motocicletas, distribuídos em todo o entorno, orientando motoristas quanto às alterações de fluxo e as rotas alternativas. Algumas vias da avenida ficarão interditadas para dar segurança aos operários, para alocar todo o parque maquinário e os materiais, e dar tranquilidade a quem passa pelo local.

    As ações de disciplinamento para facilitar o tráfego na região devem durar até que os serviços de mobilidade da área, realizados em parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semosp) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), sejam concluídos.

    O secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro, recomenda que condutores que precisem passar pelo elevado, no sentido Centro-bairro, devem evitar o trecho a partir da Curva do Noventa. “As equipes estarão distribuídas estrategicamente para operacionalizar todo o planejamento de tráfego da área. O trecho Centro-Cohab deve ser evitado pelos condutores. Estamos recomendando rotas alternativas, a exemplo da Via Expressa e da Avenida dos Holandeses, que permitem maior fluxo, evitando, assim, os congestionamentos, dando fluidez para o transporte público”, reforçou o secretário.

    Cláudio Ribeiro pede atenção especial aos usuários de transporte em relação às paradas de ônibus. “Como precisamos fazer mudanças no tráfego, os pontos de paradas de ônibus serão deslocados para locais mais distantes. Por isso, quem utiliza o transporte público, é bom observar os novos pontos de paradas provisórios”, disse ele.

    As mudanças de tráfego que serão realizadas consistem no seguinte:

    1- Trafegando sentido Angelim-Bequimão, com destino ao Vinhais-Centro, passar por baixo do elevado pela faixa da direita (a esquerda ficará interditada);

    2- Trafegando sentido Angelim-Bequimão, com destino sentido Cohama ou Ipase, segue pela rotatória;

    3- Trafegando sentido Cohama – Vinhais, conversão à direita próximo ao prédio da Oi interditada, recomenda-se buscar uma rota alternativa por dentro do bairro;

    4 – As pessoas que se deslocam do Cohafuma sentido Bequimão-Angelim,  evite circular pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, buscando outras vias.

    Neste domingo (21), quem passou pela Jerônimo de Albuquerque já pôde acompanhar as alterações de trânsito em toda extensão da via, em razão da força-tarefa da Semosp e da Caema, que mantêm equipes trabalhando 24 horas para finalizar, em menor prazo possível, os serviços de construção uma nova caixa coletora, desta vez na margem lateral – em substituição à antiga, que causou o rompimento e estava localizada no meio da avenida; incluindo, também, a pavimentação asfáltica e a reconstrução de todo o meio-fio.

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    Prefeito Eduardo Braide vistoria novo Mercado do Monte Castelo

    O prefeito Eduardo Braide vistoriou, neste sábado (20), o novo Mercado do Monte Castelo, que passou por serviços de readequação em sua estrutura para o correto funcionamento do local. O espaço foi requalificado pela Prefeitura de São Luís para garantir mais dignidade aos feirantes do bairro, além de um ambiente seguro e higienizado para que os consumidores possam comprar alimentos com mais segurança. A unidade é a primeira de São Luís a funcionar no modelo segmentado com áreas específicas para carnes e hortifruti.

    O Mercado do Monte Castelo, localizado na Rua Raimundo Correia, existe há pelo menos 30 anos. No entanto, devido ao comprometimento de sua estrutura, o espaço ficou completamente abandonado, transformando-se em ruínas. Esta situação perdurou por muitos anos e os feirantes ficaram sem local para trabalhar.

    A Prefeitura de São Luís construiu um novo mercado no mesmo local do anterior e, neste início de 2021, fez novas intervenções para acabar com problemas que dificultavam o uso de bancas, além de corrigir a rede de esgotamento sanitário, que vazava em dias de chuvas mais intensas.

    Agora os comerciantes que trabalham no local e os consumidores contam com um espaço seguro e com toda a estrutura necessária. “Corrigimos os problemas estruturais que o mercado apresentava para dar mais segurança aos feirantes que trabalham no local e garantir que este mercado funcione sem prejuízos aos consumidores. Com isso, toda a população sai ganhando, já que este é mais um espaço bem estruturado para a compra de alimentos a preços mais acessíveis e próximo de casa”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado do vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC) e da vereadora Concita Pinto (PCdoB).

    Nova organização

    O novo Mercado do Monte Castelo também é o primeiro de São Luís a contar com áreas específicas para a exposição e a venda de produtos de origem vegetal (hortifruti) e de origem animal (carnes e ovos), facilitando a higienização, organização e compra pelos consumidores.

    Além destas melhorias, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, informou que o local recebe um serviço rigoroso de sanitização. “Fizemos na sexta-feira (19) o trabalho de desratização e higienização de todo o mercado. Este trabalho integra o Plano Municipal de Higienização das Feiras e Mercados de São Luís e é realizado de forma contínua, seguindo um rigoroso cronograma, para garantir que nossos 29 mercados estejam sempre limpos”, disse.

    Aprovação

    Quem trabalha no local aprova a reestruturação do mercado. É caso de Lívia da Conceição, que tem um box para a venda de hortifruti. “Eu sou feirante há muitos anos e finalmente temos um espaço ótimo para trabalhar. Estamos todos bem acomodados e em um ambiente seguro, organizado e limpo”, comentou.

    O novo Mercado do Monte Castelo conta com 40 boxes e mais 10 bancas, ou seja, 50 pontos comerciais que vão gerar mais emprego e renda na cidade. O mercado segue todas as normas de acessibilidade e além de ser um equipamento confortável e espaçoso com área administrativa e banheiros.

    E a comunidade do entorno, que antes se deslocava para bairros vizinhos como Liberdade e João Paulo para fazer suas compras, agora podem adquirir seus alimentos perto de casa, economizando tempo de deslocamento e gasto com transporte.

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    Ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior tem gestão reconhecida, mais uma vez, entre as mais transparentes do país

    A gestão do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, novamente foi destaque nacional em transparência pública, de acordo com dados da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgados segunda-feira (15) pela Controladoria Geral da União (CGU).

    A capital maranhense, que antes da gestão de Edivaldo tinha nota zero na avaliação, obteve nota 9,65, ficando no ranking em 5° lugar entre as capitais do Nordeste, em 10° entre as capitais do país e em 1º entre os municípios maranhenses no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a da Lei Complementar 131 – ou Lei da Transparência.

    Edivaldo enquanto esteve à frente da Prefeitura de São Luís, de 2013 a 2020, fez importantes investimentos que contribuíram para que por diversas vezes a cidade fosse destaque em diferentes rankings de órgãos de controle nacionais e estaduais, como concurso público para auditores do controle interno, reestruturação e modernização da Controladoria Geral do Município (CGM), implantação de todos os mecanismos de controle interno, entre outros.

    O novo resultado da Escala Brasil Transparente, cujo período de avaliação correspondeu de 1º de abril a 31 de dezembro do ano passado, reforça que o ex-prefeito de São Luís conseguiu implementar durante a sua gestão não apenas um canal para que o contribuinte pudesse acompanhar como o recurso público vinha sendo administrado, mas também que fosse de forma clara.

    Avaliação – A Escala Brasil Transparente é uma ferramenta por meio do qual o órgão nacional de controle externo brasileiro monitora o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos entes federativos brasileiros, tanto no que se refere à transparência ativa (divulgação espontânea, independente de solicitação), quanto à transparência passiva (informação fornecida mediante solicitação).

    Participaram desta edição da Escala Brasil Transparente os 26 estados e mais o Distrito Federal, todas as capitais e, ainda, os municípios com população superior a 50 mil habitantes.

    No ranking, a nota obtida por São Luís superou a média nacional das capitais, cuja pontuação foi 8,73; e a média nacional dos municípios, que ficou em apenas 6,85.

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    Profissionais de saúde de São Luís participam de capacitação ministrada pelo Hospital Oswaldo Cruz

    Os profissionais que atuam nos hospitais municipais da Prefeitura de São Luís, Socorrão I e da Mulher participaram, nesta sexta-feira (19), de um curso de capacitação ministrado pelo Hospital Oswaldo Cruz.

    O objetivo foi promover iniciativas que impactem positivamente na melhoria do fluxo interno, no tratamento com o paciente e seus familiares, viabilizando a diminuição no tempo de internação e, ao mesmo tempo, a eficácia na assistência.

    A atividade – que ocorreu por videoconferência – fez parte de parceria entre as unidades de saúde municipais e o Oswaldo Cruz, que implementa de forma exitosa com o Município o projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), uma contribuição da rede privada para a gestão de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Do Socorrão I participaram da capacitação profissionais de diferentes especialidades, que receberam orientações da facilitadora do Oswaldo Cruz, Patrícia Santesso. Ela falou sobre novas práticas de abordagem aos pacientes e de que forma as mudanças de rotina internas (com reuniões diárias entre profissionais para acompanhamento coletivo dos pacientes) são fundamentais na qualificação do atendimento.

    Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a parceria com entes privados é de suma importância para a oferta de assistência de qualidade aos pacientes. “Com novas rotinas, o paciente é tratado de uma forma ainda mais humana e específica. A família e o paciente se sentem mais acolhidos e nossa qualidade de atendimento eleva-se ainda mais”, disse.

    A parceria entre Oswaldo Cruz e Semus tem resultado em reconhecimento para o Município. O Hospital da Mulher, por exemplo, recebeu a maior pontuação entre as unidades de saúde do estado do Maranhão e a terceira maior nota no país pela eficácia na aplicação de mudanças das rotinas de atendimento aos públicos internos e externos que diminuíram os tempos de internação e elevaram a média de atendimentos.

    O Socorrão 1 também vem recebendo reconhecimento importante da unidade privada, com redução no tempo de permanência dos pacientes. Desde a sua execução em 2009, o RHP auxiliou 56 hospitais públicos e capacitou mais de 1.400 profissionais. Dentre as ações, está a sistematização de processos assistenciais, administrativos e gerenciais, a fim de reduzir os riscos aos pacientes, familiares e colaboradores e promover melhorias à assistência, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

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