O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) recebeu no último dia 20 de março uma denúncia contra o Restaurante Outback Steakhouse, unidade localizada no Shopping da Ilha, em São Luís.

Restaurante Outback em São Luís

O caso que repercutiu após vídeo gravado por uma advogada que foi atendida por uma funcionária que estava de joelhos e informou que era norma da empresa, chegou ao conhecimento do órgão e será investigado.

Assista a seguir o que disse a advogada em vídeo:

https://youtu.be/G3wRfef1PE8

A notícia de fato (denúncia) encaminhada ao MPT foi transformada em procedimento preparatório e a partir de então o órgão vai requisitar e oficiar os envolvidos para obter mais informações.

O caso foi distribuído ao procurador do Trabalho Maurel Mamede Selares, que está sendo substituído pelo procurador Marcos Sérgio Castelo Branco Costa.

Conforme o andamento das investigações, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão poderá instaurar inquérito civil ou arquivar o caso.

Outro lado

Após a polêmica, o restaurante admitiu a prática, mas informou que a mesma já foi extinta.

Confira na nota abaixo:

Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Fecomércio explica que essa determinação não se aplica a certos estabelecimentos considerados essenciais, tais como ...
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.