Duarte Júnior reafirma que prefeitura arrecada mais de R$ 50 milhões por mês com iluminação pública

    Em nota ao Blog do Luís Cardoso, o deputado estadual Duarte Júnior reafirma que a prefeitura da capital arrecada acima de R$ 50 milhões por mês com taxa de iluminação pública e gasta apenas R$ 3 milhões com a rede, restando uma soma alta de sobra Confira a nota do parlamentar abaixo:

    Meu compromisso é com a verdade e com o interesse público. Sou pré-candidato à Prefeitura de São Luís para garantir melhor qualidade de vida para todos e só podemos fazer isso apresentando ideias, propostas e debatendo o que realmente interessa para as pessoas.

    Sendo assim, as informações sobre a arrecadação da taxa de iluminação pública são baseadas em dados do Portal da Transparência da Prefeitura de São Luís, como pode ser comprovado pelas imagens que seguem ou acessando o link https://saoluis.giap.com.br/apex/saoluis/f?p=839:3:0::NO

    Como é possível observar, repito, no próprio site da prefeitura, a gestão municipal arrecadou durante o ano de 2019 os seguintes valores (arredondados): R$ 73 milhões em janeiro; R$ 71 milhões em fevereiro; R$ 68 milhões em março; R$ 45 milhões em abril; R$ 57 milhões em maio e junho; R$ 83 milhões em julho; R$ 72 milhões em agosto; R$ 67 milhões em setembro; R$ 60 milhões em outubro; R$ 59 milhões em novembro; e R$ 66 milhões em dezembro. A pesquisa foi realizada no dia 27 de dezembro de 2019.

    Entretanto, o custo mensal da rede não chega a 3 milhões, ou seja, sobra dinheiro. Se sobra, é possível reduzir sim o valor da conta para os consumidores na cidade de São Luís, mantendo ainda uma margem de segurança para que sejam feitos investimentos públicos na área de eficiência energética e outras melhorias para a capital.

    Reduzir o valor da conta de luz, por sua vez, traria uma diminuição no custo de vida e um aumento nos investimentos da iniciativa privada, como o setor hoteleiro, por exemplo. São Luís é uma cidade turística e, se reduzirmos essa taxa, esse setor poderia contratar mais pessoas, reduzir o custo das diárias e atrair mais turistas.

    Tenho mantido uma postura aberta, de diálogo franco e honesto com todos na busca por soluções que garantam aos ludovicenses o acesso ampliado a seus direitos — com ética e respeito às pessoas e às nossas instituições.

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    Obras na sede do Ministério Público fizeram prédio do Fórum Sarney Costa tremer

    O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto, explicou ao Blog do Luis Cardoso que uma obra que está sendo feita na sede do Ministério Público, na hora da compactação, fez o prédio do Fórum Desembargador Sarney Costa tremer. Por essa razão, centenas de pessoas entraram em pânico e deixaram o local, conforme publicou o blog mais cedo (reveja). 

    O coronel informou que o Corpo de Bombeiros esteve no local agora está tudo em ordem e as atividades do Fórum voltarão ao normal. A Ascom do Fórum também enviou nota de esclarecimento. Confira abaixo:


    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) esclarece que uma obra de compactação no terreno do Ministério Público Estadual, ao lado do prédio do Fórum, provocou vibrações naturais na estrutura do imóvel. O engenheiro da empresa responsável pela obra se deslocou à Diretoria do Fórum para esclarecer que essa vibração não apresenta qualquer risco para o imóvel e para as pessoas, não havendo motivos para pânico e evacuação do prédio. As atividades do órgão estão mantidas, funcionando normalmente nesta quarta feira (18). A obra já foi suspensa por determinação do engenheiro responsável pelos serviços.

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    Nota da CEMAR sobre bandidos se disfarçam de profissionais da Cemar para praticar crimes no Maranhão

    A prática de delitos por pessoas que se disfarçam de prestadores de serviço de concessionárias de energia, água, telefone ou TV a cabo tem se tornado cada vez mais comum, por isso a Cemar orienta para que as eventuais vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade através do telefone 190 e a Cemar acompanhará o resultado das investigações como forma de garantir um atendimento de qualidade e segurança para seus clientes.

    É importante saber como identificar as equipes da Cemar e ficar atento para casos de eventual suspeita:

    É fundamental atentar para alguns detalhes, como o padrão dos uniformes (calça, botas, camisa), uso de crachá (com o nome do profissional impresso), e a marca da empresa na qual ele presta serviço. A marca da Cemar é obrigatória em todo o uniforme.

    Os profissionais de campo utilizam veículos devidamente emplacados, também padronizados com a marca da empresa fornecedora/ prestadoras de serviços e a da Cemar, além da marca e do número da Central de Atendimento 116 adesivado no carro.

    As equipes de atendimento de plantão 24 horas da Cemar são compostas somente por 02(dois) eletricistas. Em caso de suspeita de equipe de atendimento que não seja, de fato, da Cemar, ligue para a polícia no 190.

    Em caso de falta de energia, as equipes de plantão da Cemar realizam suas atividades somente até o medidor de energia. Se o medidor da sua casa fica na parte externa, não aceite o argumento de pessoas suspeitas que insistam para entrar na sua casa sem ordem de serviço ou sem identificar o titular da conta de energia. Em algumas situações, porém, é necessário que a equipe entre na residência, especialmente quando o medidor está na parte interna do imóvel. Mas fique alerta, pois o cliente sempre será identificado pelo nome. Caso o medidor ainda esteja dentro de casa, providencie adequar o padrão para a parte externa da casa.

    A maioria dos serviços realizados pela Companhia ocorre durante o dia. À noite, a Cemar realiza apenas serviços emergenciais de plantão, como religação de energia, solicitados por meio da Central 116, por exemplo.

    Atente, também, para o modelo e placa do veículo e, em caso de atitudes suspeitas, é importante entrar em contato com a polícia no telefone 190.

    Assessoria de Imprensa da Cemar

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    Saúde esclarece sobre crianças sem cirurgias cardíacas no Hospital Carlos Macieira.

    Logo após o blog publicar que dezenas de crianças estão sofrendo no Hospital Carlos Macieira esperando cirurgias cardíacas, a Secretaria de Saúde esclareceu que os pacientes vistos no vídeo (veja aqui) estão com os procedimentos reagendados para amanhã, quinta-feira (08), e depois de amanhã, sexta-feira(09).

    Confira a nota de esclarecimento abaixo:

    A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que familiares e acompanhantes dos pacientes Carlos Marcos Felipe Dias Nascimento e Lorena Corrêa Silva, que aparecem no vídeo, internados na UTI Cardiopediátrica do Hospital Dr. Carlos Macieira, foram informados sobre o reagendamento das cirurgias para esta quinta e sexta-feira.

    A SES ressalta que os casos em atendimento na UTI Cardiopediátrica são diversos e, por isso, o tempo para realização da cirurgia depende do estudo de cada patologia.

    Por fim, a Secretaria acrescenta que, até junho deste ano, 127 cirurgias cardiopediátricas foram realizadas no Carlos Macieira.

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    Em nota, juiz esclarece que não apreendeu documentos na Seic

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Em relação à informação divulgada no blog do jornalista Gilberto Léda, dia 04.07.2019, com o título “Documentos que podem comprovar espionagem na SSP são apreendidos na SEIC”, o juiz titular da 1ª Vara Criminal de São Luís, Ronaldo Maciel, esclarece:

    1. Que não foi à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), na quarta-feira (03.07), apreender documentos, como divulgado no blog, até porque não é atribuição do magistrado fazer busca e apreensão. O juiz apenas determina a realização das mesmas, quando for o caso;

    2. Que não há qualquer determinação judicial de busca e apreensão em relação à SEIC;

    3. Que, junto com o promotor de Justiça Marco Aurélio Ramos, que atua na 1ª Vara Criminal, foi à SEIC para conhecerem a estrutura onde será instalada uma sala de videoconferência para oitiva de delegados e policiais civis da Superintendência, quando forem testemunhas em processo que tramitarem na 1ª Vara Criminal, unidade judiciária com jurisdição em todo o Estado do Maranhão e competência para processar e julgar crimes de atividades e organizações criminosas. A instalação da sala de videoconferência visa a agilizar a instrução processual e evitar que delegados e policiais da SEIC precisem se deslocar até o Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), em São Luís, para os depoimentos, tendo que, muitas vezes, permanecerem no Fórum, manhãs ou tardes inteiras, ficando impedidos de suas atividades normais na Superintendência.

    4. Que o juiz fará, nesta quinta-feira (04), visita semelhante ao Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, com o objetivo de conhecer a estrutura onde também será instalada uma sala de videoconferência para oitiva de policiais militares, quando testemunhas em processos em tramitação na 1ª Vara Criminal de São Luís.

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    Polícia esclarece presença de juiz e promotor na sede da Seic

    Nota de Esclarecimento

    A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Geral, vem a público esclarecer a respeito de falsas notícias veiculadas em meios de comunicação online, desta capital, que tratam sobre a apreensão de documentos, na tarde de quarta-feira (3), na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – Seic, no Bairro de Fátima, por parte de representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário do Maranhão.

    A Polícia Civil do Maranhão informa que, de fato, houve a visita à Seic, por parte do Promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca, representante do Ministério Público do Maranhão e do Juiz de Direito Ronaldo Maciel, na data e turno mencionados, ambos, da 1ª Vara de Combate ao Crime Organizado; porém, eles foram a convite da própria Superintendência, a fim de tratar, exclusivamente, sobre a instalação de uma sala de videoconferência na Seic.

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    DNIT esclarece que o viaduto no Porto do Itaqui não corre o risco de desabar

    O defeito detectado é no encontro entre a ponte e o viaduto.

    O serviço a ser realizado é a instalação de placa metálica sobre o encontro com defeito, o que irá fazer com que o tráfego possa ser liberado sem atingir essa área danificada, e assim possa ser realizado o serviço definitivo, que já está sendo objeto de um projeto que está sendo desenvolvido pelo DNIT/VALE.

    Abaixo, segue a nota sobre a interrupção do tráfego, que foi enviada neste domingo (12) à imprensa.

    BR 135/MA – interdição do tráfego no acesso ao Porto do Itaqui, km 15 – viaduto sobre linha férrea da Vale e Transnordestina.
    O DNIT informa que vai interromper o tráfego de veículos no acesso ao Porto do Itaqui, na altura do km 15 (viaduto sobre a linha de ferro da Vale e Transnordestina) a partir das 13 horas deste domingo (12), para reparos emergenciais da cabeceira do viaduto.
    Serão executados serviços emergenciais no encontro do viaduto, visando a segurança adequada no trajeto dos usuários que usam aquele segmento da rodovia.
    Os reparos serão feitos em parceria com a Vale, de modo que que o tempo de interdição seja o mínimo possível.
    Superintendência Regional do Dnit no Maranhão.

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    Prefeitura de Zé Doca esclarece fraude de grupo empresarial e prova com documentos que não houve venda de imóvel

    O ofício nº .001-02/2018 – SEPJ/MA do Cartório do Ofício Único de Presidente Juscelino não deixa dúvidas.
    Segundo o documento, houve fraude da emissão das Escrituras Públicas, expedida em favor das empresas Restaurante e Churrascaria BBS Ltda, posto BBS Ltda e gás BBS Ltda. A pedido da prefeitura de Zé Doca foi instaurado procedimento investigativo criminal para apurar as irregularidades na lavratura de escritura pública fraudulenta.
    Ao ter conhecimento do crime, antes da notificação ao Ministério Público, a prefeita Josinha Cunha tomou todas as providências cabíveis, dentre elas, fez requerimento junto ao cartório pedindo o cancelamento da escritura, ação ocorrida em janeiro de 2018, logo NÃO HOUVE VENDA DE IMÓVEL pelo município de Zé Doca.
    Resta agora a retratação dos meios de comunicação que divulgaram a notícia de forma equivocada sem apurar os fatos.

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    Em nota, Uninassau informa que corpo foi encontrado fora da área da faculdade

    A UNINASSAU São Luís esclarece que, na manhã desta segunda-feira, um corpo foi encontrado nos fundos do terreno da Instituição, que fica voltado para uma região de mangue. A polícia foi acionada e tomou as medidas necessárias. Informamos que a área do campus da Instituição é isolada por muros e não possui acesso ao local.

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    Em nota, professor do Conlun diz que está sendo acusado sem provas; confira

    NOTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE

    FRANCICARLOS VERAS CARDOSO , brasileiro, divorciado, Professor da Universidade Federal do Maranhão, por meio de seu advogado legalmente constituído, MOZART BALDEZ, OAB/DF 25401 e OAB/MA 9984/A, in fine assinado, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

    I – O OUTORGANTE vem sendo publicamente e precipitadamente apontado por certo segmento da mídia, não se sabe com que intenção, como autor de supostos crimes de assédio, praticado em face de pessoas anônimas da UFMA, sem a apresentação de provas.

    II – Em momento algum, depois de ser submetido a esse linchamento público, sem direito a ampla defesa e ao contraditório, correndo risco pessoal, o OUTORGANTE foi intimado pela Polícia ou denunciado pelo Ministério Público , para prestar esclarecimentos sobre os fatos até agora considerados como verdadeiros e criminosos.

    III – Neste sentido, sem nenhum receio, encontra-se reguardado em sua residência, com a consciência tranquila, à espera da oportunidade de no devido processo legal, arguir as suas razões de fato e de direito sobre as levianas denuncias que vem sofrendo.

    IV – O OUTORGANTE exerce o magistério há mais de 25 anos e militou em mais de 10 escolas em São Luís, entre públicas e privadas, não tendo em seu histórico profissional o registro de nenhum ato que venha desabonar a sua moral , valendo-se da sua condição de educador.

    IV – Portanto, tratam-se de acusações atípicas, sem nenhum conteúdo probante, com interesses escusos, atrelado à política. Aliás, sem querer fazer dessa nota uma peça de defesa, por oportuno, é mister que registre-se que o OUTORGANTE foi Diretor do Colégio Universitário no ano de 2013 e talvez toda esse movimento surdido, tenha a intenção de macular a imagem de um profissional com objetivos de vingança, retaliação e finalmente de afastá-lo definitivamente da escola , uma vez que como gestor, no afã de melhorar o ensino, implantou medidas que para muitos foram recebidas com antipatia e resistência e, a partir daí, surgiram várias reações contrárias a sua pessoa a título de perseguição.

    V – Por fim o OUTORGANTE não tem nenhum motivo para se esquivar de qualquer tipo de investigação ou apuração, respeitando-se evidentemente os princípios constitucionais de defesa.

    MOZART BALDEZ
    Advogado
    OAB/DF 25401 e OAB/MA 9984/A
    (98) 981481956

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