Prefeito Edivaldo promove Passeio Serenata nesta quarta-feira (31) na programação do Férias Culturais

O passeio, oferecido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, sai às 19h da Praça Benedito Leite e leva o público a uma viagem pelo tempo, rememorando ares de uma antiga São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Junior promove nesta quarta-feira (31) mais uma edição do Passeio Serenata, atividade que integra a programação do Férias Culturais. O passeio sai às 19h da Praça Benedito Leite e leva o público a uma viagem pelo tempo, rememorando ares de uma antiga São Luís. Com o programa Férias Culturais, a gestão municipal tem contabilizado avanços no setor de turismo, comércio e na ocupação do Centro Histórico, com uma programação cultural que permite o resgate da história e da cultura de São Luís.

O passeio guiado tem um itinerário que segue pelas ruas da cidade antiga, acompanhado por trilha sonora da produção local e nacional. Durante o percurso, grandes personagens da história, interpretados por atores da companhia Tramando Teatro, encontram-se estrategicamente posicionados em prédios e construções marcantes para o patrimônio arquitetônico e lembram passagens curiosas da cidade. É uma programação onde o lúdico se mistura com informações históricas, revelando o passado de maneira descontraída aos moradores e visitantes.

Alguns personagens históricos, como Daniel da La Touche, Apolônia Pinto e barões importantes depõem sobre seu papel na história, reavivando a memória coletiva dos maranhenses, tornando a nossa cultura ainda mais valorizada. “O prefeito Edivaldo busca com o programa Férias Culturais, movimentar o Centro Histórico e a economia local, além de promover a educação cultural e patrimonial das milhares de pessoas que participam dos nossos eventos todos os anos”, comenta Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Festival de Bumba-meu-boi, no Maranhão, homenageia Iphan em 2019

O Bumba-meu-boi está no sangue e na alma dos maranhenses, hoje, sábado, dia 27 de julho, estarão reunidos na 25ª edição  do Festival de Bumba-Meu-Boi de Zabumba, na capital São Luís. Este ano, os homenageados são o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mestre Marcílio Costa Rodrigues, dono do Boi Novo Capricho. Nesta edição tão festiva, o organizador Basílio Costa Durans lembra que, em 1995, os grupos de Bumba-meu-boi de São Luís estavam sem palco para se apresentar durante a quadra junina. Foi quando mestre Basílio teve a ideia de criar um espaço onde o sotaque de zabumba fosse o protagonista: assim nasceu o Festival.
Segundo ele, a homenagem ao Iphan é um agradecimento ao que vem sendo realizado pela salvaguarda desta tradição. “Uma instituição [Iphan] que tem muito a ver com nossa luta, nosso trabalho. A gente tem um trabalho em conjunto pelos grupos de Bumba-meu-boi, trabalho da salvaguarda. Então, a gente achou que é uma instituição importante de se homenagear”, explica o dono do Boi de Zabumba do Maranhão do Mestre Basílio.
Em 2019, o festival vai reunir 16 grupos de Bumba-meu-boi de Zabumba da capital São Luís e do município de Guimarães, Norte do estado. A vitalidade da manifestação, contudo, já esteve ameaçada, como lembra mestre Basílio. “A gente chegava nos arraiais e via a dificuldade que tinha para o grupo ser contratado. Quando começava a apresentação, as pessoas iam saindo”, conta. “Hoje, o povo para pra assistir o boi de zabumba. Foi uma forma de reanimar, uma resistência. Talvez, se não tivesse festival, hoje teríamos apenas três ou quatro grupos em São Luís.”
A mostra não é competitiva. Ao final das apresentações, os 16 grupos receberão um troféu pela participação em mais uma edição nas ruas do bairro Monte Castelo. O local em que o festival é realizado, por sua vez, é uma reconexão com a ancestralidade do boi: a avenida Newton Belo, no bairro, era conhecida como Areal, onde muitos grupos de boi já se apresentaram. Dada a importância da iniciativa para a cultura maranhense, em 2016 o festival recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan, maior premiação no campo do Patrimônio Cultural no Brasil.
Bumba-meu-boi
Teatro, dança e música, mitos e saberes compõem o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão (pode incluir o link do registro), bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, inscrito no Livro de Registro de Celebrações em 2011. Com matrizes no catolicismo popular e no cristianismo, o Bumba-meu-boi envolve a devoção a santos juninos como São João, São Pedro e São Marçal, mas também inclui cultos afrorreligiosos maranhenses como o Tambor de Mina e o Terecô, invocando um panteão de orixás, voduns e encantados nas celebrações que percorrem o estado.
O sotaque de zabumba ou Guimarães, protagonista do festival, é uma das singularidades do Complexo do Bumba-meu-boi. Destaca-se pelo ritmo acentuado, cujo elemento central é a zabumba, instrumento musical com feito em madeira e membrana de couro, ressoando um timbre grave. Esse sotaque também tem como característica o uso de pandeirinhos e maracás, resultando num ritmo acelerado e na dança composta por passos curtos. Além do zabumba, há os sotaques da ilha ou matraca, curupuru ou de costa-de-mão, da baixada e de orquestra. Há ainda grupos de boi que possuem estilos distintos distribuídos pelo interior do Maranhão.
Serviço: 
Festival de Bumba-Meu-Boi de Zabumba
Data: 27 de julho de 2019, às 21h
Local: avenida Newton Belo, bairro Monte Castelo, São Luís (MA)

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Diego Galdino transformou o São João do Maranhão no melhor do Brasil

Campina Grande e Caruaru disputavam ano a ano, o título de melhor São João do Brasil, mas em 2019 não deu para as cidades da Paraíba e do Pernambuco, afinal sem dúvidas a melhor festa junina do país está sendo sediada na capital maranhense. Todos os méritos para o secretário de Cultura, Diego Galdino, que transformou a gestão do setor no estado. Não há dúvida, o sucesso é tremendo, desde a decoração no Centro Histórico, do arraial do Ipem, passando pela programação e claro a diversidade da apresentação de brincadeiras, além de grandes atrações nacionais.

É justo reconhecer o trabalho de Diego Galdino. Jovem, oriundo da iniciativa privada e extremamente capacitado, ele mostrou que é possível fazer muito com discrição e pouco, afinal mesmo com a crise, o São João do Maranhão é sem dúvida o mais belo do país.

Passando pelos arraiais da Maria Aragão, Ipem, Nauro Machado e os dos bairros, a cultura popular do Maranhão está em festa. Não há um maranhense que não esteja sentido orgulho da nossa cidade, ainda mais nesse período.

Como resposta a todo esse investimento, o Centro Histórico está uma verdadeira ebulição, assim como os demais espaços estão atraindo as pessoas para viver um dos melhores momentos que a capital maranhense está presenciando.

Tudo isso é possível aliado ao esquema de segurança que vem sendo montado e garantindo total segurança, deixando a certeza que é possível se divertir com tranquilidade.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cantor sertanejo Lucas Seabra é a grande atração de hoje do Arraial do Povo, além de outras manifestações

Prometendo a mesma empolgação dos outros dois dias, por conta da alegria dos brincantes e da variedade das atrações, o terceiro e último dia do ‘Arraiá do Povo’ 2019 terá só nomes de peso na sua programação, que começa às 18:30h, com o Grupo Folia de Três. Em seguida, se apresentam o Boi Pirilampo, o Cacuriá de Dona Teté, o Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, encerrando com o show do cantor sertanejo Lucas Seabra (foto abaixo), a grande pedida neste período.

O público também foi grande e muito animado nas duas primeiras noites do ‘Arraiá do Povo’, cantando e dançando embalado pelos ritmos nordestinos e maranhenses.

Em sua segunda edição, o ‘Arraiá do Povo’ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema). Começou nesta sexta-feira (14), na área do estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), ao lado do Complexo de Comunicação.

Barracas, bandeirinhas, playground para crianças, espaço reservado para idosos e pessoas com deficiência, setor médico equipado, equipes de segurança e um grande palco compõem a estrutura onde está ocorrendo a festança junina.

Nessas duas noites iniciais, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, fizeram uma saudação especial aos participantes e destacaram a rica programação junina no ‘Arraiá do Povo’.

Programação rica

“Este é um espaço para a confraternização entre os servidores e a comunidade, e assim será até domingo. Convidamos a todos para virem para cá, desfrutar desse arraial alegre, seguro e com uma diversificada programação”, afirmou o presidente da Alema, deputado Othelino Neto.

O diretor geral da Casa, Valney Barros, destaca que neste ano o circuito apresenta maior acessibilidade, principalmente às barracas, que foram adaptadas para o atendimento de cadeirantes. A estrutura do arraial conta, ainda, com rampa de acesso na entrada, área reservada para cadeirantes em frente ao palco e acesso especial aos banheiros químicos.

Mais segurança

Na primeira noite, na abertura do evento, houve a apresentação do grupo Folia de Três, formado pelos cantores Emanuel Jesus, Luciana Pinheiro e Anastácia Lia, que também fez a abertura da festa no sábado e repetirá neste último dia.

Na sexta houve, ainda, a apresentação do Boizinho Barrica, Boi Lendas e Magias, Boi de Axixá e do Boi de Maracanã. O show de encerramento da primeira noite junina foi com o cantor cearense Matheus Fernandes.

Já no sábado (15), o ‘Arraiá do Povo’ recebeu, além do Folia de Três, os alunos das oficinas de dança do Programa Sol Nascente, Boizinho da Creche-Escola Sementinha, Boi de Santa Fé, Boi de Sonhos, Boi Novilho Branco, Quadrilharte de Alcântara, Boi da Maioba e Gargamel, fechando a noite com chave de ouro.

De acordo com o diretor de Saúde da Casa, Costa Júnior, os cuidados com a saúde dos visitantes é uma prioridade no arraial, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais de prontidão todas as noites, do início ao final da festança.

Programação de Domingo (16)

18h30 – Grupo Folia de Três

19h00 – Boi Pirilampo

20h00 – Cacuriá de Dona Teté

21h00 – Boi de Morros

22h00 – Boi de Nina Rodrigues

23h00 – Lucas Seabra

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tambor de Crioula no Arraial Pertinho de Você

O tambor de crioula Amor de São Benedito, do bairro da Fé em Deus- foi a primeira manifestação folclórica que subiu ao palco do Arraial Pertinho de Você, no bairro da Cohama, ao lado da Batuque Brasil.

A festança, que começa hoje e vai até o proximo dia 30, tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. O arraial é organizado pelo vereador Astro de Ogum(PR), vice presidente da Câmara Municipal de São Luís.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Sindicato Rural realiza com sucesso a maior cavalgada da história de Carolina

Foi grande a movimentação de pessoas que participaram da 3ª Cavalgada do Sindicato Rural que percorreu os bairros de Carolina e depois foram acompanhar a Missa do Vaqueiro na Igreja Menino Jesus de Praga

O maior evento de Carolina contou com a participação de autoridades, como deputado estaduais, federais, senador e prefeitos da região. O comandante da 2ª Companhia de Policiamento, o capitão Rogélio elogiou a organização do Sindicato Rural de Carolina que não teve registros negativos.

O presidente do Sindicato Rural, Reginaldo Dias (foto abaixo), emocionado, disse que o evento é um momento que serve para integração entre produtores rurais e a sociedade, bem como a união de todas as correntes políticas da cidade.

O senador Wevewrton Rocha elogiou a organização e participação expressiva da população, assim como os deputados Edilázio Júnior (federal) e Vinícius Louro (estadual). O empresário Renato Dias disse que hoje a cavalgada faz parte do calendário cultural e turístico de Carolina.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Vem aí Arena Junina no Pátio Norte Shopping

Em junho, a maior festa popular acende a fogueira da cultura no Maranhão. O São João, em especial São Luís, a cada ano se renova, ganha mais cores e atrai mais admiradores para essa grande festa.

Em 2019, além dos já tradicionais arraiais, o Pátio Norte Shopping, com a produção a renomada produtora Gajo Entretenimento, será palco de um dos maiores pontos de cultura do Maranhão, a Arena Junina, prometendo entrar no calendário junino do estado.

Fomentando nossa rica cultura, o projeto tem como objetivo valorizar as atrações locais, as brincadeiras juninas e trazer grandes shows nacionais, como os já confirmados: Mesa de Bar e Brasas do Forró.

De 14 e 30 de junho, o público contará com uma megaestrutura montada no estacionamento do Pátio Norte Shopping, que engloba 2 mega-palcos onde serão realizados os shows e apresentações, dezenas de barracas com comida e atrativos típicos, Food Truck Park com uma grande variedade gastronômica, Espaço Kids dedicados às crianças e muito mais.

Nos 14 dias de festa, se apresentarão no local os maiores grupos de Bumba-Meu-Boi e demais brincadeiras folclóricas, que fazem parte da cultura maranhense, além dos grandes shows nacionais.

Informações sobre espaços comerciais, comercialização de barracas e stands: [email protected] ou pelo telefone /whatsapp : (98) 98119-1350

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pastores e lideranças jovens participam da abertura da Semana Maranhense de Retiros

Pastores e coordenadores de retiros deram nesta quinta-feira (28) a largada na Semana Maranhense de Retiros Culturais durante solenidade no Palácio dos Leões.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão e contou também com a presença do secretário de Cultura, Diego Galdino e da autora da Lei 8.904/08, senadora Eliziane Gama.

Carlos Brandão reafirmou o apoio do Governo do Maranhão com às manifestações artísticas realizadas pela igreja evangélica. Ele também parabenizou a iniciativa legislativa de Eliziane Gama, ao apresentar a Lei que reconhece a arte evangélica como cultura.

“O Governo do Estado não mede esforços de apoio esse tipo de evento do segmento evangélico. O governador Flávio Dino tem apoiado desde o primeiro ano de governo. Essa é uma oportunidade de descobrir novos talentos maranhenses”, destacou.

Eliziane Gama lembrou que os retiros já são uma tradição da juventude evangélica que todos os anos realiza o evento no período de carnaval. Além de ministrações, palestras e devocionais bíblicos, são realizadas diversas atividades que incluem teatro, dança e música cristã.

Durante o evento, houve apresentação musical do Grupo de Libras Expressão de Amor e também apresentação de coreografia do grupo de jovens da Igreja Quadrangular

Esta será a 13ª edição da Semana Maranhense de Retiros Culturais, assegurada pela Lei 8.904/08, de autoria de Eliziane Gama, e que reconhece a arte evangélica como cultura. O encerramento da Semana Maranhense de Retiros Culturais será realizado dia 06 de março em conjunto com o Ora São Luís na Praça Maria Aragão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Bruno Shinoda arrasta multidão na Feirinha de São Luís

Neto Ferreira

Levando muita diversão e alegria, o cantor maranhense Bruno Shinoda fez um show histórico no último domingo (10), na Feirinha de São Luís.

Mesmo debaixo de chuva, o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça de Benedito Leite, no Centro Histórico, na capital maranhense.

Shinoda vem se destacando cada vez mais no cenário musical maranhense. Por onde passa, o artista local reúne centenas de pessoas. Um sucesso total.

Feirinha

A Feirinha São Luís é realizada pela Prefeitura e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos turistas a cultura e a gastronomia ludovicense.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.