Desde o dia 24 de agosto começaram a chegar ao Brasil os primeiros cubanos que vão fazer parte do programa Mais Médicos. As primeiras capitais contempladas foram Recife, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Do total de 400 médicos que participam da primeira etapa da iniciativa, 84% têm mais de 16 anos de experiência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde todos já cumpriram missões em outros países e possuem especialização em Medicina da Família e da Comunidade.

A previsão é que eles comecem a trabalhar este mês de setembro, mas os conselhos regionais de medicina afirmam que não vão conceder o registro profissional aos estrangeiros. O Ministério da Sáude afirma que eles vão poder exercer legalmente a profissão.

A chegada destes profissionais aqui em São Luís foi prevista para esta segunda-feira (2), assim também como em outras capitais.

Segundo o Ministério da Saúde o Maranhão irá receber 37 profissionais, destes apenas dois são estrangeiros, os demais são brasileiros. Eles vão atuar em 19 municípios e mais um povoado indígena.

O presidente do Conselho Regional de medicina do estado, Abdon Murad diz que São Luís vai contar apenas com sete médicos, e que a medida não vai resolver o problema da saúde. Ele questiona a capacitação desses profissionais e afirma que será uma desmoralização para o conselho ser obrigado a conceder registros.

Abdon entrou com uma ação na Justiça Federal para que o CRM não seja obrigado a registrar estes profissionais no Maranhão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...
O deputado Zé Inácio (PT) destacou, nesta terça-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, ...
O prefeito Rigo Teles e a Deputada Abigail marcaram presença na solenidade de posse do desembargador ...
Valor é referente a pagamento para familiares e vítimas que ficaram feridas, além do dano coletivo ...
O espaço integra um conjunto de 10 núcleos de atendimento a serem implementados por meio de ...
A prefeitura municipal de Pinheiro já disponibilizou em seu site oficial, a relação dos profissionais da ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.