Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro

    Metrópoles

    A Polícia Federal prendeu preventivamente o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na manhã desta quarta-feira (22/6), em operação que investiga esquema de corrupção envolvendo pastores evangélicos durante a gestão dele à frente do MEC.

    Milton Ribeiro

    Segundo apurou a coluna com fontes da PF e do Palácio do Planalto, Ribeiro foi preso no início da manhã em sua casa na cidade de Santos, no litoral paulista. A expectativa é que ele seja transferido para Brasília ainda nesta quarta.

    A prisão foi determinada pelo juiz federal Renato Borelli. No mandado de prisão, ao qual a coluna teve acesso, o magistrado elenca ao menos quatro crimes que teriam sido cometidos por Ribeiro: corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

    A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Eles são ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontados como lobistas que atuavam no MEC, quando a pasta era comandada por Ribeiro.

    Os pastores negociavam com prefeitos a liberação de recursos federais – mesmo sem ter cargo no governo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Marginais tentam aplicar golpes usando o nome do deputado federal Hildo Rocha

    O nome do deputado federal Hildo Rocha está sendo usado por bandidos para aplicar golpes via celular.

    Deputado Hildo Rocha

    “Caso você receber mensagens ou ligações procedentes do contato número 61 9628-4415 não atenda e denuncie à polícia. Esse contato está sendo usado por bandidos que tentam se passar por mim. Esse contato NÃO é meu, não me pertence, nunca pertenceu”, disse o parlamentar pelo Twitter.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo

    G1

    O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8) na cidade de São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.

    Foto Reprodução

    Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo também monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído varíola dos macacos. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal.

    Sobre o caso suspeito, a gestão municipal afirmou em nota publicada na terça (7) que “no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”.

    Já em nota divulgada nesta segunda (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação. Segundo a pasta, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.

    Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

    Mundo

    Até o fim de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia registrado mais de 300 casos confirmados ou suspeitos da varíola do macaco em 23 países onde o vírus não é endêmico. Não houve mortes relatadas.

    A OMS disse que a varíola do macaco traz um “risco moderado” para a saúde pública mundial depois que casos foram relatados em países onde a doença não é endêmica.

    O risco para a saúde pública pode se tornar alto se esse vírus se estabelecer como um patógeno humano e se espalhar para grupos mais propensos a risco de doenças graves, como crianças pequenas e pessoas imunossuprimidas”, disse a OMS.

    A organização diz que não há recomendação de uso de vacina da varíola para casos de varíola do macaco.

    Sintomas e transmissão

    Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

    Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

    “O que é um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés”, completa Trindade, que é consultora do grupo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar os casos de varíola dos macacos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Irmão do diarista do Sesc que foi preso pela morte do dentista Lauro, se entrega a polícia

    Se apresentou agora a pouco na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), em São Luís, acompanhado de um advogado, Adson José Ribeiro Gusmão, o segundo suspeito de envolvimento no assassinato do dentista Lauro Henrique Moreno Evangelista, de 47 anos.

    Adson, Lauro (vítima) e Alisson

    Adson é irmão de Alisson Jorge Ribeiro Gusmão, de 26 anos, preso ontem. Alisson era diarista do Sesc Turismo onde a vítima era gerente. Os dois teriam matado o dentista após roubar o carro e os pertences do mesmo. O Fiat Argo, de cor branca e placas PTA-0759, ainda não foi localizado.

    O corpo de Lauro Henrique, que estava desaparecido desde o último domingo (13), foi encontrado ontem na Estrada do Gapara, região Itaqui Bacanga, enrolado em uma rede com marcas de tiros.

    Para o delegado Marconi Matos, da SHPP, todos os indícios apontam para o crime de latrocínio, mas as investigações continuam.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Promotor pede anulação imediata de contrato em Buriticupu e concurso público deve ser suspenso

    A contratação da uma empresa especializada para realização de concurso público para provimento de cargos efetivos no Município de Buriticupu foi vista com irregularidades pelo Ministério Público do Maranhão. O certame que está com inscrições abertas deve ser cancelado.

    Prefeito João Carlos

    A Prefeitura de Buriticupu abriu na última sexta-feira (4) as inscrições para o referido concurso público ofertando 889 vagas imediatas e forma cadastro reserva de aprovados em 49 cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

    O contrato 20220119/2022, firmado entre a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento de Buriticupu e a L J Assessoria e Planejamento Administrativo LTDA., para a realização do certame, no valor total de R$ 139 mil e 500, teria vigência de 11 meses e foi assinado e publicado no último dia 1º de fevereiro.

    De acordo com o Promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo há ausência de referência ao empenho no contrato, entre outros erros. “É recomendável constar no instrumento contratual o número da nota de empenho, visto que esta representa a garantia ao credor de que existe crédito orçamentário disponível e suficiente para atender a despesa objeto do contrato”, citou.

    Diante de tais observações, o representante do MPMA recomendou, em caráter de urgência, ao prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva e ao Ordenador de Despesas Afonso Barros Batista, que:

    “1. proceda à imediata ANULAÇÃO Tomada de Preços 010-2022 e ao Contrato 20220119/2022, realizados pela Prefeitura Municipal de Buriticupu, bem como todos os atos administrativos e contratuais subsequentes;

    2. Que sejam tomadas todas as providências legais para a imediata devolução ao erário municipal de quaisquer valores já pagos em do Contrato 20220119/2022, com os valores devidamente corrigidos pelo INPC ou índice similar; e

    3. que seja encaminhado, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, DOCUMENTO COMPROBATÓRIO do cumprimento à presente Recomendação, sob pena do ajuizamento das medidas judiciais cabíveis, inclusive na seara criminal, para responsabilização solidária do gestor e dos demais envolvidos nos ilícitos aqui noticiados.”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Incêndio destrói ambulância, ônibus escolar e carro pipa em garagem de prefeitura no Maranhão; veja imagens

    Um incêndio de grandes proporções atingiu veículos que estavam estacionados na garagem da Prefeitura de Pastos Bons, no Maranhão, na manhã de hoje (14).

    Foto Reprodução

    Funcionários tentaram ajudar mas até o carro pipa pegou fogo, além de um ônibus escolar e uma ambulância que ficaram em chamas.

    As causas serão apuradas.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Adiado início do ano letivo na rede municipal de São Luís previsto para dia 1º de fevereiro

    Intermediada pelo Ministério Público do Maranhão, uma reunião virtual realizada nesta sexta-feira, 28, entre a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) e o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) definiu o adiamento do início do ano letivo nas escolas municipais que estava previsto para o dia 1º de fevereiro.

    Foto Reprodução

    A Prefeitura de São Luís irá anunciar nos próximos a nova data, que foi sugerida para o dia 22 de fevereiro.

    O motivo do adiamento apresentado pela secretária-adjunta de Educação, Gusmaia Mousinho, foi o crescimento dos casos de Covid-19 em São Luís neste início de ano, assim como está ocorrendo no país e no mundo. A titular da Semed, Caroline Salgado, inclusive, testou positivo para a Covid.

    Também foi considerada a situação de diversas escolas municipais que estão sendo reformadas e ainda não terão condições de iniciar o ano letivo de forma presencial.

    Durante a reunião, que foi coordenada pelos promotores de justiça Paulo Avelar e Lindonjonsom Gonçalves, titulares da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da Educação de São Luís, respectivamente, também ficou acertada uma nova reunião entre a Semed e o Sindeducação para discutir a alteração do calendário escolar e a reposição das aulas.

    Reunião virtual. Foto Reprodução

    Pelo Sindeducação, participaram a presidente Regina Bodalo, a diretora Ana Paula Martins e o assessor jurídico Eduardo Corrêa.

    REFORMAS NAS ESCOLAS

    Quanto às escolas municipais que estão em reforma, o Ministério Público irá requerer à Semed a relação das unidades que já foram reformadas, das que estão com os serviços em andamento, bem como daquelas que ainda vão passar por intervenções pontuais.

    CONDIÇÕES SANITÁRIAS

    A exemplo do que foi discutido em outra reunião na última quarta-feira, 26, os representantes do Ministério Público reforçaram que a preocupação principal da instituição é garantir o retorno às atividades educacionais presenciais de forma segura.

    O que queremos verificar é se as escolas estão sendo preparadas para cumprir os protocolos sanitários definidos para o combate à pandemia do coronavírus, garantindo um retorno seguro às aulas presenciais para toda a comunidade escolar”, afirmou o promotor de justiça Paulo Avelar.

    O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, informou, durante a reunião do dia 26, que, de acordo com projeções da Semus, o pico do número de casos de síndromes gripais (Covid e influenza) já estaria sendo ultrapassado e a redução contínua, até patamares iguais aos do final de 2021, chegaria em três ou quatro semanas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Passageira é baleada em tentativa de roubo a micro ônibus na BR 135; bandidos fogem

    Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi acionada no fim da tarde desta segunda-feira (20), por um condutor de um veículo de passageiros Renault/Master JM 16 (minibus), de cor branca, que trafegava pela BR 135, na entrada de São Luís, após uma tentativa de roubo.

    Veículo atingido por disparos de arma de fogo na BR 135

    Na altura do km 19, uma passageira do veículo pediu parada para desembarcar. Ao estacionar no local, o condutor percebeu a presença de dois suspeitos que estavam armados e que começaram a correr em direção ao veículo. O motorista conseguiu se evadir do local, porém houve disparos de arma de fogo contra o veículo que foi atingido na parte traseira.

    A equipe PRF encontrou três projéteis calibre .38 no interior do veículo. Um dos disparos atingiu as costas de uma passageira, de 42 anos de idade. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada e, prontamente, compareceu na UOP da PRF de Pedrinhas e realizou os primeiros atendimentos. A vítima atingida foi levada ao Hospital pela própria equipe do SAMU.

    Uma equipe do 21º Batalhão de Polícia Militar também foi acionada para o local. Mas os bandidos fugiram tomando rumo ignorado.

    As vítimas foram orientadas a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em delegacia.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Acidente provoca queda de postes, de energia e interdita acesso a bairros de São Luís

    Um acidente ocorrido ainda na madrugada desta segunda-feira (13) no acesso à Ponte Pai Inácio, no bairro Turu, provocou a queda de postes de alta tensão deixando a localidade sem energia elétrica por horas.

    Foto Divulgação

    Moradores da região ouviram um forte barulho ocasionado pelo momento em que um veículo Fiat Uno se chocou contra um poste, derrubando-o. Em seguida alguns outros também caíram na via que dá acesso também ao parque Vitória. O trecho segue interditado no momento.

    Foto Reprodução

    Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) encontram-se no local. A Equatorial também foi acionada.

    Sobre o condutor do veículo ainda não há informações concretas. Mas ele foi socorrido com vida.

    A Equatorial emitiu Nota de Esclarecimento. Confira abaixo.

    Sobre a situação ocorrida na Ponte Pai Inácio, bairro Turu, a Equatorial Maranhão informa que na madrugada desta segunda-feira (13) um veículo atingiu três postes durante um acidente.

    As equipes de plantão trabalham intensamente desde o início da ocorrência para realizar a manutenção nas estruturas com segurança para todos.

    Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.