O Governo do Maranhão é um dos vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade 2023, cuja ação governamental ganhadora é o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Governador em exercício, Felipe Camarão recebendo prêmio em Brasília

Organizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a premiação, vencida pelo Maranhão pelo quarto ano seguido, teve solenidade realizada em Brasília (DF) nesta quarta-feira (23) e visa reconhecer políticas públicas inovadoras que são realizadas pelos governos estaduais de todo o país.

O Maranhão também se destacou na premiação como o estado mais participativo, com 52 inscrições, das 156 totais. O estado, desta forma, mantém o retrospecto positivo, pois três políticas públicas já foram consagradas vencedoras nos três anos anteriores: O Plano Mais IDH, em 2020; o Programa de Gestão Penitenciária (Gespen), em 2021; e o Programa Detran com o Povo, em 2022. Além do Procaf, o Maranhão também foi finalista em 2023 com a iniciativa Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O governador em exercício e vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, ressaltou a conquista. “É um time unido, único, liderado pelo governador Carlos Brandão. Estou muito honrado de representá-lo neste evento, Brandão continuou e ampliou a política pública do Procaf, que faz essa junção perfeita, de comprar daquele que produz e doar para aquele que precisa. Então, quero parabenizar o secretário Bira do Pindaré e a equipe da SAF, e também a equipe da Seplan, e mostrar que a união que o governo tanto prega, entre os poderes, acontece entre nós também, que formam o time que assessora o governador Carlos Brandão”, enfatizou Felipe Camarão.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, falou sobre a relevância da conquista para o estado. “Ganhamos um prêmio fundamental, de reconhecimento ao Governo do Maranhão, através de um programa de êxito, de sucesso, que é o Procaf, conduzido pela SAF. Isso só foi possível graças ao apoio da Seplan, que fez todo o trabalho de assessoramento, viabilizando nossa participação nessa competição nacional. Portanto, nossa gratidão à Seplan, na pessoa do secretário Vinícius”, afirmou.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, agradeceu pelo reconhecimento do secretário Bira do Pindaré e celebrou a conquista. “Quero parabenizar o secretário Bira por essa importante ação que vem desenvolvendo desde 2018, fortalecendo-a cada vez mais, e parabenizar o governador Carlos Brandão pela ampliação do programa, aqui neste ato representado pelo nosso governador em exercício, Felipe Camarão. A Seplan, como secretaria de avaliação e monitoramento das políticas públicas do Estado do Maranhão, fica muito feliz em participar deste momento”, disse Vinícius.

Foto Divulgação

Maranhão no ranking

O Maranhão subiu cinco posições gerais no Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O levantamento é realizado pelo CLP anualmente, em parceria com a Tendências Consultoria.

O rendimento do Maranhão está relacionado ao crescimento em seis dos dez pilares do ranking: Solidez Fiscal (+9 pontos), Segurança Pública (+7), Potencial de Mercado (+6), Sustentabilidade Social (+3), Educação (+2) e Infraestrutura (+1). Entre os pilares, o melhor rendimento é em Potencial de Mercado e Segurança Pública, na sexta e sétima colocações, respectivamente.

O Maranhão segue em primeiro lugar nos indicadores de avaliação da educação e custo de mão de obra. Na Segurança Pública, o estado é o segundo melhor no indicador de déficit carcerário.

Procaf

O Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) objetiva garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura ou manufaturados, e de artesanato produzidos por agricultores familiares ou suas organizações sociais rurais e urbanas, por povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária. Os alimentos comercializados ao Procaf são entregues ao Banco de Alimentos, à Casa Familiar Rural, à rede socioassistencial e a hospitais e creches, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional da população atendida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...
O deputado Zé Inácio (PT) destacou, nesta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, ...
O prefeito Rigo Teles e a Deputada Abigail marcaram presença na solenidade de posse do desembargador ...
Valor é referente a pagamento para familiares e vítimas que ficaram feridas, além do dano coletivo ...
O espaço integra um conjunto de 10 núcleos de atendimento a serem implementados por meio de ...
A prefeitura municipal de Pinheiro já disponibilizou em seu site oficial, a relação dos profissionais da ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.