Posto do Residencial Trizidela – em obra deste 10 de maio de 2012Posto do Residencial Trizidela – em obra deste 10 de maio de 2012

Os nove postos de saúde, na cidade e zona rural de Codó, têm o mesmo padrão – tamanho, estrutura interna. De acordo com suas placas de obra, também tem o mesmo orçamento individual de R$ 260.000,00 (Duzentos e sessenta mil reais) e começaram na mesma data, isto é, 10 de maio de 2012.

Em comum eles também dividem o mesmo problema – nunca foram entregues pelo Governo Cuidando de Nossa Gente para que a população faça uso deles.

Ao longo de todo este tempo a prefeitura vem justificando o atraso na entrega das obras com falta de liberação de recursos por parte do Governo Federal. Alega que toda vez que recebe algum dinheiro as obras avançam um pouquinho mais. Nós voltamos a visitar alguns destes postos para ver de perto o que realmente avançou.

No do residencial Trizidela já tem piso cerâmico, janelas e algumas portas, porém 1.000 famílias, continuam tendo que se deslocar quilômetros em busca de atendimento de saúde.

NA PORTA DE CASA, MAS TÃO DISTANTE

Na divisa dos bairros São Pedro e Nova Jerusalém (estrada da Colônia), a mesma situação praticamente, não muito diferente de meses atrás, de abandono.

No da Vila Fomento, próximo ao matadouro público, tem forro em alguns cômodos, piso, mas ainda falta muito – portas, banheiros, pintura.

Outro fato constatado é que em nenhum dos postos foram encontradas pessoas trabalhando, o que deixa a população ainda mais desanimada.

Posto Vila Fomento – visão interna atual (foto de 13/junho2014)Posto Vila Fomento – visão interna atual (foto de 13/junho2014)

PALAVRA DO GOVERNO

O novo secretário de Saúde, Ricardo Torres, informou, por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que o município está tentando conciliar o andamento das obras (o reinício dos trabalhos) com a chegada dos recursos para equipar estes postos uma vez que depois de concluídos o Governo Federal estipula um prazo para colocá-los em pleno funcionamento.

A portaria de liberação dos recursos para compra de equipamentos foi publicada há cerca de 15 dias e logo o município entrará em processo licitatório.

Nada foi informado pelo prefeito da cidade, Zito Rolim, sobre prazo de inauguração dos 9 postos.

Com informações do Blog do Acélio Trindade


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A ingratidão, arrogância e imaturidade predominam no ex-secretário de infraestrutura de Luciano, João Batista Segundo! O ...
Por Alex Ferreira Borralho Alguém tem que explicar para as autoridades do Rio Grande do Sul, ...
O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.