Milhares de pessoas lotaram a Avenida São Marçal, no bairro João do Paulo, em São Luís, para celebrar o bumba meu boi sotaque de matraca, na tradicional Festa de São Marçal, anualmente festejada no dia 30 de junho, data em que é celebrado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

Foto Divulgação: Festa de São Marçal

A data foi instituída por meio do Projeto de Lei de 2007, de autoria do então deputado federal Carlos Brandão, atual governador do Maranhão.

Desde o início desta sexta-feira (30), brincantes, turistas e população em geral ocuparam a avenida para prestar homenagens a São Marçal, em uma comemoração que se estendeu ao longo do dia. Mais de 20 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca – também conhecido como sotaque Ilha – participaram do evento. A Festa de São Marçal conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que mobilizou um forte aparato para garantir a tranquilidade do evento.

Foto Divulgação: Festa de São Marçal

Nossas raízes merecem ser celebradas, e o Dia Nacional do Bumba Meu Boi é a prova da valorização da nossa cultura, da nossa tradição e do povo maranhense. Viva o Bumba Meu Boi do Maranhão!”, disse o governador Carlos Brandão, em mensagem nas redes sociais.

Embora a programação do São João do Maranhão 2023 – o Maior São João do Maranhão 2023 se estenda também para o mês de julho, a Festa de São Marçal, com seus mais de 90 anos de tradição, marca o encerramento do ciclo junino.

Isso aqui está no sangue, isso aqui é tradição de todos os anos. É o dia em que a gente vê todos os bois de matraca. Bom demais!”, conta com entusiasmo o pedreiro José Sá, brincante assíduo da festa que homenageia São Marçal, o quarto santo junino, ao lado de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Foto Divulgação: Festa de São Marçal

A cuidadora de idosos Socorro Morses é brincante do Boi do Maiobão e não via a hora de participar da Festa de São Marçal. “É um dia especial. São Marçal é o dia mais especial da temporada. Depois de um ano todo de preparação, depois dos anos de pandemia, agora a gente tá aproveitando. É um dia muito esperado por nós brincantes de bumba boi”, disse.

Foto Divulgação: Festa de São Marçal

Operação São João Seguro: “estamos cercados de segurança”

Na festa do padroeiro dos bombeiros – segundo a tradição religiosa – um robusto esquema de segurança foi montado, com o uso de mais de 360 policiais. Durante toda a festa (que é encerrada somente ao final do dia), equipes policiais estiveram distribuídas ao longo da Avenida São Marçal, ruas do João Paulo e em bairros do entorno, caso do Monte Castelo, Alemanha e Areinha.

As ações fazem parte da Operação São João Seguro, que conta com forças do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar (PMMA) e Polícia Civil (PCMA). A vendedora ambulante Cleonice Santos aproveitou a festa para ampliar a renda familiar. Ela aprovou a segurança no local e acredita que, com segurança reforçada, a festa gera ainda mais movimento e lucratividade para o seu negócio.

Estamos com uma boa venda, muito movimento. Estamos com uma boa segurança, com o pessoal da Polícia Militar e dos bombeiros aqui, estamos cercados de segurança”, relatou a comerciante.

A segurança na Festa de São Marçal contou com equipes do Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Metropolitano, Comando de Motopatrulhamento, Choque e Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPrv), além do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar (CTA).

Um plantão extraordinário da Polícia Civil foi organizado para atender ocorrências específicas do Festejo de São Marçal. Já o CBMMA utilizou três viaturas operacionais e 89 bombeiros militares durante todo o evento. Equipes dos bombeiros também deram orientações ao público para evitar acidentes, e um caminhão de combate a incêndio ficou disposto em local estratégico para ser empregado em caso de emergências com fogo.

A técnica de Enfermagem Adriana Gomes chegou cedo e percebeu o esquema de segurança na extensão da Avenida São Marçal. Para ela, a Festa de São Marçal deve ser de comemoração, cultura, alegria e paz. “Esse é um momento de confraternização. Venho para brincar com segurança e sempre espero que todo mundo faça a mesma coisa”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.