Desde a última sexta-feira, dia 18, iniciou-se intensa temporada de caça a medir e identificar as intenções dos eleitores de São Luís. É que todos os pré-candidatos a prefeitura, e os principais partidos que fazem oposição aos candidatos da Prefeitura e do Governo do Estado contrataram diferentes institutos para avaliar a performance do seu grupo. Eles pregam a unidade em torno de uma só candidatura, integrando o projeto de eleger Flavio Dino governador em 2014. O PCdoB contratou o AMOSTRAGEM, do Piauí, o PDT fechou com a ESCUTEC, o PSB, fez com o DATA M, o PP fechou com o a ECONOMÉTRICA, e o PTC com o PERFIL. O PPS contratou o instituto ANÁLISE. A rigor, pelo prazo acordado que foi realizar as consultas entre os dias 18 a 20, todas já devem estar prontas. Mas os resultados até agora estão a sete chaves. Apenas a ESCUTEC registrou a sua no TSE, até agora.

Além das pesquisas quantitativas, também estão sendo realizadas duas pesquisas qualitativas por diferentes institutos. Estas vão ajudar a conhecer melhor o que está na cabeça do eleitor e decifrar melhor o que motiva o eleitor. Em meados de abril deste ano o PDT realizou uma qualitativa em São Luís. Do relatório desta, me chegaram às mãos algumas informações. Importante: há uma percepção dominante de que a deposição do governador Jackson Lago foi um golpe, atropelando a vontade do eleitor. Jackson, no entanto, não deixou herdeiros políticos. O nome mais associado aos seus ideiais de luta contra o domínio da família Sarney é o de Flávio Dino. A pesquisa mostrou que é nítido o desejo de mudança no eleitorado de São Luís.

A pesquisa revelou que naquele momento, Tadeu Palácio era o nome mais forte para enfrentar Castelo em função do constraste da sua administração com a atual. Mostrou também que Tadeu tem vulnerabilidades claras, em especial o fato de ter se aliado a Roseana Sarney e isso torna sua imagem ambígua, pois lhe retira a capacidade de se apresentar nitidamente como oposição. Nos grupos foram levantadas suspeitas de que uma vez eleito se “bandearia” novamente para o grupo Sarney.

Edivaldo Holanda Jr. apareceu melhor nos grupos de mulheres. Não tem arranhões na imagem, fato atribuído a não ter disputado eleição majoritária, quando, segundo os pesquisados acabam aparecendo os pontos negativos dos candidatos. Lembram o seu desempenho eleitoral como o deputado mais bem votado em São Luís. Aparece como um candidato capaz de se associar à bandeira de Jackson Lago.

Segundo a pesquisa Roberto Rocha é conhecido, mas tem imagem ambígua. Mencionam o fato de ser um político do interior, sem destaque nas eleições em São Luís. Associado a Jackson Lago, ainda é percebido como do campo de aliança do Prefeito João Castelo.

Eliziane Gama sempre tem destacada sua atuação no combate à pedofilia. Tem imagem de política relativamente atuante mas aparece isolada no jogo de forças políticas. Não era considerada uma candidata para valer até aquele momento.

Como a pesquisa foi feita há um mês, e a dinâmica do jogo político avançou, as novas pesquisas poderão confirmar ou não as tendências apontadas. Vale dizer que a pesquisa do PDT mostrou um clima de opinião altamente desfavorável para o prefeito João Castelo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...
O deputado estadual Othelino Neto anunciou, oficialmente, na sessão desta terça-feira (30),sua saída do PCdoB, para ...
A Polícia Federal do Estado do Maranhão deflagrou no último dia 19/04/2024, na região de Grajaú/MA, ...
A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...
O deputado Zé Inácio (PT) destacou, nesta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, ...
O prefeito Rigo Teles e a Deputada Abigail marcaram presença na solenidade de posse do desembargador ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.