Com planejamento e boa gestão, prefeituras trabalham valorizando o servidor com salários adiantados

    Bons tempos estão vivendo milhares de servidores públicos quando o assunto é o pagamento da folha salarial. Várias prefeituras estão sempre pagando com antecipação dentro do mesmo mês, embora tenha até o cinco dias uteís do mês subsequente para quitar a folha. 

    Antigamente, as transferências constitucionais eram parcas e preciso reunir todos os repasses para bancar as gordas folhas e quase 100% das prefeituras pagavam com atrasos. Algumas chegavam ao absurdo de passar meses em atraso, deixando os barnabés com fome e seus familiares.

    Os atrasos constantes tiraram os créditos que os servidores tinham na mercearia ao lado e nas lojas do bairro ou do centro das cidades. Com isso, perdiam os funcionários, o comércio, atingindo a economia dos municípios.

    Com planejamento e boa gestão focada na valorização dos servidores e folhas ajustadas, o atraso salarial é coisa do passado, deixando cada um sempre pagando suas contas em dias e aquecendo a economia local.

    São fatos reais que se podem comprovar em diversas cidades, como Itapecuru-Mirim, que anunciou para amanhã, terça-feira (14), o pagamento das folhas deste setembro da Educação e Saúde e a partir do dia 16 (quinta-feira) retoma o pagamento do restante.

    Acontece o adiantamento salarial também em Arari, Lago da Pedra, Igarape Grande, Barra do Corda, Santa Rita, Bacabeira, Vitória do Mearim, Pinheiro, Peritoró, São Luís, Bacabal, Belágua, Turilândia e Pedro do Rosário.

    Porém, uma grande maioria, apesar de todas as condições favoráveis, insiste em reter o dinheiro, pagar outras dívidas, inclusive as de campanha eleitoral, e acabam deixando o servidor no fumo e tomando manga da boca de jumento.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Barra do Corda mantém salários adiantados desde que Rigo Teles assumiu

    “Hoje, 27 de agosto, autorizei o pagamento de boa parte dos servidores da prefeitura de Barra do Corda. Com isso, estamos antecipando mais uma vez o salário dos servidores. Nos próximos dias, fecharemos 100% da folha”, disse Rigo Teles.

    Somente hoje, quase 9 milhões de reais foram injetados na economia local de Barra do Corda!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino antecipou para hoje (segunda-feira) pagamento da metade do 13º salário

    Funcionários públicos estaduais (mais de 100 mil) foram tomados de surpresa hoje,m segunda-feira (12) quando consultaram suas contas bancárias. O que estava previsto para sair a partir do dia 15 (quinta-feira), a metade do 13º, saiu hoje. 

    O pagamento representa um alívio imediato na vida dos trabalhadores e injeta ânimo na economia local, notadamente no setor do comércio. O fato deve levar a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado a pagarem também seus servidores a partir de amanhã.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Othelino antecipa 1ª parcela do 13º salário dos servidores da Assembleia para 13 de abril

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao final da sessão plenária remota desta terça-feira (6), anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores da Casa para a próxima terça-feira, 13 de abril. 
    Othelino Neto anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário na sessão remota desta terça-feira.

    A medida visa colaborar no enfrentamento das dificuldades econômicas e financeiras no Maranhão, geradas pela pandemia da Covid-19.

    Othelino Neto esclareceu que deliberou pela antecipação do 13º aos servidores da Assembleia, como uma forma de colaborar nesse momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades devido às adversidades econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

    “Muitos perderam familiares, outros perderam amigos. Nós antecipamos o 13º como uma forma de auxiliar nesse momento difícil e, claro, fazer circular mais dinheiro na cidade, para que possamos diminuir um pouco as dificuldades econômicas que o Estado todo vem enfrentando, especialmente das atividades mais atingidas”, explicou o parlamentar

    O presidente do Parlamento Estadual informou, ainda, que é opcional ao servidor da Assembleia Legislativa receber ou não a antecipação da metade do 13º. “Caso não queira, deve se dirigir à Diretoria de Recursos Humanos da Casa e informar que prefere receber no mês de dezembro”, concluiu.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim libera calendário de pagamento de salários de abril

    O pagamento dos salários dos servidores públicos efetivos e contratados da Prefeitura de Vitória do Mearim, referente ao mês de abril de 2020, será feito em etapas, como forma de prevenção à aglomerações em agências e correspondentes bancários.

    Confira as datas por setores:

    1º de maio 

    Secretaria de Educação 40% 

    Administrativos

    Serviços gerais

    Vigias

    1º de maio

    Secretaria de Saúde

    Secretaria de Assistência Social

    Aposentados

    05 de maio

    Secretaria de Educação 60%

    Educação Fundeb

    Educação Pré-Escola

    Educação Fundeb Infantil

    Educação Fundeb Ensino Fundamental

    Educação Fundeb EJA

    08 de maio

    Agentes Comunitários de Saúde

    Vigilância Sanitária

    09 de maio

    Secretaria de Administração

    Servidores contratados

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Sissi Viana paga 13º dos servidores efetivos do município de Godofredo Viana

    O prefeito Sissi Viana efetuou, nesta sexta-feira (20), o pagamento do 13º salário dos servidores efetivos do município de Godofredo Viana.

    A ação ratifica o compromisso do gestor em valorizar o funcionalismo público godofredense, pagando em dia seus salários, e o coloca em condição de destaque em relação a outras administrações da região Oeste do Maranhão, por exemplo.

    Em 2017, quando assumiu o comando do município, Sissi encontrou uma Prefeitura em estado de calamidade financeira e organizacional.

    Mesmo diante de um quadro extremamente negativo, no qual a diminuição de transferências de recursos têm sido uma constante, as mudanças aconteceram ao longo dos últimos três anos.

    Prova disso é que, além de manter em dia os vencimentos dos funcionários públicos municipais, pagando também as parcelas do 13º, o prefeito ainda quitou pagamentos que estavam atrasados e que foram deixados pelo governo anterior.

    “Valorizar o servidor significa valorizar o trabalho daqueles que, diariamente, ajudam a administração municipal a construir uma Godofredo Viana mais desenvolvida e com oportunidades para todos”, comentou o prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Osmar Filho antecipa salário e 13º dos funcionários da Câmara de São Luís

    O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), deu mais uma demonstração de valorização dos servidores da Casa Legislativa.

    O pedetista autorizou a antecipação do pagamento do salário referente a este mês de dezembro, além do 13º salário do funcionalismo. O dinheiro, que seria debitado nos dias 23 e 20, respectivamente, já está na conta de todos os funcionários.

    Uma das primeiras medidas de Osmar Filho, tão logo assumiu o comando da Câmara, em janeiro, foi instituir o calendário anual de pagamento dos servidores.

    A iniciativa, além de valorizar a categoria, contribui para que os funcionários possam gerir melhor suas contas, colaborando, ainda, com o aquecimento da economia local.

    Mostrando zelo com a coisa pública e respeito à legalidade, o presidente cumpriu todas as etapas do primeiro concurso público para provimento de cargos na estrutura administrativa da Câmara, tendo, inclusive, já empossado novos servidores.

    Osmar Filho adotou outras medidas de valorização do funcionalismo. Ele assinou, por exemplo, convênio com a Faculdade Estácio para a qualificação dos servidores, que estão sendo beneficiados com desconto de até 50% nas mensalidades dos cursos de graduação, pós-graduação e educação à distância oferecidos pela instituição de ensino superior.

    O presidente criou o setor de Gestão de Qualidade e também já promoveu cursos de capacitação e seminários direcionados para boa gestão pública.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Edivaldo anuncia pagamento da 2ª parcela do 13º salário e fecha mais um ano sem atrasos

    O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) anunciou em suas redes sociais o pagamento da segunda parcela do 13º terceiro salário. O dinheiro estará na conta dos servidores públicos municipais e aposentados na sexta-feira (20). Edivaldo já havia feito o pagamento da primeira parcela dentro do prazo previsto e garante o pagamento da outra metade do benefício também respeitando o que determina o calendário oficial.

    Mesmo com o cenário de crise econômica no país, Edivaldo fecha mais um ano sem atrasos nos pagamentos dos salários, tendo, inclusive, antecipado os vencimentos de 11 meses, um deles foi pago na data prevista no calendário. Com a gestão do pedetista se mantém na contramão de algumas das principais cidades do país.

    No Rio de Janeiro, a Prefeitura suspendeu todos os pagamentos não apenas de servidores, mas também de fornecedores. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Municipal. Em outros estados, como São Paulo, as cidades buscam medidas para evitar atrasos e algumas ainda sequer conseguiram finalizar o pagamento da primeira parcela do 13º. Na Paraíba, há cidades que pagaram o 13º integral, mas estão com salários atrasados.

    O rigor financeiro da gestão Edivaldo beneficia os servidores e aposentados que recebem pela administração municipal, que ficam com as contas em dia, e aquece a economia da cidade com as compras do período natalino.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.