Socorrão de São Luís serve comida estragada aos pacientes e acompanhantes; hospital repudia denúncia

    O Ministério Público precisa abrir bem os olhos e apurar uma grave denúncia contra gestão municipal da saúde pública em São Luís.

    De acordo com imagens registradas dentro do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro da capital, estão servindo refeições estragadas para pacientes, acompanhantes, enfermeiros e demais profissionais que trabalham no local.

    Confira nas imagens:

    A direção do Socorrão repudiou a denúncia feita pelo deputado federal Duarte Júnior e emitiu a seguinte nota:

    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A triste realidade de alunos de escolas e creches da rede pública municipal de Cedral

    Blog do Ruy Alberto

    A prefeitura do município de Cedral não tem previsão de quando vai concluir as obras da creche, que fica no povoado de Outeiro, e encontra-se abandonada e tomada pelo mato.

    Enquanto isso, os alunos da Escola Municipal Professora Ewerton, há mais de um ano estudam em um galpão, anexo de uma Igreja local, que improvisadamente foi cedido pela Igreja Assembleia de Deus Madureira, sem previsão de deixar o espaço, os pais dos alunos, constantemente reclamam da forma que as crianças estudam, o que pode prejudicar o aprendizado, o que deveria ser provisório, torna-se quase definitivo, sem que haja qualquer outro local para acomodar os estudantes, precisam se conformar com o que tem.

    Segundo informações, o local funciona com sete turmas dividias entre os períodos matutino e vespertino.

    Além da falta de estrutura para o ensino, os alunos também são penalizados e precisam se desdobrar para lanchar na própria sala apertada por cima dos livros, um total descaso com a educação base, das crianças.

    As obras da creche é uma parceria do governo federal que está pela metade e abandonada, de acordo com a placa de serviço, foram iniciadas em outubro de 2021, o termino estava previsto para outubro do de 2022 e está orçada em mais de R$ 800 mil reais, recurso recebido do FNDE o que não se sabe até agora em que foi investido tal alto valor, para a finalidade que está a altura dos olhos da população só resta uma coisa, esperar.

    Segundo os moradores das proximidades, o local está tomado pelo mato, dizem ainda, que alguns materiais de construção foram colocados para uma possível retomada dos serviços, o que só ficou na intenção, a obra “maldita” está servindo pena de abrigo para desocupados e usuários de drogas, o que se torna um perigo para quem passar pelo local, algumas pessoas evitam seguir a noite pelo medo de serem assaltadas ou sofrerem outro tipo de violência, abrigados por trás das paredes erguidas no meio do nada.

    Espaço aberto para manifestação a prefeitura municipal e secretaria de educação sobre o caso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino esconde a triste realidade: O Maranhão tem 40 cidades mais pobres do Brasil

    O ex-governador Flávio Dino, vende ao povo um Maranhão que não existe. Esconde que ficamos mais pobres e que de 50 municípios mais pobres do Brasil, 40 estão localizados em nosso Estado. Ele passou oito anos governando até jogar na lama o nosso pobre Maranhão. E ainda pensa que vai continuar nos enganando para se eleger senador. Confira abaixo levantamento feito pelo IBGE:   

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura não paga fornecedor e alunos ficam sem transporte escolar em Peri Mirim

    Nos últimos dias, estudantes da rede municipal de educação de Peri Mirim, município do interior do Estado, não puderam ir à escola. O motivo, segundo nota da Secretaria Municipal de Educação, foi a falta de combustível no fornecedor contratado pela gestão Eliezer do Povo (PC do B).

    Segundo informações, o fornecedor ficou sem estoque por não receber os pagamentos da Prefeitura Municipal para poder renová-lo, informação omitida na nota divulgada. A prefeitura também tem atrasado o pagamento de outras empresas terceirizadas, um problema que acompanha a gestão municipal desde o início. Houve um caso em que, por conta da falta de pagamento, um empresário ameaçou entupir poços perfurados por sua empresa para a Prefeitura.

    Apesar do desconforto, apenas os alunos que moram distante das unidades de ensino foram prejudicados e orientados a não ir para a aula. Os demais tiveram aula normalmente.

    A previsão para a normalização do transporte escolar era que ocorresse ainda na tarde de ontem (31), mas de acordo com informações, a situação ainda permanece no mesmo ponto.

    A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Peri Mirim não se pronunciaram sobre o caso em seus canais oficiais e também não disponibilizam canal para contato da imprensa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jornal Nacional mostra mais uma vez que o Maranhão é o estado da pobreza e miséria

    Mais uma vez o Maranhão aparece de forma negativa aos olhos do Brasil como o estado em que a pobreza e a miséria mais cresceram no país, notadamente no período do governo comunista de Flávio Dino.

    Uma família falou dos sofrimentos que é viver com 14 membros em uma casa de taipa com renda vergonhosa e tendo que passar fome todos os dias e dividir o pouco que tem para o almoço com o jantar.

    Enquanto isso, o grande responsável por toda a situação de miséria, o ex-governador Flávio Dino vive uma campanha milionária para tentar se eleger Senador da República com os votos dos mais carentes, patrocinado pelo Palácio dos Leões, com a ajuda de prefeitos sem compromisso com a sua gente.

    Confira baixo a reportagem do Jornal Nacional:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cratera em via pública de São Luís destrói calha e pneu de veículo a serviço da Equatorial; confira imagens

    Basta chover na capital maranhense que o prejuízos são grandes para motoristas. 

    Na manhã desta quinta-feira (12) um veículo que estava a serviço da Equatorial Energia caiu e ficou preso em um buraco enorme que formou-se na Avenida Brasil, no bairro Divinéia, em São Luís.

    A calha amassou e o pneu dianteiro estourou. O estrago foi grande.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governador Carlos Brandão é recebido em Colinas sua cidade natal com muito protesto

    Blog do Pedro Jorge

    A primeira visita oficial do governador Carlos Brandão,  ilustre filho de Colinas, não foi nada agradável. Professores da rede municipal fizeram um protesto por melhorias, e principalmente, pelo reajuste salarial de 33,24% sancionado pelo Governo Federal, mas que ainda não foi concedido para a categoria pela gestão colinense.

    Bem que os cicerones do governador poderiam ter evitado esse constrangimento. Afinal de contas, Brandão não tem nada a ver com o desmantelo da prefeita Valmiria. Guardas municipais e policiais militares tiveram que intervir contra os manifestantes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vídeos: com condições precárias de acesso e inacabada, ponte é “inaugurada” por Flávio Dino no Dia da Mentira

    A data foi bastante apropriada. No dia primeiro de abril, data conhecida como Dia da Mentira, o então governador do Maranhão, Flávio Dino, inaugurou a Ponte Central-Bequimão e a entregou para a população da Baixada.

    Não demorou um dia, carros começaram a ficar atolados por causa do acesso complicado para alcançar a cabeceira da ponte. Mas o pior mesmo foi saber que Dino mandou fazer uma maquiagem à pressas para que a obra fosse “inaugurada” por ele antes de entregar o cargo.

    Confira abaixo nos dois vídeos:

    https://youtu.be/B1nfq3k-uI4

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Passageira tem cabeça ferida ao ser atingida por peça quebrada de ônibus em São Luís; assista o vídeo

    Está cada vez mais difícil a vida de milhares de usuários do transporte público coletivo de São Luís. Além de pagar mais caro pelas tarifas, são obrigados inúmeras vezes a dispor de serviços de péssima qualidade em veículos velhos e deteriorados.

    Hoje (18) pela manhã, uma senhora ficou ferida após uma peça do ônibus de prefixo 200-362, que fazia linha São Francisco, despencar sobre a cabeça dela. A vítima sangrou e precisou de atendimento médico.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cega, idosa enfrenta lamaçal em busca de atendimento médico no interior do Maranhão

    Uma cena comovente e revoltante foi registrada em Lago do Junco, no Maranhão, cidade comandada pela prefeita Edina Fontes.

    As imagens, que foram gravadas no Povoado Pau Santo, zona rural do município, mostram uma idosa, de 88 anos de idade, deficiente visual, acompanhada por um familiar, sendo obrigada a passar por uma estrada de lama (que deveria ser uma vicinal trafegável), para buscar atendimento médico em um hospital na sede do município.

    Lamentável e vergonhosa a cena. Confira abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Santa Inês é outro que não paga abono e nem faz os rateios da sobra do Fundeb com os trabalhadores

    O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, é mais um outro que não valoriza a classe dos professores do seu município. Não adotou a lei do abono salarial e ainda fez espalhar entre as salas de aulas que não sobrou nada dos recursos do Fundeb.

    Revoltados, os trabalhadores reagiram e emitiram a a nota abaixo para a população de Santa Inês. Confira!

    Felipe dos Pneus espera dos professores o apoio para Flávio Dino e Carlos Brandão na eleição de 2022

    “Nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Santa Inês/MA, manifestamos através dessa carta, nossa indignação em relação à decisão unilateral do prefeito, Felipe dos Pneus, e secretário de educação Fagner, em negar o rateio, alegando não haver sobras do Fundeb, que é um direito nosso, e simultaneamente não apresentar prestação de contas transparentes sobre tais recursos.

    Repudiamos a atitude da Secretaria de Educação que, através de uma comissão de contadores e advogados, tentam contraditar o que está na Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, lei essa que nos dá o direito sobre estes recursos, e que por motivo obscuros não nos foram repassados e não foram divulgados amplamente com a categoria como os mesmos foram usados.

    Portanto, solicitamos ao governo e seu secretário uma prestação de contas, onde sejam anexados as despesas, extratos bancários detalhados, folha de funcionários com suas respectivas funções e cargos e valor salarial de cada um, haja vista que existe uma suspeita de que a folha de pagamento da educação esteja encharcada com pessoas que não fazem parte da mesma e que por tal motivo, inevitavelmente, nos tiram as sobras desses valores.

    No ano vigente, os valores das folhas de pagamentos mensais são praticamente iguais, janeiro com um parcela significativa. E é sanido que janeiro a agosto não houve professores contratados, pelo motivo de não haver aulas presenciais devido a pandemia e mesmo assim a folha gerou praticamente o mesmo montante de quando há contatos.

    Abrindo aqui um parêntese para dizer que esses contratos são ilegais, pois existe um concurso em vigência com vários profissionais da categoria esperando para serem efetivados.

    E então fica a dúvida: sendo que o próprio secretário admitiu a sobra, e anunciou o seu rateio com os profissionais da educação na festa de confraternização da classe, realizada pelo simproessema. Onde está estes recursos? E também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)?

    Exigimos também, que se por algum motivo esse dinheiro tenha sido desviado das contas de seus verdadeiros donos, sejam imediatamente estornados para a garantia do respeito à democracia e da prática sindical. E essa certeza só será comprovada com a apresentação de notas fiscais e
    Folhas com extratos”.

    Att,
    Trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Santa Inês/MA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.