A pesquisadora Kamila Bohne Japiassú, egressa da Universidade Federal de Goiás (UFG), natural da cidade maranhense de Imperatriz, teve sua tese de doutorado em Nanotecnologia Farmacêutica premiada na Academia de Farmácia da França.

Premiação da maranhense Kamila Bohne

O trabalho, que consiste no desenvolvimento de nanopartículas para aplicações no tratamento de doenças pulmonares, foi fruto de um “Doutorado Sanduíche” realizado entre a UFG e a Universidade de Paris-Saclay. O programa de estudos “Doutorado Sanduíche” permite que estudantes de pós-graduação realizem parte de seu trabalho em uma universidade no exterior, com o objetivo de aproveitar a infraestrutura ou as condições de outra Instituição de Ensino Superior para enriquecer o trabalho.

A premiação ocorreu no último dia 10 de janeiro, após a defesa do trabalho na Universidade do Estado em meados de 2023.

Kamila Bohne Japiassú fez graduação em Farmácia, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Nanotecnologia Farmacêutica na UFG. Os estudos na instituição tiveram início ainda em 2011, se estendendo até o ano passado. A ida à França foi financiada pelo programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa foi realizada sob a orientação da professora Eliana Martins Lima, coordenadora do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos (FarmaTec) da UFG, e do Professor Elias Fattal, da Universidade de Paris-Saclay.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A ingratidão, arrogância e imaturidade predominam no ex-secretário de infraestrutura de Luciano, João Batista Segundo! O ...
Por Alex Ferreira Borralho Alguém tem que explicar para as autoridades do Rio Grande do Sul, ...
O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.