Governo do Estado, via a MOB, oferece ferry boat com teto furado e alaga na travessia para o Cujupe

    Uma cena vergonhosa foi registrada no interior do ferry boat Cidade de São José que fez ontem à noite, quarta-feira (26), por volta das 19h, a travessia Ponta da Madeira ao Porto do Cujupe, em Alcântara. Como o teto do transporte encontra-se cheio de buracos, águas das chuvas alagaram a balsa, deixando passageiros molhados, inclusive crianças. 

    A reclamação foi imediata por causa do descaso do governo estadual que fez a intervenção e entregou os serviços de deslocamentos para a empresa estatal MOB , que não colocou uma embarcação nova ou reformada no trajeto. Além da falta de segurança de quem viveu o sofrimento de ontem, o risco para a saúde.

    Sem mais nem menos, o governador Flávio Dino privatizou os serviços que eram oferecidos pela Servi Porto, a mais antiga no transporte hidroviário do Maranhão e passou a administração para a MOB. Em seguida foi feita uma licitação ganha pela Celte Navegação, embora sem nenhum tipo de transporte para fazer os serviços  a partir de março deste ano. A MOB se apoderou das balsas pertencentes a antiga empresa, sem o cuidado de fazer novas adaptações.

    O resultado é um serviço inseguro, desconfortável, sem o cumprimento normal dos horários, com embarcações vez por outra ficando à deriva em alto mar, diante dos olhares complacentes  também da Marinha.

    Confira imagens.

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    Crime: deputado federal do Maranhão coloca criança no banco da frente de veículo e não usa cinto de segurança

    O deputado federal pelo Maranhão, Josivaldo JP, foi tentar criar uma campanha social em suas redes sociais usando crianças da Região de Imperatriz e acabou cometendo três crimes: duas infrações de trânsito e um por propaganda antecipada, misturada com abuso de poder econômico.

    A boa intenção do parlamentar, revertida de cunho social eleitoreiro, mostra primeiro JP conduzindo em seu carro uma criança de dois anos no colo, no banco da frente do veículo, seguido do não uso de cinto de segurança pelo próprio deputado.

    Além disso, a campanha nas suas redes, por mais boa intenção que possa parecer, as regras da Legislação Eleitoral, como compra de roupas para crianças em shopping de Imperatriz, o que pode servir como objeto de denúncias por seus adversários. Comprar ele pode, mas não usar a ação como campanha.

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    Greve dos garis suspensa temporariamente, mas ruas e avenidas estão com lixo acumulado

    Os trabalhadores da limpeza pública de São Luís cruzaram os braços em sinal de advertência nos dias de quinta-feira e sexta-feira da semana passada. O suficiente para deixar a capital com lixo acumulado, notadamente na periferia. 

    No sábado (08), os garis retomaram ao batente, mas deixaram um saldo nada agradável nas ruas e avenidas, com o lixo acumulado. A limpeza deve ser dada prosseguimento no período da noite a partir de até quarta-feira.

    Se não houver um acordo para que a empresa responsável pela coleta, São Luís Ambiental, com o prefeito Eduardo Braide, os garis voltam a cruzar os braços. Eles reivindicam uma diferença de reajuste salarial de três meses.

    Em vários pontos da cidade a sujeira seguida de fedor permanecem presentes, a exemplo da rua ao lado do mercado do Anjo da Guarda, como mostra a foto acima. Como se não bastasse a falta de água, doenças gripais e covid-19, voltar ao estado de sujeira será o cúmulo.

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    Brasil registra mais de 50 mil casos e dispara na média móvel de infectados por covid-19

    Nas últimas 24h o pais registrou 50.065 infectados pela covid-19, o que elevou a média móvel para 30 mil o número de testes positivos. No mesmo dia, ontem (08), foram 103 mortes.

    Os novos números registrados pelo consórcio de veículos de imprensa deixaram assustados o povo brasileiro devedio o avanço considerada rápido pelas autoridades sanitaristas. Desde setembro os números estavam em nível decrescente.Especialista creditam o aumento ao surgimento da nova variante, a ômicron que já atinge 11 estados brasileiros. Com os novos números, o país já subiu para 619.981 mortes e a tendência é crescer ainda mais se não forem implantadas medidas mais restritivas para evitar aglomerações.

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    Cena desumana: Pacientes aguardam deitados no piso atendimentos no Socorrão 2

    A imagem é forte e cruel, mas nada que abale a frieza  desumana do prefeito de São Luís, Eduardo Braide,  que se elegeu prometendo cuidar das pessoas e que estaria pronto para resolver os problemas da capital. Qual nada!

    A cena de um paciente cansado e deitado no chão do Hospital Clementino Moura foi mostrada pelo Blog do Neto Cruz e revela como vem sendo tratada a saúde nos hospitais públicos municipais de São Luís.  “Banheiro sem luz e quando funciona é 1 pra 80. A porta não fecha”, lamenta paciente que espera cirurgia há dias nos corredores do Clementino Moura, publicou o site.

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    Descaso do prefeito de Igarapé do Meio é exposto a nível nacional; alunos assistem aula em varanda

    Por Blog do Neto Cruz 

    O Jornal Hoje (TV Globo) deu destaque para a precariedade da educação ofertada pela Prefeitura de Igarapé do Meio(MA) a população.

    Em matéria exibida na edição desta terça-feira (16), a reportagem mostrou a realidade das escolas em povoados do município, que não contam com estrutura adequada, sem banheiros e merenda para os alunos.

    Há escolas funcionando em varandas, igrejas e outras com estrutura da barro, sem quadro negro e iluminação adequada, diferente do que aparece nas redes sociais do prefeito Almeida Sousa (PL), que está mais interessado em eleger a primeira-dama, Solange Almeida, para uma das 42 cadeiras da Assembleia Legislativa.

    Veja o descaso total:

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    Invasão de terreno: documentos e fotos comprovam denúncias contra o prefeito de Barreirinhas

    O Sr. Amilcar Rocha, prefeito de Barreirinhas, tentando contestar matéria publicada neste blog com o título “Prefeito de Barreirinhas patrocina invasão escandalosa”, publicou nota oficial através de sua assessoria.

    Antes disso, o Sr. Maurício de Sousa ligou-me ao celular, apresentando-se como cunhado do prefeito, e depois enviou mensagens de áudio, insistindo que eu retirasse a matéria do blog. E que caso não o fizesse, sofreria “sanções”, inclusive jurídicas. Quanto à primeira matéria deste blog, reafirmo todo o conteúdo do que publiquei. E em respeito aos meus leitores, mostrarei aqui documentos que comprovam tudo o que afirmei. A invasão começou com a construção de um muro como mostra esta imagem do dia 20 de julho deste ano.


    No dia 27 de setembro, o próprio prefeito de Barreirinhas, usando a matrícula geral da Prefeitura, sobrepondo-se à matrícula antiga e registro dos verdadeiros proprietários, manda registrar no cartório uma Concessão de Direito Real de Uso, em favor da Sra. Márcia Maria Rocha, (imagem 3), doando a área de mais de 3 hectares, de propriedade de outros e na área mais valorizada de Barreirinhas, para sua própria irmã.

    Em seguida, o prefeito autorizou que máquinas a serviço da Prefeitura fizessem o alargamento de uma passagem que fica em frente ao terreno invadido pela irmã, e prolongassem esta rua até o rio Preguiças, a pretexto de abrir ali um porto improvisado de balsas, como mostra a placa ali instalada com a marca da Prefeitura de Barreirinhas.

    E por fim, quem reconheceu e restituiu a posse aos verdadeiros proprietários da área, foi o juiz de Barreirinhas em decisão liminar cumprida por uma oficiala de justiça no último dia 04 de novembro, embora o cunhado do prefeito depois de resistir com tiros disparados pelo seu segurança contra um tratorista, ainda continue insistindo em desobedecer a ordem judicial mantendo forte esquema de seguranças na área. Tudo isso devidamente gravado em vídeo e fotos em meu poder, para usar em momento apropriado, caso as ameaças do Prefeito e de seu cunhado, de me processarem judicialmente se concretizem.

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    Éguas!!! Prefeito de Ribamar contratou a Clasi Segurança Privada por mais de R$ 29 milhões

    Um contrato milionário chamou a atenção entre o Município de São José de Ribamar e a Clasi Segurança Privada. As cifras ultrapassam a R$ 29 milhões por um período de um ano com o objetivo de prestar segurança para as escolas e à Secretaria de Educação.

    Embora tenha um quadro de guardas municipais bem treinados para garantir a segurança dos prédios públicos, como as escolas e secretarias, Julinho Mocotó, como é conhecido o prefeito em Ribamar, fez o acerto, sem se preocupar com os olhos dos Ministério Público e nem com o Tribunal de Contas do Estado. A propósito, bem que os dois órgãos fiscalizadores poderiam olhar o contrato.

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    Em cidade administrada por médico, homem morre amarrado por negligência médica em hospital público no Maranhão

    Uma imagem chocante registrada no Hospital Geral Municipal de Codó gerou revolta em familiares de Joacir da Silva Nascimento Filho, de 42 anos. Ele morreu, segundo parentes, por negligência médica após dias internado no HGM.

    Paciente morreu amarrado no leito do hospital em Codó

    O paciente ficou amarrado desde o dia 11 de setembro, sábado, no leito do hospital após dar entrada na unidade por sofrer um acidente de trânsito. Na última segunda-feira (13) Joacir foi a óbito. Familiares ainda tentaram uma transferência mas não conseguiram.

    A filha da vítima chegou a receber orientação por parte das enfermeiras que amarraram o paciente de que não deveria gravar imagens do local.

    De acordo com o diretor do HGM, Emílio Matos, a responsabilidade em amarrar o paciente foi única e exclusivamente do médico de plantão.

    Já a Prefeitura de Codó, administrada pelo médico Dr Zé Francisco, permanece calada!

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    Fraude: Empresa ganha licitação para travessia São Luís/Cujupe sem possuir nenhum ferry-boat

    Surgem fortes indícios que a licitação para os ferrys-boats é carta marcada e bola cantada com objetivo de tirar a concessão dos atuais proprietários das embarcações da Servi Porto e conceder a terceiros “amigos “ do governo formado por grupos econômicos que já trabalham para o governo do Maranhão em outras atividades. Portanto, “tudo em casa”.

    Foto Reprodução

    O Artigo 90 da Lei 8.666/93 prevê crime conhecido como fraude a licitação cuja conduta consiste em adulterar ou impedir o caráter competitivo do procedimento licitatório, com objetivo de obter vantagem no resultado do certame. Será que não é forçar demais já começar com um apontamento jurídico?

    A empresa CELTE NAVEGAÇÃO, que apresentou a maior oferta no processo de licitação para exploração dos serviços de travessia São Luís/Cujupe para os dois lotes da concorrência, tinha valor mínimo de R$ 1.568.570,34, a um valor máximo de outorga para os dois lotes de R$ 15 milhões (algo não muito comum quando a concorrência é pequena). Entretanto, pasmem, não possui as 4 embarcações exigidas para realizar a travessia.

    Esta empresa é conhecida dos paraenses por possuir apenas um conjunto balsa/empurrador autorizado a fazer travessias de veículos pela ARCON/PA, agência reguladora daquele estado, que carregam muitos veículos, mas não possuem ferreys boats e sua balsa/empurrador não é capaz de realizar a travessia entre São Luís e Cujupe. Aliás, lá pelas bandas do Pará já foram reportados alguns incidentes com a empresa nos anos de 2019 (saiba mais nos links https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/05/02/cabos-de-empurrador-rompem-e-balsa-tomba-em-barcarena.ghtml)

    Foto Reprodução

    Acontece que a Serviporto, que está sob intervenção há quase dois anos, foi impedida pelo próprio governo que não permitiu que ela alcançasse as condições de competir nesta licitação.

    A segunda colocada foi a Internacional Marítima, que cotou para os dois lotes, por conseguinte se a Internacional é concorrente e se a Serviporto foi impedida de participar da licitação por estar em intervenção, renovada no mês anterior, de quem serão os ferrys que a CELTE NAVEGAÇÃO vai apresentar? Uma indagação procedente.

    Será que a Medida provisória nº 360 publicada em 11 de agosto de 2021, que teve sua tramitação em menos de 24 horas na assembleia e que visa colocar dinheiro publico na suposta recuperação de embarcações da Servi porto em apenas 15 dias antes da licitação tem alguma a coisa a ver com este acordo?

    O fato é que a medida provisória, já transformada em lei em tempo recorde vai usar dinheiro publico e mandar a conta para os acionistas da Servi Porto com juros e correção monetária e se não pagarem o governo toma os barcos sem pagamento, numa espécie típica de regimes comunistas.

    O certo é que com essa licitação fajuta e duvidosa os barcos depois serão arrendados pelo estado aos “amigos” vencedores da melhor oferta da concorrência, que não possuem nenhum barco ferry boat. Uma armação previamente acertada, ao que parece.

    Aliás, o indicio de fraude ocorre desde a audiência publica que foi somente uma com convidados e não aberta a participação popular de quase 3.500.000 pessoas da baixada. Não teve nem 50 pessoas no ar em momento algum, contando com os convidados. Uma montagem arquitetada para continuar impedindo a Servi Porto de permanecer servindo os bons serviços prestados na travessia.

    Aguardem na edição de segunda-feira, 13, nova postagem com mais detalhes desse tenebroso caso que envergonha o Maranhão diante dos olhos cegos e ouvidos surdos do Ministério Público.

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    Wellington pede esclarecimentos à Azul e ANAC sobre deficiente impedida de embarcar em voo no aeroporto de São Luís

    O deputado estadual Wellington do Curso oficiou a Companhia Aérea Azul e a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, solicitando esclarecimentos sobre o que levou a empresa a impedir o embarque da passageira Irenice Cândido, mulher com deficiência, em voo no aeroporto de São Luís.

    Foto Divulgação

    Ao justificar a solicitação, o parlamentar destacou o desrespeito que ainda é constante com as pessoas com deficiência e afirmou que cobrará providências da ANAC e do Ministério Público através da Promotoria da defesa da pessoa com deficiência.

    Solicitamos esclarecimentos da Companhia Aérea Azul sobre os motivos pelos quais a passageira Irenice Cândido foi impedida de embarcar em um voo no aeroporto de São Luís. Segundo relatos, a companhia alegou que o problema era a bateria da cadeira de rodas e que a mesma não poderia ser transportada, causando constrangimento à passageira que possui um estado de saúde delicado. No entanto, apesar da negativa da empresa, a cadeira estava em conformidade com os requisitos definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil e com as próprias normas contidas no site da companhia área. Diante disso, solicitamos esclarecimentos da empresa e iremos solicitar providências da ANAC e da Promotoria de defesa da pessoa com deficiência. Apesar dos avanços, ainda há graves violações de direitos básicos das pessoas com deficiência e iremos tomar todas as providências a fim de que o dano causado seja reparado”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

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