Nesta semana, duas importantes unidades da rede estadual de saúde comemoraram mais um ano de funcionamento. Com 86 anos, o Hospital Aquiles Lisboa celebrou aniversário contabilizando mais de 270 mil atendimentos em 2023. Já o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, o HTO, foi entregue há seis anos e já realizou nesse período mais de 20 mil cirurgias.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos do Governo nas unidades. “Nos últimos anos, o Aquiles Lisboa ganhou um centro cirúrgico para ampliar a oferta de serviços à população, enquanto o HTO, já na gestão do governador Carlos Brandão, iniciou o serviço de Tele-UTI, com suporte de profissionais do Hospital Sírio Libanês. A unidade também ganhou neste ano o selo de UTI Eficiente”, pontuou o secretário.

Até 2021, o Hospital Aquiles Lisboa, localizado na Ponta do Bonfim, atendia unicamente aos pacientes com hanseníase, mas com os investimentos da gestão estadual agora também se destaca pelas cirurgias eletivas e consultas médicas especializadas.

Já o HTO começou a participar, em 2023, do Programa Tele-UTI. Implantada pela SES em parceria com o Governo Federal e o Hospital Sírio-Libanês, a iniciativa visa aperfeiçoar o acompanhamento de pacientes internados em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os investimentos na unidade possibilitaram que o HTO conquistasse o Selo “UTI Eficiente”, concedido pelo Sistema Epimed Monitor e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). As duas instituições atuam no incentivo à melhoria da medicina e da segurança dos pacientes em instituições públicas e privadas do país.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.