Caxienses seguem realizando tradicionalmente em Caxias (MA) as homenagens ao Mártir São Sebastião.

Cortejo pelas ruas da cidade

Uma arvore é escolhida e retirada da reserva do Inhamum, logo depois os devotos saem em cortejo pelas ruas da cidade. Uma breve parada é feita no horário do almoço no bairro DNER, após a retirada. A partir das 15h, todos seguem em cortejo fazendo paradas em alguns pontos da cidade, onde recebem água e suco para se refrescarem e seguirem a tradição pelo Centro Histórico de Caxias.

Enquanto muitos participam visando mais os momentos de confraternização, outros pagam promessas, a exemplo de Sebastião Santos de 70 anos. Ele afirma que começou a participar das festividades quando tinha 12 anos de idade.

Agentes de Trânsito é de uma importância muito grande, porque já tinha dois anos que não havia o Mastro”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

“É de grande importância a realização da derrubada, cortejo e levantamento do Mastro de São Sebastião. A festa está de volta após dois anos por conta da pandemia é uma alegria para nós da Associação ver os devotos se reunindo para a realização dessa festa religiosa e popular que nossa cidade realiza há mais de 100 anos”, destaca Ricardo Murilo, historiador e vice-presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.

“Apesar dos desafios foi um evento realizado com paz e tranquilidade, sem nenhum incidentes. É uma festa muito bonita. Que as pessoas possam brincar e homenagear São Sebastião. Não sei se irei continuar organizando, mas quem quiser, esteja à disposição”, frisou Bina Assunção, presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.

“É uma festa de cunho turístico, folclórico e popular que é realizado há quase 150 anos. O nosso povo manifesta o sentimento durante este mês de janeiro a São Sebastião. Esse movimento cultural faz com que este evento chamado de Mastro de São Sebastião possa se perpetuar”, disse Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, como faz há muitos anos, também participou das festividades desde a concentração na Reserva do Inhamum com a confraternização com os devotos. Logo depois, o gestor acompanhado de secretários municipais e da deputada estadual, Daniella, também seguiram o cortejo pelas ruas da cidade até chegar ao Largo de São Sebastião, quando acontece o levantamento do Mastro com a ajuda de caminhão munck, que usa um equipamento de grande porte utilizado para operações como a descarga e o içamento de cargas, em que o Mastro é amarrado e levantado com mais segurança.

“É um momento religioso em homenagem ao Mártir São Sebastião e também em que a população aproveita para se confraternizar. Depois de tudo que passamos, implantamos uma esperança para que 2023 seja melhor ainda. Eu tenho certeza que com todo este povo mostrando que somos iguais, somos o mesmo povo participando de um grande evento. Aqui chego e saio muito feliz”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.