Hoje São Luis amanheceu com uma pesquisa na praça, a primeira registrada e divulgada, que foi amplamente ecoada por blogs que não tiveram o cuidado mínimo de checar as fontes de confiabilidade do Instituto.
Tudo na pesquisa de um tal de Instituto BRVox é prá lá de suspeito.

Em primeiro lugar, a pesquisa foi registrada no dia 2 de abril, quando o campo já havia sido feito nos dois dias anteriores. Ou seja, a pesquisa, sintomaticamente, ficou pronta no dia primeiro de abril, dia da mentira.
Pela legislação, ela estaria disponível para divulgação a partir do dia 7. Por que então levou uma semana para ser publicada, quase 15 dias depois de apurada em campo?

Mas isso é o menos grave. Para piorar, o tal Instituto BRVox apresenta-se em seu site com sede em Brasília, mas os telefones de contato são de duas pessoas em Teresina. E, segundo o registro na Justiça Eleitoral, não houve contratante. Simplesmente deu na telha do tal instituto realizar a pesquisa em São Luis por conta própria. Verdadeiros apóstolos da estatística.

Pra piorar, excluíram das perguntas o candidato Edivaldo Holanda Jr (PTC), que lançou sua pré-candidatura antes dos incluídos Eliziane Gama (PPS) e Roberto Rocha (PSB). Além disso, mantiveram dois candidatos do PT,Washington Oliveira e Bira do Pindaré.

Parece que o único objetivo da pesquisa era demonstrar que Castelo perde no cenário de segundo turno para Flávio ou para Tadeu. Não foram incluídos outros cenários de segundo turno, o que seria normal para testar o potencial de cada adversário.

O tamanho da amostra é mínimo, de 500 entrevistas (margem de erro e intervalo de confiança não indicados no registro, burlando a lei)e o preço foi de 4 mil reais.

Agora fica a pergunta: quem investiria 4 mil reais (valor muito abaixo do de mercado) do próprio bolso para pesquisar numa cidade longe da sede do instituto, com todos os custos que isso implica?

Não entendo porque os partidos e demais candidatos não utilizam as prerrogativas da lei e pedem acesso no TRE aos dados amostrais, questionários e toda documentação que comprove a efetiva realização da pesquisa.

Aos blogs que repercutem a pesquisa, fica a advertência do escritor Disraeli (1804-1881) que já dizia que “há três tipos de mentiras: as grandes, as cabeludas e as estatísticas”.


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