Cratera em via pública de São Luís destrói calha e pneu de veículo a serviço da Equatorial; confira imagens

    Basta chover na capital maranhense que o prejuízos são grandes para motoristas. 

    Na manhã desta quinta-feira (12) um veículo que estava a serviço da Equatorial Energia caiu e ficou preso em um buraco enorme que formou-se na Avenida Brasil, no bairro Divinéia, em São Luís.

    A calha amassou e o pneu dianteiro estourou. O estrago foi grande.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governador Carlos Brandão é recebido em Colinas sua cidade natal com muito protesto

    Blog do Pedro Jorge

    A primeira visita oficial do governador Carlos Brandão,  ilustre filho de Colinas, não foi nada agradável. Professores da rede municipal fizeram um protesto por melhorias, e principalmente, pelo reajuste salarial de 33,24% sancionado pelo Governo Federal, mas que ainda não foi concedido para a categoria pela gestão colinense.

    Bem que os cicerones do governador poderiam ter evitado esse constrangimento. Afinal de contas, Brandão não tem nada a ver com o desmantelo da prefeita Valmiria. Guardas municipais e policiais militares tiveram que intervir contra os manifestantes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vídeos: com condições precárias de acesso e inacabada, ponte é “inaugurada” por Flávio Dino no Dia da Mentira

    A data foi bastante apropriada. No dia primeiro de abril, data conhecida como Dia da Mentira, o então governador do Maranhão, Flávio Dino, inaugurou a Ponte Central-Bequimão e a entregou para a população da Baixada.

    Não demorou um dia, carros começaram a ficar atolados por causa do acesso complicado para alcançar a cabeceira da ponte. Mas o pior mesmo foi saber que Dino mandou fazer uma maquiagem à pressas para que a obra fosse “inaugurada” por ele antes de entregar o cargo.

    Confira abaixo nos dois vídeos:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Passageira tem cabeça ferida ao ser atingida por peça quebrada de ônibus em São Luís; assista o vídeo

    Está cada vez mais difícil a vida de milhares de usuários do transporte público coletivo de São Luís. Além de pagar mais caro pelas tarifas, são obrigados inúmeras vezes a dispor de serviços de péssima qualidade em veículos velhos e deteriorados.

    Hoje (18) pela manhã, uma senhora ficou ferida após uma peça do ônibus de prefixo 200-362, que fazia linha São Francisco, despencar sobre a cabeça dela. A vítima sangrou e precisou de atendimento médico.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cega, idosa enfrenta lamaçal em busca de atendimento médico no interior do Maranhão

    Uma cena comovente e revoltante foi registrada em Lago do Junco, no Maranhão, cidade comandada pela prefeita Edina Fontes.

    As imagens, que foram gravadas no Povoado Pau Santo, zona rural do município, mostram uma idosa, de 88 anos de idade, deficiente visual, acompanhada por um familiar, sendo obrigada a passar por uma estrada de lama (que deveria ser uma vicinal trafegável), para buscar atendimento médico em um hospital na sede do município.

    Lamentável e vergonhosa a cena. Confira abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Santa Inês é outro que não paga abono e nem faz os rateios da sobra do Fundeb com os trabalhadores

    O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, é mais um outro que não valoriza a classe dos professores do seu município. Não adotou a lei do abono salarial e ainda fez espalhar entre as salas de aulas que não sobrou nada dos recursos do Fundeb.

    Revoltados, os trabalhadores reagiram e emitiram a a nota abaixo para a população de Santa Inês. Confira!

    Felipe dos Pneus espera dos professores o apoio para Flávio Dino e Carlos Brandão na eleição de 2022

    “Nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Santa Inês/MA, manifestamos através dessa carta, nossa indignação em relação à decisão unilateral do prefeito, Felipe dos Pneus, e secretário de educação Fagner, em negar o rateio, alegando não haver sobras do Fundeb, que é um direito nosso, e simultaneamente não apresentar prestação de contas transparentes sobre tais recursos.

    Repudiamos a atitude da Secretaria de Educação que, através de uma comissão de contadores e advogados, tentam contraditar o que está na Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, lei essa que nos dá o direito sobre estes recursos, e que por motivo obscuros não nos foram repassados e não foram divulgados amplamente com a categoria como os mesmos foram usados.

    Portanto, solicitamos ao governo e seu secretário uma prestação de contas, onde sejam anexados as despesas, extratos bancários detalhados, folha de funcionários com suas respectivas funções e cargos e valor salarial de cada um, haja vista que existe uma suspeita de que a folha de pagamento da educação esteja encharcada com pessoas que não fazem parte da mesma e que por tal motivo, inevitavelmente, nos tiram as sobras desses valores.

    No ano vigente, os valores das folhas de pagamentos mensais são praticamente iguais, janeiro com um parcela significativa. E é sanido que janeiro a agosto não houve professores contratados, pelo motivo de não haver aulas presenciais devido a pandemia e mesmo assim a folha gerou praticamente o mesmo montante de quando há contatos.

    Abrindo aqui um parêntese para dizer que esses contratos são ilegais, pois existe um concurso em vigência com vários profissionais da categoria esperando para serem efetivados.

    E então fica a dúvida: sendo que o próprio secretário admitiu a sobra, e anunciou o seu rateio com os profissionais da educação na festa de confraternização da classe, realizada pelo simproessema. Onde está estes recursos? E também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)?

    Exigimos também, que se por algum motivo esse dinheiro tenha sido desviado das contas de seus verdadeiros donos, sejam imediatamente estornados para a garantia do respeito à democracia e da prática sindical. E essa certeza só será comprovada com a apresentação de notas fiscais e
    Folhas com extratos”.

    Att,
    Trabalhadores e trabalhadoras em educação do município de Santa Inês/MA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Em clínicas de Flávio Dino, não existem nem cadeira de rodas”, denuncia deputado sobre caso de idoso de 82 anos que teve que ser carregado pelos netos

    O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), para fazer uma grave denúncia sobre a forma negligente como o governador Flávio Dino trata o sistema público de saúde no Maranhão. O fato ocorreu na Policlínica do Vinhais, quando um idoso de 82 anos precisou ser carregado pelos netos, já que a Policlínica não disponibilizava sequer uma cadeira de rodas.

    Na ocasião, o deputado Wellington apresentou requerimento encaminhado ao Governo do Estado e solicitou esclarecimentos e adoção de providências em caráter de urgência.

    “Recebemos esse vídeo dos familiares de Raimundo Nonato dos Santos Sousa, de 82 anos, que foi humilhado hoje em uma Policlínica do governador Flávio Dino no Vinhais. O idoso necessitava de uma cadeira de rodas para se locomover dentro da própria policlínicas, mas funcionários informaram que lá não havia esse equipamento. Os netos, então, foram até a UPA do Vinhais e informaram o ocorrido, mas também negaram a cadeira de rodas. Isso é desumano, é crueldade. Um idoso teve que ser carregado nas costas porque em clínicas de Flávio Dino, né não existem nem cadeira de rodas. Já encaminhei os fatos ao Ministério Público para que isso seja apurado. Também apresentei requerimento ao Governo do Estado para que preste os devidos esclarecimentos”, disse o deputado Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Que vergonha! Jornal Nacional mostra o Maranhão afundando na gestão de Flávio Dino

    Como se não bastassem os números vergonhosos que mostram o Maranhão com 63% da sua população passando fome, os piores índices de desemprego, a menor taxa de IDH, com problemas graves de abastecimento de água e esgotamento sanitário, agora o Jornal Nacional edição de ontem, sexta-feira (26), mostrou os números do IBGE que apontam nosso miserável estado como o número um em Perda de Qualidade de Vida da População. 

    O problema da fome, por exemplo, é estrutural, mas nos últimos dois anos se agravou bastante. E olha que Dino assumiu prometendo tirar o Maranhão do atraso, das amarras, da fome, do desemprego e do fundo do poço.

    Veja a matéria do Jornal Nacional:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura distribui peixe podre para a população no aniversário da cidade

    Acostumada a receber pescado de qualidade na Semana Santa, no aniversário do município e em outras importantes datas, em administrações passadas, a população de Raposa foi surpreendida este ano com um fato inusitado. A Prefeitura decidiu distribuir peixe podre nesta terça-feira (09), véspera do natalício raposense, que hoje está completando 27 nos de emancipação política, provocando a revolta da comunidade.


    O fato ganhou as redes sociais, porque a população entendeu como uma falta de respeito, uma humilhação, um verdadeiro deboche. Um dos internautas chegou inclusive a mostrar a forma como foi contemplado: um Cururuca, peixe sem qualquer valor comercial na cidade, um Timbiro e um pedaço de Corvina.

    Uma senhora que preferiu não se identificar, disse que a Pescada Vermelha e o Peixe Serra, com que o prefeito tirou foto, foram distribuídos somente para os aliados. “Uma pouca vergonha! O prefeito disse que não iria fazer festa, e veio distribuir peixe podre. Eu não recebi, preferi comer ovo do que receber peixe podre”, afirmou.

    Eis aí um retrato sem retoque do que está acontecendo atualmente na Raposa, um verdadeiro presente de grego.

    Veja o que disse uma moradora da Raposa

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Empresários aplicam golpe na prefeitura, reduzem a frota e porta de ônibus cai em plena avenida em São Luís

    A prefeitura da capital cumpriu seu acordo e fez integralmente o primeiro repasse de R$ 4 milhões das três parcelas acordadas para aliviar os prejuízos do setor de transporte público e acabar com a greve dos motoristas. Porém, os empresários estão dando golpe.

    Usuários estão reclamando da ausência dos ônibus e das paradas lotadas. Um motorista revelou ao Blog do Luís Cardoso que em determinadas empresas mais de 50% da frota estão ficando na garagem.

    Além disso, a presença de ônibus velhos circulando sem que haja alguma fiscalização por parte da SMTT. Pela manhã, um ônibus que faz a linha Cidade Olímpica Ipase foi obrigado a parar porque a porta dianteira caiu e o motorista obrigou os passageiros a descerem.

    Acorda, prefeito Eduardo Braide!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Gestão da prefeita Iracema Vale em Urbano Santos recebeu mais de R$ 2,6 milhões para o Covid-19

    Blog Minuto Barra

    O Blog Minuto Barra vem questionando quais critérios os senadores e deputados federais estão usando para destinar tais recursos em um momento tão difícil em que a população atravessa com à pandemia.

    A gestão da prefeita Iracema Vale (foto acima) do pequeno município de Urbano Santos e que conta apenas com 33 mil habitantes, recebeu, nos últimos 60 dias, mais de R$ 2,6 milhões para combater o Coronavírus. Esse montante mostra que a prefeitura foi agraciada com uma emenda parlamentar de um deputado federal ou senador. Por lá, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, existem 498 casos confirmados de pessoas com Coronavírus.

    O Blog Minuto Barra tentou contato com a prefeita e sua assessoria para questioná-la quanto ao nome do senador ou deputado federal que agraciou seu município com uma emenda tão vultosa para o Covid-19 no valor de R$ 2.500.000,00.

    Ocorre que, o município de Monção que possui a mesma quantidade de habitantes recebeu no mesmo período por parte do Ministério da Saúde baseado na população, apenas R$ 124 mil para combater o Coronavírus.

    O Blog Minuto Barra vem questionando quais critérios os senadores e deputados federais estão usando para destinar tais recursos em um momento tão difícil em que a população atravessa com a pandemia. O aconselhável seria estabelecer um critério técnico elaborado pelo Ministério da Saúde voltado para o Covid-19.

    OS VALORES QUE CAÍRAM NOS COFRES DA PREFEITURA DE URBANO SANTOS NOS ÚLTIMOS 60 DIAS OCORRERAM DA SEGUINTE FORMA:

    Final de Março: Valor: R$ 75.518,16 (enviado pelo Ministério da Saúde baseado na população)

    Dia 15 de Abril: Valor: R$ 42.540,76 (enviado pelo Ministério da Saúde baseado na população)

    Dia 15 de Maio: Valor: R$ 2.500.000,00 (enviado por algum senador ou deputado federal amigo da prefeita)

    Total geral para o Coronavírus em Urbano Santos: R$ 2.618.058,92

    Todos os valores constam no site do Fundo Nacional de Saúde

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.