ônibus estão parados desde segunda-feira (21)ônibus estão parados desde segunda-feira (21)

A greve do rodoviários, que chega hoje ao seu quinto dia sem nenhuma negociação que aponte o encerramento, mira apenas meter mais ainda a mão no bolso dos usuários. E neste sentido, conta com a ajuda dos patrões.

De um lado os empresários que reclamam reajuste nos preços das tarifas. Do outro, os motoristas que pleiteam 16% de reajuste nos salários. O Tribunal da Justiça do Trabalho fez a proposta de 7%. Eles não aceitaram e se duvidar muito vão querer subir para 25%.

Ambos, patrões e empregados querem mesmo é o aumento na tarifa, que contemplaria os dois lados. Pouco importa se a população sofra prejuízo. Como o prefeito não quer aumentar os preços das passagens, a greve continua. Que se danem os 650 mil usuários.

Mas existe um detalhe que também de ser levado em conta: a publicação nacional de edital para atualização das concessões para o setor de transporte coletivo da cidade.

Nenhum prefeito ousou desmontar o cartel que existe no setor. Aqui sempre os empresários têm seus territórios demarcados. No eixo Itaqui Bacanga, por exemplo, sõ entra ônibus das Taguatur, empresa do presidente do SET, Luis Medeiros. Parece tudo conbinado.

Na gestão de Tadeu Palácio não houve nenhum resjuste tarifário, mas aos empresários eram dados todas as garantias e conpensações, inclusive a de que ninguiém mexeria em seus territórios. E a população permaneceu usando da pior qualidade. Nunca, naquele período, os donos foram pressionados a renovar a frota.

O que existe, na verdade, é uma guerra declarada pelos empresários contra a Prefeitura de São Luís. um guerra suja, por sinal. É que nenhum prefeito ameaçou tanto o poder de mando dos donos de ônibus.

O blog tomou conhecimento ontem que os empresários vão investir pesado na candidatura de Tadeu Palácio agora no primeiro turno e em quem o prefeito Castelo enfrentar no segundo turno.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.