“Greve de ônibus entra para o 3º dia, prejudicando mais de 150 mil pessoas”, diz Wellington ao cobrar solução do Governo

    Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para cobrar uma solução por parte do Governo do Estado quanto à greve dos rodoviários do sistema semiurbano da Grande São Luís. Hoje é o terceiro dia de paralisação dos trabalhos.

    Sobre o assunto, Wellington disse que a greve prejudica mais de 150 mil pessoas que necessitam do transporte semiurbano para se locomover, motivo pelo qual cobrou um posicionamento firme e efetivo por parte do Governo do Estado.

    “Hoje, a greve de ônibus entra para o 3° dia, prejudicando mais de 150 mil pessoas. Tenho coerência e, por isso, estou aqui cobrando do Governo do Estado uma medida em caráter de urgência para resolver esse problema. Transporte público tem que ser visto como prioridade. Paralisações como essa prejudicam a população mais carente e nós não podemos ficar inertes”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Presos três sequestradores do promotor de Justiça em São Luís; bandidos não levaram nada

    Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do promotor aposentado Raimundo Reis Vieira, 85 .anos Antes, porém, policiais conseguiram desbaratar o cativeiro em que a vitima passou 60 minutos sem comer ou tomar água, na Vila Maracujá.

    Thales Pinheiro Brito, vulgo “Pipoca”, Abimael Braga Neto e Valdilene Zagueu Guimarães…

    O sequestro de Raimundo Vieira aconteceu na noite de quarta-feira, quando ele teve o carro interceptado na avenida Sol Nascente no bairro Sol e Mar e de la levado at a Cohab, onde os bandidos abandonaram o carro da vítima.

    Foto: Reprodução

    Um trabalho foi desenvolvido pela Seic, com a ajuda do Gaeco, do Centro de Inteligência da Polícia Civil e prenderam dois homens e uma mulher, na cidade de Santa Inês, que  entregou o numero da conta bancária para receber os 200 mil exigidos pela quadrilha. Há comentário da participação de dois presidiários de Pedrinhas, mas nada confirmado pela polícia.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Brasília, ministro André Fufuca lança programa Revelar Talentos

    O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta quinta-feira (24/04) pelo ministro André Fufuca, na presença de atletas e autoridades do mundo esportivo. A iniciativa aposta na excelência esportiva ao contemplar jovens e crianças de até 21 anos, gestores, treinadores e equipe multidisciplinar com treinamento, capacitação e aperfeiçoamento.

    “É um projeto que começa pequeno, mas que vai alcançar uma amplitude muito grande em todo o país, será uma mola propulsora para os próximos jogos e para as próximas gerações. O jovem vai ter o seu incentivo, e principalmente o apoio do Ministério do Esporte, pois grande parte dos talentos que hoje brotam no Brasil são talentos do próprio sacrifício, que não têm a mão amiga”, afirmou Fufuca.


    O ministro ressaltou ainda que com esse programa o Ministério do Esporte dá visibilidade a uma parcela da população que vive à margem e que, apesar disso, faz muito pelo país. “Tudo isso é fruto da natureza do nordestino, acreditar que o próximo dia sempre será melhor, nós temos inúmeros diamantes, vários lapidados e outros a serem lapidados”, ressaltou.

    “Para mim, que vivi a excelência esportiva em todos os seus serviços, é grande a satisfação de hoje poder fazer políticas públicas para as pessoas, que assim como esses atletas e como eu tiveram o sonho de um dia se tornarem atletas profissionais e vestir a camisa da seleção brasileira”, disse a ex-atleta do basquete e secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques.

    O Revelar Talentos compreende serviços que a excelência esportiva estabelece na Lei Geral do Esporte (LGE), a especialização e o aperfeiçoamento a que competem justamente revelar talentos e abraçar o alto rendimento e a transição de carreira.

    O coordenador do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira, acompanhado de atletas comemorou o lançamento do projeto. “Esse programa vai ser um divisor de águas para o esporte brasileiro, por ser um programa destinado à base, com foco na descoberta de novos talentos. Para nós que trabalhamos diretamente com a base, sabemos que esse é o caminho para desenvolver o esporte”, apontou.

    Para Hugo Parisi, ex-atleta do salto ornamental, a iniciativa do governo de apoiar os atletas de base é muito interessante. “Fui beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta muitos anos, e sei o quanto esse auxílio ajuda em nossa trajetória esportiva. Quando esse benefício chega antes dos 21 anos, é melhor ainda. Ter um programa de governo dessa dimensão é relevante para melhorar a vida de crianças e jovens”, concluiu Parisi.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Avança PL de Pedro Lucas que cria banco de empregos para mulheres vítimas de violência

    A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º 2221/2021, de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), que cria o Programa “Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”. O objetivo da proposição é promover a qualificação de mão de obra e a melhoria do nível educacional e cultural das mulheres em situação de violência doméstica.

    Conforme a proposição, as empresas com mais de 100 empregados deverão disponibilizar pelo menos uma vaga para cada centena de empregados contratados para ser preenchida preferencialmente por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

    Segundo o deputado, o projeto assegura às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar meios de emancipação para que elas saiam do ciclo de violência e encontrem uma vaga no mercado formal de trabalho.

    “É necessário lembrar que as mulheres geralmente terão que arcar sozinhas com a responsabilidade de cuidar de suas famílias quando tomam coragem para denunciar os abusos domésticos e familiares. Garantir mecanismos de empregabilidade é uma forma de proteger não apenas as mulheres, mas também seus dependentes”, pontuou Pedro Lucas na justificativa do projeto.

    Garantias

    Pedro Lucas também é autor de outros projetos que visam garantir dignidade às mulheres vítimas de violência doméstica. O Projeto de Lei n.º 5606/2019, por exemplo, veda a divulgação de dados profissionais de mulheres vitimas de violência sob medida protetiva. O de número 4196/20 torna o feminicídio crime autônomo em relação ao homicídio. O objetivo do projeto é garantir que o agressor passe diretamente a ser denunciado por feminicídio.

    O PL n°4866/19 garante a proteção e apoio psicológico à mulher atleta vitima de violência física ou sexual. Já o de n°2220/21 estabelece a prioridade na realização de exames toxicológicos de mulheres vítimas de violência.

    Blog do Rogério Silva

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Federal investiga saques irregulares de créditos judiciais no Maranhão

    Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo estimado de R$ 400 mil.

    PF reprime saques fraudulentos de créditos judiciais cometidos em diversos Estados. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

    SÃO LUÍS – Uma operação da Polícia Federal investiga e combate diversos saques fraudulentos de créditos depositados em contas vinculadas a processos da Justiça Federal. No decorrer das apurações foi constatado que o responsável pelo saque seria um suspeito localizado no Estado do Maranhão.

    Nesta quinta-feira (25), a operação Contragolpe foi deflagrada, em São Luís, para cumprir um mandado de busca e apreensão, medida cautelar de suspensão do exercício da advocacia e sequestro de bens móveis e imóveis.

    A Polícia Federal identificou que o investigado praticou fraudes relacionadas a créditos judiciais nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo estimado de R$ 400 mil.

    Imirante

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Wellington cobra do Governo solução para greve no transporte semi-urbano

    Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a greve do transporte semi-urbano no Maranhão. De acordo com as informações, os motoristas entraram em greve após o atraso no salário, motivo pelo qual o deputado Wellington encaminhou uma indicação ao Governo do Estado solicitando que o pagamento seja feito imediatamente.

    Ao abordar o assunto, Wellington citou o prejuízo que uma greve causa aos trabalhadores maranhenses que necessitam do transporte público para se locomover.

    “Hoje, centenas de maranhenses começaram o dia sendo prejudicados com a falta de ônibus nas ruas. Greve no transporte público semi-urbano. Motoristas afirmam que estão há 2 meses com salários atrasados. Assim como cobro da Prefeitura, também fiscalizo e cobro do Governo do Estado. Encaminhei uma indicação solicitando uma solução para o problema e o pagamento em caráter de urgência. Transporte público é prioridade!”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fernando Pessoa é recebido na residência oficial do vice-governador Felipe Camarão e ganha para Tuntum a primeira Estação TEC do Maranhão

    O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão. Na ocasião o prefeito estava acompanhado do deputado estadual Eric Costa.

    O prefeito Fernando Pessoa levou ao vice-governador e secretário de Educação a solicitação da transformação do Farol do Saber localizado próximo ao SAMU em uma Estação TEC, um espaço de multimídia, onde os jovens poderão ter acesso a novas tecnologias, que na ocasião foi aceito de imediato e Tuntum será o primeiro município a ter estalado Ema Estação TEC.

    Durante o encontro vários outros assuntos importantes ligados em especial a educação em Tuntum e a política foram abordados.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Zé Inácio destaca sessão solene em homenagem aos movimentos sociais na Assembleia Legislativa

    Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a importância da sessão solene realizada na terça-feira (23), que homenageou três importantes movimentos sociais que lutam em defesa dos trabalhadores do campo no Brasil e no Maranhão: FETAEMA, CONTAG e MST.

    A sessão solene foi dedicada aos 52 anos da FETAEMA, 60 anos da CONTAG e 40 anos do MST, destacando as conquistas e lutas desses movimentos sociais em prol dos trabalhadores rurais e da reforma agrária. Zé Inácio enfatizou o papel central dessas organizações em promover o acesso à terra, a reforma agrária, a assistência técnica e o crédito para fortalecer a agricultura familiar.

    O deputado parabenizou os parlamentares que votaram a favor do requerimento em homenagem a esses órgãos, destacando a relevância da Assembleia Legislativa como uma casa plural. Ele ressaltou que, assim como a Assembleia já realizou homenagens a órgãos ligados ao agronegócio, também teve a oportunidade de reconhecer os esforços dos trabalhadores do campo.

    Durante a sessão solene, estiveram presentes a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, além de outras lideranças políticas, como os deputados Rodrigo Lago, Leandro Belo, Roberto Costa, Júlio Mendonça e Carlos Lula.

    Zé Inácio destacou a importância da homenagem como um momento histórico e fundamental para reforçar as lutas e conquistas dos movimentos sociais em prol dos trabalhadores do campo. Ele salientou a relevância da pluralidade e do respeito às diferentes perspectivas dentro da Assembleia Legislativa, além de reconhecer o compromisso dessas entidades com a defesa e promoção dos direitos dos trabalhadores rurais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Wellington do Curso defende fiscalização no pagamento dos precatórios do FUNDEF para garantir direitos dos professores

    O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao Governo do Estado mais transparência quanto ao pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O pronunciamento do deputado Wellington foi feito diante da previsão de pagamento aos professores, que deve iniciar no dia 07 de maio para os servidores ativos, estendendo-se até o dia 13 de maio aos desligados e herdeiros.

    Na ocasião, Wellington disse que a fiscalização é essencial nesse momento para garantir que os direitos dos professores sejam assegurados.

    “Ao longo dos anos, sempre estive na luta pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF aos professores no Maranhão. O valor referente à primeira parcela do Fundef, depositado na conta do Estado foi de R$ 1.742.261.837,49 (um bilhão, setecentos e quarenta e dois milhões, duzentos e sessenta e um mil, oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e nove centavos). Agora, nosso trabalho será na fiscalização para garantir que esses recursos cheguem até os educadores. A luta continua!”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dupla encapuzada sequestra Promotor de Justiça do MA aposentado e exige R$ 200 mil de resgate

    A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por uma dupla armada na região do bairro Sol e Mar, Região Metropolitana de São Luís.

    Os bandidos, que estavam encapuzados, levaram o promotor em um veículo Toyota SW4 de cor preta, com registro de roubo, e estão exigindo o valor de R$ 200 mil de resgate.

    Raimundo Reis, que mora no Centro da capital, ainda não foi libertado.

    O carro utilizado pelos sequestradores foi abandonado na Avenida 4 do bairro Cohab e localizado por populares que acionaram a polícia.

    Até o momento, não há notícias do paradeiro da vítima. (O Informante)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Principal suspeito de matar companheira grávida de três meses é solto pela Justiça no Maranhão

    “Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos fatos não tinha como não ter acontecido, diante dos vestígios que foram deixados no pescoço da vítima”, afirmou o delegado Elson, que investigou o caso em que foi morta Nicole Souza, 20 anos, na cidade de Santa Luzia, no dia 19 deste mês. Ela estava grávida de três meses.

    Mesmo com investigação policial, o principal suspeito Warlisson Lima da Silva, companheiro da vítima, foi liberado pela juíza daquela Comarca, alegando não ter encontrado provas suficientes para mantê-lo preso e aplicou apenas medidas alternativas, como o suposto matador não deixar a cidade.

    Preso no mesmo dia do crime, Warlisson Lima caiu em muitas contradições e chegou a ir na casa dos pais da vítima para convencer a família que havia acontecido um suicídio. Porém, o delegado desconfiou pelas marcas no corpo da vítima como se antes acontecesse uma luta corporal entre o casal. Diante dos vestígios no pescoço de Nicole, o delegado ordenou a prisão.

    Ela estava no hospital com a companheira, que já chegou sem vida. Mas no dia seguinte, a surpresa: a soltura do único suspeito da morte, o que cusou revolta na cidade e nas autoridades policiais, além de enfraquecer o processo de investigação.

    “A mulher já se sente bastante intimidada, com medo de denunciar porque ela não acredita muito na justiça nesses casos, a gente enfrenta isso todo dia. Essa decisão acaba jogando um balde de água fria nisso tudo”, disse o delegado Elson Ramos.

    Fonte : G1-MA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.